Caldeirão da Bolsa

Greve dos Professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

1º CICLO

por devastador » 20/11/2005 13:15

Pata, na minha afirmação na intervenção anterior eu disse que a culpa não é UNICAMENTE dos professores!!!
Já disse que infelizmente há maus professores, COMO EM TODAS AS PROFISSÕES!!! Não pensem que todos os maus trabalhadores estão no desemprego!!! Nós próprios teremos de nos questionar por diversas vezes se seremos bons trabalhadores. Só assim o seremos de facto!!
Na altura do 25 de Abril de 74, tinha eu 8 anos, havia os professores primários (tive excelentes professores) e os outros que vinham das universidades.
Com o alargamento do ensino obrigatório, havia falta de professores, e foram assim aparecendo, como cogumelos, as ditas Escolas Superiores de Educação.
Cursos de três anos onde mais de 80% do tempo é passado a aprender a como ensinsar os alunos a aprender. Saiem com excelentes notas, a taxa de insucesso é zero e ainda pretendiam (ou pretendem) poder dar aulas também ao 3º ciclo!!!!!!! :shock: :shock:
Conheço uma pessoa que virou professora primária, que nunca teve matemática no secundário e que no 9º ano era aluna de um a esta disciplina. Isto chega?!! Que culpa tenho eu de meterem todos os professores (1º, 2º e secundário) no mesmo saco? De todos terem a mesma progressão na carreira!! De me chegarem alunos que não sabem fazer qualquer cálculo mental? DE não saberem resolver PROBLEMAS que DEVERIAM ser dados noutro ciclo?!! Como podem resolver se muitas das vezes nem entendem o que é pedido?!!
ESCOLA "João de DEUS" o pessoal é formado pela própria instituição, e à moda antiga...

Registado: 8/5/2003 14:26

por Pata-Hari » 20/11/2005 13:09

Braganext, para sua informação as questões que foram colocadas foram em parte tratadas com a direcção da escola em causa (que tiveram a falta de vergonha de me explicar os problemas da escola dizendo que eram fruto do sucesso e da procura que tinham!!!!). Como pode ver pelo que eu aponto, não sou o encarregado de educação que fala para o lado, por acaso VEJO o trabalho que é feito e por isso estou em condições para o criticar.

A sua falta de resposta a tudo o que lhe é apontado, é no mínimo demagógica - para não dizer desonesta - e modo como atira as questões para o lado e as ignora é impressionante. Como imagina, a minha simpatia pela classe de professores não aumentou depois desta discussão.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Braganext » 20/11/2005 12:57

Pata-Hari

Eu já imaginava que ia ficar sem resposta. É o tipo de Encarregado de Educação que só desabafa no café ou nos fóruns. Afinal dizem que não têm tempo mas....

Aconselho a visitar um site interessante www.malservido.com
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por Kafka » 20/11/2005 12:55

Gostaria de dar a minha achega no seguinte sentido:

o colega professor Barcavelha prestava um melhor serviço aos professores e aos seus alunos se aprendesse a escrever antes de o porem a dar aulas. Entretanto, era melhor que se mantivesse sossegado e não postasse mais! É por causa de gente assim que temos estado a levar pancada velha e a aturar as descargas da vesícula hiperactiva dos trampolineiros de serviço;

não quero parecer inconveniente nem ser mal-educado mas não posso deixar de corrigir o grande linguista JAS que cometeu a fífia de escrever côr em vez de cor. Uma gralha, por certo!

Na segunda-feira à noite, depois de ouvirmos a nossa circunspecta ministra na televisão, vamos todos ficar muito mais aliviados, por certo. É tão calma e demodée nas coisas que diz, que ficamos com a ideia que até tem razão.

De resto, sugiro que não se cansem mais e acima de tudo não percam tempo a meter-se comigo que eu estou-me nas tintas para a opinião de quem quer que seja!
O mais incompreensível no Universo é o facto de ele ser compreensível.

A. Einstein

Registado: 28/12/2004 22:19

por Pata-Hari » 20/11/2005 12:46

Não entendo a sua lógica.....

"Acredito que muitos Pais não tenham formação, outros tempo. Tempo, claro, já que para sermos competitivos temos que explorar os trabalhadores e acabar com as vidas familiares. É assim a vida no privado. Caminhemos para as 45 horas de trabalho semanal e para as reformas aos 70 anos. "

Então está a dizer que, trabalhando eu 60 horas semanais que o meu valor de mercado deve ser o mesmo de quem trabalha (com as mesmas habilitações e capacidades), 35, para bem da igualdade social?!?

