Caldeirão da Bolsa

Gasolina sem chumbo 95 em Espanha ronda os 1.05-1.06

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 25/8/2005 9:58

Gasóleo já custa mais de 1 euro com novo aumento na Galp
A Galp Energia aumentou o preço do gasóleo em 1,6 cêntimos, com o preço do litro do combustível a superar 1 euro pela primeira vez. No dia em que o petróleo atingiu um novo recorde histórico, os preços das gasolina também subiram 1,2 cêntimos.
Sara Antunes
saraantunes@mediafin.pt


A Galp Energia aumentou o preço do gasóleo em 1,6 cêntimos, com o preço do litro do combustível a superar 1 euro pela primeira vez. No dia em que o petróleo atingiu um novo recorde histórico, os preços das gasolina também subiram 1,2 cêntimos.

A Galp recomenda que a partir de hoje os postos de abastecimento cobrem por um litro de gasóleo 1,014 euros, o que representa um acréscimo de 1,6 cêntimos face aos 0,998 euros cobrados até ontem.

A gasolina sem chumbo 95 octanas passou a custar 1,249 euros, o que compara com os 1,237 euros praticados anteriormente. A gasolina sem chumbo 98 octanas também foi alvo de um aumento de 1,2 cêntimos para os 1,314 euros.

Gasolinas aumentam cerca de 25% desde início do ano

Os preços das gasolinas subiram cerca de 25% desde o início deste ano. Segundo os preços praticados pela Galp, a gasolina 95 cresceu 25% desde Janeiro, altura em que se cobrava 0,999 euros por litro, e a gasolina 98 aumentou 24,08% quando comparado com os 1,059 euros cobrados no primeiro mês do ano.

O gasóleo regista até agora um acréscimo de 17,36% desde Janeiro, mês em que se cobrava 0,864 euros por litro.
Evolução do brent e do euro em seis meses
Petróleo em euros sobe mais de 80%

O preço do petróleo, que esta manhã voltou a renovar o máximo histórico ao tocar nos 68 dólares, subiu 55,39% desde o início do ano em Nova Iorque e em Londres a subida foi de 63,84%. Quando se considera o preço da matéria-prima em euros, o aumento sobe para 71,27% em Nova Iorque e 80,60% em Londres. Para as importações portuguesas, o petróleo de referência é o cotado em Londres.

O West Texas Intermediate (WTI) [Cot], transaccionado em Nova Iorque subia 0,30% para os 67,52 dólares, depois de ter tocado nos 68 dólares esta manhã. O «brent» [Cot], negociado em Londres, avançava 0,42% para os 66,29 dólares.

A subida superior em euros justifica-se pela queda superior a 9% da moeda europeia face ao dólar. No início de 2005, o euro valia 1,3553 dólares e hoje está a negociar nos 1,2302 dólares, o que representa uma queda de 9,23%.

A queda do euro impulsiona o preços do petróleo, uma vez que são pagos em dólares. No inicio do ano a Europa pagava pelo crude 32,06 euros e hoje está a pagar 54,91 euros, o que corresponde a um acréscimo de 71,27%.

O «brent» valia 29,85 euros e hoje os europeus estão a desembolsar 53,91 euros, ou seja mais 80,60% do que no início de 2005.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
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por Flying Turtle » 24/8/2005 17:34

Marco, salvo melhor opinião esse site é de uma rede que cobre apenas uma parte dos territórios de Portugal e Espanha (e França), pelo que os números que apresentas podem bem pecar por defeito. E quase aopsto que, se a proporção é de 1:5 no Noroeste, será bem diferente (a favor da Espanha, já que temos de incluir não só o Parque de Doñana como toda a cataluña e o que ali falta dos Pirinéus)...

Só para dar uma ideia, vejam abaixo:

Um abraço
FT
Anexos
bosques espanha.gif
in http://www.wwf.es/areas_cons_estado.php
bosques espanha.gif (82.18 KiB) Visualizado 1628 vezes
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por MarcoAntonio » 24/8/2005 16:42

E já agora aqui ficam os números que o confirmam:

http://www.eurosilvasur.net/portuguese/s_protegees.htm

Para quem tiver essa ideia de que em Espanha não há nada para arder aqui fica...
:wink:

Areas Florestais Protegidas:

Portugal - cerca de 100 mil hectares.

Espanha - cerca de 500 mil hectares.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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por MarcoAntonio » 24/8/2005 16:31

Exacto, Elias.

Salvo erro a área florestal da Espanha é da ordem de 4x superior à nossa (mais ou menos a diferença de dimensões entre os dois países).

