Caldeirão da Bolsa

Sonae aprova «spin-off» da indústria

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

sonae

por Clinico » 26/9/2005 22:21

Então isto quer dizer que quem tem sonaes sgps, irá receber automaticamente acções da sonae 3p na altura do spin off. Certo?
Desculpem lá chegar atrasado a esta discussão mas só cheguei agora a casa...
Só um á parte, gostei do fecho hoje da sonae sgps... isto promete...
Abraço
Clinico

Registado: 1/6/2003 0:13

por jotabil » 26/9/2005 18:18

Esclarecido Caro triunviratista.....e quando sucederá...provavelmente..para o final do ano?

cumps
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por MarcoAntonio » 26/9/2005 18:13

Sim, é feito de forma automática (tal como os Split's).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

comentário

por jotabil » 26/9/2005 18:07

Entendi a boa explicação tanto do mecanic como do ilustre herói grego assim como as dúvidas bem expostas do bolas.
Faço ainda uma pergunta......o spin off da sonae SGPS é feito de uma forma automática quando suceder.....isto é....se eu detiver uma posição de 1000 acçoes SON AE depois de spin tenho esse número de acções (a 0.99...eventualmente) mais o número de acções Sonae 3p resultantes do factor de conversão definido?
A operação é feita de forma automática ou necessita de ser expressa pelo detentos das acções Son SGPS?

cumps.
Se naufragares no meio do mar,toma desde logo, duas resoluções:- Uma primeira é manteres-te à tona; - Uma segunda é nadar para terra;
Sun Tzu

Registado: 7/11/2002 0:00

por GAB » 26/9/2005 18:03

Viva

Bolinhas mercado não dá BORLAS

Esse tipo de estratégia é pouco interessante pois como disse nada de vantajoso tem;( não esquecer comissoes de compra e venda )

EVIDENTEMENTE que tudo depende do sentido que tiver a sonae IND , ou seja depois de acontecer o spin off tudo dependo como activos variarem.

NO MOMENTO DO SPIN_OFF mercado não dá BORLAS;

Fica imagem:
Anexos
Son+SONIND.PNG
Son+SONIND.PNG (3.6 KiB) Visualizado 1080 vezes
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por MarcoAntonio » 26/9/2005 17:31

Bolinha,

tu podes fazer algo que vai de encontro ao que pretendes (pelo que percebi, tu preferes ficar só com acções Sonae SGPS).

A certa altura referias:

Mas a questão é, se o título vai para os 0,99, porquê é que não vendo agora a 1,36 e compro depois a 0,99 ?

e ainda

E prefiro muito mais ser detentor únicamente de acções da SGPS, já que o valor unitário destes é bastante inferior e portanto os ganhos superiores (em comparação ao valor da Sonae.Industria, que eu também nunca segui, nem sei se é "boa" ou não).

Podes por exemplo pegar nas Sonae Industria que irás receber pelo spin-off, vende-las e com esse dinheiro comprar mais algumas Sonae SGPS.

Quanto à questão das valorizações, existe aí um equívoco da tua parte pois não tiras necessariamente benefício pelo facto da cotação estar mais baixa (como já foi explicado por diversos participantes). Na realidade até existem algumas desvantagens pois a negociação tende a ser mais difícil (acumulação de muitas ordens no mesmo centimo) e com custos associados superiores (o spread entre Bid/Ask sobe representando uma barreira à negociação e um custo superior).

O que acontece, é que com a mesma quantidade de dinheiro compro mais acções a 1 Euro, do que a 1,30 ou mesmo 5,00. E sendo assim, tenho mais acções, e consequentemente um maior ganho para a mesma variação. Já expliquei em cima.

Isto seria válido se as variações (relevantes) se dessem em termos absolutos, o que não é verdade, pois no mercado o que conta realmente é a variação em termos relativos (variação percentual).

Se uma acção está por exemplo a 2.00€ e faz um split para 2x1.00€, a partir desse momento não sobe 10 centimos com a mesma facilidade com que antes o fazia. Não, a partir desse momento em condições equiparáveis irá subir 5 centimos...

Se deténs 1.000 acções da acção a 2 euros ou 2.000 acções da acção a 1 euro, é indiferente.

Ganharás mais naquela que variar mais (em termos percentuais, a medida que realmente interessa e a que é utilizada em qualquer parte para comparar subidas de títulos a cotações diferentes).

