PTC e PTM
22 mensagens
|Página 1 de 1
PTM - quebra ou nao quebra?
Olá,
hoje para já estamos um pouco acima dos 8.00.
mantendo-se este valor entre hoje a amanhã, a resistência será quebrada?
Que espaço de manobra é que consegue?
abraço
vasco
hoje para já estamos um pouco acima dos 8.00.
mantendo-se este valor entre hoje a amanhã, a resistência será quebrada?
Que espaço de manobra é que consegue?
abraço
vasco
- Registado: 8/11/2002 17:27
GAB Escreveu:TRSM,
Só para relembrar que ao olhar para volume deve-se ter em consideração se houve PASSAGENS pois tal pode desvirtuar tal aumento de volume.
Boas tardes GAB
Respeito a sua opinião, mas............
Com ou sem passagens o certo é que o volume tem vindo a aumentar. Se por acaso este volume fosse efectuado para lavagem de impostos sobre dividendos, ainda era capaz de ter em conta, agora nesta fase do jogo passo a considerar apenas volume.
bfs
- Registado: 5/11/2002 11:30
GAB Escreveu:Aproveitando este tópico aproveito para anotar alguns "pensamentos"....
Penso que quer PTC quer PTM para o médio prazos se verão confrontadas com TREND BEAR.
O "SENTIMENTO pessimista" deverá a ser um factor a ter em conta pois um sentimento assim origina QUEDAS nos preços dos activos.
Penso que perante "GRANDE CONCORRÊNCIA" que estão a ser submetidas e face a novas alternativas que vão surgindo o ambiente em torno destas duas não deverá ser positivo e penso que RESULTADOS durante 2005-2006 também serão AFECTADOS o que me leva a defender que DURANTE 2005-2006 irão ambas viver momentos dificeis....
Para mim não haverá neste time-frame possibilidades de "GRANDES VALORIZAçOES" a nao ser que surja algo de inovador por parte delas.
Aproveito este Post para dar a minha opinião relativamente á PT.
Concorrência? Fala-se tanto em concorrência e a sonaecom não sai do sitio? Apresentou resultados esta semana e o mercado "nem deu por isso". Está até(olhando aos dividendos da PT) com uma desvalorização anual superior á PT.
O Ebitda desceu 7%, o volume de negócios caiu 5%, e o resultado liquido consolidado cerca de 5%.
Se reparar bem os lucros da PT caíram fundamentalmente com gastos de 97 milhões de euros no programa de redução de efectivos.
Os problemas da PT são 4, que passo a enumerar.
Dois primários: TMN e Brasil( mais que conhecidos).
Dois secundários: BPI ( que sai da estrutura accionista e tem posição na Sonae) e o Deutsche Bank.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
TRSM,
Só para relembrar que ao olhar para volume deve-se ter em consideração se houve PASSAGENS pois tal pode desvirtuar tal aumento de volume.
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Nada de novo nas PT`s.Contudo verificamos um aumento de volume em ambas nas ultimas sessões. Acumulação?
Tb verificamos que o indicador TITO está demasiado nervoso para seu gosto e quando isto aconteceu da ultima vez deu lugar a forte movimento que no caso anterior foi de subida.(elipticas)
Aguardemos
Tb verificamos que o indicador TITO está demasiado nervoso para seu gosto e quando isto aconteceu da ultima vez deu lugar a forte movimento que no caso anterior foi de subida.(elipticas)
Aguardemos
- Anexos
-
- ptc.png (16.53 KiB) Visualizado 1806 vezes
-
- ptc1.png (21.47 KiB) Visualizado 1805 vezes
-
- ptm.png (18.45 KiB) Visualizado 1804 vezes
Aproveitando este tópico aproveito para anotar alguns "pensamentos"....
Penso que quer PTC quer PTM para o médio prazos se verão confrontadas com TREND BEAR.
O "SENTIMENTO pessimista" deverá a ser um factor a ter em conta pois um sentimento assim origina QUEDAS nos preços dos activos.
Penso que perante "GRANDE CONCORRÊNCIA" que estão a ser submetidas e face a novas alternativas que vão surgindo o ambiente em torno destas duas não deverá ser positivo e penso que RESULTADOS durante 2005-2006 também serão AFECTADOS o que me leva a defender que DURANTE 2005-2006 irão ambas viver momentos dificeis....
Para mim não haverá neste time-frame possibilidades de "GRANDES VALORIZAçOES" a nao ser que surja algo de inovador por parte delas.
