Caldeirão da Bolsa

Probabilidade (muito mais) elevada de Crash

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 7/12/2005 23:31

Valves, discordares da opiniºao dos outros não te dá direito a chamares de calinada, disparates ou outros.

Infelizmente verifico que, nas últimas semanas, a agressividade com que as opiniões são recebidas aqui tem vindo a aumentar para um nível que nunca foi o padrão aqui no Caldeirão.

Se as pessoas não entendem os avisos e pedidos que aqui deixamos nesse sentido, infelizmente voltaremos a ter que aumenta ro número de posts apagados no Caldeirão.

Queremos que quem tem a coragem de escrever no Caldeirão e deixar aqui a sua opinião sobre os mais diversos assuntos não tenha que ser recebido com pedras na mão. O mais provável é que percam a vontae de voltar a participar.

Espero que todos percebam isto e percebam o que é o Caldeirão.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por valves » 7/12/2005 23:24

Já agora em relação ao primeiro post não foi um ataque a ninguem foi sim uma constatação de que as calinadas estão a sofisticar-se mais nada ou seja antigamente quando tinhamos aí o pessoal menos letrado as calinadas eram mais em bruto hoje constata-se que com aumento da escolariedade media dos investidores fruto da evolução do proprio ensino t emos calinadas que são verdadeiras obras de arte quer ao nivel da retorica que a fundamenta indo-se ao ponto de usar amplo grafismo e calculos matematicos e apenas constatei os sinais dos tempos mais nada ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por valves » 7/12/2005 23:14

Valves, seria bem mais interessante se em vez de usares essa agressividade para com alguém que fundamentou a sua opinião, explicasses porque discordas dessa mesma argumentação.

Tal como no tópico dos selos, insisto na necessidade de uma discussão à base de argumentos e não de posts acusatórios como se fosse pecado pensar-se de forma diferente do que nós próprios.

Bem tive a ver a bola e só agora é que cá vim

O que é um crash ?
quantos crash existiram nos mercados americanos de acções nas ultimas decadas ?
que condições macroeconomcas objectivas tiveram na origem de um crash ?
onde está a multidão louca á procura de acções ?
A economia e os resultados das empresas variaram assim tão pouco em relação á oscilação dos indices ?
Os indicadores PER EPS estão assim tão nas nuvens ?

Eu não percebo é o que é depois de um par de anos aqui no forum ainda existem duvidas sobre o que é um crash e que comportamentos têm que ter os mercados para termos um cash acho que isso já não devia susciptar duvidas não sei (faço aqui a excepção do senhor Quico e dos seus francesismos porque esse senhor limita-se a pedir opiniões ainda por cima numa escrita altiva ora como Quico ora como James Bond etc etc Touché ? :wink:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Re: Re

por Jack » 7/12/2005 21:58

Obrigado por explicares e dares a conclusão a negrito, da primeira premissa que deixei.

Depois estragas a pintura toda ao concluires precisamente o contrário da realidade, que ta mostrei no gráfico...

Resumindo, no post anterior que aqui deixei, em tua resposta, chamo-te a atenção que estás confundido e mostrei-te porquê.
A tua resposta ao meu post foi justificar a minha premissa e concluires precisamente a mesma coisa ignorando por completo a realidade que te mostrei, que é contrária ao que achas...

Considera-te avisado que eu não tenho a pachorra do Incognitus para me estar a repetir portanto se decides ignorar factos que te mostram que o teu pensamento está errado e preferes refugiar-te em argumentos estéreis que nada justificam a tua ideia (nem poderiam), bom, só tenho a dizer que gostaria de conversar ctg... qd decideres ouvir e argumentar o que te dizem sem fazer ouvidos de mercador. Até lá, não tenho mais nada a dizer.

Cumprimentos

Registado: 2/10/2005 12:32

por Ulisses Pereira » 7/12/2005 21:53

Valves, seria bem mais interessante se em vez de usares essa agressividade para com alguém que fundamentou a sua opinião, explicasses porque discordas dessa mesma argumentação.

Tal como no tópico dos selos, insisto na necessidade de uma discussão à base de argumentos e não de posts acusatórios como se fosse pecado pensar-se de forma diferente do que nós próprios.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re

por JAS » 7/12/2005 20:48

Acho que estás a confundir as coisas.

As obrigações são normalmente emitidas por determinado valor X e pagam Y% de juros.
Os juros prometidos têm a ver com a inflação esperada e mais uns pózinhos.

O valor X das bonds vai variar em função da procura e da oferta e normalmente a procura aumenta quando a as acções descem.

