Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "O optimismo soa mal"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por vitorigus » 9/11/2005 0:23

Eh! Eh! Loja Chinês, nesta estou já realista: vou mesmo passar a comprar so pilhas para o relogio (por enquanto) :wink:.
Cá em casa há dois dias que cheirava muito mal - a nafta ou petroleo queimado-muito desagradável. De onde é que vinha o cheiro, que raio. Agucei o nariz de primata e vai de correr os cantos. O tal vaporoso aumentava sempre que me aproximava da mulher, ups :( Cheirei-lhe a boca mas parecia rosas, o cabelo pinho e malvas, as mãos doce cheiro a amendoas. Bem vamos deitar, isto passa.
A meio da noite o tal cheiro até embaça, credo que isto já só pode ser alguma alma penada, explicação logico-dedutiva não existe confirmada por mais uma ronda de sniff aos cantos, à mulher.. e nada. MAS QUE TRESANDAVA, TRESANDAVA. Impossivel dormir neste quarto, mulher vamos para o quarto dos hospedes! De manha, o tal espirito mau persistia no primeiro quarto. Vai mais uma ronda de nariz no ar e no chão: Brrrrrr! Horrivel estas tuas pantufas, querida :shock: Das pantufas, responde incrédula, mas ainda as comprei há dois dias.. De facto o cheiro vem das pantufas! Espera, mas foi nos chinocas, achei piada ao berloque e comprei-as. São sempre a mesma coisa estes tipos, desta vez é que é, NUNCA MAIS :evil:

Registado: 9/8/2005 11:17

por fproenca » 8/11/2005 15:21

Eu concordo com o maisum em quase tudo, eu vivi a destruição da pequena indústria Portuguesa, sobretudo pequenas Empresaas familiares que sustentavam todo o agregado, hoje é impossível face à concorrência desleal, e quando se fala no Chineses eu pergunto sempre eles pagarão impostos ? Conseguem preços tão baixoa é à custa de quê ? trabalho desumano ? salarios miseráveis no seu pais de origem ? Serão exemplo para Europa ? Vamos trabalhar 20 horas como eles ?

Conheço um caso curioso de um Empresário que tinha uma pequena Indústria de bafricod e artigos esmaltados, com os produtos Chineses e evadir o País e vendo que eles conseguiam vender mais barato do ele conseguia fabricar (preço de custo), fechou a fábrica, abriu lojas de 300 com muitos produtos chineses, ele continuou a sustentar o seu agregado familiar, mas o os empregados que com ele trabalhava foram embora e ficaram desempregados.

Quando ao assunto proposto pelo Ulisses acho que não devemos ser Pessimistas mas sim Realistas, depois da fome vem a fartura, devemos é fazer como na velha história das 7 vacas gordas e 7 vacas magras em que José (escravo do faraó) intepreta os sonhos do mesmo e inteligentemente guarda as colheitas nas época de abundãncia para depois ter na época da fome ...

Nos tempos de hoje ser realista é ser inteligente, há sempre os oportunistas que se "alimentam" da má gestão dos outros, e assim se fazem os cliclos ...
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por Vítor » 8/11/2005 14:01

Vitorigus,

O ponto que tu referes é muito importante. Concordo, a dicotomia conhecimento/pessimismo não é na sua formação obrigatória e definitiva. Outrossim, tenho verificado a existência de uma ligação em muitos (não todos) casos. Esta opinião pessoal reflecte diferentes experiências.

Por outro lado, talvez o pessimismo entre os intelectuais (por dificuldade, saltei da evolução do conhecimento/pessimismo, para uma situação de “pleno” conhecimento e, eventualmente, pessimismo) tenha como origem algo para além da razão que, por sua vez, funcione como protecção relativamente ao envolvente; «o pessimismo dá-nos uma aura de confiança». Sendo, contudo, sempre uma situação individual que pode eventualmente ser considerada egoísta.

Um abraço,

Vítor Fernandes
"Sinto que Tania está com uma disposição hostil. Desagrada-lhe que outra coisa, que não ela, me encha. Sabe, pelo próprio calibre da minha excitação, que o seu valor está reduzido a zero. Sabe que esta noite não vim para a fecundar. Sabe que dentro de mim germina qualquer coisa que a destruirá. É de compreensão lenta, mas está a compreender…" Henry Miller, Trópico de Câncer [Livros do Brasil]

Registado: 28/10/2003 19:02

por vitorigus » 8/11/2005 11:01

Vitor, quando diz que em termos sociais, de uma forma geral, as pessoas que possuem mais conhecimento tendem a ser pessimistas e que existe uma dicotomia entre conhecimento/pessimismo...isso deixa-me a pensar. Conhecimento=plano cognitivo; pessimismo=plano emocional. A relação é possivel mas nao tem que influenciar negativamente: a influência é mais do ponto de vista pessoal, a propenção de cada um para ver mais o lado negro ou o lado mais claro (clarividente?)- uma questão comportamental propria. Até pode ser uma predisposição simplemente genética....
Abraço
vitorigus

por Vítor » 7/11/2005 14:37

Ulisses,

Em termos sociais, de uma forma geral, as pessoas que possuem mais conhecimento tendem a ser pessimistas. Aliás, existe, na minha opinião, uma dicotomia conhecimento/pessimismo.
Não sei se o mesmo facto sucede, na mesma forma, nos mercados. Sei apenas que, numa perspectiva não totalmente diferente, nos mercados as pessoas que tem um nível mais básico de conhecimentos são normalmente optimistas – sendo-o em demasia, por vezes. Esta consideração está consagrada nas leis mais básicas do investidor. Eu, por exemplo, propendo-me mais para o optimismo do que para o pessimismo nos mercados. A este facto não é certamente alheio um outro facto: os meus conhecimentos em termos de mercados são subdesenvolvidos, ainda que suficientes para o meu tipo de investimentos.

Pegando no teu exemplo, e dentro da questão social, podemos verificar que o negativo vende de uma forma mais rápida, mais digerível. Isto é, é mais fácil vender uma notícia que, sendo negativa e/ou polémica (logo, mais fácil de executar) tem um impacto mais forte nas pessoas. Os meios de comunicação de massas em Portugal, os que o são na verdadeira acepção da palavra, têm um público-alvo completamente definido. É exactamente o consumidor que ouve a notícia, pragueja acerca da notícia, esquece a notícia. No fundo, cultiva-se o desinteresse e a polémica.
Para terminar, um paradoxo: o consumidor de notícias negativas (a sua maioria) não é pessimista (!).

Termino aqui a minha opinião na certeza de que muito ficou por dizer acerca deste assunto que, de uma forma bastante oportuna, nos trouxeste.

Cumprimentos,

Vítor Fernandes
"Sinto que Tania está com uma disposição hostil. Desagrada-lhe que outra coisa, que não ela, me encha. Sabe, pelo próprio calibre da minha excitação, que o seu valor está reduzido a zero. Sabe que esta noite não vim para a fecundar. Sabe que dentro de mim germina qualquer coisa que a destruirá. É de compreensão lenta, mas está a compreender…" Henry Miller, Trópico de Câncer [Livros do Brasil]

Registado: 28/10/2003 19:02

por maisum_CALD » 7/11/2005 13:02

CN

Eu como disse antes sou um optimista, continuo alegre e contente, parece que estará na minha natureza ser assim... contudo também é verdade que já não sou tão optimista, ou cândido, ou talvez apenas jovem... como já fui... Lembro-me quando era miúdo que quando andava a pé numa estrada nunca olhava para trás quando se aproximava um carro pela retaguarda e que acreditava que o condutor não iria nunca sair da sua trajectória pondo em perigo a minha vida... Hoje, que tb conduzo, sei como se pode errar, e como eu os outros, e assim, hoje, olho sempre para trás...

