Caldeirão da Bolsa

Greve dos Professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por NGM » 20/11/2005 21:23

Rui Aires Escreveu: - Quem recorre muito ao SNS que é um dos grandes responsáveis pelo déficit? São os professores que descontam 1% do seu vencimento para o ADSE e vão a locais com acordo com o ADSE? ou são os privados??? Nem respondo!!

Sim, de facto o sistema ADSE deve ser incrivelmente mais sustentável e menos dispendioso Estado que o SNS.

Daí que, na altura de reduzir o défice, tenham resolvido abolir a ADSE e a CGA. Não, espera aí, não bate certo. :mrgreen: (fique esclarecido que desconto para ADSE e CGA).

O BCP provavelmente pondera transferir o fundo de pensões para a SS apenas para contribuir para a redução do défice. Também a PT e a EDP irão abdicar dos seus frutuosos fundos de pensões e serviços médicos a bem do défice. :wink:

Registado: 16/10/2004 2:43

LADROAGEM

por devastador » 20/11/2005 21:19

NGM, já precisei de ir a umas consultas de fertilização coma minha mulher. PRECISAVA daquele médico... Pagava 20 contos por consulta e o filho da menina só me passou uma vez o recibo...E a minha mulher tinha que ficar em lista de espera (assim ia mais vezes ao consultório)!!!
Graças ao privado tive que ir pagar 800 contos (não recebi qualquer contrapartida do estado)...
Agora ele é o ADMINISTRADOR CHEFE do hospital de Coimbra!!! Ele já chefiava o sector hospitalar responsável pelo campo da genética. A sua FILHA era a que estava logo mais abaixo na hierarquia (agora já deve ter subido de posto).
De que forma os médicos serão avaliados?

Já posso falar mal pois não preciso dele...Bem, ainda posso ter de ir ao hospital!!! Cruzes canhoto!!! :mrgreen: Ele não é assim tão má pessoa...É parecido com o Manuel Antunes, que não tem consultório nem listas de espera...
NGM, você trabalha em que hospital?

Pata, eu não chamei ladrão a todos os que trabalham no privado!! Gostei muito de conversar contigo pois tive na presença de alguém que não partiu para o insulto. Mas olha que eu trabalho bem mais do que as 35 horas semanais. Acredita. BEijos e abraços sinceros (de um fã ao nível da Bolsa).

Registado: 8/5/2003 14:26

Re: resposta JAS

por JAS » 20/11/2005 20:52

barcavelha Escreveu:Estou estupefacto com as suas chamadas de atenção, mais admirado fico com a sua última palavra "acresto" que deverá ter a sua origem etimológica algures entre a Jamba e o Uíge.
O facto de ter cometido aqui os erros de
sintaxe e ortográficos tiveram como origem a falta de tempo, para proceder á sua correcção já que se essa fosse a minha intenção tal com o senhor
deve ter feito bastava selecionar um corrector ortográfico para me alertar das incorrecções

Pois é, não lhe ensinaram a meter pontuação.
A palavra "acresto" não sei se se usa entre a Jamba e o Uíge mas eu apenas pretendia dizer "acrescento" e a palavra saíu truncada.

Mas será por falta de tempo que se comete o erro de escrever "á" em vez de "à"?
Ou será pura ignorância?

Quanto ao restante do post também não comento.
Corrector ortográfico também não uso, no meu tempo até ensinavam a escrever português.
E o que tu sabes já a mim me esqueceu.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por devastador » 20/11/2005 20:51

Esta é mesmo a última (que é para não me aborrecer).
Pata eu concordo contigo. Não vão ser os alunos a avaliar o professor!!!Claro!!! Eu é que vejo nesses momentos o resultado do meu trabalho (se fosse mau, não teria alunos a vir ao meu encontro).
Os exames servem para a avaliar DESDE que se tenha em conta o local onde se encontra a escola, o nível cultural, social, económico dos encarregados de educação. Não é o Ministério mandar uma lista com a classificação das escolas sem ter tudo isto em consideração o que já o fez)!!! Depois fica em primeiro uma escola com 5 alunos!!!!
E o privado é que é bom!!!

Quem quer acabar com o Estado e Tudo privatizar, que vá para o Vaticano, único estado que mais se assemelha ao pretendido. Mesmo assim terá que despedir a guarda Suiça e mais alguns funcionários.
Se quem reclama deve despedir-se, quem não quer o estado para nada (que o quer reduzir a zero), que mude de país... Eu quero sim um estado , mas um estado que faça o país andar para a frente, sem corrupção e que aproveite melhor os seus recursos.
E viva Portugal...
Adeus para não mais voltar... :mrgreen:

por NGM » 20/11/2005 20:43

Rui Aires Escreveu:
- Posso facilmente chamar LADRÕES a todos os que nem apresentam mais valias da Bolsa pq por esse prisma o são!!

E são só 10% se tributadas autonomamente, nem custa muito a pagar quando comparada com os escalões do IRS. Essa é que é essa.

No entanto, acho que todos que nós que perdemos horas/dias/semanas (escolher a opção adequada) a preencher esses anexos merecíamos um lugarzinho no céu.

por NGM » 20/11/2005 20:38

devastador Escreveu:
NGM, eu não estou com isto a dizer que é mau médico!! O que eu quero dizer é que quando as coisas são ditas de uma determinada forma, pode ser mais prejudicial do que benéfico. Isto passa-se na vossa classe. Será com agrado que lê estas acusações? Então coloque-se no meu lugar!!! Não se pode atacar pelo TODO!!!

Voltando ao MANUEL Antunes, no Centro de Cirurgia Cardiotorácica não há listas de espera.
Disciplina no trabalho é o que faz falta em Portugal.
Ele é um líder não um ditador. Quem quer trabalhar com ele tem que o fazer de forma responsável. Quem não quer cumprir as regras vai embora.

Não vou enfiar barretes, que embora justos, não me servem nem me são dirigidos. É simples! O mal que possa ver de fora, vejo-o eu melhor cá dentro. :wink: Termino dizendo o que já disse N vezes: os portugueses médicos são tão bons profissionais como os portugueses professores, portugueses políticos, and so on.

A sua apreciação do funcionamento do CCT de Coimbra é demasiado linear. No entanto é muito positiva, o que corresponde à verdade. Os pontos negativos omissos, aos quais já lhe aludi, existem.

O colega Braganext falou das reportagens sobre "professores desterrados". Um dia destes a TVI passa uma reportagem sobre os bons profissionais do Santa Maria, passa-se lixívia sobre as nódoas que tinham ficado da anterior reportagem sobre o mau funcionamento das Urgências, e o circo continua.

Só custa a perceber por que é que o filme acaba mal. Os artistas (professores, médicos, funcionários públicos em geral) são bons artistas... É o argumento que é fraco.

Bom fim-de-semana a todos, até uma próxima sessão de "batatada" inglória. 8-)

por Rui Aires » 20/11/2005 20:28

Queria dizer "produção" e não "prudução"

Registado: 31/8/2005 14:07

por Rui Aires » 20/11/2005 20:23

Acho lamentável o caminho que seguiu este tópico, uma vez que não é construtivo mas sempre destrutivo(como é normal em Portugal).."não basta parecer é preciso ser"..

- Que eu saiba os professores pagam e muito impostos, por isso tem muito mais autoridade moral, que muitos que aqui "só destroem" e se fossemos confrontá-los com o irs, era melhor estarem caladinhos...

- Quem recorre muito ao SNS que é um dos grandes responsáveis pelo déficit? São os professores que descontam 1% do seu vencimento para o ADSE e vão a locais com acordo com o ADSE? ou são os privados??? Nem respondo!!

- Posso facilmente chamar LADRÕES a todos os que nem apresentam mais valias da Bolsa pq por esse prisma o são!!

