Caldeirão da Bolsa

p.telecom

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Jarc.....

por pedras11 » 28/8/2005 22:02

...é evidente que os fundamentais que refere são válidos. Há apenas uma questão a ter em atenção na compra de acções próprias:

:arrow: O facto da Pt comprar acções próprias para posterior redução de capital irá fazer a Telefónica ultrapassar os 10% no seu capital, o que obrigará a vendas por parte da Telefónica { se já não aconteceram}.

A Pt também espelha de momento a falta de liquidez do nosso mercado, quando algum investidor com uma carteira mais "recheada" se lembrar dela vai tudo atrás.

Quanto á abertura de segunda-feira preferia uma abertura em baixa. As últimas aberturas em alta só têm atraído vendedores.

Abraço e bons negócios.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por F.VIEIRA » 28/8/2005 21:57

Simples e objectivo.Bem visto Castelbranco.
Cumprimentos

Registado: 1/6/2005 20:27

por ptmasters » 28/8/2005 21:49

Boas

Eu ando para aqui a tentar "predictar" os resultados do 2Q05...

Confesso que na sexta-feira acabei por ceder e entrar na PT no fecho - faltou a disciplina que noutras vezes tão sensata é, tanto mais por talvez uns míseros cêntimos... - portanto amanhã mais interessado vou estar a ver a abertura (ainda bem que entrei de férias...).

Mas ao que interessa:

Deixo aqui para já, aquilo que podem ser os resultados 2Q05.

Têm incorporado o esmagamento das margens da VIVO no Brasil, contribuindo com um resultado líquido negativo de 49,6 mn € para o trimestre (é caso para se dizer que aqui a valorização do real acabou por ter um efeito preverso...). Estes resultados já são os que foram apresentados.

No lado da TMN quebra nas vendas, no EBITDA e aumento do CAPEX.

No fixo e na PTM praticamente inalteradas.

Pessoalmente penso que o maior problema da PT neste momento, é a dispersão dos seus investimentos, o que contribui para uma forte exposição daqueles, no caso mais complexo no Brasil, pelo que para diminuir essa exposição, parece-me que a melhor solução é investir noutras áreas do globo (a PT Asia e a PT Africa deve ser o início de algo, bem como os rumores sobre Irlanda, Austria e Grécia - se bem que pessoalmente preferia os 2 primeiros).

Esta é também a principal razão, para normalmente as casas de investimentos recomendarem actualmente a Telefónica em 1º lugar em vez da PT, pela maior dispersão que aquela tem dos seus investimentos, logo menos exposta.

Pelas minhas contas, o valor justo que atribuía a acção, era os 8,80 € com estes resultados que a seguir apresento, que valem o que valem. Pelo menos desta vez vou estar mais atento aquando da apresentação de resultados, para ver se fico muito longe ou não...

Cá vai:

Deiem as vossas sugestões se o que verem acharem incongruente (também, poucas horas faltam para ver o que acontece)
Anexos
PT_grupo.jpg
PT_grupo.jpg (29.64 KiB) Visualizado 1410 vezes
PT_fixo.jpg
PT_fixo.jpg (16.55 KiB) Visualizado 1405 vezes
PT_PTM.jpg
PT_PTM.jpg (15.53 KiB) Visualizado 1408 vezes
PT_TMN.jpg
PT_TMN.jpg (15.95 KiB) Visualizado 1409 vezes
PT_VIVO.jpg
PT_VIVO.jpg (17.15 KiB) Visualizado 1406 vezes

Registado: 31/1/2005 4:04

por castelbranco » 28/8/2005 21:49

boas noites Luis lobs

bem...a pt não é a sumolis tambem não é uma outra qualquer empresa, a pt é a pt, e que tem isso? por ser a pt fica ímune a quedas? acho isso uma cegueira, pensar que a pt por ter isto ou aquilo já não cai como as outras.

eu gostava que entende-sem uma coisa, as empresas que estão cotadas nas mais diversas bolsas por todo o mundo ficam assim sujeitas ao sentimento global dos investidores.

por outro lado estas mesmas empresas estão sempre sobrevalorizadas em bolsa e nunca nos podemos esquecer disso.

reparem por exemplo no preço de milhares de empresas em inicios de 2000 onde por exemplo podemos falar na ptmultimedia e até na propria pt a primeira chegou aos 140 euros e a segunda foi aos 16 euros ora aqui está um pequeno exemplo a pt nessa altura não valia o dobro de agora em termos fundamentais mas valia na cotação porque os valores das cotações são parte do sentimento dos investidores e nunca são feitos com base numa calculadora.

gostaria de falar tambem na ptmultimedia por ser um caso de grande exemplo, nessa altura a ptmultimedia estava cotada a 140 euros o que agora, e no passado em 2002 chegou a ser cotada a 4 euros, então? uma coisa que valia 140 euros em 2000 passou a valer 4 euros passado 2 anos? pois é, não há resposta pois não? exactamente e os fundamentais muito provavelmente até estariam mais ou menos equilibrados nas duas alturas, então que diabo aconteceu? claro que foi o sentimento que rodeou todo o mercado, e não qualquer fundamento da ptmuiltimedia que a fez ir aqueles valores.

por agora fico-me por aqui

bons negocios

Registado: 10/11/2002 12:19

er

por luis lobs » 28/8/2005 21:12

Estou certo q a PT amanha fica suspensa na abertura, estou serto q ninguem as vai comprar, parece q estamos a falar da sumolis :!:
A pt continua superdominante, acho q mesmo a perder quotas de mercado ,clientes adsl, spiks os mesmos operadores teem de pagar a pt pelo uso do material.
Afinal as telcms na europa nao cairam todas esta semana?bem se cair forca, saio e fico a ver os curtos a minha custa nao ganham um chavo. 8-)
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por castelbranco » 28/8/2005 15:28

Olá Jarc

eu acho que voce está enganado

os fundamentos que envocou acho-os incompativeis com um possivel cenario daqui em diante, senão vejamos: se as taxas subirem esse ietm fica anulado, o brasil ao olharmos para o bovespa ficamos com poucas duvidas do que deverá acontecer daqui em diante, os assuntos politicos pouco ou mesmo nada contribuem para um ciclo de alta ou baixa de um indice, mas sim os fluxos de capitais ou o caminho do dinheiro como lhe queira chamar, a "Vivo" não sei bem a aque sector pertence mas pela evidencia da sua frase pertencerá ao petroleo? bem eu diria que o petroleo deverá ter um caminho muito curto daqui em diante pois estou francamente apostado em descidas tambem nesse activo.

resumindo os seus fundamentais comparando-os com os meus ficam nisto. :) agora resta saber quem é que tem razão :lol:

abraços

Registado: 10/11/2002 12:19

pt

por jarc » 28/8/2005 15:14

A possibilidade da pt vir um pouco mais abaixo é real, mas importa pensar em coisas fundamentais. Pelo menos foram estes factos que me levaram a entrar. Por incrível que pareça ao mesmo tempo que estava apostado numa queda do Dax.
Então vamos cá ver:
-A recompra de 3% de acções próprias já está concluído? E se a empresa decidir comprar num determinado patamar (7.50? -7.40?)
-O pior da crise política no Brasil não parece já ter passado?
-Num cenário de petróleo ainda mais alto a "Vivo" não "envivecerá" ainda mais?
- O dividendo está ou não acima do juro dos depósitos comuns?
- A queda que sofreu não chegará já para descontar a forte concorrência?
- Se tradicionalmente a pt é responsável pela valorização da bolsa, num cenário em que o bcp pouco pode contribuir, não poderá ser ainda mais?

Registado: 23/7/2003 16:05

por bolinha » 28/8/2005 13:56

É de esperar de que daqui a 3, 4 meses a cotação esteja novamente nos 8 Euros ?

Registado: 26/7/2005 20:28

por Garfield » 28/8/2005 12:20

Se abrirmos em "gap down" abaixo dos 7,50€ o "target" será mesmo os 7,00€ porque o "gap" por si só já nos colocará abaixo dos 7,33€ num valor próximo dos 7,20€.

Esse "gap down" a acontecer não precisa de ser obrigatoriamente na segunda-feira mas sim em qualquer um dos 3 dias que faltam para o fecho mensal.

Registado: 9/2/2005 4:29

pt

por jarc » 28/8/2005 10:12

Claro que é possível, mas... por volta dos 7.30 começam a entrar aqueles que jogam sempre à defesa. Com furacão ou sem furacão.

por ptmasters » 28/8/2005 4:49

Durante o dia de ontem já tinha pensado nisso... e se se repete um dia 2 de Junho???? Será possível.