Reformas aos 70 anos não me chocam se a esperança de vida for superior em dez anos relativamente à época em que 60 anos eram a idade da reforma. Choca-me sim, que as pessoas achem que "o bolo" deve chegar para todos quando os rácios de reforma/contribuição vão subindo cada vez mais, por via do aumento de esperança de vida e muito agravado pelo facto do sistema público não ter contribuído por via da parte não descontada pelo próprio estado.

Está também a dizer-me que é chocante que não haja nenhuma forma de gatekeeping nas universidades. Eu, que sempre trabalhei no privado, sempre achei que havia. Sempre houve distinção no mercado de trabalho entre cursos superiores de umas universidades e cursos superiores de outras. No mercado privado essa distinção faz-se muito claramente e nunca me senti preterida relativamente a outro (pelo contrário, o meu curso sempre foi bem visto e sempre fez valer as exigências que tem na admissão). No público e pelo que me diz, essa diferenciação não é feita. Mais uma razão para ser crucial implementar-se um sistema de avaliação do trabalho, não acha?!??! quando e o que será preciso para que o sector publico entenda que não se pode viver para sempre num mundo irreal??

Braganext, é quase irreal e é certamente imoral esse tipo de argumentação quando as pessoas que estão no sistema "real" da economia têm competição e são avaliadas na sua totalidade diariamente: eu sou avaliada diariamente pela minha performance, sou avaliada por quanto trabalhei, por quanto produzi, e pela minha capacidade técnica todos santos dias. Não me queixo do que trabalho porque tenho um ordenado (algo) compensador. Quando trabalhei a mais relativamente aquilo que estava disposta a ceder da minha vida pessoal, mudei-me. Porque não muda de ramo de trabalho se se sente tão revoltado????

Não sei o que lhe diga mais. Continuo sem esperança que alguma vez entenda que o que escreve é chocante para quem é avaliado todos dias e para quem trabalha horas infinitas recebendo o mesmo que alguém que trabalha significativamente menos e que passa os seus dias a queixar-se.
Administrador Fórum

comentário

por jotabil » 20/11/2005 12:41

Cara Marrequinha
Li ...scaneei....o post.....no fim as tuas asserções parecem mais serenas e confiantes nas virtudes do mercado como lei natural a obedecer. Defendes-te da natural incerteza da vida com o trabalho...com o sacrifício...com a honestidade do esforço....e parece que recomendas isso aos teus rebentos e acho isso muito recomendável.
Mas....importa também considerar que subordinámos tudo à economia e que a nossa lógica de seres humanos se encontra, por isso, deformada.
Penso que só sairemos deste labirinto onde nos encontramos perdidos, quando desaparecerem os jardins de infância e os lazaretos de Tormes (para a terceira iadade...até classificámos os anosos!!!)
Se reorganizarmos o nosso viver com a racionalidade que as novas tecnologias permitem....constatarás que é um desperdício um indivíduo vir do Seixal para Lisboa...todos os dias para escrever uns rabiscos num papel....e depois ir. A energia necessária ao deslocamento.....a ausência dos filhos que não orientou e viveu...a tristeza que acumulou e que lhe deforma o espirito e o corpo...o sem sentido do seu trabalho...porque é funcionário público e trabalha para objectivos que não abrange totalmente e apenas compreende como filosofia de trabalho...que lhe apazigua a consciência de ser um autómato...que goza férias em Agosto.....e faz turismo de habitação como se isso fosse uma coisa exclusiva e snob....e vai a uma piscina como sucedâneo do rio ou do mar...pensandoque está a progredir na vida...
Não é nada disto o que o homem procura...o que procuramos...o que desejamos. Somos é manipulados desde o berço a ter uma vida formatada sem hipóteses
de ver mais além...sem capacidade de nos revoltarmos porque o caos foi insinuado na condição humana deixando uns tantos de fora...a viver vidas fantásticas....Esses não mandam os filhos às escolas....são os professores que se deslocam aos sues condomínios privados.....é diferente....Têm que manter o comandamento sobre os restantes.
(cont)
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por Braganext » 20/11/2005 12:09

Pata-Hari

Todas as queixas e casos a que se refere tiveram o devido seguimento?

Alertou as instâncias Superiores???

Levou o caso a maiores consequências ???

Não esqueça que existem Inspecções de Ensino e Tribunais.

Sabe porque pergunto isto?? Porque estou habituado a ouvir os Pais lamentarem-se mas quando devem fazer alguma coisa para corrigir estas situações não avançam contribuindo assim para que a sociedade não evolua.
Acredito que muitos Pais não tenham formação, outros tempo. Tempo, claro, já que para sermos competitivos temos que explorar os trabalhadores e acabar com as vidas familiares. É assim a vida no privado. Caminhemos para as 45 horas de trabalho semanal e para as reformas aos 70 anos.
E já refletiram sobre o ensino superior? No meu percurso de estudante sempre ouvi dizer. "Ó pá o que é preciso é entrar para a Universidade, depois faz-se bem o Curso" Afinal isto ainda está actual. Os governos, nomeadamente os de direita, abriram inumeras Universidades privadas e que resultado temos??? Se estivessem tão interessados em aumentar a qualidade não desautorizavam os Professores do básico e do Secundário, obrigando-os quase a passar os alunos para mostrar sucesso e depois no Superior avaliavam conveniente a capacidade uma vez que é lá que as pessoas fazem as sua especialização. Quem não tem vocação para Professor, Médico, Enfermeiro, Policia, Juiz, devia lá ficar retido. FICA????? ACHAM QUE FICA????

por Pata-Hari » 20/11/2005 12:00

Devastador, aceito os abraços e beijinhos. Eu trabalho no privado e sempre trabalhei que nem uma doida. Nunca contei horas de trabalho em nenhum emprego e, curiosamente, nem nunca me queixei. A única coisa que fiz foi entender que o que estava a fazer era uma escolha profissional e que era um investimento na minha própria formação profissional e na minha pessoa. Era algo que profissionalmente me acrescentava valor curricular e que portanto merecia o sacrifício (trabalhava nessa altura, em média, 12 horas por dia). Quando achei que já não servia a minha realidade pessoal, que eram horas a mais para mim, mudei de empresa e passei a fazer um trabalho diferente. Nunca me queixei porque nunca fui enganada. Sempre soube quais os requisitos de todos empregos. Estou certa que me incluirás na classe trabalhadora.

Acho que fazes muito bem em apontar a qualidade dos alunos nos factores de sucesso de um professor e de uma escola. Estou perfeitamente de acordo contigo e é indiscutível a sua importância (devo dizer-te que é uma questão que se coloca muitas vezes quando nas escolas mundialmente reconhecidas como de excelência se tentam identificar os factores determinantes do seu sucesso. A selecção dos alunos aparece sempre um dos factores explicativos). O que não impede que se meça a variação de resultados ano após ano (ou seja, um mau aluno pode progredir a uma velocidade maior ou menor que anteriormente e aí já poderás medir o trabalho desenvolvido com os professores).

Mas, se o factor explicativo dos resultados educativos são apenas os próprios alunos, como explicas então que os professores sejam incapazes de corrigir correctamente o trabalho dos miúdos? como explicas a falta de coerência no trabalho desenvolvido? como explicas o absentismo? aqui eu começo a ficar tentada a achar que a falta de resultados dos alunos poderá ter algo a ver com a qualidade dos professores.

A qualidade dos alunos não é o único factor explicativo do sucesso escolar e é mensurável estatisticamente. O dos facto dos professores se tentarem demitir dos resultados escolares é algo muito assustador a meu ver quando vejo a falta de qualidade do trabalho que me chega ás mãos (e que pelos exemplos que te dei é independente da qualidade ou falta de qualidade dos meus filhos –e que, aliás, devo dizer que acho miserável e que já lhes previ e expliquei que serão vagabundos de rua se continuarem com estes níveis de performance escolar!!! )
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 20/11/2005 11:34

Alexandre setedias: claro, façam greve à vontade. Estão no seu direito. Mas não nos obriguem a concordar com a mesma e a ficar contente que, a juntar aos 10% de absentismo, os putos tenham menos um dia de aulas (aliás, não consegui entender a razão da mesma já que o tema era "respeito". Fiquei sem saber quais as exigências e sem poder criar qualquer opinião acerca de se poderiam ou não ser pertinentes ter razão de ser). Já agora, o tema já não é a greve, é o sistema de ensino.

Braganext: Eu já sugeri, porque me pede mais sugestões? não percebeu o que escrevi? não foi claro e não é básico? a sua reacção parece ser de alguém que acha normal o que descrevi. Esse sim, é um problema gravíssimo. Ao trazer exemplos ridículos para a discussão está mais uma vez a fugir ao essencial e a sublinhar tudo o que é acessório e fútil quando lhe foram apontados problemas extremamente graves. O braganext está preocupado com os seus problemas (poder a vir a ser descriminado pelo aspecto físico, poder não ter formação actualizada), eu estou preocupada que o nível de ensino da matemática seja uma miséria e que não tenha nexo metodologicamente, que a minha filha não possa aprender a escrever com um professor que lhe corrige o que está correctamente escrito para algo de errado e que se esquece de corrigir o que está errado.

Já lhe tinha dado a resposta às suas questões antes de as colocar, mas volto a repetir de bom grado:

Quero um trabalho bem corrigido, quero um professor que corrija os erros ortográficos onde eles estão e que não corrija o certo escrevendo ao lado uma calinada, quero que não falte às aulas (faltar o mesmo número de dias que os meus filhos faltam parece-me um número aceitável – este ano um deles não faltou dia nenhum e outro faltou dois dias por doença o que dá uma média de 1.1% - e não de 10% - de absentismo) , quero algum nexo no que se ensina (que não ensine num ano operações matemáticas incompreensíveis para a idade das crianças e, sobretudo, que no ano seguinte não se regrida para operações básicas). Apreciaria largamente poder falar com os professores sem ser às 4.15 da tarde, apreciaria que os horários fossem pensados em função dos utilizadores e não, sistematicamente, em função da conveniência da escola e dos professores. Já agora, e já que se mencionou a questão da educação das crianças, apreciaria largamente que a regra não fosse "matem-se e esfolem-se desde que não façam barulho". Se calhar umas aulas de educação cívica eram capazes de não fazer mal nem aos alunos nem aos professores que implementam este modo de estar.

Está claro assim, braganext? é perceptível? e eu nem falei em classificações a nível nacional dos resultados escolares (que considero fundamental embora não ajude em muito quando o sistema público não permite escolher as escolas, apenas o sistema privado permite a escolha)

O que não preciso, dispenso, não exijo que os professores actualizem os seus métodos anualmente. Nem criticaria que os meus filhos sejam ensinados do mesmo modo que eu fui. É muito mais grave que quem os ensine não tenha as aptidões básicas para o fazer e não saiba escrever ao nível da segunda classe. A metodologia é quase um acessório quando o que é essencial existe e está presente no trabalho.

Para terminar, isto não é um ataque a professores individuais (há muitos muito bons, responsáveis e competentes no sistema de ensino, graças a Deus) , é um ataque a um sistema que precisa de ser muito revisto e muito alterado por modo a eliminar as infinitas ineficiências na gestão e na selecção das competências. Os bons professores serão sempre bons, no público, no privado e em qualquer sistema. E eu desejo-lhes que possam passar para um sistema que os avalie e que os premeie pelas qualidades que têm e que são insubstituíveis. Quanto aos maus, haverá certamente empregos nos hipermercados que premeiem as capacidades que certamente terão.
Administrador Fórum

por alexandre7ias » 20/11/2005 5:43

LEGALMENTE todos temos direito a greve, LEGALMENTE todos temos o direito a faltas, LEGALMENTE todos temos direito a ferias, LEGALMENTE podemos fazer greve a qualquer dia, faltar quando nos apeteça, não percebo o porque de tanta discussão!
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

resposta JAS

por barcavelha » 20/11/2005 3:45

Estou estupefacto com as suas chamadas de atenção, mais admirado fico com a sua última palavra "acresto" que deverá ter a sua origem etimológica algures entre a Jamba e o Uíge.
O facto de ter cometido aqui os erros de
sintaxe e ortográficos tiveram como origem a falta de tempo, para proceder á sua correcção já que se essa fosse a minha intenção tal com o senhor
deve ter feito bastava selecionar um corrector ortográfico para me alertar das incorrecções(distracções), mas como pensava eu que estava a escrever para pessoas bem intencionadas e que sabiam distinguir o útil do acessório não me dei a esse trabalho( por isso penitencio-me)já que concomitantemente á minha intervenção no fórum tenho que corrigir mais de 60 exames de Química 12º ano, além de comunicar por correio electrónico com vários encarregados de Educação, bem como preparar estratégias para combater o insucesso escolar que irão ser discutidas com pais e professores no próximo Sábado, suponho eu fora do dia de trabalho para a generalidade das profissões privadas!!(Eu no privado enquanto consultor pagam-me as horas bem como deslocações e alimentação, enquanto funcionário público as deslocações ao sábado para a Escola são gratuitas. Relativamente ás opiniões em que a maior parte dos professores vieram cair no ensino por falta de alternativas, isso em mim não me afecta nem quer dizer absolutamente nada já que tirei o licenciatura em Bioquímica( média final 15,6 FCUP) e fui para o ensino por vocação e lá permanecerei enquanto tiver condições, mas nunca numa situação passiva e jamais me demitirei das minhas responsabilidades e de defender as minhas convicções e valores. Quanto ao meu sucesso como professor só para informar alguns dos intervenientes no
ano transacto 13 dos meus 47 alunos que levei a exame final obtiveram classificação superior a 18 valores em Química tendo inclusive 4 deles
obtido a classificação de 20.
Quanto á profissão do meu amigo Jas já não
sei se a escolheu ou não lhe restou outra alternativa!!!!! eu sou professor, tenho alguma formação pedagógica e científica para não querer
ser demasiado pretensioso o meu amigo JAS se acha que têm mais capacidades do que eu , então candida-te-se ao ensino, para poder usufruir de todas
estas benesses que os professores têm , e não se limite a denegrir a imagem do professor, e já agora peça pra lhe retirar algumas das regalias
profissionais, tendo uma atitude altruísta venha para o ensino, para me substituir porque eu nas condições actuais em que há uma alteração das regras por uma única das partes contratuais não estou disposto a continuar e dedicar-me-ei 100% ao privado, já que felizmente não me faltam empresas na área do Ambiente e Saúde que queiram usufruir da minha experiência e qualidade técnica bem como da minha capacidade empreendedora que eu questiono que o meu amigo pelos comentários que fez as tenha.

Registado: 19/5/2005 17:55

Re

por JAS » 20/11/2005 2:30

Braganext Escreveu:Estão a par das mudanças constante e as alterações efectuadas nos últimos 10 anos.

Nesse ponto tens toda a razão.
As alterações têm sido constantes e ao sabor da côr política dos governos e, sendo assim, coitados dos alunos e dos professores.

A introdução da "passagem sem aproveitamento" durante a escolaridade obrigatória tornou os nossos alunos ignorantes, sem saberem escrever e sem saberem a tabuada.
Isso é um facto e ainda não vi os professores fazerem greve por isso.

Braganext Escreveu:Eu agradecia que o fizessem para meu bem também.

Como escreveste isto nao te deves chatear se eu te corrigir o português...

se desloquem á Escola é "à".
Ás tantas, às tantas também é "Às" e "às".
colega de trabalho abri-se a porta é um erro corrente actualmente mas na verdade escreve-seabrisse a porta.

Se os professores fazem tantos erros como poderão ensinar os alunos?

Mas não te esqueças que este tópico era sobre um absentismo de 10%.
Não queiram justificar que o absentismo se deve a que ganham mal, a que não têm condições, a que trabalharam em casa na 6ª feira de greve, etc, etc, etc.
Todos esses factos não alteram a estatística.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Braganext » 20/11/2005 1:19

Surgem por aqui criticas e casos concretos de falta de profissionalismo e até de incompetência. Formalizaram a reclamação???? Mobilizaram-se e escreveram???? Sabem que existem meios neste País para isso????
Eu agradecia que o fizessem. É que como em todas as Profissões existem maus Profissionais no ensino e esses precisam de sair para bem de todos. Eu agradecia que o fizessem para meu bem também.
Existem meios é necessário que os Pais se desloquem á Escola e apresentem as queixas lá e directamente no Ministério.... Ás tantas, os País preferem ficar a ver uns Big Brother's..... ás tantas pior do que isso esses País estão a trabalhar e nem sabem que a lei permite que se desloquem á Escola para estarem a par do aproveitamento e comportamento dos seus educandos. É precisamente pela falta de tempo dos País, fruto da sociedade privada que temos, que os jovens andam tão desligados da familia.
Mudando de assunto. Sabem o que está a ser exigido aos professores???
Estão a par das mudanças constante e as alterações efectuadas nos últimos 10 anos. Já de aperceberam da desautorização com que estão a colocar os Professores.
Na minha carreira já 3 ou 4 episódios inacreditáveis. Um dia um colega meu viu um aluno que já tinha alguns problemas disciplinares antes de uma aula cuspir para o puxador da porta instantes antes de uma Professora ir abrir a porta da sala para iniciar uma aula. Como qualquer ser humano, e num momento de revolta correu para o local antes que a professora (colega de trabalho abri-se a porta e assentou um forte cachaço no dito aluno. Sabem o que aconteceu??? Processo disciplinar e consequente suspensão. Por fim e depois do processo concluido foi concorrer para outra área educativa.
Foi apenas um exemplo que como algumas coisas de processam...

Não me admiro nada...

por TraderAT » 20/11/2005 0:49

Pata-Hari Escreveu:Ao verificar o trabalho escolar da minha filha já deparei com tudo, com professores que não sabem multiplicar e dividir, com professores que corrigem a ortografia de algo correctamente escrito para algo de errado (estou a falar de professores de Português de segunda-classe), sistematicamente o trabalho dela está mal corrigido. Pensar que estes professores poderiam passar umas horas a trabalhar na qualidade do seu ensino não é algo que me pareça aberrante ou chocante.

Pata,
isso acontece agora frequentemente com as gerações mais recentes de professores que vem dos chamados cursos via de Ensino.
Como já referi, entra-se nesses cursos com Médias muito baixas, mesmo negativas!! Que Qualidade podem ter a maioria (ressalvo que haverá excepções) dos diplomados desses Cursos? Durante o período em que estudei em Coimbra, conheci muitos colegas que frequentavam esses Cursos e honestamente não os queria para Professores dos meus Filhos (quando os tiver...)!!
Maus alunos...implicam...futuros maus Professores, não é preciso uma análise muito detalhada ao problema, é pena, porque a profissão Ensinar é uma das mais importantes que temos para a nossa Sociedade e para o seu desenvolvimento Futuro. :(
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Braganext » 20/11/2005 0:37

De facto é uma desilusão. É uma desilusão ter ao longo de meses ou até anos de "convivio" através deste fórum, verificar as opiniões a respeito deste tema de membros do caldeirão com uma história de participação frutuosa. Pata-hari, Incognitus, lamento profundamente as vossas opiniões. São vossas, respeito, mas acho absolutamente inacreditáveis. Tão incriveis que nem sei por onde começar....
Privatizar o Ensino??? Desejam que os professores dos vossos filhos sejam escolhidos pela familigera "Cunha". Quantos casos conhecem na privada de recrutamento pela aparência fisica (ex: lindas pernas) ?
Aceito sugestões para a formula de avaliação dos Professores. Aliás a Ministra vai iniciar em 2006 negociações com os sindicatos para elaborar a tal formula de avaliar e escalonar a progressão na carreira.
Pata-hari quer sugerir?
Lanço pistas:
- Será bom professor aquele que os alunos gostam? que é simpática e conta anedotas?
- Será bom só aquele que não falta? e aquele que falta por necessidade e quando está é empenhado ?
- Será bom professor aquele bom pedagogo mas que cientificamente é fraco e desactualizado?
- Será bom professor o que tem notas dos seus alunos boas? Será que um Professor em Carrazeda de Ansiaes e o mesmo Professor em Coimbra conseguem o mesmo sucesso de alunos de diferentes meios?
etc, etc, etc a falar disto não comia o bacalhau nem as rabanadas

Privatizem o Ensino. Força, e depois ganha o PSD e temos os Professores Laranjas, de seguida ganha o PS e temos os Rosas. Já é assim nas Chefias intermédias ao nível da estrutura do Ministério quem está nas Direcções REgionais e nos CAE's são nomeados.

Re: greve

por JAS » 19/11/2005 23:34

barcavelha Escreveu:Apoio incondicionalmente os argumentos aqui defendidos pelo Braganext.
Eu sou professor e com muito orgulho e não estou disposto a que generalizem e metam todos os professores no mesmo saco.Em todas as profissões há bons e maus profissionais, logo fou abjecto tal como é a figura da actual ministyra da educação bem como os meios de comunicação social por ela controlados aqui se vê como a comunicação social está subserviente ao governo e aproveitou o dia da greve para difamar com números falaciosos o absentismo dos profwessores já que até licenças de parto foram incluidas como faltas isto é o cúmulo do rídiculo.Concordo que há maus profissionais e estes devem ser punidos exemplarmnete agora não concordo que queiram sistemáticamente insultar a minha intelegência e enxovalhar-nos perante a opinião pública como sendo os professores uma camada de mal feitores , calaceiros , mandriões com falta de capacidade pedagógica e cientifica, e que o problema estrutural deste país está na classe de professores, e que a generalidade dos encarregados de educação nunca viram a escola como um mero depósito dos seus educandos, isso sim é que é a verdade que querenm escamutear, mas nunca serei uma dama seca nem artista circense, já que não escolhi para minha profissão o trapézio, por isso a todos aqueles que vieram aqui difamar-me enquanto professor passem muito bem que eu para vocês e para os vossos educandos denoto desprezo absoluto este mesmo sentimento é denotado para a actual ministra, que faça um favor demita-se e terá que ressarcir-nos de todo este incómodo....

Mas o amigo tem a certeza que é professor?
Espero que não seja de português...

O texto além de não ter pontuação decente, tem erros de dactilografia (que podemos atribuir à pressa...), não tem espaços a seguir aos pontos e, pasme-se, tem graves erros de português.
E sem tem graves erros de português isso quer dizer que os professores que teve foram maus pois o deixaram passar e tornar-se professor.

Para que não ensine a escrever assim aos seus alunos queira notar que:

"incluidas" tem assento e se escreve incluídas.
"sistemáticamente" não tem assento e pode memorizar que, em português, nenhuma palavra tem assento depois da 3ª sílaba a contar do fim.
"intelegência", quando existe, escreve-se com "i".
"mal feitores" é pegado e eu posso ser considerado um benfeitor ao ensinar-lhe isto...
"escamutear" é com "o" por muito que lhe custe escamotear a realidade do nosso ensino.

Nem acresto mais nada.

