Caldeirão da Bolsa

Mercado Americano Sem. 39

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por fproenca » 26/9/2005 21:14

fiódor Escreveu:Hoje parece que vai ser um dia interessante...
Depois de uma grande abertura parece faltar a força e já começaram a marinar um pouco, a ver vamos onde vão fechar...
Penso que o fecho de hoje vai ser importante para a direcção das próximas sessões.

PS: Puxei o mesmo tópico uma vez que o FProença disse e com razão que não havia necessidade de criar um por semana. portanto este passa a ser sema 39/40
:lol:

Cumps
Fiódor

Obrigado Fiodor por puxares, como recebi o email (está ligado ao Caldeirão) também concordo com esta semana ser a 39/40 senão saturamos o Caldeirão.

Já agora aproveito para dizer algo sobre o dia de hoje, por acaso até o achei interessante porque tive duas informações, com a subida inicial tive mais uma vez a informação que o Down Jones irá pelo menos aos 10600, estamoa a falar de valores próximos do máximo anual (quem diria ser eu a dizer isto! :mrgreen: ) e tenho a informação desse valor já nos próximos 5 dias mas eu pessoalmente não acredito que seja tão rápido, más é o que me dá ...

Com a queda subsequente tivemos a informação que antes dessa subida ainda vai novamente aos minimos deste mês nos próximos 3 dias e nas próximas 11 semanas vamos ao minimos de julho ou seja para recta final do mês de dezembro

Conclusão: as informações resultam de cálculos que podem falhar, mas que têm funcionado mais ou menos, de uma coisa eu tenho quase a certeza, a volatidade está longe de abrandar e se formos como disse até perto dos máximos e até ao final do ano até minimos d ejulho será a prova de que a volatidade dos mercados anda muito elevada o que dá para "limpar" muitas carteiras a quem não confia no que está a fazer

Abraço
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por fiódor » 26/9/2005 17:17

Hoje parece que vai ser um dia interessante...
Depois de uma grande abertura parece faltar a força e já começaram a marinar um pouco, a ver vamos onde vão fechar...
Penso que o fecho de hoje vai ser importante para a direcção das próximas sessões.

PS: Puxei o mesmo tópico uma vez que o FProença disse e com razão que não havia necessidade de criar um por semana. portanto este passa a ser sema 39/40
:lol:

Cumps

Fiódor

Registado: 11/9/2004 15:25

Perspectivas.......

por Vicente » 23/9/2005 20:54

Boas, o dia de hoje não trouxe nada de novo apenas, mais um dia muito calmo,mas que no fundo acaba por ter uma significancia extrema, isto porque´o mercado não pode cair sem respirar e o respiro quanto a mim foi feito no dia de ontem e no de hoje, ou seja este dia serviu para abrir short´s ou apenas para fechar longos do pessoal mais atrasado.

Espero que as quedas comecem já na Segunda Feira, por tarem reunidas todas as condições necessárias para tal.

BOM FIM DE SEMANA.
VICENTE

Registado: 2/6/2005 18:39

por fproenca » 23/9/2005 13:00

Ao bocado deixei um post mas não dei grands explicações, agora tenho um pouco mais de tempo mas vou ser breve.

"Ridiculo" ou não o que é facto é que continuou a cair e só a meio da tarde de ontem é que inverteu, ainda é prematuro afirmar que vamos voltar às subidas, mas é um facto que os mercados reagiram positivamente aos seus suportes o Dow +- 10350, o Composite +- 2100 (já falados acima), NDX +-1550, o SPX é que me parece ter um pouco mais de espaço para cair até aos 1200.

Pra analizar o intraday nada melhor que o Dow Jones, é pena que se fale pouco deste indice por aqui quando a maioria dos analiastas Americanos têm como referência intraday este indice, principalmente os daytrades e sendo muito procurado os futuros (YM) por serem os de menor risco, e também é para variar um pouco :wink:

Como se pode ver, reagiu nos minimos de agosto, mas é prematura entrar já longo, até porque basta uma noticia negativa tipo que o furacão "Rita" provocou mais estragos do que o previsto para isto descambar para a tal possibilidade que eu apelidei acima de "ridicula", além disso é povável que venha novamnete testar os minimos d eontem para então retomar a subida, temso como exemplo o que acompetecu nos fins de agosto onde consolidou com uma retracção novamnete aos minimos.

Atenção aos investimentos em futuros, com esta volatidade é complicado segurar perdas é dificil aguentar tamanha pressão mesmo quando se tem ideia da orientação do mercado.

Cps
Anexos
0.GIF
0.GIF (30.92 KiB) Visualizado 1239 vezes
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Perspectivas.....

por Vicente » 23/9/2005 10:17

Boas amigos e camaradas, deí cá um salto só para dizer que inverto a posição longa aberta nos 27 no Futuro do S&P para uma posição curta nos 20 portanto desta vez levei com 7 pontos de prejuizo, o que não é grande coisa, mas não deixa de ser desagradavel, afinal ninguem gosta de perder, mas enfim c`est la vie como dizem nuestros hermanos Franceses !!!

BONS NEGÓCIOS.
VICENTE

por fproenca » 23/9/2005 9:35

É verdade leprechaun, por fala de tempo snão pude vir cá, de facto reagiu bem, mas ainda pode voltar novamente um pouco atrás para depois subir.

Por acaso, com a sessão de ontem fiquei com ideia que o SPX irá brevemente testar os 1230 o Composite os 2140 e o Dow os 10600, isto não pode estar sempre a cair :mrgreen:

Cps

Wrong! Long... and strong! :-)

por leprechaun » 23/9/2005 3:59

fproenca Escreveu:Não me supreenderia uma abertura em Gap Down e desta vez sem fecho do mesmo (talvez numa futura oportunidade) e queda até mais ou menos ao valor acima proposto ou mínimos de Julho (2039), uma coisa é certa entrar longo nesta altura é um erro que se pode pagar bem caro.

Mas longo foi o sinal que os índices deram, ó Proença sem avença! :lol:

A reacção positiva do S&P aos 1205 pontos, de que o Nichols falou, e que representavam também o 1º suporte intraday (1206), catapultou o índice 11,5 pontos acima, até cerca da 1ª resistência intraday (1218), com o fecho a dar-se praticamente no Pivot point (1214). Eis como o S&P se portou muito bem hoje. Mal posso esperar o dia em que me inicie na negociação dos E-mini, que isto do DAX é um mero aperitivo. Ah, e o Nikkei também, claro. S&P is the REAL thing, if you know what I mean! :P

Agora, temos caminho aberto até aos 1225-27, e parece-me que ele chega mesmo lá. Mais do que isso já será pedir muito, mas quem sabe... Acima dos 1244 nos futuros, está retomado o Bull... hmm, mas aposto mais no Sul...

Já agora, uma informação importante para quem segue o DAX é que a quebra sustentada dos 4893 nos futuros - 4869 no cash - pode indiciar uma mudança de tendência, isto é, ficamos de novo Bull e abandonamos o Sul! Ora o fecho foi muito perto dessa marca, 4890, e o máximo situou-se mesmo acima, nos 4897. Logo, com a arrancada final dos States, é agora muito provável que o DAX sprint de novo para desespero dos short... uma vez mais!!! :!: E sabemos bem o que isto pode significar para o índice alemão, que recuou muito acentuadamente esta semana. Yeah, é o fenómeno iô-iô! Depois do abate dos TW call - foram 4, desde os 4925 aos 4850 - talvez se siga a morte de alguns put, se bem que o mais próximo ainda se situe uns 2% acima do fecho de hoje, nos 4950. Mas veremos o que sucede... se ele responde ao que se lhe pede! 8-)

Por fim, e para quem dá demasiada importância, a meu ver, às notícias e outros fait-divers, convém não esquecer que elas funcionam como pau de dois bicos: quando se confirmam certas expectativas, talvez quem apostou nelas lucre, mas se as mesmas são desvalorizadas então o prejuízo pode estar na mira. E convém nunca esquecer que mais importante do que os factos - políticos, económicos ou outros - é a reacção do mercado a tais eventos, sejam eles aparentemente bull ou bear.

