Caldeirão da Bolsa

EUR/USD - Semana 38

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Dark » 20/9/2005 14:32

Sejas bem vindo Djovarius, a estas lides que tão bem conheces.
A tua falta fez sentir-se.
Bons recomeços forexianos.

Grande abraço.
Cmpts
Dark

Quando lhe mostramos a Lua, o imbecil repara no dedo ...
www.darkside61.blogspot.com

Registado: 29/7/2003 13:52

por djovarius » 20/9/2005 14:28

Ora viva a todos !!
Esperam que estejam a ter o maior sucesso.

E, à medida que vamos voltando (gradualmente) a ter tempo para nos dedicarmos aquilo que gostamos, vamos passando por aqui.

Mas o principal da história é que o EUR/USD sempre se manteve, desde meados de Julho num canal de Verão, que, na época, estimei entre 1.20/21 e 1.25/26 !! Até agora, foi o que se passou, confirmando a ideia de que o Verão não seria muito interessante, a exemplo dos anos anteriores.

Em breve, o jogo mudará. Neste fim de mês, já poderemos ter uma ideia de como será o futuro próximo.
É provável que o ano de correcção de bull market do EUR/USD não tenha se esgotado em Julho e que ainda teremos nova força do lado do USD.

Como a Europa continua na berra, e mais ainda devido à questão Alemã, não é de excluir a repetição dos mínimos de Julho, bem como novos mínimos até ao fim do ano.

Em breve, o nevoeiro vai-se dissipar.
Como sempre, manhã de nevoeiro, tarde de soalheiro ! :)

Um abraço e até breve

djovarius
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

Final da Semana...

por C.N. » 19/9/2005 1:48

Bom dia!

Ficam aqui os resultados da semana passada, onde o USD recuperou mais uma vez contra todos os outros. O EUR/USD teve um range de 230 Pips, com o Maximo a 1.2425 e o Minimo a 1.2195.

EUR/CHF :arrow: 1.5535 - 0.64 %
EUR/GBP :arrow: 0.6776 - 0.35 %
EUR/JPY :arrow: 136.29 - 0.06 %
EUR/USD :arrow: 1.2239 - (1.46 %)
USD/CHF :arrow: 1.2698 - 2.09 %
GBP/USD :arrow: 1.8087 - (1.67 %)
USD/JPY :arrow: 111.38 - 1.51 %
http://www.oanda.com/channels/investor/fxtrends.shtml

Os indices principais, gold e oil fecharam a:

NIKKEI :arrow: 12959 - 12692 (semana passada)
FTSE :arrow: 5408 - 5359
DAX :arrow: 4987 - 5006
S&P :arrow: 1238 - 1241
DJIA :arrow: 10642 - 10679
NASDAQ :arrow: 2160 - 2176
GOLD :arrow: 459.20 - 449.00
OIL :arrow: 63.00 - 64.08
http://www.global-view.com/gvi/smart.htm

Os principais Bond Spreads fecharam a:

US-Bund :arrow: 113
US-Gilt :arrow: 2
Gilt-Bund :arrow: 112
http://www.global-view.com/gvi/smart.htm

Uma boa semana

CN

Registado: 28/9/2004 8:29

por bmiguelmf » 16/9/2005 13:14

Boas

A análise que faço do EurUsd é que ainda é possivel ao euro subir um pouco (Quanto não sei, acreditava que fosse até perto do 1.27, mas o canal já começa a ficar esticado demais a ver vamos) depois disso acredito numa ida a novos minimos!

Chamo ainda a vossa atenção para dois possiveis padrões no curto prazo.

O 1º seria H&S o 2º seria um duplo topo nos 1.26 +-

O que vos parece?

Abraços!!!
Anexos
EurUsd.JPG
EurUsd.JPG (132.03 KiB) Visualizado 1162 vezes

Registado: 16/11/2004 22:07

por LIEBCHAN » 16/9/2005 10:24

A que horas sai a decisão da Fed?

Para quando a próxima reunião do G?

Registado: 2/7/2005 15:56

Sexta-feira, London session

por C.N. » 16/9/2005 8:45

Bem vinda cara Stratega,

Ja estamos na Sexta-feira, sessao Londres. Tivemos uma manha agitada durante a sessao Tokyo com o par a sair do marasmo do entre-sessoes - fecho New York abertura Tokyo - e a disparar dos 1.2230 para os 1.2310 so abrandando nos 1.2260 para tomar folego.

