Quem tem medo dos máximos?
Gostaria que tivesse ficado melhor.
Como ponto positivo, o fecho foi acima do máximo da consolidação. Amanhã outro fecho acima reforçará o break-out.
O volume, embora marginalmente acima da média, não foi muito convincente. Adicionalmente o fecho não foi nos máximos do dia, embora tenha sido acima do ponto médio.
Resumindo, será de esperar por outro dia positivo e se possível com bom volume.
O stop passa para 56.15.
Como ponto positivo, o fecho foi acima do máximo da consolidação. Amanhã outro fecho acima reforçará o break-out.
O volume, embora marginalmente acima da média, não foi muito convincente. Adicionalmente o fecho não foi nos máximos do dia, embora tenha sido acima do ponto médio.
Resumindo, será de esperar por outro dia positivo e se possível com bom volume.
O stop passa para 56.15.
- Anexos
-
- rdn.png (11.56 KiB) Visualizado 830 vezes
Abraço,
Dwer
There is a difference between knowing the path and walking the path
Dwer
Follow up à RDN
Numa consolidação bullish.
Stop nos 55 (continua).
O volume ainda não apareceu, mas espero que apareça comprador.
Stop nos 55 (continua).
O volume ainda não apareceu, mas espero que apareça comprador.
- Anexos
-
- rdn.png (11.47 KiB) Visualizado 1021 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
Nuno,
Já houve três testes aos 55.20. A ideia é que o breakout apareça e não exista novo teste. Para mim e neste caso, um fecho abaixo dos 55.20 tem implicações bear de curto prazo. Daí o stop nos 55.
Nesse caso é claro, para mim, que mais vale procurar outras oportunidades. O título fica nos favoritos, é claro.
Já houve três testes aos 55.20. A ideia é que o breakout apareça e não exista novo teste. Para mim e neste caso, um fecho abaixo dos 55.20 tem implicações bear de curto prazo. Daí o stop nos 55.
Nesse caso é claro, para mim, que mais vale procurar outras oportunidades. O título fica nos favoritos, é claro.
Abraço,
Dwer
Dwer
So agora vi este topico... parte do meu sistema de trading eh baseado na realizacao de novos maximos/minimos em diversos espacos temporais... por isso, a realizacao de novos maximos (ainda por cima historicos) eh um forte sinal de entrada.
No entanto tenho reparado que logo apos um sinal longo, ha uma correccao (normalmente nao muito prolongada) e que o segundo sinal longo (novo maximo) tem mais momentum e menos risco do que o inicial...
Em relacao ao grafico do Dwer, qual era o teu espaco temporal qdo entraste na accao? Qdo eh que pensavas que a accao ia quebrar a resistencia dos 57.X?
Sinceramente, e como a accao esta a consolidar, ou baixas o teu stop ou vendes detro desta consolidacao (pois eh provavel que a accao volte aos 55.X).
Um abraco
Nuno
No entanto tenho reparado que logo apos um sinal longo, ha uma correccao (normalmente nao muito prolongada) e que o segundo sinal longo (novo maximo) tem mais momentum e menos risco do que o inicial...
Em relacao ao grafico do Dwer, qual era o teu espaco temporal qdo entraste na accao? Qdo eh que pensavas que a accao ia quebrar a resistencia dos 57.X?
Sinceramente, e como a accao esta a consolidar, ou baixas o teu stop ou vendes detro desta consolidacao (pois eh provavel que a accao volte aos 55.X).
Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Só para fazer um update à RDN.
O volume teima em não aparecer. Mas a cotação teima em não sair do canal.
Nestas opções especulativas põe-se a questão do custo de oportunidade. Não valeria mais a pena estar noutra acção com mais momentum? Ou esta volatilidade baixa indicia um breakout violento?
Comentários?
O volume teima em não aparecer. Mas a cotação teima em não sair do canal.
Nestas opções especulativas põe-se a questão do custo de oportunidade. Não valeria mais a pena estar noutra acção com mais momentum? Ou esta volatilidade baixa indicia um breakout violento?
Comentários?
- Anexos
-
- rdn.png (12.73 KiB) Visualizado 1118 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
Vale a pena olhar mais em pormenor.
Quanto a mim o breakout já se deu na semana passada (rompimento da linha azul).
Falhou na sessão seguinte mas rapidamente passou outra vez para cima da resistência que testou duas vezes. Confirmou-se o suporte a 55.56, portanto.
Neste momento está limitada pela resistência a 57.05.
