Caldeirão da Bolsa

Ser Investidor Profissional

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por D1as » 17/11/2005 11:06

LPP,

Eu tb deixei um método de MM para Forex e tb ng ligou pevide :lol:

Pq será? :roll:

Link: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=27856

P.S.- Valves, esse alguém sou eu, da frase: Qt mais conheço o mercado, mais o mercado me conhece.
Link: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=25976

Registado: 7/11/2002 19:47

MManagement e sistemas.

por LPP » 17/11/2005 10:52

Uma vez deixei um método de gestão do MM para o Meta no tópico:

http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hlight=lpp

Nimguém ligou patavina.
Está ali a base de não perder, mas... não de ganhar automaticamente!

Olhem para lá seus Daaaaaaas!

Mais uma coisa: sem estratégia (MM e ...) e sem sistema (s) dediquem-se à pesca!

Olarilas!

Um abraço.

Registado: 2/5/2005 0:09

este mês

por vmerck » 17/11/2005 9:22

a minha rentabilidade esta em -0.9%

Registado: 2/12/2002 0:22

Continuo a dizer

por vmerck » 17/11/2005 9:20

O mais importante é saber gerir a alavancagem e ganhar noção do valor do dinheiro....não esquecendo nunca que no dia seguinte o mercado tambem abre...

Registado: 2/12/2002 0:22

por costarios » 17/11/2005 0:17

A história não se repete, mas rima! :lol:

O mesmo vale para os mercados financeiros. ;)
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por MarcoAntonio » 17/11/2005 0:14

Sim, essa questão é bastante importante.

Os investidores não são meros observadores mas também os próprios actores da peça que tentam interpretar.

Existe a ideia que os mercados se estão sempre a repetir. No entanto, não é bem isso que se passa (se assim fosse os mercados tornavam-se com o tempo extremamente previsíveis). O que se repetem são os estados de alma, se assim quisermos dizer, do mercado. Os sentimentos, as emoções, os ciclos... vão-se repetindo mas com nuances, subtilezas, diferentes timings, amplitudes e impactos.

O mercado reinventa-se por acção dos próprios investidores que o tentam interpretar e, por arrasto, os investidores que pretendem ter sucesso necessitam de se reinventar também. Nem todos têm essa capacidade de adaptação além de que a própria adaptação requere tempo...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por valves » 17/11/2005 0:03

E já agora permitam -me o atrevimento mas os mercados são locais de intercção de investidores e portanto essa interacção faz que com que os mercados estejam em mudança permamente ! havia alguem que dizia que quanto mais conheces o mercado melhor ele te conhece esta frase diz tudo acerca de como as receitas ou simulações não podem ter validade de anos podem ser validas por periodos mas não por anos é por isso é que rentabilidades de 20 ou 30% ano durante decadas é o melhor que se pode arranjar e mesmo essa obriga a que os traders se reinventem varias vezes para não perder vantagem competitiva face aos mercados ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por valves » 16/11/2005 23:48

Primeiro no período em que o sistema foi testado, tiveste de tudo nos mercados, pânico( quedas), lateralização, euforias(subidas) ou seja tudo o que há em mercado, só acontecem estas 3 coisas em mercado

Essa dos sistemas testados faz me lembrar um conjunto de jogadores a jogar Bridge uns contra os outros e um jogador de fora a desenvolver sistemas e simulações esse normalmente ganha sempre porque não interage com os mercados é por isso é que quando se falam em simulações eu gosto de perguntar se para essas simulações foi feito um acid test fora de laboratório aplicando a este caso onde estão os 28 777 679 provavelmente na imaginação de quem concebeu a maquina
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

por MarcoAntonio » 16/11/2005 23:43

Thebesttrader Escreveu:Primeiro no período em que o sistema foi testado, tiveste de tudo nos mercados, pânico( quedas), lateralização, euforias(subidas) ou seja tudo o que há em mercado, só acontecem estas 3 coisas em mercado.

Eu sei que é fácil julgar isso. Mais experiência e mais anos de mercado vão-te mostrar que não é assim...

O sistema não se baseia em euforias, panicos, etc mas em sinais específicos. E para se obter essa rendibilidade teve de se basear nos sinais específicos desse período que não são necessariamente os mesmos noutros periodos.

Os crashs não são todos exactamente iguais, as euforias não são todas exactamente iguais e por aí adiante...

Além disso, uma coisa é testar um sistema sobre um período e um histórico outro é aplicá-lo na prática. Muitas vezes um sistema de laboratório choca no mercado com questões práticas de timing, introdução das ordens, limitações de liquidez e mesmo, o que é extremamente difícil de medir, o próprio efeito de feedback do sistema dado que ao agires no mercado vais influenciar o próprio mercado (o que é tanto mais verdade quanto maior o capital envolvido pelo que esse factor sobrepesa com o crescimento do capital).

Thebesttrader Escreveu:Segundo estamos aa falar de um índice que mexe para cima e para baixo e que te dá a possibilidade de entrar longo e curto, coisa que as acções não te permitem.

Confesso que não percebi esta passagem...
:roll:

Thebesttrader Escreveu:Terceiro podes ter o valor que referes dos 3.835 milhões de euros sem ter participações em empresas como referes, nada te obriga a isso tens muitas mais formas de o fazer, e com isso continuares no anonimato.

Ok, se tu acreditas que consegues esconder de toda a gente uma fortuna dessas, nem vale a pena continuarmos a discutir esta questão.

Thebesttrader Escreveu:Não esquecer que ao longo desses anos todos vais comprando casas, carros, aviões, barcos...

O resto, com um certo jeito, dá para esconder. Mas os aviões, pelo menos, são extremamente difíceis de esconder...
:wink:

Thebesttrader Escreveu:e o capital vai de novo diminuido, não tens que começar a investir com 20000 euros, fazeres 20% ao ano o resto da tua vida, e gozar a vida esqueceste????

Voltamos ao mesmo. Alguém disse que não era possível viver bem dos mercados?

E se a certa altura, começas a retirar capital do mercado ou aplicá-lo de outras formas então a tua rendibilidade efectiva no mercado baixou.

Se é porque queres gozar a vida, se é porque o queres aplicar de outra forma, se é porque já não queres sujeitar ao mesmo nível de risco, não interessa, não é a questão nem nunca foi dado que eu disse (apesar de não teres lido) que é possível obter boas rendibilidades no mercado em períodos mais curtos e que há quem o faça.

Agora, se quiseres estender isso ao longo-prazo começas a encontrar obstáculos e a rendibilidade efectiva vai baixando. Significa isso falência, insucesso ou fracasso? Não, significa só o que eu disse. Vai baixando a média e não há conhecimento de alguém que tenha conseguido manter de forma consistente esses valores ao londo de décadas.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Thebesttrader » 16/11/2005 23:29

Primeiro no período em que o sistema foi testado, tiveste de tudo nos mercados, pânico( quedas), lateralização, euforias(subidas) ou seja tudo o que há em mercado, só acontecem estas 3 coisas em mercado.

Segundo estamos aa falar de um índice que mexe para cima e para baixo e que te dá a possibilidade de entrar longo e curto, coisa que as acções não te permitem.

Terceiro podes ter o valor que referes dos 3.835 milhões de euros sem ter participações em empresas como referes, nada te obriga a isso tens muitas mais formas de o fazer, e com isso continuares no anonimato.

Não esquecer que ao longo desses anos todos vais comprando casas, carros, aviões, barcos...e o capital vai de novo diminuido, não tens que começar a investir com 20000 euros, fazeres 20% ao ano o resto da tua vida, e gozar a vida esqueceste????
Thebest

Enquanto você se entusiasmar continuamente com as subidas dos mercados, dificilmente atingirá o verdadeiro sucesso

Registado: 21/10/2005 12:37

por MarcoAntonio » 16/11/2005 23:16

Thebesttrader Escreveu:Gostaria de saber se alguém aqui que conseguisse rentabilidades superiores aos 30% ao ano ou mesmo mais o diria a alguém ou gozava da sua vida de luxo na maior da descrição :lol: , é capaz de ser por isto que não se conhece ninguém com tais rentabilidades :wink:

Thebesttrader, a questão não está em dizer ou deixar de dizer nem está em se existem ou não existem. É claro que existem...

O que não existe é com consistência ao longo de décadas.

E se existissem nem precisavam de dizer porque se tornaria uma fortuna inevitavelmente visível, não dava para esconder, far-se-ia notada por si, pelas participações nas empresas, etc. Não dava para esconder, besttrader!

Peguemos em 50% ao ano (não parece muito, principalmente quando há tanta gente a defender que é possível manter-se ganhos de 10% mensais e até mais!) e vejamos o que se obteria em 20 anos, começando com uns meros 20 mil euros: 66 milhões de euros. E em 30 anos: 3.835 milhões de euros.

Bom, agora se subirmos ainda mais acima dos 50% estes números começam a aumentar de forma exponencial.

Isto quer dizer que não há investidores a viver bem e que até conseguem mais de 50% ao ano. Não, não quer dizer isso e existem tais investidores. Mas não é conhecido qualquer caso de performances dessas que tenham de facto sido mantidas de forma consistente (e se tivessem, não dava para esconder tais as fortunas que se reflecteriam em participações na empresa, património demasiado visível, etc).

Thebesttrader Escreveu:Para ter essas rentabilidades nem é preciso estar em frente ao monitor, basta ter um sistema de negociação, como um que vi testado nos últimos anos no SPX que iniciado com 20000 euros em julho de 2003 até 9 do mês passado ja ia na módica quantia de 28 425 365 euros, sem esquecer que 90% dos lucros eram sempre reinvestidos, pena que esse sistema não seja meu :x , ninguém sabe o que essa pessoa faz :wink:

Ao nível do sistema existe muito negócio e mitologia. É muito simples desenvolver um sistema com rendibilidades astronómicas. Certa vez, quando andava em torno dos sistemas há já vários anos atrás desenvolvi um sistema com rendibilidades extraordinárias nalgumas acções do nosso mercado, que multiplicavam o capital por dezenas e até centenas de vezes no espaço de poucos anos... mas é claro que só funcionavam perante aquele histórico e nalguns títulos... noutros não funcionava de todo e no futuro não haveria qualquer garantia que funcionasse. Ora, quando vez um sistema com valores desses e nem sabes o que essa pessoa faz... tu nem sabes se esse sistema foi realmente aplicado (apostaria que não foi) e quando e como foi desenvolvido.
Imagem

Administrador Fórum

por Thebesttrader » 16/11/2005 23:15

Então fez uma pergunta escusada... :twisted:
Thebest

Enquanto você se entusiasmar continuamente com as subidas dos mercados, dificilmente atingirá o verdadeiro sucesso

por valves » 16/11/2005 23:15

Isto é se perceber o que está escrito claro :wink:

por valves » 16/11/2005 23:13

OH meu amigo .... acha mesmo que sou Louro ... leia lá com atenção a minha resposta ao Marco veja lá de que cor é o meu cabelo :lol:

Cumpts respeitosos

por Thebesttrader » 16/11/2005 23:11

O senhor deve louro, quando falo 30% ao ano quer dizer que a média ao fim de 20/30 anos tem de ser 30% e não disse este este ano 30% ou num determinado ano. Daaaaaaaaaaaa
Thebest

por valves » 16/11/2005 22:59

Gostaria de saber se alguém aqui que conseguisse rentabilidades superiores aos 30% ao ano ou mesmo mais o diria a alguém ou gozava da sua vida de luxo na maior da descrição , é capaz de ser por isto que não se conhece ninguém com tais rentabilidades

A questão amigo é que rentabilidades dessas fazem-se em anos pontuais não se fazem ao ano

por Thebesttrader » 16/11/2005 22:56

Gostaria de saber se alguém aqui que conseguisse rentabilidades superiores aos 30% ao ano ou mesmo mais o diria a alguém ou gozava da sua vida de luxo na maior da descrição :lol: , é capaz de ser por isto que não se conhece ninguém com tais rentabilidades :wink:

Eu pessoalmente não faria questão de dizer o que faço e como o faço....

Para ter essas rentabilidades nem é preciso estar em frente ao monitor, basta ter um sistema de negociação, como um que vi testado nos últimos anos no SPX que iniciado com 20000 euros em julho de 2003 até 9 do mês passado ja ia na módica quantia de 28 425 365 euros, sem esquecer que 90% dos lucros eram sempre reinvestidos, pena que esse sistema não seja meu :x , ninguém sabe o que essa pessoa faz :wink:
Thebest

por valves » 16/11/2005 22:55

Rendibilidades de 20-30% só são medíocres na aparência.

No longo-prazo, é do melhor que se pode obter no mercado

De acordo !

Como já tinha referido num tópico anterior, é perfeitamente possível conseguir mais do que isso em períodos mais curtos, muito mais até. Mas, se o investidor insistir nesse perfil e nível de risco, mais cedo ou mais tarde vai-se deparar com a outra face dessa moeda

é evidente que a outra face da moeda também existe agora será que não é possivel conjugar os pontos fortes de ambas as estratégias minimizando o risco dessas quebras inevitaveis ... por exemplo mantendo um fortes reservas em cash e alavancando aquilo que é indespensavel para assegurar as tais rentabilidades superiores ? é obvio que a rentabilidade depois será diluida pelas fortes reservas de cash mas em compensação até é mais seguro do que teres todo o capital empatado a render 30%

Ora aí é que a porca torce o rabo...

por leprechaun » 16/11/2005 22:48

costarios Escreveu:(...) este é um ponto muito importante mas que muita gente acaba por ignorar ou "deixar passar". Trata-se da pressão de estar a investir um dinheiro cuja rendibilidade será utilizada para poderes pagar as contas de água, luz, a casa própria, a escola dos filhos, etc.

É difícil de gerir, mas não é impossível.

...e co'os lucros eu acabo! :|

Só agora, após o fecho de Wall Street, comecei a ler este tema que muito me interessa, e logo deparo com uma das minhas grandes dificuldades no trading diário: é que tenho mesmo de fazer mais valias regularmente, der por onde der! Praticamente todo o meu capital está investido na Bolsa, já que esta é a única forma, actualmente, de eu poder conseguir um rendimento regular que me permita alguma independência financeira.

Como jogador de xadrez, já estou habituado a essa grande pressão que também se sente quando temos de defender uma posição muito delicada, eventualmente perdedora. Aí, a total concentração é necessária, e nada mais existe senão o tabuleiro e as peças que nele se mexem. Mais o advesário, já que o xadrez é um jogo essencialmente psicológico, em que para além dos melhores lances convém também contrariar o mais possível o estilo de jogo do oponente.

Mas como eu sou autoconfiante e positivo, parto sempre para qualquer posição convicto de ter tomado a melhor opção e esperando recolher os frutos (lucros) da mesma. O que nem sempre acontece, é óbvio, e aí entra o tal money manegement, que a pouco vou tentando implementar.

Ainda assim, na minha curta experiência, a maior dificuldade é mesmo a disciplina. E, neste aspecto, muito tenho que "jardir" como diria o meu Pai. Ou seja, estou cru, continuo demasiado indisciplinado e impulsivo. E assim, os lucros alternam com prejuízos e as posições perdedoras arrastam-se sem que o misericordioso stop loss seja aplicado, algo que continua a suceder demasiadas vezes...

Mas voltando à citação inicial, onde eu mais sinto essa limitação de não ter uma reserva de capital que permitisse pagar as despesas correntes, é justamente no facto de ter muitas vezes de cortar os lucros, já que é imperioso ter dinheiro disponível para saldar as dívidas, claro! Isso tem-me limitado o horizonte temporal, obrigando-me por vezes a transaccionar com demasiada frequência e num horizonte temporal muito curto, em especial acções que noutras circunstâncias eu poderia deter mais algum tempo.

De resto, é claro que um capital algo modesto, como é o meu caso, tem mesmo obrigatoriamente de se valorizar a uma taxa bem elevada - no mínimo, uns 5% mensais! - ou então não levo nada! E continuo a dizer que tal objectivo não é irrealista no longo prazo, desde que haja a indispensável disciplina que ainda me falta e as tais regras muito rígidas de money manegement para evitar desastres irreparáveis.

E vou continuar a ler, que eu gosto de aprender...

Rui leprechaun

(...e a verde paisagem ver! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por MarcoAntonio » 16/11/2005 22:26

valves Escreveu:...rentabilidades mediocres consistentes estilo 20 30% durante muitos anos...

Rendibilidades de 20-30% só são medíocres na aparência.

No longo-prazo, é do melhor que se pode obter no mercado...

Obviamente, não é possível colocar ou definir um limite mas olhando para os exemplos disponíveis em mais de 100 anos dos mercados modernos e milhões e milhões de investidores (onde os casos de sucesso no longo-prazo acabam por ser destacar e tomar visibilidade inevitavelmente) podemos dizer que não será possível realizar, de forma consistente, muito mais do que isso.

Como já tinha referido num tópico anterior, é perfeitamente possível conseguir mais do que isso em períodos mais curtos, muito mais até. Mas, se o investidor insistir nesse perfil e nível de risco, mais cedo ou mais tarde vai-se deparar com a outra face dessa moeda: drawdowns terríveis que poderão anular ganhos de muitos anos (posso dizer que já assisti de forma relativamente próxima a dois investidores darem-se imensamente bem durante cerca de dois anos com valorizações muito, muito significativas e depois perderem quase tudo no espaço de semanas), reflexo do stress ou reacções emocionais, etc.

É apenas necessário que um dia estejam convencidos que o mercado vai para um lado e insistirem (o sucesso passado ajudá-los-á a estarem convencidos) ou simplesmente serem apanhados demasiado expostos e desprevenidos numa situação atípica, num short cover rallye, num crash, etc e acabarão por se deparar com a outra face da moeda do investimento de alto risco.

Nessa hora, contará muito a disponibilidade económica para reforçar a carteira, recomeçar e recuperar, a força emocional e psicológica, etc.

Agora, com isto não quero dizer que seja impossível manter-se no mercado tentando rendibilidades acima daqueles valores e também não quer dizer que, no final, não se consiga obter lucros com uma estratégia nesses moldes. Não é impossível, é possível e há quem o consiga.

O que não é possível é manter esses valores de forma consistente e conseguir passar incólume em todas as situações de mercado.

Como bottom line: quanto maior o perfil de risco maior o impacto financeiro e psicológico dos erros cometidos pelo investidor.
Imagem

Administrador Fórum

Re: Respostas

por BlueNet » 16/11/2005 22:19

Cem Escreveu:... Não uso nenhuma plataforma específica visto que não sou day trader.
Limito-me a pegar no telefone todas as manhãs antes dos mercados abrirem e dar as ordens telefónicas para várias corretoras onde possuo contas abertas. Exceptuo a plataforma da LJCarregosa onde é a única onde dou ordens directas em alguns activos na modalidade de "position trading".
Abraço.

Cem

Olá Cem Parabens pelo teu post Reflexões desgarradas foi um excelente contributo, pois escarrapacha friamente o que por vezes teimamos em não querer ver.

Agora em relação a um investidor que negoceia diariamente não ser um day-trader, permite-me discordar, pois se assim fosse teriamos que inventar um novo termo para quem negoceia varias vezes ao dia, seria então um, intra-day-trader :mrgreen: .

continuação de bons trades diarios.

Xau e um abraço
Please be gentle I'm still learning.

Registado: 10/3/2005 13:01

por valves » 16/11/2005 22:02

Sendo possivel não é aconselhavel as rentabilidades de 3 digitos não são uma utopia embora é evidente que para lá chegar é preciso correr mais riscos agora o ideal é ter rentabilidades mediocres consistentes estilo 20 30% durante muitos anos eu este ano estou convencido que vou dar um saltão na minha rentabilidade mas mesmo assim continuo a achar que é na consistencia (nem que as rentabilidades sejam menores) que está o segredo do negocio ...

Cumpts

Vasco

Investidor Profissional

por redart » 16/11/2005 20:47

Meus Caros\as,

Vivo dos rendimentos do mercado a cerca de 5 anos. Iniciei esta profissão com uma quantia bem baixa, cerca de 25.000 euros.

Desde que se encontre o TAL "Winning Edge", e possivel viver dos rendimentos do mercado. Digo-vos isto de experiência propria, o que custa sao os primeiros 6 meses a 1 ano, a partir dai o nosso nivel de investimento ja se torna algo consideravel para nos podermos dar a certos luxos, antes disso eu nao consegui.

Mas e o trabalho mais arduo que alguma vez tive, exige muita dedicação e uma familia que compreenda o que são os mercados e o tempo que estes nos consomem.

Apos estes anos muitas vezes penso se tivesse seguido outro caminho nao estaria tao realizado como estou hoje, e quando me perguntam o que faço, respondo com todo o prazer, Sou Um DayTrader.

Abraço,

RedarT

Registado: 18/10/2005 0:06

comentário

por jotabil » 16/11/2005 18:23

Pois Caro
Nesta coisa da bolsa...devemos ter como pressuposto de que... ninguém dá nada a ninguém....ou seja apenas devemos esperar o rendimento espectável...em função do capital investido e por via disso imobilizado...e também em função do risco que decidimos correr...tudo tem o seu preço....e o seu trabalho e a sua preocupação...nada é fácil...companheiro.

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

Esquecem -se de uma coisa....

por Thebesttrader » 16/11/2005 18:22

Quantos especuladores não haverá por aí que ninguém conhece e devem estar bem ricos, só que claro não interessa a ninguém saber disso como devem calcular :P

As pessoas que entram na lista dos mais ricos do mundo são as fortunas declaradas e de que se tem conhecimento, e quantos e quantos não devem ter tanto ou mais que um Bill gates e que ninguém conhece, esses sim são os verdadeiros especuladores.

Warren é um investidor o que muito diferente :wink:
Thebest

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 791 visitantes