Caldeirão da Bolsa

A história do Pedro

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por aff » 24/10/2005 16:05

Exelente texto.

demonstra bem a nossa economia, demonstra bem que se nao fizermos nada enquanto é possivel estamos degraçados. Temos q proteger os produtos portugueses e a nossa patria, felizmente como alguem dizia não estamos orgulhosamente sós a concorrencia é sempre boa mas temos q criar condições nem q sejam internas para defender os produtos nacionais. Especiarlizarmo-nos em uma serie de produtos e fazer disso a nossa bandeira. Assim como acontece com o azeite e cortiça, temos condiçoes para sermos muito mas mesmo muito melhores por isso vamos abrir os olhos a quem nos governa. Tenho pena de dizer isto mas é o que sinto acho q a união europeia devia colocar alguem de fora a governar este país e nem que seja pela a vergonha aprendiamos de uma vez por todas e deixavamos de lado os lobbies esses sim que governam o nosso país. Abr e Bons negocios.

Registado: 7/10/2005 10:12

por Jameson » 24/10/2005 8:21

EMPRESAS Publicado 22 Outubro 2005
Pires de Lima avança com proposta de aquisição da Compal
O presidente da Compal, António Pires de Lima, avançou com uma proposta de compra do tipo `Management Buy Out'(MBO) da empresa do ramo alimentar, noticia hoje o semanário «Expresso».

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

O presidente da Compal, António Pires de Lima, avançou com uma proposta de compra do tipo `Management Buy Out'(MBO) da empresa do ramo alimentar, noticia hoje o semanário «Expresso».

Na sequência do processo aberto pela Nutrinveste, a `holding' presidida por José de Mello a que pertence a Compal, o empresário e deputado do CDS-PP está a negociar uma parceria para a compra com uma instituição financeira.

A proposta de Pires de Lima, que é acompanhado por outro administrador da Compal João Cotrim de Figueiredo, inclui os cafés Nicola.

Outras cinco propostas de aquisição foram já apresentadas, designadamente pela Coca-Cola, pela escocesa Scottish & Newcastle (que detém a Central de Cervejas), pela espanhola J.García Carrión, pela Conserve Itália e pela 3i PLC. A decisão da Nutrinveste deve ser revelada nas próximas semanas.

Registado: 1/5/2005 20:31

Re: A história do Pedro

por Jameson » 26/9/2005 20:00

Azarento Escreveu:
fproenca Escreveu:
ainda bebeu um sumo de laranja (PRODUCED IN ISRAEL), sentou-se num sofá (MADE IN UK)

Verdade seja dita: não tinha a menor necessidade de beber um sumo israelita pois temos excelentes empresas nacionais de sumos como por exemplo a "Compal", e quanto ao sofá...temos excelentes estofadores em Portugal e empresas que fazem cá os sofás! Vindo do Reino Unido é nova! :mrgreen:
Um abraço! :wink:

dizias ?... :|

EMPRESAS Publicado 26 Setembro 2005 19:42
Coca-Cola e Central de Cervejas na corrida à compra da Compal
A Nutrinveste deverá vender a Compal até ao final do ano, estando nesta altura a analisar três propostas, entre as quais, da Coca-Cola e da Central de Cervejas, noticiou a Reuters, citando fontes da indústria.

Jornal de Negócios Online
negocios@mediafin.pt

A Nutrinveste deverá vender a Compal até ao final do ano, estando nesta altura a analisar três propostas, entre as quais, da Coca-Cola e da Central de Cervejas, noticiou a Reuters, citando fontes da indústria.

Fonte oficial da Nutrinveste disse, em declarações telefónicas à Reuters, que está a analisar três propostas para a compra da Compal mas que «ainda não foi tomada nenhuma decisão sobre uma eventual venda», até porque, não está vendedora desta.

«A Nutrinveste deverá vender a Compal até ao final do ano e está a analisar propostas da Coca-Cola e da Central de Cervejas», disse esta fonte da indústria, citada pela Reuters.

