Caldeirão da Bolsa

Carteira JAS*2005 - Mês 07 - Capital X

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

JMT

por JAS » 19/7/2005 12:57

zé povinho Escreveu:eu tinha uma venda de JMT a "ver se pega" a 12,49 e.... não pegou

eheheheh... também não convém abusar!

As minhas já cá cantam outra vez a 12,10.

Um abraço,
JAS

P.S. - o jantar nas Maldivas não está esquecido mas o resto do pessoal parece que anda a dieta.

Registado: 5/11/2002 0:05

por zé povinho » 19/7/2005 1:34

isso é que foi "sorte"...

eu tinha uma venda de JMT a "ver se pega" a 12,49 e.... não pegou

Registado: 4/11/2002 23:38

Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 18- Capital X

por JAS » 18/7/2005 22:45

Esta coisa de não haver TW's call do DAX no millennium/ab7 já me anda a chatear...

BCP
JAS Escreveu:Um caso a decidir na próxima semana.
Graficamente fico com a ideia de que podemos estar num mínimo mas falta saber se vamos ter a seguir uma recuperação ou uma simples lateralização.

Não sei se é a antecipação dos Resultados ou apenas um movimento normal.
Tinha uma posição 20% acima do meu normal pelo que aproveitei os 2,11 para despachar as que estavam a mais.

JMT
JAS Escreveu:Mantenho uma posição 25% acima do normal e não penso vender nada.
Gráficamente está bastante bullish, com as ´MME's bem ascendentes e bem ordenadas.
Parece-me que poderá mesmo entrar numa nova fase de subidas acentuadas.

Eu não pensava desfazer-me de nenhumas mas como mantenho sempre ordens de venda "a ver se pega" levaram-me metade do meu excesso.
Vendas a 12,34-12,35... Quem diria que chegava lá.

PTM
JAS Escreveu:Aproveitei esta nova ida lá abaixo para voltar a reforçar a posição a 8,45 sem afectar o meu b.p.
Para a semana tenho que pensar o que faço a esta...

Enquanto anda cá em baixo eu acumulo... Mais umas a 8,43.

ALTR
JAS Escreveu:Gráficamente penso que pode ter feito um fundo a 1,16 e que pode ir agora para cima se o PSI não der nenhum trambolhão.

Isto está a melhorar...
Nenhum movimento.

DAX
JAS Escreveu:Tenho estado de fora e tenho pena.
O ab7/millennium continua sem ter TW's prestando-nos um mau serviço.

NAS
JAS Escreveu:Uma correcçãozinha, ao entardecer, nem me calhava nada mal pois 2ª feira é o meu dia de compras.

De manhã o panorama não me seduziu...
Apenas fiz uma pequena compra a 0,91 para fazer o gosto ao dedo.
E fiquei com eles.

Quanto à rentabilidade as subidas do BCP-JMT-ALTR permitiram-me atingir os 70% sem ter que fazer nada.
E sendo assim pode dizer-se que o mês está feito.
Não me parece que me decida a correr grandes riscos em TW's durante esta semana
Poderá estar na altura de termos uma correcção/lateralização nos índices e mais vale esperar uma melhor ocasião para um tirinho com maior probabilidade de sair certeiro...

JAS
Anexos
cart 07-18.png
cart 07-18.png (40.04 KiB) Visualizado 2175 vezes

Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 15- Capital X

por JAS » 15/7/2005 17:53

JAS em 08/Jun Escreveu:Este Mar das Rosas está cada vez mais tormentoso...

5 semanas depois não amainou.
Continuou em queda enquanto o DAX ganhou +6%!!!

BCP
Teve hoje um mau fecho a 2,08 mas pode ter sido apenas por ser 6ª feira e amanhã encontrarmos mais desgraças no País ao lermos os semanários de fim de semana...
O meu trade está negativo e a minha posição até está 20% acima do normal não se tornando aconselhavel mais reforços.
Um caso a decidir na próxima semana.
Graficamente fico com a ideia de que podemos estar num mínimo mas falta saber se vamos ter a seguir uma recuperação ou uma simples lateralização.
cotação=2,08 ~ MME.5=2,083 < MME.15=2,095

JMT
Toda a gente já sabe o que eu penso desta linda menina e não me vou repetir...
Mantenho uma posição 25% acima do normal e não penso vender nada.
Gráficamente está bastante bullish, com as ´MME's bem ascendentes e bem ordenadas.
Parece-me que poderá mesmo entrar numa nova fase de subidas acentuadas.
cotação=12,05 > 1MME.5=2,02 >> MME.15=11,93

PTM
Aproveitei esta nova ida lá abaixo para voltar a reforçar a posição a 8,45 sem afectar o meu b.p.
Para a semana tenho que pensar o que faço a esta...
No ab7 eles têm o gráfico mas não consideraram o split, não vejo nada além de uma queda de 50%.
(e querem eles ser o melhor site de bolsa...)

ALTR
Se houver queda talvez aproveite mas a estes níveis não penso reforçar esta posição.
Gráficamente penso que pode ter feito um fundo a 1,16 e que pode ir agora para cima se o PSI não der nenhum trambolhão.
De qualquer forma só a MME.5 está ascendente e ainda é cedo para podermos dizer que está a ficar bullish.
cotação=1,18 ~ MME.5=1,176 < MME.15=1,194

PTC
Há 2 meses que ela praticamente não passa dos 8,00.
Estou de fora mas espero repetir o trade até aos 7,99.
Até já dei hoje ordem de compra a 7,76.
cotação=7,87 < MME.5=7,884 < MME.15=7,90

DAX
Tenho estado de fora e tenho pena.
O ab7/millennium continua sem ter TW's prestando-nos um mau serviço.
O DAX tem mostrado uma força ascendente que tem excedido todas as expectativas.
Hoje até emergiu no meio do Mar Vermelho...

NAS
Farto de estar na bancada, e das pipocas, entrei ontem mais a sério no NAS.
Se o fproenca está de férias, e por aí não há quedas, tenho que responder ao Antunes e convinha estar dentro do assunto.
O trade nem correu mal pois vendi hoje os TW's a 0,90 logo a seguir à abertura pois não gosto muito da 6ª feira...
Uma correcçãozinha, ao entardecer, nem me calhava nada mal pois 2ª feira é o meu dia de compras.

Em termos de Rentabilidade não está mal de todo pois os 70% estão bem próximos e são atingíveis até ao fim do mês sem ser necessário correr grandes riscos.
Continua a dar-me gozo o resultado de quase +16% nas acções por ser contra um PSI negativo.

Bom fim de semana,
JAS
Anexos
cart 07-15.png
cart 07-15.png (54.68 KiB) Visualizado 2299 vezes

JMT

por JAS » 15/7/2005 16:20

Jameson em 12/07 Escreveu:Qual o teu comentário relativamente ao aviso destes senhores?

Como vês o mercado não lhes ligou nenhuma...
O mercado liga mais aos avisos de quem as tem.

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 14- Capital X

por JAS » 14/7/2005 20:42

leprechaun Escreveu:Tu não deves ligar muito a estas histórias dos ciclos e sazonalidade, pois não?

Ligo, ligo...
Há ciclos habitualmente de 28 dias mas não me parece que se apliquem aos TW's...
Quanto à sazonalidade temos tempo de trabalho e temos tempo de praia e, neste caso, de preferência nas Maldivas.

O mês de trabalho está quase a chegar ao fim, já só me falta 1,19% e basta um tirinho certeiro para chegar lá.

Um abraço,
JAS

Re: Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 14- Capital X

por leprechaun » 14/7/2005 19:34

JAS Escreveu:À falta de melhor um reforço no call do NAS a 0,82(carissimo, mais 12% que os de ontem!).
Não foi muito mas pelo menos já não me aparece na carteira com uma percentagem de 0,0%...

Ó JAS:

Tu não deves ligar muito a estas histórias dos ciclos e sazonalidade, pois não? Bem, dás importância a algo muito superior... o autêntico segredo de Polichinelo... segues a tendência e vem-te o lucro belo! :lol:

De qualquer modo, amanhã é o tal dia de expiração de opções no mercado americano. E simultaneamente, termina o período de força sazonal, um dado a ter em atenção até porque o período que se segue, até 23-24 de Julho costuma ser bastante fraquinho... Além do mais, a previsão para um low do Nasdaq é 20-22 de Julho, logo há que ter cuidado e vigiá-los bem!

Claro que o mesmo se deve dizer dos warrants similares sobre o DAX, óbvio. E o S&P não descola da 1ª resistência... Bem, se fechar acima dela já faz máximos do ano em fecho.

Já agora, um dado que ainda não referi e vem sendo publicado nas excelentes crónicas diárias do Cárpatos, é que as "mãos fortes" em Wall Street têm comprado forte nos últimos dias, sustentando assim esta subida. Esperemos que esses dados estejam correctos, e que a volatilidade aumente um "cisquinho" mais, que está muito anémica...

Boa sorte na aventura americana... but beware... have always great care! :)

And good luck to all who dare!!!

Rui leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 14- Capital X

por JAS » 14/7/2005 18:53

JAS Escreveu:O ab7/millenium continua lamentavelmente a não ter os novos TW's calls do citi.
E assim eu fico na bancada a ver o jogo e a comer pipocas.

Já ando farto das pipocas e estes tipos não metem os novos calls!!!

Isto não pára de subir e não me apetece ficar de fora por falta de bilhete.
À falta de melhor um reforço no call do NAS a 0,82(carissimo, mais 12% que os de ontem!).
Não foi muito mas pelo menos já não me aparece na carteira com uma percentagem de 0,0%...

Sobre o nosso PSIzinho é melhor nem falar...

JAS
Anexos
cart 07-14.png
cart 07-14.png (40.9 KiB) Visualizado 2596 vezes

por DerivativesMan » 14/7/2005 16:38

Caro Leprechaun,

a única forma de saberes se um warrant está caro ou barato é comparares a volatilidade intrínsica do warrant com a volatilidade intrínsica a ser cotada no mercado de opções. Até existe um índice que mede a vol implicita das opções ATM sobre o DAX (VDAX).

Por exemplo a opção na Eurex com strike 4800 e maturidade em setembro tem um vol implícita no bid de 11,6%. O warrant do CZ tem uma vol implícita de 11,7% no bid. Ao MM não interessa se está a vender um warrant demasiado barato em relação a perspectiva dos investidores. Enquanto eles podem obter a mesma posição através de negócios interbancários a um melhor preço, os MM estarão sempre cobertos dos riscos vindo dos negócios dos warrants. Os MM aproveitam os contactos que têm no mercado e podem assim cotar os warrants a preços muito agressivos. Se uma opção ficar mais cara (súbida da vol cotada entre os bancos) os warrants tb ficam mais caros. Se uma opção ficar mais barata (descida da vol cotada entre os bancos) os warrants tb ficam mais baratos. É preciso saber que vol implícita não muda só uma vez por semana, ou dia....está sempre a mudar. Basicamente, se eu agora telefonar a um banco para me cotarem o valor de uma opçãao sobre o DAX com strike 4800 e maturidade em Setembro eles irão cotar a opção por exemplo em 11,5% (vol implicita). Se lhes telefonar 10 minutos mais tarde, possívelmente já me irão cotar a mesma opção a 11,6%. Para o emitente ser agressivo e ter os preços correctos no mercado eles têm que actualizar a vol implicita constantemente. Os MM não manipulam os preços, cotam os warrants a um valor ao qual se sentem confortáveis para fazer as coberturas. Cabe ao investidor seguir o mercado das volatilidades para saber se um warrant é caro ou barato. Isso já se pode fazer comparando warrants iguais entre os emitentes e escolher os mais baratos. Quanto mais caros forem os warrants mais possibilidade tem o MM de cortar a vol. Isto tb é a explicação como o warrants do CZ se apróximou ao valor do warrant do Citi. O warrant do Citi tinha uma vol implícita mais elevada que o warrant do CZ (o Citi tinha maior margem). A vol implícita no mercado começou a subir. O CZ foi obrigado a subir a vol implicita no seu warrant enquanto o Citi não necessitou alterar a vol porque já estava a cotar a um nível confortável. Assim os valores se apróximaram.

Um abraço.

Registado: 9/1/2004 10:01

Correcção

por JAS » 14/7/2005 10:13

JAS Escreveu:Este 7458I está agora cotado a apenas 0,74 mas fazendo as contas devia valer 0,80.
Engraçado, não é?

Quem devia estar com os copos era eu...
NAS e strike são em dolares, depois temos que multiplicar por 0,8 para converter em Euros pelo que as cotações estavam correctas.

De qualquer forma já vale hoje, nada mau.

JAS

Re: Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 13- Capital X

por leprechaun » 13/7/2005 19:45

JAS Escreveu:Ainda não percebi bem a lógica das cotações dos TW's sobre o NAS que me aparecem no citi.
Ou os tipos estão com os copos ou andam em promoções!!!
Têm calls com strike mais baixo que estão mais baratos que outros de strike mais alto.
Este 7458I está agora cotado a apenas 0,74 mas fazendo as contas devia valer 0,80.
Engraçado, não é?

Ó JAS:

Mas é justamente essa (i)lógica que eu tenho vindo sucessivamente a assinalar relativamente a diversos warrants vanilla. Um caso parecido com esse é o dos warrants do Citi sobre a PT, todos muito out-of-the-money, e em que o de strike mais alto está há várias semanas a cotar um cêntimo acima de outro com strike meio euro abaixo! :shock:

Entretanto, hoje até me telefonaram do Bigonline... eureka!... acerca da minha chamada de atenção para as manigâncias dos MM do CZ, relativamente aos já famosos call do DAX. É claro que nada ficou esclarecido, mas também quem os comprou e ainda os mantém não tem razões para se aborrecer. É que desde a benesse da semana passada, eles já mais do que duplicaram de valor, com esta subida de 100 pontos do DAX. Logo... assunto encerrado!

Rui leprechaun
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 13- Capital X

por JAS » 13/7/2005 19:34

O ab7/millenium continua lamentavelmente a não ter os novos TW's calls do citi.
E assim eu fico na bancada a ver o jogo e a comer pipocas.

Para me distrair comprei o TW call 7458I do NAS a 0,73.
Ainda não percebi bem a lógica das cotações dos TW's sobre o NAS que me aparecem no citi.
Ou os tipos estão com os copos ou andam em promoções!!!
Têm calls com strike mais baixo que estão mais baratos que outros de strike mais alto.
Este 7458I está agora cotado a apenas 0,74 mas fazendo as contas devia valer 0,80.
Engraçado, não é?

Hoje comprei uma posição tão pequenina que acho que nem atinge o 0,01% para dar direito a ser mencionada.
Amanhã logo vejo, se aparece ou não, pois hoje já não tenho tempo.

JAS

Re

por JAS » 13/7/2005 15:10

No ab7 não tem esses dados mas eles estão no site do emitente.
Julgo que falas do 7457I que é do Citibank e cujas características são:
Subjacente .NDX I 0
Tipo de Produto Turbo
Tipo Call
Maturidade 25/07/05
Últ. Dia Negociação -
Preço Exercício USD 1.450,000
Knock Out USD 1.450,00
Rácio 100 : 1
Lote Mínimo -
Tipo de Exercício european
Código 7457I
ISIN DE000CG02WM3
Bolsa Euronext Lisboa Frankfurt

Sendo a maturidade a 25/JUL o último dia de negociação será dia 20 (4ºdia útil anterior)

Um abraço,
JAS

por Laraujo » 13/7/2005 13:09

Caro Jas,

obrigado pelo esclarecimento.

Como negoceia no activobank 7, sabe dizer-me como vemos o dia final de negociação de um determinado W/TW. O mês está explicito na informação, o dia não encontro.

Cumprimentos

Registado: 22/3/2005 17:04

Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 12- Capital X

por JAS » 12/7/2005 18:23

Apenas um reforço no BCP a 2,08, no fecho, o que coloca a posição 20% acima do habitual.

JAS
Anexos
cart 07-12a.png
cart 07-12a.png (39.51 KiB) Visualizado 3219 vezes

Maturidade de TW's e JMT

por JAS » 12/7/2005 14:59

Laraujo Escreveu:O que acontece se o Warrant atingir a maturidade?
Por exemplo: Tenho um TW Call Nasdq 100 1450 07/08.Imaginando que o Nasdaq continua a subir.
O que acontece se ele atingir a maturidade? Perco? Ganho? Devo vender antes? Quanto antes?

O valor do TW call na maturidade é dado pela fórmula:

(NAS-strike)/paridade

em que:
- "NAS" é o valor de fecho do índice no dia da maturidade
- o strike é 1450
- e a "paridade" julgo que é 100 nesse TW.

Os W's e TW's só são negociaveis até ao 4º dia (inclusive) da data da maturidade.
Isso significa que nesse período final não podem ser vendidos, aconteça o que acontecer.
O investidor, desde que tenha liquidez, pode sempre neutralizar a posição, comprando igual número de puts, se vir que a tendência é de queda e não de subida.

Quanto a mim é sempre preferível vender antes de terminar a negociação e trocar por outro de maturidade mais longínqua.
Quando não há outro equivalente levá-lo até à maturidade pode ser uma boa solução DESDE QUE o activo suba mesmo...
Se assim for ganha-se com as subidas que ocorrerem nesses 3 dias.

Deve-se ainda ter em atenção que o cash obtido ao se atingir a maturidade só é creditado na conta 3 ou 4 dias depois.

Um abraço,
JAS
-------------------------------
A Jerónimo Martins divulga dentro de um mês os resultados do grupo relativos ao 2º trimestre de 2005, que, segundo o Espírito Santo Research serão mais fracos do que no trimestre anterior.

Serem mais fracos não me admira muito dado que no 1ºT foram excepcionalmente altos.
É evidente que os negócios em Potugal sofrem da nossa crise.
Mas quando vemos um PSI negativo em 2005 e uma JMT a subir 24% no mesmo período temos que concluir que é das nossas melhores acções.
De qualquer forma o BES, dentro deste pessimismo, ainda dá um target de 13,00, não é?
O facto do BPP continuar a deter 16%, e na minha opinião controlar cotações, deixa-me sempre tranquilo.
E a posição dominante no retalho da Polónia parece-me uma galinha de ovos de oiro no médio prazo.

Resumindo, mantenho evidentemente a minha posição.

Um abraço,
JAS

4652... here we are!!!

por leprechaun » 12/7/2005 14:22

Ora cá estamos no meu target de Fibonacci... e agora que se segue?

Bem, os 61% de ratracção da subida 4638-4666 estão nos logo um pouquinho mais abaixo, nos 4649-50. É claro que para mim, quanto mais descer melhor, que é nisso que hoje aposto.

E o put com strike a 4400 está quase no ponto de venda... falta já só um nadinha... vamos lá a outra vitória minha! :lol:

Enfim, agora é só de calculadora em punho... mas não para fazer as contas aos lucros... vê-se isso no fim do dia!... mas para somar, subtrair, multiplicar e dividir... os tais por cento do Fibo... que ele é muito nosso amigo! :P

4651... devagarinho lá vai... e o lucro no cofre cai! :mrgreen:

Yeah! Não sei nada disto, mas a um lucro não resisto!!! E é mais um belo dia, cheio da DAX mania... e ele veio aonde eu queria!!! :lol:

So I'm happy anyway... e que importa se nem sei?

Joguei... ganhei... lucrei... hooray!!!! :)

Rui leprechaun

PS: Ah! Agora o MM do CZ parece apostado em recuperar o tempo perdido e está a valorizar sucessivamente o call, mesmo com o DAX parado, melhor ainda, a descer ligeiramente! E neste momento ele já cota 2 cêntimos acima do mesmo warrant 4800 do CT, quando ainda há só dois dias cotou 6 (!!!) cêntimos abaixo! Se alguém me conseguir explicar estas autênticas aldrabices - vulgo, manipulação de preços - agradecia.

Mas é explicar mesmo, não debitar vão palavreado repetindo o que eu já sei! Bem, quem já está dentro é que se safa, essa é que é essa!

Entretanto, o DAX recuperou para os 4655 e não chegou aos 61% de retracção... ainda!

por Laraujo » 12/7/2005 13:09

Já agora, aproveito para colocar uma dúvida que talvez aqui me possam esclarecer, já que há dois dias que estou a espera que me telefonem do activo com uma resposta. parece-me que posso esperar sentado.

O que acontece se o Warrant atingir a maturidade?
Por exemplo: Tenho um TW Call Nasdq 100 1450 07/08.Imaginando que o Nasdaq continua a subir.
O que acontece se ele atingir a maturidade? Perco? Ganho? Devo vender antes? Quanto antes?

Antecipadamente grato pela vossa atenção. Certo que aqui me saberão dar uma resposta, já que o meu banco não sabe! :?

Já agora como se vê o dia de maturidade de um warrant, no activoBanco7?

Cumprimentos

Registado: 22/3/2005 17:04

Eureka: o MM do CZ acordou... agora que o DAX até baixou!!!

por leprechaun » 12/7/2005 12:31

E continua a incrível saga dos call do CZ! Bem, eles ontem já começaram a cotar a preços mais decentes, logo que o DAX se começou a aproximar dos 4650. Mas hoje, talvez pelas 11:30 h, o MM lá resolveu pôr ambos os warrants ao mesmo preço a que cotam os do Citibank. Assim, com o DAX a baixar, os dois call subiram apreciavelmente, mormente o de strike a 5000, que foi logo de 0,06-0,07 a 0,08-0,09 tendo cotado no início da sessão a apenas 0,05-0,06.

Logo, quem se meteu neles já fez um chorudo lucro intraday!

Quanto ao DAX, está na habitual fase morna do meio-final da manhã. Teve ainda forças para fazer um novo máximo, nos 4666, e espero que não passe daí! Recuou 11 pontos desse máximo, até aos 4655, mas os 50% de Fibonacci da recuperação de hoje, desde o mínimo nos 4638 ao máximo nos 4666, estão nos 4652. Veremos se ele lá vai...

De resto, é aguardar calmamente, enquanto nos movimentamos entre os 4655-4660. Entretanto, os futuros estão a zero, pelo que a indefinição é total. A probabilidade de uma correcção parece-me elevada, mas continuamos num ciclo de subida, provavelmente só até sexta-feira, dia de fecho de opções nos States.

Bye... cause it’s getting late... no, wait!

We still have lovely Vanessa... homessa! 8-)

Vanessa Escreveu:No entanto o que me faz participar neste tópico prende-se com a falta de conhecimento revelada pelo leprechaun sobre o funcionamento do mercado de warrants.

(...) Ao Leprechaun sugiro que leia algo sobre Dynamic Delta Hedging para compreender como os Market Makers actuam neste mercado.

Ó Vanessa:

Estou na mesma! Aquilo que eu pretendo é tão somente tirar partido dessas ineficências do mercado... mais nada! Ora para tal tenho interesse em saber por que razão existem estas estranhas discrepâncias que tenho documentado abundantemente nas minhas intervenções nestes últimos dias.

Repito que chegou a haver uma diferença de 6 (SEIS!) cêntimos, entre dois warrants cotados na casa dos 0,20-0,30 - uma diferença percentual brutal! - rigorosamente iguais em strike e maturidade, apenas de diferentes emitentes.

Mas os casos surreais não se ficam por aqui! Há já várias semanas, como também chamei a atenção sem que ninguém tenha dito nada, dois warrants call do mesmo emitente (CT), sobre a PT, têm cotações aparentemente trocadas, ou seja, o de strike superior (9,75) tem estado sempre um cêntimo mais caro do que o de strike inferior (9,25). É certo que ambos dificilmente valerão alguma coisa na maturidade, mas não deixa de ser completamente incompreensível esta disparidade absurda.

Ora o que eu gostava de saber é a razão pela qual isto acontece... nada mais! Será que o tal Dynamic Delta Hedging - e o que é isso? - explica estas anomalias?

Bem, e o DAX lá vai caminhando para os seu encontro com os 50% do Fibo... agora não me calo com isto!

E posso nem saber nada da mecânica dos warrants... I agree!... mas desde que lucre com eles, ó abençoada ignorância... sem nenhum medo ou ganância! :P

But we'll see what will become of me! ;)

leprechaun

(...don't you agree? :))

PS: 4653... está quase!!!

por Vanessa » 12/7/2005 11:52

Bom dia,

Estando a responder sobre um tema relacionado com a carteira do JAS, queria começar por lhe dar os parabéns pelo excelente desempenho demonstrado.

No entanto o que me faz participar neste tópico prende-se com a falta de conhecimento revelada pelo leprechaun sobre o funcionamento do mercado de warrants.
Apesar de participar poucas vezes neste forum já o acompanho há bastante tempo e tenho observado com atenção os comentários sobre o mercado de warrants que sigo desde o seu arranque em Portugal.

Ao Leprechaun sugiro que leia algo sobre Dynamic Delta Hedging para compreender como os Market Makers actuam neste mercado.
Os warrants não representam um "jogo" de soma nula em que os ganhos de uns represenatm proporcionalmente as perdas de outros, aliás se assim fosse (e por muito que isto que pareça estranho leprechaun) não faria muito sentido que pequenos investidores "jogassem" contra os maiores bancos de investimento do mundo, salvo, eventualmente o leprechaun, todos concordam que seria um jogo com uma probabilidade de "vitória" muito reduzida.

De facto, e normalmente, os Market Makers ganham com a perda e com o ganho dos investidores, aliás os market makers até preferm que os investidores acertem na tendência dos activos que escolhem para investimento. Estes apenas se limitam a "cobrir" uma aposta cobrando para isso um fee (dois), o spread (e a volatilidade implicita).

Vanessa

Registado: 4/5/2005 14:50

por Jameson » 12/7/2005 10:06

JAS,

Qual o teu comentário relativamente ao aviso destes senhores:

Concorrência afecta resultados do Grupo
Espírito Santo dá «pré-aviso» a investidores sobre Jerónimo Martins
[ 2005/07/11 | 17:39 ] EditorialMF

A Jerónimo Martins divulga dentro de um mês os resultados do grupo relativos ao 2º trimestre de 2005, que, segundo o Espírito Santo Research serão mais fracos do que no trimestre anterior.

As perspectivas pessimistas para Maio deste ano poderão «levar-nos a rever ligeiramente em baixa as nossas estimativas sobre as margens EBIDTA e ganho por acção (EPS) para o ano de 2005 e seguintes», diz o banco que, no entanto, mantém a sua recomendação em «neutro» com um preço-alvo de 13 euros.

Segundo a nota divulgada pelo banco, os resultados da Jerónimo Martins deverão ser prejudicados pelo «abrandamento do crescimento das vendas e da margem EBITDA na Polónia e pela diminuição do EBITDA no retalho português», referindo-se ao Pingo Doce, Feira Nova e Recheio que estão a ser afectados pelo aumento da concorrência.

Por outro lado, acrescenta o Espírito Santo, «a Jerónimo Martins não deverá abrir mais nenhuma loja em Portugal, na sequência de novas regulações de licenciamento».

Registado: 1/5/2005 20:31

Re: Mas é essa mecânica mesmo que eu quero saber!

por leprechaun » 12/7/2005 1:06

JAS Escreveu:Os emitentes, além de terem calls e puts, o que daria trade nulo, até têm que ter o diferencial coberto com activos ou contratos de futuros.

Mas é justamente essa sabedoria que eu quero ter, até para avaliar se os warrants estão baratos ou não!

Presentemente, posso avaliar isso de 2 modos:

1) Comparando os preços de produtos similares de diversos emitentes (os call do CZ têm estado bastante mais baratos do que os correspondentes do CT)

2) Observando a evolução do preço dos diversos warrants, em relação ao valor do subjacente, numa tabela que vou actualizando diariamente e onde anoto também os parâmetros fundamentais de cada warrant: delta, elasticidade e volatilidade.

JAS Escreveu:Até conheço um que comprou um TW sobre o NAS a 0,02 o vendeu a 0,05 (aparentemente num excelente negócio...) mas que actualmente bate com a cabeça nas paredes pois já vale mais de 0,60!!!

Pois eu não me importava nadinha de fazer um negócio assim com 150% de lucro (!!!), nem que o tal warrant valorizasse depois mais 1000% ou 10 000%! É lucro que já cá está... deixa o outro para lá!

É claro que suponho que a enorme maioria das pessoas que investe em Bolsa, e muito especialmente as que especulam em produtos alavancados, o faz com o tal capital extra de que não necessita para o dia a dia. Mas esse NÃO é o meu caso, logo todos os mínimos lucros são muitíssimo bem vindos! Por exemplo, hoje também podia ter o triplo do lucro que obtive com a venda do call comprado na sexta-feira. Mas ganhei... e isso me basta!

O meu objectivo imediato é ter saldo positivo, lucrar mais do que aquilo que eventualmente perca em negócios com prejuízo. Deveras, ainda que os lucros e a perservação do capital sejam totalmente vitais para mim, considero ainda mais importante ler correctamente o mercado e ter um plano de trading perfeito, que consiga seguir à risca e cumprir com disciplina. É nisso que me vou concentrar agora que posso, finalmente, pôr em prática uma ideia elaborada já na Páscoa.

Depois, à medida que o capital for crescendo, já me poderei dar a outros luxos que por enquanto me estão vedados. Assim, a princípio posso ter de vender por 3 o que comprei por 2, num horizonte temporal curtíssimo, mas depois talvez possa alargar os prazos para deter esses warrants, passando sucessivamente para o curto e o médio prazo.

Aliás, na negociaçãp prática vou-me concentrar excusivamente nos mini-ciclos do mercado e ignorar tudo o que vá além de 1/2 semanas. O meu próximo objectivo é esta sexta-feira, dia de expiração de opções no mercado americano. Talvez se verifique um topo de curto prazo, acima ou abaixo dos 1230 pontos, o que pode ter muitíssima importância, mas quanto ao novo ciclo de baixa que se seguirá nada sei... antes de ele efectivamente começar!

Em suma, sou como o burro que só vê a cenoura... that's it! Comprei por 2 vendi por 3... fine! Chegou a 4... 10... 60... 1000... óptimo para quem o detém que eu estou noutra! Fechado o trade, não volto atrás!!!

É claro que noutras condições e com algum capital que se veja... 10 000 euros, no total, 5000 para cada conta - warrants e acções - já devem ser suficientes... posso ter um horizonte temporal mais alargado. Mas não agora... e agora é tudo! Deveras, a princípio quero mesmo lidar com pouco dinheiro, o que me facilita a escolha e o timing dos tradings.

Bem, e vou à tal antevisão... do DAX foguetão! 8-)

Que se eu ando a carvão

leprechaun

(...há quem seja um furacão!! :))

Re

por JAS » 12/7/2005 0:18

Ulisses Pereira Escreveu:Porque, ao contrário do que possa parecer, para os clientes ganharem, o MM não tem necessariamente que perder.

Os emitentes, além de terem calls e puts, o que daria trade nulo, até têm que ter o diferencial coberto com activos ou contratos de futuros.

Quanto ao facto de ter havido W's ao preço da chuva convém lembrar que o preço da chuva tanto se aplica à compra como à venda.
E muita gente vendeu...

Até conheço um que comprou um TW sobre o NAS a 0,02 o vendeu a 0,05 (aparentemente num excelente negócio...) mas que actualmente bate com a cabeça nas paredes pois já vale mais de 0,60!!!

JAS

por Ulisses Pereira » 11/7/2005 19:17

Leprechaun, o negócio dos MM não é ganhar dinheiro com a variação dos activos. O negócio deles é ganhar dinheiro quase sem risco com a arbitragem.

Ou seja, ao contrário do que muita gente afirma por aí, eles têm todo o interesse que quem negoceie warrants ganhe e não o contrário. Porque, ao contrário do que possa parecer, para os clientes ganharem, o MM não tem necessariamente que perder.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Re: Pois continuo sem perceber patavina!!!

por leprechaun » 11/7/2005 19:02

JAS Escreveu:Resumindo:
- o activo subjacente subiu mas continua abaixo do strike pelo que o valor intrinseco continua a ser zero.
- a volatilidade diminuíu e consequentemente diminuiu o valor temporal.
- A cotação, que é a soma dos dois, diminui.

JAS:

Já tinha respondido a este post, logo de manhã, mas lá perdi o palavreado muito bem alinhavado.

Parece, contudo, que não consegui fazer passar o meu ponto principal... que é de natureza eminentemente prática!!!

Ou seja, eu até posso aceitar tudo isso que me dizes e é concordante, grosso modo, com o que o Ulisses também escreveu. É certo que há vários pormenores muito debatíveis, afinal os warrants normais TÊM valor temporal, e se os MM resolvessem cotá-los a 0,01-0,02 ou algum valor impensável assim, só porque ainda estavam out-of-the-money, era um "ver se te avias" de quem mais comprava!

E o meu espanto é justamente esse: mas por que raio os MM hão-de desvalorizar o seu produto, vendendo-o ao desbarato, se vão ter de o comprar logo no próprio dia ou no seguinte muito mais caro? E "muito" pode significar... 100%!!! Foi o caso do tal warrant com strike a 5000, que dificilmente estará alguma vez in-the-money, e que na passada sexta-feira, com o DAX entre os 4560-4589 cotou a uns inacreditáveis 0,02-0,03 (!!!), valores que nem sequer vi no mínimo da sessão de sexta-feira, mais de 140 pontos abaixo!!! É claro que hoje foi ao dobro, nos 0,06-0,07 sendo mesmo este o valor máximo do dia... 133% acima de sexta-feira!!!

No outro call com strike a 4800 a valorização foi igualmente de 100% - o dobro! - entre o valor mais baixo da última sessão e a de hoje. E os negócios nestes dois warrants têm sido aos... milhões!!! :shock:

Já agora, é interessante que eles nem eram assim muito negocaidos antes de eu lhes começar a fazer publicidade descarada por aqui! Bem, até consegui comprar 2000 no final da outra sessão, e lá ganhei uns modestos 15% hoje. Estava longe de supor que o DAX superasse os 4650 com tanta facilidade. Mas enfim, é lucro é lucro!

Regressando à vaca-fria, por mais que me falem de volatilidades e grandes vendas ou compras isto continua a não me fazer sentido nenhum. É que, para além do mais, pela lei da oferta-procura seria perfeitamente lógico que um produto (warrant) muito negociado, o que tem sido o caso dos warrants do CZ, valorizasse e bem com o comportamento favorável do subjacente e não foi isso que se verificou na passada semana.

Em conclusão, o mesmo MM que ofereceu de mão beijada um produto de elevadíssimo potencial - não esquecer que há projecções da AT que apontam para o DAX nos 5000, se bem que eu ache tal optimismo excessivo - foi hoje obrigado a recomprá-lo ao dobro do preço... óbvio! Ora a única coisa que eu gostava de compreender é se alguém me sabe explicar a estranhíssima lógica, para mim, deste tipo de comportamento, aparentemente ruinoso, dos MM. Já avancei algumas possíveis explicações, as de ordem psicológica para enervar os primeiros compradores ou day traders que procuram fechar posições no mesmo dia, mas talvez haja afinal outra lógica que me escapa.

E qual é o meu interesse em tudo isto se eu quase nem negoceio os malfadados warrants... à falta de guito, claro está? Ora, justamente aproveitar estas estranhas benesses... mas compreendendo a motivação que lhes está subjacente, nem que seja simples bluff. É que eu não sou jogador de poker, nem de cartas, só sei xadrez e aí a lógica e a psicologia predominam!

Enfim, hei-de alargar estas observações aos MM do Citibank a ver se detecto algum padrão negociável, já que tenho reparado noutras peculiaridades interessantes, em especial as variações de preços logo nas 1ªs horas do dia, algo que hoje até aconteceu ao contrário, ou seja, quando o DAX ultrapassou os 4640 rumo aos 4650, os call sofreram uma ligeira valorização de um par de cêntimos.

Bem, e por aqui me fico, ainda intrigado mas atento. É que eu sou um verdadeiro mendicante, e se alguém me oferece algo eu aceito logo sem hesitar! É claro que aqui a oferta se chama "saldos", logo tenho de ter uns tostões de parte... Não faz mal, isso arranja-se, nem que os tenha de pedir emprestados... afinal sou monge... ou era... parece-me que já recusei o tríplice voto de pobreza, obediência e castidade... ou ainda não? ;)

Eremita e sacristão

leprechaun

(...e um grande pedinchão! :))

PS: By the way... quando rimo é bom sinal... veio o Bem e foi-se o Mal! :twisted:

AnteriorPróximo