O valor X é fixo, pois é o valor de emissão e de reembolso das obrigações, e a taxa de juro de Y% normalmente também o é.
Como as obrigações estão cotadas tu podes comprar ou vender a um valor diferente do X conforme as leis da oferta e da procura.

A "yeld" representa o juro corrigido que tu irás obter por teres comprado mais caro ou mais barato que o X.

Portanto é puramente matemático que as yelds sobem quando as bonds descem e vice-versa.

Mas quanto à relação bonds/acções já não temos nada de matemático mas podemos ter a dedução lógica.
É um facto que os Fundos diminuiem a exposição em Acções e aumentam a componente de obrigações em Bear Market.
Pela Lei da Oferta e da Procura isso significa, em geral, que num Bear Market as acções descem, as obrigações sobem e as yelds descem.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Jack » 7/12/2005 20:08

JAS Escreveu:
Jack Escreveu:Quando as bonds descem, descem as acções.

Eu acho que é ao contrário.
O mercado obrigacionista sempre foi o refúgio em bear market e as bonds sobem pelo aumento da procura.
E sendo assim já acabámos com o crash pois a conclusão dessa cadeia lógica passa a dar o inverso.

Jack Escreveu:Quando o UD Dollar desce, descem as bonds.

Eu diria que sim se forem cotadas em dolares e se fizermos as contas noutra moeda qualquer.
Não têm nada uma coisa a ver com a outra...

JAS

Se reparares no gráfico de longo prazo que deixei da 10-Y Yield, constatas que o que achas não vai ao encontro da realidade:
As yields iniciaram uma tendência de descida (bonds subida) quando se deu o início do Bull Market do Século em 1982. E se reparares, também no gráfico de longo prazo, as yields subiram (bonds desceram) de uma forma quase vertical em 87, antes do Crash.

Mas é o que tinha dito inicialmente: esta análise não é directa e linear. É tão somente uma "guidance line".

Relativamente ao US Dollar, para esta análise relativa, o ponto de referência são os US.

Relativamente aos outros posts, até ao momento não vejo motivos para comentários.

Cumprimentos

por JAS » 7/12/2005 19:53

Jack Escreveu:Quando as bonds descem, descem as acções.

Eu acho que é ao contrário.
O mercado obrigacionista sempre foi o refúgio em bear market e as bonds sobem pelo aumento da procura.
E sendo assim já acabámos com o crash pois a conclusão dessa cadeia lógica passa a dar o inverso.

Jack Escreveu:Quando o UD Dollar desce, descem as bonds.

Eu diria que sim se forem cotadas em dolares e se fizermos as contas noutra moeda qualquer.
Não têm nada uma coisa a ver com a outra...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Dwer » 7/12/2005 19:48

valves Escreveu:Nos mercados financeiros generalizou-se a ideia de que tudo é passivel de ser aceite e digerido desde que bem fundamentado utilizand-se os mais diversos graficos os mais diversos indicadores etc etc ... neste contexto assistimos actualmente ao aparecimento de uma nova categoria disparates que são os disparates fundamentados isto porque a coberto de justificações e indicadores sofisticadissimos se dizem as maiores calinadas só que como as justificações são tão bem elaboradas indo-se ao ponto de detalhes graficos que acabam por ser aceites como doutas verdades ... não se preocupe que Jack que não é o unico esta é uma especie cada vez mais numerosa e que tende a aumentar há medida que as habilitações literarias dos investidores forem subindo em virtude da propria evolução educacional dos portugueses :wink:

Valves,
Até pode ser um disparate, mas gostava que demonstrasses porque é que é um disparate. Ficávamos todos a saber mais qualquer coisa.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por Quico » 7/12/2005 19:44

Touché! :wink:

Registado: 12/5/2004 19:52

por EMILIA » 7/12/2005 19:43

É isso e a irrascibilidade do valves, não é assim?

Mas eu acho fantástica a irascibilidade dele, pelo menos dá gozo ler o que ele escreve, só por causo disso peço a todos os membros do fórum quer digam mais "disparates fundamentados" só para ter o prazer de ler os textos do valves!!!! :P :P :P :P
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por Dwer » 7/12/2005 19:38

Quico Escreveu:É isso e a irrascibilidade do valves, não é assim?

Quico, desculpa lá, mas esta é uma das minhas correcções de estimação.

Irascibilidade vem de ira e não de irra. Embora alguém irascível tenha mais propensão para dizer irra muitas vezes.
Abraço,
Dwer

There is a difference between knowing the path and walking the path

Registado: 4/11/2002 23:16

por MarcoAntonio » 7/12/2005 19:32

Tendo a concordar com o Quico nesse ponto...
:wink:
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Quico » 7/12/2005 19:26

valves Escreveu:... esta é uma especie cada vez mais numerosa e que tende a aumentar há medida que as habilitações literarias dos investidores forem subindo em virtude da propria evolução educacional dos portugueses :wink:

É isso e a irrascibilidade do valves, não é assim?

:mrgreen:

Registado: 12/5/2004 19:52

por MarcoAntonio » 7/12/2005 19:16

Jack, como já referi diversas vezes, não considero que estejamos numa situação de mercado que justifique aflorar a questão de um hipotético crash. As condições actuais não se aproximam minimamente daquelas que precedem (têm precedido) um crash.

Podes consultar aqui um artigo que escrevi há algum tempo com uma breve história dos crashs passados.

Um factor comum a todos eles é o facto de serem precedidos por uma bolha, euforia e alta volatilidade. Sublinho, em todos.

Actualmente não temos nem bolha, nem euforia nem volatilidade. Bem pelo contrário. A única coisa que temos actualmente é uma tendência de alta mas muito moderada. Quanto a euforia, o que temos são níveis bem baixos de confiança generalizados. A volatilidade, como sabemos, anda nos últimos anos em valores historicamente bem baixos.

Ora, neste contexto, poderemos falar de eventuais correcções. Já relativamente a um crash, não existem condições para que haja um. Dito de outra forma, para haver um crash tem de existir algo para «crashar» (uma bolha, uma euforia) e actualmente não há nada para «crashar».
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por valves » 7/12/2005 19:06

Nos mercados financeiros generalizou-se a ideia de que tudo é passivel de ser aceite e digerido desde que bem fundamentado utilizand-se os mais diversos graficos os mais diversos indicadores etc etc ... neste contexto assistimos actualmente ao aparecimento de uma nova categoria disparates que são os disparates fundamentados isto porque a coberto de justificações e indicadores sofisticadissimos se dizem as maiores calinadas só que como as justificações são tão bem elaboradas indo-se ao ponto de detalhes graficos que acabam por ser aceites como doutas verdades ... não se preocupe que Jack que não é o unico esta é uma especie cada vez mais numerosa e que tende a aumentar há medida que as habilitações literarias dos investidores forem subindo em virtude da propria evolução educacional dos portugueses :wink:

Probabilidade (muito mais) elevada de Crash

por Jack » 7/12/2005 18:47

Não pretendo ser alarmista. A minha intenção é somente chamar a atenção de uns acontecimentos relacionados com os mercados (e aqui, mais detalhada a análise da 10-year Treasury Note Yield) que poderão levar à sugestão que neste momento poderão estar a criar-se condições propícias a um Crash.

Antes de mais, para explicar o meu raciocínio, é necessário atender a estas premissas genéricas:

:arrow: Quando sobemas yields, descem as bonds.

:arrow: Quando o mercado das bonds desce, sobe o mercado das Commodities.

:arrow: Quando as bonds descem, descem as acções.

:arrow: Quando o UD Dollar desce, descem as bonds.

Estas premissas são genéricas e não podem ser levadas à letra de uma forma dogmática, no entanto, é (mais ou menos) esta a "ordem das coisas".
Digo mais ou menos dado que naturalmente tem muito mais importância as commodities Ouro e Petróleo do que o resto delas e pode muito bem acontecer estas duas andarem em contra-ciclo.
Enfim, como devem calcular, esta "ginástica" não é nada linear e directa. As permissas servem somente para se ter uma base de apoio no entendimento do sistema. Para mais pormenores destas relações entre mercados, é ler "Intermarket Technical Analysis" de John Murphy.

E agora vamos às Yields;

A quebra em alta da LTD de Longo Prazo (fazendo um higher high), assim como o bem sucedido retest, aliado ao falhado Head & Shoulders, poderá levar
a um violento Sell Off de Bonds, ou seja, a uma subida violenta da 10Y Yield.

Uma descida violenta das Bonds, aliado á subida das Commodities (Ouro quebrou os $500 e nem abrandou, assim como o Petróleo voltar acima dos $60) e (especulativamente falando) um retomar da desvalorização do Dollar (que há cerca de um mês deixou de valorizar para estar a lateralizar), são factores apontar todos no mesmo sentido: descidas nas acções, que poderão ser violentas se se verificar o Sell Off das Bonds.

Como cereja no topo do bolo, temos um "ambiente" de mercado que espera dinheiro fácil com "subidas do Natal"...
Anexos
10Y - Longo Prazo.JPG
10Y - Longo Prazo.JPG (44.75 KiB) Visualizado 3140 vezes
10Y - Curto Prazo.JPG
10Y - Curto Prazo.JPG (42.09 KiB) Visualizado 3119 vezes

Anterior

Quem está ligado: