Caldeirão da Bolsa

EDP - Comentários a situação técnica.

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Iberdrola interessada na Galpenergia e na EDP

por pedras11 » 7/9/2005 8:51

Iberdrola interessada na Galpenergia e na EDP (Público) Empresa espanhola joga em dois tabuleiros à espera que Sócrates reveja o modelo energético. OPA em Espanha segue princípio de concentração defendido por Duão e chumbado por Bruxelas
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por pedras11 » 6/9/2005 22:34

Negócios: EDP reforça posição na Portgás e Setgás e investe 56,5 ME
A EDP Energias de Portugal anunciou esta terça-feira a compra à espanhola Endesa de 49% da NQF Gás, aumentando a participação na Portgás e na Setgás. A operação custou 56,5 milhões de euros (ME).

Desta forma, a EDP ficou como única accionista da NQF Gás, titular de 25,3% da Portgás e de 19,8% da Setgás. Após a operação, a EDP possui 72% da Portgás e 19,8% da Setgás.

A Portgás é a segunda maior distribuidora de gás natural em Portugal, tendo como outros accionistas a Gaz de France e a Elyo.

Por seu lado, a Setgás tem como principais accionistas a Galp e a Eni, com 45% e 21,9% do capital da empresa.

Recorde-se que a empresa vendedora, a Endesa, está a ser alvo de uma OPA por parte da também espanhola Gas Natural.

Informação da responsabilidade de Diário Digital © Copyright 2005
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por MarcoAntonio » 6/9/2005 18:16

Bom, esta questão do dividendo é sempre bastante polémica relativamente ao que se deve fazer nos gráficos e como se deve proceder/interpretar.

A minha opção é, como já esclareci e defendi inumeras vezes, a de não efectuar a correcção no gráfico...

Mas, dependendo do dividend yield e da situação técnica do título não interpreto nem retiro as mesmas ilacções em todas as circunstâncias.

Por exemplo, no caso da EDP, o último desconto do dividendo provocou uma quebra artificial do suporte. Quem efectuasse a correcção do dividendo no gráfico veria a EDP a testar o mesmo suporte que anteriormente (pois com a correcção iriam os dois para o mesmo nivel).

Imagem

Eu optei por assinalar no gráfico como se vê em cima a correcção (neste caso) e projectando o novo suporte após o dividendo.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

claro Elias, claro que quebra

por Karamba » 6/9/2005 18:03

e qual é o problema ? Não te estou a compreender.

Olha sempre para a EDP como se esta fosse uma obrigação, que passa o ano a descontar o dividendo (juro) que vai pagar.

Registado: 11/12/2002 2:48

por Elias » 6/9/2005 15:16

Ulisses,

Percebo perfeitamente o teu argumento.

Ainda assim gostaria de colocar a seguinte situação: imaginemos que a EDP (estou a dar como exemplo, poderia ser outro qualquer), continua a lateralizar durante um ano entre os 2,05 e os 2,40.

Imageinemos agora que em Abril do próximo ano, por alturas do dividendo, o título ainda não saiu do range lateral e que ao chegar ao dia do dividendo se encontra próximo da base do mesmo, ou seja nos 2,05. Se o dividendo for, por exemplo, de 10 cêntimos, então no dia seguinte a EDP irá cotar a 1,95 aproximadamente. Seguindo a abordagem que preconizas, o suporte foi quebrado...

O que me dizes?

1 abr,
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 6/9/2005 14:29

GAB, apanhaste-me ;)

De facto, um ano e meio já entra naquilo que considero médio (quase longo prazo). Normalmente, o meu curto prazo refere-se aos períodos até 6 meses, médio prazo até 2 anos e depois disso longo prazo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por GAB » 6/9/2005 14:22

ULISSES SAID:
Em termos de curto prazo, a acção encontra-se há cerca de um ano e meio num movimento lateral entre os 2,05 e os 2,4 euros.

Poderia explicar quais os significados para si de curto, médio e longo prazos?
agradecido.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/

Registado: 18/11/2004 16:43

por Ulisses Pereira » 6/9/2005 13:22

Elias, como sabes essa questão não é pacífica entre os analistas técnicos.

Na minha opinião, os dividendos não devem ser ajustados pois fazem parte do processo natural de formação de preços. Se durante um ano, a actividade da empresa condiciona a criação do dividendo e sendo esse dividendo, um dos factores que influi nas expectativas dos investidores (influenciando, por isso, a evolução da cotação), não faz sentido "eliminar" o dividendo dos gráficos, como se ele não existisse.

Como tal, todas as minhas análises são feitas sem esse ajuste e essa resistência mantém-se intacta, até porque o valor que está na mente dos investidores são os 2,4 euros e não esse valor ajustado do dividendo.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Elias » 6/9/2005 13:05

Ulisses,

A questão que vou colocar não é nova, mas continua a suscitar-me dúvidas.

A resistência dos 2,40 era anterior ao dividendo. O gap resultante do dividendo é bem visível no gráfico.

Mesmo não corrigindo os gráficos no valor do dividendo, é correcto manter a resistência no valor anterior - neste caso 2,40?

1 abr
Elias

Registado: 5/11/2002 12:21

por Ulisses Pereira » 6/9/2005 12:05

Tecnicamente, nenhuma novidade a assinalar. Em termos de longo prazo, a acção mantém intacta a sua tendência ascendente. Por isso, mantenho a postura optimista que venho defendendo desde que a EDP formou uma base muito sólida entre meados de 2002 e 2003, o que lhe permitiu inverter a tendência descendente em que se encontrava. Continuo a acreditar no actual “Bull Market” da EDP e só se a acção perder bastante força e quebrar a zona de suporte dos 1,85 euros, ficarei convencido do final deste “Bull Market”.

Em termos de curto prazo, a acção encontra-se há cerca de um ano e meio num movimento lateral entre os 2,05 e os 2,4 euros.

Como sempre faço questão de salientar, o que de melhor há nestes longos períodos de consolidação é o seu fim. E só depois da acção quebrar este intervalo de consolidação entre os 2,05 e os 2,4 euros poderemos perceber qual o sentido da acção em termos de médio prazo, sendo que o seu alvo caso a ruptura seja no sentido ascendente são os 2,7 euros e, caso a ruptura seja em baixa, os 1,85 euros.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
forum-edp1.GIF
forum-edp1.GIF (23.03 KiB) Visualizado 1333 vezes
forum-edp2.GIF
forum-edp2.GIF (33.65 KiB) Visualizado 1327 vezes
forum-edp3.GIF
forum-edp3.GIF (23.63 KiB) Visualizado 1329 vezes

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

EDP

por domhenri » 6/9/2005 12:03

Não é só a subida mas a quantidade transaccionada que impressiona. Alguém está a preparar-se para um turbilhão de acontecimentos que podem arrastar a EDP com eles. Mas para onde?
Até que enfim que algo acontece à acção dos pobres... :shock: :shock: :shock: :idea:
Há sempre um rabo de fora em cada gato que se quer escondido!

Registado: 29/8/2005 17:07

EDP - Comentários a situação técnica.

por Braganext » 6/9/2005 11:29

Agradeço
Braganext em modo Bullnext desde Abril de 2003.

Registado: 5/11/2002 19:47

Quem está ligado: