Post de António Silva- O melhor de Bolsa : Tóquio
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Post de António Silva- O melhor de Bolsa : Tóquio
Este post é da autoria de António Silva que por alguma razão bizarra diz não conseguir postar os ditos cujos (mas pelo que percebi hoje se fartou de postar coisas também bizarras)
Não sei qual é a fonte da análise, estou a colocar o post em vez dele.
Bolsa : Tóquio
Code ISIN : JP3870000001
Cotação : 5600 JPY
Máx./mín. 12 meses : 8250 / 5550 JPY
Rendimento nos últimos 12 meses : -28 %
Beta : 0.63
Volatilidade : 24.31 %
Número de acções : 47 076 000
MABUCHI MOTOR
Criada em 1954, a empresa japonesa Mabuchi Motor vende produtos presentes no quotidiano de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Com efeito, a Mabuchi é o líder mundial na produção de pequenos motores eléctricos, necessários ao funcionamento de um vasto número de produtos, como os aspiradores ou os frigoríficos. As suas técnicas de produção avançadas e a forte presença na Ásia deverão ajudá-la a beneficiar do boom económico na China.
Pequena aula de física
A Mabuchi produz pequenos motores eléctricos, os conversores electromecânicos, que transformam a energia eléctrica em energia mecânica e que cabem na palma da mão. De uma forma simplificada, podemos classificar estes motores em quatro (grandes) domínios de aplicação: equipamentos audiovisuais (leitores de DVD,…), automóvel (limpa vidros, fecho centralizado,…), equipamentos informáticos e de escritório (impressoras, fotocopiadoras,…) e electrodomésticos (escovas de dentes eléctricas, aspiradores, …). O ponto comum entre todos estes aparelhos é o movimento mecânico do qual depende o seu funcionamento, um movimento que não seria possível sem um pequeno motor eléctrico. Caso não saiba, o funcionamento de um motor eléctrico baseia-se num princípio da física bastante conhecido: o magnetismo. Se, enquanto criança, brincou com ímans, de certo saberá a lei fundamental que diz que as cargas opostas se atraem e as cargas idênticas se repelem. São estas mesmas cargas magnéticas que, no interior de um motor eléctrico, conduzem a movimentos de rotação, tendo como resultado um vidro que se abre, um telemóvel que vibra ou uma máquina fotográfica que foca um determinado objecto.
Presença geográfica diversificada
Em 2003, cerca de 1,8 mil milhões de motores eléctricos sairão das cadeias de produção da Mabuchi, cerca de 57 motores por segundo!
Um volume impressionante que coloca a empresa na liderança mundial. A sua carteira de clientes é constituída principalmente pelos fabricantes de aparelhos electrónicos para o grande público e pelos produtores de componentes para automóveis. Entre eles, figuram empresas de elevado prestígio como a Eastman Kodak, a Hewlett-Packard, a Philips ou ainda o produtor de equipamentos para automóveis, Valeo. A Mabuchi, que estabeleceu o seu primeiro posto de venda fora do Japão em 1964, rapidamente chegou ao ponto em que se encontra actualmente, onde o Japão representa apenas 10% do seu volume de negócios. Desta forma, a Mabuchi estendeu a sua rede comercial não só na Europa (13% das vendas) e nos Estados Unidos (11%), mas sobretudo na zona da Ásia-Pacifico (66%, excluindo o Japão).
Aposta na China
A Mabuchi nutre um particular interesse pela China, devido às prósperas perspectivas económicas para aquele país. Assim, não é por acaso que 80% da sua capacidade produtiva está lá instalada. Com efeito, os custos de mão-de-obra na China estão entre os mais baratos do mundo, o que lhe permite fabricar os motores eléctricos em grande escala com baixos custos de produção. Isto permite-lhe também gerar margens de lucro líquido mais elevadas do que as apresentadas pela concorrência.
Pressão nos preços
Apesar de dominar o mercado dos pequenos motores eléctricos, a Mabuchi não deve ignorar algumas ameaças, das quais a mais importante de todas é, sem dúvida, a pressão sob os preços que surgiu após a entrada no mercado de vários fabricantes chineses que não hesitam em copiar os seus produtos. Com efeito, o mecanismo dos pequenos motores eléctricos baseia-se, como já referi, num princípio da física, que é conhecido por todos, o que torna esta tecnologia relativamente fácil de copiar. Para dar resposta a esta situação, a Mabuchi decidiu produzir em massa, de forma a compensar a descida dos preços. Porém, apesar de continuar a ser o maior produtor do mundo, a pressão sobre os preços, num período de recessão, provocou uma descida do volume de negócios e dos lucros. Felizmente, a empresa pode orgulhar-se de possuir uma situação financeira bastante sã que a ajuda a fazer face a qualquer abrandamento.
