Caldeirão da Bolsa

Greve dos Professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Anacart » 23/11/2005 19:01

Alexandre7ias

Despedir professores??? Como estás por fora da realidade....acho que se entrar no ME e der dois tiros para o ar como prémio vou para a reforma! :)

P.S.- Sou professor

Registado: 15/10/2005 9:36

por alexandre7ias » 23/11/2005 18:53

E já agora essa das faltas é uma treta, eu no meu trabalho legalmente tenho direito a faltar, nunca o fiz, mas volto a referir LEGALMENTE POSSO FALTAR, como a minha entidade patronal me pode despedir se ultrapassar o limite LEGALMENTE estabelecido, logo das duas uma, ou os professores podem faltar ou o estado os pode despedir.

Como eu gosto da palavra LEGALMENTE :wink:
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por alexandre7ias » 23/11/2005 18:38

pedras11 Escreveu:
sofiasalty Escreveu: p.s- Um dia (quando não estiver já cansada de corrigir fichas de trabalho de alunos, e quando não tiver o meu marido a discutir comigo porque é que trago trabalho para casa..e quando não estiver a implorar para ele perceba que o meu trabalho não é entar apenas na sala de aula, sair e lavar as mãos...ai sim..explico-lhe tudo o que quiser saber....e que estiver ao meu alcance!)

Permita-me uma brincadeira:

Que esse dia não seja quando estiver reformada. :mrgreen:

Sofia , seja profissional no seu trabalho e ensine (não está na escola para educar, esta para ensinar) e nunca leve o trabalho para casa, deixe os papeis na escolinha e quando chegar a casa viva o momento ( já parece o anuncio da Vodafone ), porque se continuar assim talvez tenha uma grande reforma, mas pode é não ter família.

Eu andei a estudar no publico e privado e posso dizer que maus profissionais há em qualquer dos lados, e ao contrario de muitos penso que o ensino devia ser gratuito para todos até ao final do curso, e quando digo para todos é mesmo para todos, isto é ensino publico ( que privado qual que, mais ****** ) em que não houvesse sequer que fazer exame para ver quais os que entram ( todos temos os mesmos direitos, que treta de *****)

Devo dizer que não concordo com o valor que ganham os funcionários do estado, mas quando vejo políticos fazerem mais de 18 mil chamadas ( para pagar isto deve ter que ganhar muito, ou será que somos todos que pagamos) entendo o porque desta revolta.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

Re: re a maisum

por maisum_CALD » 23/11/2005 18:27

Infoo Escreveu:
têm alguma razão em extravasar.....

Compreendo até certo ponto... mas perdeu imediatamente toda a razão ao colocar-se ao mesmo nível de quem por ventura quereria atingir...

Abraço

Registado: 23/9/2004 1:02

por nunofaustino » 23/11/2005 18:22

Mas como eh obvio Infoo... a culpa nao eh so dos professores... alias, gd parte eh dos governos que insistem em mudar as politicas educacionais como quem troca de camisa... mas aqui tb se ve o mau papel desempenhado pelos sindicatos que nao souberam defender a qualidade do ensino em portugal.

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Incognitus » 23/11/2005 18:21

Só um pormenor, eu numa intervenção que fiz na pagina 10 (DEZ) nunca considerei que estar junto dos alunos, é aturá-los, porque se a minha leitura das situações ao longo dos 20 anos que trabalho no ensino fossem dessa ordem, já teria mudado de actividade.

Oeiras, é uma pena que uma grande parte dos outros professores que aqui escreveram patentemente não pensem assim.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Oeiras » 23/11/2005 18:19

Rita

Mais logo vou-te tentar responder, para já estou numa luta contra o tempo, também gostaria de responder a outras intervenções, que o merecem, mas peço desde já desculpa, pois há aspectos perante os quais a responsabilidade é assumida.

Só um pormenor, eu numa intervenção que fiz na pagina 10 (DEZ) nunca considerei que estar junto dos alunos, é aturá-los, porque se a minha leitura das situações ao longo dos 20 anos que trabalho no ensino fossem dessa ordem, já teria mudado de actividade.

