Novo artigo: "No fundo do canal"
Amiga Patarocas:
Estou a ver que não leste todos os posts do Ulisses.
Eu recordo-me que li há poucos dias um post em que ele se despedia para umas férias e acrescentava que prometia vir espreitar o Caldeirão durante esse período.
Distraída!
Beijinhos e aparece mais vezes.
Cem
Estou a ver que não leste todos os posts do Ulisses.
Eu recordo-me que li há poucos dias um post em que ele se despedia para umas férias e acrescentava que prometia vir espreitar o Caldeirão durante esse período.
Distraída!
Beijinhos e aparece mais vezes.
Cem
- Registado: 18/4/2003 1:58
Oi
.
O Ulisses está de férias agora (calha a todos). Nos últimos dias que esteve por cá, esteve adoentado. Vamos ter que esperar por ele daqui a cerca de um mês
.
(mas estou espantada que ele não se tenha despedido, macriadão
. Vou mandar-lhe uma bicada-de-mãe-pata e lavar-lhe a ponta dos dedos com sabão
).
O Ulisses está de férias agora (calha a todos). Nos últimos dias que esteve por cá, esteve adoentado. Vamos ter que esperar por ele daqui a cerca de um mês
(mas estou espantada que ele não se tenha despedido, macriadão
...
Olá, luis lobs.
Já que o Ulisses não aparece por cá...
Deixei uma actualização do Psi20, na continuação do tópico aberto sobre o assunto:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=41747
Cumprimentos.
EnglishMan
Já que o Ulisses não aparece por cá...
Deixei uma actualização do Psi20, na continuação do tópico aberto sobre o assunto:
http://www.caldeiraodebolsa.com/forum/v ... hp?t=41747
Cumprimentos.
EnglishMan
Pena o ulisses estar longe, poderemos estar numa fase importante e decisiva hoje assistimos a uma procura generalizada em brisa edp sncom, pesos pesados e faltando apenas a pt para romper a corda.
ps arranja la um tempinho ulisseS }}}
ps arranja la um tempinho ulisseS }}}
e' preciso viver nao apenas existir
- Registado: 22/12/2004 11:38
o mercado esta a consolidar
ora sabemos q PSI anda sempre atrasado( embora por vezes pareça q ande andiantado) o mercado parece ja ter feito os minimos e prepara-se para subir atá aos maximos.
Veremos se os resultados e as perspectivas das empresas do nosso mercado são na tendencia deste movimento. Veremos tb como vão ser os resultados dos states e europeias, mas pelo q me da a entender as empresas tem apresentado bons resultados mesmo com as empresas onde as perspectivas estão muito altas....
Veremos se os resultados e as perspectivas das empresas do nosso mercado são na tendencia deste movimento. Veremos tb como vão ser os resultados dos states e europeias, mas pelo q me da a entender as empresas tem apresentado bons resultados mesmo com as empresas onde as perspectivas estão muito altas....
- Registado: 2/12/2002 0:22
Passam-se as semanas e o nosso mercado continua amorfo e sem nos dar qualquer novidade. Nada se alterou na análise que há algumas semanas fiz neste artigo, pelo que me resta deixar os gráfico actualizados do PSI.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (25.41 KiB) Visualizado 988 vezes
-
- forum-psi2.GIF (34 KiB) Visualizado 969 vezes
-
- forum-psi3.GIF (27.15 KiB) Visualizado 978 vezes
Deixo aqui actualizado o gráfico do PSI. Como podem constatar, não há qualquer novidade: O principal índice da nossa praça continua no seu canal descendente. Enquanto não conseguir quebrar em alta este canal, qualquer entrada será mais um exercício de crença do que um movimento racional tendo em conta a relação rentabilidade/risco.
As atenções continuam viradas para o seu suporte nos 7400 pontos que vem aguentando o principal índice português. Há que continuar a observar essa zona pois uma ruptura desse suporte abriria caminho para novas quedas e um teste ao suporte dos 7000 pontos.
Um abraço,
Ulisses
As atenções continuam viradas para o seu suporte nos 7400 pontos que vem aguentando o principal índice português. Há que continuar a observar essa zona pois uma ruptura desse suporte abriria caminho para novas quedas e um teste ao suporte dos 7000 pontos.
