Caldeirão da Bolsa

Macacos me Mordam

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por castelbranco » 23/11/2005 14:05

cá vão os titulos actualizados

um no semanal outro no diario

o do semanal tem galgado um pouco acima do ponto que eu referi na primeira vez o diario esse está basicamente ao mesmo nivel mas com uma formação que será necessario muita cautela pois pode fazer um movimento relacionado com um triangulo ascendente que parece estar a formar como tal irei colocar stop naquela zona
Anexos
WWWW.png
WWWW.png (61.72 KiB) Visualizado 731 vezes
RRR.png
RRR.png (29.23 KiB) Visualizado 726 vezes

Registado: 10/11/2002 12:19

por castelbranco » 12/11/2005 0:18

cá vai isto actualizado continuo com as mesmas prespectivas, ou seja não mudei em nada a minha opinião em relação ao mercado no medio longo prazo.
Anexos
XXXXRS.png
XXXXRS.png (62.4 KiB) Visualizado 852 vezes
WWWW.png
WWWW.png (71.88 KiB) Visualizado 854 vezes

por BullPower » 7/11/2005 0:43

Boas. A partir desse gráfico e de acordo com a última vela, negativa portanto, se a próxima sessão for de queda, então parece que vai haver correcção e talvez tenha havido duplo topo, dando continuidade à última sessão. Confirmar-se-ia então o início provável do bear para esse activo em caso de fecho abaixo dos 40, prevendo-se fazer talvez um ligeiro ressalto nos 36. Pode até lateralizar entre os 44 e os 36, tudo depende dos fundamentais. Nem sei que activo é, mas caso o preço justo seja superior aos 36, acho de todo improvável a quebra dos mesmos. Penso que não devemos olhar só para os gráficos, os fundamentais a meu ver definem a tendência, os gráficos indicam-nos os melhores pontos de entrada e saída, penso eu de que :wink:
Mas essa última vela normalmente significa subida na próxima sessão, portanto... E até fez uma correcção aos 75% do range 36-44 numa só sessão, portanto penso que é mesmo de esperar a continuação do bull e não início do bear. :P

Podias postar o final da sessão de segunda-feira para vermos o que vai acontecer.

Abraço e BN.

Registado: 28/1/2005 0:38

por TRSM » 5/11/2005 20:19

obrigado castel

Pelo gráfico diário coloco os indicadores de lado e faço a seguinte análise.

Zona dos 36~~ anterior resistência já foi testado como suporte. Logo só abaixo deste valor 36 o trend de alta ficará em maus lençois.
No curto prazo uma quebra dessa LTA com inicio em Maio seria o 1º alerta.
Valor chave para ficar Bear, na minha opinião, seria abaixo dos 36.
Verifico que a aproximação aos máximos relativos se tem feito com volume a decrescer,logo exige que o rompimento dos 44 se faça com volume. Se tal acontecer um retest á zona dos 44, será óptimo ponto de entrada longa.
Pena não ter a BD desse activo, para lhe colocar os meus indicadores, e quase de certeza que adiantaria algo mais à análise.
mais uma vez obrigado Castel
Anexos
Image2.png
Image2.png (30.81 KiB) Visualizado 1156 vezes

Registado: 5/11/2002 11:30

por castelbranco » 5/11/2005 19:58

claro que posso Trsm cá vai um deles no diario
~

abraço
Anexos
TTT.png
TTT.png (62.59 KiB) Visualizado 1187 vezes

por castelbranco » 5/11/2005 19:54

Exacto Proença faltou a palavra divergencia mas claro penso que isso qualquer um entende quando se traça uma linha

entretanto lanço mais uma acha para o lume aqui vai outra muleta de um indice claro escusado será dizer que as muletas estão todas assim mas escolhi esta por acha-la tambem curiosa devido alem de tudo o resto que´já foi falado tem um bom aumento de volume, isto para aqueles que dizem que não senhor neste sitio está-se a passar tudo dentro da normalidade e que nada de anormal de está a passar bem...eu não diria a mesma coisa claro

mas agora lembrei-me e ainda mando outra reparem naquela tem um formato diferente mas os principais pontos de retorno estão lá

abraço a todos e bom fim de semana
Anexos
VVVV.png
VVVV.png (54.41 KiB) Visualizado 1190 vezes
WWW.png
WWW.png (56.81 KiB) Visualizado 1191 vezes

por TRSM » 5/11/2005 19:49

Castel,

Recorrendo novamente ao teu gráfico não existe dúvida que o RSI foi o indicador que estava a divergir em relação á cotação, já o MACD não.Isto nos finais de 2004.
Correcção de princípios de 2005 nenhum dos indicadores deu sinal claro de divergência
A ultima divergência que assinalas tem mais de 6 meses, e tenho alguma dificuldade em considerar divergências num time frame tão alargado, o que não quer dizer que outros não a possam considerar.
Mais uma vez gostava de vêr esses gráficos em diário onde se visualizasse o ano de 2005 apenas, caso possas , agradeço.

abração
Anexos
castel.png
castel.png (52.09 KiB) Visualizado 1210 vezes

por fproenca » 5/11/2005 19:30

castelbranco Escreveu:não me parece Jas, sabes porque?

primeiro, nesse ponto que referiste o macd não ficou negativo,

segundo, esse movimento que falas já pode estar completo repara que ouve a qqueda seguiu-se a subida estando neste momento os preço a milimetros do topo anterior só que a diferença está mesmo no macd que ficou negativo e continua negativo não acompanhando o preço, o mesmo sintoma se verifica no rsi.

terceiro temos os famosos movimentos de Elliott que dizem que por ali algures vai haver virada é claro que aqui não existe um ponto certo para a virada pedendo ainda ir aos 35 pontos.

vamos ver...

