Caldeirão da Bolsa

Foram mais de 400%

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 6/12/2005 1:24

Quanto ao facto de o XP estar a conseguir aforrar 43% do seu rendimento mensal médio... Excelente! Por acaso o meu filho talvez também não ande longe desse benchmark - já o pai não consegue atingi-lo, embora não se queixe!

O meu anda nos 100 % de aforro cada vez que lhe dou uma moeda vai para o mealheiro :mrgreen:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por R_Martins » 5/12/2005 18:10

XP Escreveu:O intuito deste topico é trocar ideias sobre a poupança.Como disse,na minha opinião a poupança tem mais importancia do que a vertente investimento.Sem capital acumulado, de onde vêem os recursos para investir de uma forma eficaz?

Foram os rendimentos do trabalho(ou o que sobrou dele)que mais contribuiram para o crescimnto do meu capital acumulado.
Por curiosidade, desde Set/2003, que o meu capital acumulado aumenta,em media, a um ritmo de 43% por mês.

Também não me sinto bem em ter muita liquidez,no máximo estou 15% liquido,tudo o resto esta a "render".

Valves, excelentes deduções, mas só acertas-te em duas :mrgreen:

Então venha elas...
...Xp, não sei se es uma menina ou um menino, sei no entanto que continuas a vender banha da cobra.
Va lá, explica lá isso, se não e entretanto ficas rico e não vais ter tempo de explicações... O tempo fica excasso, para te obrigar-mos a pensar, ou seja, se eu ficasse rico, recuso-me a pensar, ou melhor, para quê pensar depois de rico? Gastar tempo em pensamentos(?)
Cumprimentos
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

O Zé Manel ...

por The Mechanic » 5/12/2005 11:04

... trolha de profissão , começou a trabalhar em Junho de 2005 ; Não tinha dinheiro nem para uma sagres e um carapau frito se a mão não lhe desse ...No fim de Junho pegou no seu ordenado minimo e colocou de lado 50 Euros e disse para sí vou poupar isto todos os meses .No fim de Novembro tem já 300 Euros . O Zé Manel viu o seu capital aumentar 600% em poucos meses .

O Toni tem 5 anos . Aos 4 anos a mãe deu-lhe um porquinho-mealheiro e colocou lá uma moeda de 1 Euro .Hoje colocou lá uma nota de 50 Euros . O património do Toni aumentou 5000% num ano .

O património do Ti Belmiro é 50.000.000.000.000 Euros em 2004 . Em 2005 o seu patrimonio aumentou 500.000 Euros . O Ti Belmiro não se anda a esforçar porque o seu patrimonio aumentou uma miséria ...

Os numeros são muito dificeis de analisar quando não se mostrar . As estatisticas e percentagens não dizem nada quando não são situadas . Os 400% da tua poupança podem ser muito bons ou muito maus , depende da optica de análise e só tu podes dizer de tua justiça...

Um abraço ,

The Mechanic
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Flying Turtle » 5/12/2005 10:44

Poupança, investimento, mais-valias...

Estabelecer comparações e/ou tratar estes conceitos como potencialmente alternativos e/ou exclusivos parece-me totalmente inútil e mesmo bastante inapropriado: Será que não se pode poupar investindo? Os juros dos certificados de aforro ou os rendimentos de um PPR não são equiparáveis a mais-valias em termos práticos? E por aí adiante... Na prática, qualquer remuneração é transformável em mais-valia se integralmente reinvestida e apenas realizada no termo da aplicação...

Isto independentemente, claro, do respectivo tratamento fiscal.

Quanto ao facto de o XP estar a conseguir aforrar 43% do seu rendimento mensal médio... Excelente! Por acaso o meu filho talvez também não ande longe desse benchmark - já o pai não consegue atingi-lo, embora não se queixe! :mrgreen:

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

por nunes » 5/12/2005 1:47

XP Escreveu:O intuito deste topico é trocar ideias sobre a poupança.Como disse,na minha opinião a poupança tem mais importancia do que a vertente investimento.Sem capital acumulado, de onde vêem os recursos para investir de uma forma eficaz?

Foram os rendimentos do trabalho(ou o que sobrou dele)que mais contribuiram para o crescimnto do meu capital acumulado.

Como disse o Valves, o seu trabalho é suficientemente rentável para ser o principal responsável pelos incrementos patrimoniais. Pelo menos na comparação com o capital acumulado.

No meu caso, num momento em que tenho investido o equivalente a 100 salários mensais líquidos, as rentabilidades efectivas anualizadas (entre 20-30%) que obtenho minimizam o impacto absoluto da poupança.

