Caldeirão da Bolsa

Greve dos Professores

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por NGM » 19/11/2005 15:42

Já agora, para professores familiarizados com o processo de Bolonha, gostava que me explicassem como classificar um médico português de uma especialidade como por exemplo a Ginecologia/Obstetrícia que...

- tem 12 anos de estudo pré-universitário;
- licenciatura: 6 anos
- estágio pós-licenciatura: 2 anos
- especialidade (estudo diferenciado de uma área da Medicina): 6 anos

Ao todo, 26 anos de estudo. 8 deles, pós-licenciatura. Será um doutorado? Ou pelo menos um mestre?

Não. É um licenciado com uma especialização reconhecida pela sua Ordem e congéneres internacionais. Se quiser ser mestre ou doutorado, vai para universidade fazer mestrados e doutoramentos como os outros.

Infelizmente em Portugal há um fetiche generalizado por cheques, cartões e correio com DR. escrito... E poucos são doutorados! PhD's, MD's são estrangeiradas, claro está.

Registado: 16/10/2004 2:43

por Camisa Roxa » 19/11/2005 15:20

gostava que me explicassem onde é que alguem no privado trabalha apenas 35 horas por semana...

e se referem a postos de chefia então devem pensar q o gerente de 1 banco está como os funcionários publicos a olhar para o relógio à espera das 17:30 lol

1 posto de chefia trabalha sempre pelo menos umas sesenta horas, alias, nem tem horário, trabalha o necessário para se ter tudo feito

e o facto de terem acesso a esse cargo e ao tal pc e gabinete foi ganho à custa das suas competências! no caso dos funcionários públicos TODOS caminham para lá, as progressões são automáticas e é sempre a subir seja mau ou bom profissional seja necessário ou não num posto acima, não interessa

quanto às qualificações, qualquer um com um curso de linguas ou historia ou outro (cursos estes que está completamente documentado serem os que mais desemprego geram mas as pessoas teimam em tirá-los) faz a candidatura para professor

depois ainda se fazem de esquisitos a exigir que o estado lhes dê emprego!

quanto às condições das escolas, nunca tive aquecimento nas escolas onde andei desde a primária à secundária (apenas na faculdade já existiam ar condicionado), estava muito frio no inverno e quente no verão mas não morri por causa disso
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por NGM » 19/11/2005 15:18

Exijo que, comparem a minha carreira à de outros licenciados da função´púbica e de outros trabalhos da privada.

Quanto ganha um técnico superior nas Finanças, Segurança Social, ou Tribunais????
E um Chefe de departamento?
Quanto ganha um Engenheiro na Câmara?
Quanto ganha um médico no centro de saúde?
Quanto ganha um Engenehiro avaliador de uma BAnco?
QUanto ganha um Gerente/Director de um Banco?
Quanto ganha um Encarregado da Construção Civil?

Ser licenciado (aaahh, ser DR.) não garante equiparação a coisa nenhuma. O mercado de trabalho estabelece um preço-justo para o valor de cada licenciatura, era de esperar que o Estado fizesse o mesmo.

Vou falar do exemplo que melhor conheço.
Um médico no centro de saúde estudou pelo menos 6 anos para a licenciatura e fez pelo menos 2 anos de estágio (em 2005 reduzido para 1 ano) para obter autonomia pela O. Médicos antes do exame para acesso à especialidade.
Se não entrou para a especialidade, é um médico indiferenciado com hipóteses muito menos coloridas em termos de remuneração, quer no público, quer no privado. Para completar a especialidade de Medicina Geral e Familiar (a do "centro de saúde"), demorou mais 3 anos (irá passar a 4) É a especialidade mais curta, a maioria dura 5 ou 6 anos.

Ou seja, na melhor das hipóteses, esses médicos do centro de saúde estudaram mais 5 anos depois licenciatura, que durou em princípio 6.

Isto se não entraram na universidade à 2ª tentativa (ou mais), se não chumbaram nenhum ano na licenciatura, se entraram na especialidade à 1ª tentativa, se não falharem nenhuma avaliação durante a especialidade...