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por Incognitus » 19/11/2005 23:29

Acho piada quando, à falta de argumentos, se dizem umas bestialidades quaisquer.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por birbante » 19/11/2005 23:19

Pois, acho que sim , deveria ser tudo privatizado. Os assassinos deveriam ter um cheque justiça para escolherem o juíz e este receberia conforme o número de casos. VIVA O MERCADO!...
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
CAMBADA DE BETINHOS ARMADOS EM YUPIES FRUSTRADOS!..

Registado: 5/11/2002 1:12

por Incognitus » 19/11/2005 22:23

Tenho que concordar inteiramente com o incognitus: o sistema tem que ser privatizado ou, pelo menos, muito flexibilizado. Como está é impossivel de gerir e é impossivel separar o trigo do joio. Basta manter uma entidade reguladora que defina os programas, os objectivos e que faça alguma avaliação dos resultados, que o mercado fará o resto.

O mais engraçado é que a partir do momento em que se garante um "cheque ensino", não existe rigorosamente argumento nenhum para manter o ensino público ... a não ser o manter de custos mais elevados do que o ensino privado, e menor qualidade do que o ensino privado proporciona. Ou seja, os únicos interessados em que o ensino não seja totalmente privado são os próprios funcionários públicos.

Urge perguntar, o Estado existe para servir o povo ou os funcionários públicos? É bem óbvio, que para muita gente que trabalha para o Estado, é a segunda alternativa, embora não tenham certamente coragem de o dizer.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Pata-Hari » 19/11/2005 22:22

Ainda mais uma coisa acerca dos desgraçados dos horários e dos sacrifícios feitos pelos professores. Desde que tenho os meus dois filhos na escola, nunca nenhuma reunião de pais foi marcada fora das minhas horas de trabalho. Normalmente as reuniões são marcadas às 4.15 (perfeito para destruir o meu dia de trabalho). Cheguei ao cúmulo de ter mesmo o inicio do ano escolar do meu filho a uma terça-feira às 13.30. Ao verificar o trabalho escolar da minha filha já deparei com tudo, com professores que não sabem multiplicar e dividir, com professores que corrigem a ortografia de algo correctamente escrito para algo de errado (estou a falar de professores de Português de segunda-classe), sistematicamente o trabalho dela está mal corrigido. Pensar que estes professores poderiam passar umas horas a trabalhar na qualidade do seu ensino não é algo que me pareça aberrante ou chocante.
Administrador Fórum

por Incognitus » 19/11/2005 22:18

O Incógnitus que vá chamar ladrão a outro, porque eu TRABALHO e NÃO vivo da especulação !!!

Re-itero que se estamos a pagar mais do que o mercado pagaria a uma série de profissionais, então estamos a ser roubados por esses profissionais, pela exacta diferença do que pagariamos se os ditos trabalhassem para o sector privado.

E com a agravante de ainda por cima, sermos pior servidos.

Re: terminam chamando LADRÃO ao funcionário público

por NGM » 19/11/2005 22:15

devastador Escreveu: Quanto ao médico Manuel Antunes, os seus doentes vêm de longe, se for preciso, para homenagear este homem. Nunca ouvi um doente falar mal deste homem a não ser outros médicos. É autoritário? Talvez, pois quem trabalha com ele tem que seguir as regras da casa.

Os que falam mal, fazem-no quase sempre pelos motivos errados (nomeadamente algum conteúdo do livro A DOENÇA DA SAÚDE, que referi). Você deu-se ao trabalho de ler o que eu escrevi? Como homem e médico o que tem de bom ultrapassa largamente o que terá de menos bom.

Não obstante... Se ele fosse gestor de uma qualquer Escola com orçamento próprio (como tem actualmente no Centro de Cirurgia Cardiotorácica), ia sem dúvida impôr um estilo muito próprio. Em 99% das escolas portuguesas, ele ia "pegar fogo ao circo", com as tais "regras da casa" que falou o Devastador. Isto aplica-se, claro está, a outros sectores, incluído o da Saúde. :twisted:

Olhe que nem tudo seria positivo. Garanto-lho. Não há deuses na terra.

Como maior parte do que escrevo nestes tópicos nem chega ser lido, acabando-se numa "batatada" inútil, vou ali e já venho.

Registado: 16/10/2004 2:43

por Pata-Hari » 19/11/2005 22:12

Mais uma:

"Um ordenado médio de um presidente de um conselho executivo é de 1450 euros. UM ordenado médio de qualquer "chefe de secção" de um qualquer outro departamento da função pública ganha 2500 e não tem a seu cargo a gestão de tanta população (comunidade educativa). E se estes a que me referi tiveram que se deslocar? Sobe o ordenado! Ajudas de custo. Alguns até motorista tem.
Conheço alguns chefes de secção de Hipermercado que tem de ordenado mais de 2500 euros sem qualquer formação académica superior. Nada tenho contra a sua capacidade de trabalho mas....."