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
sd
Ai esta uma opiniao fudamentada, esta semana sera dicisiva e acredito k para cima mesmo k lentamente, resta esperar e dedo no gatilho e nao se admiremk venha a 7.42 dadoe pode haver stops panics activados.
e' preciso viver nao apenas existir
- Registado: 22/12/2004 11:38
Por muito que se tente justificar este ou aquele movimento diário e tentar a partir daí tirar ilacções que agora é que vai inverter o swing, o gráfico semanal é que tem vindo a demonstrar que é o mais fiável.
Sendo assim, e recorrendo ao gráfico semanal este continua a dizer em ambas " não me toques do lado longo"
Suportes importantes que em caso de quebra poderão acelerar o movimento descendente.
PT - zona dos 7,50
PTM - zona dos 7,80
Sendo assim, e recorrendo ao gráfico semanal este continua a dizer em ambas " não me toques do lado longo"
Suportes importantes que em caso de quebra poderão acelerar o movimento descendente.
PT - zona dos 7,50
PTM - zona dos 7,80
- Anexos
-
- ptc.png (16.84 KiB) Visualizado 2300 vezes
-
- ptm.png (17.96 KiB) Visualizado 2292 vezes
Vai a 8,10 esta semana ...
para consolidar na próxima. É um feling ... Afinal a bolsa é um conjunto de emoções e palpites baseada nalgum dado concreto. De concreto temos os price targets e a expectativa de os resultados serem melhores do que se espera. Daí quem não arrisca não petisca. 
- Registado: 9/9/2005 19:21
target PTM
No negocios.com há um artigo a apontar o price target a €10,30.
- Registado: 26/8/2005 16:19
Vou dizer algo que nao quero que seja considerado como uma recomendação de compra ou venda por isso deixo antes de mais esse aspecto bem salvaguardado.
Posto isto tenho a dizer que tambem estou bastante intrigado com o movimento de hoje por se tratar de uma queda muito ampla mas sem um volume que o justifique, alias bem menor que nas ultimas descidas.
De qualquer forma apos uma "olhadela" a todos os indicadores possiveis, e visto que os 3 alarmes que tinha defenido ( 7,71€, 7,64€ e 7,60€ ) todos eles foram disparados num unico dia, entrei em modo "bear" de alarme completo como ja tinha referido num "post" anterior.
Em todos os cenarios apenas vejo um que seja "bullish" ( grafico semanal ) e que passo a referir :
<< An engulfing bearish line occurred (where a black candle's real body completely contains the previous white candle's real body). The engulfing bearish pattern is bearish during an uptrend. It then signifies that the momentum may be shifting from the bulls to the bears.
If the engulfing bearish pattern occurs during a downtrend (which appears to be the case with Portugal Telecom), it may be a last engulfing bottom which indicates a bullish reversal. The test to see if this is the case is if the next candle closes above the bottom the current (black) candle's real body.>>
se o cenario for este bastará fechar a semana abaixo dos 7,60€ pelo que tudo o que seja abaixo de 7,57€ e principalmente abaixo de 7,53€ sera de estar preparado para sair pois se no diario ela parece estar preparadinha para ir aos 7,33€-7,27€ no semanal parece apontar para os 7,18€.
resumindo o teste ao suporte nos 7,50€ nao poderá acontecer porque a acontecer nao acredito que vá funcionar.
espero bem que aquelas 400K na compra a 7,56€ a segurem durante esta semana inteira.
Posto isto tenho a dizer que tambem estou bastante intrigado com o movimento de hoje por se tratar de uma queda muito ampla mas sem um volume que o justifique, alias bem menor que nas ultimas descidas.
De qualquer forma apos uma "olhadela" a todos os indicadores possiveis, e visto que os 3 alarmes que tinha defenido ( 7,71€, 7,64€ e 7,60€ ) todos eles foram disparados num unico dia, entrei em modo "bear" de alarme completo como ja tinha referido num "post" anterior.
Em todos os cenarios apenas vejo um que seja "bullish" ( grafico semanal ) e que passo a referir :
<< An engulfing bearish line occurred (where a black candle's real body completely contains the previous white candle's real body). The engulfing bearish pattern is bearish during an uptrend. It then signifies that the momentum may be shifting from the bulls to the bears.