Também poderíamos apreciar a dificuldade relativa das licenciaturas (quer no acesso, quer no próprio plano de estudos).

Mas não vale a pena. O mercado de trabalho tem vindo a fazer, grosso modo, essa apreciação.

por NGM » 19/11/2005 13:23

Braganext Escreveu:....... Um ordenado médio de um presidente de um conselho executivo é de 1450 euros. UM ordenado médio de qualquer "chefe de secção" de um qualquer outro departamento da função pública ganha 2500 e não tem a seu cargo a gestão de tanta população (comunidade educativa). E se estes a que me referi tiveram que se deslocar? Sobe o ordenado! Ajudas de custo. Alguns até motorista tem.

Era então justo que professores tivessem privilégios idênticos a esses "privilegiados" da função pública.

Infelizmente não há dinheiro. Por isso o caminho é cortar privilégios a quem não os devia ter (sejam médicos, professores/educadores de infância reformados aos 50, etc, etc). Talvez assim haja dinheiro para remunerar melhor os que ganham menos.

Quem não concordar com medidas restritivas do Estado, é livre de tentar a sua sorte noutras paragens. É certo que estas medidas custam a engolir face a tantas outras medidas injustas, mas enfim... Alguma coisa se aproveite.

por NGM » 19/11/2005 13:16

Braganext Escreveu: Conheço alguns chefes de secção de Hipermercado que tem de ordenado mais de 2500 euros sem qualquer formação académica superior. Nada tenho contra a sua capacidade de trabalho mas.....

Para esses serem chefes de secção, andam muitos a ganhar menos de 500 nesses mesmos hipermercados.

Conforme já se disse noutras destas "conversas" aqui no fórum, se a vida no privado é tão boa de há uns tempos para cá, por que é que não vão mais funcionários públicos para o privado por SUA iniciativa?

De qualquer, uma palavra de cumprimento ao Braganext por ser (mais) um bom professor na escolas públicas, uma profissão importante e onde compensa mais ser-se um dos encostados.

por EMILIA » 19/11/2005 12:26

[quote]Quanto ganha um Engenehiro avaliador de uma BAnco?
Quanto ganha um Encarregado da Construção Civil[/qu
ote]

Estes podem ser despedidos por incompetencia, os funcionários públicos deve ser um pouco dificil.

Porque não fazem greves para o resto da população ganhar o que vocês ganham, para ter os mesmos direitos que vocês?
Não lamentes as perdas

Registado: 25/10/2005 11:55

por Braganext » 19/11/2005 11:55

....... Um ordenado médio de um presidente de um conselho executivo é de 1450 euros. UM ordenado médio de qualquer "chefe de secção" de um qualquer outro departamento da função pública ganha 2500 e não tem a seu cargo a gestão de tanta população (comunidade educativa). E se estes a que me referi tiveram que se deslocar? Sobe o ordenado! Ajudas de custo. Alguns até motorista tem.
Conheço alguns chefes de secção de Hipermercado que tem de ordenado mais de 2500 euros sem qualquer formação académica superior. Nada tenho contra a sua capacidade de trabalho mas.....
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

por TraderAT » 19/11/2005 1:50

NGM Escreveu: Já disse neste fórum, noutra sessão de "batatada" (subentenda-se confrontos de classes) que sempre fui um apaixonado pela História.

Mais um tópico que está realmente a tornar-se, como disse e bem, o NGM numa mera luta ou confronto de classes...

Sinceramente, não consigo entender grande parte da razão que os professores apontam para ganharem mais, sem necessariamente trabalharem mais ou mostrarem mais e melhores resultados...apontar exemplos outros funcionáriso publicos não justifica! Não se corrigem erros com erros diferentes.

Volto a dizer, há bons Professores e maus professores, agora uma coisa é certa, desde há muito que para entrar nesses cursos via de ensino, não é preciso ter uma boa Média, o que provavelmente, permite que muitos daqueles que saem desses cursos sejam maus profissionais tal como o foram, na maior parte dos casos, como alunos...
Tenho pena é dos Bons professores(que também existem), que sem culpa, vem a sua imagem colada à da maioria dos colegas...
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

por Braganext » 19/11/2005 1:27

.....

Exijo que me obriguem a estar na escola 35 horas, e mais nada!

Exijo que, comparem a minha carreira à de outros licenciados da função´púbica e de outros trabalhos da privada.

Quanto ganha um técnico superior nas Finanças, Segurança Social, ou Tribunais????
E um Chefe de departamento?
Quanto ganha um Engenheiro na Câmara?
Quanto ganha um médico no centro de saúde?
Quanto ganha um Engenehiro avaliador de uma BAnco?
Quanto ganha um Encarregado da Construção Civil?

Mais do Dobro que qualquer professor da mesma idade!!! E alguns têm menos habilitações que eu e não pagam impostos pelo seu real ordenado. Apesar disso têm sorte. Trabalham apenas 35 horas .... e têm um gabinte privado, um PC e, todo o material que precisam para trabalhar.

por NGM » 19/11/2005 1:11

Braganext Escreveu:Caro TRAderT

Procura / Oferta????

Quem mandou os Governos nos últimos 15 anos criar centenas de cursos via ensino??????

Formar médicos é caro??? OU será LObby da Classe?

Entende-se

Talvez fizesse falta aos professores, mais que sindicatos, uma Ordem. Ou talvez não.
Ainda assim, Medicina é uma das licenciaturas mais dispendiosas para os cofres do Estado, julgo. Se bem me lembro de uma análise que não encontro agora, custa aproximadamente 50000 euros por licenciado. Para quem vai o dinheiro não sei.

De qualquer forma, os cursos com via de ensino foram criados, mas ninguém foi obrigado a segui-los. Já disse neste fórum, noutra sessão de "batatada" (subentenda-se confrontos de classes) que sempre fui um apaixonado pela História. O que não impediu que escolhesse uma licenciatura de que gostasse e com viabilidade no mercado de trabalho, já que não sou herdeiro Hilton nem Rockefeller.

Ainda há 2-3 anos vi uma reportagem sobre um curso na UBI (Univ. Beira Interior - Covilhã), onde só se encontrava uma aluna no ano em análise. Julgo que era Engenharia Têxtil. A jovem estava no penúltimo ano de curso e já tinha ofertas de emprego.

A caça ao canudo "porque sim" é geralmente pouco esclarecida.

por JohnnySideral » 19/11/2005 1:11

Em primeiro lugar a noticia do absentismo é propaganda!

Em segundo lugar a culpa de todos os males do ensino são as politicas de esquerda (reformas e contra reformas) que transformaram o ensino básico num ATL em que todos os alunos obrigatoriamente têm de passar até ao 9ºano.

Os PALOPs nem sabem ler nem escrever mas passam na mesma, é uma alegria, nem que seja com um currículo alternativo.

Depois nestas alturas vem a propaganda dizer os alunos não sabem nada, estamos em último lugar na OCDE, a Matemática ..... o Português .... é uma vergonha nacional ..... malandros dos professores

Os "jovens" incendeiam carros a culpa é dos professores Laughing

Vocês ainda acreditam no Pai Natal ?

Registado: 19/3/2004 15:46

por TraderAT » 19/11/2005 0:47

Terá que concordar comigo que se existem milhares de professores no desemprego para que pagar supomos 2500 eur/mês...

Se uma empresa que precisa de um técnico (seja de q área for) e existem poucos, no mercado de trabalho, provavelmente, a empresa é obrigada a subir a sua oferta de remuneração, se caso contrário, existem n técnicos no desemprego então, se calhar um modesto salário de 750 euros será suficiente para contratar um bom técnico...Oferta vs Procura :wink:

Claro que foi o Estado que criou e levou muitos dos seus colegas a esta situação, mas as pessoas não foram propriamente obrigadas a inscrever-se nesses cursos!?

Nota: Não sou Médico (infelizmente :mrgreen: )

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

por Braganext » 19/11/2005 0:39

Caro TRAderT

Procura / Oferta????

Quem mandou os Governos nos últimos 15 anos criar centenas de cursos via ensino??????

Formar médicos é caro??? OU será LObby da Classe?

Entende-se

por Pedrinho » 19/11/2005 0:26

Braganext Escreveu:Caro Pedrinho.

