Caldeirão da Bolsa

Ranking de escolas 2005, Mira Rio é melhor escola nacional

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por NGM » 23/10/2005 16:53

Rui Aires Escreveu:É só luxos comparado com o que se passa em muitas escolas, onde às vezes a minha filha referee que a professora não deu as fotocópias porque o plafond dela acabou(pobreza)e que tem ordens para não gastarem mais $ em papel.

Ou das enfermarias de um dos maiores hospitais do país onde o papel para secar as mãos acaba ao fim de uma semana, porque não há orçamento para mais... E as luvas baratuchas também acabam, pelo que de meio do mês em diante é usar luvas esterilizadas (para actos cirúrgicos) para tudo... Exemplos que nunca mais acabam.

Registado: 16/10/2004 2:43

por Rui Aires » 23/10/2005 16:29

Ora aí está Jarc, precisamente um dos pontos fulcrais os estádios..sabiam que nos camarotes é servido um lanche ou um jantar consoante o jogo é de tarde ou à noite(pelo menos no dragão), para a totalidade do camarote. O problema é que o camarote às vezes tem 3 a 4 pessoas e até dá dó ver o que se estraga. É só luxos comparado com o que se passa em muitas escolas, onde às vezes a minha filha referee que a professora não deu as fotocópias porque o plafond dela acabou(pobreza)e que tem ordens para não gastarem mais $ em papel.Essas barracas tb me fazem lembrar algo...talvez a America Latina onde a corrupção abunda e mais de 1/3 da economia é paralela(aí o Socartes tinha razão quando nos comparou à Amer. latina e Turquia)

Registado: 31/8/2005 14:07

por pedras11 » 23/10/2005 16:27

Nota-se também que este combate á fuga aos impostos, se deve não á necessidade de igualdade fiscal e social, mas há falta de dinheiro por parte do "comilão".

Mas um dia ele acabará! :mrgreen:

PS: Sinceramente também sou dos que acredito que isto vai acabar aos tiros.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por pedras11 » 23/10/2005 16:23

Nota-se também que este combate á fuga aos impostos, se deve não á necessidade de igualdade fiscal e social, mas há falta de dinheiro por parte do "comilão".

Mas um dia ele acabará! :mrgreen:

PS: Sinceramente também sou dos que acredito que isto vai acabar aos tiros.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por NGM » 23/10/2005 16:19

Rui Aires Escreveu:Tenho um familiar que é professor e às vezes nem acredito que numa escola existem 3/4 computadores para 150 professores, tendo alguns que compra-lo pessoalmente para trabalhar.Nem imagino o que será trabalhar assim...

Para bem desses e dos que virão, é bom que o modelo social seja sustentável. Com reformas "simpáticas", recebidas durante mais de 20 anos, isso não é possível.

Já agora, também tenho um familiar professor de Filosofia, que como não nasceu rico disse em inícios da década de 90, no ano em que foi colocado após acabar o curso: "nunca esperei começar a ganhar tanto dinheiro"! Pode parecer demagógico, mas é a pura verdade. Actualmente o número de candidatos a docentes deve levar a que poucos possam dizer o mesmo... Mas não acontece o mesmo com advogados, sociólogos, tantos outros? É a velha lei da oferta e procura...

Escolas

por jarc » 23/10/2005 16:17

O AC tende a fazer sobregeneralizações e o que pode ser particularmente verdade torna-se um disparate quando tomado como um todo. Há problemas gravíssimos que se foram acumulando com o populismo e a corrupção. Vou descrever-vos um pequeno exemplo: Em Quarteira um agrupamento horizontal (pré-escola e 1.º Ciclo) com 600 alunos frequenta barracões onde com alguma frequência surgem ratazanas e baratas (a Bayer faz desisfestações regularmente) e a temperatura a partir de Maio torna o ar sufuciente quente para que alguma matéria tenha hipótese de ser interessante.
A Câmara Municipal de Loulé gasta anualmente -só em dívida à banca- com o Estádio de Loulé, o equivalente a várias Escolas dignas desse nome. Valerá a pena estar para aqui a discutir os resultados dos exames?