Meu amigo, há uma carreira como chefe de secção que o espera. Não entendo porque ainda é professor. Há centenas de hipermercados por aí....

Tenho que concordar inteiramente com o incognitus: o sistema tem que ser privatizado ou, pelo menos, muito flexibilizado. Como está é impossivel de gerir e é impossivel separar o trigo do joio. Basta manter uma entidade reguladora que defina os programas, os objectivos e que faça alguma avaliação dos resultados, que o mercado fará o resto.
Administrador Fórum

por Pata-Hari » 19/11/2005 22:06

Ainda não consegui ler o tópico integralmente mas confesso que fico boquiaberta com algumas das coisas escritas. Para mim sempre foi um facto, verdadeiro em qualquer país do mundo, em como as únicas pessoas que trabalham das 9 às 5 são quem trabalha em trabalhos muito pouco exigentes, muito pouco competitivos e sempre muito mal pagos. Nunca vi nenhum emprego interessante intelectualmente e bem pago que permitisse os luxos de um horário "perfeito".

Quando leio coisas como:

"Eu só quero ser um bom profissional durante o horário de trabalho. Depois quero poder sair do emprego ás 18:30 e não levar trabalho para casa.

" desculpem lá, são 19 horas e não posso continuar a reunião. Estou fora do meu horário de trabalho e ninguém me paga mais por isso."

" Querem que faça uma acção de formação?? Sim Senhor. Mas no meu horário de trabalho"

"Visitas de estudo. Só se pagarem horas nocturnas."
" O Senhor é o Pai dste aluno?? ... passe cá amahá das 8:30 às 18 :30 para o poder atender."
" Ensaio para a festa de Natal, depois das 19 horas??? Nem pensar"
" Actividades ao fim de semana com os alunos??? em pensar""
" Visitas de Estudo por 3 dias???? Eu tenho familia"
" Aulas a mais para alunos com dificuldades??? Pagam??"
"Ir no meu carro marcar visitas. Não vou..."
"Tirar fotocópias porque a da Escola está avariada. EU??????"", eu fico extremamente chocada. Nem as empregas domésticas que emprego se dão ao luxo de sair à hora exacta se eu me atrasar. Só quando as paguei à hora é que lhes paguei o tempo extra (Sempre seria uma opção, pagar aos professores à hora, se é algo que lhes parece interessante....). No meu emprego (e em nenhum emprego que alguma vez tenha tido) nunca me ocorreu sair à hora de saída em detrimento do que estou a fazer. Já me aconteceu ir para a sala dos correios e encher envelopes com o correio atrasado porque por um motivo inultrapassável o atraso era enorme. Não me caíram os parentes na lama e só fiz o que tinha que fazer porque era algo que era importante para a actividade da minha empresa e era uma situação excepcional que se queria regularizada o mais rapidamente possível.

Não entendo que alguém que trabalhe se desligue das suas responsabilidades e ache anormal trabalhar mais umas horas, usar o seu computador, ou fazer fotocopias, ou atender os pais dos alunos ou “ser sujeito” a uma acção de formação (!!) ou lá o que seja. Ainda por cima acabou de dizer que faz 27 horas por semana na escola …!!! Meu deus… se eu estivesse 27 horas no meu local de trabalho….

Se não quer exercer o seu trabalho do modo como está definido e com as responsabilidades que acarreta, haverá certamente outros empregos para si. É a beleza dos mercados.
Administrador Fórum

terminam chamando LADRÃO ao funcionário público

por devastador » 19/11/2005 21:55

E O RADICAL SOU EU!!!!
Se calhar ficam bem é as vossas intervenções!!!
Vocês querem denegrir a classe e querem que eu não seja sarcástico!!!
Infelizes intervenções são as vossas, pois fazem intervenções sem saberem qual é a realidade nas escolas portuguesas. Falei mal dos meninos ,foi?! Que não trabalham e que os pais não os apoiam?!
Quanto ao médico Manuel Antunes, os seus doentes vêm de longe, se for preciso, para homenagear este homem. Nunca ouvi um doente falar mal deste homem a não ser outros médicos. É autoritário? Talvez, pois quem trabalha com ele tem que seguir as regras da casa.
O Incógnitus que vá chamar ladrão a outro, porque eu TRABALHO e NÃO vivo da especulação !!!
E o melhor mesmo é ficarmos por aqui...
Acabem com esta ***** ou retirem essa intervençã!!!

Registado: 8/5/2003 14:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 816 visitantes