A meu ver o Castelbranco disse tudo aqui e estou farto de procurar e não vejo lá a palavra divergência :mrgreen:

Não faço a minima ideia de qual é o titulo nem me interessa, mas quase que apostava que ainda vai aos máximos ou mesmo fazer um novo máximo, e certamente será lá que os Bulls serão "fintados", o mercado passa vida a "fintar" e a criar ilusões como aquela do Barbeiro que percebia muito de bolsa ao ponto aconselhar os seus clientes do que deveriam comprar só porque tudo subia, até o lixo !

Para já ainda não chegamos a essa fase (refiro-me ao mercado em geral), mas ela virá o problema é detecta-la atempadamente, para já aproveita-se a "finta" mas é preciso estar consciente quando estamos a ser "fintados" e tirar proveito disso.

Abraço

P.S.: Daqui a meio ano seria bonito rever esse gráfico aqui para avaliar a sua evolução :twisted:
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por castelbranco » 5/11/2005 19:28

ao Trsm

ainda coloco outro grafico de um titulo que tem tambem esses movimentos

olá touro isto de não colocar o nome do activo em causa é para não cair na tentação de arranjar uma noticia boa ou má como por exemplo já vi aqui argumentar sobre descidas e subidas do mercado por causa de petroleos iraques gripes de aves bicos de papagaio entre outros males, bem pois a minha opinião é que isso val simplesmente zero, como tal pouco importa qual o activo pois isso não interessa se é um activo que tem lucro ou prejuizo pois isso val zero tambem, simplesmente gosto da analise simples e pura que é olhar para aquilo que os preços estão a fazer e nada mais juntamente com os indicadores tecnicos e algumas tecnicas á mistura claro que não ha tecnicas infaliveis porque senão quem as possui-se era o homen mais rico do mundo claro
Anexos
XXXXXX.png
XXXXXX.png (70.6 KiB) Visualizado 1242 vezes

por Touro » 5/11/2005 18:54

Caro Caltelbranco,

O que você está a pretender fazer é adivinhar um topo, e isso é tarefa complicada porque você pode apresentar argumentos que apoiam a sua tese, mas eu posso apresentar outros tantos que a contrariam. Por isso por aí não vamos lá.

Vamos a factos: A acção está com uma tendência ascendente imaculada que vem desde 2003, e que está suportada pela Média Móvel representada a azul no seu gráfico. Enquanto negociar acima desta MM tudo o que se disser sobre inversão de tendência é prematuro.

Sei que podem dizer que a MM está cerca de 18% abaixo da cotação actual, mas não estamos a discutir se é um bom momento para entrar ou não. Quanto a esta questão considero até que o momento é mau para entrar.

Não percebi por que omitiu o nome do título.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por TRSM » 5/11/2005 18:49

boas meus amigos Castelo, Dragão :wink: e demais amigos.

Sem colocar em causa a v/ análise permitam-me que dê alguns "bitaites".

Na minha opinião é sempre complicado " No semanal" detectar divergências para o curto prazo, gostaria de ouvir a vossa opinião no que diz respeito a divergências sobre o mesmo gráfico mas visualizando o diário.
Na minha opinião o RSI ou mesmo o SO são mais fiáveis que o MACD na detecção de divergências, e o gráfico em questão é exemplo disso.
Por agora fico-me por aqui, não colocando em causa o possivel topo que detectam, mas os argumentos que o sustentam.
Embora neste momento tenha uma opinião diferente dos meus amigos, respeito como se fosse a minha.
Quem sabe se daqui a algumas semanas passarei a vêr aquilo que os amigos neste momento veêm, mas parece-me que não é pelos indicadores, ou estão a mostrar o menos importante e a esconder o "segredo"? :lol: :lol: (é só para descontrair)

bfs
Anexos
Image1.png
Image1.png (73.29 KiB) Visualizado 1285 vezes
Editado pela última vez por TRSM em 5/11/2005 18:55, num total de 1 vez.

por castelbranco » 5/11/2005 18:27

exactamente Proença a historia repete-se ao longo dos tempos e é sempre a mesma coisa ninguem quer acreditar no que os indicadores estão a dizer, mas enfim vamos ver o que vai acontecer

um abraço

por fproenca » 5/11/2005 18:11

castelbranco eu percebo muito bem o que estás a ver, não adianta discutir, a maioria vê apenas o presente, poucos tentam vêr o futuro e o que estás a ver só está ao alcance de alguns "olhos"

