Caldeirão da Bolsa

Mais vale sê-lo do que parecê-lo (2)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re

por JAS » 8/12/2005 1:04

Selos e moedas nunca baixaram de preço.
As batatas podem baixar.

Quanto as camisinhas pode haver uma certa semelhança.
Os selos usados também valem menos...

Mas quando não há mais argumentos voltamos às batatas que é um legume para o qual já não tenho paciência.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Incognitus » 8/12/2005 0:42

Já agora, e de certo modo infelizmente, eu quando escrevo nestes fóruns adopto a postura comum numa sala de mercados, e não a postura de quem está em casa com filhos por perto.

Deformação profissional.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 8/12/2005 0:40

Sim, é verdade - compreendo - embora aqueles exemplos exigissem algo de verdadeiramente sem valor, de "outrageous" na sua falta de valor. Lixo, portanto.

Para reforçar a ideia de que aquilo que a Fórum Filatélico faz ao garantir os 7%, podia ser baseado em Lixo que ainda assim funcionaria da mesma forma.

De qq forma vou deixar o tema, ao qual só voltei pontualmente devido ao aparecimento deste artigo que diga-se, saiu incrivelmente fraquinho. Penso que mais óbvio do que esta questão do "Lixo" isto não fica, e quem não estiver convencido neste ponto não ficará convencido em ponto nenhum, nem quando estas coisas estoirarem.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por scpnuno » 8/12/2005 0:37

Colega, o meu reparo tem uma razao de ser, que passo a explicar:

* Eu tenho filhos, tal como o colega que ja mencionou aqui no forum uma filha

* O Caldeirão é um dos sites que nao me importo de ter aberto com os meus filhos por perto (acho que isto é um elogio ao caldeirão, pelo menos é dessa forma que o interpreto)

* Com esta linguagem, não. Concerteza, nao gostaria que a sua filha lhe perguntasse o que são "montes de esterco" ou "camisinhas usadas". Não é linguagem que se use em minha casa, como acredito que não se use na sua.

* Eu gostaria, se é que posso colocar as coisas desta forma, que o nosso comportamento no forum fosse identico ao que temos em casa. Ao fim ao cabo, passamos aqui muito tempo...

Será pedir muito?

Cumprimentos

Registado: 6/11/2004 17:26

por Incognitus » 8/12/2005 0:27

scpnuno, "montes de esterco" ou "camisinhas usadas" era propositadamente para mostrar que coisas sem valor nenhum podiam ser usadas nestes esquemas para garantir os 7%.

E que essa realidade, deveria só por si abrir os olhos a qualquer pessoa mais relutante.

por Incognitus » 8/12/2005 0:26

Anacart, se continuares "onde está o artigo, onde está o artigo" nem um milhão de artigos te satisfará.

Eu no entanto concordo que o artigo do Independente está fraco, muito fraco.

O meu está vastamente melhor. Talvez ainda escreva mais um dirigido só à Fórum com dados já conhecidos, mas para tentar espevitar as autoridades para a fraude tão óbvia que terão vergonha de ficar quietos.

por scpnuno » 8/12/2005 0:25

montes de esterco

de camisinhas usadas

Lá está onde eu acho que se perde a razão. Não é linguagem apropriada, e há de certeza milhares ou milhoes de exexplos que se podem dar sem ser estes.

Diabo, não somos capazes de apresentar argumentos de forma correcta?

por Incognitus » 8/12/2005 0:24

O artigo está fraco, não aborda a fraude mais óbvia, que é a feita pela Fórum Filatélico. Com muito menos linhas poderia tornar tudo mais claro, mostrando apenas que a Fórum avalia em 10X algo que vale X, e diz que esse X é o objecto do investimento e garantia do mesmo (sendo que obviamente não pode ser, pois só vale 1/10 do investimento ...).

por Anacart » 8/12/2005 0:22

..O Regresso do Cavaleiro do Apocalipse Filatélico part II...

