Caldeirão da Bolsa

EFACEC - Ridiculo ...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Jameson » 30/9/2005 13:45

Touro Escreveu:Outra questão, e que também não pode ser desprezada, foi o sinal técnico dado após a quebra de uma consolidação com mais de um ano (quebra dos 2,5 EUR), e que acredito tenha levado muita gente a comprar, onde eu me incluo.

exacto

a quebra foi aqui comentada

EMPRESAS Publicado 30 Setembro 2005 13:33
Lucros da Efacec aumentam 55% no primeiro semestre
A Efacec anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre aumentaram 55%, para 3,9 milhões de euros.

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Efacec anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre aumentaram 55%, para 3,9 milhões de euros.

A empresa que está a ser alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) do Grupo José de Mello e da Têxtil Manuel Gonçalves subiu o volume de negócios em 19%, para 155 milhões de euros.

Os resultados operacionais subiram 6,1% para 5,1 milhões de euros e os resultados financeiros denotaram também uma melhoria, passando de 1,3 milhões para 600 mil euros negativos.

A Efacec, que no final do semestre tinha 1.915 trabalhadores, terminou o semestre com um passivo financeiro líquido de 59,3 milhões de euros, acima dos 64,3 milhões de euros do período homólogo.

Na primeira metade do ano as encomendas da empresa ascendiam a 174 milhões de euros, um valor que representa um crescimento de 11%.

As acções da Efacec seguia m nos 3,15 euros, igualando o valor oferecido na OPA.

Registado: 1/5/2005 20:31

por Ulisses Pereira » 29/9/2005 12:38

Duas questões, em relação a este tópico:

:arrow: Um dos posts teve que ser removido pela Administração pois o seu conteúdo incluia algumas acusações passíveis de processos judiciais.

:arrow: Small2004, o grande problema quando não vendes numa OPA é a dificuldade em depois conseguires vender as tuas acções. Compreendo o teu ponto de vista, mas eu jamais fico em carteira com acções que acabam por deixar de ser cotadas no mercado. O risco é demasiado elevado...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por SMALL2004 » 29/9/2005 11:39

Acho que a questão não é a quebra dos 2.50 ter levado à entrada de muitos investidores. eu tb entrei a 2.60 tendo vendido a 2.92. Tinha vendido a 2 euros porque achei que já tinha subido demais e só reentrei a 2.60!

A questão é que isto vem desde 1 euro a subir, sempre, sempre, sempre. E como é óbvio, os Mellos não decidiram comprar aquilo agora. Deve ter sido uma coisa combinada à 2 anos, quando começaram a ver que aquilo tinha pernas para andar. Portanto não há inside, o que houve foi um comprar contínuo de acções...sabendo eles que iam lançar tipo até 3.20 euros, foram comprando até esse valor, e lançaram o anúncio quando a cotação média dos últimos 6 meses estava 30% abaixo do valor. É a minha visão.

AGORA!!!!!! veremos se eles compram a 3.15 para venderem a 3.50 ou mais a algum espanhol. ISSO SIM, seria UM ROUBO aos pequenos investidores. Porque eu digo-vos, nem a 5 euros vendia as minhas acções da EFA. Para quê? Se está e vai continuar a crescer a bom ritmo?
cumprimentos,
SMALL,

Registado: 5/8/2005 11:27

por joaocosta » 28/9/2005 17:55

A questão não é tanto saber se houve ou não inside trading, será mais, quem é que foi responsável por ele ?

É preciso ser-se muito benevolente para acreditar que a subida se deveu ao sinal técnico.

Dá mais ideia de q o sinal técnico é q se deveu ao facto de alguem saber com antecedência o que ia aconteçer.

Registado: 29/3/2004 6:31

por heterocedastico » 28/9/2005 14:27

Sinceramente, parece-me normal. É normal que quem lança uma OPA deixe uma ordem gigante no mercado a esse valor (às vezes ligeiramente mais abaixo) para ir assegurando a compra daqueles que querem vender rapidamente e não esperar pela OPA.

Sim, também acho que é normal. Só queria chamar a atenção para quem ainda pensa ficar com as acções para ver o que dá, que vá contabilizando as execuções destas ordens que dão a entender que a opa potestativa poderá mesmo acontecer e que um preço maior poderá estar fora de hipóteses...

Registado: 8/5/2004 16:38

por Touro » 28/9/2005 13:03

Aqui há duas questões:

Uma é de facto a desconfiança de 'inside trading', e isso deve ser investigado para se apurar se houve ou não.

Outra questão, e que também não pode ser desprezada, foi o sinal técnico dado após a quebra de uma consolidação com mais de um ano (quebra dos 2,5 EUR), e que acredito tenha levado muita gente a comprar, onde eu me incluo.
Cumprimentos,
Touro

Registado: 5/11/2002 14:09

por Ulisses Pereira » 28/9/2005 12:47

O que também já começa a ser normal é a escalada fortíssima do preço das cotações antes do anúncio de uma OPA. É infelizmente normal e continuo a clamar para que se investiguem estas situações. Só quem for ingénuo não reconhece aqui um claro padrão de "inside trading". Neste caso, teve até o requinte da acção ir tocar o valor da OPA pouco antes do anúncio...

:roll:

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-efacec.GIF
forum-efacec.GIF (20.81 KiB) Visualizado 997 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

...

por cctrader » 28/9/2005 12:32

Concordo com o Ulisses, muito normal...
'You cannot beat a roulette table unless you steal money from it.'
http://tradingthecow.blogspot.com/

Registado: 27/8/2003 8:50

por Ulisses Pereira » 28/9/2005 12:20

Sinceramente, parece-me normal. É normal que quem lança uma OPA deixe uma ordem gigante no mercado a esse valor (às vezes ligeiramente mais abaixo) para ir assegurando a compra daqueles que querem vender rapidamente e não esperar pela OPA.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por heterocedastico » 28/9/2005 11:40

É mesmo The Mechanic...

E o curioso é que é só uma ordem.

Especulação: 4.908M representam aproximadamente 12% do capital da Efacec. Se os dois maiores accionistas conseguirem chegar a acordo com os restantes grandes accionistas sobram os 20% do free float. Se conseguirem executar esta ordem e comprarem mais estes 12% perfaz um total de 92%. Com mais de 90% do capital o esultado é -> OPA Potestativa!

Registado: 8/5/2004 16:38

EFACEC - Ridiculo ...

por The Mechanic » 28/9/2005 11:26

...é o estado dos cof neste momento :

Compra a 3,15 - 4,925,301 :shock: :shock:
Venda a 3,16 - 493 :lol:

:lol: :lol: :lol:

É engraçado , não é ?!

É a piada do dia ...
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: 2Short4Profit, Abade19, Burbano, GamesOver, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, navaldoc, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, rtinto, VALHALLA, Xacal, ZC e 197 visitantes