Caldeirão da Bolsa

Universidades Portuguesas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Por falar em rankings

por labaca » 8/11/2005 0:44

Tal como as sondagens "os rankings valem o que valem"! :?
Se não nos bastassem já as distorções, com fins (in)confessáveis, que facilmente se verificam no ranking nacional de escolas do secundário elaborado a partir das notas do 12º ano, agora temos um ranking de Universidades elaborado por uns orientais quaisquer :mrgreen:
Já agora para quem gosta de rankings deste género:

http://www.webometrics.info/index.html

http://www.webometrics.info/top100_europe.asp-country=pt.htm

Engraçado, não é? :)

A Univ de Lisboa aqui é a sexta em Portugal, 260 lugares atrás das Univ. do Porto e Técnica de Lisboa, 230 da Univ de Coimbra e 50 das Univ do Minho e Nova!

Registado: 4/11/2005 1:46

Re: as nossas universidades e os nossos alunos

por Jameson » 3/11/2005 13:35

wuzzu Escreveu:.......

Mas e' importante ainda referir que as nossas univerisdade preparam muito bem os alunos.
Os nossos melhores alunos (por eg os 20% melhores) arranjam com facilidade empregos no UK.

humm...10% talvez seja mais correcto, mas sabes que arranjar emprego no UK passa por outras coisas tb:
vontade e disponibilidade para arriscar
necessidade das próprias empresas: os espanhois, alemaes, franceses têm mais facilidade por que os seus mercados são importantes e é sempre bom alguém que fale a lingua...o mercado portugues é praticamente irrelevante

Em Portugal a classe empregadora pensa antes: mas sera que preciso mesmo que um engenheiro com boa media; nao sera suficiente um tecnico.

mas se calhar até está a pensar bem...existe um consenso geral que existem falta de técnicos intermediários.....só que em Portugal toda a gente quer ser DR nem que para isso se tire um curso deplorável num privada manhosa

Nunca ninguem emprega ninguem na expectativa de que essa pessoa por ter valor pode vir trazer valor.
So se empregam pessoas porque tem mesmo que ser.

existe uma certa incapacidade de pensar a longo prazo admito....mas também não existe uma cultura de iniciativa e tomada de risco pelos novos licenciados em apostar nos seus próprios negócios por ex

Por isto tudo, admirado, eu?!
Tenho pena e' de ter vindo enganado para Portugal.

por onde andaste e pq vieste ?
8-)

cheers,
wuzzu.

Registado: 1/5/2005 20:31

as nossas universidades e os nossos alunos

por wuzzu » 3/11/2005 13:16

A maior parte das nossas universidades sao muito jovens. As outras sao muito antigas (i.e., nunca houve muita seleccao com os docentes). Nao ha nenhuma universidade em portugal que tenha docentes porque sao os melhores que conseguiu arranjar. Alias a maior parte dos concursos sao planeados para meter as pessoas da casa. E isto sucede em todas as universidades.

Como consequencia sao todas igualmente boas e mas.

Ha duas outras coisas. Em Portugal brinca-se a ciencia e a culpa nem e' dos docentes.
Alguem quer comparar as condicoes monetarias e humanas que se tem em Portugal ou nalguma (e digo mesmo nalguma) universidade em inglaterra.
Primeiro:
- os nossos docentes sao essencialmente docentes e depois tentam fazer alguma investigacao.
- no UK os docentes sao principalmente investigadores e depois dao algumas aulitas (umas 20horas ano).
Em muitos sitios do UK os investigadores teem grupos com 20 pessoas pagas.
Em Portugal muitos docentes teem de ter alunos desmotivados e nao pagos.

Assim, se algum investigador Portugues publicar na Nature ou Science (um dos criterios) foi porque, das duas uma: acreditou muito sozinho e tratou-se de um caso isolado; juntou-se a equipas no estrangeiro e escondeu o problema de trabalhar em Portugal.

Sao mesmo muito poucas as N&S que resultam de equipas portuguesas de docentes universitarios portugueses, em que o trabalho e as ideias emergiram em portugal. Simplesmente porque nunca ninguem estabeleceu que publicar na N&S e' uma prioridade.
E isto comeca nas instituicoes e na FCT.

Mas e' importante ainda referir que as nossas univerisdade preparam muito bem os alunos.
Os nossos melhores alunos (por eg os 20% melhores) arranjam com facilidade empregos no UK.
A razao e' a seguinte:
- a preparacao nao deixa a desejar.
- os empregadores procuram fazer o mesmo que os investigadores fazem ao tentar publicar na N&S, i.e., procuram mesmo os melhores.

Em Portugal a classe empregadora pensa antes: mas sera que preciso mesmo que um engenheiro com boa media; nao sera suficiente um tecnico.

Nunca ninguem emprega ninguem na expectativa de que essa pessoa por ter valor pode vir trazer valor.
So se empregam pessoas porque tem mesmo que ser.

Por isto tudo, admirado, eu?!
Tenho pena e' de ter vindo enganado para Portugal.

cheers,
wuzzu.

Registado: 31/8/2005 10:51

Re: r

por Jameson » 2/11/2005 21:05

Gordon Gekko Escreveu:deixe-me só acrescentar que a universidade do Minho começa a ter alguma notoriedade, é verdade, mas não tanto pelo seu valor mas sim pelo meio onde está inserida.

explica...não percebi

e como referi anteriormente ".....Eng. Polimeros também Universidade do Minho em Guimarães, mas cujos liceciados depois vão para Leiria para empresas portugesas lideres mundiais como a iberomoldes..."

por Pata-Hari » 2/11/2005 21:04

Não entendo que se diga que o estudo é falso. O critério é simples: papers e research publicado. Os critérios de medida deste tipo de publicações (que é o que mede o rating na investigação) são bastante precisos (cada area dá um rating a cada publicão académica, cada "jornal" tem um rating, depois é fácil, basta contabilizar o número de papers publicados em cada "jornal", ponderado pelo rating do mesmo). Naturalmente prémios nobel por si só é normal que contem e que tenham ponderaçao também. Não percebo que se diga que são falsos os estudos. Estes são o tipo de ratings que até têm variaveis bastante mensuráveis e pouco discutiveis. Naturalmente pode-se discutir que há mais nas universidades que a parte puramente de investigação (embora investigação produzida por alunos dessas universidades seja tb uma boa medida de sucesso académico mas não o único - a "empreguibilidade" pode ser outro), mas isso já é estarmos a discutir um estudo que não é este mas outro!
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por daviddias » 2/11/2005 20:40

para o ano digo-te como foi a empregabilidade na nova de economia.. lol.. principalmente a minha..diverte te..

Registado: 1/2/2005 19:30

r

por GRodri » 2/11/2005 20:38

Caro Jameson;

deixe-me só acrescentar que a universidade do Minho começa a ter alguma notoriedade, é verdade, mas não tanto pelo seu valor mas sim pelo meio onde está inserida. É normal que se fale cada vez mais da univ do minho pois é uma instituição com apenas 30 anos que está num meio onde as pessoas para se formarem e especializarem tinham que rumar ao Porto. E estou a falar do sitio mais perto. Não contestanto a dita universidade nem o seu valor.
Ah...e outra coisa...não podemos, em alguns casos, tirar ilações através dos dados de empregabilidade. No meu curso(Economia), a universidade que com maior nivel de emprega/ é a de Évora. E mais uma vez tocamos no aspecto geo-económico.(acho que inventei agr este termo...lol)
Já agora gostaria que me explicasse que fama exagerada tem a universidade de coimbra!!! :lol:

Registado: 7/5/2005 21:41

por rmachado » 2/11/2005 17:31

Ó caro Jameson...

Como eu o entendo.
O fadado e normal discurso da U Coimbra e U Lisboa, que são sem dúvida instituições de referência em ALGUMAS áreas, ganham sobretudo notoriedade com o peso histórico das mesmas.

Eu que calha bem estudei na U Aveiro e mais concretamente em Electrónica e Telecomunicações posso citar milhentos casos das suas palavras.

Por exemplo, e citando fontes idóneas, que o único Campus Universitário digno de nome é o da Universidade de Aveiro. É segundo um estudo a Universidade como o maior rácio de publicações/docentes do pais deixando a segunda com metade, repito, metade do valor.

Braga é uma realidade que conheço pouco, mas pelo que vi lá e pelas pessoas que conheço uma Universidade a dar cartas e a considerar pelos alunos que se candidatam e sem dúvida pelo país.

Enfim, era bom que as pessoas antes de fazerem a sua candidatura não ligassem só a história mas a realidade do ensino universitário em Portugal. E para isto devia contribuir o Estado com rankings e informação séria e não olhar para as tão malfadadas médias de entrada e saída das universidades...

E para estudo dos mais curiosos, comparem Biologia (sem ser ensino) nas várias universidades, mas não só notas e sim instalações, curriculo etc...

Registado: 24/8/2004 10:42

por Jameson » 2/11/2005 17:19

as nossa universidades nem conseguem atender ás necessidades internas do mercado de trabalho e das empresas, acham que têm capacidade competir internacionalmente?

fala-se me Lisboa e Coimbra, permitam-em acrescentar casos de sucesso com provas dadas: Sistemas de Informática Universidade do Minho ( por alguma coisa se diz que Braga é o silicon valley portugês, saiem desta universidade)
e Eng. Polimeros também Universidade do Minho em Guimarães, mas cujos liceciados depois vão para Leiria para empresas portugesas lideres mundiais como a iberomoldes.

Referência ainda a Universidade de aveiro, com Eng. Telecomunicações

estas 2 universidades andam a dar cartas....Lisboa e Coimbra é que têm uma fama exagerada porque estão pertos dos centros de poder e influência e ainda vivem do passado....

UC

por GRodri » 2/11/2005 15:31

Bom, eu devo dizer que estes rankings são de facto, eu pelo menos acredito nisso, falsos. No caso da "minha" universidade(coimbra), por exemplo, ela pode nem fazer parte dos rankings, o que me interessa é o interesse que a comunidade estudantil, de professores e afins tem por ela e o conhecimento que dela têm. E aliás isso reflecte-se nos inumeros acordos e cooperações em que a instituição intervém. E, nesse campo, devo dizer que não estamos nada mal. E falo tambem da Univ de Lisboa, claro.
A parte que, realmente, me entristece é que de facto estas farsas têm os seus frutos. Hoje, a Univ Católica, é, na minha área(economia) uma boa e competente instituição mas tambem é verdade e ninguem me tira essa ideia que até lá chegar uma das coisas que muito ajudou foram estes rankings "fabricados".

Registado: 7/5/2005 21:41

por Pata-Hari » 2/11/2005 15:02

Bem, devo dizer que profissionalmente já tive que lidar com muitos desses rankings. É fundamental olhar para a metedologia de cada um dos rankings para se poder decidir até que ponto são fiáveis ou não. Sem isso.... é quase impossivel saber o que lá está dentro. Neste caso o critério é simplesmente o académico no seu formato mais puro. E a europa sempre teve muita dificuldade em competir com os estados unidos nesses termos por via de falta de massa critica económica que permita com que os cientistas possam ser pagos para fazer investigação de qualidade.

Há outros critérios de medição de qualidade das instituições: podemos medir a qualidade dos professores face aos alunos (Aquilo que conseguem ensinar). É conhecida a incapacidade enquanto comunicadores de muitos prémios nobel e o modo como sempre foram odiados pelos alunos. Ora se um aluno não consegue aprender muito de um professor, em parte a culpa é do aluno, em parte pode-se atribuir isso a uma forma de falta de qualidade de ensino (que nada tem a ver com a capacidade académica de um professor). Isto é um exemplo, mas há outros critérios que penso que são relevantes e que podem transformar completamente um ranking destes.

Com estes critérios, confesso que não fico nada surpreendida com o ranking. Os nossos académicos e cientistas não estão em portugal, como todos sabemos...
Administrador Fórum

por rmachado » 2/11/2005 14:46

Por acaso aparece a Universidade de Lisboa (Seja lá o que é isto).. algures entre os 400 e 500...

É uma classificação um pouco perniciosa, pois se entra com o Size.... e com os Nobel....

Registado: 24/8/2004 10:42

por Pata-Hari » 2/11/2005 14:39

A minha sugestão seria de pedires estatisticas ao próprio isla. Eles devem ter algumas que te mostrem o que podes esperar em termos de mercado de trabalho após essa pós-graduação (estatisticas de aumentos de ordenados pós-pós-graduação, por exemplo). Isto partindo do principio que é isso que valorizas - o que não é necessáriamente verdade, continuam a haver muitras pessoas que valorizam o conhecimento pelo conhecimento e valorização pessoal, sem que isso implique variação da valorização feita pelo mercado de trabalho.
Administrador Fórum

Re: ...Já agora..

por Jameson » 2/11/2005 10:41

lagosta Escreveu:Que se fala neste assunto, peço apoio da comunidade forística...
Estou a equacionar uma pós graduação no Isla...e é isto basicamente! :lol:
A minha questão é: em termos de mais valias ao nivel da aprendizagem e de conhecimentos, só vejo beneficios, o que pretendia era pontos de vista acerca da visibilidade / Status do ISLA em termos futuros de Curriculum.

não conheço a realidade do ISLA, o que te posso acrescentar é que numa pos grad por vezes nem se aprende nada de novo mas tens a vantagem de conhecer pessoas da tua area que te permite criar uma rede de conhecimentos que é bastante util para teres novas oportunidades de carreira

por Jameson » 2/11/2005 10:37

...Já agora..

por lagosta » 2/11/2005 10:23

Que se fala neste assunto, peço apoio da comunidade forística...
Estou a equacionar uma pós graduação no Isla...e é isto basicamente! :lol:
A minha questão é: em termos de mais valias ao nivel da aprendizagem e de conhecimentos, só vejo beneficios, o que pretendia era pontos de vista acerca da visibilidade / Status do ISLA em termos futuros de Curriculum.

Registado: 23/8/2004 12:32

por ptmasters » 2/11/2005 1:39

Algumas causas possíveis:

1) Alguém ter-se-á esquecido de responder ao inquérito / questionário....
2) Alguém deixou passar o prazo para enviar o inquérito / questionário....
3) Não sabiam quem tinha de enviar o inquérito / questionário....
4) O inquérito / questionário ficou perdido entre departamentos....
5) Faltou assinatura de algum ministro (deve ter sido seguramente entre mudanças de governos)
6) Todas as anteriores....

Registado: 31/1/2005 4:04

por TraderAT » 2/11/2005 0:30

Boa noite,

No mínimo teria que figurar a velhinha Universidade de Coimbra, que, quer pelo seu prestígio, história, investigação e capital humano formado no nosso País...merecia aparecer na referida lista!

Aqui também posso questionar os referidos critérios rigorosos e objectivos, serão assim tão rigorosos :? e tão objectivos :? ...ou então quem fez este estudo não sabe onde fica Portugal? :mrgreen: Logo não poderiam colocar nenhuma Universidade nossa na lista...está tudo explicado :mrgreen: :mrgreen:

Cps
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)

Registado: 15/1/2005 20:12

Universidades Portuguesas

por Jameson » 2/11/2005 0:03

1 de novembro de 2005
Rankings

O Institute of Higher Education, Shanghai Jiao Tong University elabora anualmente, presumo que com critérios suficientemente rigorosos e objectivos, o ranking mundial académico de universidades: http://ed.sjtu.edu.cn/rank/2005/ARWU2005TOP500list.htm
Sem surpresa, lideram o pelotão, as instituições americanas, britânicas, nórdicas, francesas, alemãs e japonesas.
O que deixou o mundo atónito, foi a constatação do que em seguida se vos divulga.
(A violência e imprevisibilidade do conteúdo do próximo parágrafo aconselha que os leitores mais impressionáveis deixem devidamente pronto a ser ingerido, um valente copo de água com açúcar).
Então não é que nas 123 universidades europeias mais bem classificadas não consta nem umazinha portuguesa...o que constitui caso único em toda a Europa ocidental (com excepção daqueles "países" tipo Andorra e San Marino que só servem para chatear nas provas da UEFA).
A princípio ainda pensei que só contassem até Espanha, e que tivessem colocado os templos do saber lusitano no ranking africano. Sucede que, na lista mundial, na quarta linha a contar do fim da penúltima página das vinte que a compõem, lá aparece a Universidade de Lisboa, sendo apresentada, para minha perplexidade, como europeia...
Foi aqui que percebi que se tratava de mais um daqueles estudos encomendados pelo resto do mundo para deixar o tuga mal visto.
Quer dizer, um país que define a educação como prioridade absoluta, que disponibiliza mundos e fundos ao bom funcionamento da máquina escolar superior, que investe convictamente na investigação, que proporciona a docentes, alunos e pessoal auxiliar, condições de trabalho invejáveis, amiúde retribuídas por manifestações de agradecimento promovidas por qualquer dessas classes, e fazem-nos uma destas ?
Só quem não frequenta ou frequentou o ensino superior em Portugal pode acreditar em tamanha falsidade...É por demais evidente o encomendanço da classificação... Os gaijos de Harvard devem estar com falta de freguesia, à conta da auréola de qualidade que envolve o meio académico português, e vai daí, inventa-se um ranking, com o único objectivo de denegrir o produto nacional.
Devem estar à espera que acreditemos que universidades onde fazem testes com cruzinhas valem alguma coisa...
Quanto aos senhores dos ministérios educativos, queiram fazer o favor de nos poupar a relatórios estéreis sobre as razões para a (des)classificação das nossas universidades e mantenham-se ocupados na eterna reforma do sistema de ensino.
A conclusão a tirar deste estudo é só uma, e aliás bem portuguesa. Fomos roubados.

http://www.afixe.weblog.com.pt/

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, PAULOJOAO e 700 visitantes