Taxas de Juro
7 mensagens
|Página 1 de 1
Re: Taxas de Juro
Bro Escreveu:Mas por exemplo
Taxas acima de 2%: Atrairia mais capital para a zona euro, que por sua vez valorizaria o euro, mas que por outro lado tende a levar ao endividamento da população pois o dinheiro fica mais caro.
É uma leitura correcta ou nem por isso?
Isso é verdade. Mas o problema não é apenas o endividamento. O problema é que também os bens/serviços da zona euro ficariam mais caros com essa consequente subida do valor do euro. E certamente que ao subirem as taxas de juro, esta continuaria a valores reduzido, pelo que o aumento do saldo da balança de capitais não daria para cobrir o défice resultante na balança comercial, até porque mesmo nesse cenário de subida, essa fuga de capitais para a zona euro poderá não ser assim tão relevante. Depende da propria subida, uma vez que a taxa do euro ainda está longe da dos EUA e muito mais do RU.
Bro Escreveu:Taxas abaixo de 2%: Aconteceria o inverso, ou seja, veríamos o capital fugir para aplicações mais atractivas fora da Europa, bem como uma crédito mais barato.
Tendo em conta o contexto económico talvez esta política monetária expansiva fosse a mais correcta, uma vez que os valores da inflação ainda não (se bem que cada vez menos) passam muito para lá do limite imposto pelo BCE e ainda assistimos a uma certa estagnação da economia da Zona euro. O problema é o excesso de liquidez, ou seja, estamos novamente perante a questão da inflação, em que poderiamos cair. Em termos externos, o euro poderia desvalorizar-se e assim os nossos produtos ficarem mais baratos.
Esta pode tambem ser uma medida perigosa....para quem estuda/estudou economia sabe bem do que se trata a "armadilha da liquidez" de Keynes, cuja veracidade o Japão veio acabar por provar.
Última nota: nessa questão da valorização ou desval. de uma moeda tens que ter em atenção que se a moeda desvaloriza e os prod/serv ficam mais baratos, tambem é verdade que os prod/serv das outras economias ficam-nos masi caros.
Muitos criticam o BCE de ter "deixado" o euro valorizar-se demasiado face ao USD. Mas, se assim não fosse, podes imaginar por exemplo o preço que teriam hoje os combustíveis.
Abraço
Gordon Gekko
Karamba, eu acho que o grande problema passa pela definição de competências destas duas entidades. Enquanto o BCE se limita a controlar as pressões inflacionistas, a FED tem uma preocupação muito mais abrangente. E penso que isto justifica a diferença de actuações a que temos assistido.
Mas eu concordo contigo em relação ao risco das taxas de juro se manterem a estes níveis historicamente baixos. Sobretudo porque se voltarmos a entrar num período recessivo, as "armas" ao serviço do BCE são muito escassas...
Um abraço,
Ulisses
Mas eu concordo contigo em relação ao risco das taxas de juro se manterem a estes níveis historicamente baixos. Sobretudo porque se voltarmos a entrar num período recessivo, as "armas" ao serviço do BCE são muito escassas...
Um abraço,
Ulisses
a zona euro tem grandes contrastes
as taxas de juro em Portugal (e não só) deviam estar muito mais altas há muuuuiito tempo, mas para a Alemanha estão bem.
Ou seja, esta coisa de uma taxa de juro igual para toda a europa não funciona. As finanças em Portugal estão muito mal por causa do dinheiro quase grátis. É só esbanjar esbanjar. E quem sofre é sempre o mesmo. Coitado do Zé.
Ou seja, esta coisa de uma taxa de juro igual para toda a europa não funciona. As finanças em Portugal estão muito mal por causa do dinheiro quase grátis. É só esbanjar esbanjar. E quem sofre é sempre o mesmo. Coitado do Zé.
- Registado: 11/12/2002 2:48
Desde Junho de 2003
BCE mantém juros na Zona Euro inalterados
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalterada a taxa de juro de referência na Zona Euro nos 2%, o valor mais baixo das últimas décadas e o nível em que se encontra desde Junho de 2003. A decisão já era esperada pelo mercado.
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
O Banco Central Europeu (BCE) decidiu manter inalterada a taxa de juro de referência na Zona Euro nos 2%, o valor mais baixo das últimas décadas e o nível em que se encontra desde Junho de 2003. A decisão já era esperada pelo mercado.
Ontem o Eurostat divulgou que a inflação na Zona Euro se situou nos 2,1%, em Julho, um valor muito próximo dos 2% impostos pelo BCE.
A subida dos preços do petróleo tem impedido a inflação de descer para valores abaixo dos 2% além de pôr em causa o crescimento económico dos 12 países que partilham a moeda única.
A taxa de desemprego na região desceu para o nível mais baixo em mais de 2 anos, em Julho, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.
BCE mantém juros na Zona Euro inalterados
--------------------------------------------------------------------------------
Maria João Soares
mjsoares@mediafin.pt
Ontem o Eurostat divulgou que a inflação na Zona Euro se situou nos 2,1%, em Julho, um valor muito próximo dos 2% impostos pelo BCE.
A subida dos preços do petróleo tem impedido a inflação de descer para valores abaixo dos 2% além de pôr em causa o crescimento económico dos 12 países que partilham a moeda única.
A taxa de desemprego na região desceu para o nível mais baixo em mais de 2 anos, em Julho, segundo dados divulgados hoje pelo Eurostat.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges
Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net
Bro, no geral o teu pensamento está correcto, mas há aí um erro.
Se as taxas de juro estiverem altas, o recurso ao crédito é menos atractivo e o endividamento não tende a aumentar. É verdade que os juros dos empréstimos já contraidos a uma taxa variável vão aumentar mas o crédito é muito mais estimulado com as taxas baixas do que com as taxas altas.
Um abraço,
Ulisses
Taxas acima de 2%: Atrairia mais capital para a zona euro, que por sua vez valorizaria o euro, mas que por outro lado tende a levar ao endividamento da população pois o dinheiro fica mais caro.
Se as taxas de juro estiverem altas, o recurso ao crédito é menos atractivo e o endividamento não tende a aumentar. É verdade que os juros dos empréstimos já contraidos a uma taxa variável vão aumentar mas o crédito é muito mais estimulado com as taxas baixas do que com as taxas altas.
Um abraço,
Ulisses
Taxas de Juro
Boas
Tenho uma dúvida em relação às taxas de juro, é o seguinte:
Parece haver falta de consenso em relação as taxas de juro de 2% estipuladas pelo BCE, uns dizem que se deveria aumentar, outros que se deveria baixar, e ainda há os que acham que os 2% são a melhor escolha.
Eu sinceramente não tenho ainda bem uma opinião formada sobre qual seria a melhor opção, porque não tenho bem consciência da influencia que teria na economia Europeia.
Mas por exemplo
Taxas abaixo de 2%: Aconteceria o inverso, ou seja, veríamos o capital fugir para aplicações mais atractivas fora da Europa, bem como uma crédito mais barato.
Mais uma vez não sei se esta é a leitura mais correcta e certamente não será também a mais completa!
Pedia a alguém com conhecimentos para me ajudar a compreender este assunto mais a fundo.
Obrigado!!!
Tenho uma dúvida em relação às taxas de juro, é o seguinte:
Parece haver falta de consenso em relação as taxas de juro de 2% estipuladas pelo BCE, uns dizem que se deveria aumentar, outros que se deveria baixar, e ainda há os que acham que os 2% são a melhor escolha.
Eu sinceramente não tenho ainda bem uma opinião formada sobre qual seria a melhor opção, porque não tenho bem consciência da influencia que teria na economia Europeia.
Mas por exemplo
Taxas abaixo de 2%: Aconteceria o inverso, ou seja, veríamos o capital fugir para aplicações mais atractivas fora da Europa, bem como uma crédito mais barato.
Mais uma vez não sei se esta é a leitura mais correcta e certamente não será também a mais completa!
Pedia a alguém com conhecimentos para me ajudar a compreender este assunto mais a fundo.
Obrigado!!!
- Registado: 16/11/2004 22:07
7 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, Caelito Telles, darkreflection, Google Adsense [Bot], Kiko_463, m-m, malakas, Manchini888, MarketGodzilla, MR32, navaldoc, nickforum, nunorpsilva, OCTAMA, Opcard33, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SerCyc, serdom, tami, trilhos2006 e 188 visitantes