Caldeirão da Bolsa

Mais um comentário acerca de portugal na imprensa estrangeir

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 12/9/2005 14:33

tiopatinhas Escreveu:Penso que Saramago das coisa certas que escreveu foi o seu último livro onde apresenta o panorama de uma sociedade em que todos votem em branco.
VAMOS todos VOTAR EM BRANCO !!! Para defender Portugal!!! E a bem da Nação!!

Votar em branco é um verdadeiro perigo! Ainda metem lá a "cruzinha". :mrgreen:

O melhor é não votar. :mrgreen:
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por tiopatinhas » 12/9/2005 14:18

Jameson,
não é que de facto queira ser espanhol.... mas, apetece decarrregar. Quanto aos espanhóis que vêm para cá trabalhar, tenho muitos que comigo trabalham.
Apresentam perspectivas de vida complectamente diferentes das dos portugueses. Previligiam a poupança, são pessoas mais abertas, mas desconfiadas..., simpaticos, trabalhadores (não faltam) e que entendem que portugal é uma anarquia.
Sabe que em espanha nimguém entrega IRS?
É o estado que vai à conta dos individuos e lhes comunica que irá tirar X para pagamento de impostos, juros demora etc. Eles sabem quanto ganha cada espanhol! E em Portugal? Se não denunciassem o Paulo Portas nimguém sabia se meteu ou não IRS!!! Só num país destes!
Os politicos são todos iguais...uns mais que outros...
Decidi votar sempre em branco excepto para a presidência(contra Soares, Gerontocracia não!!!)votarei Cavaco pois precisa-se alguém que saiba da economia da casa!
Penso que Saramago das coisa certas que escreveu foi o seu último livro onde apresenta o panorama de uma sociedade em que todos votem em branco.
VAMOS todos VOTAR EM BRANCO !!! Para defender Portugal!!! E a bem da Nação!!

Registado: 17/3/2005 14:58

por Incognitus » 12/9/2005 13:37

E sim, tb me parece que um país com a riqueza de Portugal dificilmente reformaria os médicos nos 900-1000 contos mensais se fosse o mercado a preça-los.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

por Incognitus » 12/9/2005 13:33

NGM, tanto os professores como os enfermeiros ganham POUCO no início de carreira. Deviam ganhar mais de início.

E menos no fim.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por NGM » 12/9/2005 13:22

Incognitus Escreveu:...ou Enfermeiros a 3000.

E continuam a bater nos enfermeiros.

Um enfermeiro de nível I ganha 800 euros líquidos, de um vencimento base de 942,43€.
Desde a decisão de 2002 da Manuela Ferreira Leite que os enfermeiros entretanto contratados pelo estado estão com vínculo precário (contratos de termo certo, 3 meses + 3 meses, 1 ano os que tenham sorte...), a receber os tais 942,43€.

Escolham outra classe privilegiada para descarregar. Os médicos, que tal? Sou médico, e não sou cego.

Adicionais esclarecimentos sobre tabelas salariais de enfermeiros em:

http://www.sep.org.pt/index.php?option= ... Itemid=199

Registado: 16/10/2004 2:43

por Pata-Hari » 12/9/2005 12:47

Alguém arranja o artigo de hoje, no diário económico, pelo Vasconcelos e Sá? é bem engraçado.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Incognitus » 12/9/2005 12:46

Continua a parecer-me que as pessoas ainda não entenderam que o dinheiro do Estado não nasce nas árvores, e que não faz sentido pessoas com ordenados médios de 600 Euros andarem a pagar professores do ensino básico ou secundário a 2500 Euros, ou Enfermeiros a 3000.

por Incognitus » 12/9/2005 12:44

A mim tb não me chocam os ordenados altos se pagos por uma entidade privada, só recorre a ela quem quer.

Chocam-me é os ordenados altos pagos por todos, por serviços que tanto podemos como não utilizar, e para os quais é possível obter as mesmas pessoas por menos $, e sendo esse dinheiro pago por pessoas com ordenados muito mais baixos.

Ou seja, não faz sentido que o Estado pague substancialmente acima do que um mercado competitivo pagaria, pelas mesmas funções. E que faça isso com o dinheiro de todos nós.

por JB05FLOP » 12/9/2005 12:21

Ah, num café onde estive na semana passada estava lá um azuleijo que dizia: Se tens inveja do meu viver, vai trabalhar malandro

Registado: 12/3/2005 13:06

por JB05FLOP » 12/9/2005 12:18

Não me chocam os ordenados altos, choca-me a falta de produtividade, é a mesquinhez típica do nosso povo ( do género, é pá, já viste quanto ganha o nosso vizinho! E para trabalhar, correr risco de investimento ou ter algum empreendorismo, está quieto)que faz que não passemos da cepa torta.