Até logo

Registado: 4/11/2002 22:29

por Jameson » 23/11/2005 18:19

- conseguir que o ME deixe a todo o custo de pensar somente em melhorar estatisticas, "incentivando" a que os meninos/as transitem de ano.

concordo....é uma anormalidade passar os putos automáticamente até ao 9º, apenas para dizer a Bruxelas que os jovens portugueses têm todos a escolaridade minima

- de o ME pensar mais em como voltar a impor mais disciplina aos alunos/as

concordo...ainda mais quando os putos sabem que não podem reprovar. Penso que é em Inglaterra que os pais podem ser responsabilizados criminalmente pelas acções dos filhos, bem como seram acusado de negligência

- de colocares o ME a pensar em como é possível criar ambientes propícios a dar aulas de forma eficiente com salas onde tens 20 e muitooooos miúdos, e onde vários deles têm necessidades especiais. Porque por mais que a ministra diga que temos milhentos profesores a mais, em IMENSAS escolas eles não se vislumbram em lado nenhum.

a solução não é mais professores...há que reorganizar, reestruturar a realidade actual

- de colocares o ME a pensarem como é possível os professores a passarem mais tempo na escola, quando IMENSAS dessas escolas não têm condições de ter lá esses professores

ok....há que investir primeiro em gabinetes para os professores ( tal como nas universidades ) para depois exigir um horário fixo de trabalho

Registado: 1/5/2005 20:31

re a maisum

por Infoo » 23/11/2005 18:16

lol.. maisum... pois é

mas sabes, eu como vivo a situação ensino todos os dias através da família, compreendo a irritação que alguns professores/as possam colocar no que escrevem.... é que aqueles que tomam a sua profissão seriamente têm dificuldade em "dar a outra face" quando levam porrada de todos os lados, como se fossem o bode espiatório de todos os males que ocorrem nas escolas e nas estatísticas escolares

têm alguma razão em extravasar.....

Registado: 17/11/2005 1:02

por maisum_CALD » 23/11/2005 18:08

Rita_cd2001 Escreveu:
Nota Final: Esta pergunta não é dirigida a dezenas de aberrantes curiosos que por aqui passaram a deitar lume para uma fogueira sem saber o que estão a vomitar.

Até breve.

Não me diga... tb é professora?

Registado: 23/9/2004 1:02

re nuno

por Infoo » 23/11/2005 18:07

nuno... mas perfeitamente... "classifiquem-se" os professores pela sua performance, mas antes disso tens de resolver um par de problemas:

- o ME nem consegue obedecer a uma classificação justa de colocar os professores pela sua nota de graduação, o mais "básico do básico", quanto mais criar critérios sérios de classificar professores... primeiro resolva-se os casos crassos de injustiças nas colocações de professores, depois falemos de estabilidade de quadros escolares nas escolas e ao mesmo tempo da sua classificação da sua capacidade de ensinar

- mas para classificar essa capacidade tens primeiro de
- conseguir que o ME deixe a todo o custo de pensar somente em melhorar estatisticas, "incentivando" a que os meninos/as transitem de ano.
- de o ME pensar mais em como voltar a impor mais disciplina aos alunos/as
- de colocares o ME a pensar em como é possível criar ambientes propícios a dar aulas de forma eficiente com salas onde tens 20 e muitooooos miúdos, e onde vários deles têm necessidades especiais. Porque por mais que a ministra diga que temos milhentos profesores a mais, em IMENSAS escolas eles não se vislumbram em lado nenhum.
- de colocares o ME a pensarem como é possível os professores a passarem mais tempo na escola, quando IMENSAS dessas escolas não têm condições de ter lá esses professores
- de colocares a ministra a pensar porque raio ela diz que é muito digno os professores serem amas-secas de miúdos, quando eles deveriam usar essas horas para dar aulas. Não há muita gente no desemprego? Não há professores com horário zero?

...bem, noutra altura continuo isto... mas o mal do snsinonão são só os professores.. têm de dividir o mal pelas aldeias... professores, ME e pais

Cump.

por nunofaustino » 23/11/2005 18:07

Rita... a minha ideia ja a disse.

De modo a nao se meter os professores todos no mesmo saco, os professores tem de ser seriados (e nao avaliados). A melhor maneira eh atraves da sua performance (ou seja, como eh que os alunos se protaram nos exames nacionais).

assim, os professores seriam avaliados de modo nacional (comparacao com todos os professores) e de modo local (como eh que os seus alunos se protaram relativamente a media da escola nos 5 anos anteriores).

Se eh facil? Nao. Se seria 100% justo? Nao, pois ha anos excelentes e anos verdadeiramente maus. Mas tenho poucas duvidas que seria melhor do que eh agora...

bjos
Nuno

P.S. concordo contigo... acho que esta na altura de mudar o sentido da discussao... vamos deixar de criticar e indicar algumas solucoes :).

por Incognitus » 23/11/2005 18:00

("obvia a" ...)
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Incognitus » 23/11/2005 17:59

Rita,

A minha solução, de privatizar o sistema, obvia à necessidade de conceberes um sistema único para avaliar os professores.

Cada escola/empresa avaliaria como achasse melhor, e em última análise, os utentes (ou melhor, os pais dos utentes) avaliariam com a sua carteira/cheque ensino.

por Rita_cd2001 » 23/11/2005 17:56

"Amigos"

Acompanhei com interesse este "debate". Achei que depois de mais de 200 intervenções podia ter saído algo de útil mas..... pouco sumo....

Deixo a pergunta muito objectiva, mas para quem tem vivências e algum conhecimento.

Enumerem ojectivamente como acham que se deve avaliar os professores???

Não esqueçam todos os pormenores de contexto socio-cultural e económico. Não esqueçam a situações geográficas e suas especificidades.

Nota Final: Esta pergunta não é dirigida a dezenas de aberrantes curiosos que por aqui passaram a deitar lume para uma fogueira sem saber o que estão a vomitar.

Até breve.

Registado: 16/5/2003 15:50

por nunofaustino » 23/11/2005 17:43

Eh por isso mesmo que eu defendo uma seriacao dos professores Infoo... sem seriacao, os professores correm o risco de serem metidos no mesmo saco e de serem nivelados por baixo...

Um abraco
Nuno

re Jameson reply to Incognitus

por Infoo » 23/11/2005 17:32

epa.. 8 dias...médias, 11 horas...

há professores maus profisionais? há

há conselhos directivos que não têm capacidade para gerir uma escola? há

há maus profissionais no ME? há

há pais que não maus "profissionais"? há

epá... para resolver isto de forma simplista, tal como alguns advogam por aqui.... privatizem tudo e Eureka... privatizem escolas, privatizem o ME, privatizem os pais e isto passa a ser o céu ;)

Voltando às horas, a minha esposa na escola, tem neste momento 27 aulas semanais, além de horas para reuniõese outras "surpresas" que por vezes aparecem, tem dias de entrar na escola pelas 8:45 e sair de lá pelas 19h. Fora do "recinto escla"... na preparação de aulas, actividades escolares, correção de trabalhos de casa, preparação de testes, blá,blá blá, .. e já que falamos em médias... uma média semanal bem acima de 40h... ou seja, dá muito dela à escola, aos seus alunos e à comunidade... por isso evitem por aqui de colocar tudo no mesmo saco e agradecia que algumas pessoas sejam comedidas no que dizem.

devagar devagarinho...

Cump

por nunofaustino » 23/11/2005 17:31

Uma resposta rapida ao barcavelha, pois estou de saida e nao devo voltar ao forum antes do proximo domingo...

Relativamente as notas baixas... concordo que o problema nao eh unico do publico e que no privado as notas podem ser inflacionadas... no entanto nao respondeu a minha questao... apenas confirmou que de facto as notas sao baixas mas nao deu nenhuma solucao...

A minha solucao passa pela seriacao dos professores de acordo com a sua perfomance... e essa performance tera de ser avaliada de acordo com os resultados dos alunos (como indiquei num dos posts atras, deveria haver uma avaliacao global, em que eram comparados os resultados dos exames nacionais, e outro local, em que se comparavam os resultados com os obtidos pelos anos anteriores na mesma escola). Para alem disso, deveria haver um pacto entre o PS e o PSD de modo a estabelecer que nos proximos 15 anos nao haveriam modificacoes de fundo nas politicas educacionais...

Relativamente a segunda pergunta, tem alguma razao qdo diz que a culpa eh parcialmente do estado... eu concordo com isso, mas acrescento o nome dos sindicatos dos professores a este rol de "culpados". Foi com a permissao dos sindicatos que foram criados os 1001 cursos de ensino. Porque? Porque assim havia a necessidade de mais professores no ensino superior e os sindicatos "ganhavam" mais afiliados.

Finalmente, sobre a seguranca social, voltou a nao apresentar respostas, dizendo que ha casos piores... pessoalmente n acredito que as pessoas na banca se reformem aos 40 anos (apos terem descontado apenas 15 anos), mas se o bascavelha tem esses numeros... qto ao descontar 45 anos e reformar-se para ganhar 10 tb n eh bem assim... se se reformar aos 65 anos, devera esperar receber 15 anos de reforma. Eu sei que a esperanca media de vida anda a volta dos 72 anos, mas para quem chegar aos 65 anos, a esperanca de vida eh superior (cerca dos 80 anos). Para alem disso, uma pessoa desconta 45 anos sobre um salario muito inferior em relacao ao que vai ganhar durante os 15 anos em que esta reformado... Para mim, parte da solucao tera de passar por ajuste ao metodo de calculo dos valores de reforma... uma pessoa quando se reforma, tera de receber tendo em conta todos os anos com que contribuiu para a reforma e nao so com os 10 melhores anos... nao faz sentido que uma pessoa desconte sobre 1000-2000E durante 35 anos e sobre 2500E durante 10 anos e va receber a reforma sobre os 2500E... e eu estou a falar contra mim, pois ate agora os meus descontos (como bolseiro) sao o minimo dos minimos...

Relativamente a questao da nao abertura de uma monsanto em Portugal, a verdade eh que eh muito, mas muito mais facil e rentavel, abrir uma companhia na Irlanda (por exemplo). Mas estamos a melhorar... a verdade eh que ja comecam a aparecer umas qtas empresas de tecnologia em Portugal (algumas ate sao lideres mundiais no seu ramo)... temos eh de dar tempo para que as coisas se resolvam...

Para terminar, o caso de NO e do Katrina... volto a afirmar que nao houve descriminacao racial... a unica descriminacao que houve foi monetaria... quem tinha carro saiu, quem nao tinha ficou (sendo que muitas pessoas ficaram de modo a proteger o que tinham, pois ja conheciam os vizinhos que tinham). E essas diferencas tb existem em Portugal (menos acentuadas, claro, mas basta ir a Cova da Moura ou a outros bairros de Lx, Porto, Cbr ou a aldeias do interior de Portugal) e so se falam qdo acontece algo de surpreendente...

Um abraco
Nuno

por Touro » 23/11/2005 17:16

Esta discussão parece não ter fim, e o motivo disso é muito simples: têm razão em parte os professores e tem também razão quem se queixa deles.

Estamos aqui perante dois grandes problemas. Um da deficiente organização do ensino e das formas de avaliação. Não se compreende que um professor tenha de andar a 'saltar' de escola em escola ano após ano, nem se compreende que tenham de aprovar alunos contra a sua vontade. Isto só para enumerar dois exemplos.

Outra questão é a falta de qualidade generalizada dos professores. É certo e sabido que a maioria dos professores do ensino secundário não tem qualidade. Se a generalidade dos professores não tem qualidade, (e sublinho generalidade, porque há excelentes professores, pena é serem poucos) a resolução do problema fica mais complicada.

Como é que se poderá dar discricionariedade pedagógica e científica a um professor se ele não tem legitimidade para a receber? A consequência disto é todos terem de cumprir como carneirinhos aquilo a que se chama programa, que é idealizado por um qualquer iluminado do ministério, sem qualquer adaptação às características do professor, alunos e escola.

Quanto à questão da indisciplina na sala de aula, ela existe porque aqui mais uma vez a generalidade dos professores são maus e não se dão ao respeito. Então vocês acham que um professor que está na escola porque é obrigado, metendo baixas, atestados e artigos sempre que pode, alguma vez vai ser respeitado pelos alunos? Nem vai ser respeitado pelos alunos nem por alguém. Caros professores, se querem ser respeitados pelos alunos dêem-se ao respeito primeiro, e só depois é que se poderão queixar e exigir o respeito dos outros.