Cria-se facilmente uma imagem errada da Espanha dado que grande parte dos itinerários turísticos (em direcção ao sul e costa leste) atravessam a zona equivalente ao nosso alentejo...

Mas há uma Espanha totalmente diferente para o Norte. E há lá muito, mas mesmo muito, para arder.

Só que não arde...
:roll:
Imagem

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1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
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por pedras11 » 24/8/2005 15:34

Em sede de IVA e ISP
Subida dos combustíveis rende mais 300 milhões ao Estado
[ 2005/08/24 | 09:19 ] EditorialPGM
As Finanças encaixaram mais quase 300 milhões de euros na cobrança de IVA sobre os combustíveis nos primeiros sete meses do ano, face a igual período de 2004.
A principal explicação para esta forte subida, que por si só é responsável por cerca de metade do acréscimo de receitas verificado neste imposto até Julho, é a escalada do preço do petróleo e dos combustíveis, recorda o «Jornal de Negócios».

A crise petrolífera internacional tem assim, neste caso, um impacto positivo na execução do Orçamento do Estado, numa altura em que o fraco dinamismo da actividade económico poderia ameaçar a evolução das receitas fiscais. Com a ajuda dos combustíveis o IVA está a crescer 10,5% até Julho.
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por Elias » 24/8/2005 13:40

ktm450sx escreveu:

Nas Auto-Estrada, onde tive de pagar, 70 km custa €9.8 e em Portugal 100 Km custa €5.05 .


Em Espanha a maioria das auto-estradas é gratuita.
Algumas são de facto pagas (por exemplo, entre Sevilla e Cadiz ou entre Bilbao e San Sebastian) mas como a maioria não se paga, não me parece legítimo comparar preços por km.

Acho que vivemos um pouco iludidos com as possiveis facilidades do pais vizinho.
Reparei que não havia NADA queimado, nos sitios onde passei, mas também NÃO existe nada para arder. O solo é completamente árido.


Essa visão de Espanha corresponde àquela que tem quem atravessa Espanha de auto-estrada e apenas tem em conta aquilo que vê da janela do carro. É uma visão completamente distorcida e distante da realidade e é como estar a comparar Espanha apenas com o Alentejo, onde também há muitas zonas de solo árido e há relativamente pouco para arder (isto quando comparado com o resto do país).
É claro que em Espanha há de facto muitas zonas áridas mas é preciso assinalar que também há zonas florestais muito vastas (em muitos casos mais bem conservadas que as nossas, englobadas em parques nacionais, primorosamente geridos e conservados) e há muito, mesmo muito para arder. Basta pensar no maciço central ibérico, que abrange as serras de Gata, Peña de Francia, Gredos e Guadarrama (extensão para leste das nossas Serras da Estrela e da Malcata), ou então na Serra de Urbion, onde nasce o rio Douro, isto já para não falar dos Pirenéus (província de Huesca, por exemplo), dos Picos de Europa, de toda a Galiza, das províncias de Guadalajara, Cuenca, Soria, León e Burgos e ainda toda a cintura florestal do norte, desde as Astúrias, passando pela Cantábria até ao País Basco.
Estou a referir apenas os sítios que conheço por já ter lá estado, mas estou certo que muitos outros haverá.
Dizer que a Espanha não tem nada para arder é não conhecer a Espanha. E olhe que as temperaturas nesse país não são propriamente baixas...

Elias
 
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por ktm450sx » 24/8/2005 8:41

Boas.

No ultimo dia 14 fui para Andorra e cheguei a Espanha o gasoleo era 1 centimo mas caro do que aquele que meti em Portugal. Atravessei Espanha pelo Norte sempre em Auto-Estrada, e o preço que eu tenha reparado, era sempre igual.
Em Andorra meti gasoleo a €.82.
Em todo caso fiquei com a ideia de que em Andorra só algumas coisas são mais baratas. O mesmo se passa no pais vizinho.
Nas Auto-Estrada, onde tive de pagar, 70 km custa €9.8 e em Portugal 100 Km custa €5.05 .
Acho que vivemos um pouco iludidos com as possiveis facilidades do pais vizinho.
Reparei que não havia NADA queimado, nos sitios onde passei, mas também NÃO existe nada para arder. O solo é completamente árido.

Cumprimentos.
 
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por jabreu » 24/8/2005 8:14

Vai fazer este fim-de-semana 15 dias, meti 95 na galp em Portugal a 1,22 e passado um dia em Sanabria na mesma Galp a 1,02... 20cts de diferença...
Como podemos competir cm os espanhóis...impossivel.. Eles tem subsidios para tudo e cá impostos sempre a subir..
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por ptmasters » 23/8/2005 23:20

Exactamente. A diferença em Espanha, entre máximos e mínimos pode atingir os 0,25€!!!!!


http://www6.mityc.es/energia/hidrocarbu ... s=95&pag=1

Um abraço
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Re: Caro AC

por TraderAT » 23/8/2005 22:58

:wink: Boa noite!

Na passada Sexta-feira também abasteci em Espanha e paguei 1.027 euros por litro (S/Chumbo 95) e passei por locais onde ainda era mais barata!

São 20 centimos de diferença por litro o que em 50 litros (tanque cheio) dá 10 euros...

Além de ser realmente mais barata, em Espanha existe uma verdadeira concorrência de Preços bem diferente do "cartel" que existe por aqui...Em Portugal é raro observar diferenças superiores a 1 centimo por litro.

Cumprimentos
Pensa como pensam os sábios, mas fala como falam as pessoas simples.(Aristóteles)
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por Flying Turtle » 21/8/2005 10:54

TheTraveler Escreveu:
nunofaustino Escreveu:Uma coisa que me parece desajustado e o facto do gasoleo ser mais caro no fim da producao e ser muito mais barato para o consumidor final...


A maioria dos veículos pertencentes ao estado são a gasóleo e há que manter as contas em baixo...


Esse raciocínio parece-me enviesado por várias razões, a principal das quais é que o factor indutor da diferença se encontra nos impostos. Ora então o que eventualmente se pagasse a mais seria compensado na íntegra pelo que se receberia igualmente a mais. Aliás, essa é a razão pela qual acho que há muita falácia à volta da questão dos carros comprados pelo Estado: De facto, um carro de 60.000 euros pode custar ao estado menos do que a nós custa um de 40.000 euros (não que eu considere que tudo o que se tem feito é justificável ou mesmo razoável)...

O problema do equilíbrio entre os impostos sobre o gasóleo e a gasolina advém de, como por exemplo no caso das rendas de casa, se ter deixado que um sistema sustentado em determinados princípios se perenizasse muito para além da validade desses mesmos princípios: No caso do gasóleo, o imposto mais baixo "justificava-se" inicialmente por se tratar de um combustível "pobre", interessante apenas para os profissionais dos transportes e "grandes roladores" (normalmente também por motivos profissionais). Aliás, foi essa a razão pela qual também se deu um tratamento diferente à dedutibilidade do IVA sobre o gasóleo e a gasolina.

Entretanto, o gasóleo e, sobretudo, os motores que o utilizam evoluíram muitíssimo e são hoje tecnologicamente avançados, tendo-se generalizado o seu consumo. Com isso criou-se uma desigualdade fiscal totalmente injustificada. Mas agora ninguém tem coragem de mexer no imposto sobre os combustíveis (subindo o sobre o gasóleo e descendo o sobre a gasolina sem perder receita fiscal) porque os transportadores fariam uma tal guerra que toda a população se revoltaria contra a medida, pois veria os preços dos transportes de pessoas e de mercadorias (e logo a taxa de inflação) disparar.

Assim, nesta como em muitas outras coisas e como aliás quase sempre acontece em economia, aquilo que começou como tendo uma boa intenção e uma eventualmente sã base de sustentação acabou por transformar-se numa situação desequilibrada e indutora de injustiças sociais, tudo por falta de coragem de mudar as coisas logo que a sustentação das mesmas deixou de existir. Temos inúmeros exemplos disso na nossa sociedade...

Um abraço
FT
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por TheTraveler » 21/8/2005 6:31

nunofaustino Escreveu:Uma coisa que me parece desajustado e o facto do gasoleo ser mais caro no fim da producao e ser muito mais barato para o consumidor final...


A maioria dos veículos pertencentes ao estado são a gasóleo e há que manter as contas em baixo...
 
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por nunofaustino » 21/8/2005 6:18

Uma coisa que me parece desajustado e o facto do gasoleo ser mais caro no fim da producao e ser muito mais barato para o consumidor final...

Em relacao ao preco da gasolina, o quadro mostra que nao esta desajustado em relacao ao preco no resto da europa (estara desajustado em relacao ao poder de compra).