O seu diminuitivo já pode querer indicar alguma coisa mas, por via de possíveis más interpretações fico por aqui.

Caro Braganext, o diminuitivo não passa de um nick.
Braganext Escreveu: Relativamente à referência que faz às noticias que o ministério e a comunicação social divulgaram, acho que devia fazer uma reflexão e concerteza que concluir nem tudo o que é escrito nos jornais é verdade.
Os números que o Ministério intencionalmente colocou "cá fora" precisamente no dia da greve são deturpados. São consideradas faltas para a estatística aquelas que resultam de visitas de estudo ou reuniões fora da Escola (projectos, desporto escolar, etc), isto é, os professores faltam mas estão em serviço oficial. Nessa estatística também surgem aquelas faltas em que o professor, em consequência da sua falta vê reduzido o número de dias de férias.
Gostava ainda de o informar que qualquer professor que tenha um filho com, por exemplo, 11 anos de idade não pode acompanhar o filho ao médico, ou se o decidir fazer verá lhe descontado no dia de trabalho.
Poderia estar aqui a noite inteira a enumera-lhe várias situações deturpadas que vários agentes utilizam para denegrir a imagem dos professores.
Se algumas medidas até se podem considerar positivas a maioria são tremendamente negativas.
Primeiro penalizaram fortemente e injustamente e depois é que pretendem premiar... mas quando???
Tome nota Pedrinho!!!
O Ensino em Portugal só poderá evoluir quando descobrirem a fórmula ideal para avaliar o desempenho dos Professores, premiando aqueles que trabalham bem e muito e penalizando os outros. Mas que isto aconteça será necessário investir muito na qualidade das instalações e materiais das Escolas.
A realidade é Escolas Públicas sem condições nem espaços adequados e apetrechados e na rua logo ao lado colégios Privados com todas as condições e mais algumas. É isto que queremos do nosso País?????? É fácil imaginar, entrar-nos um filho pela casa dentro e dizer-nos que os amigos que andam no colégio tem um computador por cada na sala de aulas, tem quadros multimédia e sem giz, tem vários projectores, tem pavilhão coberto, piscina coberta, etc, etc .etc ....

Para terminar acho lamentável depois de ter leccionado 15 anos ter tido esse tipo de afirmações.

Cada um defende a sua "sardinha". Olhe que dei aulas em Trás-os-montes e em Montalegre o aquecimento era uma lareira e noutras eram "salamandras" mas não foi por isso que deixei de dar aulas sabe porquê? Porque olhava muitas vezes pela janela para a rua e via muitos s trabalharem debaixo de chuva e neve e ganhavam por certo muito menos do que eu, e muitos dos nossos ilustres políticos ou grandes empresários Nacionais no tempo deles as condições nem se aproximavam do que existe hoje na maioria das escolas espalhadas pelo País.
Já agora explique lá isto: A minha filha mais nova anda no 4º ano e tem aulas da parte de tarde das 13 às 18 horas, o prof chega sempre por volta das 13:25 e termina por volta das 17:45 ficando as auxiliares a tomarem conta dos miúdos, conte lá o nº de horas que ele dá por semana e não se esqueça dos 30 minutos ou mais de intervalo :lol: não sei o que faz da parte da manhã nem me interessa, mas o que eu acho estranho é que as reuniões mensais do "agupamento" são feitas às 6-feiras da parte da tarde, o que significa que mais uma tarde sem aulas para os miúdos, porque não fazem as reuniões da parte da manhã para que os miúdos não fiquem sem aulas nesses dia?
Caro "amigo" volto a dizer cada um "puxa à sua sardinha" mas neste caso dos meus ex-colegas deviam estar quietinhos, pois muitos deles que hoje fizeram greve vieram dár formação para uma das minhas escolas privadas de formação profissional, como já o fazem durante a semana, pois quanto menos horas derem ou estiverem no ensino "oficial" mais tempo têm para "petiscar" no privado e o $$$ do "oficial é sempre certo" com as 35 horas ou mesmo com as 23 "estipuladas" porque as restantes deveriam ser para preparar as aulas, corrigir testes e claro "descansar" mas pelos vistos isso não acontece né :evil: ? Será que muitos dos artigos que metem ou por doença, será para virem dar umas "aulitas" aqui para a escola do "je" :lol: e juntar mais uns $$$$
Quantos colegas conhece que não cumprem o que está na lei e passam mais tempo fora da escola a tratar dos negócios próprios? E continuam a pensar assim "...aquele (do estado ou oficial) está garantido ao dia 23 :twisted:
Por isto e muito mais volto a dizer que muitos não merecem o lugar e muito menos os nossos filhos e contribuintes deste País que andam à chva ao vento ao frio, e que trabalham 40 horas semanais ou mais e não têm quase 2 meses férias por ano como eu tinha e muitos dos que fizeram hoje greve têm, é que na escola eles deveriam estar em muitas das férias pois estavam na escala "...mas como não me chamam eu não vou e continuo de férias..." era assim e é assim que por exemplo no verão de 1 mês de férias se fazem quase dois já para não falar do Carnaval (excepto algumas reuniões) na Páscoa e ...
Amigo para a próxima não fale em "diminuitivos".

Registado: 4/12/2002 19:08

por TraderAT » 19/11/2005 0:19

Braganext Escreveu:Caro TRaderT
Também está convidado a assistir a uma aula minha naquelas circunstâncias.

Eu sou um bom professor. Quero ser?

Quero um horário como o dos restantes trabalhadores com a formação académica equivalente.

Quero ser fiscalizado, quero exigência, rigor, avaliação do desempeho, formação séria e trabalhar as 35 horas como todos os outros ...e ter a mesmas condições.

Compreendo a suas razões, mas uma coisa não implica a outra, falta de condições de trabalho não justifica greves às Sextas-feiras...

Concordo com tudo o resto, agora quanto a ter as mesmas condições (falo de remuneração, claro) que os outros com a mesma formação, isso poderá não ser possível...será um pouco como nos mercados, relação entre a Procura e a Oferta. Se existe excesso de professores, como podem esperar ganhar o mesmo que os Médicos, por ex...que são em muito menor número.

Cumprimentos

por Braganext » 19/11/2005 0:01

Caro TRaderT
Também está convidado a assistir a uma aula minha naquelas circunstâncias.

Caro Nuno Fastino

Foi pena aquele ultimo paragrafo não ter sido dirigido à grande maioria dos bons professores. Preferiu terminar pelo lado negativo. Foi pena...

Eu sou um bom professor. Quero ser?

Quero um horário como o dos restantes trabalhadores com a formação académica equivalente.

Quero ser fiscalizado, quero exigência, rigor, avaliação do desempeho, formação séria e trabalhar as 35 horas como todos os outros ...e ter a mesmas condições.

Hoje já trabalho 27 horas na Escola. Fico com nove para o restante trabalho. Por isso, não se venham queixar se eu:
- não corrigir os testes em 5 dias, poi não ficarei mais até ás 3 da manhã a corrigi-los;
- Não usar mais o meu computador de casa para trabalho da Esola. Todos os funcionários (Finanças, Seg. Social, CÂmaras, Prof. UNiversitários, etc.) têm um computador, dado pela entidade patronal, para poder trabalhar;
- Não vou usar mais os meus Cd's, o meu portátil, as minhas Enciclopédias, a minha calculadoa, os meus tinteiros, as minhas resmas de papel, o meu telefone, etc, etc......

Eu só quero ser um bom profissional durante o horário de trabalho. Depois quero poder sair do emprego ás 18:30 e não levar trabalho para casa.

Vou ter que começar por dizer:
" desculpem lá, são 19 horas e não posso continuar a reunião. Estou fora do meu horário de trabalho e ninguém me paga mais por isso."
" Querem que faça uma acção de formação?? Sim Senhor. Mas no meu horário de trabalho"
"Visitas de estudo. Só se pagarem horas nocturnas."
" O Senhor é o Pai dste aluno?? ... passe cá amahá das 8:30 às 18 :30 para o poder atender."
" Ensaio para a festa de Natal, depois das 19 horas??? Nem pensar"
" Actividades ao fim de semana com os alunos??? em pensar""
" Visitas de Estudo por 3 dias???? Eu tenho familia"
" Aulas a mais para alunos com dificuldades??? Pagam??"
"Ir no meu carro marcar visitas. Não vou..."
"Tirar fotocópias porque a da Escola está avariada. EU??????"