Já sei que quem tenta ver para além do presente pode ser apelidado de alguém que tenta ser "Guru", "bruxo", ou outra coisa qualquer, poucos acreditam em métodos simples que podem não resultar mas têm uma boa taxa de fiabilidade, já se discutiu este ponto aqui em http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=44049 onde o Arnie disse aquilo que poucos aceitarão

Se calhar o problema é que alguns descredibilizam o "futurismo" ao atirarem para o ar sem uma lógica e como na bolsa só existe dois lados é relativamente fácil fazer sobressair o tiro do lado certo, basta ter o <dom da palavra> tal como um bom vendedor vende qualquer coisa, mesmo que não preste.

O que é bom no meio disto tudo é que deves lembrar há um pequeno grupo de pessoas que entendem a tua linguagem, não vou referir nomes mas sabes mais ou menos quem são, na minha opinião o pouco que dissestes deu para perceber que estás a interpretar muito bem os sinais e não vale a pena discutir muito mais ou tentar demonstrar mais do que fizestes.

Temos de aceitar que outros têm outra forma de ver as coisas o que não quer dizer que estejam errados, a diferença é que uns actuam com base no presente outros com base no futuro, errado é quem vê o presente a passar e actuar apenas quando o comboio já está a chegar ao fim da linha, pior ainda é quem passa a vida a ver o comboio a ir de um lado para o outro e nunca sai na esperança que um dia apareça uma estação coberta de ouro, entretanto vão-se contentando com qualquer coisa (dividendos) que voe para dentro quando a janela está aberta ...

Um abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por castelbranco » 5/11/2005 18:11

ok Jas mas repara na divergencia que vai formar se na semana que vem continuarem as subidas, e atenção essa divergencia fica com um efeito mola muito forte porque é demasiado curta

Re

por JAS » 5/11/2005 17:08

castelbranco Escreveu:primeiro, nesse ponto que referiste o macd não ficou negativo

Eu ligo mais à tendência dele.
Estar pouco positivo ou pouco negativo é igual, o principal é estar, em ambos os casos, a inverter para ascendente.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por ptmasters » 5/11/2005 16:42

Também pode-se pensar que as recentes quedas deram para aliviar o RSI, deixando-o a níveis > 50, deixando espaço a novas subidas e condições para o MACD vir a ficar bullish, como parece querer via a contecer.

Deste modo, parece-me que vamos a caminho dum novo topo.

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

Topos

por jarc » 5/11/2005 16:11

Castelbranco, provalvelmente muitos há convencidos dos topos. Pensa lá o que fez cair abruptamente os índices. O Iraque, o petróleo, a inflacção... e até a gripe das aves. O Iraque está em processo de pacificação (se exceptuarmos umas bombas artesanais), o petróleo está encurralado numa tedência descendente, a inflacção está controlada e a gripe das aves éstá nas aves e pouco. Claro que multiplos cenários podem inverter o sentimento, mas subir é mais normal que descer e o final do ano com descidas é pouco frequente. Posso estar enganado mas olha lá para isto. Que é que eles buscam senão a tendência ascendente? repara bem quantos ursos se estatelaram no período de volatilidade. Aí tens um autêntico cemitério.
Anexos
sp-médio.png
sp-médio.png (30.51 KiB) Visualizado 1400 vezes

Registado: 23/7/2003 16:05

por castelbranco » 5/11/2005 15:13

não me parece Jas, sabes porque?

primeiro, nesse ponto que referiste o macd não ficou negativo,

segundo, esse movimento que falas já pode estar completo repara que ouve a qqueda seguiu-se a subida estando neste momento os preço a milimetros do topo anterior só que a diferença está mesmo no macd que ficou negativo e continua negativo não acompanhando o preço, o mesmo sintoma se verifica no rsi.

terceiro temos os famosos movimentos de Elliott que dizem que por ali algures vai haver virada é claro que aqui não existe um ponto certo para a virada pedendo ainda ir aos 35 pontos.

vamos ver...

Re

por JAS » 5/11/2005 15:00

E porque não uma situação idêntica à do início de 2005?
Ligeira queda e continuação da subida.

JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

Macacos me Mordam

por castelbranco » 5/11/2005 14:32

Sim macacaos me mordam se não estamos na porra de um topo...

olhem para este grafico eu não vou dizer que activo é este mas posso ir adiantando que é a moleta de um indice de um qualquer país.

ora bolas ao olharmos para isto o que é que parece? que está num fundo? está no meio de uma subida? está no fim de uma subida?

fechou a semana a subir sim senhor mas olhemos para os indicadores o que é que parecem? estão todos positivos? não! pois não!!! pois é não estão todos positivos, mas que caraças vai acontecer na proxima semana? muito provavelmente vai acontecer o que normalmente acontece quando aparecem situações deste genero, a ver vamos
Anexos
XXX.png
XXX.png (66.2 KiB) Visualizado 1462 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 370 visitantes