Outra fonte disse haver um outro grupo espanhol na corrida à compra da Compal mas não adiantou mais detalhes. «Neste momento, o que existe são manifestações de interesse. A Nutrinveste mandou analisar as propostas mas nesta altura não tomou nenhuma posição sobre a Compal porque não a tem à venda», disse fonte oficial da Nutrinveste.

Registado: 1/5/2005 20:31

por XP » 17/9/2005 18:23

Para exemplificar a situação do pais, aqui está a história do José:

O José tem quase 30 anos é solteiro e não tem previsões de casar, ainda vive em casa de familiares onde a sua contribuição limita-se á alimentação.

Trabalha numa multinacional,mas numa categoria indiferenciada,com um vencimento a baixo da média e sem prespectivas de progressão.
O José só tem o 10º ano e são as suas baixas habilitações que limitam a sua progressão tanto pessoal como profissional.

Se o José continuar assim estará num beco sem saída.

Apesar da idade, qual será a melhor solução para o José, algum dia ser independente?

Registado: 30/3/2005 20:54

por fproenca » 16/9/2005 21:05

Azarento Escreveu:
fproenca Escreveu:
ainda bebeu um sumo de laranja (PRODUCED IN ISRAEL), sentou-se num sofá (MADE IN UK)

Verdade seja dita: não tinha a menor necessidade de beber um sumo israelita pois temos excelentes empresas nacionais de sumos como por exemplo a "Compal", e quanto ao sofá...temos excelentes estofadores em Portugal e empresas que fazem cá os sofás! Vindo do Reino Unido é nova! :mrgreen:

Não fui eu o autor do texto, mas deu para perceber qual era o objectivo dele e pelas respostas que tivemos aqui o objectivo foi cumprido, há ideias, temos a noção que a culpa é nossa, mas também temos a noção que os Países que mais têm desenvolvido são aqueles que alteram as suas politicas de investimento e reduziram o cutso da mão-de-obra com o uso das novas tecnologias e equipamentos modernos (até na Função Pública) que por muito que digam que vem tirar empregos, só há esta forma de competir, temso como exemplo a Espanha que nos últimos anos deu um grande salto na Economia.

Relativamente ao softwere e sistemas de manipulação das receitas, duvido muito que a Administração Fiscal não saiba disso, a AF é constituida por pessoas como nós que também vão aos restaurantes, cafés e lojas e também devem ver o que todos nós vemos, o problema é que se forem a fiscalizar tudo isso essas pequenas Empresas que normalmente são familiares, fecham as portas e vão para a lista dos desempregados, é um pau de dois bicos que não é facil de resolver

Isto já vem de trás e irá demorar muitos anos a mudar as mentalidades, era preciso começar já e com o tempo as coisas alterariam, mas também não é com IVA a 21%, seg. social 23.75%, Pag.esp.Conta, e IRS/IRC na média de 27.5% ou mais, isto aliado aos prazos de pagamentos dos clientes que ao longos dos anos alongaram (a Sonae paga a 90 dias)asfixia qualquer possibilidade de mudanças, ou se foje ou se arranja "esquemas" de evitar tantos encargos, poucas são as actividades tão lucrativas que aguentem !

No meio disto tudo nunca há culpados nem responsáveis, se tiram beneficios alguém reclama, se dão beneficios querem votos em troca, neste capitulo só acho que todos deveriam ter os mesmos benefcios e as mesmas obrigações, bem como igualdade de oportunidade e não "Job for Boys".
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

P/ptmaster

por valves » 16/9/2005 17:30

boas tardes eu de Contabilidade e de sistemas de contabilidade mto pouco sei estava a brincar com a Contabilidade dos restaurantes Chineses porque nunca se sabe as coisas exoticas que existem por contabilizar nessas paragens em todo o caso se o que escreves é correcto é inacreditavel que existam empresas que produzam Softwares nessas condições que tal fazer uma investigação a serio apurar o montante de fuga aos impostos que tem sido feito por essa via ( se for possivel apurar ) depois do montante apurado metade desse valor será pago pela referida empresa de Software porque criou as condições objectivas para que a fuga ao imposto se processasse ...

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por Incognitus » 16/9/2005 14:49

Quanto aos Sofás, os meus são Portugueses. Mas se os comprasse hoje já vinham do Ikea, e custa-me a crer que lá sejam Portugueses ...

Isto de se pagar quase o mesmo por uns sofás que se paga por um automóvel pequeno tem mesmo que acabar, e o Ikea é quem o vai fazer acabar.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Lion_Heart » 16/9/2005 14:24

É verdade,a Compal é um dos raros casos de sucesso hoje em dia,porque apesar dos preços nao serem dos mais competitivos é uma marca que se esta a firmar pela qualidade dos seus produtos,e ja se encontra bem posicionada no mercado espanhol.Como se nota a qualidade tem o seu preço,mas tem sempre os seus clientes também.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por azarento » 16/9/2005 14:15

fproenca Escreveu:

o Forex é um modo de vida... ;)

Registado: 19/9/2003 20:03

por Cem » 16/9/2005 14:02

fproenca Escreveu:O Pedro, depois de dormir numa almofada de algodão (MADE IN EGIPT), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador (MADE IN JAPAN) às 6 da manhã.

Depois de um banho com sabonete (MADE IN GERMANY) e enquanto o café (IMPORTADO DA COLÔMBIA) estava a fazer na máquina (MADE IN CHINA), barbeou-se com a máquina eléctrica (MADE IN SRI LANKA), jeans de marca (MADE IN SINGAPORE), uns ténis (MADE IN KOREA) e um relógio de bolso (MADE IN SWITZERLAND).

Depois de preparar as torradas de trigo (PRODUCED IN USA) na sua torradeira (MADE IN INDIA) e enquanto tomava o café numa chávena (MADE IN FRANCE), pegou na máquina de calcular (MADE IN MEXICO) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia.

Depois de acertar o relógio (MADE IN TAIWAN) pelo rádio (MADE IN INDIA), ainda bebeu um sumo de laranja (PRODUCED IN ISRAEL), entrou no carro (MADE IN ITALY) e continuou a sua busca por um emprego bem pago em PORTUGAL...

Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel (MADE IN FINLAND), Pedro decidiu relaxar por uns instantes.

Calçou as suas sandálias (MADE IN BRAZIL), sentou-se num sofá (MADE IN UK), serviu-se de um copo de vinho (MADE IN SPAIN), ligou a TV (MADE IN INDONESIA) e pôs-se a pensar porque não conseguia encontrar um emprego bem pago em PORTUGAL...

Será que alguém poderá ajudá-lo a descobrir a razão?

Nota: Texto partilhado por um meu colega TOC

Resposta:
Não encontrava um bom emprego em Portugal porque era burro, não era "boy" inscrito no PS ou no PSD!
Cumprimentos.
Cem

Registado: 18/4/2003 1:58

por heterocedastico » 16/9/2005 10:23

Isso cheira-me de novo a plano tecnológico. E o que entende por novas tecnologias? Comprar computadores e ter internet em casa e nas escolas? Desenvolver apenas software? Isso já o fazemos...

Ter internet em casa e nas escolas é o básico. Hoje em dia é como ter saneamento... (que, a propósito, só agora está a chegar à minha terra)...

Se queremos apostar na economia do conhecimento temos de ter uma máquina eficiente que proporcione esse conhecimento, o que, definitivamente, não acontece... Os alunos, como eu, saem da faculdade com medo! Medo porque não sabem nada! Passam os dias na faculdade a ouvir professores que de empreendedores têm 0!!!!

A interacção entre empresas/universidade é muito importante. Os alunos precisam de conhecer modelos de negócio reais, conhecer os riscos, sentirem-se confiantes! Pecisam do ambiente propício para terem ideias, na universidade e depois nas empresas...

Sectores do conhecimento: software, robótica, biotecnologia,...

Registado: 8/5/2004 16:38

O problema e´ nao ter plano

por wuzzu » 16/9/2005 10:18

Muitas vezes apontam-se os governos como responsaveis mas nunca se percebe porque onde e´ que os governos estao a ser maus governos... e como poderiam ser melhores.

