Caldeirão da Bolsa

Fundos de Mercados Emergentes-Help

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Vic » 7/12/2005 23:57

DJ China E Índia Superam EUA Como Principais Destinos Do Fluxo De Fdi

Nova York, 7 - China e Índia são os principais destinos do investimento estrangeiro direto (FDI, na sigla em inglês), de acordo com pesquisa anual de empresas coordenada pela consultoria A.T. Kearney. A pesquisa mostra que os EUA perderam o segundo lugar como destino para recebimento de capital estrangeiro (para investimentos, fusões e aquisições) para a Índia. A China, país mais populoso do mundo com 1,3 bilhão de habitantes, manteve o primeiro lugar. "É mais um sinal da sobreposição de China e Índia aos EUA", disse Paul Laudicina, diretor-gerente do A.T. Kearney's Global Business Policy Council, que conduziu a pesquisa.

Ele observou que as posições do Brasil, da Turquia e do México no Índice de Confiança FDC 2005 moveram-se todas para cima, empurrando os países desenvolvidos, especialmente os da Europa ocidental, para baixo. A Turquia deu o maior salto, subindo 16 pontos para o número 13 neste ano.

"Investidores nos disseram que duas coisas são importantes: o tamanho do mercado internacional tanto quanto a oscilação relativa e o crescimento potencial do mercado", afirmou Laudicina em entrevista à Dow Jones. Ele acrescentou que a Turquia, com um mercado de 70 milhões de pessoas, se beneficia de sua proximidade com a Europa ocidental, o que faz do país "uma oportunidade óbvia de investimento" para companhias localizadas nas cercanias dos países desenvolvidos.

De fato, à exceção de China e Índia, os investidores asiáticos e europeus tendem a adotar o que a A.T. Kearney chama de "exterior próximo", ou países próximos da sede dos investimentos, como destinos preferidos.

Brasil e México, com classe média crescente e população de 186 milhões e 106 milhões de habitantes, respectivamente, são favorecidos por investidores dos EUA, que vêem os dois países como mercados potencias para a expansão de suas vendas.

Uma economia sólida nos EUA está impulsionando a atratividade de fábricas mexicanas de bens para exportação para a América do Norte. O Brasil emergiu como destino quente para investimentos devido à abundância de recursos naturais em meio ao boom global por commodities.

A pesquisa também revela que a velocidade de operações de negócios offshore está acelerando; 79% dos investidores globais planejam mudar suas atividades corporativas estrangeiras nos próximos três anos, ante 66% na pesquisa anterior e metade disso na pesquisa de 2003.

Índia e China deverão receber a maior parte dos investimentos offshore futuros - 42% e 17%, respectivamente. Enquanto 39% dos investimentos offshore que a Índia deverá receber provavelmente serão direcionados para o setor de tecnologia de informação, esse setor na China deverá receber apenas 5%. Estima-se que o setor industrial da China deverá receber 485 dos investimentos offshore para o país, enquanto estima-se que o setor industrial da Índia receberá apenas 3%.

Contudo, a A.T. Kearney não espera um forte aumento no fluxo global de investimento direto estrangeiro para os países emergentes por enquanto. Embora o fluxo FDI tenha acelerado o ritmo em 2004 pela primeira vez em quatro anos, ele somou apenas US$ 648 bilhões, comparado com US$ 1,4 trilhão registrado em 2000. Com a perspectiva de muitos investidores sobre a economia global se tornando mais negativo agora, eles não parecem estar dispostos a reduzir de forma substancial os enormes ganhos acumulados desde os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 nos EUA. "Os investidores não tem a confiança para deixarem a toca ainda", disse Laudicina. As informações são da Dow Jones. (Patrícia Fortunato)

(END) Dow Jones Newswires

December 07, 2005 17:01 ET (22:01 GMT)

Registado: 5/11/2002 1:17

por Anacart » 3/12/2005 0:33

Acabei mpor optar pelo Schroders ISF Emerging Europe

Estou agora a apontar para algo mais exótico: América latina por falar em mercados "exóticos" alguem teve alguma coisa sobre África?

Registado: 15/10/2005 9:36

por XP » 3/12/2005 0:15

Eu sou da mesma opinião que a Pata-Hari.É mais rentavel investir em fundos especializados em determinados mercados emergentes do que investir num fundo de mercados emergentes global.

Eu tenho:

Emerging Europe da Merrill Lynch
Latin Fund da Fidelity
Asian 50 top da DWS

O Latin Fund subscrevi-o na semana passada.Mas os outros dois, já os tenho à cerca de 2 meses e meio e estão a dar um pouco mais de 10,00% de taxa efectiva.

É verdade que já tive o Mercados Emergentes da ESAF durante 200 dias e que me deu 17,20% de taxa efectiva.

Registado: 30/3/2005 20:54

por oscarcoelho » 2/12/2005 21:09

TEMPLETON EASTERN EUROPE N

À volta de 50% este ano mas quase um terço de exposição na Rúsia.

Distribuição geográfica

Áustria 9.00 %
República Checa e Eslováquia 7.00 %
Dinamarca 2.00 %
Europa Central e de Leste 10.00 %
Hungria 18.00 %
Irlanda 1.00 %
Polónia 8.00 %
Rússia 31.00 %
Turquia 6.00 %
Outros 8.00 %

Registado: 29/3/2003 20:29

por A330-300 » 2/12/2005 11:55

Sugiro um fundo America Latina.Boas rentabilidades e está investido em empresas que eu conheço bem e recomendo.
Abraços

Registado: 30/1/2005 12:51

por JN » 1/12/2005 20:18

Estes eram os valores que eu tinha em memória. Fui consultar agora e afinal a rendibilidades não estão correctas. Fica aqui a minha carteira de fundos:
Anexos
fundos.PNG
fundos.PNG (2.96 KiB) Visualizado 690 vezes
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por pedras11 » 1/12/2005 19:23

JN se subscreves-te o fundo do Japão no inicio do ano, está com uma rendibilidade muito fraca. 14% contra por exemplo 32% de valorização do Nikkei. Qual a sociedade gestora?
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por JN » 1/12/2005 19:08

Anacart Escreveu:Pata,

No médio prazo penso que o potencial de crescimento é maior principalmente nos paises que irão entrar mais tarde ou mais cedo na UE. Mas estou aberto a outras possibilidades. E quanto às entidades gestoras?

Sem dúvida, nos mercados emergentes, os fundos da Europa de leste são dos que têm mostrado melhores rendibilidades.

A diversificação é aconselhável mas ha duas formas de a fazer:

1 Investir num fundo emergentes já diversificado

2 Repartir o capital por 3 fundos de mercados emergentes; Europa Leste, Japão e Outros (nestes outros inclir India e china)

Eu preferi a segunda e posso dizer que as minhas rendibilidades, desde o início do ano andam à volta de:

Europa de Leste +35%
Japao +14%
India e China +8%
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por Vic » 1/12/2005 17:39

Este esta bom e aguentou muito bem o mês de Outubro.

Este ano tem subido paulatinamente e nenhuma volatividade

TEMPLETON ASIAN GROWTH N

Atenção que este não investe no Japão

por Pata-Hari » 1/12/2005 16:54

Acho que há potencial de subida nos mercados asiáticos (japão, p.e.) e não tenho tanta certeza que o haja nos convergentes (ou melhor, não estou certa que o mercado não tenha já descontado isso). Mas tens que ter a noção que estamos a falar de um investimento com potencial entre outros e que não deves "meter os teus ovos todos" no mesmo fundo.

Quanto às casas, acho que basta olhares para as grandes casas (em geral os seus fundos são bem geridos dentro dos objectivos a que se propõem) e depois analisar o comportamento passado dos fundos (volatilidades, rácios de sharp) para poderes "apreciar" o nível de risco e a gestão por detrás de cada um deles.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Anacart » 1/12/2005 16:45

Pata,

Estás convencida que fundos China/mercados asiáticos terão mais sentido que o Leste Europeu no médio prazo 2-3 anos?

E quanto às entidades gestoras dos fundos tens opinião formada?

por Pata-Hari » 1/12/2005 13:31

Anacart, é só porque dentro dos países emergentes tens outras escolhas que talvez façam (mais) sentido mas que não estão na Europa (vide china, por exemplo). Para o que queres, se calhar tens que procurar nos fundos europeus de países convergentes (e não emergentes) para conseguires fundos que não tenham tão grandes exposições à Russia (se é essa a ideia apesar da economia Russa não estar assim tão má e os fundos com exposições à Russia terem tido performances fabulosas este ano!).

Não tenho de memória nenhum que te pudesse servir e precisaria de uma bloomberg para conseguir encontrar algo que corresponda ao que queres.
Administrador Fórum

por Vic » 1/12/2005 12:56

Anacart

Eu tenho este: DWS Invest BRIC Plus e estou bastante satisfeito.

Podes dar uma olhadela em:

http://info.dws-spain.com/es/nav_funds. ... enDocument

por Anacart » 1/12/2005 12:52

Pata,

No médio prazo penso que o potencial de crescimento é maior principalmente nos paises que irão entrar mais tarde ou mais cedo na UE. Mas estou aberto a outras possibilidades. E quanto às entidades gestoras?

por CAFLX » 1/12/2005 12:50

Ou porque não um fundo da WESTAM (Europ. Convergence) sem Russia e que está quase a fechar para subscrições (gestor não pretende ter mais do que 1B sobre gestão).

Disponível no Banco BEST ( http://www.bancobest.pt )

Registado: 1/2/2005 10:28

por Pata-Hari » 1/12/2005 12:22

Porquê a preferência pelos mercados europeus versus emergentes mais gerais (china, américa latina...)?
Administrador Fórum

Fundos de Mercados Emergentes-Help

por Anacart » 1/12/2005 12:12

Estou a pensar investir num fundo de acções da europa de leste. Estou entre: o Schroders ISF Emerging Europe e o Parvest Emerging Europe mas temo que o Schroders esteja demasiado exposto ao mercado russo.

Agradecia opiniões/alternativas.

Schroders ISF Emerging Europe
http://www.bigonline.pt/PDF/fundos/sint ... 819104.pdf

Parvest Emerging Europe
http://www.bigonline.pt/PDF/fundos/sint ... 059916.pdf

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO, SerCyc e 817 visitantes