Caldeirão da Bolsa

CMVM obriga Prisa a lançar OPA sobre Media Capital

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por GAB » 26/7/2005 8:59

Lucros da Media Capital mais que duplicam no primeiro semestre (act)

26-07-2005 08:33 por Canal de Negócios
Lucros da Media Capital mais que duplicam no primeiro semestre (act)

A Media Capital anunciou hoje que os resultados líquidos do primeiro semestre ascenderam a 8,7 milhões de euros, mais que duplicando o registado no período homólogo de 2004 e em linha com as previsões dos analistas.

De acordo com uma sondagem elaborada pela Reuters, os analistas esperavam que a empresa liderada por Paes do Amaral registasse, em média, lucros de 9,02 milhões de euros.

Os lucros obtidos no primeiro semestre representam um crescimento de 113% face aos 4,74 milhões de euros obtidos nos primeiros seis meses de 2004.

No primeiro semestre deste ano os proveitos consolidados subiram 7% para 110,6 milhões de euros, com o negócio de televisão a crescer 12%, a rádio a subir 9%, enquanto a publicidade exterior registou uma queda de 18%.

As receitas publicitárias subiram 6%, uma evolução que a empresa atribui «ao aumento das audiências no segmento de Televisão, em que a TVI liderou tanto em ‘prime time’ como no total do dia, o que levou a um reforço da sua liderança em quota de mercado publicitário».

«O crescimento de 54% nas vendas de revistas e de 3% nas outras receitas não publicitárias, contribuíram também para a evolução positiva verificada no total de

proveitos do Grupo», refere a mesma fonte.

O EBITDA foi de 22,7 milhões de euros, o que representa um aumento de 11% face ao período homólogo de 2004. A margem EBITDA melhorou 0,7 pontos percentuais para 20,5%, com a Media Capital a registar melhorias no negócio de televisão e na rádio, e uma descida de margens na publicidade exterior.

Analisando apenas o segundo trimestre, as receitas totais aumentaram 1%, e os resultados líquidos também desceram 1% para 7,42 milhões de euros.

Custos aumentam com futebol e Quinta
Os custos operacionais registaram um crescimento de 6%, para 87,9 milhões de euros.

A Media Capital diz que esta subida é em «resultado do aumento das receitas na área não publicitária do segmento de televisão (2 milhões de euros de aumento nos custos), subida nos custos de programação (2,3 milhões de euros) sobretudo devido à transmissão de jogos da Superliga Portuguesa de Futebol e ‘reality shows’ (Quinta das Celebridades) e a 0,9 milhões de euros referentes ao novo plano de atribuição de opções de compra e/ou de subscrição de acções para 2005.

Os custos e perdas financeiros diminuíram 23% para 4,31 milhões de euros.

Na TVI, o activo mais importante da Media Capital, os resultados operacionais subiram 24% para 20,4 milhões de euros, com o EBITDA a crescer 20% e as receitas a subirem 12%.

As receitas publicitárias aumentaram 9%, com a TVI a liderar as audiências, devido à Quinta das celebridades, transmissões de jogos de futebol e novelas.

Na rádio a empresa passou de prejuízos operacionais para resultados operacionais positivos de 350 milhões de euros, enquanto na publicidade exterior verificou-se o inverso, com a empresa a apurar um prejuízo operacional de 12 mil euros, contra resultados operacionais positivos de 1,45 milhões de euros no período homólogo.

«Este desempenho obtido pela MCO resulta principalmente da retracção do mercado de publicidade exterior neste período, condicionado pelo efeito do Euro 2004, bem como pelo período eleitoral que se arrastará ao longo de todo o ano de 2005», explica a empresa.

No final do primeiro semestre a Media Capital tinha uma dívida total d 120,8 milhões de euros, menos 2% do que no final de 2004.

As acções da Media Capital subiam 0,43% para os 7,05 euros, depois de ontem terem atingido um novo máximo histórico nos 7,15 euros.
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3876
Registado: 18/11/2004 16:43

por GAB » 25/7/2005 12:51

Fez maximos....7,05; mas muito "timidamente"...
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3876
Registado: 18/11/2004 16:43

por GAB » 25/7/2005 8:01

Lucro Media Capital 1ro sem05 atinge média 10,55 ME - analistas
22-07-2005 17:26 por Reuters

LISBOA, 22 Jul (Reuters) - A Media Capital deverá
registar, no primeiro semestre de 2005, um lucro médio de 10,55
milhões de euros (ME) tendo as receitas atingido 111,6 ME e o
EBITDA 24,7 ME, segundo quatro analistas.
No período homólogo do ano passado, a Media Capital registou
um prejuizo de 4,9 ME, receitas de 109 ME e um EBITDA de 22,5
ME, segundo o Plano Oficial de Contabilidade (POC).
Os analistas afirmam estar optimistas relativamente aos
reslultados da Media Capital devido à recente liderança das
audiências da TVI -- que representa cerca de 70 pct das receitas
totais do grupo -- no segundo trimestre do ano.
"Os resultados da Media Capital estão suportados no aumento
das audiências da TVI que deverá beneficiar positivamente as
receitas totais do grupo", disse Sacha Fischietti, analista do
Caixa BI.
"O negócio da televisão deverá, mais uma vez, ser o
principal 'driver' dos resultados da Media Capital, (devendo a
empresa) superar o crescimento de dois a três pct das receitas
de publicidade no primeiro semestre do ano", disse a Rui Cesário
Pereira, numa nota de research.
A Media Capital irá apresentar os seus resultados semestrais
no próximo dia 26 de Julho.

Segue tabela com estimativas (valores em milhões de euros):
Lucro Líq Receitas EBITDA
Millennium bcp investimento 14,6 111,8 26,2
Banco Santander 9,7 112,0 24,3
Espírito Santo Research 9,0 110,8 23,8
Caixa BI 8,9 111,7 24,3
------------------------------------------------------------
Média 10,55 111,6 24,7
------------------------------------------------------------

((---Henrique Simões de Almeida, Lisboa Editorial,
351 21 3509206, lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging:
Henrique.almeida.reuters.com@reuters.net))
Imagem
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3876
Registado: 18/11/2004 16:43

CMVM obriga Prisa a lançar OPA sobre Media Capital

por luiz22 » 25/7/2005 7:51

CMVM obriga Prisa a lançar OPA sobre Media Capital

CMVM obriga Prisa a lançar OPA sobre Media Capital
A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários entende que o acordo assinado entre Miguel Pais do Amaral e o Grupo Prisa obrigará o grupo espanhol a lançar uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre Media Capital.

«Nos termos do acordo será obrigatório o lançamento de uma OPA quando o comprador ultrapassar o limite dos 33% de direitos de voto da Media Capital», afirmou ao Jornal de Negócios fonte oficial da CMVM. Este entendimento da entidade reguladora é, no entanto, diferente da leitura que é feira por comprador e vendedor.

(leia mais no Jornal de Negócios de hoje)


2005/07/25 - 07:00
Fonte: Canal de Negócios
As decisões fáceis podem fazer-nos parecer bons,mas tomar decisões difíceis e assumi-las faz-nos melhores.
 
Mensagens: 1700
Registado: 26/11/2004 23:00
Localização: Belém-Lisboa


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, aiai, Burbano, cali010201, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, novato, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SerCyc, Simplório, TTM62 e 917 visitantes