É certo que a sociedade actual é de certa forma indisciplinada, mas a Escola e os professores têm um papel importante na mudança. Se não se fizer nada e a decadência continuar, daqui a algum tempo vai ser impossível estar nas salas de aula.

A coisa é simples. Têm que ser criadas regras claras e ser-se intransigente no seu cumprimento. Isto pode começar a ser feito pelos professores em cada sala de aula, na medida das suas possibilidades, se, claro está, tiverem legitimidade para isso.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Jameson » 23/11/2005 17:14

eu tb ando a ver se fico de fora da conversa para não me chatear muito 8-)

mas ainda nenhum Professor comentou este post:

(pelas minhas contas 40 horas de aulas semana ( 8 dia ) por aluno dá 17,5 horas semana por Professor )

Incognitus Escreveu:Já agora, existem aproximadamente 1360000 alunos nos níveis de ensino pré-escolar, básico, secundário e profissional.

Servidos por cerca de 155000 professores.

Se admitirmos que cada um desses alunos tem 25 horas de aulas por semana, e que a turma média tem 20 alunos, sabem quantas horas de aulas são dadas por professor, em média, por semana?

Cerca de 11.

E isto é nas alturas em que não estão de férias, etc, etc (ou seja, é uma estimativa de horas de aulas por professor apenas nos tempos lectivos e sem corrigir pelo facto de o tempo lectivo ser bastante inferior ao tempo laboral da população normal).

Registado: 1/5/2005 20:31

re

por Infoo » 23/11/2005 17:06

bem, eu estou a evitar entrar nesta polémica... mas pode ser que devagar devagarinho... gruff

ó Anacart, essa do Conselho Disciplinar... os profs é q têm a culpa? Então que fez o Conselho Directivo da escola em relação ao assunto? Passou uma esponja por cima? Se foi esse o caso.... vai-se lá saber quem é que contribui para o "desleixo"... e faltar a uma coisa desses sem uma justificação e explicção documentada... venha a inspecção e há bronca

Já agora, essas estatísticas das faltas estão onde para ver que o ME não conta com esse tipo de faltas... baixas superiores a 1 mês, atestados psiquiátricos de longa doração, etc coisa e tal?

por Anacart » 23/11/2005 16:54

Vamos lá às faltas....

Os 10% de aulas não dadas não correspondem nem d perto dem de longe à "percentagem de faltas" dos professores... Se um professor faltar mais de um mês é substiotuido por outro... se esse professor "meter" por exemplo um atestado psiquiátrico vem outro... etc... e as aulas são dadas e as faltas não contam para esta estatística! Existem situações em que para o mesmo horário estão colocados 5 e 6 professores! É uma vergonha! O pior é que a generalidade da classe é conivente com isto!

Só um exemplo: à uns anos fui ditector de turma de um nono ano. A turma digamos que não era fácil mas claro existem almas que a única coisa que sabem fazer é marcar faltas disciplinares. Acabei por convocar aquilo a que se chama pomposamente de Conselho Disciplinar de Turma. Apareci eu e outro professor que não tinhamos problemas nenhuns com os alunos, os outros profs faltaram(não dava jeito naquele dia)! Como é de lei o conselho disciplinar voltou a ser convocado.... vieram 4 profs em 11 pelo que por falta de quórum....
Consequências para os profs que faltaram.... ZERO! E claro que qd é para avançar na carreira....vai tudo!

Registado: 15/10/2005 9:36

por rmachado » 23/11/2005 15:01

Cara Sofia

Pedia-lhe o favor de ver um post que coloquei lá atrás e me respondesse as perguntas que formulei. Tenho uma curiosidade em saber as suas respostas.

Caro Oeiras

Pois eu imagino que "aturar" uns catraios e "catraias" durante horas, dias, meses e anos a fio, deve ser o suficiente para dar em "maluco" (sem ofensa... é apenas uma expressão). No entanto é algo que os futuros professores e quem os ensina para tal devia ter em consideração quando escolhem a carreira, digo eu.

Eu, embora nunca tenha dado aulas, tenho muitas amigas (sim amigos a dar aulas não tenho nenhum) e vejo e ouço os problemas que enfrentam mas mesmo assim existem coisas que não entendo na profissão.
E muitas delas já foram faladas aqui.

Quanto as faltas, pois, se estão na média da função pública, então o problema reside na função pública e por inerência aos professores e convinha perceber as causas. Mas por favor não se desculpem as faltas com números das aulas dadas. Parece que se usa para desculpa exactamente a coisa para o qual se é pago.
É tipo, eu que sou pago para ensinar, até venho dar umas aulas. E isto para mim é muito incompreensivel.

Quanto ás Expos, Euros, Otas e Tgv's.. alguns veêm com 10,20,30 anos de atraso outros são show off e todos servem para alimentar o papão do lobbie do "cimento armado", o négocio mais lucrativo em Portugal. Para isto basta citar a Irlanda. Mas não se esqueça que somos um dos paises onde MAIS se gasta em educação per capita da Europa!

Registado: 24/8/2004 10:42

por sofiasalty » 23/11/2005 14:49

Oeiras Escreveu:Já reparei que este tópico está a disparar em várias direcções, apesar de não ter tempo, pois como professor não consigo trabalhar só as 22 horas que alguns apontam por semana, mas muito mais que isso gostaria de participar mais activamente, infelismente a carga de responsabilidade é muita, e não posso amanhã aparecer na escola, ou faltar apresentando como justificação, que estive a ler quase 200 posts, alguns muito interessantes, outros nem por isso, sobre formas diversas de pensar, de quem está no ensino e fora, noto nalgumas pessoas uma revolta pelo facto de existirem professores (não percebo) e noutros uma culpabilização do estado da nossa economia pela sua existencia (tb não percebo), o que percebo é que tenho pela frente uma carreira exigente, onde a condição física e intelectual tem de estar equilibrada, não me posso dar ao luxo de fazer uma noitada, pois as decisões e raciocínios exigiveis nesta profissão comecariam a tropeçar, mas para um leigo nesta profissão, o que concluiria de alguns posts era que os professores não passam de uma classe hiper preveligiada, com as melhores regalias que um país dito pobre (engraçado, a sonhar sempre alto (Expo (aproveitada depois a 10%) Estádios (às moscas) agora TGVs e OTA)).

Olhem que as coisas na prática não são bem assim, é uma profissão de grande desgaste (não é por acaso que os maiores clientes de Psicólogos e Psiquiatras são professores no activo).

Falou-se aqui nos 7 a 9 milhões de faltas que no ano passado os professores deram num ano, sabem que aquele mês em que se esteve por colocar os professores, devido ao engasgamento do fantástico programa que custou 160.000€ ao estado, também contaram para a estastística, depois, é estranho numa contagem haver uma incerteza no número de faltas em mais de 20%.

Bem peço desculpa por algum erro, mas daqui a poucas horas o despertador acorda-me para mais um dia desgastante de trabalho, o que se calhar não se passa com alguns que apareceram aqui a criticar de peito cheio o trabalho de um professor.

P.S. Não convido ninguém para esta carreira, mas alguns antes de falar deviam de passar pela experiência de trabalhar numa escola pelo menos um aninho.

