Noticias de 13 de Julho de 2005
12 mensagens
|Página 1 de 1
Revista de imprensa internacional
Comissão Europeia faz « raid» a escritórios da Intel (Financial Times)Oficiais da Concorrência da Comissão Europeia invadiram ontem os escritórios da Intel assim como de vários fabricantes e distribuidores de computadores, no desenrolar da investigação que estão a fazer devido à queixa apresentada pela Advanced Micro Devices (AMD), de acordo com o «Financial Times».
A «invasão» dos escritórios têm como objectivo por fim a um processo que remonta há cinco anos e que marca um passo importante na campanha da AMD contra a Intel, segundo o mesmo jornal.
A AMD, segunda maior fabricante de «chips» para computadores, apresentou no mês passado uma queixa contra a Intel por esta lhe ter «roubado» dezenas de potenciais clientes, utilizando práticas ilegais. A AMD acusa a Intel de manter o monopólio através de medidas ilegais.
As queixas apresentadas contra a Intel baseiam-se nos mesmos factores que já levaram o Japão a acusar também a empresa este ano. Comissão do Comércio Justo do Japão que acusava a Intel de quebrar as regras de anti-monopólio através da oferta de descontos a fabricantes de computadores japoneses com a condição de que eles acordariam limitar os seus negócios com os rivais produtores de «chips».
Hungria pode gastar 307 milhões de dólares para atrair investidores (Nepszabadsag) O governo húngaro pode gastar até 307 milhões de dólares para atrair investimentos estrangeiros até 2009, noticiou o jornal «Nepszabadsag». O país já conseguiu atrair empresas como a IBM e a Exxon e está em negociações com mais 12 potenciais investidores.
Roubo de identidade na Internet custa aos EUA cerca de 55 mil milhões de dólares (Wall Street Journal)A fraude de identidade e o roubo de informações pessoais por grupos de crime organizado custam cerca de 55 mil milhões de dólares a empresas e particulares norte-americanos, de acordo com o jornal «Wall Street Journal» que cita relatórios da indústria e do governo dos EUA.
2005/07/13 - 09:54
Fonte: Canal de Negócios
Lisboa e Viena candidatas à conferência anual europeia da Microsoft
Lisboa e Viena são as duas últimas capitais europeias na corrida para acolher a conferência europeia do gigante informático Microsoft, prevista para o início de 2006, uma decisão que vai ser tomada sexta-feira à tarde.
Segundo uma notícia da Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Diogo Freitas do Amaral, reuniu-se terça-feira à tarde (noite em Lisboa) em Nova Iorque, com Gerri Elliot, vice-presidente da Microsoft que tutela os contactos com governos estrangeiros.
Durante uma escala técnica da sua visita oficial a Washington, Freitas do Amaral aproveitou o encontro para expor os argumentos favoráveis à escolha de Lisboa.
A decisão final da Microsoft vai ser tomada na sexta-feira à tarde, hora de Lisboa.
A conferência anual europeia da Microsoft, que em 2005 se realizou em Praga, reúne os líderes dos governos europeus e altos representantes das empresas do sector para discutir e avaliar os progressos no cumprimento da Agenda de Lisboa.
2005/07/13 - 09:45
Fonte: Canal de Negócios
Lisboa e Viena são as duas últimas capitais europeias na corrida para acolher a conferência europeia do gigante informático Microsoft, prevista para o início de 2006, uma decisão que vai ser tomada sexta-feira à tarde.
Segundo uma notícia da Lusa, o ministro dos Negócios Estrangeiros português, Diogo Freitas do Amaral, reuniu-se terça-feira à tarde (noite em Lisboa) em Nova Iorque, com Gerri Elliot, vice-presidente da Microsoft que tutela os contactos com governos estrangeiros.
Durante uma escala técnica da sua visita oficial a Washington, Freitas do Amaral aproveitou o encontro para expor os argumentos favoráveis à escolha de Lisboa.
A decisão final da Microsoft vai ser tomada na sexta-feira à tarde, hora de Lisboa.
A conferência anual europeia da Microsoft, que em 2005 se realizou em Praga, reúne os líderes dos governos europeus e altos representantes das empresas do sector para discutir e avaliar os progressos no cumprimento da Agenda de Lisboa.
2005/07/13 - 09:45
Fonte: Canal de Negócios
Benfica vende nome do estádio a multinacional
O Benfica vai rebaptizar o Estádio da Luz, que tem como designação oficial Estádio dos Sport Lisboa e Benfica, que passará a ter o nome de uma das multinacionais com as quais o clube está a negociar.
De acordo com o «Correio da Manhã», trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, mas comum no estrangeiro, com contrapartidas financeiras que se perspectivam muito interessantes.
O jornal noticia que o Benfica pretende negociar a cedência dos «naming rights» do estádio por um período entre os oito e os dez anos.
Apesar do valor do encaixe não ser ainda conhecido, os montantes envolvidos nos negócios realizados por clubes estrangeiros. O Arsenal vai receber 5 milhões de euros ano pela cedência do nome do estádio à companhia aérea Fly emirates.
Para além do Estádio da Luz, o Benfica pretende também ceder os «naming rights» do centro de estágios que está a ser construído no Seixal. O pavilhão do Benfica já tem Açoreana Seguros como nome.
2005/07/13 - 09:29
Fonte: Canal de Negócios
O Benfica vai rebaptizar o Estádio da Luz, que tem como designação oficial Estádio dos Sport Lisboa e Benfica, que passará a ter o nome de uma das multinacionais com as quais o clube está a negociar.
De acordo com o «Correio da Manhã», trata-se de uma iniciativa pioneira em Portugal, mas comum no estrangeiro, com contrapartidas financeiras que se perspectivam muito interessantes.
O jornal noticia que o Benfica pretende negociar a cedência dos «naming rights» do estádio por um período entre os oito e os dez anos.
Apesar do valor do encaixe não ser ainda conhecido, os montantes envolvidos nos negócios realizados por clubes estrangeiros. O Arsenal vai receber 5 milhões de euros ano pela cedência do nome do estádio à companhia aérea Fly emirates.
Para além do Estádio da Luz, o Benfica pretende também ceder os «naming rights» do centro de estágios que está a ser construído no Seixal. O pavilhão do Benfica já tem Açoreana Seguros como nome.
2005/07/13 - 09:29
Fonte: Canal de Negócios
Lucros da ASML sobem 72% para os 112 milhões no segundo trimestre
Os lucros da ASML, a maior fabricante de equipamentos para produção de semicondutores da Europa, cresceram 72% no segundo trimestre, superando as estimativas.
Os resultados líquidos subiram para 112 milhões de euros, o que compara com os 65 milhões de euros registados no período homólogo, anunciou hoje a empresa. As vendas aumentaram 24% para os 763 milhões de euros.
Os analistas consultados pela Bloomberg previam uma subida para os 103 milhões de euros com vendas de 723,5 milhões de euros.
A ASML anunciou que registou 24 encomendas no período em análise o que compara com as 35 encomendas observadas nos primeiros três meses do ano e com as 85 registadas em período homólogo.
As acções da empresa caíam 1,75% para os 13,46 euros, depois de terem subido mais de 1%.
2005/07/13 - 09:12
Fonte: Canal de Negócios
Os lucros da ASML, a maior fabricante de equipamentos para produção de semicondutores da Europa, cresceram 72% no segundo trimestre, superando as estimativas.
Os resultados líquidos subiram para 112 milhões de euros, o que compara com os 65 milhões de euros registados no período homólogo, anunciou hoje a empresa. As vendas aumentaram 24% para os 763 milhões de euros.
Os analistas consultados pela Bloomberg previam uma subida para os 103 milhões de euros com vendas de 723,5 milhões de euros.
A ASML anunciou que registou 24 encomendas no período em análise o que compara com as 35 encomendas observadas nos primeiros três meses do ano e com as 85 registadas em período homólogo.
As acções da empresa caíam 1,75% para os 13,46 euros, depois de terem subido mais de 1%.
2005/07/13 - 09:12
Fonte: Canal de Negócios
Primeiro trimestre fiscal Vendas da Marks & Spencer caem pelo sétimo trimestre consecutivo
As vendas da Marks & Spencer nas lojas abertas há um ano ou mais caíram pelo sétimo trimestre consecutivo, no primeiro trimestre fiscal, uma vez que um abrandamento no consumo impediu os esforços do presidente executivo, Stauart Rose, de reavivar o negócio.
