Caldeirão da Bolsa

Quem é que andou a dizer...

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por valves » 17/8/2005 20:43

Qto a ser altura de comprar ou vender, acho que estamos de acordo que agora e arriscado entrar longo... mas eu acho que e mais arriscado entrar curto do que longo...

Nuno existe sempre uma terceira opção que é a de não entrar não é por uma posição ser menos arriscada que outra que nos obriga a tomar qualquer posição. O mercado reserva-nos sempre uma terceira alternativa que é não entrar (ou curto ou longo)e simplesmente ficar a ver de fora. Neste momento aquilo que deve ser feito é gerir posições longas tomadas anteriormente não é nem comprar nem ainda vender embora se deva começar a pensar em fechar a posição longa o que como sabes é diferente de adoptar uma posição curta.

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Registado: 17/4/2004 15:36

Petróleo

por Emanuel Santos » 16/8/2005 21:56

E enquanto ele n fizer um novo lower high ou um lower low nem penso em entrar curto no petroleo...

Sem dúvida.

Gostei da observação do Valves sobre o efeito inflacção no preço dos activos, mas o que é um facto é que um trader (ou pelo menos um que siga a AT), só se pode guiar por grandezas efectivas, quantificadas em tempo real. Vamos imaginar que interessantemente, a inflacção, cambio, etc, passavam a estar descontados nos gráficos... Um efeito imediato é que consoante cada País (ou pacto económico, como nós, na Zona Euro) veria um gráfico diferente sobre um mesmo activo. Ainda mais engraçado seria se se individualizasse a inflacção por sector relacionado, ou seja, por texteis, metais preciosos, transportes... Que grande caldeirada de bolsa, seria a AT, então! :mrgreen:
Emanuel Santos

* Ai de mim, senão sou eu... :)

http://www.ejssoft.com

Registado: 4/11/2002 23:15

por nunofaustino » 16/8/2005 21:36

Valves... isso e uma maneira de ver as coisas...

eu nao olho para o historico do petroleo e digo que hoje esta mais barato do que estava no inicio da decada de 80. Olho para o petroleo e digo que ele esta a fazer novos maximos historicos... caso fizesse isso qual e o preco a partir do qual me dizes que o petroleo faz novos maximos historicos? E o ouro, a prata, ...? Fica complicado de analizar isso, nao?

Qto a ser altura de comprar ou vender, acho que estamos de acordo que agora e arriscado entrar longo... mas eu acho que e mais arriscado entrar curto do que longo...
n nos vamos esquecer que ja havia muita gente a dizer que os 50USD deveriam ser um topo, depois foram os 57 e agora sao os 70...
a verdade e que quem comprou o petroleo qdo ele comecou a realizar novos maximos historicos esta com um bom saldo na conta ;). E enquanto ele n fizer um novo lower high ou um lower low nem penso em entrar curto no petroleo...

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por valves » 16/8/2005 20:48

Estamos no fim da utilização do petróleo e o consumidor final paga a factura de cessação de exploração ao Bush e amigos Árabes, pelos bons serviços prestados.

Exactamente essa é outra maneira correcta de ver as coisas é provavel que os produtores se sintam tentados nas proximas decadas a aumentarem as margens de refinação e os distribuidores as margens de distribuição para no fundo arrecarem uma receita final com o Petroleo essa é uma tentação que com muita probabilidade vai ocorrer em todo o caso mesmo que as margens de refinação e intermediação sejam esmagadas não há volta á dar o petroleo está paulatinamente a ser conduzido para os 100 USD

Os estados não sabem muito bem como vão sobreviver sem as receitas dos combustíveis actuais

Não te preocupes que os tipos têm uma imaginação do caraças quando se trata de arrecadar receitas fiscais.

O petroleo nunca atingiu os 100 dolares na decada de 70. Alias, o maximo (como se pode ver aqui http://www.eia.doe.gov/emeu/cabs/chron.html) ficou abaixo dos 40USD por barril. A verdade e que o petroleo todos os dias faz novos maximos historicos o que para mim ainda e um sinal de compra.

Já pensaste quanto é que 40 usd equivaleriam hoje ?
bem mais do que 200 USD ou seja para termos um pico equivalente ao decada 70 o petroleo ainda terá que subir muito o que na verdade atesta o quanto ele ainda está barato em termos relativos.

Por ultimo uma nota final em geito de aviso Nuno :

Cuidado com as compras de petroleo é que poderá não ser a melhor altura para o comprar se calhar estamos proximos da a altura ideal é para vender e realizar algumas mais valias ... :wink:

Um abraço

Vasco
Aqui no Caldeirão no Longo Prazo estamos todos ricos ... no longuissimo prazo os nossos filhos estarão ainda mais ricos ...

Será mesmo?

por Emanuel Santos » 16/8/2005 14:55

Pode ser que sim, eu duvido MUITO: Acho que a ser assim, voltávamos à paisagem típica de quando eu andava de calções, com o povo a chegar a casa, vindo do trabalho, de bicicleta, de Zundap, de Casal, ou de Macal... :twisted:

E que pelo que vejo hoje em dia, ninguem poupa, ninguem tem dinheiro para emergências. Ou porque se ganha pouco e mal dá para chegar ao fim do mês, quanto mais para poupar; ou porque o povo chegou ao clímax do consumismo e prefere abdicar da poupança e ir gastar o pouco amealhado para o Algarve...

Se tivessem de pagar anualmente 400 contos, acho que provavelmente desapareciam automaticamente das estradas uns bons 50% dos carros...
Emanuel Santos

por Incognitus » 16/8/2005 13:00

Mas os impostos de circulação, quando chegarem, em muitos casos VÃO chegar a esses valores.

Aliás, é por isso que ainda não chegaram.
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

Incognitus, www.******.com

Registado: 6/11/2002 19:27

Energia

por Emanuel Santos » 16/8/2005 1:44

Acho que é do senso comum que as fontes energéticas do futuro não passam pelos combustíveis fósseis. O que se passa, a meu ver, é simplesmente uma de duas coisas:

1) Estamos no fim da utilização do petróleo e o consumidor final paga a factura de cessação de exploração ao Bush e amigos Árabes, pelos bons serviços prestados.

2) Os estados não sabem muito bem como vão sobreviver sem as receitas dos combustíveis actuais, por exemplo se se passasse para carros eléctricos que eventualmente seriam carregados numa qualquer tomada da rede eléctrica, ou pior ainda, veículos a energia solar, onde iam os governos buscar receita semelhante à actual? No acto de compra do veículo? A tendência é acabar com os impostos aplicados aos veículos no acto da compra e aplicá-los anualmente, só que aqui numa estado omo o nosso em que perto de 70% do que se paga num litro de combustível é imposto, levava a que se desse muito nas vistas: eu por exemplo faço cerca de 30 mil km por ano, felizmente a GPL, porem, se fosse a gasolina a 8 l/100 km, seriam 2400 litros. Considerando 70% de imposto sobre o valor actual da gasolina 95, 1.21 €, temos 2400 * 1.21 * .7 = 2000... Ora 2.000 eur de imposto de circulação anual não seria muito razoável, pois não?
Emanuel Santos

por krat3r » 16/8/2005 0:42

Na minha opinião o petróleo tem mesmo de atingir níveis elevados para começar a existir uma ideia generalizada de que um dia tudo terá de "trabalhar" sem recurso a petróleo é que infelizmente as energias renovavéis são das áreas onde existem menos apostas por parte dos consumidores.

:arrow: Com uma bicicleta destas acho que nem mesmo em Portugal somos rotulados de "pobres ou sovinas"
http://www.mountainbiketales.com/Verdra3.htm
:lol:

Registado: 31/7/2005 1:59

Offtopic - GPL

por Emanuel Santos » 15/8/2005 23:32

Garfield, um litro de GPL permite fazer os mesmos km do que um litro de gasolina? Não é só o preço que conta...

Tipicamente aumenta cerca de 15%, mas neste momento temos GPL a .51 e gasolina 95 a 1.21, são .70 de diferença, que amortizam o investimento inicial (que é uma roubalheira, é verdade) em mais ou menos tempo, consoante o nº de km que se fazem num ano. No meu caso foi cerca de 1 ano; mas depois é sempre a poupar. Inclusivamente neste momento, 100 km a GPL ficam abaixo do preço de 100 km a gasóleo...
Emanuel Santos

por nunofaustino » 15/8/2005 16:33

So uma correcao ao que o Valves disse.

O petroleo nunca atingiu os 100 dolares na decada de 70. Alias, o maximo (como se pode ver aqui http://www.eia.doe.gov/emeu/cabs/chron.html) ficou abaixo dos 40USD por barril. A verdade e que o petroleo todos os dias faz novos maximos historicos o que para mim ainda e um sinal de compra.

Um abraco
Nuno
Pluricanal... não obrigado. Serviço péssimo e enganador!!!

Registado: 5/11/2002 5:10

por valves » 15/8/2005 16:07

Sim mas nesse caso tal como tu referiste não há mesmo volta a dar estamos a falar de um mercado com uma forte regidez do lado da oferta que não responde sequer ás margens de lucro aliciantes ou seja o petroleo pode ir alegremente aos 100 USD (mesmo que este aumento vá parar todo na mão dos produtores sob a forma de margem de lucro ) que simplesmente estes mesmo que quisessem não poderiam injectar no mercado produção adicional para aproveitarem estas condições favoraveis ... a unica solução é impor aos produtores uma dimuinição da margem de lucro do petroleo que está agora a ser produzido ... mas como ? e não será isso adiar um problema que mais tarde ou mais cedo vai ter que ser resolvido. provavelmente vamos todos chegar á conclusão que este aumento no preço do petroleo é importante para forçar ajustamentos que mais tarde ou mais cedo terão que ser feitos

Um abraço

Vasco

Vasco

por Incognitus » 15/8/2005 14:45

vasco, se o petróleo não tivesse o problema do Peak Oil, o petróleo estaria objectivamente caro.

Porquê?

Porque o petróleo é uma matéria prima indiferenciada, logo não é suposto que todos aqueles que a produzem sejam brutalmente lucrativos (como são presentemente).

Por aí se vê que o petróleo está caro.

Claro, como existe o problema do Peak Oil, poderá não existir forma de aumentar a produção mesmo que os produtores o desejem para aproveitar estes preços, e por isso nunca deixará de estar caro (podendo provavelmente até ficar mais ...).
"Nem tudo o que pode ser contado conta, e nem tudo o que conta pode ser contado.", Albert Einstein

por valves » 15/8/2005 14:29

Eu não concordo quando se diz que o petroleo está caro a maneira certa de ver as coisas é pensar que nos ultimos 15/20 anos o Petroleo tem estado barato esta é a maneira certa de ver as coisas aliás os 100 USD na decada 70 alcançados nas crises Petroliferas quanto é que equivalerá hoje tendo em conta a inflacção ( ou perda de valor do dinheiro ) que ocorreu desde a decada de 70 até hoje. Hoje temos varios países a consumirem abundantemente materias primas como o petroleo o aço com agravante de a china até ter um modelo de desenvolvimento industrial muito assente em energias renovaveis ou seja a china pressiona o preço do petroleo mesmo com um desenvolvimento industrial assente em energias alternativas. é o que é sintomatico. bom que as empresas em que os combustiveis são um importante factor de custo pensarem que o preço do petroleo pode mesmo ir aos 100 USD mais rapidamente do que muitos esperariam. Por ultimo uma outra reflexão :
podemos sempre dizer que o preço do petroleo está a antecipar muitos problemas que hoje não se verificam mas se pensarem bem é util que assim seja para de facto forçar adaptações atempadas e correcções estruturais que têm que ser forçamente feitas e mais vale cedo de mais que tarde de mais

Cumpts

Vasco

por Incognitus » 15/8/2005 10:42

O Problema do petróleo é um pouco mais complexo do que ele se acabar em 2045...

Já ouviram falar do "Peak Oil"?

http://www.******.com/artigo.php?id=92

Em todo o caso, a curto prazo o petróleo encontra-se mesmo muito especulado. Aliás, tem sofrido ondas consecutivas de especulação que o têm levado mais e mais alto.

Mas a longo prazo, estes preços podem até vir a ser baratos ...

por PJBM2 » 14/8/2005 23:52

Garfield, um litro de GPL permite fazer os mesmos km do que um litro de gasolina? Não é só o preço que conta...
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

Não sonhem com os 100$$$

por AC » 14/8/2005 16:26

esse valor seria o despultar de um possivel crash na ECONOMIA MUNDIAL, esse valor nunca será atingido nos próximos doze meses, não se deixem eludir pela especulação, lembrem-se que o custo da refinação d pretóleo bruto nos USA anda á volta dos 15 dólares, e o que está a por o petróleo neste valores é pura e simplesmente o fenómeno " MEDO + ESPECULAÇÃO " e Quando se trata de especulação o destino é terrível, ao minimo sinal de inversão, vai tudo á frente !!!
Ponham o petróleo como pico este ano com 69$ nem mais um dólar acima.....

:wink:
Mais vale um pássaro na mão que dois a voar

www.ac-investor.blogspot.com - Now with trade Alerts for US stocks

Registado: 12/7/2004 10:54

por Garfield » 14/8/2005 3:10

Pelo preço de uma boa bicicleta e mais algum em cima compensa de longe converter os automoveis para poderem consumir GPL.

Ainda ontem vi o GPL na Repsol a 0,529€!

Quase 57% mais barato que a gasolina sem chumbo 95 octanas na Galp que custa 1,229€!

Façam lá as contas e com um investimento de 1.000€ na conversão e já estou a exagerar no valor, verão que antes de 20.000 Kms têm o retorno completo do investimento.

Nessa altura imagem a quanto estará a gasolina e a quando estará o GPL e depois vejam quanto começarão a poupar diariamente.

Quanto mais cedo se converterem mais cedo começarão a poupar e tambem a contribuir para um ambiente mais limpo pois o GPL é menos poluente.

Para quem não fixou aqui ficam os valores actuais:

GALP - S/CHUMBO95 - 1,229€
REPSOL - GPL - 0,529€

Palavras para quê pois quem teve visão e converteu o automovel há mais de um par de anos anda bastante sorridente com a opção que fez.

Registado: 9/2/2005 4:29

por R_Martins » 13/8/2005 19:13

pvk Escreveu:Mas afinal quem é que anda a puxar para cima o preço do oil?
Os produtores? Os especuladores? Os hedge funds? O Bush? Alguns membros do caldeirão?

...os que tem dinheiro, claramente.
Mesmo que os produtores digam que estão a produzir 500 000 barris a mais por dia para alem do necessário, só os que podem manipular o mercado.
Quando chegar a derrocada do pitrol, teremos pois o nasdaq de novo nos 5000 pontos ou outra qualquer invenção, se calhar algum produto português.
R. Martins
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23

por pvk » 13/8/2005 1:14

Mas afinal quem é que anda a puxar para cima o preço do oil?
Os produtores? Os especuladores? Os hedge funds? O Bush? Alguns membros do caldeirão?

Registado: 2/7/2004 18:11

mensagem mal colocada...

por TerraVerde » 13/8/2005 0:16

era para ter ficado noutro tópico...

deve ser da hora!
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

VIX

por TerraVerde » 13/8/2005 0:14

este gráfico é que me parece estar a ficar bem bullish, pelo menos no curto prazo.
Anexos
SharpChartv05.ServletDriver.png
SharpChartv05.ServletDriver.png (21.44 KiB) Visualizado 1473 vezes
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

por LuisFTAntunes » 12/8/2005 19:56

Pois eu já comprei uma bicicleta.

E não tem nada de moderno, é um simples meio de transporte. Tudo que posso fazer sem pegar no carro, já estou a fazer, a pé ou de bicicleta.
Aliás como se vê na Alemanha e outros países onde existem até pistas para ciclistas em todas as localidades.
Em Portugal é que se rotula quem anda de bicicleta de pobre ou sovina. É triste esta mentalidade mas como sabemos daqui a 100 anos vamos chegar a pensar como os outros Europeus.

Façam como eu e vão ver que as reservas de petróleo vão durar mais do que até ao ano 2045.
Avança na razão e pondera na emoção.

Registado: 20/12/2004 17:11

por PJBM2 » 12/8/2005 19:37

...que chegava aos 100 dolares?

Eu, há um ano atrás, achava este valor um exagero. Hoje, considero que vai lá, para desespero meu. Eu já cortei seriamente no consumo da gasolina. Se chegar aos $100, acho vou ter de pensar em comprar uma bicicleta :?
Paulo Moreira

Registado: 17/1/2003 19:11

por R_Martins » 12/8/2005 19:30

...que chegava aos 100 dolares?
Chega sim senhor!!! Se assim não fosse seria um descredito. Tal vai suceder...
R. Martins

Petróleo toca os 67 dólares em Nova Iorque

O crude voltou a atingir novos recordes, pelo quinto dia consecutivo. No Nymex, o petróleo tocou os 67 dólares e no IPE o brent alcançou os 66,55 dólares.

A Agência Internacional de Energia (AIE) anunciou na passada quinta-feira que o consumo global de petróleo vai subir 2%, equivalente a 1,6 milhões de barris por dia este ano e advertiu que o fornecimento de ouro negro por parte dos países não pertencentes à Organização de Países Exportadores de Petróleo (OPEP) deverá cair em 205.000 barris diários este ano.

Registaram-se também alguns encerramentos de refinarias nos EUA, o que aumentou os receios de que a oferta não vai ser suficiente para satisfazer a procura.
Quem não conhece o «CALDEIRÃO» não conhece este mundo

Registado: 5/11/2002 9:23