Caldeirão da Bolsa

Greve dos Professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 22/11/2005 0:28

Devastador, as contas continuam erradas. As minhas estão certas. O que ele atrasa são 12000 contos, 8x por ano, 6 dias por vez.

Nas tuas contas, multiplicaste 2X por 8...
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por birbante » 22/11/2005 0:23

Para Rmachado

Quanto professores têm um dia livre de aulas por semana?
Quanto realmente passam mais de 22-25 horas por semana nas escolas?

Os professores não têm dia livre, quando muito, podem ter um dia por semana sem actividades lectivas.
Fazendo as contas:
22h serviço lectivo
4h serviço no estabelecimento escolar
2h serviço de reuniões (largamente superadas)
7h serviço individual
O serviço individual engloba:
a) Preparação de aulas;
b) Correcção dos trabalhos de casa;
c) Elaboração dos testes de avaliação;
d) Correcção dos testes de avaliação;
e) Elaboração dos mais variados e diversos tipos de relatórios;
f) Elaboração de planos individuais de adaptações curriculares, para todos os alunos com Necessidades Educativas Especiais (tenho só vinte!);
g) Elaboração de testes adaptados para estes alunos c/ NEEs.

Como as nossas escolas não têm as mínimas condições, os professores, para fazerem o seu serviço individual, têm que se desenrascar. Quando compram o seu apartamento têm que pensar em mais num quartinho para fazer de escritório, pagarem todo o seu equipamento, energia, materiais consumíveis e didácticos. Estas despesas, claro está, são retiradas do respectivo ordenado e nem sequer, há o direito, de as usar para o abatimento do IRS (não conheço outra classe profissional que esteja nestas condições). Como vê, não sei quem é que retira vantagem do facto dos professores não terem que estar aquelas famigeradas sete horas semanais na Escola.


Às outras questões, uma vez que estou com pressa , respondo-lhe simplesmente que os principais culpados, logicamente há outros, são os políticos, porque tudo o que fazem , não é com o objectivo de governarem bem, mas sim, de se perpetuarem no poder. Horários zero? 1-) Leis aberrantes levaram à desertificação dos centros das cidades (onde estão as escolas ); 2-) criação de escolas profissionais ao lado das escolas oficiais que davam os mesmos cursos em concorrência perfeitamente desleal. A culpa deste facto não é dos professores , até para elucidar muita gente que fala fala , mas não sabe do que fala, estas escolas funcionam com muitos professores das escolas oficiais, o facto é que elas têm um curriculum (são definidos pelo Ministério da Educação) melhor e pagam subsídios de transporte e alimentação aos seus alunos. Ora para quem conhece o interior do país, está tudo dito. As escolas oficiais têm os cursos tecnológicos que todos os governos dizem acarinhar, às moscas, e os seus professores com horário zero , não pense que estão sem fazerem nada, estão a leccionar em Área de Projecto, Estudo Acompanhado e Formação Cívica.
Os problemas que estão subjacentes às suas questões, resultam da degradação das condições de vida da nossa sociedade. No meu tempo , os pais, educavam, os vizinhos educavam, a televisão educava, a Igreja educava e a Escola também. E hoje? Andam os professores remar contra a maré. Os pais não contabilizam as horas que dão a trabalhar no sector privado descurando os seus filhos, desculpabilizam-se perante estes, enfrentando os vizinhos e os professores que por qualquer razão os chamaram à atenção. A Igreja já não influência ninguém e a escola está a perder a batalha com esse santuário do MERCADO que é a televisão. O presidente da TVI, há algum tempo afirmou, que o seu ppapel é fazer dinheiro e não educar alguém. E eu pergunto, qual é o papel dos políticos que permitiram a este senhor ser dono de um dos maiores veículos de educação do nosso tempo?
“Porque é que os alunos passam sem saber?” Porque isso é o que interessa ao sistema politico. Apresentar sempre boas estatísticas que comprovem a evolução da nossa sociedade e o quanto eles são bons governantes. Culpa dos pais, que, tal como o sistema também pressionam os professores exigentes, que muitas vezes por via disso , vêem toda a sua vida devassada. Sinceramente nunca vi nenhum mau profissional que desse boas notas ser aborrecido com qualquer coisa que fosse. É certo, os doutores das Ciências da Educação também têm as suas culpas, mas, meu caro amigo, o professor é sempre o mexilhão.
Essa dos sindicalistas só pensarem nos problemas dos professores, desculpe lá mas é mesmo para rir. Já pensou porque é que existem cerca de 20 sindicatos de professores? Criam-se mordomias para os dirigentes sindicais para assim aparecerem muitos e assim dividi-los. Viu nesta greve?
Os políticos sempre dividiram para reinarem, neste momento foi lançada toda a demagogia para crucificar os funcionários públicos em geral e em particular os professores. Daí resulta tudo o que já foi aqui escrito pelos não funcionários públicos contra os professores, enquanto isso, o Santana Lopes foi-se reformando aos 49 anos. Para estes nunca há crise, nos direitos adquiridos deles ninguém toca. Quanto aos privados, a vez deles logo chegará, depois eu também aqui estarei para perguntar se pagaram os impostos todos, direitinho.
Qto aos gabinetes só lhe digo que mesmo as escolas construídas recentemente não têm a mínima qualidade quer em termos térmicos quer em termos acústicos que é a coisa mais básica que se pode pedir numa escola. Se se gasta muito dinheiro na educação só os políticos sabem onde o gastam, só quem trabalha nas escolas é que sabe as condições de trabalho que tem. Trabalhamos com condições do séc passado, não, talvez XIX. O grnde p+roblema deste país é que somos governados por duas organizações do tipo mafioso, em que só, quem alimenta essas organizações é que tem direito à vida e aos privilégios em que ninguém toca. É esse o cancro da nossa sociedade e não outra coisa, por mais que o nosso PR venha dizer que os professores da Finlândia trabalham 50horas nas escolas (Nem o Salazar se atreveria a tanto, caramba! Ainda aqui há uns meses andava sempre a dizer que havia mais vida para além do défice), a culpa da falência da segurança social é dos políticos que nos governaram nestes 30 anos de democracia. Tenho fé que há-de chegar o dia em que este cavalheiros já não consigam enganar o último dos crédulos deste país.
Desculpe-me os erros e exposição atabalhoada, mas é mais um sintoma da estupidificação da nossa sociedade, é mais importante escrever depressa do que escrever bem.
Boa noite
 
Mensagens: 8
Registado: 5/11/2002 1:12

COMER NA ESCOLA

por devastador » 22/11/2005 0:22

Eu não dou aulas nesse colégio, mas sim a minha mulher!!! Mas será que os alunos vão comer ao restaurante? Eu estou é a preocupar-me com os putos!!!
Na minha escola a comida é bem melhor (graças aos nossos impostos estas crianças comem bem melhor que nesse colégio)!!! Eu vou comer ao restaurante porque não tenho a energia que as crianças têm e quero ter ao menos um momento de SOSSEGO.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 8/5/2003 14:26
Localização: 13

por devastador » 22/11/2005 0:12

Atenção:
12mil contos é o salário por mês gasto com professores!!!
12mil x8 vezes (os 8 meses em que há atrasos)=96mil contos por ano.
3% ao ano dá 2880contos.
ao dia fica 7,8 contos
Num mês ele ganha 7,8X6 (dias)=46,8 contos
48,6 que se repete em 8 pagamentos dá 374 contos!!!
É mau?! E nem todos os professores ganham 200 contos. O subsídios de Natal e de férias estão muitos mais dias no banquinho...

Desculpa, mas não entendeste o que eu disse!!!
O colégio NÃO recebe o mesmo por aluno que a MÉDIA do sector público nacional!!! O estado paga-lhe como paga por cada aluno nos colégios semi estatais... è por isso é que elas preferiram essa mudança.
No secundário, já se pia fino, pois a mensalidade do colégio é bastante elevada!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 8/5/2003 14:26
Localização: 13

Re: resposta JAS

por TraderAT » 21/11/2005 23:57

barcavelha Escreveu:
E o que tu sabes já a mim me esqueceu
.

Este esquecimento poderá ter como origem uma doença neurodegenerativa, mais conhecido por Alzheimer!!!
....
....ensinaram-me que devo dirigir-me às pessoas na terceira pessoa do singular, estas foram as regra de boa educação e de civismo que me incutiram no meu processo ensino-aprendizagem, e que considero de extrema importância, boa educação esta que parece ter sido esquecida pelo meu amigo!!!


Meu caro amigo,

julgava-o Professsor e não Médico! :mrgreen: :mrgreen:

Não vamos levar a coisa para o insulto pessoal, desde que conheço este Fórum, raras vezes as discussões acabaram trancadas pelos administradores...vamos tentar evitar isso.