Agora estamos a ver se o suporte - ou resistencia, dependendo de que lado estiverem :mrgreen: - 1.2280 ainda tem alguma forca. A SMA100 1H esta logo por baixo, nos 1.2270 e a LTA que o nunofaustino fala tambem, estando a SMA50 1D um pouco mais abaixo nos 1.2260. O canal descendente pelo qual eu me regulava ja desde a semana passada ja nao conta.

Resumindo, a confusao no mercado e grande e tal como se previa ninguem sabe para onde vamos ate se saber

:arrow: qual a decisao da FED;
:arrow: qual o resultado das eleicoes na Alemanha;
:arrow: quais as implicacoes economicas do Katrina;
:arrow: recuperacao da economia Japonesa ou "bluff"?

Ou seja, continuacao de mini-explosoes para os dois lados em prespectiva e continuacao do uso de sistemas de Suporte-Resistencia em scale-in/out mode.

Um abraco e ate logo.

CN

por Stratega » 15/9/2005 10:25

Bom dia aos caros e doutos colegas forextraterrestres.
De volta a estas lides (a meio gás...) concordo com o Nuno. Por mim quebrou a LTa q vinha desde princípios de Julho. Possivelmente uma queda até 1.2116... É um daqueles números q eu cá sei... :roll:

Ñ tenho é bonecos pra pôr aqui, :? , mas pronto...
Fica a intenção de fazer isso quando estiver a 100%.

Cumps a todos

Strat
Só receberás aquilo que és ou no que verdadeiramente te tornares.

Registado: 5/6/2004 15:17

Grafico EUR/USD 1D with MACDH Divergence

por C.N. » 15/9/2005 6:59

Caro Nuno,

Sem duvida, quebrou essa LTA que esta representada no grafico a azul e tambem passou para baixo da SMA50. Como tal, a falta de melhor utiliza-se o que ha: canal descendente formado na semana passada e valores de suporte/resistencia antigos :P

Repara que no grafico ja havia uma divergencia entre o MACDH que nao conseguia fazer novos maximos e a cotacao que fazia novos maximos, como mostra a linha de tendencia numero 1, a azul no grafico.

CN Escreveu:O Trade Balance report - tinha-me esquecido de o incluir no post Economic Releases - tambem saiu ontem...

Nao foi ontem mas sim na Terca-feira. Fica feita a correccao.

Um abraco e ate logo.

CN

PS- Bro, obrigado pela dica :wink:
Anexos
EUR USD 1D - Thursday.jpg
EUR USD 1D - Thursday.jpg (144.8 KiB) Visualizado 1306 vezes

por nunofaustino » 15/9/2005 6:12

de facto quebrou a LTA que vinha a suportar o par desde o inicio de julho... vamos ver se vamos mesmo aos 1.20 outra vez...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

Pos Retail Sales & Trade Balance

por C.N. » 15/9/2005 4:47

Ola,

Quinta-feira, hora do Tepanyaki. O EUR/USD fez uma descida rapida ate aos 1.2210 durante a manha de Tokyo. E o novo minimo da semana ate agora.

Ontem os resultados do Retail Sales sairam mistos. O dados mais importantes sao:

:arrow: US Retail Sales ex-autos & ex-gas 0.5% vs -1.2% esperados e acima da media movel de 3 meses, 0.25%, o que e positivo para o USD
:arrow: US US Retail Sales -2.1%, "Biggest drop in 4 years", o que e negativo para o USD
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=43079 sao:

O Trade Balance report - tinha-me esquecido de o incluir no post Economic Releases - tambem saiu ontem e foi positivo para o USD:

:arrow: US Trade Balance -$57.94 bln vs -$61.0 bln

O par estava nos 1.2280 uma hora e meia antes da saida dos dados e foi aos 1.2335 apos a saida dos mesmos. Mais tarde voltou abaixo da SMA50 e hoje voltou ao tal canal descendente (a azul escuro no grafico).

Hoje vamos ter CPI e iremos entao ficar com uma ideia mais clara sobre se a FED vai ou nao continuar a subida das taxas de juro.

Ate logo.

CN
Anexos
EUR USD 1H - Thursday, Tokyo.jpg
EUR USD 1H - Thursday, Tokyo.jpg (148.87 KiB) Visualizado 1312 vezes

Pos Trade Balance e PPI

por C.N. » 14/9/2005 10:23

Flying Turtle Escreveu:...diferença entre o trading virtual (por exemplo em demos ou jogos) e o trading "com as mãos" na (nossa) massa...

