Investimento alternativo - SELOS
Caro,
Não. pra além do bem fisico está protegido o valor do investimento em contracto e 85% da mais valia do valor filatelico. Não acredito que LOYDS ou MARSH sejam pequenas seguradoras e se existem seguradoras a querer desistir deste tipo de seguros não me parece, alias acho que só mesmo as seguradoras de calibre mundial como estas duas ultimas tem capacidade pra fazer uma apoloce destas a tremendo patrimonio. Gostava de saber qual era a seguradora que se recusava a fazer uma apolice destas, pelos valor em causa, concerteza muitas seguradoreas gostam de receber 1/3 do que a forum paga por estas apolices. Cump AFF.
Não. pra além do bem fisico está protegido o valor do investimento em contracto e 85% da mais valia do valor filatelico. Não acredito que LOYDS ou MARSH sejam pequenas seguradoras e se existem seguradoras a querer desistir deste tipo de seguros não me parece, alias acho que só mesmo as seguradoras de calibre mundial como estas duas ultimas tem capacidade pra fazer uma apoloce destas a tremendo patrimonio. Gostava de saber qual era a seguradora que se recusava a fazer uma apolice destas, pelos valor em causa, concerteza muitas seguradoreas gostam de receber 1/3 do que a forum paga por estas apolices. Cump AFF.
- Registado: 7/10/2005 10:12
Aff, o que esta protegido é em caso de se estragarem os selos, e não em caso de a Fórum implodir as seguradoras garantirem o valor dos selos.
Além de que mesmo assim, já existem seguradoras a desistir de fazer esse seguro à Fórum, pois também eles estão a tomar consciência de que os selos estão avaliados muito acima do seu valor real de mercado.
FIco à espera da lista, então ...
Além de que mesmo assim, já existem seguradoras a desistir de fazer esse seguro à Fórum, pois também eles estão a tomar consciência de que os selos estão avaliados muito acima do seu valor real de mercado.
FIco à espera da lista, então ...
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Incognitus, www.******.com
- Registado: 6/11/2002 19:27
A empresa Forum Filatelico possue um seguro LOYDS e outro da MARSH que pra alem do seu bem estar protegido assim como as mais valias e capital estarem segurados, mais ainda 85% da revalorização dos valores filatelicos estarem assegurados mesmo, isto é Bem protegido, Valor do investimento e 85 da sua revalorização, acham isto pouco? ou será que vamos prever um "tsunami" e estas empresas tb vao falir ou são tb "ponzi lentos". prometo q nao minha proxima intervenção porei aqui as listas de preços que avaliam os valores filatelicos, ao contrario de outras em empresas a forum so se dedica a um bem tangivel e de um só determinado tema. menopolizando o mesmo.
Cump AFF.
Cump AFF.
GAB, não adianta saberes nada de selos, isto é um produto financeiro, uma aposta em como não rebenta no espaço de um ano.
Os selos, estão lá só para fazer figura, se a coisa rebentar eles valerão apenas uma pequena fracção do teu investimento.
Os selos, estão lá só para fazer figura, se a coisa rebentar eles valerão apenas uma pequena fracção do teu investimento.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein
Incognitus,
Agradecido pela opinião de "money management" sobre investir neste produtos.....
Gostava de ver comentado era outros detalhes como para um selo-XYZ- tendo caracteristicas ABC, se deveria ter em conta que avaliação correcta seria < ou = a Y.
Também determinados "pontos contractuais" que deveria ter em conta no contracto elaborado referente aos selos de forma a me "assegurar" no caso de evidente "letigio".
Existem sites para que de forma AUTO_DIDACTA possa me tornar conhecedor do "produto"?

Gostava de ver comentado era outros detalhes como para um selo-XYZ- tendo caracteristicas ABC, se deveria ter em conta que avaliação correcta seria < ou = a Y.
Também determinados "pontos contractuais" que deveria ter em conta no contracto elaborado referente aos selos de forma a me "assegurar" no caso de evidente "letigio".
Existem sites para que de forma AUTO_DIDACTA possa me tornar conhecedor do "produto"?
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
25 anos não é nada num ponzi lento que paga apenas 7% ao ano. Basta pensar que sem entradas nem saídas, 7% ao ano de um investidor chegaria para lhe pagar juros durante 100/7=14 anos.
Aff, podias fazer o favor de publicar aqui a lista de preços usada pela Fórum Filatélico para avaliar os selos atribuídos aos investidores? Há aqui alguns filatelistas curiosos.
Aff, podias fazer o favor de publicar aqui a lista de preços usada pela Fórum Filatélico para avaliar os selos atribuídos aos investidores? Há aqui alguns filatelistas curiosos.
GAB, como se trata de um esquema de ponzi lento, se pensares em arriscar nisto o melhor que tens a fazer é aplicar por um ano e no final do ano retirares o dinheiro e o lucro e não voltares a arriscar.
Além disso, se arriscares, deves faze-lo apenas com uma parte pequena do teu património, pois quando isto estoirar a recuperação será só de 10-20% do montante investido. E nota que este tipo de esquemas ESTOIRA POR DEFINIÇÃO (estoiram todos).
aff, era curioso que postasses a tabela de preços da Fórum Filatélico, usada para avaliar os selos atribuídos aos investidores. Podes faze-lo, ou será segredo?
Além disso, se arriscares, deves faze-lo apenas com uma parte pequena do teu património, pois quando isto estoirar a recuperação será só de 10-20% do montante investido. E nota que este tipo de esquemas ESTOIRA POR DEFINIÇÃO (estoiram todos).
aff, era curioso que postasses a tabela de preços da Fórum Filatélico, usada para avaliar os selos atribuídos aos investidores. Podes faze-lo, ou será segredo?
Eu penso que 25 anos a pagar as mais valias prometidas não é pontualmente.... mas tudo bem quando as pessoas nao querem entender. Esta solvencia é tao grande que são serviu para formar grupo de holdings que são do mesmo grupo que se dedicam a outras actividades. Temos qie deixar o fadinho portugues dos coitadinhos e apostar em investimentos alternativos investimentos em que temos um bem e nao um simples talão de deposito, masi ainda será que os espanhois creceram em 15 anos através através de atitudes arrojadas ideias que hoje já começamos a praticar e que eles ja o fizeram a mais de uma decada, assim como nos investimentos e poupanças. Mas nunca tarde para idealizar estas filosofias e ideias novas. Os velhos do restelo sempre vao existir e pra esses tudo é mau e tudo está mal nao evoluem nem deixam evoluir e pior nao fazem nada pra que as coisa menos boas, passem a ser um pouco melhores.... Cump AFF
ABRI UM TOPICO; longe de mim imaginar que iria haver tanta troca de "opinioes quentes"( interpessoais).
A minha ideia seria que me "alertassem" para determinados "detalhes" que deveria ter em conta, determinadas precauçoes, determinados "cuidados" que deveria ter para eventualmente me "PROTEGER-assegurar" no caso de achar o negócio tentador e "arriscar" investir.
Gostava que postassem OPINIOES sobre quais os "cuidados" a ter em caso de investir neste produto.
Gomo me tornar auto-conheçedor do "produto", reconhcer os selos importantes....os pequenos detalhes que podem fazer grande diferença.
OBRIGADO.

A minha ideia seria que me "alertassem" para determinados "detalhes" que deveria ter em conta, determinadas precauçoes, determinados "cuidados" que deveria ter para eventualmente me "PROTEGER-assegurar" no caso de achar o negócio tentador e "arriscar" investir.
OBRIGADO.
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
www.forumfilatelico-portugal.com
Ola Bolinha pra alem da afinsa existe tb a Forum filatelico que lider de mercado a mais de 25 anos e tem cerca 250 mil clientes.
Em on-line podes ver:
www.forumfilatelico-portugal.com pag. portuguesa ou www.forumfilatelico.es pag espanhola.
Cump AFF
Em on-line podes ver:
www.forumfilatelico-portugal.com pag. portuguesa ou www.forumfilatelico.es pag espanhola.
Cump AFF
Mas uma coisa é certa ainda ninguem disse aqui ou provou que os seus investimentos neste tipo de negocio nao tivesse tido solvencia ou que nao fossem exactamente pagas as mais valias oferecidas.
Quantas vezes é que é preciso referir que estes esquemas pagam pontualmente até que deixam de pagar?
Será que alguém investiria num fundo de investimento que avaliasse as suas BCPs a 20 e as suas Sonaes a 10?
Ou achariam que se tratava de uma fraude?
Pois bem ... é isso que a Fórum faz, só que com selos.
Re: Investimento alternativo - SELOS
Boa tarde a todos GAB, para alem da afinsa existe a forum filatelico que existe a mais tempo é lider de mercado em espanha a mais de 25 anos e ocupa a posição 136ª, das maiores empresas ibericas com um volume de negocios 627.939.000,00€, isto mostra bem a capacidade de negocio e de solvencia da propria empresa. Apresenta mais valias liquidas na ordem do 5.5% e os 7% dependendo por produto subscrito. Aqui pode escrever-se que é um bem tangivel e como pode dar estas mais valias, que susitam duvidas relativas a este negocio e popanças. Mas uma coisa é certa ainda ninguem disse aqui ou provou que os seus investimentos neste tipo de negocio nao tivesse tido solvencia ou que nao fossem exactamente pagas as mais valias oferecidas. ´
Abrs.AFF
Abrs.AFF
Andrade, o problema é que estes esquemas são várias vezes maiores que o mercado filatélico, pelo que não se pode sequer falar de valorização dos activos detidos pelos esquemas. (isto mesmo ignorando o facto de que pelo menos a Fórum Filatélico já avalia os ditos activos a 10X o seu valor de mercado presente, dentro do esquema!)
...
Amigo JAS
era precisamente este ponto que eu queria realçar. 7% ao ano em bons activos filatélicos não é nada de especial. Repara em 6 anos, grosso modo, podemos dizer que com um pouco de sorte podemos sacar 200 ou 300%.
1 abraço
andrade
era precisamente este ponto que eu queria realçar. 7% ao ano em bons activos filatélicos não é nada de especial. Repara em 6 anos, grosso modo, podemos dizer que com um pouco de sorte podemos sacar 200 ou 300%.
1 abraço
andrade
- Registado: 12/11/2002 16:18
JAS, mais do que discutir isto, deverias ler o meu artigo, as discussões para onde aponto de filatelistas, ver que no caso da Fórum Filatélico a fraude é óbvia, e no caso da Afinsa por semelhança é provável, e tentar ajudar a esclarecer este assunto.
Porque alguns 3 milhões de Euros ou mais estão a entrar neste esquema todos os dias, 100 ou mais famílias estão a enterrar as suas poupanças nisto todos os dias, 5000 milhões de Euros já estão enterrados nisto onde a recuperação se vai ficar aí pelos 10-20% no máximo...
... é algo que vai ter um impacto terrível, pois pela sua natureza credível e taxas baixas mas atraentes, levará a que quem confie nisto confie com a quase totalidade das suas poupanças que deveriam estar seguras.
Ou seja, é algo que sendo fraudulento como o artigo do Financial Times parece indicar para lá de qualquer dúvida, é algo que tem que ser parado o mais cedo possível.
Porque alguns 3 milhões de Euros ou mais estão a entrar neste esquema todos os dias, 100 ou mais famílias estão a enterrar as suas poupanças nisto todos os dias, 5000 milhões de Euros já estão enterrados nisto onde a recuperação se vai ficar aí pelos 10-20% no máximo...
... é algo que vai ter um impacto terrível, pois pela sua natureza credível e taxas baixas mas atraentes, levará a que quem confie nisto confie com a quase totalidade das suas poupanças que deveriam estar seguras.
Ou seja, é algo que sendo fraudulento como o artigo do Financial Times parece indicar para lá de qualquer dúvida, é algo que tem que ser parado o mais cedo possível.
JAS, as contas são irrelevantes porque a empresa NUNCA vende os selos a ninguém, já que possui um acordo de recompra sobre os mesmos.
Os dois únicos custos que a empresa tem com os selos são:
1) O seu custo de aquisição no mercado X (1/10 do valor a que os vai avaliar na entrega aos "investidores).
2) Os juros sobre o capital que os investidores lhe entregam.
Depois, claro, existem mais uma série de custos de distribuição.
O negócio poderia até ser viável se a empresa conseguisse rendibilizar o empréstimo sintético que assim obtém.
Mas o que os números do Financial Times indicam é que nenhuma delas o conseguiu, e que já ambas são fortemente insolventes.
A questão das 10X não e uma estupidez ... é a realidade, constatada por diversos filatelistas em relação à Fórum Filatélico. A sobrevalorização da Afinsa aparentemente é muito menor.
Eu já mostrei no meu artigo porque é que isto difere consideravelmente de um banco apesar de ser óbvio que eles usariam este argumento. Por favor lê o artigo.
Basta que cerca de 10-20% dos depositantes queiram o dinheiro para que aquilo impluda, tendo em conta os números do Financial Times. Nota que tentar vender mesmo a preços de catálogo não elimina o problema (especialmente no caso da Fórum Filatélico) porque o "catálogo" deles está inflaccionadissimo face à realidade dos outros catálogos (não no mercado, dos outros catálogos!).
Além disso, a Afinsa+Fórum Filatélico, ou mesmo só a Fórum Filatélico é MUITO maior que o restante do mercado filatélico SOMADO.
Quanto a ser necessário as pessoas serem burras para comprarem os selos a 10X o valor de mercado, quem compra estes produtos não faz ideia nenhuma do valor de mercado nem está a comprar selos, compra um investimento financeiro devido à sua taxa garantida.
Talvez seja possível fazer os 7%, mas nunca numa escala superior ao próprio mercado (como é o caso). E isto já não são meras suspeições como eram antes. O Artigo do Financial Times mudou isso. O artigo junto com discussões de filatelistas sobre os preços da Fórum tornam bem claro que estamos perante um esquema fraudulento.
Os dois únicos custos que a empresa tem com os selos são:
1) O seu custo de aquisição no mercado X (1/10 do valor a que os vai avaliar na entrega aos "investidores).
2) Os juros sobre o capital que os investidores lhe entregam.
Depois, claro, existem mais uma série de custos de distribuição.
O negócio poderia até ser viável se a empresa conseguisse rendibilizar o empréstimo sintético que assim obtém.
Mas o que os números do Financial Times indicam é que nenhuma delas o conseguiu, e que já ambas são fortemente insolventes.
A questão das 10X não e uma estupidez ... é a realidade, constatada por diversos filatelistas em relação à Fórum Filatélico. A sobrevalorização da Afinsa aparentemente é muito menor.
O primeiro dos argumentos tem a ver com a chamada corrida aos depósitos em caso de pânico.
É um facto que uma empresa deste tipo não conseguiria vender os activos em selos, todos de uma vez, aos preços normais de catálogo e nem mesmo com o habitual desconto.
Ao inundar o mercado é evidente que a oferta excederia a procura.
Mas esse perigo na realidade existe? Pode haver uma corrida aos depósitos?
Poder pode, se os investidores se convencerem que os investimentos estão em risco.
Só que essas empresas também se defendem com contratos a 1 ou 2 anos, que não podem ser exercidos antes de terminar o prazo, pelo que teriam esse tempo para realizar as vendas.
Exactamente como um Banco que também teria um prazo para tentar sobreviver...
Eu já mostrei no meu artigo porque é que isto difere consideravelmente de um banco apesar de ser óbvio que eles usariam este argumento. Por favor lê o artigo.
Basta que cerca de 10-20% dos depositantes queiram o dinheiro para que aquilo impluda, tendo em conta os números do Financial Times. Nota que tentar vender mesmo a preços de catálogo não elimina o problema (especialmente no caso da Fórum Filatélico) porque o "catálogo" deles está inflaccionadissimo face à realidade dos outros catálogos (não no mercado, dos outros catálogos!).
Além disso, a Afinsa+Fórum Filatélico, ou mesmo só a Fórum Filatélico é MUITO maior que o restante do mercado filatélico SOMADO.
Quanto a ser necessário as pessoas serem burras para comprarem os selos a 10X o valor de mercado, quem compra estes produtos não faz ideia nenhuma do valor de mercado nem está a comprar selos, compra um investimento financeiro devido à sua taxa garantida.
Quanto ao negócio em si continuo a dizer que é perfeitamente possível pagar os 7% jogando limpo.
Se o jogo é limpo ou não é um problema de polícia...