Em suma, Bull no curto prazo e Bear no médio, é assim que se posiciona este gnomito nédio!

Quem o lê, morre de tédio... ;)

Rui leprechaun

(...e queixa-se de tanto assédio! :))

PS: E cá estou noutra noite sem sono... this is TOO MUCH exciting, pal! Yeah, a perspectiva de arrecadar mais uns bons lucros dá energia redobrada, triplicada, quadruplicada... é estudar e mais nada! Há tempo de sobra para dormir no fim de semana, ao sol, de papo pró ar... com mais lucros a sonhar! :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por fproenca » 22/9/2005 13:25

fproenca Escreveu:Certamente neste momento os Bull’s por terem insistido nas posições longas estão com o orgulho “ferido” e procuram vingança aos Bear’s, penso que irão ter essa oportunidade nos próximos dias, a continuação da queda nestes níveis atiraria o Composite para mais ou menos 2060, isso seria um valor ridículo para já, daí que o mais certo é a consolidação da queda até mais ou menos os 2135 tanto mais que a queda semanal já vai nos 2.49%.

Venho aqui apenas para alertar que face ao futuros estarem negativos o o mercado Europeu estar a reagir negativamente às quedas de ontem nos EUA, poderemos passar à tal fase que eu apelidei de "ridiculo", se calhar não tem nada assim tão "ridiculo" o VIX subiu muito e quando o indice de volatidade cresce estas possibilidades "anormais" são frequentes.

Não me supreenderia uma abertura em Gap Down e desta vez sem fecho do mesmo (talvez numa futura oportunidade) e queda até mais ou menos ao valor acima proposto ou minimos de julho (2039), uma coisa é certa entrar longo nesta altura é um erro que se pode pagar bem caro.

Abraço

Perspectivas.........

por Vicente » 21/9/2005 21:30

Boas noites camaradas e amigos, mais um dia acabou e desta feita o mercado não me "obedeceu" sim porque alonguei ontem no fecho como sabem a 27 no Futuro do S&P e assim continuo e continuarei até prova em contrário, dada pelo mercado, claro.

BONS NEGÓCIOS.
VICENTE

por fproenca » 21/9/2005 21:02

fproenca Escreveu:Mais de perto, no gráfico de 60 minutos verificamos que as sessões do dia 15, 16 e 19 foram de consolidação da queda (circulo), se tomarmos a sessão de hoje como quebra dessa consolidação então teremos uma bandeira de baixa que projecta a queda até mais ou menos 2120 que na realidade seria teste aos minimos de agosto (2111.9)

Esta última parece-me ser a mais plusível, no entanto a abertura de amanhã deverá ser positiva para aliviar um pouco a queda de hoje, se acontecer esta última possibilidade então finalmente o mercado parte para os minimos de julho com relativa facilidade.
Para não estar sempre a "chatear", esta minha opinião já fica por uns dias, a não ser que veja os meus "planos" alterados.

Conforme o meu último post afinal vim cá não porque os meus “planos” foram alterados mas sim porque foram exactamente cumpridos, não só pelo teste dos mínimos de Agosto nos 2111.9 como reacção positiva nesses valores.

Tal como manifestei várias vezes que uma queda nos valores que estavam, seria violenta e rápida, só lamento eu não ter aproveitado a queda de ontem e de hoje por impossibilidade de negociar por força maior.

Certamente neste momento os Bull’s por terem insistido nas posições longas estão com o orgulho “ferido” e procuram vingança aos Bear’s, penso que irão ter essa oportunidade nos próximos dias, a continuação da queda nestes níveis atiraria o Composite para mais ou menos 2060, isso seria um valor ridículo para já, daí que o mais certo é a consolidação da queda até mais ou menos os 2135 tanto mais que a queda semanal já vai nos 2.49%.

O mais provável é essa possibilidade no entanto fico com uma dúvida e se o mercado consolida lateralizando em vez de subir ? Isso é uma outra possibilidade que atendendo aos recentes movimentos não deverá acontecer, mas que deixa dúvidas a quem queira entrar longo para aproveitar uma eventual retracção, o mercado decidirá.

Em relação ao médio prazo, continuo com mesma opinião, a queda deverá prolongar-se até mínimos de Julho após breve consolidação, o mercado tem de reequilibrar as “forças” entre a oferta e a procura, continuo com opinião que o mês de Julho a força foi demasiadamente compradora e a subida foi exagerada, para mim actualmente o mercado apenas está a corrigir esse “erro”, depois de testar os mínimos de Julho será altura de “rever” opinão.

Acrescento que é curioso que o Composite já quebrou os mínimos de gosto e o SPX não, por outro lado a tal LT rosa que falei no último post também já quebrou no Composite e não no SPX, isto pode querer dizer alguma coisa no futuro, vale a pena ir acompanhando estes dois indices e ir comparando.

Longo prazo, há muito que venho insistindo numa recta final do ano em quedas, eu não quero ser alarmante até porque para mim só me interessa o curto prazo, mas confesso que os mínimos de Maio (1900 no Composite) são para mim um alvo neste ano ou inicio do próximo ano, mas é como já disse não passa de opinião com pouca fundamentação.

Cumprimentos
FP

Nota: a ideia do tópico semanal era procurar recolher várias opiniões fundamentadas (importante) e diversificadas num único tópico, devido à reduzida participação se calhar não vale a pena abrir um tópico por semana.
Anexos
0.GIF
0.GIF (39.44 KiB) Visualizado 1492 vezes

por fig » 21/9/2005 18:45

Para quem puder estamos num optimo ponto de reforço de posições longas :wink:

Registado: 5/11/2002 1:51

por fig » 21/9/2005 15:13

Bem o mercado trocou-me as voltas...., vamos esperar por uma recuperação para fechar as posições e inverter, pode ser que ainda feche onde abriu...vamos aguardar serenamente e com sangue frio :wink:

por Nasdaq » 21/9/2005 0:28

Olá Vicente,

Confesso que hoje deu-me para carregar numa serie de indicadores.
Por norma apenas tento focalizar a minha atenção em tres: MACD, DMI e Williams.

Em relação a médias móveis gosto de olhar para elas e utilizo as mesmas para tentar averiguar a tendencia primaria do mercado.

No que diz respeito a esta situação em particular, jamais poderei ignorar uma quebra de lta e um conjunto de sinais fornecidos pelos tres indicadores acima mencionados.
O gráfico releva-nos ainda um máximo relativo inferior ao anterior e a cotação da MA20 já abaixo da MA50.

Quanto mais simples melhor .. concordo

Deixar os gráficos de lado .. discordo

Um abraço

p.s. Obrigado pelo seu comentário

Registado: 10/12/2004 20:14

Para Nasdaq...

por Vicente » 20/9/2005 22:38

Caro amigo Nasdaq, depois de ler a sua opinião sobre o curto prazo dos mercados, senti-me quase que obrigado a escrever umas palavrinhas sobre aquilo que lí, ou seja vejo que analisa o mercado exactamente da mesma forma que a multidão e assim garanto-lhe e segundo a minha longa experiencia que será um pouco dificil triunfar de uma forma consistente neste dificil mundo, que são os mercados financeiros, temos de aprender a ser diferentes de todos, temos de agir em 80% dos casos em situação contrária à multidão, temos de ver o mercado de uma forma muito simples, sem grandes tretas de indicadores, etc etc.

Olhe eu vou-lhe ser sincero, o meu sucesso só começou a aparecer depois que deixei a AT de lado e consequentemente deixei tambem os gráficos completamente de lado, nem vê-los, repito nem vê-los apenas uma simples folha de Excell e cotações de fim de dia, mais nada.

