Caldeirão da Bolsa

PTC - Gráfico Actualizado e breve comentário

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 15/12/2005 17:37

PTC

A PTC voltou, tal como há um mês atrás, a quebrar uma importante referência com violência - neste caso o 8.30€ - e com o volume a acompanhar.

Tal como tenho vindo a defender, esta quebra projecta o movimento de alta agora para o médio/longo-prazo abrindo assim boas perspectivas para o papel num plano temporal mais alargado.

Fica o gráfico actualizado...
Anexos
PTC-20051215a.png
PTC-20051215a.png (15.94 KiB) Visualizado 953 vezes
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por MarcoAntonio » 13/12/2005 18:29

PTC

Não existem desenvolvimentos de maior na cotação que se encontra agora numa fase de consolidação ou no inicio de uma correcção, não sendo ainda totalmente claro de qual dos casos se trata.

Entretanto o gap foi fechado e os 8.30€ vão servindo de resistência...

O título vem de uma tendência de alta de curto-prazo iniciada há cerca de um mês atrás, tendência essa que se poderá expandir para o médio-prazo caso o papel seja capaz de quebrar os 8.30€.
Anexos
PTC-20051213a.png
PTC-20051213a.png (16.2 KiB) Visualizado 1086 vezes
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por MarcoAntonio » 9/12/2005 19:30

Relativamente ao gap que referem acima, para mim não é de momento motivo de preocupação. Se a PTC entretanto num movimento de correcção vier abaixo dos 7.9/7.95€ então torna-se (só nessa altura) altamente provável que acabe por fechar o gap.

De momento e após a sessão de anteontem a PTC entrou claramente em consolidação: note-se a retracção dos volumes (o feriado e a ponte contribuem mas não é por isso que deixa de ser um movimento de consolidação, apenas se trata de um momento de consolidação em condições propícias para isso mesmo) e duas inside bars face à sessão de há dois dias atrás.

A inversão está feita e a PTC tem vindo a ganhar progressivamente força. Acima dos 8.30€ abrirá potencial para horizontes temporais bem mais alargados. Entretanto, esta consolidação e até uma pequena retracção, principalmente se os 7.95/8.00€ servirem de suporte seríam bastante saudáveis para um aliviar do papel antes de quebrar a importante referência dos 8.30€...

Já agora em análise restropectiva, os fortes volumes quando a PTC formava aquilo que agora parece ter sido uma base indicia que ali se poderá ter assistido a uma acumulação do papel (a importancia deste aspecto é que dá substancia a um movimento num prazo mais alargado e retira alguma preocupação ao facto dos volumes virem agora a ser relativamente fracos nesta subida de Novembro/Dezembro.
Anexos
PTC-20051209a.png
PTC-20051209a.png (16.2 KiB) Visualizado 1245 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por ptmasters » 8/12/2005 1:42

Garfield Escreveu:Aquele "gap" que ficou lá em baixo nos 7,82€ intriga-me bastante, talvez demasiado. :(

Partilho da mesma opinião...

1 abraço

Registado: 31/1/2005 4:04

por Garfield » 7/12/2005 20:41

Aquele "gap" que ficou lá em baixo nos 7,82€ intriga-me bastante, talvez demasiado. :(

Registado: 9/2/2005 4:29

por MarcoAntonio » 7/12/2005 17:14

MarcoAntonio Escreveu:...
Ultrapassando esta zona dos 8.10€ o caminho natural será visitar a zona dos 8.30€.
...

Mais rápido era difícil...
:lol:
Anexos
PTC-20051207a.png
PTC-20051207a.png (16.15 KiB) Visualizado 1576 vezes
Imagem

Administrador Fórum

por contras » 6/12/2005 23:21

PT com gap nos 7,85 o ideal no meu ponto de vista seria o seu encerramento no imediato para depois seguir novos voôs....

_________

Contras

Registado: 1/12/2005 20:36

por MarcoAntonio » 6/12/2005 18:45

Apesar de muitas hesitações e alguma pressão sobre o suporte, a PTC lá vai delineando o (novo) movimento de alta que desta forma se vai consolidando.

Ultrapassando esta zona dos 8.10€ o caminho natural será visitar a zona dos 8.30€.

O volume, aos poucos, também vai aparecendo...
Anexos
PTC-20051206a.png
PTC-20051206a.png (16.78 KiB) Visualizado 1517 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Gaps da PT

por Emanuel Santos » 1/12/2005 23:28

Conforme dizia acima:

O Arnie tinha sistematizado os gaps da PTC em tempos. Lembro-me de lêr algo como gaps inferiores a 6 ticks costumam ser fechados na própria sessão ou na seguinte; Como já lá vão anos e como este é um breakout gap, pode ser que não se confirme... Mas essa máxima funcionou muitas vezes. Da minha parte dispenso o fecho nos próximos tempos

Intemporal, grande Arnie... :mrgreen:
Só agora me lembrei de verificar no gráfico se tinha ido realmente fechar o "gapinho"... :twisted:
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

ptc

por Emanuel Santos » 24/11/2005 23:59

Para quem ja a tem ha uns tempos, ate da para irritar, as vezes, mas como o esperado ja ta a dar frutos... :? Confesso que para locomotiva do mercado como o Ulisses costuma dizer, k costuma sinalizar perfeitamente o futuro do resto do mercado, desiludiu-me imenso, mas conforme uma outra discussão, à semelhança do que se passa nos states, não sei até que ponto não está a haver 1 troca de camisolas amarelas, já há uns meses largos que penso se a locomotiva não legou o título à EDP, essa sim excelente barómetro...
Emanuel Santos

por MarcoAntonio » 24/11/2005 23:16

Sim. Como tinha referido o comportamento do papel não é exemplar...
Imagem

Administrador Fórum

por Serrano » 24/11/2005 23:10

A divergência do crescimento das cotações com o volume no mi gusta.

Registado: 4/11/2002 23:35

por MarcoAntonio » 24/11/2005 22:13

PTC

Após várias sessões a negociar na zona crítica, a PTC acabou nestas duas últimas sessões por retornar às subidas tendo hoje realizado novo máximo relativo.

Não se trata de um comportamento exemplar mas creio que o papel tem condições para testar a próxima resistência horizontal que se encontrará pelos 8.10-8.20€...

Caso venha a quebrar essa barreira também, então aí consideraría a nova tendência confirmada, com boas perspectivas para o papel em termos de médio/longo-prazo.
Anexos
PTC-20051124a.png
PTC-20051124a.png (15.86 KiB) Visualizado 1958 vezes
Imagem

Administrador Fórum

pt

por Emanuel Santos » 18/11/2005 17:32

Homens de pouca fé... :mrgreen:
Emanuel Santos

...

por englishman » 18/11/2005 11:32

BPI reduz recomendação e preço-alvo para a PT

18/11/2005 10:03

BPI reduz recomendação e preço-alvo para a PT
O BPI Equity Research reduziu a sua recomendação para os títulos da Portugal Telecom, de «acumular» para «manter», com um preço-alvo para o final de 2006 de 8 euros, que confere aos títulos um potencial de valorização de 2,5%.

O anterior preço-alvo atribuído pelo BPI à Portugal Telecom era de 9,55 euros

As acções da Portugal Telecom seguem hoje a valorizar mais de 1%, acompanhando o sector das telecomunicações europeu. No entanto, a empresa perdeu ontem 1,40%, depois da sua participada Vivo ter anunciado que perdeu quota de mercado em Outubro.

Aliás a maior operadora de telecomunicações portuguesa regista este ano um dos piores desempenhos bolsistas em termos de valorizações. A empresa perde mais de 14% desde o início de 2005, na quarta pior «performance» entre os títulos do PSI-20.

Este desempenho negativo teve início logo depois da empresa ter feito um «profit warning» em Junho e que levou a que várias casas de investimento revissem sucessivamente em baixa recomendações. preço-alvo e estimativas para a empresa.

Hoje as acções da PT seguiam a subir 1,3% para 7,82 euros.

Cumprimentos.
EnglishMan

Bons negócios. EnglishMan

Registado: 19/1/2005 17:46

por Garfield » 18/11/2005 1:20

Boas luis,

apesar das duvidas que são um bom sinal agradeço-lhe as palavras de apoio.

infelizmente por enquanto nao é ainda na minha opiniao o timing adequado para analises que quebrem inguiços :) pois primeiro há que deixar pousar o pó deste recente movimento e aguardar pela sua confirmação.

pessoalmente e numa optica de confirmação do suporte espero para amanha uma sessao muito morna num range apertado entre os 7,70€ e os 7,75€ com fraco volume abaixo dos 4M.

se assim for poderemos ter na proxima semana um novo swing ascendente. :)

caso o suporte nao se confirme então voltamos a ter os 7,55€ de baixo de olho. :(

por luis dias 33 » 17/11/2005 22:48

Caro Garfield:
Confesso que hoje por volta das 14.30h, dei comigo a pensar que o meu amigo estaria enganado na sua análise, em virtude da cotação da mesma e dos futuros americanos, estando eu à espera que fosse para valores acima dos 7.90.
Mas como o Garfield, que eu acompanho com muito interesse as suas análises , voltou a acertar na previsão do break nos 7.73, só me resta dar-lhe os parabéns pelo tiro na mouche.
Venha de lá uma análise positiva para ver se quebra o enguiço.

Registado: 28/7/2005 14:22

por Garfield » 17/11/2005 22:06

Na minha opiniao até aos 7,70€ ( Fibonacci 38,2% ) poderemos considerar ser ainda o teste ao suporte mas abaixo disso poderemos realmente dizer que voltamos à estaca zero.

por MarcoAntonio » 17/11/2005 21:34

Estaca zero é o voltar ao mesmo. O sinal que tinha sido produzido está a ser anulado pelo que estamos a voltar à situação anterior...
Imagem

Administrador Fórum

por luis dias 33 » 17/11/2005 21:28

Marco António, o que entende por estaca zero?
Desculpe a pergunta, mas eu hoje tive tentado a vender as minhas a 7.87 e depois foi o que se viu.
Já é a 3ª vez que isto me acontece, é para ver se aprendo a não ser muito ganancioso.
Aguardo pelo favor da sua explicação.
Esperemos melhores negócios para amanhã.

Registado: 28/7/2005 14:22

por MarcoAntonio » 17/11/2005 20:11

PTC

Decepcionante o comportamento da PTC em particular na sessão de hoje. Até à sessão de ontem a situação não era particularmente preocupante e podia mesmo ser entendida como um retest à resistência.

Com a sessão de hoje está posto em causa o cenário de duplo-fundo pelo que podemos muito bem ter voltado à «estaca zero»...

Aqui fica o gráfico actualizado:
Anexos
PTC-20051117a.png
PTC-20051117a.png (13.84 KiB) Visualizado 2579 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Re: Pt

por Elias » 11/11/2005 20:40

jarc Escreveu:Outra estrela, esta a apontar a apontar para os 8. Com o petróleo a acentuar a tendência descendente podemos ter um final de ano em beleza.

Eu continuo a achar que a correlação entre o preço do petróleo e os mercados bolsistas é muito menor do que muitos imaginam.

Na primeira semana de Outubro o petróleo caiu cerca de 8% (desde os 66 até aos 61) e nessa mesma semana os mercados financeiros caíram em flecha.

Não quero dizer com isto que os mercados não vão subir. Bem pelo contrário, eu acredito que os mercados vao terminar o ano em beleza, pois a tendência é claramente bull. Não acredito é que isto tenha alguma coisa a ver com o preço do petróleo.

Bom fim-de-semana,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por MarcoAntonio » 11/11/2005 19:56

O decorrer da sessão só veio reforçar e consubstanciar o sinal a que tinha referência pela manhã...

O volume acabou por ser tb relativamente interessante.

Aqui fica o gráfico actualizado com o fecho e a velona de hoje.
Anexos
PTC-20051111b.png
PTC-20051111b.png (13.43 KiB) Visualizado 2792 vezes
Imagem

Administrador Fórum

Gaps da PTC

por Emanuel Santos » 11/11/2005 12:36

O Arnie tinha sistematizado os gaps da PTC em tempos. Lembro-me de lêr algo como gaps inferiores a 6 ticks costumam ser fechados na própria sessão ou na seguinte; Como já lá vão anos e como este é um breakout gap, pode ser que não se confirme... Mas essa máxima funcionou muitas vezes. Da minha parte dispenso o fecho nos próximos tempos! :mrgreen:

Tás aí Fernando??? :mrgreen:
Emanuel Santos

pt

por jarc » 11/11/2005 12:13

Dwer, sempre defendi que é preciso perceber o que fundamenta os movimentos. Uma subida pela procura não é o mesmo que uma subida por riscos geopolíticos. Uma descida por quebra na procura não é o mesmo que uma descida pelo aumento da oferta, ou por diminiuição de riscos geopolíticos. Neste momento assistimos ao aumento da oferta e a uma diminuição de riscos, portanto (a menos que algo de significativo surpreenda o mercado) apostar na subida do petróleo não faz sentido.
E fará apostar no ouro?

Registado: 23/7/2003 16:05

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, SerCyc e 890 visitantes