As vendas diminuíram 5,4% no período em análise face a igual trimestre do ano anterior, avançou a retalhista britânica em comunicado. Esta queda foi acima da esperada pelos analistas consultados pela Bloomberg, que era de 4,5%.
As vendas de roupa e de mobílias para o lar deslizaram 11% enquanto as vendas de comida aumentaram 0,7%.
O presidente executivo tem sido incapaz de aumentar as vendas porque os consumidores britânicos reduziram os seus gastos. As retalhistas como a Matalan e a JJB Sports também divulgaram uma queda nas vendas no mês passado.
«O ambiente de comércio continua fraco», disse Rose no comunicado. A prioridade da Marks & Spencer continua a ser vender mais produtos ao preço normal (sem saldos) e reduzir os custos, acrescentou.
As vendas dos produtos sem saldos caíram 2,4% no trimestre em análise.
2005/07/13 - 09:10
Fonte: Canal de Negócios
As vendas da Marks & Spencer nas lojas abertas há um ano ou mais caíram pelo sétimo trimestre consecutivo, no primeiro trimestre fiscal, uma vez que um abrandamento no consumo impediu os esforços do presidente executivo, Stauart Rose, de reavivar o negócio.
As vendas diminuíram 5,4% no período em análise face a igual trimestre do ano anterior, avançou a retalhista britânica em comunicado. Esta queda foi acima da esperada pelos analistas consultados pela Bloomberg, que era de 4,5%.
As vendas de roupa e de mobílias para o lar deslizaram 11% enquanto as vendas de comida aumentaram 0,7%.
O presidente executivo tem sido incapaz de aumentar as vendas porque os consumidores britânicos reduziram os seus gastos. As retalhistas como a Matalan e a JJB Sports também divulgaram uma queda nas vendas no mês passado.
«O ambiente de comércio continua fraco», disse Rose no comunicado. A prioridade da Marks & Spencer continua a ser vender mais produtos ao preço normal (sem saldos) e reduzir os custos, acrescentou.
As vendas dos produtos sem saldos caíram 2,4% no trimestre em análise.
2005/07/13 - 09:10
Fonte: Canal de Negócios
Publicidade na televisão acima de mil milhões no primeiro semestre SIC supera TVI na captação de investimento publicitário
O investimento publicitário na televisão nos primeiros seis meses do ano já superou os mil milhões de euros, um acréscimo de cerca de 30% face ao período homólogo, segundo dados divulgados pela Marktest. A estação que recolheu maior volume foi a SIC, que roubou assim a liderança à TVI.
Entre Janeiro e Junho a publicidade nos canais de televisão generalistas superou os 1,087 mil milhões de euros, mais 29,8% do que os 838 milhões registados no primeiro semestre de 2004.
A estação de televisão que arrecadou maior volume foi a SIC com 471 milhões de euros, o que representa uma quota de mercado de 43,3%, ultrapassando a estação de Queluz que no mesmo período do ano passado liderava o investimento. A TVI recolheu uma quota de 39,8%, com mais 432 milhões de euros e a RTP arrecadou 183 milhões de euros, o que corresponde a uma quota de 16,8%.
Em 2004, no mesmo período, foi a TVI a captar mais investimento, com uma quota de 43,1%, ou 361 milhões de euros. A SIC tinha conseguido nesse período 36,7% do total, 307 milhões de euros, e a RTP1, 20,1%, perto de 169 milhões de euros, segundo os dados da Marktest.
A análise mensal do investimento em publicidade na televisão mostra, até Maio, uma curva ascendente tanto em 2004 como em 2005. Maio é o mês que atrai os montantes mais elevados. Em Junho, regista-se um decréscimo, para os 149 milhões de euros em 2004 e os 213 milhões de euros em 2005.
As acções da Impresa [ipr] seguiam inalteradas nos 4,90 euros e as da Media Capital [mcp] negociavam nos 6,75 euros ao subir 0,75%
2005/07/13 - 09:00
Fonte: Canal de Negócios
O investimento publicitário na televisão nos primeiros seis meses do ano já superou os mil milhões de euros, um acréscimo de cerca de 30% face ao período homólogo, segundo dados divulgados pela Marktest. A estação que recolheu maior volume foi a SIC, que roubou assim a liderança à TVI.
Entre Janeiro e Junho a publicidade nos canais de televisão generalistas superou os 1,087 mil milhões de euros, mais 29,8% do que os 838 milhões registados no primeiro semestre de 2004.
A estação de televisão que arrecadou maior volume foi a SIC com 471 milhões de euros, o que representa uma quota de mercado de 43,3%, ultrapassando a estação de Queluz que no mesmo período do ano passado liderava o investimento. A TVI recolheu uma quota de 39,8%, com mais 432 milhões de euros e a RTP arrecadou 183 milhões de euros, o que corresponde a uma quota de 16,8%.
Em 2004, no mesmo período, foi a TVI a captar mais investimento, com uma quota de 43,1%, ou 361 milhões de euros. A SIC tinha conseguido nesse período 36,7% do total, 307 milhões de euros, e a RTP1, 20,1%, perto de 169 milhões de euros, segundo os dados da Marktest.
A análise mensal do investimento em publicidade na televisão mostra, até Maio, uma curva ascendente tanto em 2004 como em 2005. Maio é o mês que atrai os montantes mais elevados. Em Junho, regista-se um decréscimo, para os 149 milhões de euros em 2004 e os 213 milhões de euros em 2005.
As acções da Impresa [ipr] seguiam inalteradas nos 4,90 euros e as da Media Capital [mcp] negociavam nos 6,75 euros ao subir 0,75%
2005/07/13 - 09:00
Fonte: Canal de Negócios
Inflação francesa acelera em Junho com subida do petróleo
A inflação em França subiu em Junho pela primeira vez em três meses, com a valorização do petróleo a impulsionar os preços dos bens energéticos.
A inflação homóloga aumentou para 1,8% em Junho, acima dos 1,7% verificados em Maio, de acordo com o instituto de estatística francês. Os números saíram em linha com as previsões dos economistas.
Contra Maio, os preços dos bens energéticos aumentaram 1,8% em Junho, com os preços do petróleo a atingiram níveis recorde.
2005/07/13 - 08:55
Fonte: Canal de Negócios
Revista de imprensa nacional
BCP poupa 20% com novo «outsourcing» (Jornal de Negócios) O Grupo Millennium bcp espera poupar 20% com o novo contrato de «outsourcing» de sistemas de informação, onde vai incluir não só a operação do mercado nacional, como as unidades da Polónia e da Grécia. O vice-presidente Christopher de Beck adiantou, ao Jornal de Negócios, que as poupanças «serão na mesma ordem de grandeza do contrato anterior», com a IBM.
Via Verde quer encerrar 2005 com rede de 1,9 milhões de clientes (Jornal de Negócios) A Via Verde pretende chegar ao final de 2005 com uma base de 1,9 milhões de clientes, o que, a concretizar-se, representará um aumento de 11,7% face aos cerca de 1,7 milhões de euros que a participada da Brisa e da SIBS ? Sociedade Interbancária de Serviços encerrou o exercício do ano passado.
Teixeira Duarte e Mota-Engil em consórcio na Argélia (Diário Económico) Duas das maiores construtoras portuguesas, a Mota-Engil e a Teixeira Duarte, vão concorrer juntas aos caminho-de-ferro da Argélia. Esta aliança vai permitir às duas construtoras concorrer aos projectos de obras públicas de grande envergadura a serem promovidos pelo Governo argelino. Só no sector ferroviário estão previstos investimentos de 7 mil milhões de euros.
Inovação não pode estar dependente de incentivos públicos (Diário Económico) O investimento em inovação deve ser um esforço estratégico e integrado das empresas portuguesas, cabendo ao Estado apenas um papel complementar e não primordial em matéria de incentivos. A ideia foi ontem veiculada por Nelson de Souza, gestor do PRIME, durante o I Fórum de TIs organizado pelo Diário Económico e subordinado ao tema ?Inovação de Processos?.
Greve da função pública com novas adesões (Público) Os trabalhadores das Misericórdias e das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) anunciaram ontem, em Coimbra, a realização de uma greve nacional de 24 horas para reivindicarem, entre outras coisas, melhores condições de trabalho e salários.
Grande Lisboa vai beneficiar com novos fundos (Diário de Notícias) As sub-regiões mais desfavorecidas da área de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) vão voltar a receber incentivos oriundos dos programas comparticipados pela União Europeia, mas a Grande Lisboa e a Península de Setúbal - zonas mais desenvolvidas da região - também vão beneficiar com as medidas ontem apresentadas, em Santarém, pelo Ministério da Economia.
PSD quer Parlamento com menos 50 deputados (Diário de Notícias) O PSD vai avançar com a entrega e discussão de dois projectos de lei, já em Setembro, na reabertura da Assembleia da República, tendo em vista a redução do número de deputados dos 230 actuais para 180 e a introdução dos círculos uninominais de candidatura nas eleições legislativas.
2005/07/13 - 08:41
Fonte: Canal de Negócios
BCP poupa 20% com novo «outsourcing»
O Grupo Millennium bcp espera poupar 20% com o novo contrato de «outsourcing» de sistemas de informação, onde vai incluir não só a operação do mercado nacional, como as unidades da Polónia e da Grécia. O vice-presidente Christopher de Beck adiantou, ao Jornal de Negócios, que as poupanças «serão na mesma ordem de grandeza do contrato anterior», com a IBM.
Desde Junho que o Millennium está no período de «request for proposal» (convite de proposta). «Já entregámos a proposta a algumas empresas», inclusive à IBM, vencedor do primeiro concurso, explicou o administrador do grupo, durante o I Fórum de TI «Inovação de Processos», organizado pelo «Diário Económico».
Leia na íntegra na edição de hoje do Jornal de Negócios.
2005/07/13 - 07:30
Fonte: Canal de Negócios
Via Verde quer encerrar 2005 com rede de 1,9 milhões de clientes
A Via Verde pretende chegar ao final de 2005 com uma base de 1,9 milhões de clientes, o que, a concretizar-se, representará um aumento de 11,7% face aos cerca de 1,7 milhões de euros que a participada da Brisa e da SIBS ? Sociedade Interbancária de Serviços encerrou o exercício do ano passado.
De acordo com os planos dos responsáveis da Via Verde, a que o Jornal de Negócios teve acesso, este modo de pagamento electrónico de portagens deverá ser responsável por 200 milhões de transacções este ano. As estimativas dos responsáveis da empresa apontam para que, no final deste ano, a Via Verde seja responsável por 60% a 65% das transacções nas auto-estradas portuguesas.
Leia na íntegra na edição de hoje do Jornal de Negócios
2005/07/13 - 07:15
Fonte: Canal de Negócios
Entrevista do CEO ao Jornal de Negocios Grauer desmente rumores de venda da Bloomberg
Na sua primeira entrevista a um órgão de comunicação social na Europa, o CEO da Bloomberg põe um ponto final aos rumores que correm em «Wall Street» sobre a eventual venda da empresa de informação financeira criada por Michael Bloomberg em 1981.
A empresa não está a ser «formatada» para uma posterior venda. Nem a uma eventual rival nem aos investidores através de um IPO. Numa visita relâmpago a Lisboa, Peter T. Grauer desvenda os planos de vendas para os próximos cinco anos, analisa a concorrência, onde a maior rival é a Reuters, e faz o balanço da presença da Bloomberg em Portugal.
Leia a entrevista na íntegra no Jornal de Negócios.
2005/07/13 - 07:00
Fonte: Canal de Negócios
Noticias de 13 de Julho de 2005
TAP mantém contactos com credores da Varig
A TAP tem mantido contactos com os credores da Varig, em particular com um dos principais credores privado, a empresa locadora de aviões Internacional Finance Leasing Corporation (IFCL), soube o Jornal de Negócios de fonte próxima do processo.
A IFLC esteve na origem do recurso da Varig ao processo judicial de recuperação de empresas para evitar o arresto de 11 aviões da sua frota, que constitui o principal activo da empresa brasileira, por falta de pagamento.
Leia na íntegra na edição de hoje do Jornal de Negócios
2005/07/13 - 06:00
Fonte: Canal de Negócios
Editado pela última vez por soeirinho em 14/7/2005 10:41, num total de 1 vez.
12 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Burbano, cali010201, Google Adsense [Bot], icemetal, iniciado1, joao garcao, latbal, m-m, OffTheRecord, Olhar Leonino, PAULOJOAO, SalvaFP, SerCyc, Sinedrio e 857 visitantes