Na função pública não há incentivo à produtividade, um indivíduo pode até chegar bem intencionado, numa de trabalhar, de ir em frente, mas rapidamente perde a motivação, não só não será recompensado, como provavelmente será mal visto por corromper os princípios da energia mínima e das 9 às 5 (internet, pausas para café e outros assuntos de carácter pessoal incluidos).
As chefias são fraquissimas, não têm optica de gestão e chegam onde chegam não por mérito próprio, mas sim por compadrios. A falta de liderança nota-se na equipa e na produtividade.

Ainda ontem estive com uma amiga que trabalha num banco de investimento estrangeiro e que recebeu um bonus de produtividade de 180.000 Euros. Será injusto? Será má política do banco? Quanto terá ela dado a ganhar ao banco? Seria melhor pagar um salário baixo e deixá-la a fazer figura de corpo presente? Será esse banco que está falido ou será o nosso Estado?

Registado: 12/3/2005 13:06

por Incognitus » 12/9/2005 12:09

agora permita-me q lhe pergunte pq q há tantos médicos ( e presumo alguns enfermeiros) espanhóis que vêm trabalhar para cá ?

É altamente provável que também ganhem mais cá ...

O problema do Estado não está de forma nenhuma limitado às clientelas políticas.

por Jameson » 12/9/2005 11:51

tio patinhas até concordo com algumas coisas q disse mas essa sua última afirmação "Quer ser espanhol"

irrita-me sempre (Vindo de quem quer q seja) , e só lhe posso dizer então vá !!

vivemos numa europa sem fronteiras, com total liberdade de cirulação...demita-se já hoje e vá para espanha! obter a naionalidade Espanhola não deve ser muito complicado para um cidadão português tb não deve ser mt dificil

agora permita-me q lhe pergunte pq q há tantos médicos ( e presumo alguns enfermeiros) espanhóis que vêm trabalhar para cá ?

Registado: 1/5/2005 20:31

por Incognitus » 12/9/2005 11:47

tiopatinhas, pois, mas aparentemente os professores espanhóis ganham menos que os portugueses em final de carreira. Carece de confirmação.

Tb concordo que existem demasiadas benesses para as classes políticas, mas no entanto o problema não se limita "aos poucos", o problema está mesmo presente "nos muitos", nas profissões que ninguém adivinharia ganharem tanto em final de carreira.

por tiopatinhas » 12/9/2005 11:45

Pois, concordo.
Deveria haver um tecto ex: 400 contos
Mas, e aqueles que são presidentes de Camara, vereadores a tempo inteiro, deputados etc e ainda têm a reforma!
Por ex: o Prof Cavaco Silva recebe lìquidos 2000 contos aprox. de ordenados e outros afins! Não acham demais? Ha ele aturou os portugueses 10 anos!!
E nós?? Não aturamos os politicos??
Tudo sacanagem!!
Acabem mas é com a corrupção, essa sim... mas não há coragem!Cobardes, cobardes....
Foi para aí que foram os fundos comunitários.
Comparem com a Espanha e vejam como e onde eles investiram os seus fundos.Não há tantos lamborguinis, porches etc... há fábricas empresas investimentos em Portugal etc.... quero ser Espanhol....

por Incognitus » 12/9/2005 10:37

A mesma lógica se aplica a professores no topo da carreira. Ganham demasiado, para um país como Portugal.

Mais uma vez, é de não esquecer quem sustenta esse tipo de salários. São pessoas que ganham muito menos, e têm o direito de pelo menos o Estado tentar fazer mais com o seu dinheiro de impostos. No mínimo, o Estado deveria tentar que a procura/oferta de professores fosse mais equilibrada, reduzindo o rendimento dos ditos. Porque desta forma toda a gente quer ir para professor. (Estou a falar de ensino básico e secundário, praticamente todos se reformam com mais de 2500 Euros/Mês).

por Incognitus » 12/9/2005 10:29

tiopatinhas, a remuneração dos enfermeiros parece excessiva face à realidade do país, pelo menos tendo em conta as reformas declaradas em www.cga.pt.

Se trabalhar para uma instituição privada, tudo bem. Mas o Estado sustentar aquele tipo de salários não faz sentido. Não se esqueça que o Estado é pago com os impostos de um país que ganha em média pouco mais de 600 Euros/mês.

por tiopatinhas » 12/9/2005 10:21

Arnie,
se os enfermeiros trabalham devem ganhar por isso!
No meu caso, sou enfermeiro, com 20 anos de serviço, faço muitas horas extraordinárias em tranferências de doentes graves a outros hospitais. Claro, não acha que seja remonerado por isso?? È um risco elevado, altas velocidades, etc, quando poderia trabalhar só dentro do hospital.
Mas repare, para isso chamo à atençao, com extrema frequência chamamos enfermeiros para essas transferências e não querem! Vão sempre os mesmos!!
Claro depois, no final do mês têm inveja do ordenado dos que mais trabalham!! Cambada!!
Quando é para trabalhar não podem por isto, por aquilo! Na hora de receber querem receber tanto como aqueles que deixam a familia, amigos e hobby para estarem disponiveis para a instituição onde trabalham. No resto do país é igual! Poucos são os que trabalham arduamente.Muitos os que se querem sentar à mesa do ordenado.
Nota: Não tenho part time, vivo da minha instituiçao e para a minha instituiçao.

por A330-300 » 12/9/2005 8:25

Acho que temos que sair para beber e comemorar a atual situação.