Penso que a verdadeira razao dos governos serem maus esta na realidade na sua falta de preparacao.
Nao basta ter canudos, e preciso ter uma preparacao real. Ha muitos doutores mas isso nao significa que sao todos bons e muito menos qdo em muitos casos se enchem de manias que o sao...

O que se passa e´ que hoje esta toda a gente a falar de inovacao e se olharem para quem fala sobre isso sao sempre pessoas que na realidade nunca o foram.

Nunca arriscaram nas suas vidinhas, e ate entre os academicos, nunca na realidade escreveram um trabalho reconhecido pela sua originalidade.
Em suma, por jogar a bola, nao sou o Figo...

O que precisamos e´:
- de apostas inovadoras (de inovacao todos falam, mas de ideias inovadoras nao vejo nada; somos tao inovadores qto todos os outros, e sera que isso e´ ser-se inovador)
- de coragem politica (temos um pais controlado por interesses, ou alguem acredita que OTAs e TGVs e SCUT's nao sao mais que o resultado desses interesses?!)

A realidade e´ que se calhar precisamos de ser mais democratas! Eu nao quero ser politico, mas a realidade e´ que no dia em que ouvi que portugal tinha ganho a organizacao do EURO fiquei estupefacto com a alegria do Carlos Cruz e amigos. Nunca percebi porque nao deviamos antes estar tristes! Mas a realidade e´ que nao fiz nada. E como eu nao sou nenhum iluminado, interrogo-me, onde andam VOCES que tb nao fazem NADA?

wuzzu

Registado: 31/8/2005 10:51

por ScrappeR » 16/9/2005 10:06

Não sei se sabem mas a Sogrape, é das empresas que mais vinho vende a nível mundial. Para não falar que o vinho mais conhecido no mundo é o nosso vinho Mateus Rosé, que por acaso era o vinho favorito do Sr. Saddam Hussein.(só faltava o Bin Laden dizer o mesmo) :mrgreen:

Eu já estive junto a trabalhar com a Efacec e outras empresas portuguesas, e Portugal é um achado em exportação de maquinas para a Industria. Alias os maiores exportadores de maquinas e sistemas são:

-Portugal
-Checoslovaquia
-USA
-Germany
-mais recentemente Brazil (devido ao facto da Continental e a GoodYear se deslocarem para cá)

Claro que quem exporta mais são os EUA e os malditos checos, onde as maquinas são mais baratas e têm a mesma qualidade. Os alemães já estou no fundo da tabela porque o preço da sua engenharia é muito caro, e nem eles próprios querem a engenharia deles. Por acaso conheço uma empresa que monta maquinas para Continental Germany, e detêm uma grande parte do mercado.

Mas se isto é tudo botões de rosas, porque é que só temos os espinhos?

Porque estes casos contam-se com os dedos.

BN.
No mercado quase tudo é positivo até o panico,pois só é negativo o prejuizo.

Registado: 9/6/2005 0:48

por Lion_Heart » 16/9/2005 9:23

[quote="A-320"]Portugal só produz bem 4 coisas basicamente.

1.Vinho

2.Cortiça (mas da maneira que cortam sobreiros ou os queimam,não é por muito tempo)

3 .Azeite.quote]

Bem,acho que isto é mais um mito dos muitos que povoam a nossa sociedade.Claro que temos bons produtos,mas serão assim tão bons para competir la fora?A fama da Vista Alegre é mundial,dizemos que tem alta qualidade mas os prejuizos da empresa aumentam a cada trimestre.

Os vinhos Portugueses, dizemos nós tem grande qualidade mas a verdade é que la fora nem os vemos (estive em Londres em varios restaurantes e havia de tudo ,desde Chilenos,Australianos,Nova Zelandia,USA,Africa Sul,Espanhois,mas os Portugueses?Nada),claro que temos excepçoes ,o vinho do Porto,o da Madeira e o Mateus Rose .

O nosso turismo e a maneira como o tratamos é uma vergonha comparado com espanha que fica aqui mesmo ao lado,nem com eles aprendemos!E depois queixamo-nos que eles invadem o nosso País.