Touché caro FT!

Hoje e Quarta-feira e estamos ja bem adiantados na sessao London. O nosso par anda a espera de noticias para mexer mas como as noticias que existem sao pre-Katrina o mercado nao reage. Estamos ja desde a semana passada num canal descendente de mais ou menos 50 Pips de largura. Um mercado ideal para sistemas de Suporte-Resistencia em scale-in/out mode.

RP, o grande Mestre nao tem aparecido e faz-nos falta. Mas nao me devo enganar-me muito se disser que o seu regresso em forca acontecera quando menos se esperar... tal como o Euro :P

Dentro de 3 horas teremos o Retail Sales que normalmente faz mexer a cotacao. Como temos estado a ter uma semana calma e possivel que a reaccao ao mesmo seja reduzida, ou apenas um stop-loss hunting como ontem apos a divulgacao dos numeros mistos do Trade Balance e do PPI.

Um abraco

CN

EUR/USD

por Razao_Pura » 13/9/2005 15:19

Olá!

Já há muito que não vinha cá pôr um boneco.
O nosso par preferido anda a marinar junto à LTA. Se se aguentar, volta às subidas. Go with the flow.

Mas isto foi um pretexo para vir cá perguntar pelo nosso amigo Djovarius. O que é feito do nosso forexiano mor?

Aguardo notícias.

Bons Trades.

R.P.
Anexos
EURUSD_13_09.png
EURUSD_13_09.png (12.58 KiB) Visualizado 1426 vezes
Trade the trend.

Registado: 5/11/2002 19:00

por bmiguelmf » 13/9/2005 10:36

Nem mais Nuno, o eur/usd anda a roçar desde ontem a base do canal como referiste, no gráfico de 15 minutos pode-se ver bem o braço de ferro que dura já à umas boas horas...
Anexos
EurUsd.JPG
EurUsd.JPG (124.86 KiB) Visualizado 1490 vezes

Registado: 16/11/2004 22:07

por nunofaustino » 12/9/2005 16:35

Pois e CN... a disciplina e muito importante... e frustante ver que a analise feita estava correcta mas que tivemos medo de estarmos errados...

Aqui fica a minha analise ao EURUSD em barras de 30 minutos... estamos a aproximarmo-nos de um ponto importantissimo... os 1.225. Base do canal ascendente em que estamos desde o inicio de Julho e antiga resistencia. Penso que este ponto n devera ser ultrapassado com muita facilidade... acredito que vamos assitir a uma pequena recuperacao ate aos 1.23-1.235 (fazer uma bandeira de muito curto prazo) para depois atacarmos os 1.225... Caso o canal seja quebrado, o target sao a zona dos 1.19-1.20...

Um abraco
Nuno
Anexos
eurusd.PNG
eurusd.PNG (69.79 KiB) Visualizado 1552 vezes
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por Dark » 12/9/2005 15:13

CN ,
Mas quem disse que "let the profits run" era fácil de executar ?

Já varias vezes, e sempre por falta de disciplina, o que relatas me aconteceu ... :oops:
Cmpts
Dark

por Flying Turtle » 12/9/2005 13:40

CN, o teu relato ilustra perfeitamente a diferença entre o trading virtual (por exemplo em demos ou jogos) e o trading "com as mãos" na (nossa) massa...

Eu acrescentaria uma segunda questão: Quem disse que o ensino é gratuito?

Um abraço
FT
"Existo, logo penso" - António Damásio, "O Erro de Descartes"

Registado: 25/10/2002 17:26

Missing an opportunity is as bad as being on the...

por C.N. » 12/9/2005 13:34

"Missing an opportunity is as bad as being on the wrong side of a trade" - Bill Lipschutz no livro The New Market Wizards by Jack Schwager 1992.

Na Segunda-feira sessao Tokyo da semana passada fechei todas as posicoes long que tinha vindo a acumular no EUR/JPY ja desde 18 de Agosto. Como a minha analise apontava para uma viragem a Sul, pus-me bearish na sessao London do mesmo dia e entrei curto a 136.90 com stop-loss a 137.50 e com primeiro profit target a 136.00. Acumulei a 136.70 na mesma sessao e reacumulei a 136.50 na sessao Tokyo de Terca-feira, puxando a stop-loss para 137.25 - no meio das duas linhas de suporte/resistencia 137.00 e 137.50.