De qq das formas, voltando ao início, pode prevalecer o teu desejo de ficares apenas com acções SON SGPS, basta que vendas as Industria que receberes e comprares mais algumas SON SGPS com o que vais receber dessa venda. Dependendo da corretora que utilizas (e/ou do numero de negocios qu executares), poderá ficar-te mais barato este processo do que venderes todas as SON SGPS para depois recomprares todas (com o mesmo capital) ao novo preço.

Ora, se apenas não queres deter Industria e queres manter o mesmo capital na SON SGPS então deves fazer o que sugeri...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Ulisses Pereira » 26/9/2005 17:01

Bolinha, vou dar-te um exemplo:

Tens uma acção cotada a 10 euros e faz um split de 2 para 1, ou seja, por cada acção que possuas recebes outra. Obviamente que a acotação ajustará para os 5 euros. Agora eu pergunto-te: Preferes ter uma acção das antigas cotada a 10 euros ou 2 acções das novas cotadas a 5 euros?

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por bolinha » 26/9/2005 16:18

Aprendiz de Feiticeiro Escreveu:Contudo 0,2 eur numa acção de 1 euro representa uma subida de 20% enquanto que os mesmos 0,2 euros numa acção de 5 euros representa uma subida de apenas 4 % estamos a comparar subidas completamente diferentes. Assim o lucro é menor ... estão a comparar subidas diferentes.

Exacto, e por isso ao meu ver convêm ter 100% do capital investido em acções de da Sonae.SGPS, pois a subida percentual é neste caso sempre superior, em comparação se tivermos uma parcela da Sonae Industria.
Alguns entendem-me. Outros não. Fico-me por aqui.

Registado: 26/7/2005 20:28

...

por The Mechanic » 26/9/2005 16:13

Doing :shock: ...

Boas,

He he

isto está giro

penso que o que o bolinha quer dizer é que se comprar uma acção a 1 € e ela subir 0,20 ganha 20% de lucro, e se tiver outra acção a 5,00 € e ela tbm subir os mesmos 0,20 o lucro é menor.

É isto

wolf,

Claro !

Ó Bolinha ...mas assim , a de 1 Euro subiu 20% (0,20 ) a de 5,00 subiu 4% (0,20) .
Se a de 5,00 Subisse 20% e a de 1 subisse 4% , ganhava mais na de 5,00 ... :|

Se ambas subissem 20% ganhavam ambas o mesmo ( uma vez que o dinheiro investido é o mesmo ...). :shock:
" Os que hesitam , são atropelados pela retaguarda" - Stendhal
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

http://theflyingmechanic.blogspot.com/

Registado: 16/12/2004 15:48

por Aprendiz de Feiticeiro » 26/9/2005 16:12

Quando respondi o Ulisses já tinha respondido acabamos por dizer a mesma coisa. :lol:
Há tanto para aprender que não há um minuto a perder.

Registado: 7/5/2004 13:17

por Aprendiz de Feiticeiro » 26/9/2005 16:10

Contudo 0,2 eur numa acção de 1 euro representa uma subida de 20% enquanto que os mesmos 0,2 euros numa acção de 5 euros representa uma subida de apenas 4 % estamos a comparar subidas completamente diferentes. Assim o lucro é menor ... estão a comparar subidas diferentes.
Há tanto para aprender que não há um minuto a perder.

Registado: 7/5/2004 13:17

por Ulisses Pereira » 26/9/2005 16:09

Mas as contas têm que ser feitas em relação aos 20% e não aos 0,2.

É o mesmo ter 1000 acções a 5 euros que se valorizem 20% do que ter 5000 acções a 1 euro que se valorizem 20%.

Nos mercados de capitais, é a variação percentual que
deve sempre ser tida em conta.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bolinha » 26/9/2005 16:03

wolfmen Escreveu:Boas,

He he :lol:

isto está giro

penso que o que o bolinha quer dizer é que se comprar uma acção a 1 € e ela subir 0,20 ganha 20% de lucro, e se tiver outra acção a 5,00 € e ela tbm subir os mesmos 0,20 o lucro é menor.

É isto :?:

wolf,

Claro !

por wolfmen » 26/9/2005 16:02

Boas,

He he :lol:

isto está giro

É isto :?:

wolf,

Registado: 14/12/2004 18:21

por Ulisses Pereira » 26/9/2005 15:58

Confesso que também não sei como explicar, sobretudo porque nesta altura já não estou a entender a dúvida...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Amigo Bolinha ...

por The Mechanic » 26/9/2005 15:54

... :( confesso que me venceu pelo cansaço... :cry: Já escrevi , mostrei contas e fiz desenhos :cry:

A sua " lógica " é destrutora de qualquer Dialética Platónica ...