O Português para nossa infelicidade e um povo que so esta bem a dizer mal dos outros,a tentar ter mais que o vizinho (dar nas vistas,por isso compra casas e carros topo de gama sem dinheiro),a fugir aos impostos e enquanto isto não mudar não saimos da cauda da europa.
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

orgulho de ser portugues

por p. coelho » 15/9/2005 23:28

eu tenho orgulho e não prescindo de procurar quando quero comprar qualquer coisa de procurar o que é portugues , evidentemente que se vir uma coisa que não tem qualquer qualidade evidentemente não compro portugues, não entro em lojas de lixo chinesas pois é disso que eles vendem e se a união europeia quiser controlar os produtos chinese basta fazer cumprir as normas que exigem ao produtos europeus que 95% dos produtos chineses iam para o lixo e deixavam de ser competitivos se quisesem cumprir , outra maneira é as pessoas terem orgulho se serem portuguess e fazerem como fazem os outros paises europeus onde não se vê produtos estrangeiras na proporção que se vê cá , Tudo isto resulta das pessoas acharem que os outros é que devem comprar portugues mas deviam começar por nós proprios e entender que ao comprar produzido em portugal se está a alimentar o proprio posto de trabalho
"O que hoje são recordações amanhã serão novidades!"

Registado: 5/9/2005 21:20

por A330-300 » 15/9/2005 22:10

Proponho a todos que estão a participar neste tópico que fossemos tomar umas cervejas para comemorar a atual situação do país.

Sim, porque isto não tem solução ,os paises de leste já stão a passar por nós,e o fosso está a vista e é fundo.

Portugal só produz bem 4 coisas basicamente.

1.Vinho

2.Cortiça (mas da maneira que cortam sobreiros ou os queimam,não é por muito tempo)

3 .Azeite.

4.Atear fogos.

Pena tenho eu de não morar junto à fronteira com Espanha.

Aliás da maneira que as coisas vão a Espanha já não nos quer nem de graça.
Pra que??

Já somos economicamente colonixados.Tornarem-se donos de Portugal seria absorver um passivo incalculável.

Por isso amigos...vamos beber e comemorar a atual situação!!!

Registado: 30/1/2005 12:51

por Incognitus » 15/9/2005 21:50

Curiosamente, o fenómeno que se está a passar em Portugal parece passar-se tb nos EUA ... professores do ensino público ganham mais do que os do ensino privado.

O ordenado de final de carreira em Portugal é igual ao ordenado mediano nos EUA.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por Incognitus » 15/9/2005 21:39

Dirão "mas fugir aos impostos é injusto para quem os paga".

Sim, é verdade. E isso só significa uma coisa: que quem não foge, também tem que se organizar e lutar contra o que isto chegou.

Temos neste momento um país de pessoas que ganham 600 Euros por mês em média, a sustentar um Estado onde todos os professores se reformam com mais de 2500 por mês. Os professores são apenas um pequeno exemplo, isto chegou à palhaçada total e só se resolve com uma revolta social.

por Incognitus » 15/9/2005 21:36

O País chegou a um ponto em que o Estado, monstruoso, quer 21% de cada venda, por cima de todos os outros impostos.

Nesse ponto, é perfeitamente natural que as pessoas fujam aos impostos, e fujam cada vez mais. É natural, e chegará a altura em que é salutar, pois a única forma de matar o Estado que temos neste momento é tentar priva-lo de oxigénio.

Quando uma empresa aumenta 10000 Euros o custo com um colaborador, e esse colaborador dos 10000, só vê um acréscimo de 3000qq coisa (menos de 4000) se pagar todos os impostos, é óbvio que estamos para lá do não retorno. Nenhum Estado tem o direito de pedir isso a ninguém.

por ptmasters » 15/9/2005 21:28

valves Escreveu: e essa da contabilidade de Restaurantes chineses :mrgreen: também me dá que pensar então achas que o fisco permitiria que esses Restaurantes ou lojas permanecessem abertos em Portugal se não pagassem impostos

Boas

Por acaso até permite. Tenho uma empresa de contabilidade, em que alguns potenciais clientes (restaurantes, mercearias e ervanárias na circunstância), na primeira reunião que tínhamos com o potencial cliente onde trocávamos impressões sobre necessidades e expetactivas, solicitivam que parte das vendas não aparecessem na contabilidade (um restaurante inclusivé pedia apenas para ter 150 € de vendas / dia!!!!).