Ok então até prova em contrário a AFINSA não sobreavalia os selos!

Quanto ao artigo do volto a perguntar onde está o artigo? Porque o do Independente é tão fraco que... mais valia a pena ser incógnito!

Registado: 15/10/2005 9:36

por Incognitus » 8/12/2005 0:19

Portanto falar de selos não é equiparável a falar de batatas nem de berlindes...

E no entanto, posso-te garantir que aquilo que a Fórum Filatélico faz com os selos, é possível fazer com batatas, berlindes, cromos, montes de esterco, pedras comuns, moedas antigas, moedas novas, camisinhas usadas ou qualquer outra coisa que queiras.

Aparentemente, tu ainda não compreendeste o que isso significa (que só pode ser uma fraude).

Se fosse um produto de camisinhas usadas a garantir 7% ao ano, penso que não terias dificuldade em compreender.

Re

por JAS » 8/12/2005 0:11

Aqui vai o artigo do Independente que não acrescenta nada.

Se é verdade que o Independente começa a notícia com "há quem duvide", e depois diz do que duvidam, no final distrairam-se e começam com afirmações...

- Uma delas é dizer-se que há 2 formas de avaliar selos, catálogos e leilões.
Não há, os selos são avaliados pelos seus preços de catálogo, existem vários catálogos, muitos deles não têm nada a ver com estas empresas, e as cotações são similares em todos eles.
E se, os preços não forem similares, os filatelistas sabem que compram os selos com desconto de 20% sobre o catálogo X ou de 30% sobre o catálogo Y.
Em leilões aparecem selos raros ou colecções, e isso não é representativo dos milhões de selos diferentes que já foram emitidos por esse mundo fora.
Dizer-se que os preços num leilão obedecem a qualquer controle é evidentemente asneira.

- "O investidor nunca fica da posse dos selos mas de um certificado".
Errado. Eles dão "1 selo" e até se pode guardar em casa...
Se não dessem o selo o negócio seria identico ao de um Fundo de Investimento, seria tratado e fiscalizado como tal.
Há muita gente que ainda não percebeu porque dão "1 selo".
Não dão os 10 porque ninguém os quer guardar e os investidores só querem o certificado.

- "e a cada novo cliente as empresas ganham margem de manobra para cumprir a promessa de elevadas rendibilidades".
Voltamos ao mesmo, não percebem nada de selos e põem-se a falar do que não percebem.
É um facto que os selos se têm valorizado a mais do que 10% ao ano e ninguém consegue desmentir isso.
E é um facto que também ninguém consegue desmentir que os selos NUNCA baixaram de preço.
Não há anos de valorização negativa em 125 de história.
É impossível a Oferta aumentar porque o número de exemplares de cada selo só pode diminuir e os coleccionadores em geral não vendem (sai da oferta durante longos anos) e a Procura aumenta sempre pois o número de coleccionadores só pode aumentar.
Portanto falar de selos não é equiparável a falar de batatas nem de berlindes...

- O terceiro erro é a ideia de que os selos são sempre os mesmos e vão sendo vendidos a novos clientes cada vez a preços mais altos.
Isto só por si demonstraria a impossibilidade de ser "pirâmide"... Com os mesmos não se fazem "pirâmides".
Acho que neste ponto estão errados porque o grande negócio destas empresas é tipo supermercado.
Grandes quantidades e de séries novas que, ao fim de um ano ou dois, distribuiem pelos clientes de todo o mundo.
Portanto eles mantêm os selos, com base em contratos de investimento, mas a seguir vendem-nos.
E, para o Incognitus perceber, se eles compram os selos por X, vendem os selos por 10X, depois recompram por 10,7X, se no final os exportarem por 2X, por exemplo, o lucro é:
-X+10X-10,7X+2,0X=0,3X
E todos os outros exemplares, comprados com os 9X que sobraram na primeira venda, podem ser contabilizados ao seu preço de compra se ficarem em stock...
Basta fazer as contas para se perceber qual PODE ser a subavaliação dos Activos.