Dias muuuito piores virão...

Registado: 30/1/2005 12:51

por castelbranco » 12/9/2005 0:19

Carissima menina/senhora Carla

note que não estou a dizer que estão mal pagos ou bem pagos simplesmente digo e volto a dizer que o povo portugues deita as culpas todas para o funcionalismo publico em geral, o que não acho isso correcto, eu exemplifiquei que há funcionarios publicos que estão a ser escravizados tal qual como em outro qualquer sitio não acho isso correcto trabalhadores estarem a fazer noites e ganharem por isso nada mais nada menos que uns miseros 10 euros, agora se trabalham pouco ou muito isso já é da competencia dos responsaveis.

quanto ao mudar de emprego ou não, olhe devo dizer-lhe uma coisa a senhora não se esqueceu que um funcionario publico tem descontos para efeitos de reforma diferentes dos outros funcionarios pois não? e que se sair do funcionalismo publico esses descontos que foram feitos ao longo dos anos vão simplesmente ao ar ou seja o dinheiro que se pagou durante anos simplesmente desaparece.

Registado: 10/11/2002 12:19

por CarlaPereira » 11/9/2005 21:47

esqueci-me de referir o seguinte: Se essa senhora ganha + 10 euros por noite, posso dizer que está dentro da lei que é para todos os portugueses. O trabalho noturno é pago 25% ao valor por hora. Como essa senhora deve ganhar 400 euros mensais, o que dá 2,30 euros por hora, acrescentando 25% , dá 0.57 a mais por hora, multiplicar por 8 horas noturnas, dá 10 euros. Com isto quero mostrar, que não é só os funcionarios publicos que ganham este valor mas sim tambem quem trabalha nos privados. Por razao, os funcionarios publicos têm que ser diferentes aos outros????

Registado: 4/3/2005 18:07

para o castelbranco

por CarlaPereira » 11/9/2005 21:39

Li o teu exemplo, e digo-te uma coisa: Eu quando estou mal no meu emprego, só tenho que fazer uma coisa, procurar outro com melhores condições. Se porventura essa senhora ( do teu exemplo) se sentir mal no emprego que está, só tem é que procurar outro emprego melhor. O problema de muita gente é comodar-se com aquilo que tem, e só sabem queixar-se, e não fazem nada para melhor a sua vida profissional....tipicamente português....

Sorry, mas tinha que desabafar, porque os funcionários publicos, não têm razao de queixa...têm muitas modernias que qualquer outro empregado de privados têm....

Registado: 4/3/2005 18:07

por castelbranco » 11/9/2005 19:54

sinceramente o que eu penso dos funcionarios publicos é o seguinte:

lá na cabeça está o presidente da camara que é um tipo na maioria das vezes que nem sabe gerir coisa nenhuma ou seja nunca exerceu a serio um cargo de administração de empresas, ele só se preocupa em mostrar ao eleitorado obra feita em vesperas de eleições nem que para isso tenha que penhorar os calções da camara, ou seja penhorar o dinheiro que os contribuintes aonde pagar no futuro.

directores dos hospitais são na grande maioria das vezes influencias politicas que há em cada região ou seja vão para esses cargos não pessoas que ao longo dos tempos demonstraram ser capazes de fazer qualquer coisa, mas sim um tachista qualquer ou uma tachista que é esposa do senhor flano ou beltrano.

bem, e aqui vamos nos numa carruagem aos solavancos até encontrar uma ravina.

por castelbranco » 11/9/2005 19:44

tinha-me esquecido do seguinte: então para que diabo um presidente de camera ganha 700 contos por mes e mais despesas então não é para gerir a camera? ou é para estar de barriga ao sol e fazer o que lhe apetece? ou seja a fazer igual aquele que ganha 80 contos? então ganhava 80 contos tambem, se é para fazer igual aos outros funcionarios não é verdade?

e o director do hospital? quanto ganha ele? 80 contos? 500? 1000? então se ganha 1000 ou por aí perto então tem que mostrar serviço, ou seja não é só servir-se. correcto?

ou são aqueles que ganham 80 contos é qyue tem que fazer o serviço daqueles que ganham 1000?

abraços

por castelbranco » 11/9/2005 19:33

Sim isso dá que pensar pois dá para colocar a questão, o que é que nasceu primeiro foi a galinha ou foi o ovo?

no entanto acho que o problema começa sempre pelos responsaveis e não pelos coitados dos trabalhadores, tambem acredito que poderá haver casos muito diferentes de outros como é natural, mas eu aqui coloco a bola todinha ao lado dos responsaveis ou seja aqueles que ganham rios de dinheiro pois são pagos para terem essa responsabilidade de gerir, por serem exactamente responsaveis, mas como é sabido os responsaveis cuidam é do seu bolso primeiro, depois, quem vier a seguir que feche a porta e apague a luz.

abraços

por arnie » 11/9/2005 19:22

caro Castelbranco

eu sei que os auxiliares da função publica seja de que area forem são mal pagos

varredores de rua, recolha do lixo, auxiliares escolares e todos os que trabalham nos serviços de manutenção, nomeadamente, serviços camararios

não só são mal pagos como são olhadas pela maioria dos portugues de cima para baixo

no entanto, o ser mal pago não é, ou melhor, não deveria ser, sinonimo de falta de brio professional

naturalmente que há excepções, como tudo na vida, mas contam-se pelos dedos de uma mão

e de todos eles, as pessoas que trabalham nos serviços camararios deverão ser os piores de todos

do tipo, 4 varredores de rua para varrer um jardim onde demoram uma manha inteira pois metade dela estão no café a conversar

do tipo, montar um contador da agua é preciso 5 pessoas, 2 abrem o buraco, os outros 3 olham, depois dois montam o contador, os que abriram o buraco olham, o 5 é o cheuffer que nem sai do carro

do tipo, ires mudar o nome do contracto da agua e chegares à camara e tiras a senha da tua vez e quando vez, uma das senhoras sai, 15 min volta cheia de compras pois, estando aquele departamente camarario inserido dentro da praça municipal, a senhora foi fazer as compras para casa. Entretanto sai a outra colega, que tb ela foi fazer as suas compras e nós os labregos, que até por sinal pedimos ao patrão uns minutos para sair para ir tratar de um assunto ficamos ali sentados à espera

do tipo,abrirem uma vala na rua para mudar a conduta de agua e 15 dias depois abrem de novo a vala pois a empresa que vai alcatroar a rua descobriu que a camara deixou a conduta demasiado alta e como tal, lá vão de novo 6 pessoas que se revezam à medida que vão baixando a conduta, resumindo dos 6, trabalhavam 3 de cada vez enquanto os outro conversavam, riam, iam ao café buscar cervejas, etc...

do tipo, ir uma carrinha descarregar material e pessoal às 9 da manhã, terem o serviço acabado às 10 da manhã e a carrinha ir buscalos somente aos meio dia. resultado? 4 homens estiveram sentados durante 2 horas sem fazer nada e nos contribuintes a pagar-lhes aquelas 2 horas
Imaginem se o mesmo acontece à tarde, de 8 horas de trabalho trabalham 4 ou 5 horas, as outras são oferecidas pelos otarios, nós trabalhadores do sector privado

esta é a mentalidade se calhar de 80% dos funcionarios camararios deste pais

não há ninguém que os fiscalize, sabem que o ordenado não lhes vai faltar, sabem que n serão despedidos pois se existe força trabalhadora deste pais que é afectada pelos despedimentos são os privados pois os publicos n têm esse problema

este pais é o salve-se quem puder, não admira que quem conseguir, vai trabalhar para o estado pois é lá que estão os bons empregos

ANUNCIO

não tens estudos? não consegues arranjar emprego devido à falta de estudo? não te preocupes, inscreve-te num centro de emprego e recebes o ordenado minimo ou então vai trabalhar para uma camara pois apesar do ordenado ser pouco, ei, podes fazer o que bem te apetecer pois ninguém te diz nada

os auxiliares dos hospitais, pouco posso dizer pois n estou familiarizado com o caso

mas como já disse, reconheço que a maioria possui salarios baixos entre os 100 e os 80 cts, conheço pessoalmente casos assim, mas repito, baixo ordenado não é sinonimo de falta de brio professional

um abraço
arnie

PS: peço desculpa deste post voltar a cair na discussão interminal entre trabalhadores privados e publicos
Bons negocios,
arnie

Registado: 4/11/2002 23:09
Localização: Viras à esq, segues em frente, viras à dir, segues em frente e viras novamente à dir. CHEGASTE

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Burbano, cali010201, Crissssx, Google Adsense [Bot], Goya777, J.f.vieira, jprgodinho, Kooc, latbal, Lisboa_Casino, m-m, macau5m, PAULOJOAO, Àlvaro e 334 visitantes