- Os professores passam cerca de metade do tempo a dar educação a meninos mal educados, que deviam de ir para a escola com objectivo de aprender e fruto da negligência dos pais, vão é mostrar tudo o que nós sabemos..A prudução era maior se não houvesse esse desgaste de educar meninos.

- Privatizar o ensino, seria uma forma de muitos "gestores" escolherem pernas boas e kem sabe "usá-las"/sem comentários)..

- O Anormal do Valter Lemos no dia 11/Nov esteve no Fórum da Maia reunido com os Presids dos CE da região do Porto e equiparou os 1600 Presids Nacionais a 1600 Gestores de uma grande empresa!! O PARVALHÃO, não deve conhecer o terreno!!Gostava que uma empresa tivesse 3 Pcs para 150 professores e imagino o que os funcionários fariam!!....

- Como é obvio não vou alimentar esta discussão, pq não chegamos a lado nenhum, como qualquer debate nacional que se vê na tv e este não é excepção.Muito boa tarde

Registado: 31/8/2005 14:07

por devastador » 20/11/2005 20:19

Quanto aos médicos?
Alguém já viu um médico ser condenado por negligência?
Só vi QUATRO serem condenados e não por esse motivo. Foi por abusarem na indicação de um determinado medicamento... SÓ quatro!!!! Epa, não se riam :shock: :shock: . Não deve haver muito mais... :roll:
Eles vão para a Tailândia ou para o México mas é em trabalho (em serviço)!!! É para aprenderem a serem melhores médicos...Sim, porque as grandes empresas farmacêuticas, que experimentam os seus medicamentos nos áfricano, preocupam-se com os doentes!!!
Depois quem não trabalha são os professores!!! É que esses dias não são considerados como falta ao serviço...

NGM, eu não estou com isto a dizer que é mau médico!! O que eu quero dizer é que quando as coisas são ditas de uma determinada forma, pode ser mais prejudicial do que benéfico. Isto passa-se na vossa classe. Será com agrado que lê estas acusações? Então coloque-se no meu lugar!!! Não se pode atacar pelo TODO!!!

Voltando ao MANUEL Antunes, no Centro de Cirurgia Cardiotorácica não há listas de espera.
Disciplina no trabalho é o que faz falta em Portugal.
Ele é um líder não um ditador. Quem quer trabalhar com ele tem que o fazer de forma responsável. Quem não quer cumprir as regras vai embora.

Para aqueles que dizem que nem 35 horas trabalho por semana, beijinhos e abraços para o pessoal trabalhador. 8-)
Estas foram as minhas últimas intervenções, pois já peguei fogo ao circo. :mrgreen:
Podem escrever o que quiserem que já não venho aqui mais... (nem escrever nem LER).

por Pata-Hari » 20/11/2005 20:12

Braganext, sim, é louvável o sacrifício de muitos e a qualidade de muitos. Não seria mais simples tornar os sistemas mais eficientes, mais bem geridos e impedir que haja, por um lado, excesso de professores (quando sabemos que muitos são umas nódoas) e por outro que sejam mal geridos (as descrições de gente totalmente desterrada são o cúmulo da má gestão). Porque não gritam vocês pela justa avaliação do vosso trabalho???? deveriam ser os principais interessados nisso! porque temos que ser nós utilizadores a gritar por isso?? algo está errado quando os professores não querem ser avaliados!

E quanto ao "a lei permite que eu falte ao emprego para ir às reuniões de pais": é muito bonito, fico muito grata, mas o facto é que se eu perder um cliente porque tive que faltar a uma reunião marcada ou deixar de preparar algo para uma reunião para sair quando desejo, o problema é pura e simplesmente meu. Como te disse, sou mãe de duas crianças e nunca tive uma reunião marcada fora do meu horário de trabalho.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

profs

por jarc » 20/11/2005 20:06

Pata, concordo com algumas observações, com outras nem pouco mais ou menos. Em relação à marcação de reuniões talvez seja conveniente fazer chegar à Assembleia de Escola o teu desacordo (nesse órgão os pais têm representação, pouca infelizmente).