Mas o mais espantoso não chega a ser isto. O mais espantoso vem dos softwares de facturação e gestão, onde um bem conhecido, fornce user / pwd técnica aos utilizadores finais (user / pwd que devia ficar destinada apenas aos técnicos do software), escondida por trás de um MENU de MANUTENÇÃO, onde permite a eliminanção de documentos sem deixar qualquer rasto, reorganizando o número de ordem dos registos, não permitindo por isso a detecção de fraude!!!!

Esse software está instalado desde sapatarias, talhos, discotecas por aí fora. São aos milhares.

E esta informação foi-me dada pelo próprio fabricante numa prospecção que fazíamos sobre softwares existentes no mercado, onde fiz especificamente a pergunta "o cliente por vezes recebe mercadorias onde não paga IVA - sem factura -, e gostava de não ter de liquidar o IVA resultante da venda desse produto", ao que me foi respondido em jeito de aqui que ninguém nos ouve "não há problema, o utilizador tem depois uma password técnica que lhe permite seleccionar os registos da base de dados que intenciona eliminar, reorganizando automaticamente a informação do dia e para a contabilidade"

Contudo, o problema não é o software permitir ou não fazer. O problema é mesmo a idoneidade e ética de quem permite ou usa este tipo de argumento para vender.

Por essas mesmas razões, nunca ficámos com um cliente que nos tivesse pedido esse tipo de situação.

Um abraço

Registado: 31/1/2005 4:04

por R_Martins » 15/9/2005 21:16

valves Escreveu:Mudando um pouco o assunto e porque falei dos Chineses, não sou racista mas concordo com Alberto João Jardim quando diz que não os quer na Madeira, eles naõ querem obedecer às nossas Leis, eles conseguem ganhar dinheiro aqui em Portugal porque não pagam impostos,

Bem FProença não nos podemos esquecer que os chineses se criarem postos de trabalho para Portugueses nas suas lojas e nos seus Restaurantes porque é que não poderão ser bem vindos ? :roll: e essa da contabilidade de Restaurantes chineses :mrgreen: também me dá que pensar então achas que o fisco permitiria que esses Restaurantes ou lojas permanecessem abertos em Portugal se não pagassem impostos :roll: eu acho que nos devemos ir habituando a sociedades multi etnicas agora é evidente que os texteis o calçado a cerâmica e a nossa industria estão a ser destruidos porque se permitiu que entrem produtos baratos vindos desses locais feitos com mão de obra semi escrava e isso é que nunca se deveria ter permitido porque esses países practicam dumping social

Cumpts

Vasco

...eu acrescentaria que os nhequenheques , são mais de mil milhões de consumidores. Se eles enriquecerem serão por isso potenciais consumidores dos nossos fantasiosos produtos, ou não, isto é, se não sou fantasioso não produzo nada para nhequenheques, culpa minha.

«...permitiu que entrem produtos baratos vindos desses locais feitos com mão de obra semi escrava e isso é que nunca se deveria ter permitido porque esses países practicam dumping social »

Eu acrescentaria todavia que Portugal, como a China, lamentavelmente também faz dumping social. Não vejo a diferença: Coçovares ilegais e 24 humanos a viver num T2, cujas entidades «reguladoras» bem os conhecem...Eis pois o Portugal de Sócrates e Cª.
Por assim dizer, no passado tiveram lá outros, lamentavelmente todos da minha geração, que faziam catequese ás 10 da manhã e terço ás três da tarde.
Óh quão desonestos nós somos…Se os «novos» não mudarem, que raiva!!!
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por Incognitus » 15/9/2005 21:00

Já agora, já repararam que boa parte dos Restaurantes Chineses não têm alvará, têm apenas o pedido do alvará na porta que os permite estarem abertos durante determinado tempo.