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 496
Registado: 15/1/2005 20:12
Localização: Centro Portugal

por Incognitus » 21/11/2005 23:50

No caso da escola que descreves, tem um acordo de associação, e pasme-se, recebe o mesmo por aluno que a MÉDIA do sector público nacional! Ou seja, essa escola que tu dizes ser de "Elite" e muito melhor que as públicas tradicionais, funciona gastando o mesmo dinheiro que as públicas, e é de qualidade muito superior.

É um EXEMPLO do que eu queria dizer por "privatize-se tudo".

Se ainda der lucro aos seus donos, tanto melhor. Gastamos tanto com essa escola como com qualquer outra, mas é melhor e pasme-se ainda DÁ LUCRO.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 21/11/2005 23:46

A escola tem 60 professores. Se cada um ganhar 200 contos por mês, são ao todo 12 mil contos. Seis dias de atraso rendem 48 contos, pelo menos, por cada vez que isso acontece. Se entre os 14 meses fizer isso 8 vezes, ele ganha 400 Contos!!! O subsídio de natal que ele agora recebe, só o vai dar a 15 de Dezembro!!


12000 contos a 3%/ano são 360 contos, ou seja, cerca de 1 conto/dia, ou seja, 6 dias de atraso poupariam a fantástica quantia de 30 Euros (6 contos).

Se entre 14 meses fizesse isso 8 vezes, pouparia 8 x 6 = 48 contos, 240 Euros. Não me parece que valesse a chatice.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 21/11/2005 23:43

comida do PIOR que possam imaginar e em pouquíssima quantidade, comida no bar igual aos preços praticados nos cafés. Ainda não chega?!(a minha mulher trabalho num desses colégios )


devastador, onde raio é que tu pensas que o resto do pessoal deste país come? Em cantinas com boa comida?

Já viste bem o surreal que é queixares-te da comida ou dos preços dela serem normais?

Se a comida é má, come noutro lugar.

Se é cara, olha, querias que também fosse mais barata do que o resto do pessoal come????
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

800 euros!!! Faltas!!!

por devastador » 21/11/2005 23:22

A minha escola está a desenvolver um projecto de intercambio com escolas da Turquia, da Alemanha e de Inglaterra. Os Turcos já chegaram, mas falam muito pouco a língua Inglesa. Eles disseram aos meus colegas que um professor na Turquia ganhava 800 euros (não sei se são os mais velhos)!!! :shock: :shock:
Disseram-me que em relação aos dias de falta, foram contabilizados: os dias em que uma escola ficou sem professor porque uma professora estava grávida e deixou de dar aulas; os dias em que os alunos não têm professor porque não foi colocado ainda ninguém para dar aquela disciplina (só agora apareceu na escola um professor para dar 11 horas de TIC).
Agora descobri que os alunos não têm três horas de aulas por semana!!! As pessoas dizem logo que os professores faltam 3 horas por semana :shock: !!! Mas olhem que os alunos têm 12 professores diferentes por semana!!! E será que aquelas faltas deveriam ter sido incluidas?
Com um ministério deste a agir desta forma, qual será a minha disponibilidade para trabalhar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 8/5/2003 14:26
Localização: 13

ensino / aprendizagem

por jarc » 21/11/2005 23:21

A questão do absentismo, da forma como foi levantada pelo Minitério é risível, para não dizer anedótica. Então os prof.s faltam menos que a lei permite e quem tutela queixa-se das faltas dos tutelados?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2320
Registado: 23/7/2003 16:05
Localização: Sul

por Braganext » 21/11/2005 23:05

Embora tenha contribuído bastante no início desta discussão a falta de tempo impediu-me de fazer mais observações a intervenções, no mínimo, marcianas.
Continuando com falta de tempo não quero deixar de felicitar Ulisses e Nuno Faustino pelo nível e simplicidade das suas ultimas intervenções neste tópico
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 282
Registado: 5/11/2002 19:47
Localização: Braga

