Caldeirão da Bolsa

Ajuda sobre Warrants!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ovos Moles » 24/11/2005 11:32

Perante tal elogio vindo de uma dama, tenho de dar um pezinho neste comentario apesar de isto ja estar muito bem discutido noutros topicos. Para começar reparei que o warrant em causa é emitido pelo Millennium bcp, logo por esse aspecto já não levas um pau habitual que os outros emitentes dão quando os clientes abrem posições, geralmente entre 1 a 5 ticks (gostaste Vanessa, esta foi dirigida aos MM estrangeiros). A forma de funcionar com os Turbo Warrants é muito simples e ai discorod com os outros intervenientes neste tópico, o Turbo Warrant na minha opinião é o melhor instrumento de Day-trade que tens disponivel no mercado, no entanto, tens de ter moderação e conter os entusiasmos quando há ganhos. A forma de funcionar é muito simples, é dos derivados mais faceis de entender. Não tens de entrar em linha de conta com gregos nem com modelos de avaliação do tipo B&S e outros.
Forma de valiares uma Call e utilizando o exemplo que deste:

DADOS ESTÁTICOS

Warrant - 7311P
Tipo - Call (é uma opção de compra e ganhas com subidas do subjacente)
Strike - 4.725
Subjacente - DAX
Maturidade - Dezembro 2005
Paridade - 1/100

DADOS MERCADO

Spot DAX - 5.175
Tempo para a maturidade - 21 dias
Taxa de mercado 1m - 2.30%

CALCULO CALL WARRANT = VI + CC + "ALMOFADA"

1) VALOR INTRINSECO (VI)
Call = Max(Activo Subjacente(Spot) - Preço Exercicio)xParidade
Call = (5.175 - 4.725)x1/100 = 4,50€

2) Carry-Cost (CC)
Quando compras um produto como este estas a ser financiado pelo Market-Maker e este passa o custo de financiamento para o cliente a conta faz-se da seguinte forma,
CC=Preço de Exercicio x Taxa x Paridade x tempo
CC=4.725 x 2.3% x 1/100 x 21/360 = 0.06

3) Almofada
Tal como o nome indica é um seguro que o MM cobre ao cliente por riscos de abertura em GAP e geralmente cobrem cerca de 0.10€, é quei geralmente que mexem para dar uns pauzinhos

Sendo assim, temos

Call = 4.50 + 0.06 + 0.1 = 4.66

Conselhos:
O turbo warrant tem um delta de quase um, a variação do subjacente é logo notada na variação do warrant numa proporção de 1 para 1.
No turbo se o preço do subjacente atingir o preço de exercicio o turbo expira imediatamente.
Se escolheres warrants perto do strike, poe uma fatia mesmo muito reduzida do teu capital pois o risco é elevadissimo, mas temos muitos caçadores de adrenalina no nosso mercado.
O uso de stops é complicado, pois os stops so activam se o warrant estiver a ser negociado, imagina que tens um stop a 0.16 mas o warrant so é negociado a 0.11, então sera aqui que ele é activado, se não for activado e bater no knock-out, logo não há stop que valha.
Os emitentes estrangeiros so negoceiam até as 17h30, com os warrants millennium bcp, podes negociar via mercado da PEX ate as 19h, as vezes da jeito.
Para mais indicações, conselhos, análises técnicas e outros, aconselho que visites www.millenniumbcp.pt e faças download do manual disponivel. Solicita a subscrição da newsletter para warrants@millenniumbcp.pt, eu pessoalmente so trabalho com o produto nacional, dai so falar do Millennium bcp.
um abraço
Ovos Moles
Beijos doces para a Vanessa (sem ofensa)
"Quem comprou, comprou. Quem não comprou, comprasse."
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 910
Registado: 5/11/2002 11:12
Localização: Aveiro

por Vanessa » 24/11/2005 10:15

Caro Resina,

O exemplo que coloca corresponde a um Turbo Warrant (significa que tem como característica adicional uma barreira Knock out que ao ser atingida provocará a extinção antecipada do warrant sem qualquer direito para o investidor). A vantangem deste tipo de warrants reside na maior alavancagem e simultaneamente no reduzido impacto que alterações de volatilidade causam no seu valor (nos plain vanilla, os emitentes por vezes abusam na volatilidade e na forma como a alteram).

