Caldeirão da Bolsa

Comportamento das cotações aquando de resultados

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 16/11/2005 13:09

Driving, é muito raro eu deter posições em acções norte-americanas na véspera da sua apresentação de resultados. O risco de se apanhar um movimento forte contra a nossa posição na abertura do dia seguinte (inviabilizando qualquer estratégia de utilização de “stops”) é demasiado elevado.

Apenas tomo essas posições quando uma acção faz um movimento muito pronunciado (seja ele de queda ou subida) nos dias anteriores a essa apresentação de resultados. Nesses casos, por norma, tomo uma posição contrária a esse movimento forte, pois acredito que o mercado já descontou esse acontecimento, sendo o mais provável que inverta aí o seu sentido, independentemente dos resultados saírem acima ou abaixo das expectativas. Mas, retirando estes casos particulares, opto por manter-me longe das empresas que vão apresentar resultados, pois acordar com uma queda de 20% ou 30% pode dar cabo de toda uma estratégia de controlo de risco executada durante os meses anteriores.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por costarios » 16/11/2005 12:33

Driving, a minha política interna é nunca comprar títulos que estejam prestes a divulgar resultados.

Como o Kid_A disse, o mercado é muito imprevisto nas suas reacções e é difícil orientarmos uma estratégia tendo em vista um cenário tão "movediço" quanto é a bolsa na earning season.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por ppferreira » 16/11/2005 12:04

Driving, a melhor abordagem aquando dos resultados...é não existir abordagem!

Quero com isto dizer, que é completamente errado alguém negociar uma acção tendo por base, única e exclusivamente, a apresentação dos resultados. Podes de facto fazer alguns trades ganhadores negociando no pressuposto, por exemplo, de comprar 2 semanas antes da apresentação dos resusltado e vender no dia de apresentação dos mesmos. Mas o mercado não é tão linear assim e nunca dança duas vezes com o mesmo parceiro.

Como tal, a melhor estratégia é mesmo: "Plan the trade, trade de plan", independentemente de existir ou não apresentação de resultados.

Abraço,
Kid_A
"Don´t take tips before tips take you"

Registado: 8/11/2002 2:03

por drivingsouth » 16/11/2005 11:54

qual entao a vossa abordagem aquando dos resultados?
Cumps e obrigado

Registado: 17/10/2005 11:04

por costarios » 15/11/2005 18:47

driving, o mercado é muito dinâmico e pouco sujeito à se comportar de acordo com regras pré-estabelecidas. O que escreveste "pode" acontecer aqui e acolá com alguma frequência, mas não é a regra e muito menos a excepção, pois trata-se apenas de mais um dos inúmeros cenários possíveis de acontecer.

Só a título de exemplo, pode acontecer com muita frequência do título corrigir de forma inexplicável após a apresentação de resultados acima das expectativas do mercado. Quando isto acontece pode significar que o mercado já estava a descontar os bons resultados divulgados, ou então que o mercado estava mesmo a espera de resultados "ainda" melhores do que os apresentados, ou então que o mercado, numa daquelas actitudes aparentemente incoerentes e desprovidas de qualquer senso lógico, resolveu agir de forma totalmente diferente daquela que estávamos a espera, ou então que... enfim, são tantas as possibilidades.

Se estás a pensar em criar um método ou mesmo um sistema de investimento baseado nisto, aconselho-te a tomar muito cuidado! As recompensas não são assim tão boas e os riscos são gigantescos.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

Comportamento das cotações aquando de resultados

por drivingsouth » 15/11/2005 17:55

Hey

Sou novo nestas andanças, e não sei por isso s a pergunta é "basica" demais. anyway...

No seguimento de alguns trades fiquei com algumas dúvidas sobre o comportamento de uma acção durante os dias à volta dos resultados.

Baseado numa compra da CISCO (CSCO) ( http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=44381 ) eu verifiquei um crescimento sustentado pela prespectiva de resultados, com uma quebra no dia anterior (alguns acerto de posições/ "mais-valias antes que... qq coisa :)"). Depois da quebra por motivos de resultados menores que o esperado no dia seguinte verifiquei uma corecção à queda dois dias depois de resultados.

Concordam com esta análise, sem me referir especialmente a este ou algum titulo em especial? Existem outros detalhes que costumem ocorrer?

(Estou a decidir sobre manutenção de algumas posições, dai a pergunta)

Cumps

Registado: 17/10/2005 11:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO e 771 visitantes