Caldeirão da Bolsa

EDP-Amorim_Petrocer-ENI

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

energias

por Razao_Pura » 9/12/2005 12:58

Bom dia!

Posso estar muito enganada mas estão a acontecer movimentações no plano das energias em Portugal que a mim pessoalmente me deixam muito satisfeita.
Ver um grupo de empresários portugueses que andam há meses a trabalhar para impedir que o controlo do negócio da GALP passe para mãos estrangeiras, ver o Patrick Monteiro de Barros a anunciar o investimento na construção de uma nova refinaria em Portugal, que será a maior da Península Ibérica, e qe trará para o nosso país autonomia e muito valor acrescentado que até agora estávamos a pagar a outros, é para mim uma claro sinal de empreendedorismo e empenho por parte do capital privado português em negócios estratégicos e fundamentais.
Ver sair das mãos do Estado certas responsabilidades, principalmente algumas para as quais a máquina estatal é certamente demasiado pesada para gerir e rentabilizar, é sempre um bom sinal.
E para a EDP é certamente um bom negócio. Ter um activo que não domina e poder vendê-lo a bom preço é sempre um bom negócio.
No caso da GALP o domínio fica repartido por três fatias de cerca de 30% cada: uma para o Estado Português, uma para o Grupo Amorim, e outra para a ENI. Uma vez que o Estado e o Grupo Amorim têm um acordo tácito, o controlo está assegurado e o Estado (digo, a EDP) realizou algum capital. Good news.
Cuprimentos

R.P.
Trade the trend.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1673
Registado: 5/11/2002 19:00
Localização: 24

por Rita_cd2001 » 8/12/2005 19:20

"No que diz respeito à venda da posição de 14,3% no capital da Galp energia, por 720 milhões de euros, o banco de investimento considera bem superior á sua avaliação de 457 milhões de euros." Isto diz o Dresdner.

Também diz "Como esperado a EDP está a começar a libertar ‘valor escondido’, com a venda de activos fora do ‘core business’"


Naturalmente que nunca foi uma acção para especuladores, mas está a caminhar um bocadinho mais depressa :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 121
Registado: 16/5/2003 15:50

Este negócio pode e deve ser posto em causa...

por joao5 » 7/12/2005 16:11

Se a EDP queria vender a sua participação na GALP, deveria ter organizado um leilão competitivo, eventualmente através de uma OPV. A que propáosito aceita a oferta do Amorim? (A +valia obtida pela EDP não me serve de conforto porque muito provavelmente ela poderia ser ampliada).
Se, na óptica do Amorim, o preço oferecido é o justo, nada o impediria de também o oferecer numa OPV. E portanto, o valor a obter pela EDP não seria de forma alguma inferior.
Ganhavam:
- os accionistas da EDP (maiores +valias);
- o Estado (maior imposto sobre as +valias);
- o mercado de capitais (que necessita de titulos pesados - o valor de 700 milhões de euros é inferior ao valor transaccionado numa semana);
- a Marca Galp (se ela for do Amorim e não de nós todos, deixo de lá meter gasosa...)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 161
Registado: 2/9/2005 17:52
Localização: Porto

por oscar c. » 7/12/2005 14:03

Quanto às energias sabemos que a EDP está e vai investir mais no Gás, na eolica e solar. É também claro que a EDP vai entrar na U Fenosa.


Não estou a ver com vai a EDP investir mais no gás se acabou agora de vender toda a sua participação na Galp...

Quanto à energia eólica e solar claro que vão investir mais nessas fontes energéticas mas sempre como formas alternativas de produzir electricidade cuja venda continua a ser o seu único negócio.

Actualmente também produzem energia eléctrica a partir de fontes hídricas, do carvão e julgo que também do gás e não é por isso que ela deixa de ser uma empresa de venda de electricidade.

Pelos vistos a opção da EDP passa apenas por crescer dentro da mesma área de negócio ou seja, a electricidade, através de compras seja da U Fenosa ou outras. É precisamente isso que acho mau para a empresa.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

por Rita_cd2001 » 7/12/2005 13:33

A mudança do nome e logotipo teve como objectivo melhor a imagem da empresa. Quanto às energias sabemos que a EDP está e vai investir mais no Gás, na eolica e solar. É também claro que a EDP vai entrar na U Fenosa.

Esta definição estratégica é muito importante para a empresa sem esquecer o ramo das telecomunicaçãoes que entra agora na fase de criação de lucros.

Com estas definições voltou a confiança e naturalmente a cotação irá continuar a subir. Afinal qualquer analisa minimamente informado sabia que a EDP estava abaixo do valor.
 
Mensagens: 121
Registado: 16/5/2003 15:50

Se calhar Já houve compensações...

por Meteorologista » 7/12/2005 12:59

...com a subida das tarifas em ano chuvoso e a transferência do fundo de pensões do BCP.
Cumprimentos e bons negócios,
Meteorologista
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 159
Registado: 7/11/2002 2:17
Localização: Lisboa

Re: Péssimo negócio

por domhenri » 7/12/2005 12:56

oscar c. Escreveu:Agora pergunto eu: porque mudaram eles a designação da empresa para Energias dde Portugal tendo gasto uma fortuna nisso para agora continuarem com a mesma energia de sempre?

Para além de que, com esta venda, a EDP, apesar de encaixar mais valias, perde um grande valor estratégico.

Uma verdadeira vergonha, na minha perspectiva.


O mais vergonhoso é que sendo governo socialista ou liberal, esquerda ou direita, vermelho ou azul, neste país são sempre os mesmos a comer- Amorims, Belmiros, Melos e outros que tais. E depois vêm dizer que se não fossem eles o país estava de rastos e que eles é que são a fonte de progresso.

Para pessoas que têm outra experiência de vida, em países de mercados verdadeiramente abertos e competitivos, e que têm outra perspectiva de e para este país, chega-se ao ponto de parecer que somos comunistas por sermos contra esta cambada de capitalistas preguiçosos e que continuam a sugar os recursos de todos nós para engordar os seus impérios.

Temos o povo que temos, com defeitos e virtudes, como todos os outros povos do mundo. O que não temos é uma elite que preste e sem isso não há país nem povo que avance.
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!
 
Mensagens: 90
Registado: 29/8/2005 17:07

Péssimo negócio

por oscar c. » 7/12/2005 11:05

Agora pergunto eu: porque mudaram eles a designação da empresa para Energias dde Portugal tendo gasto uma fortuna nisso para agora continuarem com a mesma energia de sempre?

Para além de que, com esta venda, a EDP, apesar de encaixar mais valias, perde um grande valor estratégico.

Uma verdadeira vergonha, na minha perspectiva.
«Ninguém sabe o suficiente para ser intolerante»

Karl Popper
 
Mensagens: 252
Registado: 6/11/2002 0:41
Localização: Coimbra

por JCS » 7/12/2005 10:33

Obtém mais-valia de 398 milhões

EDP vende 14,27% da Galp ao Grupo Amorim



"A Energias de Portugal (EDP) acordou a venda da participação de 14,268% que tem na Galp Energia ao Grupo de Américo Amorim por 720,5 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A Energias de Portugal (EDP) acordou a venda da participação de 14,268% que tem na Galp Energia ao Grupo de Américo Amorim por 720,5 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM.

«O preço de compra e venda das acções no âmbito da presente transacção é de 702,5 milhões de euros correspondendo a um valor total da Galp de aproximadamente 5,050 mil milhões de euros», afirma a eléctrica nacional.

A venda da participação na Galp ao Grupo Amorim vai permitir à EDP a realização de uma mais valia de cerca de 398 milhões de euros, depois de impostos.

A decisão da EDP surge depois do governo português anunciar que pretende transformar a Galp num competidor nos mercados do gás e da electricidade, como parte de um novo plano nacional para o sector energético.

Segundo a EDP, «mais um operador integrado relevante nos sectores da electricidade e do gás natural, em ambiente de concorrência» retiram qualquer interesse estratégico da EDP no capital da Galp.

A EDP já tinha anunciado no passado dia 30 de Novembro que tinha recebido um oferta por parte do Grupo Amorim, que agora foi aceite.

Com a compra de 14,27% da Galp, o Grupo Amorim poderá ajudar o governo a evitar que os italianos da ENI detenham uma posição de controlo sobre a maior petrolífera nacional.

A ENI detém actualmente 33,3% da Galp e o Estado português controla directamente 30% da petrolífera, mais 18% através da Rede Eléctrica Nacional (REN).

Assim que a venda for consumada, o Grupo Amorim tomará conta da opção de compra que a EDP tem sobre os 18% que a REN tem da Galp, acrescenta a EDP no comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Energias de Portugal «acredita que esta transacção contribuirá, ainda, para a criação de uma situação mais estável do corpo accionista da Galp, favorecendo o seu desenvolvimento futuro, independentemente da própria EDP», acrescenta a empresa.

As acções da EDP [Cot] seguiam a valorizar 0,79% para os 2,56 euros, renovando o máximo de Outubro de 2001."
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4582
Registado: 15/7/2003 14:59
Localização: Lisboa

por Vic » 7/12/2005 9:47

É por isto que NUNCA devemos ter acções em que o Estado esta presente.

A nossa perspectiva (a de accionistas)é sempre desfraldada e acaba sempre por ser prejudicada por estes arranjos
 
Mensagens: 1153
Registado: 5/11/2002 1:17

por soeirinho » 7/12/2005 9:43

EDP vende 14% da Galp ao Grupo Amorim
A Energias de Portugal (EDP) acordou a venda da participação de 14,27% que tem na Galp Energia ao Grupo de Américo Amorim por 721 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM.

--------------------------------------------------------------------------------

Paulo Moutinho
paulomoutinho@mediafin.pt


A Energias de Portugal (EDP) acordou a venda da participação de 14,27% que tem na Galp Energia ao Grupo de Américo Amorim por 721 milhões de euros, informou a empresa em comunicado à CMVM.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17198
Registado: 4/11/2002 22:57
Localização: Baixa da Banheira

Re: EDP-Amorim_Petrocer-ENI

por domhenri » 7/12/2005 9:38

domhenri Escreveu:Ena pá, tanta gente interessada.
E o Talone a deixar a boca que a decisão tem que ser rápida.
Ou porque quer fazer leilão ou porque quer fazer o jeitinho ao Amorim. Qual será? Aceitam-se apostas...
"Les jeux sont fait"...


Pois é, cumpriram-se as expectativas. Um país de gente previsivel. Assim também eu era milionário...
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!
 
Mensagens: 90
Registado: 29/8/2005 17:07

EDP-Amorim_Petrocer-ENI

por domhenri » 6/12/2005 17:29

Ena pá, tanta gente interessada.
E o Talone a deixar a boca que a decisão tem que ser rápida.
Ou porque quer fazer leilão ou porque quer fazer o jeitinho ao Amorim. Qual será? Aceitam-se apostas...
"Les jeux sont fait"...
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!
 
Mensagens: 90
Registado: 29/8/2005 17:07


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, SerCyc e 817 visitantes