A Sexta que conveniente!

por TraderAT » 18/11/2005 23:12

Boa noite

Toda e qualquer razão, que pudesse estar na base da greve de hoje, cai por terra quando os Srs. professores marcam a greve para uma Sexta-feira...que conveniente!

Greve contra o alargamento do horário de trabalho efectivo nas Escolas!! Sinceramente, num País onde 99% das pessoas tem estipulado um horário semanal de 40 horas(muitos até farão bem mais)...acham muito 35H!!

Já noutro Tópico, em que isto foi debatido, o disse: Se os professores alegam que já fazem esse horário parte fora da Escola, porque tanta revolta por terem de o cumprir nas Escolas...Não são as Escolas o seu local de trabalho?

Cumprimentos a todos

Re

por JAS » 18/11/2005 23:07

Braganext Escreveu:Nessa estatística também surgem aquelas faltas em que o professor, em consequência da sua falta vê reduzido o número de dias de férias.

Para todos os efeitos os alunos ficaram sem a aula.
E o professor vê reduzido as suas férias mas, nessa altura, também não terá alunos a quem dar aulas.
Ou seja mesmo que "já não tenha dias de férias" estará de férias na mesma pois não terá nada que fazer...

Braganext Escreveu:O Ensino em Portugal só poderá evoluir quando descobrirem a fórmula ideal para avaliar o desempenho dos Professores, premiando aqueles que trabalham bem e muito e penalizando os outros.

Plenamente de acordo, mas teriam que pôr muita gente na rua...
Numa empresa privada seria possível ter uma média de 10% de absentismo?
É que para a média ser 10%, e haver muitos que faltam pouco na tua opinião, teremos que ter uma grande percentagem a "faltar muito"...

JAS
Na Bolsa como no Poker há que ter uma boa mão...

Registado: 5/11/2002 0:05

por nunofaustino » 18/11/2005 23:00

Braganext... so um comentario a uma frase sua... se os professores n podem acompanhar um filho ao hospital sem descontarem o dia de trabalho, gostava que me dissesse qual eh a profissao que hoje em dia permite aos pais fazer isso?

Eh obvio que ha varias escolas com mas/pessimas condicoes... mas isso n justifica tudo... caso isso justificasse os maus resultados obtidos nas classificacoes nacionais seria possivel separar as boas escolas das mas de acordo com as condicoes de cada escola...

Finalmente concordo consigo... acho que o ensino n avanca para a frente em termos qualitativos enquanto n se conseguir premear os bons professores (atraves da promocao na carreira e da possibilidade de escolha do local de trabalho) e castigar os maus professores (atraves do despedimento, a nao progressao da carreira, ferias, ...). Nao tenho problema nenhum em afirmar que existem varios professores que deveriam ser despedidos e substituidos por outros que estao no desemprego sem nunca terem tido a oportunidade de mostrar se sao ou nao bons professores...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Braganext » 18/11/2005 22:49

Caro pjbranco.

Fica desde já convidado a visitar algumas EScolas onde já exerci a profissão. Aliás convido-o, se a Srª Ministra o permitir, a assistir a uma aula minha em pleno Inverno com temperatura negativas, ou então em Maio e Junho. Nos paises a que deve estar a fazer referência as condições para estar na Escola talvez sejam um "pouquinho diferentes".

Seja Feliz mas informado...

por Braganext » 18/11/2005 22:42

Caro Pedrinho.

O seu diminuitivo já pode querer indicar alguma coisa mas, por via de possíveis más interpretações fico por aqui.

