Caldeirão da Bolsa

A minha leitura actual do $SPX, em termos de ondas de Elliot

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por pedras11 » 17/8/2005 19:30

BullPower Escreveu:Boas. Quem sabe se não estará para breve um autêntico crash no crude!! Os 67 ou 69 dólares era um número já falado há muito tempo, ainda antes de 2005. O crude está em grande aceleração, sem nada que justifique a não ser pura especulação. Nunca se viu uma aceleração destas no crude. Já subiu mais de 20 dólares em apenas 3 meses. A minha opinião é que há mãos fortes a jogar dos dois lados. Quando os mercados accionistas estiverem prontos para subir, talvez o crude esteja pronto para cair e também talvez funcione como catalisador. E em relação ao crude, eu penso que quando começar a cair, se é que vai cair, vai ser forte e feio.

No gráfico faltam as duas últimas semanas, mas assinalei com um círculo o ponto actual do crude. Traçei Fibonacci com início nos 17 dólares e fim nos 68 para ter uma ideia. Pode-se ver que em situações destas de grande aceleração após uma tendência de longo prazo neste caso de quase 4 anos, é preciso muito cuidado com as posições longas pois pode indicar que o final pode estar breve.

Aí está ele no seu começo. Também acredito num forte recuo do crude.

As subidas são movimentos especulativos de curto prazo.
"O desprezo pelo dinheiro é frequente, sobretudo naqueles que não o possuem"

Fonte: "La Philosophie de G. C."
Autor: Courteline , Georges

Site porreiro para jogar (carregar em Arcade) : www.gamespt.net

Registado: 31/10/2004 1:09

por Nasdaq » 15/8/2005 14:17

No oil o MACD parece ter alguma dificuldade a ultrapassar os 2. Normalmente quando chega perto do valor 2 segue-se uma ligeira correcção no preço.

Abraço

Registado: 10/12/2004 20:14

por BullPower » 14/8/2005 18:59

Boas. Quem sabe se não estará para breve um autêntico crash no crude!! Os 67 ou 69 dólares era um número já falado há muito tempo, ainda antes de 2005. O crude está em grande aceleração, sem nada que justifique a não ser pura especulação. Nunca se viu uma aceleração destas no crude. Já subiu mais de 20 dólares em apenas 3 meses. A minha opinião é que há mãos fortes a jogar dos dois lados. Quando os mercados accionistas estiverem prontos para subir, talvez o crude esteja pronto para cair e também talvez funcione como catalisador. E em relação ao crude, eu penso que quando começar a cair, se é que vai cair, vai ser forte e feio.

No gráfico faltam as duas últimas semanas, mas assinalei com um círculo o ponto actual do crude. Traçei Fibonacci com início nos 17 dólares e fim nos 68 para ter uma ideia. Pode-se ver que em situações destas de grande aceleração após uma tendência de longo prazo neste caso de quase 4 anos, é preciso muito cuidado com as posições longas pois pode indicar que o final pode estar breve.
Anexos
LIGHT SWEET.png
LIGHT SWEET.png (22.87 KiB) Visualizado 544 vezes

Registado: 28/1/2005 0:38

VIX

por TerraVerde » 13/8/2005 0:19

este gráfico é que me parece estar a ficar bem bullish, pelo menos no curto prazo.
Anexos
SharpChartv05.ServletDriver.png
SharpChartv05.ServletDriver.png (21.44 KiB) Visualizado 606 vezes
TerraVerde

..................................
É preciso cuidar do meio ambiente!
terraverde00@ymail.com

Registado: 29/11/2002 18:49

por itisi100 » 12/8/2005 23:32

Olá
Sem duvida estamos perante dois pontos de vista perfeitamente válidos, e que podem convencer qualquer um que esteja mais indeciso quanto à evolução dos mercados.

Eu comprava quer os argumentos do Terraverde, quer os do leprechaun, o que só faz com que a minha duvida e indecisão aumente :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Julgo que é em momentos como este que se destaca aquela minoria de investidores que ganha em bolsa (SPOT, WT´s, CFD´s, Forex, etc), e que segue a sua própria INTUIÇÃO, ou feeling no que toca à evolução futura dos mercados, pois neste momento, julgo que já não são os gráficos ou os dados macro, ou a evolução do brent que dizem alguma coisa, mas sim o que nós achamos que eles dizem, ou seja, o intimo de cada um de nós.

E como eu acho que nesta segunda quinzena de Agosto vão mais pessoas para o Algarve do que as que vêm, apesar de não sair de onde estou, vou rumar a Sul também :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Só por isso...A hipotese de acertar ou não é 50/50, exactamente igual à do terraverde, do leprechaun, do David Nichols ou qualquer leigo ou expert na matéria!

É péssimo tomar posições sem ter algo concreto, palpável ou demonstravel que sirva de base e que nos legitíme. Mas é isso que define quem tem perfil, e quem não tem perfil para vingar na bolsa, INTUIÇÃO!

Bom fim de semana!

itisi100

Registado: 9/7/2003 12:27

por TerraVerde » 12/8/2005 21:35

Olá leprechaun,

gostei de ler o teu comentário, embora não partilhe da tua opinião. Vejo que o publicaste às 20:40, antes de os mercados perderem alguns pontos.

O fecho do S&P foi ao nível de abertura de ontem. Tanto este como o NDX têm vindo a fazer máximos e mínimos cada vez mais baixos. A vela no S&P não é nada bonita para os touros, no meu entendimento.

Aliás, se juntarmos aqui a análise do petróleo, acho ainda mais coerente a visão para sul dos mercados. O petróleo está a ganhar momentum, está quase na vertical, o que se justifica apenas pelo medo. E quando há medo, pode haver momentos de pânico. Subindo o petróleo em pânico, por que não apanhar a boleia de umas ondas 3 para baixo nos mercados bolsistas?

Quanto às mãos fortes, essas já ganharam o que tinham a ganhar com os longos, quando os outros andavam a pensar nos curtos. Agora, parece-me que as posições se inverteram. Afinal, é sempre assim, ou não?

É sempre bom que se mostre alguma indecisão antes de movimentos mais fortes e, neste caso, contrários à maioria, que pode causar alguns danos a alguns. Penso ao contrário de ti: hipóteses para subir houve, como a seguir ao dia de ontem, mas isso não aconteceu. De que lado há mais força, veremos na próxima semana.

Cumprimentos e bom fim-de-semana,
TerraVerde

terraverde00@ymail.com

Re: A minha leitura actual do $SPX, em termos de ondas de El

por leprechaun » 12/8/2005 20:40

TerraVerde Escreveu:Partindo do pressuposto de que atingimos recentemente o máximo do bear market rally de 2003, deveremos ter iniciado nova onda para baixo de médio e longo prazos. Esta ideia é consistente, pelo menos para mim, com o estado overbought em termos semanais de alguns indicadores. Mas o que interessa é sempre o preço, claro.

Olá, Terra Verde!

Ora o fulcro do teu raciocínio é mesmo esse "pressuposto", claro!

Há sempre visões antagónicas no mercado e é por isso que podemos ganhar... ou perder!

De qualquer modo, e na sequência daquilo que tenho vindo a dizer esta semana, a espantosa e extrema resistência do S&P em quebrar os importantíssimos 1227 pontos favorecem agora o possível retorno ao cenário ideal do David Nichols, isto é, 1280... here we go!

O fecho fortíssimo do índice, ontem e hoje - bem ao contrário do que sucedeu no DAX, por exemplo - podem indiciar que as "mãos fortes" não querem deixar cair os mercados, nem por nada! Logo, talvez o teu pressuposto falhe nesse importantísismo pormenor e os máximos do tal "bear market rally" ainda estejam por fazer.

Bem, pelo sim pelo não eu tenho posições curtas e longas... em simultâneo! E creio que posso ganhar com ambas... ou ter prejuízo nas duas, depende do sentido do mercado. Se ele subir agora para descer depois, talvez me safe...

Enfim, a situação está confusa, confesso. O que me tem valido são as penny stocks, onde consegui aproveitar alguns "momentum players" com lucros muito inusitados face aquilo a que estou habituado. É que os warrants estão tão perigosos que não me atrevo a apostar mais de meia dúzia de pontos de cada vez...

Entretanto, o S&P está prestes a recuperar a zona do pivot (1235), preparando-se para fazer um poderoso martelo, o que daria novo alento à ideia do fabuloso Nichols! Enfim, veremos o que nos traz a próxima semana, mas esta demonstração de força inusitada durante dois dias seguidos parece-me significativa...

Rui leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

por TerraVerde » 12/8/2005 18:09

Partindo do pressuposto de que atingimos recentemente o máximo do bear market rally de 2003, deveremos ter iniciado nova onda para baixo de médio e longo prazos. Esta ideia é consistente, pelo menos para mim, com o estado overbought em termos semanais de alguns indicadores. Mas o que interessa é sempre o preço, claro.

Deixo-vos esta imagem do SPX horário, anotada.

A forma das ondas é clara, são sempre 5 a descer e 3 a subir, o que indica que iniciámos, provavelmente, um movimento impulsivo de descida.

O NDX vai um pouco à frente. Enquanto o SPX fez aquela correcção menor abc (com letras pequenas) o Ndx vai na terceira sequência de 12.

As consequências disto é que na próxima semana deverão vir as ondas 3, que normalmente são as mais rápidas e longas, presumivelmente com gaps de abertura

Até onde vão? Fazendo 1,618 x o comprimento da primeira onda I, e diminuindo o valor ao fim da II, temos qualquer coisa como os 1205 para o fim da onda 3, que é uma zona de suporte. Haverão então as 4 e 5, esta última deverá romper com esse suporte.

É a minha previsão. Estou curto desde há alguns dias atrás. Logo vemos o que acontece.
Anexos
spx20050812.png
spx20050812.png (50.31 KiB) Visualizado 729 vezes
TerraVerde

terraverde00@ymail.com

Quem está ligado: