Caldeirão da Bolsa

O Rei dos Bonecos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por castelbranco » 8/11/2005 18:55

quando falo no meu pessimismo refiro-me á analise que faço e não á meneira como invisto, e tambem ás prespectivas futuras e não ás actuais pois seria estranho estar pessimista com os indices a subir como é visivel, quando falo ou (escrevo) é sempre sobre as prespectivas futuras e nunca no que está a acontecer no momento.

Registado: 10/11/2002 12:19

por costarios » 8/11/2005 18:43

Sim, sim, percebi. Peço desculpas.

Entretanto, reparei que usas muito o termo "pessimista", mas não consigo perceber o porquê.

Estás pessimista com o quê? Com a actual tendência bullish? Com a iminência (de acordo com os teus estudos) de uma reversão de grandes dimensões?

Se for este o caso, então pq o pessimismo? O bom investidor tem que estar sempre optimista, não importa o que aconteça! :P

Passo a explicar:

:arrow: o mercado está bullish, então o bom investidor está muito optimista com a tendência bullish

:arrow: o mercado está bearish ou na iminência de uma reversão de grandes dimensões, então o bom investidor também deve estar muito optimista com a tendência bearish ou com a reversão ao virar da esquina

castelbranco, hoje em dia temos à nossa disposição uma série de ferramentas que possibilitam a qualquer investidor ganhar em qualquer situação do mercado.

Está tudo a subir? Então toca a comprar acções, CFDs, Call Warrants, etc, etc.

Está tudo a cair? Então toca a entrar curto (as correctoras americanas permitem isso), a comprar CFDs, Put Warrants, etc, etc.

A única situação de mercado que me deixa realmente frustrado é quando está a lateralizar! :evil: Neste caso, fica difícil definir a tendência e apostar forte nela.

Nas outras situações, é só seguir a tendência e, como diz aquela música:

Dont worry... be happy, now! :lol:
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

por castelbranco » 8/11/2005 18:28

Ó homem de deus eu quando falei em bandeira eu quiz dizer que a bandeira já está completa com o respectivo target atingido, porque a bandira foi deita em anos 70 como tal o primeiro cabo da bandeira começou nos anos 40 e terminou em anos 60 depois seguiu-se o corpo da bandeira e depois o segundo cabo que levou os preços até ao ano 2000, agora como é de costume ao estar este padrão completo mudará de direção, espero que tenha percebido

por costarios » 8/11/2005 18:12

castelbranco, não percebi o que quiseste dizer com a história das "bandeiras". Disseste que, por norma, após uma bandeira o movimento seguinte é de correcção ou lateralização? É isto mesmo ou estou enganado?

Se for isto mesmo, lamento informá-lo mas estás enganado. Flags são formações de continuidade. Há diversos estudos que comprovam isto. Ao contrário dos rectângulos e dos triângulos, uma flag tem grandes chances de romper em direcção ao trend que estava em vigor.

Aliás, uma das definições desta formação diz tudo: trata-se de uma ligeira "pausa" na tendência em vigor, normalmente não superior aos 20 dias de trading e que "normalmente" são seguidas por fortes subidas.
"Now i am the master!"
Frase proferida por Warren Buffett ao seu velho mestre Ben Graham, quando este jazia em seu leito de morte.

Registado: 16/10/2003 9:41

O Rei dos Bonecos

por castelbranco » 8/11/2005 11:45

ora pelo titulo muitos de voces deveriam pensar que raio de coisa é esta, pois bem é uma coisa igual a tantas outras, e sendo eu talvez dos que mais posts coloca com boneco então lembrei-me deste titulo.

a ideia que no longo prazo os indices sobem sempre pois isso é verdade mas tambem é verdade que existem correções e algumas fortissimas, é claro que nós ainda não vivemos nenhuma no nosso tempo parecida com o famoso crash de 1929 onde o dow desvalorizou qualquer coisa como 88%, é claro que em 2000 aconteceu uma coisa parecida nalguns indices mas não no dow jones e sp500 nyse composite entre outros, talvez porque nessa altura haveria se calhar só o dow jones e toda a tralha estaria cotada lá, bem, não sei muito bem por isso não me poderei alongar nesta materia.

mas aquilo que eu queria uma vez mais chamar a atenção era para isto que todos vemos, eu coloquei o dow jones em periodos trimestrais e vejo que isto está com um aspecto medonho, ou seja, olhando para a decada de 70 dá a ideia que aquilo é uma bandeira e poderemos pensar que poderá ser, pois talvez a confirma-lo estão os dois cabos de bandeira com uma percentagem muito identica de quase 1000% para cada lado, ora sendo isto uma bandeira por norma a seguir a uma coisa destas, vem correções ou lateralizações fortes para que o padrão funcione, mas claro que neste activo tivemos uma correção, mas aquela correção não me parece adequada para tal padrão, pelo que este ponto dos mercados parece-me um ponto muito perigoso onde tudo pode acontecer, eu coloquei ainda o macd, e ele nos mesmos periodos, está nagativo, as medias moveis estão muito proximas quase a cruzarem-se o que não tinha acontecido desde finais da decada de 70, eu,como sabem estou pessimista e ao olhar para isto mais pessimista fico.
Anexos
DJIQ.png
DJIQ.png (18.32 KiB) Visualizado 543 vezes
DJISECUL.png
DJISECUL.png (17.12 KiB) Visualizado 544 vezes

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Burbano, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 732 visitantes