Registado: 23/7/2003 16:05

por Incognitus » 23/10/2005 16:15

Rui Aires, o conceito de "média" deveria elucidar-te quanto à opinião que emitiste.

As coisas não mudaram muito dos anos que referes para hoje (embora seja claro que no imobiliário mudaram, pois existiu uma bolha imobiliária - especialmente em transacções - até precisamente 2000).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Rui Aires » 23/10/2005 15:59

Temos que ser sinceros e dizer que agora só se fala no estado porque o sector privado já não é o que era aqui à uns anos. Eu pessoalmente sou vendedor imobiliário e nunca ganhei tanto dinheiro como em 1997,98 99,2000.Naquela altura ninguem queria saber dos "pobretas" do estado pq o que ganhavam comparado connosco(imiobiliário, automóvel)nem se comparava,chegando eu a tirar 3000 contos/mês só de comissões!! Tenho um familiar que é professor e às vezes nem acredito que numa escola existem 3/4 computadores para 150 professores, tendo alguns que compra-lo pessoalmente para trabalhar.Nem imagino o que será trabalhar assim...

Registado: 31/8/2005 14:07

por Incognitus » 23/10/2005 15:45

Podemos já olhar para o Estado presente como um Reino com uma corte alargada.

Uma reacção contra o que se passa nessa corte ao taxar os restantes cidadãos ferozmente, acabará por acontecer.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Incognitus » 23/10/2005 15:43

A atitude do lobo, de achar que quem paga para este sistema é OBRIGADO a faze-lo, e merecia umas reguadas por o criticar, será uma das que estará na base de - algures no futuro - a guerra passar de ser sem tiros, para ser com tiros.

Porque é exactamente isso que se vai passar. Uma crise económica e o Estado a querer manter todo o seu custo de funcionamento, e a obrigar o resto da sociedade a comer a crise toda, calar e pagar. E o resto da sociedade nesse ponto não vai aceitar.

No fundo, nada de novo, nada que não se tenha já passado umas quantas vezes nas últimas centenas de anos.

por NGM » 23/10/2005 15:39

lobo Escreveu:O amigo Incognitus e uns outros deviam levar umas boas reguadas no rabo...e os professores que eles tiveram também.
Deixam aqui um belo exemplo do nível de muitos dos nossos concidadãos. Serão vítimas das reformas educativas...
A ignorância é mesmo atrevida!

A avaliar pela abordagem pedagógica, deve estar reformado, ou a caminho disso. Bom proveito!

por Incognitus » 23/10/2005 15:38

O amigo Incognitus e uns outros deviam levar umas boas reguadas no rabo...e os professores que eles tiveram também.
Deixam aqui um belo exemplo do nível de muitos dos nossos concidadãos. Serão vítimas das reformas educativas...

Lobo, nós devíamos era deixar de pagar impostos para alimentar esta palhaçada.

Eu tenho a minha filha num colégio porque o sistema educativo não presta, e ainda querem que o alimente? Alimento-o no DIA em que achar que serve para alguma cosia e lá coloque a minha filha.

por lobo » 23/10/2005 15:31

O amigo Incognitus e uns outros deviam levar umas boas reguadas no rabo...e os professores que eles tiveram também.

Registado: 25/3/2003 15:12

por NGM » 23/10/2005 15:15

NGM Escreveu:A propósito, há quem estude 18 anos e receba 1100 euros líquidos para trabalhar 42 horas semanais. Médicos recém-licenciados!

E isto desde 2005, porque ainda em 2004 recebiam 850 euros líquidos durante os dois anos após o final da licenciatura, o chamado internato geral. E estudaram mais anos que 99% dos outros licenciados. O problema, como tem vindo a referir o Incognitus nesta e noutras discussões (há algum tempo, sobre enfermeiros), é o que se vem a ganhar ao fim de alguns anos, e na altura da reforma!

por NGM » 23/10/2005 15:05

F.VIEIRA Escreveu:Um Professor com quinze anos de serviço recebe liquidos 1200 euros e trabalha 35 horas semanais.

A propósito, há quem estude 18 anos e receba 1100 euros líquidos para trabalhar 42 horas semanais. Médicos recém-licenciados!

Também há quem estude 16 anos, (licenciatura de 4) e receba 800 euros líquidos para trabalhar 35 horas. Enfermeiros, ainda pagos como bacharéis, mas com licenciatura.

É certo que o panorama para muitos profissionais mais velhos destas categorias é bem mais risonho... Menos trabalho... Mais dinheiro... Tal qual nos professores. O problema reside em direitos (?) dados como adquiridos.

Há muitos a beneficiar do esforço de poucos neste país. Por isso a necessidade de moralização, em todos os sectores (saúde, ensino) públicos, para começar. O privado, pela lei da sobrevivência, tenderá a autogerir-se.

por Incognitus » 23/10/2005 14:57

Um Professor com quinze anos de serviço recebe liquidos 1200 euros e trabalha 35 horas semanais

É curioso. 15 anos mais tarde recebe mais de 2500 de reforma, e quanto às horas estou para ver o primeiro professor que efectivamente faça 35 semanais.

É que os professores parecem ter a mania de contarem o tempo que passam fora das aulas e escola como "trabalho" também, esquecendo-se que praticamente todas as outras profissões continuam a "trabalhar" quando vão para casa também.

por NGM » 23/10/2005 14:53

F.Vieira, não enfie um barrete que não lhe é dirigido. Continue a ser o bom profissional que acredito ser, numa carreira essencial à sociedade. Mas não se mate o mensageiro... Há privilegiados a mais neste país.

E quanto a estudar 20 anos, poucos o fazem, se não chumbarem nenhum ano entretanto. Licenciaturas de 6 anos conheço poucas... E o pré-universitário, que agora são 12, já foram 11. E enveredar por licenciaturas que actualmente se sabem tem como principal mercado de trabalho o ensino, entretanto saturado... Haja paizinhos (e Estado) que suporte a caça ao canudo.

por valves » 23/10/2005 13:49

No Natal e na Pascoa as aulas terminam e ps Professores ficam no meio da papelada quase mais uma semana a classificar os aluno

Vejam bem o discurso ... mais uma semana que os alunos :mrgreen: ou seja a guerra dos professores é para terem tantas férias como os alunos e não estarem nivelados com as ferias que a população em geral tira eu por exemplo ainda só tirei 10 dias uteis este ano ...
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por F.VIEIRA » 23/10/2005 13:44

Um Professor com quinze anos de serviço recebe liquidos 1200 euros e trabalha 35 horas semanais.Isto é receber muito?Realmente para quem recebe o ordenado minimo nacional é, mas para milhares de casos q não passaram 20 anos a estudar e recebem o mesmo,o dobro o triplo parece-me mt pouco.Já sei que tem muitas férias, como diz o Miguel Sousa Tavares,que mais parece um ignorante ao dizer que no Verão são 3 meses.Onde se passa tal?Nas Escolas Secundárias os exames nacionais terminaram a 23 de Julho e dp disso ainda existe mta coisa para fazer.A 1 de Setembro todos os Professores se apresentam nas Escolas para proparar o inicio de um novo ano.Onde estao os 3 meses???No Natal e na Pascoa as aulas terminam e ps Professores ficam no meio da papelada quase mais uma semana a classificar os aluno, mas os ignorante dizem que são quinze dias...Enfim critique-se mas com conhecimento de causa.
Cumprimentos

Registado: 1/6/2005 20:27

por Incognitus » 23/10/2005 13:25

Mais ainda, é um "roubo" à mão armada, pois neste momento a única coisa que o sustenta é o facto do Estado ter a posse das armas. Se o público em geral soubesse o que se está a passar, rapidamente todos deixariam de sustentar este Estado podre.

por Incognitus » 23/10/2005 13:24

NGM, obviamente é matematicamente impossível que alguém com uma carreira contributiva de 30 anos, consiga contribuir para alimentar uma reforma de 30 anos também. Principalmente quando a carreira contributiva é ascendente, e a reforma é feita com base no final dessa carreira.

Ou seja, os professores (e muitas outras profissões públicas) pagam para o sistema uma fracção do que retiram dele. A diferença, sendo sistemática, podemos chamar-lhe "roubo".

por NGM » 23/10/2005 13:19

Incognitus Escreveu:
A minha professora primária, reformou-se perto dos 50 e há-de receber durante 20-30 anos (para não exagerar na esperança de vida) alguns 2000 euros mensais de reforma

Provavelmente, 2500. Virtualmente todos se reformam com 2500. Podes ver as tabelas em www.cga.pt

Pois... Nem mencionei a possibilidade de viverem até aos 85-90. :| Que não lhe invejo! Espero que os alcance(m), mas que até lá contribuam em igual medida. Nesse sentido o Ministro das Finanças deu um (ainda) pequeno passo ao permitir que os reformados "chorudos" paguem mais IRS.

por Incognitus » 23/10/2005 13:10

A minha professora primária, reformou-se perto dos 50 e há-de receber durante 20-30 anos (para não exagerar na esperança de vida) alguns 2000 euros mensais de reforma

Provavelmente, 2500. Virtualmente todos se reformam com 2500. Podes ver as tabelas em www.cga.pt

por NGM » 23/10/2005 13:01

fernandovet Escreveu:O amigo Incognitus não deve saber o que é ser professor dp ensino preparatório ou do secundário...se soubesse não dizia o que diz :wink:

Repara que o Incognitus menciona que a carreira é atraente do meio para a frente, em termos de horas efectivas de trabalho, por aí fora...

Como em tantas outras profissões, os direitos adquiridos de quem lá anda dificultam a carreira a quem a inicia. A verdade é essa. Enfermeiros, professores...

A minha professora primária, reformou-se perto dos 50 e há-de receber durante 20-30 anos (para não exagerar na esperança de vida) alguns 2000 euros mensais de reforma. E julgo que para ser professora primária lhe terá bastado o 7º ano da altura (11º), que era o último ano pré-universitário.
Tantos professores com horário zero nas escolas... Apresento o simples exemplo do engenheiro electrotécnico, casa dos 50, que tem gabinete de contabilidade e deu umas quantas aulas de Matemática. Ou do engenheiro civil, que trabalha numa Câmara Municipal e na privada, e que vai uma vez de quinze em quinze dias fazer umas horas na biblioteca da escola onde trabalha (?)...

E é por isso que o Estado tem de cortar nos direitos adquiridos, uma heresia para tantos (sindicalistas sobretudo). Se não o fizer, não sobra nada para ninguém.

Em relação à carreira docente, vejo-a como uma profissão nobre, e essencial na sociedade. É um papel cada vez mais difícil, quando a educação (moral e cívica) não começa em casa.

Mas muitos não a escolhem como vocação. Entram em cursos de notas baixas, que não têm grande orientação pedagógica e curricular para docência, mas que abrem portas para emprego numa escola.

Eu sempre fui um apaixonado por História, desde a minha infância. Mas chegada a altura de seguir uma carreira universitária, por não ser herdeiro Rockefeller, tive de ser pragmático. O Estado não é obrigado a providenciar sustento para quem quer o canudo pelo canudo.

................

por AC » 23/10/2005 12:55

Incognitus,

Faço minhas as tuas palavras.

Uma abraço !!! :wink:
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cftomas, Google [Bot], PAULOJOAO e 378 visitantes