Caldeirão da Bolsa

P&F análise à EDP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Touro » 25/11/2005 23:44

o unico livro que tenho do Dorsey é este:
Point and Figure Charting: The Essential Application for Forecasting and Tracking Market Prices

Era a este que eu me referia. :lol:

Já o comprei há uns tempos (nuns saldos) mas ainda não tive tempo de ler.

Isto não quer dizer que faço intenções de mudar para o P&F, até porque, por exemplo, os sinais dados na SNC e na EDP colocados aqui pelo JN também foram dados nos gráficos de velas. :wink:

Qual a sua opinião sobre o livro?
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por costarios » 25/11/2005 12:17

Ele esteve recentemente em Portugal para uma palestra. Acho que foi no norte, não foi?

Estive quase para ir, mas uns dias antes do evento surgiram alguns imprevistos no escritório! :(

Alguém aqui esteve lá?
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por JN » 25/11/2005 11:38

não, touro

o unico livro que tenho do Dorsey é este:
Point and Figure Charting: The Essential Application for Forecasting and Tracking Market Prices
by Thomas J. Dorsey

aqui vai um link para ele:
http://print.google.com/print?id=RZKUE4 ... g%2Bdorsey
Um abraço
JN

Registado: 11/11/2002 17:41

por Touro » 25/11/2005 2:18

Eu comecei a interessar-me mais quando li o livro do Dorsey na altura em que le esteve em Portugal.

"Point and Figure Charting" editado pela John Wiley?
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por JN » 24/11/2005 23:10

Mais um sinal da retoma... 8-)
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (41.8 KiB) Visualizado 1131 vezes
Um abraço
JN

por ptmasters » 22/11/2005 17:12

JN Escreveu:Quero deixar uma coisa clara; não é por se passar à analise de P&F que se começa a ganhar dinheiro sistematicamente.

Pois, eu só quero aumentar as probabilidades de sucesso, ou diminuir as de insucesso :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Um abraço

Registado: 31/1/2005 4:04

por costarios » 22/11/2005 16:59

JN Escreveu:Quero deixar uma coisa clara; não é por se passar à analise de P&F que se começa a ganhar dinheiro sistematicamente.

:lol: Com certeza, JN.

Mas sabes que, em AT, quanto mais ferramentas tivermos à nossa disposição mais fiável torna-se a análise em si.

Neste momento o P&F interessa-me como mais uma ferramenta a acrescentar à minha Tool Box. Mais uma forma de confirmar ou não eventuais sinais disparados pelas minhas outras ferramentas. ;)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

por JN » 22/11/2005 16:49

Pois, eu apenas falo do que conheço; meta 6.

O BEB versão pro., entre muitas coisa mais, faz o scan de todas as figuras conhecidas e negociaveis nos graficos P&F, nos portefolios que entereres.

O melhor é fazer o download da versão de demonstração, que tem todas as faculdades e expira ao fim de 30 dias. Penso que é isso.
Vai ao site e informa-te.
Para P&F não conheço nada melhor a não ser serviços em que acedes via net e pagas mensalmente.

Quero deixar uma coisa clara; não é por se passar à analise de P&F que se começa a ganhar dinheiro sistematicamente.
Um abraço
JN

por ptmasters » 22/11/2005 15:56

Boas JN,

Por isso é que perguntei. Pessoalmente uso o meta 9, mas para P&F assim à primeira vista, o que me surge como "mais simpático" é o Bull's Eye Broker (mas só experimentei a demo em poucos dias, e nem me lembro se dava para procurar automaticamente por padrões, que eu que até dava), daí a minha pergunta relativa ao SW para P&F.

Já por várias vezes tive tentado a adquirir o BEB, mas pelas mais diversas razões, acabei a nunca fazê-lo...

Daí gostaria da sua opinião, caso conhecesse o software em questão, e qual é você usa nas suas análises (pelo grafismo até me parece o BEB)

1 abraço

por costarios » 22/11/2005 15:12

Olá, JN.

Disseste que o Meta não serve para verificar um universo vasto de acções no sentido de encontrar aquela com a melhor oportunidade de compra, mas acho que ainda estás a se basear na versão 6.

Eu comecei no Meta com a versão 8 e tenho a versão 9 há algum tempo. Existe lá uma opção capaz de aplicar uma série de regras sobre um universo qualquer de acções. Ele fará um "scan" destas acções e encontrará aquelas que estão dentro das tuas premissas.