Fazia mais sentido eliminar totalmente o sistema de alvarás, do que os restaurantes chineses.

Não têm alvará? PARABÉNS pela coragem de quem quer trabalhar em vez de fazer papeladas.

Dentro de anos, eles viverão melhor do que nós. E possivelmente, ainda não terão alvará.

Nós, entretanto, queixamo-nos. E temos alvarás.

por valves » 15/9/2005 20:58

Mudando um pouco o assunto e porque falei dos Chineses, não sou racista mas concordo com Alberto João Jardim quando diz que não os quer na Madeira, eles naõ querem obedecer às nossas Leis, eles conseguem ganhar dinheiro aqui em Portugal porque não pagam impostos,

Bem FProença não nos podemos esquecer que os chineses se criarem postos de trabalho para Portugueses nas suas lojas e nos seus Restaurantes porque é que não poderão ser bem vindos ? :roll: e essa da contabilidade de Restaurantes chineses :mrgreen: também me dá que pensar então achas que o fisco permitiria que esses Restaurantes ou lojas permanecessem abertos em Portugal se não pagassem impostos :roll: eu acho que nos devemos ir habituando a sociedades multi etnicas agora é evidente que os texteis o calçado a cerâmica e a nossa industria estão a ser destruidos porque se permitiu que entrem produtos baratos vindos desses locais feitos com mão de obra semi escrava e isso é que nunca se deveria ter permitido porque esses países practicam dumping social

Cumpts

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

por PJBM2 » 15/9/2005 20:36

Não nos podemos especializar na produção de tudo, mas sim onde possuímos vantagens comparativas: turismo, vinhos, componentes automóveis... E por outro lado temos de nos especializar nas novas tecnologias. É necessário a criação de clusters industriais que permitam a partilha de conhecimento e o desenvolvimento de novas capacidades...

Isso cheira-me de novo a plano tecnológico. E o que entende por novas tecnologias? Comprar computadores e ter internet em casa e nas escolas? Desenvolver apenas software? Isso já o fazemos...
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por fproenca » 15/9/2005 20:04

Curiosamente a nossa bolsa é o espelho do que temos por cá, basta reparar que Empresas mais representativas de Portugal cotadas na bolsa tais como Sonae, Portugal Telecom, Bancos, Jerónimo Martins, Brisa, EDP, etc. ou são prestadoras de serviços ou são distribuidoras, práticamnete não temos indústria e o pouco que temos são pequenas Empresas familiares que estão a falir face os produtos que vêm da China mais baratos.

Eu concordo que o comércio deva ser livre, e que a relação qualidade/preço deva ser o ponto mais importante para a escolha do consumidor independentemente da sua origem, o que não concordo é que Portugal não tenha nada para oferecer em troca, Portugal não precisava de produzir tudo para as nossas necessidades, bastava produzir alguns bens especificos de forma a conseguir competir, por exemplo a Alemanha saiu da 2ª Gerra mundial de rastos e hoje é um grande País, basta reparar só a produção de carros ...

Mudando um pouco o assunto e porque falei dos Chineses, não sou racista mas concordo com Alberto João Jardim quando diz que não os quer na Madeira, eles naõ querem obedecer às nossas Leis, eles conseguem ganhar dinheiro aqui em Portugal porque não pagam impostos, não conheço nenhum colega meu (TOC) que faça contabilidades de Chineses, mas por via das dúvidas experimentem pedir um talão de venda numa loja ou num restaurante Chinês e olhem bem para o que vos dão.

Já agora, já repararam que boa parte dos Restaurantes Chineses não têm alvará, têm apenas o pedido do alvará na porta que os permite estarem abertos durante determinado tempo.

É verdade que não devemos estar sempre a lamentar a nossa sorte, há Países bem piores e com mais recursos como é o caso de Angola, Moçambique e outros, mas tal como nós o problema está em quem Governa, é preciso ter pessoas com visão futura e não limitar os projectos a pensar apenas nos 4 anos de Governação
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], niceboy, PAULOJOAO, Phil2014 e 615 visitantes