:cry: :cry:

Um abraço

por cayenne » 28/8/2005 1:34

Bem e se segunda-feira abrirmos em gap down (isto da Katrina não me está a cheirar bem :mrgreen: já pareço o Quim Barreiros), abaixo do suporte dos 7.50, então aí será o "fim da macacada". Esperemos que não... :wink:

Registado: 17/4/2004 10:24

PTC - Analise a suportes nos 3 timeframes

por Garfield » 28/8/2005 0:33

Junto coloco os graficos DIARIO, SEMANAL e MENSAL.

Penso que os mesmos falam por si mas de uma forma resumida teremos os seguintes cenários:

no DIARIO se o suporte dos 7,55€ funcionar teremos um "pullback" até aos 7,90€ e depois na altura se verá.

Se os 7,55€ nao funcionarem como suporte então passamos ao SEMANAL onde podemos ver os 7,33€ como um ponto de referencia.

Mas se olharmos ao MENSAL veremos que abaixo dos 7,55€ o cenário é bastante vasto podendo mesmo atingir a zona dos 7,00€ mas com um excelente potencial de recuperação no mês seguinte como se assinala no grafico.
Anexos
2005_08_26_Diario.JPG
- se o suporte funcionar teremos um "pullback" até aos 7,90€ -
2005_08_26_Diario.JPG (62.58 KiB) Visualizado 1648 vezes
2005_08_26_Semanal.JPG
- abaixo dos 7,55€ temos um bom ponto de referencia nos 7,35€ -
2005_08_26_Semanal.JPG (54.07 KiB) Visualizado 1641 vezes
2005_08_26_Mensal.JPG
- abaixo dos 7,55€ o intervalo de target flutua entre os 7,33€ e os 7,00€ -
2005_08_26_Mensal.JPG (58.67 KiB) Visualizado 1628 vezes

por F.VIEIRA » 27/8/2005 12:17

Arnie, gostaria de ver uma análise sua à P.T.Acho-as mt interessantes e respeito-as mt.Se bem me lembro,Na sua última analise à P.T. afirmou que se ela vier aos (7,55??,7.35??)iria comprar e guardar debaixo do travesseiro.Ainda se mantem essa perspectiva?
Cumprimentos e bom fim de semana

Registado: 1/6/2005 20:27

por Garfield » 27/8/2005 11:55

Havera alguem com disponibilidade e gosto em fazer uma analise fundamental à PTC?

A base de analise seria os resultados semestrais de 2004 com um diferencial negativo de 5%.

Da minha parte vou preparar um grafico para visualizarmos melhor estas recentes quedas.

Cumprimentos

situação técnica difícil

por cayenne » 27/8/2005 0:45

A PT está numa situação técnica muito delicada.
A performance esta semana do título foi digna de uma autêntica tragédia grega para quem estava dentro e longo.
Nesta altura do campeonato e até à apresentação dos resultados só vislumbro dois cenários possíveis:

1º- tecnicamente a acção está sobrevendida, o que poderá fazer com que na próxima semana se lateralize em torno destes valores 7.50 - 7.60, para aliviar um pouco os indicadores e ao mesmo tempo para apanhar mais uns incautos que ao verem a descida estagnada, se iludem com um bom ponto de entrada.

2º - continuação das quedas. :(

Em termos de valores de suporte relevantes temos:
7.50
7.15/7.20
5.90/6.00
4.80

Minha opinião pessoal: vamos aos 7.20 antes dos resultados, com o petróleo e a descida dos índices europeus e americanos a darem um empurrãozinho :wink:

Deixo gráfico semanal a 4 anos
Anexos
ptc.PNG
ptc.PNG (29.58 KiB) Visualizado 1847 vezes

Registado: 17/4/2004 10:24

c

por luis lobs » 26/8/2005 23:09

calma nao facam como os analistas q arranjam desculpas para as subidas e para as descidas, continuo na minha, esta muito esticada e puderemos ter mais um pullback ate aos 8, ou a historia do bpi esta mal contada.
A quebra dos 7.50 pra mim largo tudo, pelo menos hoje estavam milhoes pra segurar os 7.50 vamos ver se la continuam, se calhar o melhor nestas ocasioes e desligar e esperar por melhores dias e como diz o ulisses *admitir o erro e cortar as percas*.
Os resultados ate podem ser maus mas se realmente teem tanto dinheiro para investir e sempre uma empresa de futuro assim os gajos saibam dicidir, o coca ou moca.
e' preciso viver nao apenas existir

Registado: 22/12/2004 11:38

por krat3r » 26/8/2005 22:45

Se querem que vos diga não vejo a Grécia como um mercado com grandes futuros, sou da mesma opinião do Garfield, ou reforçar a posição no brasil ou investir na Europa de Leste ou China.

Acho curioso esta situção, pois na altura em que a Polónia entrou para a UE um conhecido meu disse-me que os empresários na Polónia estavam "radiantes" por a Polónia poder pertencer à UE pois assim poderiam expandir o negócio, ter mais clientes e logo ter mais lucros e a Polónia é um país com quatro vezes o mercado de Portugal (+/- 40.000.000 habitantes), mas se Portugal aderisse hoje à UE tenho a certeza que grande parte dos empresários portugueses veriam a UE não como uma mais valia (para investimento) mas sim como um aumento de concorrência e que assim teriam de ser mais competitivos baixando preços e tendo menos lucros. Acho que os portugueses têm a mania que depois de estar uma empresa mais ou menos estabelecida não é necessário fazer nada porque os clientes vão chegar, ninguém em Portugal preocupasse em investir.
A PT fez o mesmo aproveitou o monopólio que tinha e nada fez, esperou até a concorrência se mexer, agora que a Clix criou a sua rede própria e está a roubar clientes à PT e a Media Capital a querer entrar na CaboVisão eles vêm as coisas a se desmoronar e não têm onde se agarrar. O problema de qualquer empresa portuguesa é a lentidão que demora a tomar decisões.
Se bem que no caso da PT as coisas podiam ser diferentes caso tivesse sido privatizada mais cedo, é que eles praticamente nunca tiveram de enfretar verdadeira concorrência.

Registado: 31/7/2005 1:59

Pt

por jarc » 26/8/2005 20:09

Berto (espero que não leves a mal o diminutivo), é claro que a pt tem sido alvo de fortes vendas e que se encontra a preços de 2003. Para além dos gráficos há fundamentais para isso. O prémio a que esteve a pt (a 9.50) tinha essencialmente a ver com o dinheiro disponível que podia utilizar distribuindo dividendos generosos ou até comprando acções próprias. Após o anúncio do possível investimento na Grécia a queda que já vinha sendo pronunciada, agravou-se. Daí a fazer prognósticos castastrofistas, parece-me um exagero. Não esqueças que há vida para além dos gráficos. Tenho algumas acções da pt e estou descansadíssimo com elas. A razão é simples: Primeiro palpitei que iriam cair pelo menos até ali e depois fiz contas e achei que era bom ponto. Cairão mais? Talvez...

por ptmasters » 26/8/2005 19:54

Garfield Escreveu:
Então voçes ncham ou alguem no seu perfeito juizo pode pensar que a compra por exemplo da OTE seria negativo para a PT?

De negativo só o facto de ainda não ter havido qualquer decisão.

Garfield Escreveu:
O tipico investidor portugues apenas ve o curto prazo e por isso penaliza tudo o que lhe diminua o lucro rapido, neste caso os dividendos.

Infelizmente, o português nem sabe o que é lucro. Gosta é de ver dinheiro na conta. Da palavra "investimento" apenas lhe sabe o nome. Salvo honradas excepções, claro. Ainda se vair perder 20 anos para mudar isso. Mas vai lá.

Garfield Escreveu:
Por algum acaso o mercado portugues tem potencial de crescimento? Se nao tem como esperam que a empresa cresça e consequentemente os seus lucros e dividendos?

Qualquer empresa que se limite a ficar em Portugal ou a investir somente em Portugal... está condenada ao fracasso ou ao não crescimento. Somos apenas 10.000.000. Globalmente não é nada.

Garfield Escreveu:
Se o mercado apenas beneficia o titulo quando anuncia a distribuiçao de dividendos excessivos como podera a empresa crescer para poder continuar a paga-lo sem que para isso tenha de investir para garantir o seu futuro.

Quando já não der nada e por consequência perderem o interesse nela, vêm dizer que o erro foi não se ter investido à 5 anos atrás.

Garfield Escreveu:Neste caso é saudavel que a PT invista na sua internacionalização e no seu potencial de crescimento por forma a poder se afirmar que uma das maiores telecoms do mundo.

nem mais

Garfield Escreveu:
Enquanto os seus accionistas de referencia apenas se preocuparem com o "sacar" de dividendos e deixem para trás o necessario investimento para manter a roda a funcionar, a PT estará a hipotecar o seu futuro a uma velocidade alucinante.

Com essa mentalidade a PT arrisca-se a tornar-se num exemplo natural daquilo que se deve fazer para destruir uma empresa.

a estocada final, devido à pequena dimensão a que se reduziria a PT, seria ser OPADA.... e mais uma vez os mesmos accionistas aplaudiam...

Acabo como começei. De negativo e tardio, só facto de não se ter passado já aos actos e ainda andarem a pensar e a discutir. Tipicamente mais uma vez lusitano, falar, falar, falar. No mesmo tempo, os outros fazem, fazem, fazem.

Aparte disso, a coisa continua feia para aquelas bandas.

Bom, aparte disso, pode ser que reaja a este intervalo [7,50 - 7,55]. Ou então poderemos ter uma segunda-feira idêntica.

Um abraço

Negócio da PT na Grécia parado por motivos políticos

por Garfield » 26/8/2005 18:36

Como se fosse alguma novidade!

"A entrada da Portugal Telecom no capital da grega OTE está em «banho-maria», refere o «Semanário Económico».
Enquanto isso, a operadora nacional prepara compras no mercado irlandês e austríaco. As operadoras incumbentes destes dois países são os alvos mais apontados onde a PT pode adquirir uma participação."

E o tempo a passar...

por Garfield » 26/8/2005 17:41

E eu sou da opiniao que essas decisoes ja deviam ter sido tomadas ha varios meses.

A PT tem deixado passar ao lado boas oportunidades de compra por indecisao da sua administração.

Claro que essa indecisao deve-se aos diferentes objectivos que os varios accionistas principais têm para a empresa.

Desde que o preço seja justo não me importa os montantes totais que se dispendam em aquisições para crescer.

Embora neste momento apenas defenda a aquisição da TELEMIG ( consolidar o Brasil ), OTE ( europa de leste ) e algo na China.

Muito mais positivo essas 3 aquisições e um dividendo de 0,35 a 0,40 euros do que nenhuma aquisição e um dividendo de 0,50 como ja tem sido apontado.

Se a empresa nao cresceu como é que o dividendo cresce?

por bertoluci » 26/8/2005 17:25

o negócio da compra da OTE pode ser bom ou mau, depende do montante que ptc pagar pela participação...é normal que os investidores olhem de lado para estes investimentos fora de portas.

Sou da opinião de que a ptc está perante uma encruzilhada em que tem de agir e decidir em termos de investimentos futuros.

Registado: 19/11/2003 18:17

por Garfield » 26/8/2005 17:08

É nestas alturas que fico triste por ser portugues.

Então voçes ncham ou alguem no seu perfeito juizo pode pensar que a compra por exemplo da OTE seria negativo para a PT?

O tipico investidor portugues apenas ve o curto prazo e por isso penaliza tudo o que lhe diminua o lucro rapido, neste caso os dividendos.

Por algum acaso o mercado portugues tem potencial de crescimento? Se nao tem como esperam que a empresa cresça e consequentemente os seus lucros e dividendos?

Se o mercado apenas beneficia o titulo quando anuncia a distribuiçao de dividendos excessivos como podera a empresa crescer para poder continuar a paga-lo sem que para isso tenha de investir para garantir o seu futuro.

Neste caso é saudavel que a PT invista na sua internacionalização e no seu potencial de crescimento por forma a poder se afirmar que uma das maiores telecoms do mundo.

Enquanto os seus accionistas de referencia apenas se preocuparem com o "sacar" de dividendos e deixem para trás o necessario investimento para manter a roda a funcionar, a PT estará a hipotecar o seu futuro a uma velocidade alucinante.

Com essa mentalidade a PT arrisca-se a tornar-se num exemplo natural daquilo que se deve fazer para destruir uma empresa.

por bertoluci » 26/8/2005 16:51

Rui12ld,

Aponto a compra de acções próprias como uma das medidas a tomar durante a apresentação dos resultados de 15 de setembro. A desconfiança dos investidores é muita e vendem a qualquer preço, é bem possivel o preço aproximar-se dos 7 euros... se tivesse acções da ptc ficava preocupado com esse preço médio..

Registado: 19/11/2003 18:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado: