Caldeirão da Bolsa

Novo artigo: "Passos em frente"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por tiopatinhas » 18/10/2005 9:01

Ulisses, mais uma vez um bom artigo, daquelas conversas de "pai para filho" :lol: ; Gostei!
É que isto é um retrato meu :!: Embora não passe muitas horas ao computador pois trabalho num hospital, vou acompanhando o mercado. O meu problema está bem retratado no artigo pois já disse várias vezes a amigos que depois de comprar acções deveria haver alguém que me proíbisse de vender.Os meus casos deste ano:
Tive Altri a 1,20 vendi sem ganhos, numa precipitação!
Semapa a mesma coisa
Sonae idem ; BCP
É um entra e sai que quando se sai elas arrancam :!:
Tenho que escolher no inicio do ano e saber esperar!Tenho outro problema que é não saber ganhar nas quedas, não sei de Warrants, futuros...
Pois é... um retratio perfeito do amador :!:
Bem hajas pelos conselhos e vamos tentar melhorar...

Registado: 17/3/2005 14:58

por GAB » 17/10/2005 23:58

Tb estou numa fase de REENSAIAR novas formas de investir - novas atitudes etc...

Padeço tb dessa dificuldade que tento aperfeiçoar, "problema em deixar correr bem os ganhos"

Um ponto que eu acho ESSENCIAL foi referido pelo XAVIER (pode parecer simples de fazer, de pouca importancia etc, MAS TEM IMENSO PESO_IMPORTANCIA)
ESCOLHA DAS EMPRESAS
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por djovarius » 17/10/2005 15:58

Ora viva Ulisses,

Sem dúvida que estás com uma postura muito positiva em relação ao trading.
Sobretudo, porque a nova actividade profissional necessita de uma consciência muito tranquila em relação aos mercados. Convida à ponderação, à análise em detrimento da precipitação e do "fast trading".

Pessoalmente, desde que passei a negociar com vista ao médio prazo, fruto de ter abraçado outras responsabilidades muito absorventes em tempo e esforço, começei a sentir um "stress" infinitamente menor. Não é uma questão de paciência, somente. É, sobretudo uma questão de disciplina e "timing".

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Sempre bem o meu Amigo!

por Xavier » 17/10/2005 15:08

Olá Caro Amigo, passei apenas para te felicitar por mais um artigo extremamente didáctico.
Devemos ter mais ou menos o mesmo tempo de negociação nos mercados, e também eu (tal como tu)mudei a minha postura em relação ao trading!
Ao ver agora as estatísticas de anos anteriores, reparo que reduzi drásticamente o nº de trades efectuados, reparo tb que reduzi em quantidade impressionante o nº de trades negativos, muito por culpa de me ter tornado mais selectivo na escolha dos activos!
Acho que é importante mudar a nossa maneira de pensar, e reconhecer os nossos erros, só assim podemos evoluir e permanecer em actividade durante muito tempo!
Em relação ao teu último parágrafo, posso dizer que concordo plenamente contigo; mas confesso que me é muito difícil alhear do mercado, mesmo estando a maior parte do tempo sem negociar.
Talvez seja esta uma parte, que tenho que tentar melhorar.
Uma última palavra de Felicitação e Incentivo, para o teu novo desafio, do qual só hoje me apercebi, achei extremamente curioso, pois também eu recebi há algumas semanas atrás um convite desse cariz, de uma outra instituição, mas que ao contrário de ti fui obrigado a declinar, por motivos pessoais; espero que tenhas Muito sucesso e que tudo te corra de feição.
Quero ainda dizer, que isto não é mais do que o reconhecimento, pelo notável trabalho que tens vindo a desempenhar ao longo destes anos... tu Mereces!
Um saudoso abraço do teu sempre Amigo,

Francisco de Melo Xavier

Vulgo (Ingénuo)

Registado: 8/10/2003 9:17

por ptmasters » 17/10/2005 14:14

Excelente artigo.

Também por essas e por outras, este ano incluí na minha "folha de excel", a qtd de negócios efectuados, o total e as comissões+encargos que tive de desembolsar.

O que é certo, ao ver esses números correntemente, a minha actividade tem vindo a diminuir, curiosamente mais proveitosa também, pois apesar dos lucros totais terem diminuído, houve uma forte queda nos prejuízos, o que se traduziu positivo e menos stressante :mrgreen:

1 ab

Registado: 31/1/2005 4:04

Artigo

por Cem » 17/10/2005 14:04

Muito interessante, como sempre, tem muitos tópicos para serem bem reflectidos e digeridos.
Já agora, benvindo ao clube dos position traders!
Abraço.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por Dark » 17/10/2005 12:44

Caro Ulisses,

Um pouco de distanciamento do que fazemos todos os dias , costuma contribuir para uma melhoria da perspectiva de observação dessa mesma actividade.

Aproveito a ocasião para te desejar felicidades na tua "outra" actividade.
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por castelbranco » 17/10/2005 12:23

Ora exactamente Ulisses

estar a negociar toda a hora torna-se desgastante, e penso eu, desnecessario.

por isso por vezes não entendo alguns traders dizerem que não teem tempo para nada, eu fico de boca aberta completamente pasmado pois eu negoceio e não é assim tão pouco e tenho tempo para quase tudo o que quero fazer, claro só não tenho tempo para aquilo que não quero fazer.

Registado: 10/11/2002 12:19

Novo artigo: "Passos em frente"

por Ulisses Pereira » 17/10/2005 12:06

Acabei de publicar na Primeira Página o artigo "Passos em frente".

http://www.caldeiraodebolsa.com/

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], PAULOJOAO, Phil2014 e 668 visitantes