Finalmente uma referencia ao preco da gasolina nos estados unidos. Qdo eu ca cheguei (Outubro de 2001) 1 galao de gasolina (3.8L) custavam cerca de 1 dolar (vi a 95 centimos). Hoje em dia, o preco anda a volta dos 2.6 dolares por galao. Uma subida de 160% em menos de 4 anos... e penso que n vai para nos proximos tempos...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!
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95 octanas e miopía

por Col » 21/8/2005 3:31

Há 8 dias atrás paguei em Aymonte €: 0,987, com as bombas atulhadas de carros portugueses a atestar e até vi encherem garrafões de plástico, situação que só revela falta de visão dos nossos governantes e que a manter-se esta diferença de preço, dentro de 5 anos e num raio de 5-10 Km da fronteira vai levar ao encerramento da maioria dos postos de abastecimento no nosso lado. A isto chama-se ajudar a economia nacional!, mas que grande cambada de miopes, que ainda não perceberam que a Espanha è o nosso concorrente nº. 1 e que não se podem tomar medidas aqui sem saber o que se passa no outro lado, por alguma razão eles vendem-nos por dia mais 3 milhões de contos do que nós a eles, com a agravante do mercado consumidor espanhol ser pelo menos 3 vezes superior ao nosso.
 
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Re: Gasolina sem chumbo 95 em Espanha ronda os 1.05-1.06

por pedras11 » 20/8/2005 16:53

AC Escreveu:Hoje vim de Espanha e fiquem parvo com o preço dos Combustiveis praticados pelos nuestros hermanos, a gasolina espanhola só está mais barata por litro 36$ escudos, afinal devemos ser o país europeu com a gasolina mais cara de sempre !!!!! Será que alguém podia fornecer aqui ao fórum uma lista com o preço actual dos combustiveis nos 25 países menbros ?

Perante estes factos ainda alguém acredita na LIBERDADE DE CONCORRÊNCIA existente no nosso país, porque será que se optou por esta forma.......alguém ouviu o que o ministro da Saúde falou na SIC no telejornal desta semana acerca do problema que existe em Portugal por causa dos preços dos combústiveis ? O ministro da saúde foi á SIC dar uma entrevista por causa dos medicamentos que vão ser vendidos nos supermercados, e durante a conversa o Jornalista perguntou-lhe se a liberdade da concorrência nos supermecados poderia originar o mesmo problema que se passa nos combustiveis, e ele respondeu uma frase que até eu me passei !!! será que alguém aqui do fórum ouviu essa interessante entrevista ???

Obrigado !!!

AC


O custo dos combustiveis em Portugal não é problema de concorrência, mas sim de impostos. Tal e qual os automóveis.

Talvez com a "caça" aos impostos via sinais exteriores se consiga reduzir alguma coisa.

A TAXA de imposto mantêm-se apesar dos aumentos da gasolina e gasóleo.

Porque será que em Portugal a culpa é sempre dos grandes?!
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por ptmasters » 20/8/2005 16:23

Bom, após alguma pesquisa e conversões, cá vai:





Alguns links com informação interessante:

http://www.eia.doe.gov/emeu/internation ... tml#Graphs

http://www6.mityc.es/energia/hidrocarbu ... /index.asp

http://www.aaroadwatch.ie/eupetrolprices/default.asp


Um abraço e bom fim-de-semana
Anexos
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Combustíveis em alguns países da UE e USA
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por arnie » 20/8/2005 14:44

Bons negocios,
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por alexandre7ias » 20/8/2005 14:40

Em junho a 2 km de Elvas era menos 0,18€, em Sevilha 0,19€ e em Granada 0,21€ e isto na Repsol, pois ainda existe mais barato.
Quanto mais se conhece, menos vontade temos de andar por aqui.
Mas não é só nos combustiveis, é em quase tudo.
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
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.....

por andraderui » 20/8/2005 13:52

Em Abril passado, a diferença em Ayamonte (na Galp) era de cerca 42$00!!!!!!!!

1 abraço
andrade
 
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por AC » 20/8/2005 13:47

Hoje vim de Espanha e fiquem parvo com o preço dos Combustiveis praticados pelos nuestros hermanos, a gasolina espanhola só está mais barata por litro 36$ escudos, afinal devemos ser o país europeu com a gasolina mais cara de sempre !!!!! Será que alguém podia fornecer aqui ao fórum uma lista com o preço actual dos combustiveis nos 25 países menbros ?

Perante estes factos ainda alguém acredita na LIBERDADE DE CONCORRÊNCIA existente no nosso país, porque será que se optou por esta forma.......alguém ouviu o que o ministro da Saúde falou na SIC no telejornal desta semana acerca do problema que existe em Portugal por causa dos preços dos combústiveis ? O ministro da saúde foi á SIC dar uma entrevista por causa dos medicamentos que vão ser vendidos nos supermercados, e durante a conversa o Jornalista perguntou-lhe se a liberdade da concorrência nos supermecados poderia originar o mesmo problema que se passa nos combustiveis, e ele respondeu uma frase que até eu me passei !!! será que alguém aqui do fórum ouviu essa interessante entrevista ???

Obrigado !!!

AC
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