Caldeirão da Bolsa

Hoje nada é digno de comentários !!!

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 25... MIL???!!! :o)

por leprechaun » 28/10/2005 7:07

pericos Escreveu:Levei um KO em um TW com 25.000 unidades.

Foge, ó Pericos...

...isso ou é carteira funda ou risco fundíssimo!!! :shock:

É que mesmo comprados a 0,20 essa quantidade representa uma quantia considerável, pelo menos para o valor do meu portfolio!

De facto, 5 mil euros ou pouco mais, é a porção de capital de que eu disponho para investir em warrants, sejam turbos ou não.

E hoje, como disse no "Diário de trading", a realidade das erróneas apostas longas - pelo menos no tempo, mas este é crucial em warrants! - obrigou-me, finalmente, a estabelecer as minhas próprias regras de money management. É que, quando acertamos é tudo maravilhoso, mas uma vez que não somos infalíveis há que prevenir para os dias de desacerto invernoso... :(

Caso contrário, arriscamo-nos a perder num só negócio aquilo que tínhamos ganho em muitos outros tão laboriosamente.

Há por aqui alguns bons artigos sobre esse tema, que por acaso nem sequer li antes de estabelecer as minhas próprias regras. Mas vou vê-los até para os comparar com aquilo que há pouco idealizei.

Pois é... por vezes, ao fim do dia, eu olho para as cotações dos warrants e desejava ter apostado naqueles que lá estão verdíssimos com dezenas por cento de subida. Mas como nem sempre adivinho a tendência no intraday ou curto prazo, encontro-me muitas vezes no lado oposto, o dos vermelhos com dois dígitos de desvalorização...

Solução: não deixar crescer demasiado esse saldo negativo. Há que cortá-lo forçosamente num certo ponto, que até já deve estar definido de antemão. É claro que pode haver apostas, tipo gambling, em TW ou warrants de valor muito baixo que são para levar até ao fim, ou seja, mesmo o KO ou a ausência de bid do MM, mas para esse nível de risco o capital é necessariamente muito reduzido. Nunca mais de 1%-1,5% no máximo dos máximos!!!

Bem, no que se refere aos warrants normais, esse jogo até me interessa, já que uma valorização do tipo 5 ou 6 vezes mais numa dessas apostas kamikazes poderia compensar 3 ou 4 palpites errados. É uma questão de probabilidades e matemática, mas devo confessar que não sou muito forte nesse campo. Só contas de cabeça... ah! e o cálculo mental dos números de Fibonacci... resta é saber que faço eu com eles! :|

E o irónico é que continuo sem saber se devo ou não permanecer longo... iremos inverter já ou ainda não? OK, no Nasdaq e Nikkei há ainda bom espaço para aguentar as posições longas, mas o DAX e a PTC é que já ultrapassaram mesmo as últimas fronteiras. Logo, talvez aqui seja melhor não insistir e realocar o capital em novos investimentos mais produtivos. Olha, o Japão... por que não? :)

Continuo a fiar-me no tal Almanaque, esse que diz que Novembro e Dezembro são meses óptimos para o mercado e que os anos terminados em 5 têm sido sempre positivos, já desde há 200 e tal anos sem excepção... se não me engano! Tschhh... era chato se resolvessem agora mudar essa "regra" tão nice! :?

Ah! E outra chatice ainda maior é quando fechamos posições justamente antes do mercado inverter! É por vezes esse temor que me tem levado a aguentar um pouco mais trades fortemente perdedores. Bem, a partir de hoje deixo de ter desculpa: chegado ao meu ponto de stop loss ou nível máximo de risco... bye, bye, honey pie! :x

Olha, não são TW mas também tenho quase 35.000 penny warrants da PT. Por cada cêntimo que descem são logo 350 euros que marcham... e isso é dinheiro para mim! E ao preço de ontem já estou a perder uns 2/3 do capital investido... uma barbaridade! Não a vou deixar chegar a zero, é certo, mas esta incerteza da reacção aos resultados, agora já tão próximos, continua a fazer-me estar grudado a uma aposta bem negativa. Já a teria vendido há muito e nem sequer comprado uma tal quantidade, caso seguisse as regras de gestão de risco que só hoje idealizei.

Bem, é sempre tempo, mais vale tarde que nunca! E, afinal, o capital inicial ainda deve estar intacto... espero!... mas já nem tenho bem a certeza, que cada dia tem sido pior que o anterior... e eu queria-os era pior que o seguinte!!!

Anda DAX, olhó sprint...

Rui leprechaun

(...que o tio Sam não te finte!!! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

comment

por GRodri » 27/10/2005 16:04

mais um comment:

ainda bem que fechei as minhas posições da Impresa e da Thyssen Krupp na semana passada!....Huffff

pronto, já comentei!

Registado: 7/5/2005 21:41

por ScrappeR » 27/10/2005 13:43

O dia ainda não acabou.... :wink:
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.

Registado: 9/6/2005 0:48

por ScrappeR » 27/10/2005 11:41

Tou a levar um terno daqueles valentes tb. Só no PSI-20 já cai mais de 15%... :cry:

E não tenho nada no BCP. :(
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.

Registado: 9/6/2005 0:48

Re: Hoje nada é digno de comentários !!!

por Jim Beam » 27/10/2005 11:00

fincas Escreveu:Dá-nos a ideia que hoje está tudo mal disposto. Não há comentários para ninguém... nem sequer dúvidas!!! Pois é, hoje está um dia cinzento. Vamos a aguardar. :shock: :shock: :shock:

fincas

Dúvidas ? Dúvidas existem quando não se sabe para onde vai o mercado.... Hoje penso que ninguém tem dúvidas quanto a isso... :mrgreen:

Dias melhores virão (para os touros)...
"Live and learn!! Life's a lesson!!", DMX

Registado: 20/7/2004 20:24

Comentário

por pericos » 27/10/2005 10:52

Caro amigo, quer um comentário ? Então aqui vai.

Levei um KO em um TW com 25.000 unidades.
O BPI está a cair o suficiente para me deixar com formigueiro.

Os Warrants NIKKEI estão a cair não sei porquê.

OS do Nasdaq é que estou a amealhar para tentar reduzir o prejuizo.

De resto, tudo cai. Sorte a minha que vendi BCP ontem a 2,25.

Paciência. Melhores dias virão. Com o que estou a perder, poderia passar uns bons tempos numa boa ilha dentro de um hotel de 6 estrelas.

:oops: :?
Mais vale um razoável dia de bolsa que um bom dia de trabalho.

Registado: 29/8/2005 12:13

Hoje nada é digno de comentários !!!

por fitas » 27/10/2005 10:48

Dá-nos a ideia que hoje está tudo mal disposto. Não há comentários para ninguém... nem sequer dúvidas!!! Pois é, hoje está um dia cinzento. Vamos a aguardar. :shock: :shock: :shock:

fincas

Registado: 9/6/2005 17:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, cftomas, PAULOJOAO e 386 visitantes