Mas eu não fui a nenhuma delas ver o que lá têm.
Eu digo PODE.
Continuo a achar giro que, os que não percebem nada de selos e também NÃO FORAM VER OS STOCKS, afirmem a pés juntos que não há subavaliação...
Pois só não havendo subavaliação dos Activos é que estaremos em presença de uma "fraude".

JAS
Anexos
independente copy.jpg
independente copy.jpg (103.86 KiB) Visualizado 1059 vezes

por Incognitus » 8/12/2005 0:09

Bem, mas eu tinha prometido não falar mais disto.

Deixo só a nota de que o Anacart fartava-se de dizer "onde está o artigo! Onde está o artigo?"

E agora que o artigo surge, esqueceu-se dessa sua insistência. Tem uma certa piada a falta de consistência. Já estou habituado, como já disse esta não é a primeira fraude que combato, nem será a última.

por Incognitus » 8/12/2005 0:08

É mentira dizer que AFINSA sobreavalia os selos 10x!

Pois é, é a Fórum Filatélico que o faz. Mas quem disse que a Afinsa o fazia? (eu ainda não li o artigo, por isso não faço ideia se fazem essa afirmação).

Parece-me é má fé da Anacart dizer que alguém disse essa mentira, se ninguém a disse. E eu, que seria o principal suspeito, NÃO a disse! (aliás, o meu artigo diz logo que a sobreavaliação feita pela Afinsa é menos óbvia e em menor grau do que a feita pela Fórum)

É mentira dizer que AFINSA oferece 10% a um ano!

Aparentemente só o fazem em produtos muito específicos (longos), mas já agora se o artigo estiver errado nisso não me admirava. Infelizmente os artigos da imprensa generalista quando atacam fraudes cometem sistematicamente erros que os defensores das fraudes logo aproveitam para descredibilizar os artigos (por exemplo, o mesmo aconteceu com o "Guardian" quando expôs o PIPS, mas com uma série de erros)

por Anacart » 8/12/2005 0:03

...O Regresso do Cavaleiro do Apocalipse Filatélico...

É mentira dizer que AFINSA sobreavalia os selos 10x!
É mentira dizer que AFINSA oferece 10% a um ano!

Os factos são estes!

A diferença é que a segunda mentira(A do artigo do Independente) é por pura incompetência e a primeira mentira é uma questão de má fé!

por Incognitus » 7/12/2005 21:52

Bem, se o Benfica ou o Porto jogassem com 110 jogadores, já não seria tão pacífico...

E se existissem quem defendesse essa hipótese, já se sabe o que lhes chamariam ...

por scpnuno » 7/12/2005 21:50

Ulisses Manuel da Silva Pereira!!!

Não te perdoo! È Natal, sr. administrador, vamos manter a "paz e boa vontade" entre os povos. Foste desenterrar este esqueleto, nao tarda nada anda tudo ao estalo virtual outra vez.

Pra castigo, ficas de serviço no feriado a tomar conta do(s) post(s) dos selos.

Caramba, era mais pacifico falar do Benfica ou do Porto :mrgreen:

Abraços

PS - Já agora, quem é o accionsta do Independente que arrajou forma de estarmos todos a comprar o dito?
Ha cada esquema para fazer subir cotaçoes... :lol: :lol:

por Incognitus » 7/12/2005 21:50

O fantástico mesmo é ainda existir quem ache que se pode ser neutro numa discussão em que um dos lados faz isso com os selos objectivamente.

Caramba, recordo que se fossem acções e estivessem a avaliar PT's a 80 EUR, ou Sonaes a 15, a coisa teria muito menos discussão, e quem defendesse essa avaliação seria certamente tratado como um atrasado mental ou um vigarista.

por Ulisses Pereira » 7/12/2005 21:44

Sabem o que eu acho piada? É que os intervnientes da discussão tratam os outros que têm opiniões diferentes como se fossem ou atrasados mentais ou vigaristas. De um lado e outro.

Ah... é verdade, não acho piada nenhuma. bem pelo contrário.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Incognitus » 7/12/2005 21:38

Tens razão,Alvo, é uma injustiça chamarem "fundos de investimento" aquelas coisas ... quer dizer, nos fundos de investimento os activos valem o seu preço de mercado, e ali aparentemente e pelo milagre da multiplicação dos pãezinhos chegam a valer 10X mais do que o preço de mercado!

(ainda não li o artigo)

por Alvo Branco » 7/12/2005 21:27

O dito assunto é puro sencionalismo jornalistico. Senão vejamos:
- as ditas "jornalistas", referem que a Afinsa gere Fundos de investimentos filatélicos, mas, o Banco de Portugal comunicou, que esta empresa não é uma entidade financeira, então em que ficamos?
-A CMVM diz que está atenta ao fenómeno.
-A CNMV diz que esta actividade não é ilicita, e aqui, na noticia publicada existe um promenor importante, as jornalistas fizeram questão de colocar que não é ilicita entre aspas. Porquê as aspas???
-As ditas cujas referem-se a duas empresas, mas só falam no nome da Afinsa, e referem-se à empresa como o gigante espanhol. Se reconhecem essa grandeza, onde está a dúvida?
Para mim é uma noticia "comprada" mas muito mal "vendida. Só falam em suposições, e nada em concreto. Enfim duas novatas, em busca de glória. Mas minhas caras tratem de trabalhar, porque não é com esta noticia, que passam o resto da vida ao sol.
Continuem tentando.

P.S. Ah! Dizem que contactaram a Afinsa, e que a Afinsa referiu que não gere fundos de investimentos, apenas é uma empresa intermediária neste negócio. Então se empresa diz isto, porque fazem questão de noticiarem que este negócio, gira em torno de fundos de investimento? Esta noticia tinha mesmo de sair, só que saiu distorcida.
"Errar é humano, mas é incrivel o nível de humanidade a que nós chegamos"

Registado: 10/5/2004 23:36

por Pata-Hari » 7/12/2005 20:52

o que diz o artigo do independente?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Incognitus » 7/12/2005 20:51

Bem, eu não ia falar mais disto, mas já agora tenho que comentar esta "coisa" do JAS...

Como a cotação da Escala, e uma queda de 25% que teve motivada por um boato, foi indicada como "prova da Fraude" tenho andado a acompanhar esse título.

JAS, mentir é feio, ninguém apresentou a queda da Escala como "prova da fraude", apenas se falou dessa queda que foi provocada "por outro motivo".

Eu sei que dá jeito distorcer argumentos, frases e factos para defender uma fraude indefensável e óbvia, mas já agora não mintas.

Re

por JAS » 7/12/2005 19:11

Esperemos que no Independente percebam alguma coisa de selos...
Mas o artigo virá no que vai sair esta semana ou saíu na semana passada?

Como a cotação da Escala, e uma queda de 25% que teve motivada por um boato, foi indicada como "prova da Fraude" tenho andado a acompanhar esse título.

Aqui fica o gráfico e a recuperação da dita...

JAS
Anexos
Escala 07-12d.png
Escala 07-12d.png (69.29 KiB) Visualizado 919 vezes
Escala 07-12.png
Escala 07-12.png (114.74 KiB) Visualizado 907 vezes

por Anacart » 7/12/2005 19:08

O artigo é profundo e muito sério!

10% ao fim de um ano... quem encomendou aquilo?

por Ulisses Pereira » 7/12/2005 18:22

Não querendo desenterrar este tema, queria apenas informar que "O Independente" desta semana dedica uma página a este assunto.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, PMP69 e 844 visitantes