No que respeita à avaliação de resultados tudo se complica: um prof excelente pode ter resultados não muito bons e um mau prof. pode ter bons resultados.

A privatização? O cheque ensino talvez fosse uma ideia, mas de difícil concretização. E que tal experimentar executivos pagos como chefes de secção e nomeados por apreciação curricular?

E que tal ter uma assembleia de escola com maior número de pais? É que por agora é faz de conta.

E que tal termos escolas decentes? Faz alguns sentido deixar plantar hipermercados sem que em troca se plante uma escola digna? O Algarve está cheio de Hipers é tudo Hiper e In e as Escolas funcionam em pavilhões. Parece-te justo que as empresas tenham tão poucas obrigações sociais? Com o tempo vamos lá...

Registado: 23/7/2003 16:05

por Pata-Hari » 20/11/2005 19:59

Devastador, mas eu concordo contigo em como há muito para fazer. Como tu dizes, parte do problema é separar o trigo do joio. Só que tu só colocas como válida a avaliação feita pelos próprios alunos. Eu acho que os alunos são parte da história mas não têm que ser envolvidos assim (quando são os alunos a avaliar os professores e quando as notas são importantes, o efeito é perverso). Eu acho que basta medir, testando a qualidade dos alunos a nível nacional. No caso da educação primária é dificl comparar miúdos relativamente à performance passada. E é possivel - se se achar que é necessário e apropriado - aplicar alguma estatistica corrigir os desvios para componentes socio-económicas (é possivel através do histórico saber quais as zonas com piores problemas a este nível) e comparar miúdos a nível nacional. Isso sim, serviria para separar os piores professores dos melhores. Estás de acordo? uma vez retirados os maus elementos, sim, a progressão poderia ser normal e ser sobre-ponderada para os professores que revelassem mais mérito, não achas?

Para quem utiliza um sistema de ensino público, ou parcialmente público (e isto é verdade em qualquer país em que não se tem escolha sobre a escola para a qual os putos vão parar) é terrivel assistir a péssimos padrões de qualidade. Coloca-te deste lado da barricada e diz-me como te sentirias.

Já agora, os ladrões no sistema público é o próprio estado que não contribui para o bolo. E não faças confusão, apesar de trabalhar no sector privado, a minha entidade empregadora declara todos sentimos que me paga. Também não posso fugir a nada. E ainda bem que assim é. Só é pena é que não seja verdade para todos.
Administrador Fórum

por Braganext » 20/11/2005 19:54

TRaderAT

Vejo que pelas suas palavras que não está com vontade de destruir, ao contrário de alguns membros com responsabilidades no Caldeirão. Alguns comentários que aqui aparecem circunscrevem estas questões da educação apenas a números. Enfim visões economicistas. Será defeito de formação emocional e cívica?
Relativamente ao que disse posso referir que também espero que o Ministério moralize as coisas. Eu acho que mereço mais do que as condições que tenho para trabalhar na minha Escola com os meus alunos e "nossos" filhos. Eu nunca contabilizei o tempo que dispenso na minha profissão semanalmente mas depois desta afronta acabei por simular mentalmente uma semana e concluir que talvez tenham sido umas 40 Horas!!!!!! Acabei por me lembrar de um familiar meu que mora no Porto e se levanta ás 6:30 da manhã para sair com mulher e filho de 8 meses. Deixa o filho com os Pais e leva a mulher a Paredes já que é de lá que ela tem boleia para Chaves onde exerce a profissão. Ele segue para Guimarães onde também é professor. Ao final do dia voltam a encontrar-se em Paredes. Cerca das 20 horas estão a chegar ao Porto para ir buscar o menino. Será que aquela Esposa do meu consegue chegar ao final do Ano lectivo sem ficar doente e recorrer a um médico???? Ela tem horário completo mas ele só está contratado. Imaginam as suas despesas????
Não pensem que casos como estes são poucos.... NA verdade são bastantes e até mais graves, como tivemos a oportunidade de verificar nas reportagens da SIC - "Professores Desterrados"
Voltando à moralização. Para além das condições de trabalho que na maioria das Escolas são fracas, para não lhe chamar outra coisa, aos conselhos executivos só lhe é dada uma autonomia simulada deixando-os de mãos atadas.
Termino em jeito de apelo aos Encarregados de Educação. Senhores e Senhoras participem nas decisões nas Escolas. Já fui vários anos Director de Turma e posso garantir que nunca marquei reuniões antes das 18:45 com Encarregados de Educação e se fizer uma retrospectiva das presenças ás reuniões posso concluir que a média andará nos 20 %, ou seja, em turmas de 25 alunos, apenas 5 Encarregados de Educação aparecem à reunião e não me canso de referir que a lei permite que os Pais ou encarregados de Educação faltem para se deslocarem à Escola. Recuperando o raciocínio, desses 5 Pais, em média, que aparecem à reunião conseguir que um seja o representante dos Enc. de Educação dessa Turma para algumas situações previstas na lei(ex. processos disciplinares) é obra, mas obra, ninguém quer ser é preciso muito trabalho de mentalização.
Admitindo que nesta exposição tenha alterado constantemente o tema penso que me fiz entender.
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por devastador » 20/11/2005 19:36

Quem é aqui ladrão?
Eu como funcionário público PAGO os impostos. É que não há hipótese de fugir...
No privado é uma maravilha 8-) 8-). Cantando e rindo vão fugindo aos impostos e chamando ladrões a outros!!!
Quem pensa que os seu dinheiro é mal empregue pelo estado E AINDA se SENTE roubado, o que é que vai fazer? O que muitos milhares de portugueses fazem. Não pagam os impostos. Não me digam que é noviadade!!! Ao que eles fazem chama-se roubo. Logo eles são uns LADRÕES. :twisted:

Sei que pareço um ladrão...
mas há muitos que eu conheço
que, não parecendo o que são,
são aquilo que eu pareço. :mrgreen: :mrgreen:

É pá!!! Era escusado esse sarcasmo :shock: !!! És sempre o mesmo...

por devastador » 20/11/2005 19:23

Para Pata.
Cuidado quanto critiquei a qualidade do ensino primário!!! Há efectivamente muitas boas escolas primárias e que funcionam de uma forma exemplar. O que já se deveria ter feito era: alterar o programa currícular das Escolas Superiores de Educação; dar mais formação (é o que se está a fazer agora com a matemática no 1º ciclo); as cópias e os ditados deixarem de ser anti pedagógico (é que isso dá trabalho corrigir); e quem é mau funcionário ou pouco assíduo que seja despedido.
Quem tem estado aqui sem ter a preocupação de separar o trigo do joio NÃO FUI EU!!! (basta ler as intervenções de algumas pessoas)
O problema vai estar sempre em como avaliar esse desempenho e como o COMPARAR entre colegas de profissão. Serão os directivos? Os que estão próximos do último escalão ficarão na mesma e eu ficarei a ver navios, cantando e rindo?!
A meu ver a progressão deveria ser natural DESDE QUE o professor fosse assíduo, empenhado nas tarefas que lhe são propostas, que frequentasse com sucesso as acções de formação para ter os créditos necessários, que apresentasse material para complementar as suas aulas (fichas de trabalho, fichas de informação, acetatos, utilização das novas tecnologias e outros materiais didácticos). Quem não cumprisse que fosse despedido pois só estaria a denegrir a classe.
Não quero é ser avaliado pelo sucesso (que já foi aqui referenciado)dos alunos no terceiro período!!! Pois é fácil ter sucesso!!! Em vez de testes de hora e meia, faço só de 45 minutos, coloco perguntas de caca e dou 5 a cada um no final do ano!!!
Antigamente só se passava com duas negativas e agora já passam com três!! Isto foi decido para promover a qualidade do ensino? Ou terá sido do sucesso? É que assim os pais ficam mais contentes.
Quando vou à queima das fitas (e falto nesse dia se for preciso), tenho tido ex-alunos meus que me vêm cumprimentar e que conversam comigo. É este o meu momento de felicidade a nível profissional, pois está ali o resultado e O RECONHECIMENTO do meu trabalho.
Já dei aulas num bom colégio. Passei para o estado pois tenho mais regalias com o avançar da idade. Nem tudo é vantagem pois tenho agora de andar mais Km para chegar à escola. O interessante, graças a muitas intervenções, foi descobrir que quando era professor no colégio era bom professor e não roubava nada a ninguém e quando passei para o estado fiquei um grande malandro e um ladrão de primeira!!!! :shock:
É pá!!! Era escusado esse sarcasmo!!! És sempre o mesmo...

por TraderAT » 20/11/2005 19:13

Braganext Escreveu:analisem....

A informação divulgada hoje publicamente pelo Ministério da Educação, de que no ano lectivo 2004/2005 teriam ficado por dar entre 7,5 e 9 milhões de aulas corresponde a uma tentativa da equipa ministerial de continuar a degradar publicamente a imagem dos professores e educadores, retaliando, hoje, pelo facto de terem feito uma grande Greve. Este procedimento do ME enquadra-se na campanha de ataque aos professores que vem desenvolvendo desde que tomou posse...

Degradar a imagem pública dos professores e educadores?
Mas o que tem feito alguns dos seus colegas nas suas intervenções com os argumentos utilizados... desculpem a insistência neste ponto, mas como podem professores escrever tão mal.
Não será o seu caso, mas concorda que já aqui vimos erros que não lembram ao diabo! Certamente eu também já cometi erros em Posts aqui no Fórum, mas para além de não ser Professor, há erros e erros...

Já aqui foi, repetidamente, referido que a vossa Profissão é da maior importância para a Sociedade, agora é certo, que existem na vossa classe (como noutras) pessoas que levam a que a imagem que vos está associada seja menos positiva.
Não me parece que o Ministério tenha marcado a vossa Greve para uma Sexta-feira! Nem me parece que seja a Sra.Ministra que tenha colocado a enormidade de atestados médicos que foi referida!
Se o Ministério está a tentar moralizar as coisas é bem diferente. Note que não votei nestes senhores mas honra lhe seja feita por estarem a mexer numa série de Direitos adquiridos, vossos e de outros Funcionários Públicos. :wink:
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Braganext » 20/11/2005 18:48

analisem....

CONTRA A DEMAGOGIA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO;

OS PROFESSORES MERECEM RESPEITO!

A informação divulgada hoje publicamente pelo Ministério da Educação, de que no ano lectivo 2004/2005 teriam ficado por dar entre 7,5 e 9 milhões de aulas corresponde a uma tentativa da equipa ministerial de continuar a degradar publicamente a imagem dos professores e educadores, retaliando, hoje, pelo facto de terem feito uma grande Greve. Este procedimento do ME enquadra-se na campanha de ataque aos professores que vem desenvolvendo desde que tomou posse. Só que desta vez foram ultrapassados todos os limites: o Ministério da Educação recorre a um estudo que ainda não terminou, avança números por estimativa, e não indica os motivos pelos quais em 2004/2005 ficaram tantas aulas por dar.

Se houvesse seriedade e honestidade na divulgação da notícia, teriam de ser acrescentados os motivos de não terem sido dadas as aulas. Só que assim concluir-se-ia que em 2004/2005, muitos milhões de aulas que ficaram por dar foram consequência dos milhares de professores por colocar durante todo o primeiro período devido às trapalhadas que marcaram o concurso e a colocação de docentes nesse ano. Concluir-se-ia, ainda, que milhões de aulas que ficaram por dar foram consequência da burocracia ministerial que para colocar um professor em substituição de outro chega a demorar três semanas, colocando, por vezes o substituto quando o titular já está para se apresentar.