If the engulfing bearish pattern occurs during a downtrend (which appears to be the case with Portugal Telecom), it may be a last engulfing bottom which indicates a bullish reversal. The test to see if this is the case is if the next candle closes above the bottom the current (black) candle's real body.>>
se o cenario for este bastará fechar a semana abaixo dos 7,60€ pelo que tudo o que seja abaixo de 7,57€ e principalmente abaixo de 7,53€ sera de estar preparado para sair pois se no diario ela parece estar preparadinha para ir aos 7,33€-7,27€ no semanal parece apontar para os 7,18€.
resumindo o teste ao suporte nos 7,50€ nao poderá acontecer porque a acontecer nao acredito que vá funcionar.
espero bem que aquelas 400K na compra a 7,56€ a segurem durante esta semana inteira.
PT
Terá aberto caminho hoje para testar os 7,26~,na pior da hipóteses uma visita à zona dos 6,90/7,00 ou prepara caminho para fazer falso breakout dos 7,50?
Bem, não sendo fácil a resposta devemos estar atentos caso quebre os 7,50, mas não feche abaixo dos 7,41. Caso faça este movimento poderemos estar perante uma falsa quebra dos 7,50, mas se fechar abaixo dos 7,41 aí a coisa fica mesmo negra e neste caso o melhor será esperar que possa reagir nos 7,26~, não o fazendo nessa zona então poderá abrir caminho aos 7,00~. É apenas feeling, mas esta candle de hoje com esta(23 ticks) amplitude com metade do volume que costuma fazer com candles idênticas deixou-nos pensativos. Estaremos perto de um BOTTOM(fundo) ou de uma forte correcção técnica ao forte movimento descendente?Penso que muito breve teremos a resposta.
PTM
Tem seguido a casa mãe e penso que deve continuar a seguir.Apesar do fecho abaixo dos 7,86, não foi convincente.
Terá aberto caminho hoje para testar os 7,26~,na pior da hipóteses uma visita à zona dos 6,90/7,00 ou prepara caminho para fazer falso breakout dos 7,50?
Bem, não sendo fácil a resposta devemos estar atentos caso quebre os 7,50, mas não feche abaixo dos 7,41. Caso faça este movimento poderemos estar perante uma falsa quebra dos 7,50, mas se fechar abaixo dos 7,41 aí a coisa fica mesmo negra e neste caso o melhor será esperar que possa reagir nos 7,26~, não o fazendo nessa zona então poderá abrir caminho aos 7,00~. É apenas feeling, mas esta candle de hoje com esta(23 ticks) amplitude com metade do volume que costuma fazer com candles idênticas deixou-nos pensativos. Estaremos perto de um BOTTOM(fundo) ou de uma forte correcção técnica ao forte movimento descendente?Penso que muito breve teremos a resposta.
PTM
Tem seguido a casa mãe e penso que deve continuar a seguir.Apesar do fecho abaixo dos 7,86, não foi convincente.
TRSM
Como previu a quebra dos 7,71 levou-a por ali abaixo e fechou ainda abaixo dos 7,60 nos 7,57. Agora só faltam os 7,50 e depois seguir-se-á porventura os valores previstos pelo arnie noutro post. Está feio isto para quem tem ainda está longo na PT.
Esta será a semana decisiva para o título em termos de recuperação até ao final do ano. Uma boa semana com a quebra dos 8,20 poderá implicar um rally até aos 8,90 até ao final do mês e permitirá uma miragem dos 9,50 até ao final do ano. Estou optimista quanto a este cenário mas caso não aconteça então teremos de aguardar mais umas semanas até um possível PUll Back que dê força ao título.
Boa sorte para quem está dentro!
Boa sorte para quem está dentro!
"Always follow the trend and you will see that the market will be your friend"
PT faz fecho no semanal acima dos 7,73.
Esta semana temos a apresentação de resultados semestrais no dia 15 antes da abertura da sessão.
È provável que exista tentativa de as puxarem antes e quem sabe mesmo depois dos resultados, mas tenho algumas dúvidas que possam fazer fechos semanais interessantes que nos levem a pensar que a tendência claramente descendente tenha acabado.
Valores de curto prazo que considero importantes que não façam fecho diário abaixo.
PT - 7,71, na quebra destes temos os 7,60 e depois os 7,50(mínimos anuais)
PTM - 7,86, na quebra destes temos os 7,64 e depois os minimos anuais 7,43.
Neste momento temos em ambas sinais longos para curto prazo activados, mas ainda pouco crediveis(na minha opinião)
Esta semana temos a apresentação de resultados semestrais no dia 15 antes da abertura da sessão.
È provável que exista tentativa de as puxarem antes e quem sabe mesmo depois dos resultados, mas tenho algumas dúvidas que possam fazer fechos semanais interessantes que nos levem a pensar que a tendência claramente descendente tenha acabado.