Como inicialmente afirmei, considero igualmente importante a poupança e o investimento, embora a sua importância relativa no processo de criação de riqueza varie ao longo do tempo . Discutir qual das duas é mais importante aproxima-se de aferir se primeiro veio o ovo... ou a galinha! Ainda assim, como foi dito, ser poupado não provou ter efeitos nocivos para a saúde. 8-)
Cumprimentos,

nunes

Registado: 9/4/2005 12:40

por XP » 4/12/2005 23:04

ERRATA:

43% é a percentagem de poupança em relação ao total dos rendimentos mensais.

Registado: 30/3/2005 20:54

por XP » 4/12/2005 23:01

O intuito deste topico é trocar ideias sobre a poupança.Como disse,na minha opinião a poupança tem mais importancia do que a vertente investimento.Sem capital acumulado, de onde vêem os recursos para investir de uma forma eficaz?

Por curiosidade, desde Set/2003, que o meu capital acumulado aumenta,em media, a um ritmo de 43% por mês.

Também não me sinto bem em ter muita liquidez,no máximo estou 15% liquido,tudo o resto esta a "render".

Valves, excelentes deduções, mas só acertas-te em duas :mrgreen:

por R_Martins » 4/12/2005 22:46

«O crescimento do meu património deveu-se sobretudo ao excedente dos rendimentos do trabalho e em comparação,a muito pouco das mais valias»

XP, se podesse explicar...
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por valves » 4/12/2005 20:46

Já percebi ...

[O crescimento do meu património deveu-se sobretudo ao excedente dos rendimentos do trabalho e em comparação,a muito pouco das mais valias. [/quote]

Bom para ter quadriplicado o seu patrimonio em 2 anos varias hipotesses podem ser equacionadas :

- Não tinha quase nada em 2003 e portanto ter começado a fazer poupanças mesmo que não significativas conduziu a esse brilharete.

- Ganha bem :wink:

- Ganha normalmente tem uma elevada propensão á poupança - vulgo forreta e não tem responsabilidades - familia para sustentar casa, carro etc e nesse caso o brilharete também está explicado ...

Eu acho que sinceramente está no bom caminho já que não está provado que poupar faz mal á saúde e pode evitar elevadas dores de cabeça :mrgreen:
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por valves » 4/12/2005 20:38

Precisamente foram 417,03%.O meu património mais que quadriplicou desde Set/2003.

Mas começou a actividade de trading em 2003 ? se sim acho impressionante se não nem por isso ...

por nunes » 4/12/2005 17:42

Julgo que é igualmente importante quer a eficácia da poupança, quer a geração de mais-valias.

No meu caso, procuro alocar uma prestação mais ou menos fixa do meu salário para poupança. Destino-lhe uma % bastante razoável, e sou algo inflexível no respeito da mesma. Haverá situações esporádicas, mas sou por tendência poupadinho, sem ser forreta, julgo. :)

Por outro lado, sou ambicioso na procura de valorizações. Tenho alguns anticorpos contra ter o dinheiro a render "misérias", e consequentemente prefiro uma exposição elevada ao mercado, com baixa liquidez (em regra inferior a 5%). Contrabalanço este facto não investindo em produtos financeiros agressivos (negoceio apenas acções para médio/longo-prazo, e também fundos de acções). A minha disponibilidade laboral para a negociação de curto-prazo é mínima.

Procuro valorizações anuais entre os 15-30%. Tal equivale, sensivelmente, a duplicar o património cada 3 a 5 anos, ignorando as entradas por poupança. Tenho sido razoavelmente bem sucedido nos meus objectivos.
Cumprimentos,

nunes

Registado: 9/4/2005 12:40

Foram mais de 400%

por XP » 4/12/2005 16:51

Precisamente foram 417,03%.O meu património mais que quadriplicou desde Set/2003.

Esta aumento de património deveu-se à acumulação dos rendimentos.Para mim as mais valias oriundas dos investimentos são consideradas tambem como rendimentos.Recolho as mais valias dos investimentos numa prespectiva de médio prazo.
O crescimento do meu património deveu-se sobretudo ao excedente dos rendimentos do trabalho e em comparação,a muito pouco das mais valias.

Na minha opinião a vertente poupança é mais importante do que a vertente das mais valias.
Colocar algum dinheiro à parte todos os meses pode ajudar à constituição de uma poupança singnificativa e para que o passar do tempoo não diminua o valor da poupança, pode-se por as poupanças a "render".
É assim que eu interpreto o processo de poupança.

Que importancia tem a vertente poupança para voces?

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, PMP69, SerCyc e 810 visitantes