Estudos anteriores provam que, apesar das más condições em que trabalham nas escolas e de estarem colocados em localidades muito distantes da sua residência familiar, a taxa de absentismo docente se situa entre os 4 e os 5%. Ou seja, mais de 95% do trabalho que é atribuído aos professores e educadores portugueses é cumprido por estes colocando-os num dos lugares de topo dos grupos profissionais mais cumpridores.

A divulgação destes dados pelo Ministério da Educação, precisamente no dia em que os professores assumem de forma inequívoca o seu protesto contra as políticas do Governo e as medidas do Ministério da Educação, prova que esta equipa ministerial não olha a meios para denegrir a imagem social dos professores e educadores portugueses. Também por esse motivo a Greve teve a expressão que teve e os professores, neste dia de luta, promoveram esta grande Manifestação e prometem que a luta continua.

por TraderAT » 20/11/2005 18:31

NGM Escreveu:
Braganext Escreveu: aqui estão as faltas: http://www.giase.min-edu.pt/upload/docs ... ssores.htm

:arrow: Professores do 2º ciclo em funções lectivas: 22146

Quantos faltaram por doenças no ano lectivo passado: 10905 (cerca de metade)

Quantos dias faltaram por doença: 151779 (cerca de 15 dias, 3 semanas, cada um)

Na diagonal, vejo que metade dos profissionais em funções apresentou faltas por doença.

A média de faltas por doença, por faltoso, é superior a 10 dias (2 semanas).

Não levem a mal este comentário, mas os Professores tem uma Saúde muito precária... :?

Na minha empresa, se alguém faltar desta forma, mesmo por doença, não terá qualquer hipótese de progredir e o mais provável será mesmo um convite para o Desemprego!
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

por NGM » 20/11/2005 17:16

Braganext Escreveu: aqui estão as faltas: http://www.giase.min-edu.pt/upload/docs ... ssores.htm

:arrow: Professores do 2º ciclo em funções lectivas: 22146

Quantos faltaram por doenças no ano lectivo passado: 10905 (cerca de metade)

Quantos dias faltaram por doença: 151779 (cerca de 15 dias, 3 semanas, cada um)

Na diagonal, vejo que metade dos profissionais em funções apresentou faltas por doença.

A média de faltas por doença, por faltoso, é superior a 10 dias (2 semanas).

Cerca de 10% dos professores não faltaram vez nenhuma, fosse por que motivo fosse.

São estatísticas próprias de um país muito adoentado, a começar por quem passa muitos desses atestados.

Era bom saber se no privado também se adoece tanto, já para não discutir as outras faltas.

Uma andorinha não faz a Primavera, no entanto um cumprimento a todos os que honram a sua profissão (felizmente bastantes).

por GAB » 20/11/2005 17:13

Alguem me sabe dizer como tenho acesso á lista dos professores colocados NO LUXEMBURGO-Belgica e França?
Ja agora se houve modificações nos "estatutos" de professores colocados?

:wink: agradecido
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por Braganext » 20/11/2005 16:56

alguns comentários de uma pequena pesquisa que efectuei.

.....Se ouviram o jornal da noite da TVI, de certeza que ouviram os comentários de Manuela Moura Guedes! Às tantas, e a propósito dos números de absentismo divulgados hoje, Manuela Moura Guedes comenta que " até nem são muito altos se tivermos em conta que a maioria são mulheres que têm de prestar cuidados à família e estão colocados a centenas de km de casa." :

Confesso que este simples comentário retratou efectivamente o que se passa e colocou em causa os números do Ministério da Educação!.....