Se pretende entrar neste tipo de instrumentos financeiros, sugeria-lhe que iniciasse a sua actividade com os warrants plain vanilla (deixe os turbos para mais tarde).

Os sites das entidades emitentes são normalmente bastante completos, mas sugiro que procure nos sites para outros mercados europeus, por exemplo, www.incademy.com (é um site educativo do Dresdner bank que neste momento já não actua no mercado português).

Relativamente ao valor que revelou ter disponível para investir, sugeria-lhe que entrasse no mercado com 10% desse valor, desta forma poderá suportat melhor os custos de aprendizagem. Pessoalmente estou neste mercado há já alguns anos e já vi muitos investidores entrarem "ricos" e sairem sem nada, ainda não vi nenhum a entrar sem nada e a sair "rico".

Por fim também aconselho a que continue a acompanhar este forum e a colocar aqui as sua dúvidas. Neste tema especifico participam no forum alguns especialistas (JAS, OVOS MOLES (este com fortes tendências para o MillenniumBCP) etc....).

cumprimentos,

Vanessa
 
Mensagens: 106
Registado: 4/5/2005 14:50

Mas o pote de ouro existe...

por leprechaun » 24/11/2005 2:28

pericos Escreveu:NUNCA VÁS À PROCURA DO POTE DE OURO NO FIM DO ARCO IRIS.

Eu pessoalmente sou adepto dos warrants sobre índices (Nikkei, Nasdaq e Dax) pois na minha modesta opinião são mais previsíveis.


...e é que ninguém lhe resiste! :lol:

Ó João:

Mas que conselho desencorajador! Será que já não acreditas em fadas, gnomos e duendes, nos elfos e elementais da natureza, quando até estás aqui a conversar com um verdadeiro leprechaun milenar... ou quase!... afinal ainda só vivi 948 primaveras, muitos milhares continuam à minha espera! :P

Os warrants continuam a ser a principal componente do meu trading, se bem que ultimamente até só representem menos de 10% do capital disponível, o que considero pouco. No meu sistema de money management, é permitido uma divisão do capital entre acções e warrants, na proporção de 4 para 1. Mas essa é a minha escolha pessoal, claro.

Apenas queria acrescentar aqui uma coisa que parte da minha experiência pessoal nestes poucos meses de negociação desse produto muito volátil e de risco considerável... para o bem e para o mal! É que não basta acertar na tendência e mesmo na escolha do melhor warrant para ganhar muito dinheiro. Obviamente, esses dois factores são indispensáveis por forma a proporcionar lucros, claro, mas para os maximizar é necessário seguir a importante regra de os deixar crescer, sem os cortar antes de tempo, isto é, vendendo os warrants prematuramente.

É claro que será quase impossível aproveitar um movimento, de subida ou descida, na sua totalidade. E é excelente quando conseguimos duplicar o nosso investimento, por exemplo. Mas se um warrant valoriza 3 e 4 e 5... e até muitas vezes mais!... num curto espaço de semanas ou meses e apenas aproveitamos uns meros 50% ou 100% dessas subidas astronómicas, há sempre uma sensação de insuficiência que nos fica. Afinal, pese embora termos realizado um lucro substancial, ter-se-ia podido, com um pouco mais de paciência, obter uma mais valia verdadeiramente extraordinária, pelo menos em termos percentuais, já que a prudência sempre aconselha a que o investimento em warrants seja apenas residual. Isto porque há também 50%... e até 100%!... :shock: de perdas possíveis, logo há que medir bem os riscos.

É interessante que me recordei agora de um artigo sobre a "inteligência emocional" que falava justamente da capacidade de diferir uma recompensa, porque se esperássemos um pouco mais obteríamos essa dádiva a duplicar. Este teste era feito com crianças e o prémio era um caramelo ou outra doçura. Pois está visto que nos mercados eu sou um verdadeiro lambão e logo que vejo um chupa agarro-o com toda a força antes que ele desapareça não sei para onde!

"É meu, é meu, é meu... e não to dou, procura o teu!!!" Que menino egoísta, este gnomo arrivista! :lol:

Conclusão: controlar essa emoção, o medo de ver desaparecer os lucros, e ser mais intrépido e corajoso, deixando-os frutificar e crescer, ou até retirando-os mas em pequenas doses, isto é, vendendo aos poucos a posição, se isso também compensar os custos de transacção, claro. Pessoalmente, por vezes faço essa venda em 2 vezes, caso pense que a tendência em que apostei ainda se vai prolongar. Deste modo, asseguro logo uma fatia dos lucros e continuo dentro caso o movimento se prolongue.

Como tenho dito, a minha nova coqueluche são os warrrants do par euro/dólar, onde tenho ganho e perdido em grande! Hoje, consegui o meu primeiro 100% nestes warrants, e logo por 2 vezes! Melhor ainda, aproveitei quase na íntegra todo o movimento de subida, vendendo até justamente no topo... mas que sorte! 8-) Num dos trade, fiz 92% do movimento de subida e no outro 80%, já que a compra foi efectuada em 2 ocasiões.

Já agora, e para finalizar, esta é também uma táctica que se pode utilizar quando queremos entrar num warrant, com um capital razoável. Em vez de comprar tudo de uma só vez, pode reservar-se parte do cash para uma outra ocasião, reforçando se a tendência se concretiza ou até comprando um pouco mais abaixo, caso acreditemos ser correcta a nossa aposta, claro!

Enfim, mais há a dizer... em especial que o pote de ouro existe, pois se eu o guardo todos os dias e até me refastelo em cima dele... são moedinhas bem fofas, autênticas bolinhas de algodão e mais leves que bolhas de sabão!

E até te deixo uma recordação minha... ó joaninha!!! :mrgreen:

The leprechaun skipped along the path, whistling an Irish jig.
He'd just finished counting his pot of gold, which really was quite big!
Pausing a moment, for a sound he had heard (twas the snapping of a twig).
He grabbed his Irish whiskey and took a swig!
Fearing the worst, he turned on his heels and ran back the opposite way.
He quickly dashed to the rainbow's end, all the while hoping his gold was ok.
Now leprechauns, mind you, are we little folk.
Maybe two feet high, and that's no joke.
Their wealth, it is said, comes from just one source.
It's from the shoes that they make for the fairies of course!
So imagine his glee, as he rounded the bend,
On seeing his pot filled with gold at the rainbow's end!!!!!...

May the leprechauns be near you
To spread luck along your way.
And may all the Irish angels
Smile upon you this St. Patrick's Day.


Imagem

So... this is me... can't you see?! :lol:

And my name is...

Rui leprechaun

(...of the golden bizz!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

por pericos » 23/11/2005 23:50

Viva Resina,

Faço minhas as palavras do XP.

Aproveita também os links do JB05G3.

A estratégia do Costarios aplica-se em várias situações, mas com muita atenção.

Se permites um conselho, lê os tópicos neste fórum com muita atenção. Analisa todos os comentários. Segue atentamente vários sites de informação e decide. Agora não invistas nunca uma grande percentagem em Warrants.

NUNCA VÁS Á PROCURA DO POTE DE OURO NO FIM DO ARCO IRIS.

Eu pessoalmente sou adepto dos warrants sobre indíces (Nikkei, Nasdaq e Dax) pois na minha modesta opinião são mais previsiveis.

BN

João
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.
 
Mensagens: 208
Registado: 29/8/2005 12:13
Localização: Cascais + Lagos ( Nigéria )

por XP » 23/11/2005 23:17

Os warrants podem ser utilizados em varias tecnicas de investimento ou simplesmente como investimentos.Por isso podes simplesmente investir em warrants sem investires em acções.
Por outro lado os warrants são produtos derivados,logo derivam de algo, estam associados à cotação de outro produto, como por exemplo acções!

Assim sendo não se investe em warrants, mas sim numa determinada acção utilizando warrants.O que eu quero dizer, é que é preciso dominar o activo subjacente, para escolher o melhor warrant a investir num determinado momento.
Os melhores activos subjacentes são aqueles que apresentam uma maior volatilidade.

Por outro lado os ganhos das acções, dificilmente compensam as perdas nos warrants.Tem cuidado!

Eu encaro os warrants como uma forma de alavancar as mais valias de uma pequena quantidade de capital investido.Não invisto mais de 5,00% do valor total da minha carteira.São valores muito pequenos!!!

Se alguma vez começares a investir em warrants, sugiro-te que comeces com valores na ordem dos 10,00% do que normalmente investes em acções.
 
Mensagens: 217
Registado: 30/3/2005 20:54

Warrants

por JB05G3 » 23/11/2005 23:10

http://www.warrants.commerzbank.com/flash2/main.asp

https://www.citiwarrants.com/index.html ... Country=PT

Nestes sites tem muita informação acerca de Warrants e ainda pode fazer uma pesquisa aqui no caldeirão.

Um Abraço,

G.3
 
Mensagens: 20
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Jogo de Bolsa

por Resina » 23/11/2005 22:58

Então o que me aconselha é um "misto" entre acções e warrants para equilibrar tanto as perdas como os ganhos!? E qual acha um, ou uns dos melhores para iniciar!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por costarios » 23/11/2005 22:26

Resina, só um alerta importante: tens que ter plena consciência de que os Warrants são produtos alavancados que permitem ganhos estratosféricos mas, em contrapartida, podem levar-te a perder cada cêntimo investido.

É uma ferramente muito utilizada para a defesa de posições longas, ou seja, estou longo num título mas, para proteger-me contra eventuais recaídas do mercado, entro curto em Warrants (Put Warrants). Desta forma, se o mercado sobe eu ganho com as acções, se o mercado descer eu perco um pouco nas acções mas ganho um balúrdio com os warrants. Num caso extremo, se o título subir directamente para o meu target nas acções, corro apenas o risco de perder o investimento feito em Warrants (tipicamente MUITO inferior ao investimento feito em acções, geralmente na ordem dos 5% ou menos).

Quanto àquela infinidade de variáveis que compoem um Warrant (Delta, Theta, e sei lá mais o que), de certeza que o fórum tem participantes muito mais habilitados para uma explicação mais "técnica".

A minha intervenção neste tópico foi com um objectivo mais "prático", digamos assim! ;)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 418
Registado: 16/10/2003 9:41
Localização: LISBOA

por Resina » 23/11/2005 18:47

Supomos que tenho 2500€! Agradecia, pois estou interessado em entrar! Mas queria primeiro ficar esclarecido a 100% Com quants warrants ficarei, que direitos tenho... quando poderei vender, se posso por stops... Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Ajuda sobre Warrants!

por Resina » 23/11/2005 18:45

Boas Tardes!
Sou novo no forum, estou registado ha algumas semanas! Transiono na bolsa ha cerca de um ano, apenas em acções e na bolsa nacional! Posso dizer que não tenho tido má sorte, tenho obtido algumas consideraveis mais valias! Mas ultimamente tenho ouvido falar bastante em warrants e tive a pesquisar informações acerca destas, o que necessitava de saber, isto se alguem tiver a delicadeza de me explicar, como funcionam os warrants! Tenho visto a maioria dos tópicos e deixo aqui algumas informações: tenho os meus proprios rendimentos, isto funciona como um extra, e o meu objectivo não é ao obter as mais valias, usa-las para outro meio senão para reinvestir!
Anexos
warrant.bmp
warrant.bmp (89.39 KiB) Visualizado 1066 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, PAULOJOAO e 772 visitantes