Como em todos os negócios haverá ovelhas ranhosas.
Suspeitar que pode haver qualquer coisa, investigar-se, etc, etc, é uma coisa e acho muito bem que o façam.
Afirmar que é fraude, só por suspeita e sem o demonstrar, é grave.
Talvez seja possível fazer os 7%, mas nunca numa escala superior ao próprio mercado (como é o caso). E isto já não são meras suspeições como eram antes. O Artigo do Financial Times mudou isso. O artigo junto com discussões de filatelistas sobre os preços da Fórum tornam bem claro que estamos perante um esquema fraudulento.
Re: ...
andrade Escreveu: o livro Portugal em Selos 98, livro este bilingue e que é numerado (o meu é o 9040). Curiosamente nesse ano teve uma tiragem ligeiramente inferior ao normal (12000 exemplares). Não tenho agora a certeza mas penso que custou perto de 40 a 50 Euros. Hoje encontra-se esgotado nos CTT.
Deixo esta pergunta: Quanto pode valor hoje e que taxa de rentabilidade pode alcançar????
Encontrei um exemplar nos leilões do Sapo (refª1739149) e está à venda por 229 euros.
Este livro tem um vinco na contra-capa pois dobrou num dos cantos, no entanto, com a sobrecapa não é visível o vinco.
O livro com excepção do vinco está excelente - como novo.
Oferta dos portes em encomenda registada.
Oferta extra - Carteira com 2 blocos da expo98 no valor de 1800$00 e de uma carteira com o bloco da design de 2003 com 12 selos no valor de 6,84 euros
Um abraço,
JAS
Re
JAS Escreveu:- Para o investidor, já te expliquei, que isso é indiferente. Ele recebe 7% do valor investido e na maior parte das vezes nem lhe interessa saber em que está investido.
E já te demonstrei que sobrevalorizar as séries 10X seria uma estupidez...
Mas como parece que não percebeste este ponto eu vou-te fazer as continhas:
-A empresa compra as séries por X e paga X.
-A empresa vende as séries por 10X e recebe 10X.
-Em balanço, e abstraindo-nos de outras despesas, apresenta um lucro de 9X.
-No ano seguinte ela recompra as séries por 10X e paga 0,07x10X ou seja pagaria 0,7X.
-Por outro lado existiria uma valorização da mercadoria de 7% e a reavaliavação desses activos colocava-os no Balanço a 1,07X.
-Em balanço ficaria a perder 0,7X e a ganhar 0,07X.
-Ou seja num único ano perderia 63% do valor das vendas.
Tu não percebes de selos mas percebes de contabilidade e sabes que uma empresa a fazer isso nem um ano durava...
Portanto esquece essa dos 10X pois é um perfeito disparate.
Tu não rebateste estas contas...
Mas se bem entendo o argumento é que no ano a seguir tornariam a vender os mesmos selos valorizados em 10X.
Basta fazeres as contas para perceberes que isso não torna possível equilibrar as contas nem com um esquema de pirâmide.
Portanto eu continuo a dizer que essa história dos 10X seria uma estupidez.
Estupidez ao quadrado porque implicava que a empresa fosse estupida e que os compradores também o fossem.
O facto de não ser 10X, mas ser X, não invalida em nada dois argumentos importantes quando encaramos os selos como investimento.
O primeiro dos argumentos tem a ver com a chamada corrida aos depósitos em caso de pânico.
É um facto que uma empresa deste tipo não conseguiria vender os activos em selos, todos de uma vez, aos preços normais de catálogo e nem mesmo com o habitual desconto.
Ao inundar o mercado é evidente que a oferta excederia a procura.
Mas esse perigo na realidade existe? Pode haver uma corrida aos depósitos?
Poder pode, se os investidores se convencerem que os investimentos estão em risco.
Só que essas empresas também se defendem com contratos a 1 ou 2 anos, que não podem ser exercidos antes de terminar o prazo, pelo que teriam esse tempo para realizar as vendas.
Exactamente como um Banco que também teria um prazo para tentar sobreviver...
Outro argumento que eu também considero bastante válido tem a ver com a falta de regulamentação.
É um problema do Estado, e não culpa das empresas, e pode vir a constituir um problema para o investidores em caso de falência.
Encontrei ainda um argumento que é muito discutível e que tem a ver com os Activos dessas empresas.
Considero que é muito difícil estabelecer um critério para avaliar um activo em selos.
O valor de aquisição pode ser irrisório (até se compram selos a peso...), o preço de catálogo é apenas indicativo e dois exemplares do mesmo selo (que para o contabilista serão iguais...) podem ter valores substancialmente diferentes.
Os selos não têm cotações on-line, não é sequer possível dizer "hoje este conjunto ou esta colecção vale X" sem os avaliarmos um a um.
Depois de uma avaliação dessas também não é possível aplicar um factor de valorização para sabermos o seu preço no dia seguinte.
Coisas muito difíceis de entender por quem não percebe nada de selos...
Quanto ao negócio em si continuo a dizer que é perfeitamente possível pagar os 7% jogando limpo.
Se o jogo é limpo ou não é um problema de polícia...
Como em todos os negócios haverá ovelhas ranhosas.
Suspeitar que pode haver qualquer coisa, investigar-se, etc, etc, é uma coisa e acho muito bem que o façam.
Afirmar que é fraude, só por suspeita e sem o demonstrar, é grave.
JAS
Depende, diria mais que este tipo de negócios é mais provável quando as taxas de juro estão baixas e as pessoas procuram freneticamente alternativas que remunerem melhor o seu capital.
Selos
Quando vi aqui este post, nunca pensei que fosse tão animado. Dada o número de participantes e o interesse suscitado, concluo que se trata de mais um ponto para o lado dos que acreditam que podemos estar próximos de um topo no mercado de acções. É que este tipo de negócios costumam entusiasmar no final do período "Bull".
Não faço ideia. Depende de existir um mercado organizado para esse tipo de livro.
Devo tb dizer que não me espantam as valorizações dos selos. Mas, infelizmente, não são as valorizações dos selos que estão em causa. Os selos, nestes esquemas, são uma mera desculpa para entregar algo aos "investidores", e para se cair fora da alçada da CNMV e do Banco Central no que toca a esquemas de investimento.
Devo tb dizer que não me espantam as valorizações dos selos. Mas, infelizmente, não são as valorizações dos selos que estão em causa. Os selos, nestes esquemas, são uma mera desculpa para entregar algo aos "investidores", e para se cair fora da alçada da CNMV e do Banco Central no que toca a esquemas de investimento.
...
Peço desculpa de colocar aqui este post no meio de uma discussão que eu considero desde já muito interessante a vários níveis. Desde já obrigado a todos os intervenientes.
Desde miúdo que sou filatelista. Apesar de alguns anos (escola) muito fora deste mundo.
Gostaria desde já referir que bons activos filatélicos subirem 10, 20 ou 30% ao ano não me assusta minimanente.
Gostaria de referir aqui um pequeno exemplo: em 1998 (ano Expo) foi lançado (como habitualmente) o livro Portugal em Selos 98, livro este bilingue e que é numerado (o meu é o 9040). Curiosamente nesse ano teve uma tiragem ligeiramente inferior ao normal (12000 exemplares). Não tenho agora a certeza mas penso que custou perto de 40 a 50 Euros. Hoje encontra-se esgotado nos CTT.
Deixo esta pergunta: Quanto pode valor hoje e que taxa de rentabilidade pode alcançar????
1 abraço
andrade
Desde miúdo que sou filatelista. Apesar de alguns anos (escola) muito fora deste mundo.
Gostaria desde já referir que bons activos filatélicos subirem 10, 20 ou 30% ao ano não me assusta minimanente.
Gostaria de referir aqui um pequeno exemplo: em 1998 (ano Expo) foi lançado (como habitualmente) o livro Portugal em Selos 98, livro este bilingue e que é numerado (o meu é o 9040). Curiosamente nesse ano teve uma tiragem ligeiramente inferior ao normal (12000 exemplares). Não tenho agora a certeza mas penso que custou perto de 40 a 50 Euros. Hoje encontra-se esgotado nos CTT.
1 abraço
andrade
- Registado: 12/11/2002 16:18
Eu rebati o artigo do FT e disse que o tipo não fazia a mínima ideia do que estava a falar pois não percebia nada de selos.
Tal como tu...
Não é necessário perceber de selos para se entender que é uma fraude. É uma fraude que excede em muito a dimensão do mercado filatélico, pelo que os selos são irrelevantes, já que não existe sequer mercado para absorver a quantidade em questão.
Tu próprio concordaste que contabilisticamente nem os selos "propriedade dos investidores" nem "a recompra" pode aparecer no Balanço.
Portanto não me venhas outra vez com essa...
Nem uma coisa nem outra aparece no balanço, porém tal como está explicado no meu artigo, no FT, em inúmeros sites de filatelia e em discussões de filatelistas, os selos não valem nem transaccionam aos preços a que as empresas os avaliam, logo os activos extra-balanço valem muito menos que as responsabilidades, logo o saldo líquido negativo das responsabilidades tem que ser comparado à situação líquida das empresa.
Esse saldo excede a situação líquida AMPLAMENTE. As empresas estão insolventes, só falta a crise de liquidez.
Eu já te demonstrei que isso só teria problema se, na realidade e ao fim de um ano, as séries de selos não se valorizassem mais do que os 7%.
Errado. Se os activos extra-balanço valem apenas 10% do seu valor real, teriam que valorizar 1000% só para chegarem ao seu valor extra-balanço. Os 7% são para inglês ver.
Tens muitos catálogos, mesmo em Portugal, e já te disse que não há nenhum que tenha 10x os preços dos outros.
A questão é precisamente essa. Existem n catálogos com preços à volta de X, e a lista da Fórum, com preços à volta de 10X (varia) para avaliação dos selos atribuídos aos "investidores".
Quem diz que os selos estão sobrevalorizados és tu.
Errado. Sou eu, o Financial Times, a OCU, o www.filateliadigital.com, e mais umas dezenas de filatelistas por essa net fora, e provavelmente centenas/milhares por esse mundo fora.
E existe prova de que eles estão artificialmente valorizados. Basta comprares uma série Europa a preços de mercado, e depois tentares ir vende-la à Fórum Filatélico. Não te a compram. Eles não estão interessados em comprar selos, aqueles preços são só para o "esquema".
Tu não percebes de selos mas percebes de contabilidade e sabes que uma empresa a fazer isso nem um ano durava...
Ainda não percebeste que os 10X só servem um objectivo: ter um activo que vai sendo valorizado INDEPENDENTEMENTE da realidade. Os 10X só são usados dentro do Esquema. Os 10X só mostram que tudo aquilo é uma fraude. Os 10X também fazem com que a empresa tenha apenas 10% (se tanto) de custos a fornecer os selos para os novos entrantes, ficando com o resto do dinheiro para gastar como quiser.
Vou rebatendo os teus argumentos até acabar a colecção...
Eu penso que tu ainda não compreendeste o esquema, por isso nem sabes bem o que estás a rebater. A questão da valorização anual dos selos já se tornou completamente irrelevante, a partir do momento em que os selos da Fórum Filatélico são comuns, abundantes, e valem pelo menos 10X menos do que o preço a que eles os atribuem ao cliente com garantia de recompra a 7% acima. Isso prova que o esquema vive de outro sistema. Esse sistema, obviamente, é uma Dona Branca/Ponzi em que uns são pagos com a entrada de capital dos outros. A provar isso está a insolvência do sistema - JÁ NÃO EXISTEM ACTIVOS SUFICIENTES PARA FAZER FACE AO PASSIVO DO SISTEMA. Como em todas as pirâmides, diga-se.
Recomendo-te que leias o meu artigo, vais talvez compreender melhor:
http://www.******.com/artigo.php?id=303
Entendo que não tens ligação nenhuma à Afinsa. Entendo também que este esquema representa o limite de aproximação ao "real" que um esquema de Ponzi pode atingir (ao entregar taxas tão próximas das reais). Entendo que és filatelista e achas que os selos se valorizam os 7% ou mais, dando ainda maior credibilidade ao esquema.
Porém, olha para os argumentos NÃO Filatélicos, e vais compreender tudo "de repente".
Re
Incognitus Escreveu:Acontece que novos dados, vindos do Financial Times, indicam que de facto NÃO são viáveis (pelos vistos não leste nem o meu artigo, nem o do Financial Times).
Eu rebati o artigo do FT e disse que o tipo não fazia a mínima ideia do que estava a falar pois não percebia nada de selos.
Tal como tu...
Incognitus Escreveu:Basta olhar para as responsabilidades extra-balanço e para a situação líquida das empresas em questão.
Tu próprio concordaste que contabilisticamente nem os selos "propriedade dos investidores" nem "a recompra" pode aparecer no Balanço.
Portanto não me venhas outra vez com essa...
Eu já te demonstrei que isso só teria problema se, na realidade e ao fim de um ano, as séries de selos não se valorizassem mais do que os 7%.
E também te demonstrei que essa valorização é historicamente real.
E quando digo "historicamente" fui começar a história em 1940 ou seja 30 anos antes de aparecerem essas empresas.
Incognitus Escreveu:Quanto aos selos estarem sobrevalorizados nos preços assumidos por estas empresas, é uma conclusão de um organismo de defesa do consumidor espanhol, bem como de inúmeros filatelistas.
Leste 2 artigos... continuas a não perceber nada de preços de selos.
Sobre este ponto nem vou discutir contigo.
Tens muitos catálogos, mesmo em Portugal, e já te disse que não há nenhum que tenha 10x os preços dos outros.
Incognitus Escreveu:Uma vez que os selos estão sobrevalorizados, a discussão da rendibilidade é irrelevante, pois a rendibilidade real para tornar a coisa viável teria que ser MUITO mais elevada.
Quem diz que os selos estão sobrevalorizados és tu.
Temos que discutir 2 aspectos:
- Um coleccionador pode consultar muitos catálogos e nunca compraria um selo por 10X.
Para fazer uma colecção é preciso muita paciência e ele esperaria por outra oferta.
Também estás confundido neste ponto pois a Afinsa garante a recompra no mercado filatélico ao mesmo preço a que vendeu.
- Para o investidor, já te expliquei, que isso é indiferente. Ele recebe 7% do valor investido e na maior parte das vezes nem lhe interessa saber em que está investido.
E já te demonstrei que sobrevalorizar as séries 10X seria uma estupidez...
Mas como parece que não percebeste este ponto eu vou-te fazer as continhas:
-A empresa compra as séries por X e paga X.
-A empresa vende as séries por 10X e recebe 10X.
-Em balanço, e abstraindo-nos de outras despesas, apresenta um lucro de 9X.
-No ano seguinte ela recompra as séries por 10X e paga 0,07x10X ou seja pagaria 0,7X.
-Por outro lado existiria uma valorização da mercadoria de 7% e a reavaliavação desses activos colocava-os no Balanço a 1,07X.
-Em balanço ficaria a perder 0,7X e a ganhar 0,07X.
-Ou seja num único ano perderia 63% do valor das vendas.
Incognitus Escreveu:Pessoalmente não tenho dúvidas, É UMA FRAUDE, e está bem explicada tanto no meu artigo (http://www.******.com/artigo.php?id=303 ) como no artigo do Financial Times (http://www.******.com/forum/viewtopic.php?t=2727 ).
O FT li, o teu artigo não li.
Resta saber se no final desta discussão não terás mudado de opinião.
Sei que és muito teimoso mas eu sou coleccionador e, como disse atrás, um coleccionador tem muita paciência.
Vou rebatendo os teus argumentos até acabar a colecção...
Um abraço,
JAS
É um erro pensarmos que um crescimento de vendas, ou de clientes, implica necessáriamente um esquema fraudulento de pirâmide.
Isso também acontece às empresas que prestam um bom serviço...
Só que as empresas que prestam um bom serviço não vão acumulando responsabilidades extra-balanço que ultrapassam em muito a sua situação líquida, nem prometem taxas de juro acima das do mercado monetário "sem risco".
Uma outra coisa, fazes ideia das comissões pagas aos vendedores da Afinsa e do Fórum Filatélico?
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Burbano, GamesOver, Google [Bot], icemetal, iniciado1, IX Hispana, laszlito, Lisboa_Casino, m-m, malakas, Mavericks7, mjcsreis, Mr.Warrior, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, Phil2014, SerCyc, Simplório, traderh, VALHALLA e 180 visitantes