Foi provavelmente a primeira vez que gostei de ouvir um comentário dela. Mas continuo a achar que um pivot está lá para apresentar as noticias e não comentá-las.

aqui estão as faltas: http://www.giase.min-edu.pt/upload/docs ... ssores.htm

"Era bom era que eles vissem não só quantas vezes é que os professores faltaram, mas quantas vezes é que os alunos ficaram efectivamente sem aulas - pelo que vejo no quadro, estão a contar com baixas e licenças de maternidade e essas normalmente envolvem uma substituição atempada, a menos que o ME faça disparate.
Já agora, não era também mau verem os dias em que os professores entram na escola às 8 e saem de lá às tantas, talvez fosse de pedirmos a instalação de relógios de ponto e começar a exigir o pagamento de horas extraordinárias, não? "

por Rui12ld » 20/11/2005 14:43

Os Professores do forum que não levem a coisa tão a peito (todos temos familiares e amigos professores), o que se deve discutir é o sistema de ensino em Portugal.

Por n razões sou a favor da semi-privatização do mesmo (não tenho tempo de as enumerar todas), mas a mais flagrante talvez esteja nos rankings publicados o mês passado. Então o ensino superior devia ser TODO privatizado, com as empresas realmente envolvidas na formação das pessoas.

Vou só deixar uma deixa para discussão, este mês pela primeira vez soube dum caso (sobrinha de uma colega de trabalho) que vai tirar a licenciatura para a Índia :shock: , ao que parece a míuda é um génio e as melhores universidades do mundo neste momento estão lá :shock: , eu não quis acreditar mas é mesmo verdade.

A Europa social arrisca-se a ser a África dos proxímos secúlos (valha-nos a Europa de Leste com impostos baixos e jovens empreendedores).

Registado: 4/2/2004 19:57

Re: resposta JAS

por TraderAT » 20/11/2005 13:56

Bom dia

Apelo a algum Professor, que frequente este Fórum, a intervir de forma correcta, coerente e sem demagogias para podermos manter uma discussão saudável!
Sim porque todos aqueles que já o fizeram, limitam-se a justificar aquilo que não tem justificação, apresentando exemplos sem qualquer relação com aquilo que se discute e pasme-se, alguns tiveram intervenções cheias de erros...

barcavelha Escreveu:O facto de ter cometido aqui os erros de
sintaxe e ortográficos tiveram como origem a falta de tempo, para proceder á sua correcção

Caro amigo,
há erros que são devidos à falta de tempo ou a erros a teclar, mas escrever "intelegência" com "e" e não com "i", leia-se inteligência parece-me difícil...no teclado do meu PC, o E está a 5 teclas de distância do I! :wink:
De qualquer forma, julgava que um professor para evitar este tipo de erros não tivesse que recorrer ao corrector ortográfico do Word! :oops:
JAS, provavelmente estamos a perder tempo a corrigir estes senhores...

Para concluir, só posso realmente dizer que das variadas intervenções destes profissionais não resulta da minha parte um maior respeito pela classe, que, já está, segundo os próprios referiram, com uma imagem algo negativa...por que será?

por NGM » 20/11/2005 13:47

Pata-Hari Escreveu:Se não o fazem nos critérios de admissão que pelo menos o façam através da avaliação do trabalho feito.

Para quê pegar fogo ao circo? Não estávamos melhor com progressão automática na carreira? Muito bons para toda a gente? Reformas antecipadas? Vínculo ad aeternum? Mais de 700000 a trabalhar directamente para o Estado?

Assim os bons professores (vocação, boas notas de licenciatura, bons resultados dos alunos, com mercado de trabalho no privado) ganham e progridem o mesmo que os outros todos. Quem diz professores, diz médicos, enfermeiros, funcionários das Finanças...

por Pata-Hari » 20/11/2005 13:39

Devastador, então estamos completamente de acordo em como se tem que separar o trigo do joio. Se não o fazem nos critérios de admissão que pelo menos o façam através da avaliação do trabalho feito.

Aliás, isto é o que existe também no privado. Não só se é seleccionado com cuidado como depois se é avaliado continuamente pela qualidade do trabalho, certo?
Administrador Fórum

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 797 visitantes