Caldeirão da Bolsa

Bigonline Vs Cambio EUR/USD

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por itisi100 » 29/10/2005 16:09

Olá leprechaun

concordo com tudo o que disseste, mas a taxa que referes, deverá ser 0.3% (em cada negócio) e não os 0,03% que referes! Até porque fui "levado" em cerca de 30 pips em cada negócio, e assim confere! Ou seja, na altura da compra o cross cotava a 1,2135 e a ordem foi feita com câmbio a 1,2100 (menos 30 pips +- ou seja, fui forçado a pagar mais Euros). Na venda o crosso manteve-se nos 1,2135, e a ordem foi feita com cambio 1,2170 (mais 30 pips, ou seja, recebi menos Euros que devia).

Resulta então numa taxa de 0.6% nos 2 negócios, ou seja, os tais 6 Euros de despesa por cada 1000 investidos que falavas (0,06% seriam EUR 0,60/1000).

Conclusão: Perdi mais nesta taxa "disfarçada" (pois não surge como comissão no email que enviam com os detalhes da compra e venda) que foram cerca de EUR 27,00, do que nas comissões e imposto de selo (EUR 25,60).

Porque carga de água têm as correctoras que cobrar esta taxa, se já pagamos as comissões e imposto de selo na compra e venda (que já são mais caras quando negociamos nos States), e se já estamos a correr um risco que é o de o câmbio não evoluir a nosso favor?

Assim sendo, logo à partida temos 2 factores garantidamente em nosso desfavor (as habituais comissões e a taxa de cambio cobrada pela correctora, os tais 0.3%), e também um 3º factor que é a possivel evolução desfavoravel do cambio (no meu exemplo, possibilidade de o USD cair, já que estava comprado em USD)! Já para não falar da possivel evolução desfavoravel da acção que compramos, caso a mesma baixe do nosso preço de compra!

São 4 variaveis, das quais 2 são-nos de imediato desfavoraveis, e 2 que tb o podem vir a ser!

Quem anda nisto, anda mesmo por gosto :mrgreen: :mrgreen:

Abrç

itisi100

Registado: 9/7/2003 12:27

São os 0,03% de taxa... é o que o leprechaun acha! :-)

por leprechaun » 29/10/2005 4:26

Olá, Itsi!

Bem, essa questão do câmbio é pau de 2 bicos, ou seja, também podes ser beneficiado, caso o dólar valorize entre a compra e a venda!

Aliás, esta é mesmo a principal razão pela qual nunca abri a tal conta em dólares no Bigonline. De facto, e estando agora oficialmente curto em warrants put do euro/dólar, é natural que até espere ver as minhas acções do Nasdaq valorizarem com a passagem do tempo, fruto da subida previsível do dólar... bem, pelo menos na minha opinião, claro!

Quanto à tua pergunta inicial, parece-me que em 1º lugar deverias contactar a corretora, é evidente. Contudo, ao que julgo saber, o Big cobra uma taxa de 0,03% sobre a cotação real no momento em que a ordem é efectuada, o que dá para as duas ordens um diferencial de aproximadamente 0,06% caso ambas até tivessem sido efectuadas ao mesmo valor do câmbio o que foi praticamente o teu caso.

Nota, contudo, que não estou inteiramente certo se é esse o valor exacto da taxa sobre o câmbio, mas o efeito é o mesmo, ou seja, há uma desvalorização cambial no sentido da compra para a venda. E efectuando as contas ao exemplo que apresentas, vemos que a diferença do câmbio de venda (1,2170) para o de compra (1,2100) é praticamente os tais 0,06%. Logo, perdem-se 6 euros por cada 1000, nessa conversão.

Repara, contudo, que as comissões mais o imposto de selo - 15,55 no total - são calculadas em USD e não euros! Assim, pagaste cerca de 31,1 / 1,2135 = 25,6 euros de comissões. O teu lucro também tem de ser convertido para euros, claro: 150 / 1,2135 = 123,61 euros.

Mais valias = 123,61 - 25,6 = 98 euros +/-

Assim sendo, a conversão da moeda levou-te 27 euros de lucro (98-71) nesse investimento de 4500 euros, aproximadamente. Isso confere com os cálculos acima que indicam um prejuízo de 6 por cada 1000, para a mesma taxa de câmbio, note-se. Caso ela varie a nosso desfavor, então até um negócio supostamente positivo se pode converter em negativo ou, na situação inversa, podemos mesmo vender ao preço do custo e até ganhar! :!:

Enfim, dá para os dois lados, como vês...

Por fim, a Caixa Directa Investe utiliza um sistema diferente e mais justo para o cliente. Ou seja, a taxa de câmbio para todo o dia é aquela fornecida pelo Banco de Portugal às 13:30h. Muito embora haja também uma pequena taxa que a CDI incorpora nas operações cambiais - mas inferior à do Bigonline, apenas 0,02% - caso tenham sido efectuadas operações de compra e venda no mesmo dia, na manhã seguinte é efectuado o acerto por modo a que seja aplicado o mesmo câmbio a todas as transacções em dólares.

Como digo, acho este sistema mais justo, mas confesso que não me preocupo por aí além com essas pequenas variações. Enfim, é só outro risco acrescido... o cambial... nada de especial! :lol:

Porque o lucro no final...

Rui leprechaun

(...vem cá ter co'o pessoal! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por itisi100 » 29/10/2005 3:18

Obrigado a todos pelas respostas.

Conforme desconfiava, o cross quase não se alterou entre a minha compra e a venda, e fui penalizado em quase 70 pips...Acho um exagero...Um absurdo!

Estou a ponderar abrir uma conta USD na BIG, pois já me estive a informar sobre a mesma.

De que forma é feita a conversão da conta liquidez (EUR) para a conta USD? Supunhamos que pretendo transferir €5000,00 para a conta USD. É feita conversão de acordo com o valor do cross no momento? Se for 1,2000 são convertidos €5000,00 em USD6000,00?
Depois ao comprar acções do Nasdaq não estou avesso ao risco cambio. Estou protegido contra possiveis desvalorizações do USD, certo? Mas se depois ao vender e ao voltar a transferir da conta USD para a EUR não vai ser convertido tendo em conta o cross no momento e não vai assim dar ao mesmo?

Quem souber explicar, agradecia!

itii100

Abre conta em USD

por JB05FLOP » 28/10/2005 16:32

Nos primeiros trades em USD que fiz notei exactamente isso. Eles (no meu caso o best)têm um spread entre o bid e o ask o que leva grande parte da mais-valia. Abri uma conta em dolares e acabou essa questão.

Registado: 12/3/2005 13:06

por Pipoca » 28/10/2005 16:29

Dia 27/10

19:40 - 1.2074
20:58 - 1.2071

Registado: 28/5/2003 14:29

por cayenne » 28/10/2005 16:13

Pergunta fácil fácil:
Para que serve a conta em USD que o Big disponibiliza?

Um abraço

Registado: 17/4/2004 10:24

Bigonline Vs Cambio EUR/USD

por itisi100 » 28/10/2005 16:09

Boa tarde

ontem dia 27, comprei e vendi charter Communications (nasdaq) com um intervalo de 1h:20m, ou seja, compra às 19:40h e venda às 20:58 (hora portuguesa). Lucro bruto de 0,03 x 5000 acções ou seja, USD 150,00.

Continhas feitas, em Euros o negocio resultou num lucro de menos de metade, ou seja EUR 71,00!

Motivos:

Comissões de compra e venda : 2x 14,95 = EUR 29.90
Imposto de selo : insignificante
Motivo para tão baixo lucro quando convertido em EUR : Câmbio!

A minha questão é a seguinte: com que legitimidade a correctora considerou na compra um câmbio de 1,2100 e na venda um câmbio de 1.2170 conforme vem descrito no mail recebido da Bigonline com o detalhe das 2 operações, se naqueles 2 instantes o cross cotava outros valores?

Alguém me pode disponibilizar os valores exactos a que cotava o cross EUR/USD às 19:40h e 20:58h do dia de ontem, para eu confirmar quantos PIPS a Bigonline se "aproveitou" para ganhar mais uns tostões?

Isto acontece em todas as correctoras?

Cumps

itisi100

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 387 visitantes