por devastador » 21/11/2005 23:00

Pata, o estado paga aos colégios semi estatais cerca de 40 contos (ou 45) por cada aluno. Depois paga ainda para a gestão da escola, onde está incluído o salário dos professores. Só que eles GEREM bem o dinheiro. O mínimo de pessoal na secretaria (depois muitas das vezes nem sabem resolver determinadas questões), o mínimo dos mínimos de pessoal auxiliar (pessoal mal pago, ou seja escravo para toda a obra; mas como há muito desemprego, ser escravo não há problemas pois é a lei da oferta e da procura), não há fotocópias de borla, muitas das vezes nem tinteiro na impressora da sala de professores, comida do PIOR que possam imaginar e em pouquíssima quantidade, comida no bar igual aos preços praticados nos cafés. Ainda não chega?!(a minha mulher trabalho num desses colégios :cry: )
Aceitam todo o tipo de alunos (mesmo os alunos que outras escolas não aceitam). Porque ainda ganham $$$ com o transporte dos mesmos. Deslocam-se 15Km para vir buscar alunos que se encontram dentro da cidade num colégio de orfãos (grandes contratos)!! Os putos têm escolas a poucas centenas de metros!!!
Quero ainda dizer que em alguns meses o patrão paga tarde aos professores. O dinheiro fica no banco mais uns dias. Já me disseram aqui que o motivo não deveria ser esse (quem afirmou isso não deve ser bom gestor). A escola tem 60 professores. Se cada um ganhar 200 contos por mês, são ao todo 12 mil contos. Seis dias de atraso rendem 48 contos, pelo menos, por cada vez que isso acontece. Se entre os 14 meses fizer isso 8 vezes, ele ganha 400 Contos!!! O subsídio de natal que ele agora recebe, só o vai dar a 15 de Dezembro!!


O meu primeiro emprego foi num colégio semi estatal (os donos investiram 50% na sua construção e o estado outros 50%), onde acumulei com um colégio religioso, dito de ELITE (eu sou chique, bem 8-) ). No ano seguinte passei para o da ELITE. UAu, como sou bom professor :mrgreen: !!! Como já andei nestes colégios deveria poder passar sempre de escalão...
Esse colégio semi estatal (no Louriçal) é o maior da zona centro (2000 alunos). O dono principal (de nome Calvete) tem mais outros colégios em sociedade com outras pessoas. Aquilo é uma MINA!!! A escola tinha laboratórios do melhor (eu ainda pergunto se as escolas do estado recebem o mesmo dinheiro).
Agora o melhor!!! Esses colégios só são construídos em locais, fora das cidades onde seja necessário uma escola. As manas como são excelentes gestoras, conseguiram (pelos contactos que têm), fazer um acordo com o estado relativamente a alunos do 7º ao 9º. Estes alunos não pagavam (ou ainda não pagam) qualquer mensalidade, mas sim o estado com um acordo igual aos colégios semi estatais.
Para os papás que queriam colocar os seus filhos no 12ºano, elas diziam que estava difícil, mas se ajudassem nas obras que andavam a fazer no colégio tudo seria mais fácil. Houve pais a entregar cheques de centenas de contos!!! Ainda querem privatizar o ensino?
Pergunto agora: Será que os estado pagava mal, para elas fazerem essa troca? E reparem que a escola está DENTRO da cidade!!!
Já agora, há um desses à porta da cidade, isto para não dizer dentro, em que entre os sócios está a mulher do Mota Pinto e o dono do colégio semi estatal onde trabalhei...
Quem paga tudo isto? Pensavam que era de graça!!! Ah, ah ah....
Um governo constrói escolas investindo apenas 50% e depois o outro governo que pague a factura bem paga...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 8/5/2003 14:26
Localização: 13

por Jameson » 21/11/2005 22:28

Segunda, 21 de Novembro

PRÓS E CONTRAS
Tema: A EDUCAÇÃO DO NOSSO DESCONTENTAMENTO

RTP 1
22:40

Neste Programa

Professores descontentes…
Alunos mal preparados…
Insucesso escolar alto…
Um retrato nada abonatório da educação em Portugal.
A ministra Maria de Lurdes Rodrigues debate a reorganização do sistema educativo com ex-governantes, professores e pais.
A educação do nosso descontentamento, segunda-feira à noite no maior debate da televisão portuguesa.

O programa, conduzido pela jornalista Fátima Campos Ferreira, é um fórum de debate alargado, com especialistas e decisores. São ainda apresentados casos relacionados com o tema, trazidos a estúdio pelo cidadão comum. A discussão parte de uma sondagem da Universidade Católica Portuguesa, é ilustrado por reportagens e conta com a participação dos correspondentes da RTP no estrangeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1009
Registado: 1/5/2005 20:31

por Incognitus » 21/11/2005 22:20

É verdade, a forma mais fácil de eliminar o problema é pedir não para avaliar os professores/subordinados (noutras áreas da administração), mas sim para seria-los.