Entretanto pelo que li deduzo que o amigo CN é então adepto das mudanças radicais... No caso de sucesso que refere dos italianos já estarem em devido tempo na China é certo que em geral isso tb não lhes trouxe muita saúde económica... Vamos ver, no seu caso que diz que já lá está... é bom para si individualmente e para os chineses que beneficiam da sua indústria ou do seu negócio com produtos fabricados lá, mas mau para os portugueses em geral que no curto prazo perdem os seus postos de trabalho... e seguindo o raciocínio o amigo CN a médio prazo vai ter que procurar outras paragens para vender os seus produtos pois os portugueses não vão ter dinheiro mesmo para os seus melhores preços pois cá o CN está desde o início a matar a galinha dos ovos de ouro que é o consumidor português tirando-lhe o seu posto de trabalho... não sei se o CN entende o que eu estou a dizer... Criar situações em que se possibilita que os empresários fechem fábricas num lado para abrir noutro de um dia para o outro não me parece uma decisão equilibrada embora entenda que no longo prazo tudo isso venha a ser diluído (com o suor e as lágrimas de muita gente que será sacrificada) e a economia global e as próximas gerações venham a tirar daí os devidos benefícios no futuro...

Voltando ao caso optimistas/pessimistas da situação económica actual, face aos problemas específicos de Portugal, face ás decisões tomadas a nível global pelos governantes e pelo poder económico não vejo motivos para o português em geral sorrir no curto/médio prazo...Eu neste momento para o curto prazo só vejo uma situação benéfica para Portugal. Ao tirar-lhes as receitas não resta outra hipótese aos nossos queridos governantes que não seja encolher a estúpida despesa e esbanjamento do dinheiro de todos em beneficio de alguns e mesmo até em beneficio de ninguém... Embora ainda se continue a ver muita coisa que é de deitar á mão á cabeça... com o tempo eles vão mesmo aprender...

Responda por favor, o CN com a idade que tem, é ainda hoje dos que acredita que os chefes supremos nunca erram e que tomam sempre as decisões certas e que está sempre tudo bem?

Um abraço

Registado: 23/9/2004 1:02

Sera a China o nosso problema? Ou seremos nos?

por C.N. » 7/11/2005 3:18

maisum Escreveu:Se Portugal, a Europa, estavam de uma certa forma fechados para o exterior (China por exemplo), não deveria fazer-se a abertura de um dia para o outro. A questão é que não se deveria ter passado do 8 para o 80. Se tivessem imposto aos produtos importados uma taxa de início e dissessem que de ano a ano a taxa diminuiria x% até ser eliminada por completo de modo que houvesse um tempo de adaptação...

Ola Maisum,

Obrigado por esclareceres o teu comentario. A abertura do mercado da UE para os Chineses (e o da China para os Europeus :wink: ) foi negociada em 2001 aquando das negociacoes de entrada na OMC. Repito, 2001.

Houve quem se preparasse, por exemplo a industria textil Italiana, que passou a produzir na China :wink: , houve quem nao se preparasse, por exemplo a industria textil Portuguesa, que continuou a pedir subsidios. Mais exemplos (positivos e negativos) existem.

TraderAt Escreveu:...analisando as razões da competitividade das lojas dos chineses em particular, resulta:
- mão de obra muito barata (perto da escravidão nalgumas regiões onde os produtos são produzidos)
- Qualidade menor do materiais
- Ausência de qualquer tipo de certificação dos produtos (quer em termos de segurança, funcionalidade, etc...)

Concordo com tudo o que escreveste. No entanto, veras que os argumentos (queixas) da industria textil Francesa sao os mesmos. Nao agora, mas nos anos 80. Na altura queixavam-se da "praga" Portuguesa :P Nos tivemos o direito de deixar de ser pobres, a China esta a conquistar o direito dela.

Dark Escreveu:A China e a India representarão sempre mercados muito mais agressivos que os europeus, logo os mercados europeus terão que especializar-se ou perderão a batalha.

Touche! Nao e protegendo os mais fracos (empresas Europeias) com barreiras tarifarias ou pressoes psico-sociologicas nos media ("invasao", "estao a destruir-nos", etc.) que se ganha a batalha. E sim, produzindo com mais qualidade, diferenciando-nos, especializando-nos, e vendendo na China :idea: Os consumidores Chineses estao a "acordar" e o mercado Chines esta aberto. Eu ja ca estou :wink:

Aqui ficam 3 links para artigos e discussoes sobre o tema:

:arrow: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#233532 - artigo sobre a comunidade Chinesa em Portugal
:arrow: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... ht=#231967 - discussao sobre a introducao dos primeiros carros Made in China na UE
:arrow: http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... highlight= - excelente artigo do Vasconcellos e Sa sobre a entrada dos produtos Chineses na UE

Voltando ao artigo do Ulisses, visto que este topico e sobre isso mesmo - podemos discutir a "praga" noutro topico :P - noto, ja desde 1996 (a primeira vez que estive fora de Portugal por uns meses), que nos (eu incluido) temos uma tendencia natural para o pessimismo. Estamos sempre a tentar encontrar argumentos para nao construir. Os Chineses, pelo contrario, estao sempre a tentar encontrar razoes para construir.

Por favor nao me vejam como anti-Portugues, anti-Europeu ou Pro-China. Sou apenas alguem a tentar perceber o mundo. E orgulho-me de ser Portugues!

Um abraco a todos.

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por Dark » 6/11/2005 23:37

Fugindo um pouco do tema que deu origem a estes posts,mas no seguimento de um dos posts do TraderAT,
importa referenciar que :

Uma das principais razões da competitividade é o desnível dos modelos sociais das nações.

Na década de 60 - 70 Portugal era competitivo face à Europa, pois o modelo social português estava a "milhas" do modelo social europeu.

Na década de 80 - 90, o Norte de África era competitivo face a Portugal, mais uma vez por razões de nível do modelo social.

Hoje com a China e India, a competitividade é em grande parte explicada por essas diferenças nos modelos sociais.

Que fazer ? Assumir isso, desenvolver-se (I&D é essencial) e diferenciar-se. E não vejo outra solução. A China e a India representarão sempre mercados muito mais agressivos que os europeus, logo os mercados europeus terão que especializar-se ou perderão a batalha.
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

Re: Optimistas vs. pessimistas.

por maisum_CALD » 6/11/2005 22:26

CN Escreveu:Maisum,

Praga? Por venderem barato o que outros vendem caro? Eu, consumidor, para produtos iguais compro o que for mais barato.

Um abraco

CN

CN, numa troca de ideias num fórum ou até mesmo num diálogo frente a frente sabes que é praticamente impossível dizermos tudo o que pensamos... fica sempre muito por dizer e explicar...

Aquando do Euro2004 compraram-se milhões de bandeiras de Portugal (a 1€) para enfeitar as janelas e varandas do país. Foi muito bonito. Mas quem reparou que os castelos da bandeira não eram castelos mas sim pagodes... Quanto $ não saíu nesse mês para o estrangeiro á conta do acontecimento... Isto é apenas um exemplo... “uma autêntica praga para o que resta da indústria e comércio nacional”. Eu explico. Eu também acredito que a concorrência é por princípio benéfica para todos (contudo para alguns, ou para muitos, dependendo do ponto de vista, só no longo prazo). Se Portugal, a Europa, estavam de uma certa forma fechados para o exterior (China por exemplo), não deveria fazer-se a abertura de um dia para o outro. A questão é que não se deveria ter passado do 8 para o 80. Se tivessem imposto aos produtos importados uma taxa de início e dissessem que de ano a ano a taxa diminuiria x% até ser eliminada por completo de modo que houvesse um tempo de adaptação... etc, etc. Acho que agora me percebes...

Abraço

Re: Pois mas para isso...

por TraderAT » 6/11/2005 15:17

TraderAT Escreveu:Ulisses, desculpa se este meu 2º Post que está obviamente a fugir ao tema inicial :wink:

Cps

Queria dizer obviamente:
Ulisses, desculpa este meu 2º Post que está obviamente a fugir ao tema inicial.
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Pois mas para isso...

por TraderAT » 6/11/2005 15:11

Acontece que para dar o salto qualitativo dos seus produtos, terão obviamente que investir mais, logo a competitividade em termos de preços deixa de existir ou pelos menos diminui.

De notar que nada me move contra os chineses, japoneses, espanhóis ou de qualquer outra nacionalidade (isto nos tempos que correm é bom deixar claro :wink: ), agora analisando as razões da competitividade das lojas dos chineses em particular, resulta:
- mão de obra muito barata (perto da escravidão nalgumas regiões onde os produtos são produzidos)
- Qualidade menor do materiais
- Ausência de qualquer tipo de certificação dos produtos (quer em termos de segurança, funcionalidade, etc...)

Quando passarem a ser obrigados a produzir respeitanto toda a legislação europeia (e isso implica I&D assim testes que custam muito dinheiro) talvez os seus preços deixem de ser tão baixos...

É por este caminho que as autoridades da UE devem seguir de forma a não só proteger as unidades produtivas da UE como também os próprios consumidores desses países.

Ulisses, desculpa se este meu 2º Post que está obviamente a fugir ao tema inicial :wink:

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

por Camisa Roxa » 6/11/2005 13:59

TraderAT Escreveu:Eu também compro o que for mais barato, agora o facto de venderam mais barato não quer dizer que os seus produtos sejam efectivamente mais baratos para uma mesma qualidade...Nas poucas vezes que entrei nesses estabelecimentos observei que a qualidade da maioria dos produtos é no minímo duvidosa.

Pois, também foi essa a minha experiência, as bugigangas que eles vendem sãosuper frágeis e estragam-se com uma facilidade medonha

Veja-se o exemplo do 1º carro chinês a ser lançado na Europa há poucos meses: chumbou em TODOS os testes de segurança...

Os chineses não são ameaça credível enquanto não derem o salto qualitativo nos seus produtos, aí sim serão praticamente invencíveis
Imagem
Free Minds and Free Markets
... forecasting exchange rates has a success rate no better than that of forecasting the outcome of a coin toss - Alan Greenspan (2004)

Registado: 5/11/2002 11:27

por TraderAT » 6/11/2005 13:41

Bom dia a todos

Optimismo vs Pessimismo , alguém tem dúvidas de que uma má noticia é sempre mais destacada do que uma boa notícia?
Veja-se os aumentos da gasolina e o destaque que os mesmos tiveram por parte dos meios de comunicação social...já as recentes diminuições do preço nem tanto.

Aquilo que posso acrescentar é que, sem por em causa o estado lastimoso da Economia, as pessoas com o seu pessimismo natural ainda empolam mais o estado de coisas...nos mercados é o mesmo.

CN Escreveu:

Praga? Por venderem barato o que outros vendem caro? Eu, consumidor, para produtos iguais compro o que for mais barato.

Um abraco

CN

Eu também compro o que for mais barato, agora o facto de venderam mais barato não quer dizer que os seus produtos sejam efectivamente mais baratos para uma mesma qualidade...Nas poucas vezes que entrei nesses estabelecimentos observei que a qualidade da maioria dos produtos é no minímo duvidosa.

Existe um velho ditado popular que diz: O Barato saí Caro.

Um bom Domingo

por ptmasters » 6/11/2005 13:31

Artigo interessantíssimo Ulisses, que gerou igualmente comentários bastante interessantes.

Talvez porque o expectavel é as coisas andarem bem, faz parte do normal, logo são notícias quando correm mau.

Por isso talvez goste sempre de trabalhar com 3 cenários praticamente em tudo na vida (excepto na minha cachopa :mrgreen: ), obriga-me a ser sensato.

Maisum, apesar de terem sido as décadas de 80 e 90 da minha juventude, o seu comentário é um retrato fiel da imagem que tenho dessa época. Ainda me lembro de ouvir histórias, então de gente adulta, que diziam que os espanhois enviavam para Portugal o que eles tinham lá de bom e praticavam preços baixíssimos, no intuito de destruir o comércio de origem portuguesa.

Castelbranco, também estou em plena sintonia com o seu comentário.

Um abraço a todos

Registado: 31/1/2005 4:04

por C.N. » 6/11/2005 13:01

Caro Ulisses,

Belo artigo. Parabens! No paragrafo "Se nos sentarmos à mesa de um café e, atrevidamente, ouvirmos as conversas cruzadas das várias mesas, rapidamente percebemos que são os aspectos negativos os mais focados." Creio que te referes a Portugal, nao e? Sim, somos assim. Preferimos discutir porque NAO fazer algo (uma ideia de negocios por exemplo) do que discutir porque fazer algo.

maisum Escreveu:Os pequenos negociantes chineses (que vendem barato e sobretudo o que é feito no seu país) depressa proliferaram e hoje são uma autêntica praga para o que resta da indústria e comércio nacional...

Maisum,

Um abraco

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por fiódor » 3/11/2005 23:00

Preferia o duende cheio de moedas em vez do caldeirão, ele é bem gordinho... :lol:
Anexos
leprechaun.jpg
leprechaun.jpg (22.32 KiB) Visualizado 1576 vezes

Registado: 11/9/2004 15:25

por castelbranco » 3/11/2005 14:51

claro R.Martins a malta anda a falar na crise mas parece que ela ainda não chegou por via das camisolas de marca, sim tambem concordo plenamente com isso ela ainda não chegou.

mas analisando, por outro lado eu diria que essas camisolas ou parte delas ainda estão por pagar (atenção não estou a individualizar mas sim a generalizar) senão vejamos: há 10 15 20 anos atrás qual eram os prazos de pagamento normalmente concedidos pelas empresas aos respectivos clientes? eu diria no maximo 30 dias não? e grande parte dos pagamentos eram a pronto pagamento, e agora isso não se verifica indo já esses prazos a dilatarem-se para 90 120 e 180 e já há alguns casos de 1 ano, agora somando todos esses activos que andaam a circular sem estarem pagos deverão dar uma boa quantia. Por outro lado os creditos estão no vermelho ou seja em maximos de sempre nunca na historia se esteve tão endividado como agora, desde o estado, ao cidadão comum, agora somamos tudo isto dá uma valente mistura esplosiva, ou seja não podemos andar toda a vida com as dividas elas tem que ser pagas, os prazos de pagamentos tem que voltar para uma situação normal tal como era antigamente maximo 30, como tal não acredito que isso seja conseguido num ambiente de fórró tal como tem sido até aqui, eu digo isto porque cada vez que me atraso nos meus deveres depois tenho que suar as estopinhas para voltar á normalidade por isso não acredito em milagres.

Registado: 10/11/2002 12:19

por R_Martins » 3/11/2005 14:31

Verdade…o pessimismo parece prevalecer sobre o optimismo.
Somos por grande maioria uns pessimistas.
Digo sempre aos meus filhos, quando me vêem com lamentare-las, que estão todavia gordos e muitos da mesma idade deles, no mundo estão a morrer de fome sem se lamentarem.
O pessimismo é, eu diria, a parte superior do egoísmo, na sociedade ocidental.Uma forma de estar...
Um amigo meu, tendeiro, que vive a vender nos mercados desde sempre, de sobrenome «Chá-preto» um dia destes e nos copos, no Vilabar, falamos da «crise» portuguesa,a crise eterna, fazendo este, tipo provocação, uma pergunta: Quem das pessoas que estava no bar, trazia uma camisola chinesa?...Curioso, todos tinha camisolas de marca…
Enfim o pessimismo, mesmo sem camisolas chinesas.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por castelbranco » 3/11/2005 13:36

faço de algumas palavras do maisum as minhas tambem, nunca nos poderemos esquecer que a vida boa dura sempre, e que tambem não nos podemos esquecer que nós os humanos ganhamos habitos uns bons outros maus e que esses habitos passam de geração em geração, e segundo a historia quando chegamos á terceira geração chega a hora de fazer uma correção, logo há um velho ditado que as fortunas desaparecem á terceira geração, ou seja todo o dinheiro que um paí consegui ganhar com muito esforço e dedicação passa-o para o filho mas esse filho não está tão bem preparado para conseguir multiplicar esse dinheiro porque não precisou de se esforçar para conseguir esse bem e como tal encara tudo com mais facilidades, entretanto com os anos, uns determinados habitos que o pai lhe ensinou vão-se deteriorando mas como a base era forte ainda se vai aguentando, lá mais á frente chega a hora da fortuna (entretanto já mais fragilizada pela falta da robustez do efeito multiplicativo) passar para a outra geração, entretanto essa geração foi criada num berço de ouro quase que nem sabe o que é trabalhar pensando que tudo o que come e o que veste é uma dadiva de deus, essa geração pensa só em coisas divertidas andando de noite e dormindo de dia que maravilha, bons carros boas garotas umas viagens varias vezes por ano, até que um dia aparece a outra geração com pessimos habitos sem cultura nenhuma da realidade da vida e é aí que as coisas começam a ficar negras, é nesse local que é nesseçario repensar tudo e começar de novo, a seguir virão gerações com mais sacrificios pela frente até que vai chegar o dia de fazer outra vez a distribuição, e assim o mundo prossegue espandindo e contraindo fazendo lembrar o orgão que faz circular o liquido precioso pelas veias.

Registado: 10/11/2002 12:19

por vitorigus » 3/11/2005 12:57

Muito bem Ulisses, sem cair no "optimismo". Essas mensagens da desgraça já são antigas... Como exercício didáctico basta colocar um texto desses pessimistas sem data, e perguntarmos às pessoas a que tempo se reporta (os Gregos antigos já o faziam).
Mas não indo tão longe: a geração de 60-70 era tida como irreverente-irreponsável-destrutiva-drogada e libertina, ruidosa... Hoje, esta geração tem a maior quota de responsabilidade nos ombros; a geração de 80 está aí a mostrar os seus trunfos e por aí adiante. O pessimismo é dominante, míope, nem sempre muito esclarecido...

Optimistas vs. pessimistas.

por maisum_CALD » 3/11/2005 12:50

Optimistas vs. pessimistas.

No final da década de 80 / princípios de 90 um amigo na conversa queixava-se que a vida estava cada vez pior, blá blá blá... (por acaso foi um dos caçados com o papel na mão aquando do crash de 87).

Eu contrapus e disse-lhe que não que pelo contrário conhecendo um pouco de história o que verificamos é que a cada contracção no clima económico se seguiam tempos cada vez melhores e assim o nível de vida das pessoas no futuro dada a evolução das ciências etc., etc., previa-se que fosse sempre para melhor. E disse-lhe eu que puxando á memória o que nos transmitiram os nossos pais e avós os tempos maus de agora não tem nem sequer comparação com os de antigamente. Foi realmente uma conversa que nunca mais esqueci.

Eu lembro-me perfeitamente das crises económicas por que passei já como adulto, nomeadamente:

-1982/84 Nos negócios ninguém pagava a ninguém - a Soares da Costa por ex. manteve dividas enormes a fornecedores – e se os grandes não pagam aos médios, os médios não pagam aos pequenos... é uma autêntica bola de neve a começar pelo próprio Estado...

-1990/91 Os negócios pararam literalmente. Ninguém comprava, ninguém vendia, ou seja, se aparecia alguém com interesse em comprar o que quer que fosse, pedia preço a múltiplos fornecedores que eram obrigados a fazer maus negócios de tanto que baixavam os preços...

-Principio do novo século. Esta crise não é igual ás outras. Para além de outros factores sobejamente conhecidos (maus governos e respectivas políticas, despesa pública descomedida, fuga de capitais e inteligência para o estrangeiro, nível de endividamento do cidadão, etc...) Portugal com o efeito globalização e a abertura de fronteiras acaba por ceder completamente. Sendo a crise mais ou menos globalizada (há excepções como por ex. a China) o nosso país será um caso particular para pior.

1º Portugal começou a sofrer na pele a agressividade da “armada espanhola” que durante os anos 90 se foi introduzindo nos negócios em Portugal e que destruiu rapidamente a pequena e média indústria portuguesas. Com preços melhores e com igual ou melhor qualidade substituíram num instante os fornecedores nacionais. Quem ainda nos anos 80 tinha uma lista de fornecedores praticamente nacional, no final dos anos 90 a situação era já totalmente distinta com os espanhóis á cabeça... Depois dos espanhóis vieram os italianos, os franceses, etc. Na maquinaria, nas ferragens, na indústria alimentar... As pequenas empresas em Portugal não tiveram outra hipótese que não fosse reduzir o nº de empregados e por fim muitas fecharam já as portas... E está claro que o nº de desempregados aumentou e os que mantém os empregos estão mais comedidos nas despesas e assim as coisas vão encolhendo cada vez mais até um fundo que não se sabe onde está...

Os pequenos negociantes chineses (que vendem barato e sobretudo o que é feito no seu país) depressa proliferaram e hoje são uma autêntica praga para o que resta da indústria e comércio nacional...

Conclusão: Voltando á minha conversa com amigos do final dos anos 80, o meu pensamento não mudou acerca do melhor nível de vida dos cidadãos para o futuro ser uma constante... só que, entretanto tomei conhecimento de outros dados como sejam os super ciclos económicos... Segundo a história temos as pequenas correcções do clima de negócios e temos mais tarde ou mais cedo uma grande correcção. A BOLSA será o barómetro desse clima e olhando para um gráfico de longo prazo é difícil não acreditar que estamos numa dessas correcções... O êxtase vivido de 1995 a 2000, a “exuberância irracional de Greenspan”, o clímax atingido em Março de 2000 não devem enganar a história... Uns países estarão melhor preparados que outros para aguentar a crise mas... quantos anos vão ser precisos para Portugal beneficiar com a melhoria global... quem não está preocupado com o futuro dos seus filhos... nos próximos anos onde arranjarão eles um bom emprego na sua terra natal... e muitas mais perguntas haveria para fazer...

Um abraço para o Ulisses e pessoal que por cá passar e entretanto preparem-se para logo á tarde que o Greenspan vai votar uma das suas últimas faladuras enquanto presidente da FED

por Ertai » 3/11/2005 2:15

Bom timing para o artigo.. com o NASDAQ e S&P 500 finalmente a subir após o "negro" mês de Outubro..

O mundo continua com um nível de vida cada vez maior, o próprio desenvolvimento de Portugal continua a crescer apesar de todas as instabilidades economicas/políticas.

Falam do maior fosso entre os ricos e os pobres, mas não é pelos pobres ficarem mais pobres mas simplesmente pela continuação do desenvolvimento dos países em relação à paragem dos países de 3º mundo.

Os dados estatísticos apontam todos numa direcção, comparando o mundo há 50 anos atrás com o mundo de hoje, vivemos num mundo com menos pobreza, menos fome e mais desenvolvido. A percepção dos factos é que é maior, daí apercebermo-nos dessa realidade quando antigamente isso não seria possível.

Tento ser realista e moderado no meu optimismo apesar de não o parecer para outros pessimistas :wink:

Registado: 11/5/2003 12:11

por pericos » 2/11/2005 22:10

leprechaun, É um espectáculo este homem.

Todos estes textos são de tua autoria ?

Ganhavas também bastante a vender alguns (lol) :lol:

Agora a sério - Abençoado o 7616Z (nasdaq), 7544C (nikkei) e o 7463I (dax).

BN

João

P.S. - Amanhã está na hora de encomendar o Cayenne (lol), só se o nikkei subir no minimo 1%(mera previsão alucinante).
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

Espéctaculo, leprechaun ......

por Xanax » 2/11/2005 21:49

Vale uma imperial homem .... À grande poeta.
Que deus te dê amanhã o melhor trade da tua vida.

Abraços
Xanax
Cumps

Registado: 5/12/2002 17:48

Mas o ouro que no meu bolso tilinta... :-)

por leprechaun » 2/11/2005 21:42

...soa bem e tem mais pinta!!! :mrgreen:

E viva o positivismo, velas brancas, brancas velas,

...que hoje é dia de optimismo e rir a olhar p'ra elas! :P

Importa pouco o discurso, seja do Touro ou do Urso...

...eu quero mas é ganhar e vá o resto passear! :lol:

Muita acção é que é preciso, decidir na hora certa...

...com ousadia e juízo, mas sempre de mente aberta! 8-)

E depois é só abrir, desta feita o mealheiro,

...para guardar a sorrir, mais um monte de dinheiro! :lol:

Mil teorias sem fim e mui sábias discussões...

...de nada servem p'ra mim se não me derem milhões! :)

E assim, nada sabendo de economia ou finanças...

...vou na prática aprendendo, dispenso essas falas mansas! ;)

Tudo vai pelo melhor, vem aí a Nova Era...

...e eu até já sei de cor o destino que me espera!

Guardo o pote do tesouro que há no fim do arco-íris...

...vejo em tudo bom agouro e por isso sou feliz!!! :lol: :P :)

Optimista incorrigível...

Rui leprechaun

(...do discurso mais risível!!! :))

PS: Novembro!... é Novembro!... festa rija até Dezembro... que um rico plano engendro! :mrgreen:
Anexos
leprechaun.jpg
leprechaun.jpg (22.32 KiB) Visualizado 1912 vezes
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Burbano, Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 732 visitantes