Ulisses ...alguem ... :cry: :cry: eu...estou muito ... :oops: :cry: :cry:
"É óptimo não se exercer qualquer profissão, pois um homem livre não deve viver para servir outro "
- Aristoteles

Re: Está aqui ...

por bolinha » 26/9/2005 15:42

The Mechanic Escreveu:...uma boa conversa , está :lol: ...

Se eu tenho 1 acção que vale 5,000 euros e tenho 5,000 outras acções que valem 1 Euro e se der uma variação positiva de 10% nas duas , eu não ganho mais nas que valem 1 Euro do que o que ganho na que vale 5,000 Euros ... :roll:

O que acontece, é que com a mesma quantidade de dinheiro compro mais acções a 1 Euro, do que a 1,30 ou mesmo 5,00. E sendo assim, tenho mais acções, e consequentemente um maior ganho para a mesma variação. Já expliquei em cima.

Spin off

por fmrib » 26/9/2005 15:08

Alguém sabe em que data ocorre o spin off?

Registado: 14/9/2005 18:17

Está aqui ...

por The Mechanic » 26/9/2005 14:54

...uma boa conversa , está :lol: ...

Se eu tenho 1 acção que vale 5,000 euros e tenho 5,000 outras acções que valem 1 Euro e se der uma variação positiva de 10% nas duas , eu não ganho mais nas que valem 1 Euro do que o que ganho na que vale 5,000 Euros ... :roll:
- Aristoteles

por Ulisses Pereira » 26/9/2005 14:49

Bolinha, tens que somar o valor das acções da Sonae Indústria que receberás...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Re: Bolinha ...

por bolinha » 26/9/2005 14:48

The Mechanic Escreveu:...por ex. tem 1,000 acçoes Sonae a 1,36 que vende hoje ( = 1,360 Euros ). Quando se der o spin-off compra 1,360 Euros de acções Sonae a 0,99 e o que é que obtem ?! mais acções da Sonae mas que valem menos , logo , não ganha mais por isso ( continua com 1,360 euros :? )...Se elas tiverem de subir , tanto sobem 2% dos 0,99 como 2% dos 1,36 ( ganha o mesmo ...).

Se a acção unitária valer menos e eu tiver consequentemente um maior número delas, então uma variação da acção faz com que eu obtenha mais lucros (em comparação com a situação da acção possuir maior valor). Não sei se me fiz entender.

por bolinha » 26/9/2005 14:46

Vejamos o seguinte exemplo:

Sou possuidor de 4.000 acções da Sonae.SGPS compradas a 1,34.

Se vender hoje a 1,36: 4.000*1,36=5360 Euros (mais valia de 80 Euros)

Se vender posteriormente a 0,99 Euros ou valor semelhante: 4.000*1,36=3960 Euros (menos valia de 1.400 Euros.

Sinceramente não estou a ver onde é que vou ganhar. É que nem com as acções da Sonae Industria devo conseguir obter mais valias, tendo em conta o exemplo de cima.

Bolinha ...

por The Mechanic » 26/9/2005 14:46

...por ex. tem 1,000 acçoes Sonae a 1,36 que vende hoje ( = 1,360 Euros ). Quando se der o spin-off compra 1,360 Euros de acções Sonae a 0,99 e o que é que obtem ?! mais acções da Sonae mas que valem menos , logo , não ganha mais por isso ( continua com 1,360 euros :? )...Se elas tiverem de subir , tanto sobem 2% dos 0,99 como 2% dos 1,36 ( ganha o mesmo ...).
- Aristoteles

por Ulisses Pereira » 26/9/2005 14:40

Em princípio é indiferente pois receberás acções da Sonae Indústria que a adicionar ao novo valor da Sonae SGPS fará com que o valor da tua carteira não se altere. Repara que o valor estimado para o ajuste da Sonae SGPS nessa altura é meramente indicativo. Não há um ajuste automático imposto por ninguém, o mercado é que irá fazer esse ajuste quase automaticamente pois é racional.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por bolinha » 26/9/2005 14:32

E prefiro muito mais ser detentor únicamente de acções da SGPS, já que o valor unitário destes é bastante inferior e portanto os ganhos superiores (em comparação ao valor da Sonae.Industria, que eu também nunca segui, nem sei se é "boa" ou não).

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Anexo600, Berganza, Burbano, cali010201, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Google Feedfetcher, Kooc, m-m, machadosoares31, paul_invest, PAULOJOAO, Pmart 1, Àlvaro e 432 visitantes