Valores de curto prazo que considero importantes que não façam fecho diário abaixo.
PT - 7,71, na quebra destes temos os 7,60 e depois os 7,50(mínimos anuais)
PTM - 7,86, na quebra destes temos os 7,64 e depois os minimos anuais 7,43.
Neste momento temos em ambas sinais longos para curto prazo activados, mas ainda pouco crediveis(na minha opinião)
- Anexos
-
- ptccal.png (16.21 KiB) Visualizado 3122 vezes
-
- ptmcal.png (18.22 KiB) Visualizado 3101 vezes
Pouco a acrescentar ao ultimo comentário.
Se por um lado tivemos uma recuperação intra semanal interessante em ambas, por outro os valores importantes em fecho 7,73 e 8,00 (na minha opinião), não foram "rompidos".
Se os valores acima referidos irão passar a resistência ou se esta semana foi o principio de inversão de tendência, a resposta vai necessitar de mais algumas sessões.
http://www.trsm86.blogspot.com/
Se por um lado tivemos uma recuperação intra semanal interessante em ambas, por outro os valores importantes em fecho 7,73 e 8,00 (na minha opinião), não foram "rompidos".
Se os valores acima referidos irão passar a resistência ou se esta semana foi o principio de inversão de tendência, a resposta vai necessitar de mais algumas sessões.
- Anexos
-
- ptc.png (15.87 KiB) Visualizado 3355 vezes
-
- ptm.png (18.35 KiB) Visualizado 3351 vezes
PTC e PTM
Começaria por chamar a atenção para o facto dos meus gráficos serem algo diferentes de outros membros.Tal deve-se ao facto dos indicadores que utilizo necessitarem do ajuste de dividendo.
Quanto à PT tem ajuste de dividendo e a PTM além do dividendo tem o ajuste do Warrant distribuido aos accionistas que detinham acções em carteira,(salvo erro em 29/4/2005).
Pelo meu gráfico desde 2004 que a PT não efectuava um fecho semanal abaixo dos 7,73.
Embora o fecho semanal tenha sido efectuado junto ao ultimo minimo relativo (7,55~~), a probabilidade da PT vir a fazer novos minimos é forte.
Segundo o meu gráfico temos a zona dos 7,25~~(tracejado) e depois os 6,90.
Na minha opinião este fecho abaixo dos 7,73 é mesmo muito mau para médio/longo prazo, caso na próxima semana não exista uma recuperação acima dos 7,73.
No que diz respeito à PTM a tendência descendente é uma sósia da PT, mas aqui considero a zona dos 8,00~~ de extrema importância.
Resumindo:
Os valore acima referido(7,26) na PT devem ser considerado no intra da próxima semanal, a não ser que reaga nestes ultimos minimos(7.55), que não me parece que possa acontecer.
Ideal para ambas era o próximo fecho semanal ser acima dos 7,73 na PT e acima dos 8,00 na PTM. Se estes valores passarem a resistência a situação poderá ser mesmo desesperante.(esperemos que não)
Quanto à PT tem ajuste de dividendo e a PTM além do dividendo tem o ajuste do Warrant distribuido aos accionistas que detinham acções em carteira,(salvo erro em 29/4/2005).
Pelo meu gráfico desde 2004 que a PT não efectuava um fecho semanal abaixo dos 7,73.
Embora o fecho semanal tenha sido efectuado junto ao ultimo minimo relativo (7,55~~), a probabilidade da PT vir a fazer novos minimos é forte.
Segundo o meu gráfico temos a zona dos 7,25~~(tracejado) e depois os 6,90.
Na minha opinião este fecho abaixo dos 7,73 é mesmo muito mau para médio/longo prazo, caso na próxima semana não exista uma recuperação acima dos 7,73.
No que diz respeito à PTM a tendência descendente é uma sósia da PT, mas aqui considero a zona dos 8,00~~ de extrema importância.
Resumindo:
Os valore acima referido(7,26) na PT devem ser considerado no intra da próxima semanal, a não ser que reaga nestes ultimos minimos(7.55), que não me parece que possa acontecer.
Ideal para ambas era o próximo fecho semanal ser acima dos 7,73 na PT e acima dos 8,00 na PTM. Se estes valores passarem a resistência a situação poderá ser mesmo desesperante.(esperemos que não)
- Anexos
-
- ptc.png (18.3 KiB) Visualizado 3556 vezes
-
- ptm.png (17.52 KiB) Visualizado 3560 vezes
22 mensagens
|Página 1 de 1