Na Quarta-feira, sessao Tokyo, o par sobe dos 136.30 (in-the-money) para os 137.40; 110 Pips em 6 horas. Durante a subida, ao passar os 137.00 (ja bem out-of-the-money) eu aguentei a pressao psicologica de mexer na stop-loss e como tal fui stopado e bem nos 137.25. Perdi 165 Pips. Fiquei confuso, sem perceber se afinal a minha analise do mercado estava certa ou errada. Li novamente o Trading Plan, analisei os fundamentais, os tecnicos, a order-flow, dei 15 chibatadas na minha secretaria e voltei a decidir que estava bearish.

Na sessao London do mesmo dia, Quarta-feira (e melhor repetir para aqueles que ja se perderam) voltei a entrar curto, desta vez a 137.00 com stop-loss nos 137.50 e com o primeiro profit target nos 136.00. Deixei a cotacao andar a volta do valor de entrada durante 2 horas e cheio de medo da minha decisao, ou melhor, cheio de medo porque ja me tinha enganado antes e perdido 165 Pips, puxei a stop-loss para 136.95 (5 Pips in-the-money). Claro, com uma stop-loss tao apertada fui imediatamente stopado. Ganhei 5 Pips :clap: mas vi a cotacao descer ate aos 136.60 durante o fecho da sessao New York de Quarta-feira.

No principio da sessao Tokyo de Quinta-feira a cotacao estava ainda nos 136.60 e comecou a formar um canal ascendente de mais ou menos 20 Pips que atingiu o maximo, 137.30, na sessao New York do mesmo dia. Eu dei mais umas chibatadas na pobre da Nicole e decidi continuar bearish e esperar pelo dia seguinte, Sexta-feira, sessao Tokyo para abrir uma posicao curta.

Sexta-feira, apos o almoco em Tokyo, com os traders Japoneses de barriga cheia de sushi e os de Londres a carregar no snooze, o par vai as 137.60 e volta a descer, e eu ai digo "Banzai" e entro a todo o gaz a 137.43, com stop nos 138.05 e primeiro profit target a 136.00. A cotacao vai aos 137.25 e eu, cheio de medo de perder, cheio de medo de perder novamente (vide os tais 165 Pips), em vez de analisar o trade em que estava e respeitar a analise e decisao que tinha tomado ANTES de abrir a posicao, desloco a stop-loss para 137.35 (8 Pips in-the-money) e, como e obvio, fui stopado no principo da sessao London por um qualquer comedor de salsichas e feijoes ao pequeno-almoco!

Assisti durante o resto do dia a queda ate aos 136.20. Hoje, Segunda-feira, apos as eleicoes, o par abriu a semana em gap-down e esta nos 135.00. :wall:

Mas quem foi que disse que este metier era facil?

CN :evil:

por Dark » 12/9/2005 13:00

CN,

Segundo as fontes que tenho consultado (Ashraf Leidi , Graça Bodelon, etc...)todos se inclinam para que os dados macro a publicar nos US esta semana não ajudem o USD.

Mas há algo que contrabalança, a saber, os responsáveis do Fed (Yelen em primeiro lugar) têm dado indicações que mesmo após o Katrina os juros deverão subir pois a economia do US está no limiar de começar a sentir pressões inflaccionistas e como tal os juros ainda terão que subir.

Esta é a grande questão. Ou na próxima reunião do FOMC os juros sobem mais 25 pontos base e não sobem mais até ao final do ano ou param já e o USD cai.

Btw o impacto da perda de empregos na Luisiana é de cerca de 400 000 .

Como sempre isto são previsões e expectativas e como tal falíveis. :wink:

Vamos manter-nos atentos.

abraço
Cmpts
Dark

por C.N. » 12/9/2005 12:37

castelbranco Escreveu:... eu sou um adepto de analise tecnica...

Ja todos tinhamos notado :P

O artigo tem interesse porque retrata as duvidas que existiam em Outubro de 2003 em relacao a cotacao do ouro e relaciona a mesma com a cotacao do USD. Tem interesse ler a explicacao do porque

:arrow: o USD ja desceu e vai continuar a descer - Outubro de 2003... e desceu mesmo!
:arrow: o Ouro ja subiu e vai continuar a subir - Outubro de 2003... e subiu mesmo!

Dark, qual a razao para "...se os dados macro forem como esperado menos bons para o USD..."?

CN

por Dark » 12/9/2005 10:18

Olá CN.

Como tu dizes , atrasado e ensonado, :mrgreen: , pois à hora a que isso se deu eu estava no Vale dos Sonhos... :lol: .