P.S.Longo no Futuro do S&P a 27.

BONS NEGÓCIOS.
VICENTE

por fig » 20/9/2005 22:10

Bem por esta não esperava hoje :?: ..., caímos 5 pontos :evil: , mas nada de especial mantemos as posições longas sem receio... :lol:
Para amanhã a abertura será flat para depois saltar forte poderemos ir aos 1235...., vamos ver como abrirmos :wink:

PS: ja temos muitos pontos em carteira por isso estes 5 não fazem mossa :mrgreen:

por Nasdaq » 20/9/2005 21:19

Olá,

Na minha opinião o mercado transmitiu hoje um sinal bearish de curto prazo.

A quebra da lta de médio prazo, a quebra da MA20, a passagem para o intervalo inferior da banda de bollinger, a passagem do MACD Hist. para terreno negativo, entre outros...

Desta forma acredito que o NDX irá testar os 1550 no curto prazo.

Abraços

Perspectivas....

por Vicente » 20/9/2005 20:22

Mais um dia de loucos nos mercados mundiaís, pois bem quando a mim acho que este recuo nas Americas deve ser aproveitado para alongar no fecho de hoje, com a finalidade de fechar ou amanhã ou nos próximos dias e isto sem hesitações !!!!

BONS NEGÓCIOS.
VICENTE.

por fig » 20/9/2005 19:39

Aí estamos nós nos 1226, posições curtas fechadas (+8 pontos), posições abertas agora é só esperar... :wink:, pelas subidas de novo :)

por fig » 20/9/2005 14:39

A abertura é mesmo em alta, até mais alta que eu esperava logo é de fechar as posições longas abertas a 1228, aqui nos 1234 (+7pontos) e abrir posições curtas para fechar nos 1128/7 onde abriremos posições longas de novo...., que montanha russa este SPX :lol:

por fig » 19/9/2005 23:10

Tal como esperado o mercado foi aos 1228, e reagiu de imediato :P , estamos neste moemnto com posições longas e ja coms uns pontitos de lucro :lol:

Para amanhã espero uma abertura flat acima dos 1231, seguido de um deslize até aos 1227,ou seja devemos quebrar os minimos de hoje ligeiramente e depois encetar nova subida que poderá ir até aos 1239 :lol:

Para os mais arrojados que entraram hoje nos 1228, podem vender e shortar acima dos 1231 na abertura para recomprar nos 1227.5, sempre são +4 pontos de cada lado... :mrgreen:

por Nasdaq » 19/9/2005 22:43

Olá,

Primeiro que tudo tenho a dizer que continuo neutro em relação ao mercado.

Confesso que durante a sessão de hoje fiquei bastante inclinado para o lado bearish, mas depois olhei para o volume e imediatamente me apercebi que um sinal concreto dificilmente seria gerado com um volume como este.
Para finalizar tivemos uma última hora de trading que anulou todos os sinais bearish gerados até aqui.

Posto isto nada mais me resta acrescentar.

Neutro

Abraços

Perspectivas.....

por Vicente » 19/9/2005 21:59

Boas amigos e camaradas, depois deste recuo esperado dos mercados no dia de hoje, fico sem ter previsões concretas para o dia de amanhã, preciso ser honesto e dizer: não sei o que vai acontecer amanhã de concreto, há dias em que chego a esta hora e tenho o plano já organizado para o dia seguinte, ms hoje isso não aconteceu, portanto inclino-me maís para o lado das subidas mas não passa apenas de uma pequena inclinação ou pequeno sentimento.

Portanto saltei fora do mercado e fico de fora até ter sinais mais concretos sobre a vontade do mercado.

BONS NEGÓCIOS.
VICENTE

por fproenca » 19/9/2005 21:24

N asexta antes de abrir o mercado já tinha deixado opinião e [url]http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/viewtopic.php?t=43024&start=25 gráficos[/url] pelo que deixo reprodução para dar continuidade

fproenca Escreveu:Apesar de ter dixado ontem mensagem após fecho dos EUA, hoje volto a colocar outra ainda antes da abertura dos mercados Americanos é só para vos alertar que tal como disse ontem e onteontem, o mercado hoje deverá subir ou leteralizar, relembro que disse ontem que hoje é fecho dos futuros.

O meu alerta é apenas para que se evitem euforias com a eventual subida, ainda admito possibilidade de ir à LT verde, mas temo que não passe disso e que a queda subsequente será tão rápida quanto foram as últimas, a tomada de posições longas constitui actualmente um grande perigo e o mercado "gosta" de "pregar" partidas aos menos atentos.

Eu estou à vontade para falar porque como sabem saí da posição curta onteontem, admito que estive a pensar em entrar longo hoje para aproveitar eventual rebound, mas depois de ver aquela LT vermelha tão perto de quebrar perdi o "apetite" de arriscar.

Não estou aqui para aconselhar ninguém porque eu nunca sei nada, o mercado é soberano e é quem manda, sempre foi meu lema respeitar as opiniões dos outros, apenas espero que olhem pera o meu gráfico diário e tirem as vossas conclusões, eu deixei o Composite em vez do SPX porque neste a queda parece mais evidente e os 2120 estão ali ao virar da esquina e certamente vai lá para a próxima semana, a partir daí só os minimos de julho seguram as quedas :wink:

Hoje vai ser daqueles dias que mesmo com o mercado a subir eu não vou ter remorços de ter visto antecipadamente a subida e não ter aproveitado, há riscos e riscos.

Abraço

Nota: Este comentário já está actualizado para a próxima semana :mrgreen:

De facto o mercado subiu, e tal como suspeitava "pregou" a partida ao hoje anular toda a subida, fica a questão e os próximos dias ?

Para ser sincero tenho dúvidas porque tenho explicação para as duas direcções:

- O Nasdaq está dentro de um triangulo no gráfico diário limitado pela LT verde em cima e em baixo a LT rosa, por sua vez a última subida foi cerca de 50% de retracção da queda e voltou a cair, ou seja, dá aimpressão que vai andar dentro desse triangulo até romper por um dos lados.

Se romper para cima não só teremos novos máximos anuais como a subida seria algo anormal devido à forte inclinação, seria uma loucura, mas tudo é possivel.

Se quebrar a LT rosa o mais certo é cair pelo menos até à zona dos minimos de julho (2050)

Mais de perto, no gráfico de 60 minutos verificamos que as sessões do dia 15, 16 e 19 foram de consolidação da queda (circulo), se tomarmos a sessão de hoje como quebra dessa consolidação então teremos uma bandeira de baixa que projecta a queda até mais ou menos 2120 que na realidade seria teste aos minimos de agosto (2111.9)

Esta última parece-me ser a mais plusível, no entanto a abertura de amanhã deverá ser positiva para aliviar um pouco a queda de hoje, se acontecer esta última possibilidade então finalmente o mercado parte para os minimos de julho com relativa facilidade.

Para não estar sempre a "chatear", esta minha opinião já fica por uns dias, a não ser que veja os meus "planos" alterados.

Cumprimentos
Anexos
0.GIF
0.GIF (39.17 KiB) Visualizado 1984 vezes

por Ulisses Pereira » 19/9/2005 17:18

Fig, volto a relembrar-te que é essencial que no caldeirão se justifiquem as opiniões, caso contrário os posts deixam de fazer sentido.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por fig » 19/9/2005 16:55

Depois ter shortado a 1235, vejo que as quedas não querem continuar, logo aconselho a fechar posições curtas e abrir longas sem medo no fecho, pois devemos fechar perto dos minimos abaixo dos 1228 (serão +7 pontos).

Atenção estão a cozinhar uma forte move em alta :lol:

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, Berganza, bpcolaco, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Kooc, m-m, machadosoares31, paul_invest, PAULOJOAO, Pmart 1 e 431 visitantes