Caldeirão da Bolsa

Esgotado

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Esgotado

por ptmasters » 30/7/2005 1:47

luiz22 Escreveu:Esgotado

PS - Terceira escolha dos socialistas como candidato presidencial (falhados Guterres e Vitorino), o Dr. Mário Soares resolve um problema ao PS mas cria um problema aos portugueses: num País que tarda em encontrar um futuro, vai pedir votos em nome de um passado.


não diria melhor... não conseguimos sair disto...

Um abraço[/i]
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1839
Registado: 31/1/2005 4:04
Localização: Lisboa

Esgotado

por luiz22 » 29/7/2005 23:29

Esgotado

Três Primeiros-Ministros e quatro Ministros das Finanças num só ano são a confissão iniludível do esgotamento do sistema político.



29-07-2005, Nuno Fernandes Thomaz

1. Três Primeiros-Ministros e quatro Ministros das Finanças num só ano são a confissão iniludível do esgotamento do sistema político.
Esgotamento que se vinha já manifestando nas legislaturas interrompidas, nos ciclos eleitorais cada vez mais curtos e nas reformas de fundo sucessivamente adiadas.
Esgotamento cujas consequências nas finanças públicas são evidentes: ano após ano tem-se agravado a divergência da nossa economia com a média europeia, orçamento após orçamento tem aumentado o défice público, governo após governo tem-se comprovado a inabilidade para combater a rigidez da despesa pública.
2. Quem recorde como se chegou a esta incapacidade do sistema político para atacar os graves problemas que afectam o País, concluirá que a demissão do Prof. Campos e Cunha não tem nada de original.
O plano inclinado começou com o Engº Guterres que, depois de desperdiçar perdulariamente uma situação económica favorável e consentir um autêntico regabofe nas despesas públicas, em vez de tomar as medidas de austeridade recomendadas pelo seu Ministro das Finanças Dr. Pina Moura com base no relatório da ECORDEP, substituiu o Ministro - para se pôr na alheta pouco tempo depois...
E continuou com o Dr. Durão Barroso que, confiado na retoma em 2004, deixou a sua Ministra das Finanças Dra. Manuela Ferreira Leite tomar medidas impopulares de consolidação orçamental, até se convencer que a retoma não viria - momento em que tratou de se pôr ao fresco, entregando o governo a um sucessor cujo perfil ele não podia ignorar ser, no mínimo, discutível...
3. A situação é tão mais grave quanto nunca estiveram em causa as qualidades dos Ministros das Finanças exonerados ou substituídos e as suas aptidões para o cargo.
Pois só por má-fé se pode duvidar, entre outras qualidades que ninguém lhes nega, da argúcia governativa do Dr. Pina Moura, ou da força das convicções políticas da Dra. Manuela Ferreira Leite, ou da “expertise” financeira teórica e prática do Prof. Campos e Cunha.
Mas - e este é um aviso ao Prof. Fernando Teixeira Santos, cujas inegáveis capacidades eu bem conheço - de pouco valem as qualidades das pessoas contra os erros e os vícios do sistema que estão obrigados a servir.

PS - Terceira escolha dos socialistas como candidato presidencial (falhados Guterres e Vitorino), o Dr. Mário Soares resolve um problema ao PS mas cria um problema aos portugueses: num País que tarda em encontrar um futuro, vai pedir votos em nome de um passado.
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, icemetal, m-m, malakas, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nbms2012, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SerCyc, serdom, Shimazaki_2, Simplório, tami, VALHALLA, yggy e 956 visitantes