Caldeirão da Bolsa

Gurus do Mercado - Realidade ou Ficção?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por arnie » 29/10/2005 22:49

naturalmente que à 100 anos n existia lampadas, mas existia velas e candeeiros a petroleo :mrgreen:

Com titulos a negociar a 1 euro não há realmente guru que aguente, no entanto, segundo Gann (tenho consultado uma medium :twisted: ), o teste aos 1.44 foi daqueles casos classicos de "panic buy" do lado dos rookies que estavam com medo de perder o comboio. Infelizmente, eles não sabiam que um teste aos 2/8 dos 1.40 euros é o valor chave para uma inversão.

O actual teste aos 4/8 será a chave para que o titulo consiga novamente tentar reagir em alta com o objectivo de voltar a testar esses mesmos 1.44.

Caso falhe ir acima dos 1.36, os 1.24/25 serão a proxima paragem.

Mas volto a repetir, titulos a negociarem a valores tão baixos, n há guru que aguente. Venham Gann's, Livermore's e Elliot's que titulos com ranges de 2 ou 4 centimos por dia deitam por terra sistemas de negociação baseados somente no preço.

cumps
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

A lâmpada... e o Sol... da aurora ao arrebol !!! :-)

por leprechaun » 29/10/2005 22:25

arnie Escreveu:e eu que sempre pensei quem removesse a escuridão fosse a lâmpada :mrgreen: :P

lá vou eu ter que ir à loja comprar um guru de 40W que esta pifou
\:D/


Pois é, ó aluno de Gann - ele é o "guru" e tu o "chela"... palavra bela! :lol: - antigamente não havia lâmpadas... you know!

Logo, continua a pedir a lâmpada eléctrica, que a luz do guru é mais feérica! :idea:

Olha, e que ela também venha lá da América...

Rui leprechaun

(...e o mercado até suba à Lua etérica!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

por valves » 29/10/2005 22:19

Reparem por exemplo num pequeno exemplo como a Son a casa mãe triplicou os resultados face ao período homologo do ano passado Há um ano a Son nem de longe nem de perto estava com uma perfomance comparavel face a igual período de 2003 pela logica a Son devia estar a subir bastante mais em 2005 do que em igual período de 2004 e curiosamente não é esse o caso ainda para mais com o Spin Off a ser aprovado no curtissimo prazo o que também é visto com um sinal positivo e o que é que se passa ? Na ultimas sessões a SNC apresenta um comportamento estavel e a Son tem vindo a perder alguma força assim não há guru que resista :mrgreen:

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2861
Registado: 17/4/2004 15:36

por arnie » 29/10/2005 22:07

Então, um "guru" é aquele que remove nossa escuridão.


:shock:

e eu que sempre pensei quem removesse a escuridão fosse a lampada :mrgreen: :P

lá vou eu ter que ir à loja comprar um guru de 40W que esta pifou

\:D/
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Oh, Arnie! It's a beautiful word... says this nerd! :-)

por leprechaun » 29/10/2005 22:00

arnie Escreveu:Para resumir, acho a palavra guru daqueles palavrões que bem poderia nunca ter sido inventado


Problem is, most people don't know its true meaning... that's it!

E o seu uso no vocabulário corrente desvirtua por completo o significado original. Afinal, trata-se de um termo proveniente do Oriente, mais propriamente da mística Índia antiga.

Eis uma explicação simples, retirada de um dos muitos sites da Net dedicados ao tema:

Mas o que é um "guru" em termos práticos? Enquanto no Ocidente, o termo é variado, frequentemente tendo uma conotação depreciativa, o seu verdadeiro significado é puro e simples. Em sânscrito, "gu" significa "escuridão", e "ru", significa "aquele que a remove". Então, um "guru" é aquele que remove nossa escuridão.

Ora de iluminação todos precisamos... e p'los ganhos ansiamos! :lol:

Enfim, eu voto p'ra cima... e que melhore este clima! 8-)

E com um "guru" na rima...

Rui leprechaun

(...o meu lucro se aproxima! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

por arnie » 29/10/2005 19:10

os gurus são uma realidade, não uma ficção

a questão está na definição da propria palavra

a maioria das pessoas julga que os gurus têm super poderes, esse é o problema

"Guru" deverá ser encarado como uma pessoa normal, tendo no entanto uma melhor percepção do mercado que o leva a conseguir chegar a um patamar onde muitos poucos irão chegar, seja na teoria, seja na practica.

Que interessa se Gann não conseguia sustentar a familia com o trading? Será isso sinonimo que os seus estudos não eram viaveis? É obvio que não. Se a maioria das pessoas concorda/aceita que um analista tecnico nem sempre se torna num bom trader, porque razão não se aceita que um "guru" não seja capaz de executar da melhor maneira o seu sistema que demonstrou ao longo das dezenas/centenas de newsletters, que funciona?

Gann, Elliot e Livermore deverão ser os 3 maiores gurus da historia dos mercados. Todos eles com sistemas capazes de gerar fortunas, todos eles com sistemas que serão lidos de maneira diferentes por todo o mundo. É aqui que reside todo o "busilis" da questão. O que eu leio sobre Gann e tento aplicar, será lido e aplicado por outra pessoa de maneira totalmente diferente. Para mim Gann funciona mas para a outra pessoa, aquilo não passa de um qualquer tipo de bruxaria.

Para resumir, acho a palavra guru daqueles palavrões que bem poderia nunca ter sido inventado

um abraço
arnie
Bons negocios,
arnie
 
Mensagens: 3094
Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

por alexandre7ias » 29/10/2005 15:56

"Existem 60000 economistas nos EUA, muitos deles empregados full time a tentar prever recessões e taxas de juro, e se o conseguissem fazer com sucesso duas vezes seguidas, todos seriam milionários por esta altura...tanto quanto sei, a maior parte deles ainda está empregado, o que nos devia dizer alguma coisa."
Peter Lynch
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3732
Registado: 24/2/2005 19:41
Localização: Maia

por pedras11 » 29/10/2005 15:33

Este é um artido do BCP. Também eles gurus :!: :?: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

"Partilho" com o caldeirão, por pensar que nunca é demais alertar os investidores para as cautelas que se deve ter no mercado. Ainda por cima num mês em que o Psi-20 caiu cerca de 5%. :shock:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda

Ora bem, eu tenho dois reais...

por leprechaun » 29/10/2005 5:59

...mas podem vir os mais!!! :mrgreen:

Ó Pedras... preciosas...

...no colo das mais formosas!!! :lol:

Ena, isso é que bom karma, ó meu, um guru do Kamasutra é por certo rica fruta!!! :P

OK... deixemos a palermice, vamos lá à guru...dice! ;)

Creio que esse é um artigo de opinião publicado aqui no Caldeirão, não é verdade? Também por cá, diariamente de segunda a sexta, alguém deixa a newsletter por mim mais ansiada e logo avidamente devorada: "The Morning Briefing" do meu único vero guru em Bolsa, o excelente David Nichols! :clap: :clap: :clap:

E se ele diz que isto sobe... sobe mesmo até que a esmo! :mrgreen: Com ou sem fibrilação, vamos da Lua a Plutão... no mais veloz foguetão! 1300... já lá estamos, num instantinho chegamos! :P

Isto chama-se... visualização positiva... ou fantasia furtiva! Digamos que é transferência de uma tal vital potência: de certas teens muito ins... vamos p'ra warrants afins! :lol:

E findou o intervalo da pilhéria, já me calo... vamos à conversa séria! :roll:

Outro guia pelo qual muito me oriento no intraday, já que publica várias vezes ao dia as suas análises e comentários, é o espanhol Cárpatos do site www.bolsamania.com Para quem faz daytrading nos índices, acho a sua leitura deveras obrigatória!

Um dos nomes actuais mais sonantes, é o ainda e sempre controverso guru das Elliot Waves, Robert Pretcher. Bem, confesso que passei a simpatizar mais com esta sumidade desde que li a sua previsão para o DAX, que aponta para um topo - final da onda 5 deste bear market rally... segundo ele! - lá para cima dos 5240, podendo mesmo ir até à zona dos 5500!!! :!: Chato foi não ter acertado na inviolabilidade do suporte nos 4826. Bem, vejamos se o fundo da onda 4, nos mínimos de Agosto, não é tocada, caso contrário lá fica a bela pintura estragada... e o guru não sabe nada! :x

Gann é a especialidade do Arnie, o tal que gosta de dividir tudo por 8... número da sorte chinês e da perfeição que (em mim) vês! :lol: Quanto a essa história da net... humm... é como aquilo que se lê nos jornais: verdade misturada com ficção, um misto de rigor e imaginação... e algo mais, pois então! ;)

Olha, e para já, não conheço outros, não!

Leio-os com satisfação...

Rui leprechaun

(...na busca da perfeição! :))

PS: E acabou a prelecção deste guru... mandrião!!! :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
 
Mensagens: 1769
Registado: 24/11/2002 14:36

por josema » 28/10/2005 23:25

Boa "pedrada", meu.
bfs abraço josema
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 363
Registado: 11/2/2004 18:30
Localização: 1

Gurus do Mercado - Realidade ou Ficção?

por pedras11 » 28/10/2005 23:10

Nos dias correntes, como em todos os tempos dos mercados de capitais, surgem as manias de existência de gurus, que procuram de alguma forma influenciar os comportamentos dos investidores e dos mercados. Ou, eventualmente, ganhar as suas fortunas a partir da ingenuidade de muitos investidores. Há quem refira que existem três são os tipos de gurus nos mercados financeiros: os gurus dos ciclos de mercado, os gurus dos métodos mágicos e os gurus mortos. Normalmente promovem "métodos exclusivos" de chegar à riqueza e à fortuna quase infalível.

Na realidade, a longo prazo, nenhum guru vai tornar os investidores ricos. Os investidores têm que trabalhar, buscar informação, simular e desenvolver estratégias. Resumindo, ser paciente com os ganhos e, acima de tudo, esperar o tempo necessário, diversificar e, no caso de investimentos de maior risco, aceitar com disciplina os momentos de eventuais perdas.

Os gurus prevêem todas as grandes altas e baixas. Inventam os métodos mais "sofisticados" para rodear as incertezas dos mercados e, a cada previsão correcta, aumentam a sua fama e aceitação junto dos investidores. Estes seguem-nos e às suas previsões. Até ao dia em que todo o castelo se desmorona.

Os gurus ganham a vida publicando newsletters periódicas e, na maioria das vezes, ficam ricos vendendo conselhos e, muitas vezes, instrumentos infalíveis de análise e detecção das tendências de mercado.

Há gurus para tudo: para o mercado de acções, para o mercado de obrigações, para os derivados, os futuros e as opções. Com muita magia e imaginação, tudo é vendável neste mundo dos sonhos de enriquecimento. Porém, como é demais sabido, os gurus enriquecem com os seus instrumentos mas não com os seus investimentos.

Conta um site na internet, que um famoso guru do mercado americano, W. D. Gann, não conseguia sustentar a família apenas com as suas operações de mercado, e que ganhava a vida escrevendo e vendendo cursos.

Por isso, investir é acima de tudo bom senso: análise das operações a efectuar, análise do próprio perfil de risco, análise dos diversos investimentos possíveis, dos objectivos de investimento e do grau de risco de cada alternativa, diversificação e o tempo necessário para se atingir o objectivo do investimento. E, se necessário, recorrer aos conselhos especializados dos profissionais que apoiam os investidores a encontrar o melhor investimento para a sua situação, mas não a chegar à riqueza fácil e imediata.

Bons Investimentos!
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2337
Registado: 31/10/2004 1:09
Localização: gemunda


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 365 visitantes