Com uma forcinha do BCP, talvez os 8200 pontos...
bertoluci Escreveu:A pressão que a cotação pode sofrer vai depender em grande medida do preço em que vai ocorrer a colocação do aumento de capital... esse aumento de capital deverá ocorrer somente em 2006 caso o bcp vença o concurso e só nessa altura saberemos o preço por acção a colocar... portanto podemos teorizar vários cenários. um aumento a preços de mercado, mais abaixo ou muito abaixo, e claro daqui vai depender a cotação do bcp.
O preço da colocação do AC é mais ou menos indiferente, se o BCP precisar de 3 mil milhões isso significa um aumento de capital mais ou menos de X% do valor do BCP o que quererá dizer que cada accionista terá de meter lá essa percentagem do capital que tem...
Imaginemos que o total do AC a realizar é de 30% do valor actual do BCP, cada accionista terá de arranjar 300 euros por cada mil euros que tiver em acções do BCP!! Daqui facilmente se conclui que muita gente não terá, ou não estará disposto a investir, esse capital e será forçado a vender parte das acções que tem e isso pressionará a cotação em baixa... independentemente do valor de cada acção cada investidor tem de meter lá o mesmo, seja comprando mais acções por menor preço, seja comprando menos acções mais "caras", o preço da colocação, maior ou menor, apenas poderá funcionar melhor ou pior devido a factores psicológicos...
Outra questão é que se o BCP ganhar deverá estar a pagar um prémio para realizar esta aquisição, não acredito que com tantos concorrentes o BCP consiga ainda assim pagar barato?!! e isso é normalmente mau a curto/médio prazo!
Bons negócios
Bom dia. Todos estes cenários estão a ser colocados numa perspectiva do BCP ganhar a corrida. O aumento de capital é a solução mais "barata" de financiamento (por isso é que as empresas se cotam em bolsa) permitindo ao BCP crescer (e bem) mantendo os seus rácios a um nivel normal.
Quanto ao preço, é natural o pagamento de um "prémio" quando se adquirem empresas lideres no mercado em que se inserem (mais ainda quando há a necessidade de crescer para n ser engolido).
Cumprimentos
JCS
Quanto ao preço, é natural o pagamento de um "prémio" quando se adquirem empresas lideres no mercado em que se inserem (mais ainda quando há a necessidade de crescer para n ser engolido).
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
https://twitter.com/JCSTrendTrading
"We can confidently predict yesterdays price. Everything else is unknown."
"Every trade is a test"
"Price is the aggregation of everyone's expectations"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
"Every trade is a test"
"I don't define a good trade as a trade that makes money. I define a good trade as a trade where I did the right thing". (Trend Follower Kevin Bruce, $5000 to $100.000.000 in 25 years).
É uma questão de horizonte temporal. A compra a meu ver pressionará no curto-prazo a cotação devido ao enorme aumento de capital. No médio/longo-prazo penso que a compra do BCR ajudará a cotação a subir uma vez que contribuirá para um aumento significativo dos resultados do banco (isto num horizonte mais alargado). O mercado como disse (e bem) terá a ultima palavra a dizer... Aliás como sempre tem...
já agora e só para dar o exemplo practico quanto é que o BCP valia após a aquisição do atlântico: não mais do que 3 contos em moeda antiga e provavelmente menos o que é facto é que poucos anos depois valia 6 contos ou seja confirma-se que a medio e longo prazo e no contexto Bull market em que estamos uma compra do BCR não irá impedir o BCP de subir o que tem que subir no contexto BULL Market em que estamos ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Esses valores não são oficiais: foram divulgados por um jornal sem confirmação do Erste ou do Estado romeno e com um desmentido do valor da proposta do BCP pelo Paulo Teixeita Pinto.
Apesar de eu também achar que o Erste é o favorito, convém ter em conta que o BCP pode ganhar e, neste caso, um instinto errado pode custar caro.
Cumps.
Apesar de eu também achar que o Erste é o favorito, convém ter em conta que o BCP pode ganhar e, neste caso, um instinto errado pode custar caro.
Cumps.
A pressão que a cotação pode sofrer vai depender em grande medida do preço em que vai ocorrer a colocação do aumento de capital... esse aumento de capital deverá ocorrer somente em 2006 caso o bcp vença o concurso e só nessa altura saberemos o preço por acção a colocar... portanto podemos teorizar vários cenários. um aumento a preços de mercado, mais abaixo ou muito abaixo, e claro daqui vai depender a cotação do bcp.
Não tenho conhecimento do teor das cartas que foram enviadas aos accionistas fruto desta possivel aquisição, mas diz-me o feeling de que o bcp não sairá vencedor deste concurso. E isto porque 3 mil milhões são no meu entender o tecto máximo do intervalo de valor de mercado do BCR, pagar mais que este valor é aumentar o esforço financeiro do accionistas num activo que não vale tanto... não esquecer que o banco austríaco está disposto a pagar 3 mil e duzentos milhões... em termos estratégicos/geográficos faz mais sentido o banco ser vendido aos austriacos que no meu entender não deverão deixar fugir esta oportunidade.
No meu entender o banco austriaco atribuirá mais valor ao BCR fruto da aproximação geográfica e das sinergias daí resultantes.
Não tenho conhecimento do teor das cartas que foram enviadas aos accionistas fruto desta possivel aquisição, mas diz-me o feeling de que o bcp não sairá vencedor deste concurso. E isto porque 3 mil milhões são no meu entender o tecto máximo do intervalo de valor de mercado do BCR, pagar mais que este valor é aumentar o esforço financeiro do accionistas num activo que não vale tanto... não esquecer que o banco austríaco está disposto a pagar 3 mil e duzentos milhões... em termos estratégicos/geográficos faz mais sentido o banco ser vendido aos austriacos que no meu entender não deverão deixar fugir esta oportunidade.
No meu entender o banco austriaco atribuirá mais valor ao BCR fruto da aproximação geográfica e das sinergias daí resultantes.
bolinha Escreveu:Uns dizem que a compra do BCR vai fazer com que a cotação do BCP suba, outros dizem que a compra do BCR faz com que o BCP desça...
É uma questão de horizonte temporal. A compra a meu ver pressionará no curto-prazo a cotação devido ao enorme aumento de capital. No médio/longo-prazo penso que a compra do BCR ajudará a cotação a subir uma vez que contribuirá para um aumento significativo dos resultados do banco (isto num horizonte mais alargado). O mercado como disse (e bem) terá a ultima palavra a dizer... Aliás como sempre tem...
Cumprimentos
JCS
---Tudo o que for por mim escrito expressa apenas a minha opinião pessoal e não é uma recomendação de investimento de qualquer tipo---
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
R. Martins Escreveu:Era excelente...poderiamos comprar BCP a 2 euritos ou por ai, quem sabe 1,98 euros.
R. Martins
Se o BCP ganhar acho que podes comprar a menos que isso... antes do AC porque depois ainda as compras mais "baratas" (é claro que aqui o "mais barato" é relativo, estou a falar só do preço por acção
PS: É claro que eu não imaginava a ocorrência desta situação da possível compra do BCR mas, como o User chamou à atenção, por causa dos VMOC sempre achei que o BCP não estaria acima dos 2.20 em Dezembro...
1.90/195????????
De facto duas questões estão a pressionar o BCP: a mais importante: o aumento de capital, com a eventual aquisição do BCR, mas tb outra, com algum impacte, o reembolso dos VMOC, a ocorrer em Dezembro( não acredito que esteja totalmente incorporado na cotação, pese embora haja quem o defenda).
P.S( mesmo na ocorrência destes factos, o BCP é perito em manipular cotações no decurso de aumentos de capital...) por isso é bom estar antento
Cumps
user
P.S( mesmo na ocorrência destes factos, o BCP é perito em manipular cotações no decurso de aumentos de capital...) por isso é bom estar antento
Cumps
user
- Anexos
-
- BCP 6 DEZ.PNG (20.51 KiB) Visualizado 1020 vezes
- Registado: 12/12/2004 18:57
Ultimamente tem havido aquisições atrás de aquisições...existe excesso de cash e então vai de comprar, quase todos os dias é anunciado uma aquisição, no nosso mercado não tem havido opas com a excepção da efacec e a mais que provavel compra da média capital. Quase todas as empresas do psi estão em posição de ser compradas, mas não por empresas nacionais que estão com os cofres magros. Em termos de aquisições por parte de players estrangeiros só vejo como interessante a aquisição da Portugal telecom, do bcp, da edp e do bpi... o resto não deverá ter grande interesse na minha opinião.
bertoluci Escreveu:Na minha opinião, o bcp vai mexer em qualquer um dos casos para cima. o mercado já está descontando uma possibilidade concreta do bcp sair vencedor do concurso de aquisição do BCR com a consequente desvalorização do título, e por isso o que descontado está, a mais não é obrigado.
Um aumento de capital com o fim de adquirir um activo que vai gerar cash-flow não é assim tão mau negócio. Pode haver algumas entregas no mercado mas nada que me pareça significativo em termos de cotação.
Caso o bcp não vença é obvio o movimento de pull-back no curto prazo mas com movimento limitado no médio prazo...
Um acontecimento que pode vir a ser bem real é o caso de uma opa ao banco por um dos acionistas de referência
Na minha opinião é uma oportunidade de ouro para o grupo BCP ganhar dimensão além fronteiras. Acho mesmo que a compra é essencial estratégicamente e como várias vezes referi sou 100% a favor da aquisição do MAIOR banco da Roménia.
Quanto ao impacto do aumento de capital tenho a opinião de que vai causar uma "moça" jeitosa (em termos de cotação) porque estamos a falar de um aumento de capital de 2 Biliões de euros (e não 700 ou 750 milhões como da ultima vez...). A verdade é que se terá de ir buscar ao mercado 1/3 da capitalização bolsista do banco...
Por esta razão acho que quem pensar que vai acontecer uma correçãozita de 5 ou 10 cêntimos se vai surpreender (acho que vão ser bem mais...). É apenas uma opinião posso muito bem estar enganado...
Quanto à compra, venha de lá o banco que o problema das empresas portuguesas é mesmo a dimensão. Bem haja quem queira sair da "toca"
Cumprimentos
JCS
"Every trade is a test"
"Every trade is a test"
bertoluci Escreveu:Na minha opinião, o bcp vai mexer em qualquer um dos casos para cima. o mercado já está descontando uma possibilidade concreta do bcp sair vencedor do concurso de aquisição do BCR com a consequente desvalorização do título, e por isso o que descontado está, a mais não é obrigado.
Penso de maneira diferente. O mercado apenas descontou a possibilidade (e considerando como principal candidato o Erste
Cumps.
bertoluci Escreveu:
O accionista de referencia pode muito bem ser o Grupo Banca Intesa que é detentor de uma participação de 7,43% correspondente a 241.927.653 acções
O colega não anda bem informado. A Intensa já não é accionista do BCP.
Segue a lista dos principais accionistas:
Nova estrutura accionista do BCP
Accionista %Acções
Grupo Eureko 7,55%
Grupo BPI 6,13%
Fortis 4,99%
EDP 4,36%
Teixeira Du 3,78%
José de Mello 3,31%
Bansabadell 3,12%
Friends Provid 2,99%
Grupo CGD 2,60%
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
já é mais do que sabido de que o centro de decisão do bcp é fora das nossas fronteiras... neste banco não existem golden shares e o estado está bastante limitado em termos de peso de votos.
O accionista de referencia pode muito bem ser o Grupo Banca Intesa que é detentor de uma participação de 7,43% correspondente a 241.927.653 acções, mas tb pode ser o Fortis... o peso do bpi no capital do bcp tb é significativo. De salientar o facto de o capital estar bastante disperso o que pode favorecer o êxito de uma opa.
O accionista de referencia pode muito bem ser o Grupo Banca Intesa que é detentor de uma participação de 7,43% correspondente a 241.927.653 acções, mas tb pode ser o Fortis... o peso do bpi no capital do bcp tb é significativo. De salientar o facto de o capital estar bastante disperso o que pode favorecer o êxito de uma opa.
bertoluci Escreveu:
Um acontecimento que pode vir a ser bem real é o caso de uma opa ao banco por um dos acionistas de referência
O título do tópico é "com ajudinha do BCP 8200". Mas com Opa ao BCP, PT SonaeCom, BPI daqui a pouco já nem há Psi-20.
Um aumento de capital com o fim de adquirir um activo que vai gerar cash-flow não é assim tão mau negócio. Pode haver algumas entregas no mercado mas nada que me pareça significativo em termos de cotação.
Caso o bcp não vença é obvio o movimento de pull-back no curto prazo mas com movimento limitado no médio prazo...
«Na minha opinião, o bcp vai mexer em qualquer um dos casos para cima. o mercado já está descontando uma possibilidade concreta do bcp sair vencedor do concurso de aquisição do BCR com a consequente desvalorização do título, e por isso o que descontado está, a mais não é obrigado.»
Na minha opinião, não existiu aumento de capital. Falou-se numa tal eventualidade e rondou os 2.05 euros, se fosse aumento de facto, aí,aí… É sempre e só a minha opinião.
«Um acontecimento que pode vir a ser bem real é o caso de uma opa ao banco por um dos accionistas de referência»
Demasiado optimista: Duas operações numa só? Então primeiro compraríamos e depois definiríamos o futuro. Uma OPA?...Mas de qual accionista de referencia?...
Cumprimentos
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo
- Registado: 5/11/2002 9:23
Na minha opinião, o bcp vai mexer em qualquer um dos casos para cima. o mercado já está descontando uma possibilidade concreta do bcp sair vencedor do concurso de aquisição do BCR com a consequente desvalorização do título, e por isso o que descontado está, a mais não é obrigado.
FRM Escreveu:R. Martins Escreveu:pedras11 Escreveu:Na semana passada recebi uma carta da administração do BCP, do qual já não sou accionista(vendi mesmo no máximo 2,39). Pelo que entendo das suas palavras, o BCP poderá mesmo saír vencedor deste concurso. É uma carta mais ao menos a "preparar" um reforço de capitais.
Aguardemos.
Era excelente...poderiamos comprar BCP a 2 euritos ou por ai, quem sabe 1,98 euros.
R. Martins
Uma dúvida de principiante:
Em caso de aumento de capital como se vão processar os contactos com os accionistas? Através da correctora ou banco? Ou directamente do BCP?
Essa carta foi-lhe enviada pelo BCP para si enquanto cliente do banco ou como accionista? De que forma eles têm os contactos dos accionistas?
Cumprimentos
«Em caso de aumento de capital como se vão processar os contactos com os accionistas?»
Aumento de capital significa ter que informar o mercado, via mercado de valores, ou seja, a Bolsa.
Os accionistas não tem contactos particulares, são convidados a participar desse aumento de capital.
Não sou accionista do BCP, por tanto, não recebi nenhuma carta.
Cumprimentos
R. Martins
R. Martins Escreveu:pedras11 Escreveu:Na semana passada recebi uma carta da administração do BCP, do qual já não sou accionista(vendi mesmo no máximo 2,39). Pelo que entendo das suas palavras, o BCP poderá mesmo saír vencedor deste concurso. É uma carta mais ao menos a "preparar" um reforço de capitais.
Aguardemos.
Era excelente...poderiamos comprar BCP a 2 euritos ou por ai, quem sabe 1,98 euros.
R. Martins
Uma dúvida de principiante:
Em caso de aumento de capital como se vão processar os contactos com os accionistas? Através da correctora ou banco? Ou directamente do BCP?
Essa carta foi-lhe enviada pelo BCP para si enquanto cliente do banco ou como accionista? De que forma eles têm os contactos dos accionistas?
Cumprimentos
- Registado: 21/10/2005 14:03
pedras11 Escreveu:Na semana passada recebi uma carta da administração do BCP, do qual já não sou accionista(vendi mesmo no máximo 2,39). Pelo que entendo das suas palavras, o BCP poderá mesmo saír vencedor deste concurso. É uma carta mais ao menos a "preparar" um reforço de capitais.
Aguardemos.
R. Martins
Na semana passada recebi uma carta da administração do BCP, do qual já não sou accionista(vendi mesmo no máximo 2,39
). Pelo que entendo das suas palavras, o BCP poderá mesmo saír vencedor deste concurso. É uma carta mais ao menos a "preparar" um reforço de capitais.
Aguardemos.
Aguardemos.
Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt
As negociações exclusivas com os dois finalistas à compra de 61,88% do romeno Banca Comerciala Romana (BCR) deverão estender-se por mais uma semana até à terceira semana completa de Dezembro, disse à Reuters uma fonte financeira próxima do processo.
Adiantou que, «ao Erste e ao Millennium bcp, será apresentada a mesma versão do contrato de compra e, nessa altura, os dois terão de fazer uma melhoria da sua proposta, vencendo a que for mais elevada».
No passado dia 29, o ministro das Finanças da Roménia, Sebastian Vladescu, anunciou que os dois finalistas na privatização do líder da banca romena serão convidados a melhorar os seus 'bids' em meados de Dezembro.
«As negociações exclusivas deverão demorar mais cerca de uma semana do que previsto mais recentemente, prevendo-se que possam estar concluídas na terceira semana (completa) de Dezembro», disse esta fonte financeira.
«Não há ainda uma nova data claramente prevista, mas poderá ser em qualquer dos dias 20 dessa semana», disse.
Mas agora esta fonte (não oficial) afirmou que a decisão deve ser tomada na terceira semana.
Cumps.