Caldeirão da Bolsa

Impostos e mais valias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por oscar c. » 7/12/2005 20:31

«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper

Registado: 6/11/2002 0:41

por Pata-Hari » 7/12/2005 20:25

Podes deduzir as menos valias optando pelo englobamento. Isto obriga-te a englobar a totalidade dos rendimentos de capitais sujeitos a taxas liberatórias e depende da apresentação de autorização para acesso às contas bancárias :twisted: .

O englobamento do saldo anual negativo permite o respectivo reporte até aos dois anos seguintes aquele que respeita, deduzindo-se o seu valor aos eventuais saldos anuais positivos dos rendimentos da mesma natureza que se venham a verificar nesse periodo.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Impostos e mais valias

por Menor_Valia » 7/12/2005 19:49

Saudações!!

Peço desculpa por iniciar a minha participação neste excelente forum com uma pergunta eventualmente recorrente, mas não encontrei resposta após pesquisa... :oops:

Agradeço a quem souber, que me informe se, para efeitos de pagamento de impostos sobre rendimentos de valores mobiliários:

a) As mais valias de acções detidas há menos de 1 ano podem ser "contrabalançadas" com menos valias de acções detidas há mais de 1 ano?

Exemplo práctico simples:

Acções SOLUCRO(compra e venda em 2005) => X (+valia)

Acções PRASQUECER(compra >12meses e venda em 2005) => Y (-valia)

b) Como é feito o apuramento das mais valias no ano, dado que são preenchidos diferentes anexos(G para < 12 meses e G1 para >12 meses)?

c) Ou seja, tendo em conta o exemplo anterior e caso X<Y, nada haveria a pagar de impostos sobre mais valias em 2005?

Desde já, o meu muito obrigado.

Um abraço,

JR

Registado: 3/12/2005 16:58

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 830 visitantes