Relativamente à referência que faz às noticias que o ministério e a comunicação social divulgaram, acho que devia fazer uma reflexão e concerteza que concluir nem tudo o que é escrito nos jornais é verdade.
Os números que o Ministério intencionalmente colocou "cá fora" precisamente no dia da greve são deturpados. São consideradas faltas para a estatística aquelas que resultam de visitas de estudo ou reuniões fora da Escola (projectos, desporto escolar, etc), isto é, os professores faltam mas estão em serviço oficial. Nessa estatística também surgem aquelas faltas em que o professor, em consequência da sua falta vê reduzido o número de dias de férias.
Gostava ainda de o informar que qualquer professor que tenha um filho com, por exemplo, 11 anos de idade não pode acompanhar o filho ao médico, ou se o decidir fazer verá lhe descontado no dia de trabalho.
Poderia estar aqui a noite inteira a enumera-lhe várias situações deturpadas que vários agentes utilizam para denegrir a imagem dos professores.
Se algumas medidas até se podem considerar positivas a maioria são tremendamente negativas.
Primeiro penalizaram fortemente e injustamente e depois é que pretendem premiar... mas quando???
Tome nota Pedrinho!!!
O Ensino em Portugal só poderá evoluir quando descobrirem a fórmula ideal para avaliar o desempenho dos Professores, premiando aqueles que trabalham bem e muito e penalizando os outros. Mas que isto aconteça será necessário investir muito na qualidade das instalações e materiais das Escolas.
A realidade é Escolas Públicas sem condições nem espaços adequados e apetrechados e na rua logo ao lado colégios Privados com todas as condições e mais algumas. É isto que queremos do nosso País?????? É fácil imaginar, entrar-nos um filho pela casa dentro e dizer-nos que os amigos que andam no colégio tem um computador por cada na sala de aulas, tem quadros multimédia e sem giz, tem vários projectores, tem pavilhão coberto, piscina coberta, etc, etc .etc ....

Para terminar acho lamentável depois de ter leccionado 15 anos ter tido esse tipo de afirmações.

por pjbranco » 18/11/2005 22:07

E ainda se queixam e fazem o papel dos coitadinhos!!!!...deviam era ter vergonha na cara e por os olhos nos outros paises da Europa.em que o numero de horas semanais e a idade de reforma são substancialmente superiores ao existente em Portugal e nesses paises não se veem greves!!!!...enfim...é tb por isto que o pais esta como esta....

Registado: 9/7/2005 11:23

Greve dos Professores

por Pedrinho » 18/11/2005 21:56

Bolas que este País está uma %$#"#$%
Quem está mal que se ....
Então querem mais? Eu como Pai e contribuinte não posso admitir que andem a brincar com os meus filhos e com o meu $$$$

Não concordo com estas greves muito menos depois de ter sido durante mais de 15 anos também docente, e vi muitos colegas que não merecem o lugar, e quem está mal que se mude. Ficam mais uns dados para perceberem o que quero dizer.
Continuação de bons negócios.

"...Cada aluno do pré-escolar, básico e secundário teve em média três horas de aulas a menos por semana no ano lectivo 2004/2005 devido às faltas dos professores, que totalizaram entre 7,5 a nove milhões de horas de aulas. Os dados foram divulgados pelo Diário de Notícias hoje, dia em que cerca de 70.000 professores fazem uma greve nacional, e foram compilados por um gabinete de estatística do Ministério da Educação (GIASE). Os números abrangem 103.159 professores e um total de 80,6 milhões de aulas preistas. O segundo ciclo de escolaridade foi onde se registou um maior número de faltas dos professores (10,1 por cento), seguido do primeiro ciclo (9,6 por cento), do pré-escolar (9,4 por cento) e do terceiro ciclo e secundário (8,7 por cento), indica o jornal. Segundo o GIASE, quatro em cada cinco (80 por cento) professores socorreram-se da possibilidade legal de utilizar faltas por dias de férias, metade (50 por cento) justificou faltas por doenças, enquanto 15 por cento o fez por assistência à família. O Diário de Notícias realça ainda que seis por cento do total de professores nunca faltou no ano lectivo de 2004/2005 e há "largas dezenas de milhares que faltaram muito menos do que 10 por cento das aulas que lhes cabia ministrar".
Portugal Diário | 2005-11-18

Registado: 4/12/2002 19:08

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Feedfetcher, PAULOJOAO e 125 visitantes