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-psi1.GIF (29.09 KiB) Visualizado 1303 vezes
-
- forum-psi2.GIF (24.16 KiB) Visualizado 1306 vezes
Aqui deixo os gráficos actualizados da SNC e PSI. Até ver, nenhuma novidade... SNC continua emparedada entre a sua LT ascendente de longo prazo e a LT descendente de curto prazo. O PSI continua no seu canal descendente e o suporte dos 7400 vai resistindo.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-snc1.GIF (35.07 KiB) Visualizado 1437 vezes
-
- forum-snc2.GIF (21.71 KiB) Visualizado 1434 vezes
-
- forum-psi.GIF (25.69 KiB) Visualizado 1422 vezes
Tb existe as zonas horárias....
Fans de gann....
retracements de DOWN....
(penso que devem ser utilizados como UM INDICADOR, nada mais que issso....Mais usados na bolsa, 38,2% - 50% - 61,8%)
Existe muita explicação na NET... é só "BUSCAR".
Fans de gann....
retracements de DOWN....
(penso que devem ser utilizados como UM INDICADOR, nada mais que issso....Mais usados na bolsa, 38,2% - 50% - 61,8%)
Existe muita explicação na NET... é só "BUSCAR".
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Martim, o JB certamente depois completará o seu raciocínio para te explicar o que quis dizer. Queria apenas dizer-te que Fibonnaci foi um italiano que viveu entre os séculos XII e XIII e que definiu conceitos matemáticos muito interessantes a partir de uma sequência de números em que cada número é a soma dos anteriores: 1, 1, 2, 3, 5, 8, 13, 21, 34, 55,..
Da relação entre estes números, Fibonnaci estabeleceu alguns conceitos que revolucionaram a matemática e a ciência.
Nos mercados, as retracções de Fibonnaci são áreas de suporte ou resistências naturais definidas pelas percentagens que o JB colocou no gráfico. Ou seja, depois de um movimento, calculamos automaticamente as retracções que, segundo Fibonnaci têm um efeito quase magnético e que poderão suportar o movimento correctivo.
Um abraço,
Ulisses
Da relação entre estes números, Fibonnaci estabeleceu alguns conceitos que revolucionaram a matemática e a ciência.
Nos mercados, as retracções de Fibonnaci são áreas de suporte ou resistências naturais definidas pelas percentagens que o JB colocou no gráfico. Ou seja, depois de um movimento, calculamos automaticamente as retracções que, segundo Fibonnaci têm um efeito quase magnético e que poderão suportar o movimento correctivo.
Um abraço,
Ulisses
Pedido de esclarecimento
E mais não digo... pois uma imagem vale mais que mil palavras
Não estando por dentro das retracções preferia as mil palavras... Seria possível dar-me uma breve explicação do conceito?
Melhores cumprimentos
Não estando por dentro das retracções preferia as mil palavras... Seria possível dar-me uma breve explicação do conceito?
Melhores cumprimentos
Saudações de Mar!
Já agora, vou deixar-vos aqui esta "pérola" para quem está familiarizado com as retracções de Fibonnaci.
Cumprimentos
JB
Cumprimentos
JB
- Anexos
-
- psi-20.JPG (56.31 KiB) Visualizado 1685 vezes
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
- Registado: 15/3/2005 16:13
Resolvi colocar aqui o gráfico semanal do Psi 20 em escala semilogarítmica desde 97/98 para se observar o seu percurso.
Daqui retiro já duas conclusões (entre muitas outras possíveis) : A fortíssima resistencia horizontal na casa dos 8115, que serviu de suporte em fecho semanal no crash de 98 e nos "rebounds" de final de 2001, início de 2004 e igualmente em 2005.
Outra nota adicional é a média móvel exponencial de 30 semanas, traçada a verde e que acompanha o nosso índice quase sem dar sinais erráticos de entrada e saída do mercado numa perspectiva de médio/longo prazo. Vejam bem o $$$ que podia ter sido poupado entre 2000 e 2003...! Se utilizassemos esta preciosa média móvel com um filtro de confirmação de 1 semana apenas, saíriamos do mercado na semana de 14/4/2000 e só entraríamos longos outra vez na semana de 22/8/2003 e passariamos totalmente ao lado de todo o terrível "bear market".
Se utilizassem, já agora a título de exemplo, igualmente esta média móvel entre o início de 96 e o "crash 98" o lucro seria muito perto de 300 % em 2,5 anos
Bem sei que em períodos de lateralização mais prolongados as médias móveis servem muito pouco ou nada para sinais de entrada e saída de mercado, pois passam a dar sinais erráticos, mas em períodos de tendencia são um instrumento auxiliar muito útil ao trader/investidor que convém não descurar.
Outra regra importante é a inclinação da média móvel. Se esta estiver descendente qualquer sinal das cotações acima dela deve ser analisado com prudência pois muito provavelmente não passará de um sinal errático, carecendo de um período de filtragem maior, nunca inferior a 3-4 semanas (em gráficos semanais) e com stops de 1-2 semanas abaixo da média móvel, á cautela...! Pelo menos no nosso índice este método funciona com uma fiabilidade impressionante.
Resumindo, para quem cá anda numa perspectiva de médio longo prazo e pretende um sistema simples, que seja fiável, não cause grande stress e sobretudo obtenha taxas de retorno interessantes, deve equacionar um sistema de média(s) móvel(s) que se adapte(m) melhor a cada tipo de título ou índice, dependendo obviamente da sensibilidade de cada trader na escolha de tal instrumento.
Cumprimentos
JB
Daqui retiro já duas conclusões (entre muitas outras possíveis) : A fortíssima resistencia horizontal na casa dos 8115, que serviu de suporte em fecho semanal no crash de 98 e nos "rebounds" de final de 2001, início de 2004 e igualmente em 2005.
Outra nota adicional é a média móvel exponencial de 30 semanas, traçada a verde e que acompanha o nosso índice quase sem dar sinais erráticos de entrada e saída do mercado numa perspectiva de médio/longo prazo. Vejam bem o $$$ que podia ter sido poupado entre 2000 e 2003...! Se utilizassemos esta preciosa média móvel com um filtro de confirmação de 1 semana apenas, saíriamos do mercado na semana de 14/4/2000 e só entraríamos longos outra vez na semana de 22/8/2003 e passariamos totalmente ao lado de todo o terrível "bear market".
Bem sei que em períodos de lateralização mais prolongados as médias móveis servem muito pouco ou nada para sinais de entrada e saída de mercado, pois passam a dar sinais erráticos, mas em períodos de tendencia são um instrumento auxiliar muito útil ao trader/investidor que convém não descurar.
Outra regra importante é a inclinação da média móvel. Se esta estiver descendente qualquer sinal das cotações acima dela deve ser analisado com prudência pois muito provavelmente não passará de um sinal errático, carecendo de um período de filtragem maior, nunca inferior a 3-4 semanas (em gráficos semanais) e com stops de 1-2 semanas abaixo da média móvel, á cautela...! Pelo menos no nosso índice este método funciona com uma fiabilidade impressionante.
Resumindo, para quem cá anda numa perspectiva de médio longo prazo e pretende um sistema simples, que seja fiável, não cause grande stress e sobretudo obtenha taxas de retorno interessantes, deve equacionar um sistema de média(s) móvel(s) que se adapte(m) melhor a cada tipo de título ou índice, dependendo obviamente da sensibilidade de cada trader na escolha de tal instrumento.
Cumprimentos
JB
- Anexos
-
- psi20.JPG (47.33 KiB) Visualizado 1703 vezes
" Se não podes controlar o mercado, controla-te a ti mesmo ! "
- Registado: 15/3/2005 16:13
Aproveito para deixar aqui a actualização dos gráficos da Sonae.com onde se pode ver que a linha de tendência descendente de curto/médio prazo voltou a servir de tecto para o ressalto da acção.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-snc1.GIF (33.09 KiB) Visualizado 1804 vezes
-
- forum-snc2.GIF (21.49 KiB) Visualizado 1803 vezes
Sem dúvida, um bom artigo a que o Ulisses já nos habituou
Mas, tenho dito que a Sonae com foi aquela acção que mais cedo definiu o sentido do mercado após fevereiro de 2005
Agora, também estou expectante se será também ela que irá definir o fim desse ciclo e o início da subida
Ulisses, as suas análises são essenciais e muito pragmáticas
Não desista esperamos sempre a sua opinião
Muitos parabéns e um abraço
Mas, tenho dito que a Sonae com foi aquela acção que mais cedo definiu o sentido do mercado após fevereiro de 2005
Ulisses, as suas análises são essenciais e muito pragmáticas
Muitos parabéns e um abraço
nunofaustino Escreveu:Sol.. podes encarar que a SNC reagiu às boas notícias ou à presença da LTA... é daquelas "coincidências" que acontecem muitas vezes... as boas notícias aparecerem junto a suportes e as más junto a resistências...
Um abraço
Nuno
Subscrevo o postado pelo Nuno...
Toolbar de bolsa com chat, download:
http://gabinforme.ForumToolbar.com
BLOG com detalhes sobre toolbar:
http://gabinforme.blogspot.com/
Linhas o homem traça as que quizer!
Durante todo o mês de Junho a Sonae.com descolou da linha descendente, e essa de que a sonae.com subuiu em resposta ao toque na linha ascendente de longo prazo ainda me deixa mais confusso neste mundo da AT.
A não terem surgido,as notícias favoráveis eu queria ver essa reacção a linha ascendente de longo prazo.
Descordo por completo.
O título reagiu positivamente face as notícias favoráveis, e face a quedas recentes de certa maneira de origem duvidosa!
sol
Durante todo o mês de Junho a Sonae.com descolou da linha descendente, e essa de que a sonae.com subuiu em resposta ao toque na linha ascendente de longo prazo ainda me deixa mais confusso neste mundo da AT.
A não terem surgido,as notícias favoráveis eu queria ver essa reacção a linha ascendente de longo prazo.
Descordo por completo.
O título reagiu positivamente face as notícias favoráveis, e face a quedas recentes de certa maneira de origem duvidosa!
sol
- Registado: 17/12/2002 10:41
Teoria
Eu acho que o Ulisses trabalha gosta de simplicidade e acho mesmo que nunca vi um gráfico seu onde a escala não fosse a linear, right?
O Marco é mais "puro AT" e normalmente a escala usada é a logarítmica, sobretudo no longo e médio prazo, como é lógico, já que no curto prazo as diferenças se esbatem.
O Marco é mais "puro AT" e normalmente a escala usada é a logarítmica, sobretudo no longo e médio prazo, como é lógico, já que no curto prazo as diferenças se esbatem.
Na sequência da análise que fiz à Sonae.com neste artigo, deixo aqui os gráficos actualizados, onde é visível a reacção da acção à Linha de tendência ascendente de Longo Prazo (e ás notícias
) e onde se vislumbra mais perto a LT descendente de curto prazo que tem travado os ressaltos da acção.
Um abraço,
Ulisses
Um abraço,
Ulisses
- Anexos
-
- forum-snc1.GIF (34.2 KiB) Visualizado 2324 vezes
-
- forum-snc2.GIF (22.57 KiB) Visualizado 2318 vezes
Sim
Boa noite!
Ulisses, como habitual um bom artigo. Sou novo por aqui, mas desde que comecei a acompanhar o Forum, ha meses atrás, que leio com atenção os seus artigos.
Permita-me só uma acrescentar uma opnião sobre a qual não mencionou nada. O PSI20 anda com algum delay em relação ao indices lá de fora, assim é bem provável que o canal descendente que refere, esteja a chegar ao seu final.
Ulisses, como habitual um bom artigo. Sou novo por aqui, mas desde que comecei a acompanhar o Forum, ha meses atrás, que leio com atenção os seus artigos.
Permita-me só uma acrescentar uma opnião sobre a qual não mencionou nada. O PSI20 anda com algum delay em relação ao indices lá de fora, assim é bem provável que o canal descendente que refere, esteja a chegar ao seu final.
O pessimista queixa-se do vento, o optimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas.
(Willian George Ward)
(Willian George Ward)
- Registado: 29/5/2005 19:18
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, caganixo7, eurowire.financeiro, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], IX Hispana, latbal, m-m, malakas, Mr.Warrior, MR32, Musus, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SA Traffic, SerCyc, serdom, Simplório, trilhos2006 e 948 visitantes