O trading plan, para mim, seria:
Entrada no fecho de hoje (faltam 20 min) com meia posição. Stop abaixo da linha azul e da segunda vermelha (just in case): 55.
Entrada com a segunda metade com a quebra da actual resistência a 57.05.
Target: +25USD=70USD (+/-).
E pronto! Gostei tanto do setup que vou entrar também com este trading plan.
Quanto a mim o breakout já se deu na semana passada (rompimento da linha azul).
Falhou na sessão seguinte mas rapidamente passou outra vez para cima da resistência que testou duas vezes. Confirmou-se o suporte a 55.56, portanto.
Neste momento está limitada pela resistência a 57.05.
O trading plan, para mim, seria:
Entrada no fecho de hoje (faltam 20 min) com meia posição. Stop abaixo da linha azul e da segunda vermelha (just in case): 55.
Entrada com a segunda metade com a quebra da actual resistência a 57.05.
Target: +25USD=70USD (+/-).
E pronto! Gostei tanto do setup que vou entrar também com este trading plan.
- Anexos
-
- rdnw.png (11.57 KiB) Visualizado 1272 vezes
-
- rdnd.png (12.6 KiB) Visualizado 1281 vezes
Abraço,
Dwer
Dwer
Vou separar a minha resposta em duas partes:
Quanto à opinião face ao futuro do papel, é bullish. O novo máximo é um sinal bullish, sem dúvida.
Agora, relativamente à forma de agir perante uma situação destas, julgo que a melhor abordagem não seja a de generalização. No caso de papéis de momentum, a quebra da resistência é habitualmente um óptimo ponto de entrada. Já perante títulos com comportamento mais conservador e se a quebra for realizada ao cabo de um movimento algo longo, entrar na quebra da resistência não me parece sinceramente a melhor opção. Nesses casos, considero mais sensato aguardar por uma consolidação e entrar ou durante a consolidação (conforme esta se desenvolver e conforme a confiança no futuro imediato do papel) ou na quebra dessa consolidação. O mesmo se aplica para uma pequena correcção em que a anterior resistência sirva de suporte.
Para este tipo de leitura é indispensável conhecer o histórico do papel. Não é o mesmo falar de, por exemplo para o mercado nacional, uma PAD, uma JMT ou uma IPR que falar de uma PTC ou um BCP.
Quanto à opinião face ao futuro do papel, é bullish. O novo máximo é um sinal bullish, sem dúvida.
Agora, relativamente à forma de agir perante uma situação destas, julgo que a melhor abordagem não seja a de generalização. No caso de papéis de momentum, a quebra da resistência é habitualmente um óptimo ponto de entrada. Já perante títulos com comportamento mais conservador e se a quebra for realizada ao cabo de um movimento algo longo, entrar na quebra da resistência não me parece sinceramente a melhor opção. Nesses casos, considero mais sensato aguardar por uma consolidação e entrar ou durante a consolidação (conforme esta se desenvolver e conforme a confiança no futuro imediato do papel) ou na quebra dessa consolidação. O mesmo se aplica para uma pequena correcção em que a anterior resistência sirva de suporte.
Para este tipo de leitura é indispensável conhecer o histórico do papel. Não é o mesmo falar de, por exemplo para o mercado nacional, uma PAD, uma JMT ou uma IPR que falar de uma PTC ou um BCP.
FLOP - Fundamental Laws Of Profit
1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Ulisses Pereira Escreveu:Entras no "breakout" e corres o risco de ser um falso "breakout";
Esperas por um reteste à resistência quebrada (para ver se o reteste tem sucesso e podes entrar em segurança) mas, muitas vezes, esse reteste nunca chega a acontecer e ficas, triste e cabisbaixo, a assistir´à acção voar, voar, voar...
Depois de muito apanhar eu passei a esperar sempre pela correcção a seguir ao breakout. É sempre uma óptima oportunidade para verificarmos se o breakout é realmente confiável.
A única excepção acontece quando o breakout é acompanhado por um aumento realmente significativo no volume. Nestes casos eu entro mesmo de cabeça!
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Costarios, frequentemente isso sucede. É, aliás, um movimento clássico e bem descrito nos livros. Duas opções têm riscos:
Entras no "breakout" e corres o risco de ser um falso "breakout";
Esperas por um reteste à resistência quebrada (para ver se o reteste tem sucesso e podes entrar em segurança) mas, muitas vezes, esse reteste nunca chega a acontecer e ficas, triste e cabisbaixo, a assistir´à acção voar, voar, voar...
Nada é perfeito.
Um abraço,
Ulisses
Nada é perfeito.
Um abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:GAB, para mim um novo máximo, quando feito em perfeitas condições técnicas, é o maior sinal de compra que pode haver.
Concordo Ulisses.
Aliás, para quem investe no CAC, certamente já terá reparado que há vários títulos que têm feito máximos do ano sucessivos e que têm constituído excelentes oportunidades para quem as tem aproveitado.
Não acompanho outros mercados para além do CAC e do PSI mas os outros índices europeus estão também em máximos de vários anos. Não é difícil perceber que para um índice estar no máximo do ano, então pelo menos algumas das acções que o compõem também estão em máximos do ano ou andam lá próximo, com tendência altista.
1 abraço,
Elias
- Registado: 5/11/2002 12:21
Ulisses, e o que tens a dizer sobre o movimento de correção que "normalmente" afligi as cotações em situações semelhantes?
Quando digo "normalmente" não estou a referir-me a qualquer estudo histórico/probabilístico, digo apenas que após um movimento de subida assim tão pronunciado os bulls geralmente tomam mais valias, o que pode levar o título a corrigir em direcção à sua antiga resistência (provável novo suporte).
Quando digo "normalmente" não estou a referir-me a qualquer estudo histórico/probabilístico, digo apenas que após um movimento de subida assim tão pronunciado os bulls geralmente tomam mais valias, o que pode levar o título a corrigir em direcção à sua antiga resistência (provável novo suporte).
"Now i am the master!"
GAB, para mim um novo máximo, quando feito em perfeitas condições técnicas, é o maior sinal de compra que pode haver.
Neste caso particular, este gráfico tinha praticamente tudo para ser um exemplo de um qualquer livro de análise técnica, como um claro sinal de compra: Uma tendência ascendente muito sólida e uma ruptura do anterior máximo. Contudo, tal como aqui já foi referido, falta apenas o volume confirmar este "breakou" o que não sucedeu.
Ou seja, o gráfico tem um aspecto belíssimo embora falte o volume para ser perfeito
Um abraço,
Ulisses
Neste caso particular, este gráfico tinha praticamente tudo para ser um exemplo de um qualquer livro de análise técnica, como um claro sinal de compra: Uma tendência ascendente muito sólida e uma ruptura do anterior máximo. Contudo, tal como aqui já foi referido, falta apenas o volume confirmar este "breakou" o que não sucedeu.
Ou seja, o gráfico tem um aspecto belíssimo embora falte o volume para ser perfeito
Um abraço,
Ulisses
Para ULISSES PEREIRA
Já agora gostava de saber a sua "VERSÃO CHARTISTA" sobre este Chart e/ou MAXIMOS...
Já agora gostava de saber a sua "VERSÃO CHARTISTA" sobre este Chart e/ou MAXIMOS...
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Concordo contigo, GAB. Eu sou um purista da AT e baseio as minhas decisões de compra sempre com base no perfil técnico do título, entretanto, sempre antes de confirmar a ordem de compra eu dou um saltinho ao web site da empresa, na área Investor Relations, e procuro pelo calendário de divulgação de resultados.
Como sabes, comprar títulos mesmo às vésperas da apresentação dos resultados pode resultar numa surpresa muito desagradável (ou não!).
Como sabes, comprar títulos mesmo às vésperas da apresentação dos resultados pode resultar numa surpresa muito desagradável (ou não!).
"Now i am the master!"
Ulisses;
NAO SIGO O TITULO...
Mas pelo que me apercebi pelos posts do Heterocedastico, ele apesar de reparar nos GRAPHICOS tem abordado aspectos de AF( de memoria penso que em activos de USA) e daí ter salientado os dividendos...
NAO SIGO O TITULO...
Mas pelo que me apercebi pelos posts do Heterocedastico, ele apesar de reparar nos GRAPHICOS tem abordado aspectos de AF( de memoria penso que em activos de USA) e daí ter salientado os dividendos...
Ulisses Pereira Escreveu:GAB e o facto de estar em ex-dividendo o que é que altera a decisão de entrada, neste caso?
Um abraço,
Ulisses
Ulisses,
Não disse que estar em ex-dividend seria factor de decisão para entrar Longo ou CURTO ou nao entrar(pois existirá correcçao aut do valor
Daí, depois lhe ter informado que tb se deve ponderar outros factores próprios de quem acompanha o titulo.