Esta opção funciona muito bem e a utilizo regularmente no DAX, no CAC e no IBEX (os meus mercados de eleição).
"Now i am the master!"

por JN » 22/11/2005 15:04

O metastock foi para mim, tal como para agrande maioria, o 1º soft. Comprei a versão 6.? que ainda mantenho no meu PC apenas porque uso o downloader.

Pode ser erro meu, mas eu nunca usei soft pirata para análise de mercados.

Usei o meta durante 3 ou 4 anos, quando comecei a perceber que ele me limitava e afunilava a forma de analisar os mercados fui colocando-o na prateleira.

Hoje penso os mercados como qualquer actividade económica de compra e venda, de oferta e procura.
Por isso as oportunidades têm de ser procuradas, analisadas e avaliadas diariamente num universo vasto. Os bons negócios são raros!!! Por exemplo, o psi20 pode levar meses sem me mostrar um bons negócios.

Vamos ver se me faço entender; para a análise de gráficos P&F, velas, kagi, etc. o meta até serve perfeitamente. Para a procura automática de negócios com boas probabilidades de serem rentáveis, ele não serve.

Eu recomendo a leitura dum bom livro de análise p&f e depois digam-me o que fazem com o meta.
Um abraço
JN

por costarios » 22/11/2005 11:34

ptmasters Escreveu:Boas JN,

Quanto ao software para P&F, qual é o da sua preferência? O Bull's Eye Broker?

1 ab e bn

E quanto ao MetaStock? Não me pareceu uma ferramenta muito má para o P&F.
"Now i am the master!"

por ptmasters » 22/11/2005 11:30

Boas JN,

Quanto ao software para P&F, qual é o da sua preferência? O Bull's Eye Broker?

1 ab e bn

por costarios » 22/11/2005 8:55

Obrigado pelos links, JN.

Quanto ao software eu costumo utilizar o MetaStock 9 que também é capaz de renderizar gráficos financeiros em formato P&F.
"Now i am the master!"

por JN » 22/11/2005 0:19

Estou disponivel para falar contigo e com quem quiser saber mais do P&F.
Este tipo de análise não tem muito que aprender, são regras simples e precisas. Não dá aso a várias interpretaçãoes para a mesma situação, como se vê em outros tipos de análise.
Eu comecei a interessar-me mais quando li o livro do Dorsey na altura em que le esteve em Portugal.

O que eu penso disto, é que os gurus deste tipo de análise são empresas de research que fornecem os outputs mas não vendem a máquina. É o caso do Dorsey, diz tudo no livro mas se não fores cliente dele na dorseywright não te serve para muito.
Como eu não gosto da papinha feita, adoro faze-la, fui à procura do melhor software que existe, recebi durante algum tempo reports da Investors Itelligence para conhecer as receitas e vou tentando evoluir.

Aqui ficam alguns links:
http://208.149.108.67/cgi-bin/foxweb.exe/welcome?partner=

http://www.arlington-capital.com/intro.html

[url]
http://www.investorsintelligence.com/x/default.html
[/url]

http://stockcharts.com/index.html
Um abraço
JN

por costarios » 21/11/2005 23:28

Interessante! Sempre tive algum interesse em P&F, mas confesso que nunca fiz um trabalho de estudo e pesquisa mesmo a sério nesta área.

Vou pesquisar algumas coisas e depois gostaria de conversar contigo sobre o assunto, pode ser? :)
"Now i am the master!"

por JN » 21/11/2005 23:20

Qualquer prazo, costarios. Ha quem use P&F para daytrading. O acontece é que em todos os sitemas de analise tecnica quanto maior for o time frame maior é a fiabilidade.
Um abraço
JN

por costarios » 21/11/2005 23:15

JN, confesso que P&F não é a minha especialidade, mas é fácil perceber que se trata de uma ferramenta de AT com vistas ao investimento de longo prazo, ou também pode ser aplicada no investimento de curto prazo?
"Now i am the master!"

P&F análise à EDP

por JN » 21/11/2005 22:41

Pela 1ª vez em Portugal e no estrangeiro a EDP é analisada por mim :) .
Atenção, trata-se de uma acção para longo prazo, tipo PPR.
Anexos
edp.PNG
edp.PNG (47.83 KiB) Visualizado 1611 vezes
Um abraço
JN

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @nmv!, Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 820 visitantes