Caldeirão da Bolsa

(off topic) - a cunha e o sacrifício que é exigido a...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Incognitus » 29/10/2005 14:10

2) Entre 33 países europeus analisados, Portugal é, de longe, aquele que, tendo em conta o salário médio, melhor paga aos seus juízes. Isto são números oficiais. Lidos, digeridos, investigados. A justiça portuguesa é efectivamente privilegiada. O que nós lhe pagamos é muito, mas muito mais do que aquilo que ela nos está a oferecer."

Jameson, não sei se começas a notar um padrão, mas isso não acontece no nosso sector público somente com juízes. Acontece com juízes, professores, enfermeiros, médicos ...

Por isso é que já aqui falei umas quantas vezes, isto é uma guerra sem tiros. Não o será para sempre. É uma batalha entre aqueles que trabalham para o Estado e estão MELHOR PAGOS em média, do que aqueles que PAGAM para o Estado!

No nosso país, o Estado criou um Robin Hood ao contrário! Os "pobres", aqui pagam impostos para sustentar um Estado que paga melhor aos seus trabalhadores, do que aos que o sustentam !!!!

Basicamente, temos pessoas que ganham 700-1000 Euros por mês a alimentar outras pessoas que ganham mais de 1500 em média.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Jameson » 29/10/2005 14:06

Jack Escreveu:Mas em relação ao público/privado, terei de te relembrar que um Magistrado é obrigado a trabalhar em exclusividade?

então se ele não está satisfeito no Público porque não sai e vai para o privado ?

esta questão coloca-se sempre enão sei porquê os FP´s nunca a conseguem responder

Terei de te relembrar que os critérios de selecção para formar Magistrados é rigorosíssimo, nem sequer preenchendo os "numeros clausus" de candidatura ao CEJ, apesar de se candidatarem 10X mais pessoas do que o número de vagas existentes?

em qq corporação, restringir a entrada é uma maneira de assegurar o poder e influência

o governo procurou fexibilizar recentemente os critérios, o que parece que causou algum mal estar juizes ehe

mas o mais importante é isto:

...."relatório sobre o sistema judicial europeu elaborado pela Comissão Europeia para a Eficiência da Justiça (encontra-se em www.coe.int/cepej ), que traça comparações entre dezenas de países. Aí descobri, por exemplo, estes dois factos deliciosos
1) Portugal tem 14,9 juízes por 100 mil habitantes, mais do triplo da Inglaterra (esse país subdesenvolvido).
2) Entre 33 países europeus analisados, Portugal é, de longe, aquele que, tendo em conta o salário médio, melhor paga aos seus juízes. Isto são números oficiais. Lidos, digeridos, investigados. A justiça portuguesa é efectivamente privilegiada. O que nós lhe pagamos é muito, mas muito mais do que aquilo que ela nos está a oferecer."

para q q precisamos de mais juizes ?

Enfim... já deixei a minha opinião. vou deixar de participar nesta discussão porque a minha intenção não é discutir. Simplesmente deixar a minha opinião.

fica...não estamos a discutir, apenas a partilhar opiniões

Cumprimentos a todos.

n

Registado: 1/5/2005 20:31

por Incognitus » 29/10/2005 14:06

Jack, falar de Justiça, Educação ou outra coisa qualquer relacionada com o Estado É FALAR DE IMPOSTOS.

Porque, infelizmente, o dinheiro do Estado não nasce nas árvores, nasce nos impostos.

Por isso, é que é um absurdo que se pague demais aos professores em final de carreira ou às reformas dos professores. Por isso é que é um absurdo que o sistema legal NÃO funcione apesar de ter 4X mais pessoas do que devia ter.

Se o dinheiro nascesse nas árvores, nada disso era um problema. Podiam pagar o que quisessem a quantas pessoas quisessem (bem, poderia ser um problema a nível de inflação).

Mas não nasce. Nasce dos impostos. TODAS as estupidezes e excessos do sector público são pagas pelo sector privado.

Por isso, existirá um dia em que o sector privado dirá ao público "não pagamos", e depois segue-se uma guerra, não sem tiros, mas com eles.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Jack » 29/10/2005 13:56

Incognitus, neste tópico estamos a falar de Justiça, não de impostos. Acho que há um outro tópico sobre IVA. Tenta focar-te no tema.

Mas em relação ao público/privado, terei de te relembrar que um Magistrado é obrigado a trabalhar em exclusividade?

Terei de te relembrar que os critérios de selecção para formar Magistrados é rigorosíssimo, nem sequer preenchendo os "numeros clausus" de candidatura ao CEJ, apesar de se candidatarem 10X mais pessoas do que o número de vagas existentes?

Enfim... já deixei a minha opinião. vou deixar de participar nesta discussão porque a minha intenção não é discutir. Simplesmente deixar a minha opinião.

Cumprimentos a todos.

Registado: 2/10/2005 12:32

por Jack » 29/10/2005 13:48

NGM Escreveu:Lá vamos nós outra vez...

Não, não vamos.

Se me arranjares exemplos de alguem que para além de fazer "TPC", trabalha mais horas, então é que já vamos.

Não encontras um funcionário das finanças, que para além de "estudar" em casa (se o fizer), entre às 8h e saia às 19h. Até pode "estudar" em casa, mas o horário, esse é rigorosamente cumprido...

Não vês um professor fazer mais horas de aulas do que está no seu horário, apesar de o poder, (como o fazem) mas cobrando pelas explicações.

Não vês um médico fazer mais horas apesar de o poder fazer, (como o fazem) mas num hospital privado.

Enfim, é comparar alhos com bugalhos...

por Incognitus » 29/10/2005 13:37

Sabias que oficialmente os Magistrados só têm de trabalhar das 9h ás 17h e ninguem cumpre esse horário, trabalhando muito mais horas?

Que eu saiba, se a culpa fosse dos Magistrados, eles não se preocupavam com o estado em que a Justiça está e simplesmente trabalhavam o que estariam "obrigados".

Tenta descobrir algum profissional do Estado que tenha este comportamento, e eu mostro-te que esse profissional está realmente preocupado que as coisas melhorem...

Trabalhar mais, num sistema podre, não é a solução.

E como o NGM diz, a realidade diz-nos que da função pública para o privado existe muito pouca vontade de mudar. Isso significa que as condições da função pública têm que PIORAR até que exista fluidez nesse tráfego.

Até lá, é uma INJUSTIÇA para quem paga impostos, que a situação se mantenha (pois estão a ser atribuídas condições anti-económicas a pessoas que são suportadas pelos impostos de trabalhadores que não possuem essas condições).

por NGM » 29/10/2005 13:31

Jameson Escreveu: lógico! se eles ( q estão dentro do sistema) estão a comer todos á pala achas que vão dizer alguma coisa?

Se a vida fosse tão má na maioria das funções públicas, muitos vinham cá para fora experimentar do que a casa gasta. Surpreendentemente, isso não é frequente.

Jameson Escreveu:resta ao governo tomar a iniciativa, criar condiçõe de desconforto, e condições fracturantes e tentar arranjar alguns aliados dentro do sistema (aqueles que ainda acreditam no serviço publico)

isto é válido para os profs, militares etc...

Na mouche.

Registado: 16/10/2004 2:43

por NGM » 29/10/2005 13:27

Jack Escreveu: Sabias que oficialmente os Magistrados só têm de trabalhar das 9h ás 17h e ninguem cumpre esse horário, trabalhando muito mais horas?

Lá vamos nós outra vez... E os professores deveriam preparar as aulas em casa... E os funcionários de uma repartição de Finanças deveriam estudar a legislação inerente às suas funções para poder esclarecer os utentes... E os médicos deveriam ter muito que ler fora do horário de trabalho...

Em teoria, um trabalho não-braçal implica trabalho de casa. Mas agora, como uns quantos pediatras e sociólogos já consideram que os TPC (trabalhos para casa) na escola são anti-pedagógicos... A malta cresce na ilusão, não é?

por Jack » 29/10/2005 13:17

Incognitus Escreveu:Jack, não esperavas, porque não estás a ser impacial. Ou seja, estás do lado dos Magistrados.

Não. Estou do lado de quem acho que tem razão.

Continuo a achar que se uma empresa não tiver bons resultados, a culpa não é dos trabalhadores mas sim de quem os gere. Se o gestor for bom, certifica-se que cria boas condições de trabalho. O que eu vejo é o Governo a não criar boas condições de trabalho (pelo contrário) e a exigir sem dar o exemplo -8pelo contrário=.

E digo mais; o estado da Justiça não está pior, devido ao esforço dos Magistrados.

Sabias que oficialmente os Magistrados só têm de trabalhar das 9h ás 17h e ninguem cumpre esse horário, trabalhando muito mais horas?