Conclusão
Apesar da actual pressão sobre os preços, a Mabuchi deverá, em opinião, continuar a confirmar o seu estatuto de líder. A sua experiência e a fiabilidade dos seus produtos são, por enquanto, trunfos que deverão provocar uma subida sustentada dos lucros. Desta forma, O objectivo de cotação situa-se nos 13.000 ienes (JPY). Pode comprar esta acção na Bolsa de Tóquio (código ISIN: JP3870000001) tendo, no entanto, presente que a Bolsa nipónica caracteriza-se pela prática de unidades de transacção, ou seja, condiciona a compra de acções por lotes, no caso da Mabuchi 100 acções. Dito de outra forma, à cotação e câmbios actuais, deverá dispor de cerca de 6.500 euros para que possa adquirir a tranche mínima de 100 acções.
Motores eléctricos
Bolsa de Tóquio – 5740,00 JPY
Risco: medio
O abrandamento que a actividade da Mabuchi atravessa actualmente não deverá perdurar. Além disso, a revisão dos lucros para este ano não coloca em causa as perspectivas de crescimento a mais longo prazo.
A Mabuchi Motor é líder mundial no fabrico de pequenos motores eléctricos necessários ao funcionamento de um leque alargado de produtos para o grande público.
O abrandamento da actividade da Mabuchi Motor continuou no segundo trimestre de 2005, com o volume de negócios a cair 10%, para os 23,3 mil milhões de ienes, face ao período homólogo de 2004. A derrocada da procura de motores para os leitores de CD, segmento no qual a empresa ocupa, tradicionalmente, um lugar importante, está na base deste mau desempenho. E, a curto prazo, esta descida da actividade não será compensada pelo aumento verificado na procura noutros segmentos, como os leitores de música digital. De resto, o aumento dos custos (nomeadamente, custos de lançamento de novos produtos), assim como a forte subida dos preços das matérias-primas, pesa igualmente nos resultados do grupo japonês.
Nestas condições, a administração foi obrigada a reduzir as suas previsões para o conjunto do exercício. Assim, estima agora que as vendas atinjam os 93 mil milhões de ienes, contra um objectivo inicial de 96 mil milhões. Do lado da rentabilidade, o lucro por acção esperado para este ano foi igualmente revisto em baixa para os 174,68 ienes. Contudo, em opinião, a Mabuchi possui os meios necessários para inverter esta tendência. O lançamento de novos produtos e a sua presença na China, país com forte crescimento económico, deverão, em opinião, permitir-lhe regressar ao crescimento da sua actividade. Por fim, lembram-se que a Mabuchi tem uma das melhores taxas de rentabilidade do sector.
Não sei qual é a fonte da análise, estou a colocar o post em vez dele.
Bolsa : Tóquio
Code ISIN : JP3870000001
Cotação : 5600 JPY
Máx./mín. 12 meses : 8250 / 5550 JPY
Rendimento nos últimos 12 meses : -28 %
Beta : 0.63
Volatilidade : 24.31 %
Número de acções : 47 076 000
MABUCHI MOTOR
Criada em 1954, a empresa japonesa Mabuchi Motor vende produtos presentes no quotidiano de milhões de pessoas pelo mundo inteiro. Com efeito, a Mabuchi é o líder mundial na produção de pequenos motores eléctricos, necessários ao funcionamento de um vasto número de produtos, como os aspiradores ou os frigoríficos. As suas técnicas de produção avançadas e a forte presença na Ásia deverão ajudá-la a beneficiar do boom económico na China.
Pequena aula de física
A Mabuchi produz pequenos motores eléctricos, os conversores electromecânicos, que transformam a energia eléctrica em energia mecânica e que cabem na palma da mão. De uma forma simplificada, podemos classificar estes motores em quatro (grandes) domínios de aplicação: equipamentos audiovisuais (leitores de DVD,…), automóvel (limpa vidros, fecho centralizado,…), equipamentos informáticos e de escritório (impressoras, fotocopiadoras,…) e electrodomésticos (escovas de dentes eléctricas, aspiradores, …). O ponto comum entre todos estes aparelhos é o movimento mecânico do qual depende o seu funcionamento, um movimento que não seria possível sem um pequeno motor eléctrico. Caso não saiba, o funcionamento de um motor eléctrico baseia-se num princípio da física bastante conhecido: o magnetismo. Se, enquanto criança, brincou com ímans, de certo saberá a lei fundamental que diz que as cargas opostas se atraem e as cargas idênticas se repelem. São estas mesmas cargas magnéticas que, no interior de um motor eléctrico, conduzem a movimentos de rotação, tendo como resultado um vidro que se abre, um telemóvel que vibra ou uma máquina fotográfica que foca um determinado objecto.
Presença geográfica diversificada
Em 2003, cerca de 1,8 mil milhões de motores eléctricos sairão das cadeias de produção da Mabuchi, cerca de 57 motores por segundo!
Um volume impressionante que coloca a empresa na liderança mundial. A sua carteira de clientes é constituída principalmente pelos fabricantes de aparelhos electrónicos para o grande público e pelos produtores de componentes para automóveis. Entre eles, figuram empresas de elevado prestígio como a Eastman Kodak, a Hewlett-Packard, a Philips ou ainda o produtor de equipamentos para automóveis, Valeo. A Mabuchi, que estabeleceu o seu primeiro posto de venda fora do Japão em 1964, rapidamente chegou ao ponto em que se encontra actualmente, onde o Japão representa apenas 10% do seu volume de negócios. Desta forma, a Mabuchi estendeu a sua rede comercial não só na Europa (13% das vendas) e nos Estados Unidos (11%), mas sobretudo na zona da Ásia-Pacifico (66%, excluindo o Japão).
Aposta na China
A Mabuchi nutre um particular interesse pela China, devido às prósperas perspectivas económicas para aquele país. Assim, não é por acaso que 80% da sua capacidade produtiva está lá instalada. Com efeito, os custos de mão-de-obra na China estão entre os mais baratos do mundo, o que lhe permite fabricar os motores eléctricos em grande escala com baixos custos de produção. Isto permite-lhe também gerar margens de lucro líquido mais elevadas do que as apresentadas pela concorrência.
Pressão nos preços
Apesar de dominar o mercado dos pequenos motores eléctricos, a Mabuchi não deve ignorar algumas ameaças, das quais a mais importante de todas é, sem dúvida, a pressão sob os preços que surgiu após a entrada no mercado de vários fabricantes chineses que não hesitam em copiar os seus produtos. Com efeito, o mecanismo dos pequenos motores eléctricos baseia-se, como já referi, num princípio da física, que é conhecido por todos, o que torna esta tecnologia relativamente fácil de copiar. Para dar resposta a esta situação, a Mabuchi decidiu produzir em massa, de forma a compensar a descida dos preços. Porém, apesar de continuar a ser o maior produtor do mundo, a pressão sobre os preços, num período de recessão, provocou uma descida do volume de negócios e dos lucros. Felizmente, a empresa pode orgulhar-se de possuir uma situação financeira bastante sã que a ajuda a fazer face a qualquer abrandamento.
Conclusão
Apesar da actual pressão sobre os preços, a Mabuchi deverá, em opinião, continuar a confirmar o seu estatuto de líder. A sua experiência e a fiabilidade dos seus produtos são, por enquanto, trunfos que deverão provocar uma subida sustentada dos lucros. Desta forma, O objectivo de cotação situa-se nos 13.000 ienes (JPY). Pode comprar esta acção na Bolsa de Tóquio (código ISIN: JP3870000001) tendo, no entanto, presente que a Bolsa nipónica caracteriza-se pela prática de unidades de transacção, ou seja, condiciona a compra de acções por lotes, no caso da Mabuchi 100 acções. Dito de outra forma, à cotação e câmbios actuais, deverá dispor de cerca de 6.500 euros para que possa adquirir a tranche mínima de 100 acções.
Motores eléctricos
Bolsa de Tóquio – 5740,00 JPY
Risco: medio
O abrandamento que a actividade da Mabuchi atravessa actualmente não deverá perdurar. Além disso, a revisão dos lucros para este ano não coloca em causa as perspectivas de crescimento a mais longo prazo.
A Mabuchi Motor é líder mundial no fabrico de pequenos motores eléctricos necessários ao funcionamento de um leque alargado de produtos para o grande público.
O abrandamento da actividade da Mabuchi Motor continuou no segundo trimestre de 2005, com o volume de negócios a cair 10%, para os 23,3 mil milhões de ienes, face ao período homólogo de 2004. A derrocada da procura de motores para os leitores de CD, segmento no qual a empresa ocupa, tradicionalmente, um lugar importante, está na base deste mau desempenho. E, a curto prazo, esta descida da actividade não será compensada pelo aumento verificado na procura noutros segmentos, como os leitores de música digital. De resto, o aumento dos custos (nomeadamente, custos de lançamento de novos produtos), assim como a forte subida dos preços das matérias-primas, pesa igualmente nos resultados do grupo japonês.
Nestas condições, a administração foi obrigada a reduzir as suas previsões para o conjunto do exercício. Assim, estima agora que as vendas atinjam os 93 mil milhões de ienes, contra um objectivo inicial de 96 mil milhões. Do lado da rentabilidade, o lucro por acção esperado para este ano foi igualmente revisto em baixa para os 174,68 ienes. Contudo, em opinião, a Mabuchi possui os meios necessários para inverter esta tendência. O lançamento de novos produtos e a sua presença na China, país com forte crescimento económico, deverão, em opinião, permitir-lhe regressar ao crescimento da sua actividade. Por fim, lembram-se que a Mabuchi tem uma das melhores taxas de rentabilidade do sector.
Editado pela última vez por Pata-Hari em 6/10/2005 18:55, num total de 1 vez.
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