Bravo! \:D/

Registado: 19/11/2005 20:38

resposta

por barcavelha » 23/11/2005 14:44

[
Qual eh a sua solucao para resolver o problema das baixas notas nos exames nacionais
?
Este é um dos ínumeros problemas que afectam o ensino, que é um problema complexo e como deve calcular não possuo o ovo de colombo para resolver este problema complexo, contudo na minha humilde opinião este problema das baixas ocorre quer no público quer no privado, e mais grave é no privado já que as classificações no privado a nível do secúndário são obtidas muitas vezes de uma forma fraudulenta. Já houve casos em que os exames de ingresso ao ensino superior foram resolvidos no quadro para os alunos transcreverem, a discrepância entre as notas de frequência e notas de exame são muito mais acentuadas no privado, ou seja cativam os alunos para o privado através da inflação das notas e como a nota de acesso é uma média ponderada entre a nota frequência e nota de exame acabam por ficar beneficiados. No Privado(casos por mim conhecidos, não especulo) os alunos são convidados a repetir várias vezes o mesmo teste avaliação até atingir a classificação desejada, ou seja uma forma artificial de obter os objectivos já que no quotidiano não temos na maioria das vezes "second chance", nem nos exames nacionais como é obvio, isto tudo pq??? por uma razão muito simples o privado tem que atrair alunos, existe um excesso de escolas e uma diminuição natalidade logo não interessa os meios para atingir os fins!! não esquecendo o facto que o estado subsidia o privado uma coisa "contra natura" haver professores e escolas com falta de alunos e paga-se ao privado para dar aulas!!!!!! Depois no privado exerce-se uma pressão por parte da gestão nos professores para inflacionar as notas ,os professores com medo represálias aceitam, isto no público ainda não se sente de uma forma generalizada, contudo por questões estatísticas vai acontecendo e daí mais uma das razões das más classificações obtidas. existem questeõs mais complexas para que o Português não atinga grande nível de empreendedorismo, são razões culturais, em que o país foi habituado a ter tudo de uma forma fácil que foi o caso dos Descobrimentos aliado à relegião predominante que nunca esteve interessada em que as pessoas questionassem o pq??? das coisas levou a que este país à beira mar plantado continuassse num marasmo completo. Actualmente as pessoas em vez de serem empreendedoras no seu país resolvem abandoná-lo indo pelo caminho mais fácil que é deslocarem-se para países onde haja maior dinamismo como penso que é o seu caso, andando o estado a investir na sua formação para depois tentar receber um pouco do seu investimento através dos seus impostos (IRS ou IRC) ma a realidade é que resolveu deslocar-se para os EUA e tentar contribuir para a diminuição do défice da balança comercial o que não está a ser nada fácil!!!já agora gostava de saber a sua opinião sobre isso . " pq não tentar abrir cá uma Monsanto à nossa escala!! isso sim eu gostava de ver, só retórica é muita mais fácil!!! já agora gostava de saber a sua opinião sobre isso, e o pq das assimetrias que foram vísiveis nestes últimos furacões em que só as peesoas de cor, mais pobres julga eu ficaram abandonadas ao ostracismo, será pq não tinham seguros saúde privados, não tinham dinheiro para pagar resgates por avião privados, portagens nas auto-estradas, ou nem sequer possuem meios de locomoção!!!!! Não é isto que eu preconizo para este país prefiro assim como está...
Mas Como deve calular sou professor não sou legislador
E para resolver o problema dos 30.000 professores desempregados
?
A taxa de desemprego não é única e exlusiva desta classe é um problema à escala mundial, e sabe muito bem qual é a causa!! faltas de politicas socias!!!!
Mas foi o Estado que em dado momento precisou desses professores, agora que não precisa ,para os poder dispensar terá como é obvio uma compensação
monetária tal como é feito no privado...
E ja agora o problema da seguranca social em que as pessoas se reformam a ganhar o que ganham no topo da carreira
?
Mais sintomático a este nível é o caso dos bancários, em que para que os rácios de solvabilidade se mantenham elevados, a banca privada entre outram medidas dá reformas antecipadas principescas, a média de idades na banca privado por uma questaão de dispinibilidade física e mental não ultapassa os 40 anos (cerca de 15 anos desconto). Eu não estaria preocupado com os fundos de pensões deles mas a partir do momento que chegaram à conclusão que existem buracos enormes , já estão a fazer pressão para que estes fundos de pensões passem para o regime geral, aí sim vamos ter um enorme problema, não é o caso de professores como eu que caso continue a optar por esta carreira , vou ter que descontar 45anos mínimo, para depois eventualmente poder auferir a minha reforma cerca de 10 anos, acha isto uma injustiça!!
Espero ter contribuido para o esclarecer, foi um texto longo e moroso, eventualmente com algumas gralhas , mas como tenho q almoçar e dar aulas daqui a 45 minutos não vou perder tempo com isso, só espero que o JAS não venha outra vez chamar atenção, porque tive cuidado de escrever cor em vez de côrabraço

Um abraco
Nuno[/quote]

Registado: 19/5/2005 17:55

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO e 798 visitantes