Que eu saiba, se a culpa fosse dos Magistrados, eles não se preocupavam com o estado em que a Justiça está e simplesmente trabalhavam o que estariam "obrigados".

Tenta descobrir algum profissional do Estado que tenha este comportamento, e eu mostro-te que esse profissional está realmente preocupado que as coisas melhorem...

por Incognitus » 29/10/2005 13:03

Bem, em certa medida é isso que advogo.

No caso da Justiça, a única solução é um sistema completamente novo.

No caso da Educação, bastaria privatizar a totalidade das escolas e criar um "cheque ensino". Felizmente aqui há uma coisa positiva: o facto de muitos professores não terem vínculo facilita a transição, existem menos "direitos adquiridos". Obviamente depois seria de esperar que terminassem os famosos concursos e que os professores ficariam muito mais estáveis nas escolas.

No caso dos militares não vejo nenhuma solução óbvia, que não seja deixa-los irem-se reformando, ter militares totalmente profissionais e nunca mais deixar a pirâmide inverter-se.

por Jameson » 29/10/2005 12:59

Incognitus Escreveu:Jameson, se todos os actores de um sistema disserem a mesma coisa "para cima", o Governo muda a coisa.

O que acontece, é que estes berros todos contra a justiça em Portugal vêm essencialmente de fora do sistema. Dentro dele, se existirem 10% que berram já é muito.

lógico! se eles ( q estão dentro do sistema) estão a comer todos á pala achas que vão dizer alguma coisa?

resta ao governo tomar a iniciativa, criar condiçõe de desconforto, e condições fracturantes e tentar arranjar alguns aliados dentro do sistema (aqueles que ainda acreditam no serviço publico)

isto é válido para os profs, militares etc...

por Incognitus » 29/10/2005 12:55

Jameson, se todos os actores de um sistema disserem a mesma coisa "para cima", o Governo muda a coisa.

O que acontece, é que estes berros todos contra a justiça em Portugal vêm essencialmente de fora do sistema. Dentro dele, se existirem 10% que berram já é muito.

por Jameson » 29/10/2005 12:55

NGM Escreveu:
De acordo. No momento actual parece-me necessário este perfil.

e em Janeiro 2006 vamos ter 2 eheheh

Acho que tem a dose de arrogância e teimosia necessária para levar reformas avante.

yep

por Jameson » 29/10/2005 12:53

Incognitus Escreveu:TODOS, dentro do sistema de justiça, são culpados. Não é só o Governo. Se o sistema quisesse mudar, não seria por falta de acção do Governo que não mudaria.

tem todos culpa e verdade...mas o Governo (os tipos que podemos eleger, ao contrário dos magistrados) é o unico que quer mudar as coisas pelo que "não seria por falta de acção do Governo que não mudaria" não é verdade....se o governo não aje fica tudo na mesma

por Incognitus » 29/10/2005 12:53

(parte do pessoal do actual passaria para o novo, parte ficaria afecto a fazer passar os processos do actual para o novo, a forte maioria seria despedida e iria trabalhar para produzir riqueza para o País, no sector privado)

por Incognitus » 29/10/2005 12:50

A minha opinião sobre o Sistema de Justiça, é de que deveríamos criar um sistema de justiça novo, paralelo, eficiente, com apenas 1/4 das pessoas do actual.

Desligava-se o actual e ligava-se o novo. Só isso.

Já agora, num sistema de justiça ideal, existiriam muito mais juízes e muito menos advogados.

por NGM » 29/10/2005 12:48

Jameson Escreveu: Tem aquela teimosia e feitio de levar a dele avante apesar das criticas....faz-me lembrar o Cavaco

De acordo. No momento actual parece-me necessário este perfil.

Quando ele era Ministro de Ambiente, solicitei-lhe através do gabinete de imprensa a colaboração para um artigo sobre a co-incineração, para publicar num "jornalito" de divulgação reduzida.

Disponibilizou-se em tempo útil para responder pessoalmente às questões colocadas por carta/e-mail. Em menos de 3 semanas, pudémos publicar um face a face entre o Ministro do Ambiente e um dos críticos da co-incineração à data.

Acho que tem a dose de arrogância e teimosia necessária para levar reformas avante. Até prova em contrário, acredito nas suas intenções.

Mas de boas intenções... Como disse, têm de PARECER SÉRIOS. É verdade que estão a trabalhar sobre brasas, mas convinha que não deitassem tudo a perder com imbecilidades destas.

por Incognitus » 29/10/2005 12:48

Jack, não esperavas, porque não estás a ser impacial. Ou seja, estás do lado dos Magistrados.

Eu não estou de um lado, nem do outro.

Pelo que vejo ao mesmo tempo o Governo a esbanjar dinheiro com tudo, e o Sistema de Justiça a simplesmente não funcionar.

TODOS, dentro do sistema de justiça, são culpados. Não é só o Governo. Se o sistema quisesse mudar, não seria por falta de acção do Governo que não mudaria.

por Jameson » 29/10/2005 12:36

Incognitus Escreveu:Jameson, o facto de as notícias obviamente sairem por vontade de alguém, não lhes altera o conteúdo.

É de exigir sangue, independentemente das intenções.

Como é de exigir sangue aos Magistrados, por serem responsáveis pelo pedaço de Estado mais ineficiente de Portugal.

mas o governo é poder executivo, é quem tem poder para alterar o estado de coisas

começa-se a pedir sangue, o ministro ( que até estava a tomar medidas ) demite-se , o PM procura quem o substitua: os tipos bons vão-lhe dizer " O Costa até tava a fazer um bom trabalho e obrigaram-no a demitir-se, você acha que eu vou-me sujeitar a ser exovalhado e insultado na opinião pública?"

os bons não se chegam á frente, o PM vai acabar por ter que escolher um fraco, que é pressionável acabará por não tomar medidadas nenhumas

os interesses instalados ganham! fica tudo na mesma!

só que o Sócrates vai apoiá-lo e ele não se vai demitir apesar do "newsflow" negativo ...e acho bem

eu não votei nele (votei em branco) mas admito que, atendendo as alternativas, o sócrates até está a fazer um bom trabalho atendendo ás cirscunstâncias.

Tem aquela teimosia e feitio de levar a dele avante apesar das criticas....faz-me lembrar o Cavaco

por Jack » 29/10/2005 12:32

Incognitus Escreveu:Jameson, o facto de as notícias obviamente sairem por vontade de alguém, não lhes altera o conteúdo.

Concordo.

Incognitus Escreveu:Como é de exigir sangue aos Magistrados, por serem responsáveis pelo pedaço de Estado mais ineficiente de Portugal.

Depreendo que concordas com a "filosofia" de: a notícia é má? Mate-se o mensageiro!

Não esperava de ti esta opinião, Incognitus.

por NGM » 29/10/2005 12:31

NGM Escreveu:Exactamente pelos perigos de mexer nestes ninhos de vespas, é que seria importante que "a mulher de César" (que uma maioria de eleitores presumiu como tal), aparente de facto sê-lo.

É o que dar não reler o que se escreve.

A mulher de César tem de aparentar ser séria!

Estes caramelos têm demasiados anos disto para alegarem ingenuidade nestas matérias.

Nomearam a assesora no início de Outubro. A greve estava convocada. Era convidativo a que alguém pegasse no assunto.

O artigo do Independente vem no perfeito seguimento da linha editorial que trouxe à baila assuntos como o Freeport de Alcochete em vésperas de eleição. Só se surpreende quem não conhece o perfil de Inês Serra Lopes.

por Incognitus » 29/10/2005 12:22

Jameson, o facto de as notícias obviamente sairem por vontade de alguém, não lhes altera o conteúdo.

Como é de exigir sangue aos Magistrados, por serem responsáveis pelo pedaço de Estado mais ineficiente de Portugal.

por NGM » 29/10/2005 12:22

Jameson Escreveu: é importante as pessoas começarem a reflectir e a pensar o porquê destas noticias sairem quando saiem, antes de começarem logo exigir "sangue"

Exactamente pelos perigos de mexer nestes ninhos de vespas, é que seria importante que "a mulher de César" (que uma maioria de eleitores presumiu como tal), aparente de facto sê-lo.

por Jameson » 29/10/2005 12:16

ainda nem li o Independente, não sei da história, nem sei se é verdade..

os eventos parecem ter acontecido há 17 anos

o que eu gostava de chamar atenção das pessoas é o timing destas noticias (tal como a da assessora)....acontece exactamente numa altura em o ministro procede a reformas na justiça e após uma greve dos magistrados descontentes

é importante as pessoas começarem a reflectir e a pensar o porquê destas noticias sairem quando saiem, antes de começarem logo exigir "sangue"

por Jack » 29/10/2005 11:47

Capa d'O Inndependente deste fim de semana...
Anexos
k_independente.jpg
k_independente.jpg (108.31 KiB) Visualizado 1394 vezes

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 711 visitantes