Penso que jamais os sindicatos aceitariam tal coisa.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por Ulisses Pereira » 21/11/2005 22:10

Incognitus, mas a forma de superar isso é limitar o número de bons e muito bons. Se, por exemplo, por cada 10 professores avaliados só puder haver 2 muito bons e 2 bons, terá que se fazer uma selecção. Obviamente que isso exige algum gasto forte no recrutamente de equipas grandes e competentes de avaliação e não ser feito nos moldes feitos até aqui.

Mas tenho para mim que uma avaliação séria dos professores seria essencial para a melhoria do ensino em Portugal e para motivar aqueles professores que - sendo bons, competentes e aplicados - acabam por não ver o seu esforço e competência reconhecidos.

Não faz sentido nenhum que alguém ganhe mais do que outro só porque é mais velho...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Incognitus » 21/11/2005 21:53

Acham justo que um professor nao possa mostrar se eh ou nao bom professor quando se sabe que ha maus profissionais (como ah em todas as profissoes)?


Se existirem avaliações, garanto-te que eles são todos "Bons" ou "Muito Bons", como o resto da função pública.

Acham que o ensino pode melhorar sem haver uma avaliacao objectiva e analitica dos professores e dos alunos?


Oh nuno, avaliação objectiva e analítica, tudo bem, desde que:
1) Sejam todos bons ou muito bons, ou;
2) Não conte para nada (não afecte direitos adquiridos, nem progressão na carreira, nem remuneração, nem colocação, nem o direito de trabalhar teoricamente em Trás os Montes mas todos os anos pedir deslocação para Lisboa, onde efectivamente se vive).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por nunofaustino » 21/11/2005 21:47

Isto esta a tornar-se numa luta entre "eles" e "nos".

Antes que isto descambe para mais uma luta de classes sem gd interesse e sumo, volto a colocar duas questoes ao forum...

Acham justo que um professor nao possa mostrar se eh ou nao bom professor quando se sabe que ha maus profissionais (como ah em todas as profissoes)?

Acham que o ensino pode melhorar sem haver uma avaliacao objectiva e analitica dos professores e dos alunos?

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5157
Registado: 5/11/2002 5:10
Localização: Portugal

por Incognitus » 21/11/2005 21:42

Alexandre, possivelmente estás do lado "deles" porque ainda não compreendeste que o dinheiro do Estado não nasce nas árvores.

Ou também estarias do lado do Estado se ele te vendesse leite a 1 Euro o Litro sabendo tu que os privados te venderiam leite melhor a 0.60?
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por alexandre7ias » 21/11/2005 21:38

Acho que esta na altura de acabar com isto!

Não sou professor, não sou funcionario do estado, mas estou 100% ao lado deles, sou a favor da greve seja ela quando, e como for. No meu tempo de escola, haviam bons alunos e maus, de quem era a culpa? O professor era o mesmo!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

Re: resposta JAS

por JAS » 21/11/2005 21:26

barcavelha Escreveu:
E o que tu sabes já a mim me esqueceu
.

Este esquecimento poderá ter como origem uma doença neurodegenerativa, mais conhecido por Alzheimer!!!
Contudo apesar de ter um défice de iliteracia como o meu amigo quis insinuar devido ao facto de ter tido maus professores, mesmo assim ensinaram-me a que quando o grau de intimidade é reduzido ou mesmo nulo (é o caso, já que não me recordo de algum dia ter privado consigo) ensinaram-me que devo dirigir-me às pessoas na terceira pessoa do singular, estas foram as regra de boa educação e de civismo que me incutiram no meu processo ensino-aprendizagem, e que considero de extrema importância, boa educação esta que parece ter sido esquecida pelo meu amigo!!!


Olha que não, olha que não...
Aqui neste forum toda a gente se trata por tu.
E quanto ao Alzheimer nem me dou ao trabalho de comentar.

O que estamos a discutir é absentismo de professores.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 6499
Registado: 5/11/2002 0:05
Localização: Lisboa

por Incognitus » 21/11/2005 21:22

é o caso, já que não me recordo de algum dia ter privado consigo) ensinaram-me que devo dirigir-me às pessoas na terceira pessoa do singular, estas foram as regra de boa educação e de civismo que me incutiram no meu processo ensino-aprendizagem, e que considero de extrema importância, boa educação esta que parece ter sido esquecida pelo meu amigo!!!


barcavelha, em vez de lutares por defender esta verdadeira palhaçada do português, era melhor lutarmos todos por ou conservar o "tu" ou o "você", e deitar a outra forma fora. Sempre simplificavamos alguma coisa, que é o que este país tanto necessita (de ser simplificado).

(Os Ingleses safam-se bem só com o "you", porque temos nós que ser esquisitos?)
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

Re: resposta JAS

por barcavelha » 21/11/2005 21:17

E o que tu sabes já a mim me esqueceu
.

Este esquecimento poderá ter como origem uma doença neurodegenerativa, mais conhecido por Alzheimer!!!
Contudo apesar de ter um défice de iliteracia como o meu amigo quis insinuar devido ao facto de ter tido maus professores, mesmo assim ensinaram-me a que quando o grau de intimidade é reduzido ou mesmo nulo (é o caso, já que não me recordo de algum dia ter privado consigo) ensinaram-me que devo dirigir-me às pessoas na terceira pessoa do singular, estas foram as regra de boa educação e de civismo que me incutiram no meu processo ensino-aprendizagem, e que considero de extrema importância, boa educação esta que parece ter sido esquecida pelo meu amigo!!!
 
Mensagens: 102
Registado: 19/5/2005 17:55
Localização: MATOSINHOS

por Incognitus » 21/11/2005 21:15

incognitus, estou certa que o ensino privado é em parte subsidiado pelo estado (alguém confirma e arranja números?). Ou seja, se eu estiver certa não se pode concluir que o ensino público seja neste momento mais caro que o privado (a soma dos pagamentos feitos pelos alunos não será portanto igual ao total das receitas das escolas privadas). Além disso, dos gastos totais em educação uma parte terá sempre que existir como overhead cost para incluir sempre uma parte de definição de programas e coordenação que teria sempre que existir mesmo havendo ensino totalmente privatizado.


Uma parte é subsidiada, sim. E faz sentido que seja, não te esqueças que alguém que pague impostos e tenha os seus filhos numa escola privada está a pagar a escola dos filhos duas vezes.

O overhead é verdadeiro, mas podia ser limitado à definição de programas, possivelmente até com os programas a serem iniciativa das escolas e apenas existir um júri de meia dúzia de pessoas a escolher entre essas iniciativas (em vez de toda uma estrutura a criar os programas).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com
 
Mensagens: 3255
Registado: 6/11/2002 19:27

por TraderAT » 21/11/2005 21:08

rmachado Escreveu:Por que razão não se dotam as escolas de gabinetes para o professores fazerem trabalho na escola?
Por que razão os sindicatos andam sempre mais preocupados com os professores do que com o funcionamento geral das escolas?
Por que razão se continua a insistir em tantos cursos/alunos universitários para leccionar se depois já se sabe que não existe mercado de trabalho?
Porque razão existem progressões automáticas na carreira?
Enfim...


:arrow: Gabinetes ou salas nas escolas
Ora aí está uma boa ideia, acabavam-se as desculpas em relaçao à falta de condições nas Escolas! Quem efectivamente já trabalha pelo menos as ditas 35H nada terá a objectar...

:arrow: Tantos cursos Via-ensino
Pois, aqui, e como já disse, o Estado tem culpas no cartório, mas também ninguém obriga as pessoas a segui-los...Na escolha de um Curso Superior, para além da vocação, há que ser objectivo e não optar por Cursos que nos podem levar ao Desemprego!

:arrow: Progressão automática
Cuidado, este não é um Mal exclusivo dos Professores...e há que ter coragem de lhe por um FIM.

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 496
Registado: 15/1/2005 20:12
Localização: Centro Portugal

Resposta kafkiana

por barcavelha » 21/11/2005 21:06

[quote="Kafka"]Gostaria de dar a minha achega no seguinte sentido:


É tão calma e demodée nas coisas que diz, que ficamos com a ideia que até tem razão.

caro colega é melhor treinar os seus francesismos já que a palavra apesar do significado continua a escrever-se actualmente DÉMODÉE!!!!!!! terá sido por lapso, gralha ou ignorância! resta-nos a dúvida!!!
 
Mensagens: 102
Registado: 19/5/2005 17:55
Localização: MATOSINHOS

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 799 visitantes