De qualquer maneira concordo contigo mas com uma excepção, se o EURUSD ganhar os 1.2360 novamente e se aguentar teremos subidas (se os dados macro forem como esperado menos bons para o USD).

Mas como tu dizias num dos últimos posts "Vamos concentrar-nos no curto prazo" :mrgreen:

abraço
Cmpts
Dark

por castelbranco » 12/9/2005 10:12

Olá CN

esse link que colocas-te levou-me a um sitio onde li mais ou menos isto: em que o ouro deveria subir ainda mais pelo motivo de o dolar estar muito fraco, e que os bancos centrais iriam optar pelo ouro no lugar do dolar para efeitos de reserva! bem, eu diria que em primeiro lugar eu sou um adepto de analise tecnica logo aí não me regulo pelo que dizem mas sim por aquilo que vejo, aquilo que dizem os midia simplesmente me serve tambem de orientação mas sempre no sentido oposto ás suas espetactivas, claro dependendo sempre da altura quando falam, mas por norma falam sempre tarde e a más horas pelo que me reforça sempre a minha espetactiva.

mas a base principal das minhas analises são sempre a parte tecnica e nunca a parte escrita em colunas de revistas ou jornais ou televisão.

abraços

Registado: 10/11/2002 12:19

LDP - 296 seats of lower house of Parliament

por C.N. » 12/9/2005 9:23

Dark, os 1.2360 foram quebrados a 6 horas atras durante a sessao Tokyo... estas um pouco atrasado :mrgreen: Eu como estou no fuso-horario de Beijing consigo acompanhar as 3 sessoes :P

Mas atencao que o movimento do EUR/USD esta(va) a ser influenciado pelo movimento do JPY. O LDP ganhou as eleicoes como era esperado, mas com uma maioria inesperada: 296 seats, ou seja 61%. Para quem se segue o JPY dar uma vista de olhos nestes reports:

:arrow: http://www.forexnews.com/AI/default.asp ... 50911A.mgn
:arrow: http://www.fxstreet.com/nou/noticies/af ... 0f08-03683

O EUR/JPY abriu a semana com um gap down, o que e muito raro. Entretanto a bolsa de Tokyo fechou ha 1 hora atras e o NIKKEI disparou para os 12,896 (12,692 na Sexta-feira). O EUR/JPY estabilizou num canal antigo: 135.20/135.60. O AUD que tinha ja ganho contra o USD e o EUR durante a semana passada, tambem saiu a ganhar com o resultado das eleicoes Japonesas. E eu tambem...

Regressando ao EUR/USD, a nivel fundamental nada se passou no fim-de-semana. Os niveis tecnicos continuam a ser os mesmos: canal descendente iniciado na Segunda-feira da semana passada com mais ou menos 50 Pips de largura.

Um abraco

CN

PS- obrigado nunofaustino pelo link :wink:

por Dark » 12/9/2005 8:45

1.236x quebrados. Possível visita a 1.23.
Cmpts
Dark

Ouro

por C.N. » 11/9/2005 16:09

castelbranco Escreveu:...resumindo: o ouro é contraciclico com o dolar.

...desculpem-me aqueles que já não me conseguem ouvir falar (neste caso escrever) em quedas.

Castelbranco,

Sem duvida que ja todos notamos que estas numa beerish... :P
Mas opinioes sao isso mesmo, opinioes. Pela minha parte, obrigado por partilhares a tua.

Dizes que o ouro e o contraciclo do USD. Deixo aqui o link para um artigo interessante escrito ha quase 2 anos sobre esse tema: http://www.kitco.com/ind/Bullandbear/oct142003.html

Um abraco,

CN

por castelbranco » 11/9/2005 10:40

Ora vamos cá a ver uma coisa que se chama ouro! o ouro está assim como o indice das commodities lá bem no alto.

os indicadores parecem estar em sintonia com a minha prespectiva agora vamos ver se vai ou não ser assim.

os movimentos penso que estarão certos assim tambem.

resumindo: o ouro é contraciclico com o dolar.

desculpem-me aqueles que já não me conseguem ouvir falar (neste caso escrever) em quedas.
Anexos
OURO.png
OURO.png (70.93 KiB) Visualizado 1870 vezes

Registado: 10/11/2002 12:19

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Ferreiratrade, Google [Bot], Lisboa_Casino, OCTAMA, PAULOJOAO, Phil2014, rg7803, VALHALLA, yggy e 290 visitantes