Caldeirão da Bolsa

Novo "Short" a pensar nas férias

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por MarcoAntonio » 12/7/2005 22:49

Antonio Vieira, não são necessários indicadores para avaliar a tendência (obviamente podem ser utilizados mas são dispensáveis).

A tendência é a sequência de máximos/mínimos, basicamente, o sentido para o qual o mercado (a cotação) progride.

Se a cotação faz sequências de novos máximos (máximos sucessivamente mais elevados), a tendência é de alta, se faz sequências de novos mínimos (mínimos sucessivamente mais baixos), a tendência é de baixa. Simples...

Agora, há que ter em atenção os diversos planos temporais (podem co-existir várias tendências conforme o prazo temporal que estivermos a considerar porque é aquele que temos como objecto de análise ou como objectivo de investimento).

Assim, a tendência pode ser de alta no longo-prazo, lateral no médio-prazo e ascendente no (muito) curto-prazo, isto a título de mero exemplo.

Em todo o caso, se alguém tiver dificuldade em identificar a tendência, pode-se sempre recorrer a ferramentas como as que sugeriu: as médias móveis (aqui terá de adequar o numero de dias ao prazo temporal em que pretende medir a tendência) ou as linhas de tendencia.

Mas, como eu referia mais atrás, um investidor/analista que conte com alguma experiencia e sensibilidade para estas questões (uma requisição é que seja capaz de analisar objectivamente os movimentos do mercado e não ver aquilo que pretende ver) consegue identificar a tendência sem recurso a qualquer indicador.

Como eu costumo dizer, os indicadores não dizem nada que já não esteja no preço/volume, apenas colocam determinado aspecto em evidência isolando-o dos restantes.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Antonio Vieira » 12/7/2005 17:13

Marco António li o seu artigo que está mais acima e pergunto-lhe: como determina a tendencia actual de um activo? Pelas mm 50 e 150 por exemplo ou traçando uma linha de tendencia? Qual a mais importante para si? Abraço e obrigado

Registado: 26/4/2003 21:51

Re: Apenas negoceio os mini-ciclos... e mais nada!

por leprechaun » 12/7/2005 17:07

Antunes Escreveu:
leprechaun Escreveu:Os meus prazos são sempre curtos, nota bem! 15-20 de Julho, topo previsível deste mini-ciclo quinzenal, que teve o seu low no passado dia 27, com o S&P nos 1191. Talvez o S&P faça então novos máximos do ano... talvez!

Pois, o DAX já fez mas o S&P népias... Quem está certo, quem é?? :mrgreen:

Ó Antunes:

Tenho boas notícias para ti! Forget about September... I am trading day by day come Bear or Bull my way!

É que agora tenho de ser muitíssimo mais prático do que teórico, e assim sendo, olho apenas para o mercado semana a semana... dia a dia... viva a prática e abaixo a teoria!

E o facto é que, tendo em conta a sazonalidade, esta quinzena de Julho pode mesmo marcar o próximo topo do mercado, em especial se os máximos de Março no S&P não forem ultrapassados.

Neste caso, tens toda a razão, se bem que talvez um pouco antes de tempo, não?

Ah! E para te alegrar ainda mais, hoje estou só curto! Cismei que isto havia de corrigir um bocadito e é mesmo o que acontece, ainda que o DAX lá tivesse ido marcar o ponto aos 4666. OK! O moço que se divirta, que é minha a conquista! :P

E isto de facto desce mesmo, os números de Fibonacci são uma mina de ouro... vai aumentando o meu ínfimo tesouro!!! :lol:

É isso, eu sou pelo grão a grão... pois então! E muitas dezenas, somadas dão centenas... p'ra gastar com as pequenas!!! :mrgreen:

O certo é que, feitas as contas, espero terminar o meu 1º dia a sério com mais de 10% de lucro... que era aquilo que eu dizia poder tirar por mês!!! :idea:

Mas nada de distracções, que ainda há trades em aberto... cuidados co's meus milhões! 8-)

Sou gnoMinho e muito esperto ;)

leprechaun

(...e hei-de ganhar por certo! :))
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

Registado: 24/11/2002 14:36

Re: Ciclos de mercado e 19 de Setembro... a data mágica!

por JAS » 12/7/2005 17:03

Antunes Escreveu:JAS,Eu não percebo como se pode estar bull depois de Março 2005...

Mas afinal o que aconteceu em Março?
Vocês gostam muito do NAS mas neste mundo global em que os principais índices estão interligados não faz sentido analisar apenas um deles e não olhar para os outros.

Mas tudo bem, vejamos o que fez o NAS depois de Março:
- Estava próximo dos 2100 e caíu até aos 1900 durante 2 meses.
- Depois subiu, passou pelos 2100, e vai a esta hora nos 2134.
Na minha modesta opinião para se ter iniciado um "novo ciclo Bear" será preciso inverter o monitor.

Passemos para o S&P:
- Estava na casa dos 1225 e caíu até aos 1140.
- Já recuperou e vai nos 1220...
- E formou uma LTA bastante bem definida.

Quanto ao DOW temos um cenário mais fraquinho mas sempre vemos que:
- Estava a 10.950 e caíu para os 10.000.
- Já recuperou para 10.500.
- Parece modesto mas de qualquer forma estamos 2.500 pontos acima dos 8.000 que marcam o início do ciclo Bull...

Finalmente vamos ao DAX, que me agrada mais por habitualmente andar nele:
- Andava a patinar nos 4440 e ainda lá voltou enquanto os states caíam.
- Veio cá abaixo aos 4150 no final de Abril;
- Recuperou, passou pelos anteriores máximos, e já vai nos 4650 a apenas 10 pontos do máximo anual estabelecido ontem;
- Subiu 400 pontos em apenas 2 meses e meio.
- Uma queda de 290 pontos pelo meio não tem qualquer significado no meio de uma tendência ascendente que dura há mais de 2 anos.
- No Bull anterior até houve pelo meio uma queda de 1500 pontos e ele não acabou...

O que espanta mais no meio de tudo isto é que houve inúmeros factores que podiam ter ajudado ao cenário Bear do Proença e do Antunes:
- Temos tido o crude em alta com todos os inconvenientes para o crescimento económico dos países consumidores.
- Tivémos um atentado na Europa.

Mas, apesar desses 2 factores, temos tido é subidas, não é?
Portanto eu devolvo-te a pergunta:
Como se pode continuar Bear actualmente?

Um abraço,
JAS

Registado: 5/11/2002 0:05

por Antunes » 12/7/2005 16:34

Falo de DAX obviamente...

Registado: 4/12/2002 11:16

por Antunes » 12/7/2005 16:32

E já agora cá vai o meu target para 2006:

3400

Re: Ciclos de mercado e 19 de Setembro... a data mágica!

por Antunes » 12/7/2005 16:06

leprechaun Escreveu:Antunes:

Os meus prazos são sempre curtos, nota bem! 15-20 de Julho, topo previsível deste mini-ciclo quinzenal, que teve o seu low no passado dia 27, com o S&P nos 1191. Talvez o S&P faça então novos máximos do ano... talvez!

Pois, o DAX já fez mas o S&P népias... Quem está certo, quem é?? :mrgreen:

leprechaun Escreveu:E no médio prazo, o dia 19 de Setembro poderá, de facto, marcar uma importante inversão Bear... ficas agora contente?

Nota-se assim tanto?? :mrgreen: 8-)

JAS,

Eu não percebo como se pode estar bull depois de Março 2005...

PS: desculpem a falta de tempo para responder mais atempadamente...

por MarcoAntonio » 9/7/2005 17:11

Zelareka,

neste mundo toda a gente consegue provar aquilo a que se propõe desde que tenha a determinação suficiente ou utilize os meios adequados para chegar ao resultado que pretende.

Tal não quer dizer que tal prova seja definitiva e corresponda à realidade dos factos e estou a incluir obviamente as provas ditas cientifícas e utilizando meios cientificos tomados como exactos ou fidedignos (pelo menos por quem os desenvolve).

Repara, eu sou racionalista e tenho inclusivamente formação académica na área científica (engenharia). No entanto, há muito que aprendi que o mundo não se reduz a uma formula matemática e que nem tudo se prova necessariamente através de formulas matemáticas.

Mais, como deverás saber, a área do conhecimento humano divide-se no pensamento convergente e no pensamento divergente, áreas complementares e igualmente válidas. A tua abordagem é obviamente 100% convergente, ao ponto que se não encontras uma formula que prove aquilo que pretendes analisar então não acreditas ou descuras/menosprezas por completo.

Como é óbvio, estás no teu direito (não sou eu que vou interferir na forma como avalias e interages com o mundo).

Mas deixa-me dizer-te o seguinte:

1. Da mesma forma que encontras quem te diga que os padrões não funcionam com base em dados estatísticos, também encontras quem te diga que funcionam com base em dados estatísticos (Bulkowski, por exemplo e mesmo na sequência dos estudos de Fama e seus seguidores se concluiu, se não me falha a memória, que existiam padrões cuja frequência era marginalmente diferente da frequência esperada para uma distribuição normal, ainda que esses estudos considerassem que o desvio não era suficiente para que a AT fosse viável).

2. A maior parte das supostas provas de que a AT não funciona que eu vi até hoje (ou mesmo talvez todas) utilizam processos que eu não utilizo e que a maior parte dos AT's sensatos e experientes não utilizam. Isto é, utilizam meios e ferramentas que os próprios AT's sabem que não funcionam (isoladamente) e que não os utilizam norma geral.

Estamos portanto a falar de estudos, sempre subjectivos (pois os critérios são sempre variáveis, discutíveis e determinados por quem leva a cabo o respectivo estudo) e não de respostas definitivas. Uma resposta definitiva não existe. Mesmo nos meios académicos (que outrora muito contra a AT, hoje não tanto) existe quem defenda e quem ataque a AT. Mais ainda, grande parte daqueles que desenvolveram e se dedicaram à AT eram académicos ou tinham formação académica (nomeadamente matemáticos, engenheiros, etc).

Para finalizar: tu estás a falar especificamente de padrões quando os padrões são apenas uma componente da AT (e no meu caso, nem sequer uma componente prioritária). Considero extremamente raros os padrões que são realmente fiáveis e que requerem grande cuidado na sua selecção.

Deixa-me portanto dizer-te o que é para mim a AT para que pelo menos saibas do que é que eu estou a falar, dado que não estamos a falar exactamente do mesmo:

1. Determinar a tendência actual. Este é o primeiro e mais importante passo.

2. Determinar principais suportes e resistências horizontais por forma a avaliar potenciais de subida ou de descida.

3. Detectar eventuais sinais de inversão (sinais de que uma inversão possa estar iminente) nomeadamente através de padrões de comportamento ou violação de linhas de tendência, se existirem. Se não existirem, não forçar.

4. Avaliar o risco inerente quer em virtude das características dos movimentos, da volatilidade dos activos, do momento do mercado em geral e do sentimento de mercado bem como da respectiva percepção que tenho deles a dado momento (money management discricionário).

Daqui, algumas coisas podem ser testáveis, outras mais ou menos, outras ainda não de todo. A mais importante são as tendências que existem, que são detectáveis e que são prováveis matematicamente (via correlações positivas ou negativas em retornos em diversos prazos temporais, ou frequências, se quiseres). Outras componentes (como por exemplo, os padrões) são matematizáveis mas estaremos dependentes dos critérios adoptados e na parametrização (desde logo um problema em si mesma). Outras componentes não são simplesmente matematizáveis pois são o resultado da sensibilidade do analista/investidor e variam de individuo para individuo.
Imagem

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por zelareka » 9/7/2005 16:15

ja agora (para os desconfiados) nao foram testados por mim mas sim por algumas das melhores mentes do mundo dos hedge funds

Registado: 3/1/2004 16:34

por zelareka » 9/7/2005 16:10

marco,

a moeda e chamada pq embora a AT diga q se baseia em dados do mercado nada prova q entre esses dados e as conclusoes da AT a coisa nao seja aleatoria. Eu posso perfeitamente ter um sistema baseado num indicador por sua vez baseado no preco do mercado mas cujos resultados sao proximos do aleatorio. Na realidade qs todos sao assim.

mas onde para mim a conversa se resolve e qd tu dizes q:

1-A AT funciona mas

2-A AT nao e provavel e reproduzivel

isto e impossivel, ou a AT existe e eh testavel quantitivamente e ensinavel ou entao nao existe, nao eh ensinavel nem os resultados sao reproduziveis

ja agora: por AT quero dizer a AT tal como vem em livros como o do Magee e outros classicos. muitos dos padroes nesse livro foram codificados e testados por computador e a conclusao e a de q nao funcionam

Re

por JAS » 9/7/2005 13:56

fproença em 06 JUL Escreveu:Isto está a correr tal como esperava, tal como disse acima agora aguardo teste ao limite inferior deste possível canal, a minha grande dúvida é saber se quebra ou não o limite inferior do mesmo, para poder ir de férias descansado

Mas será que a minha dúvida irá subsistir por muito tempo ? penso que não por uma razão, o Dow Jones já a quebrou (hoje lembrou-se de cair desalmadamente tal como o SPX), e o SPX ? Conforme se pode ver no gráfico já está adiantado em relação ao Composite, estarão eles (Dow e SPX) a dizer alguma coisa ao Composite ? Do género ... vem atrás de nós !!!

Bem ... a sessão ainda não acabou e amanhã provavelmente já saberei se a LT quebra ou não, senão continuo à esperâ a paciência é semrpe recompensada, e tenciono ver uma vela semanal vermelhinha tal como aconteceu na semana passada em que iniciou em alta e depois de quarta foi sempre a malhar ...

Para te ajudar a acertar até tivemos um atentado pelo meio.
Mas depois disso o que aconteceu?

Em apenas 2 dias até o teu triplo topo foi ultrapassado.
Os mercados demonstraram uma enorme força.
Isso não aconteceu após ser ultrapassada a resistência, o que se poderia considerar uma reacção normalissima, mas ANTES ou ATÉ essa resistência o que se deve considerar anormal.

Sendo assim devemos tentar perceber o porquê desta força para tentarmos prever os movimentos seguintes.

Tu tens andado a insistir em que estamos no "início de um novo ciclo Bear".
Sendo assim, julgo que continuarás a prever quedas e, se eventualmente isso acontecer, passaremos para a fase seguinte que poderemos já designar por "teste ao tetra topo".
Mas, agora e hoje, o gráfico permite concluir isso?
Se eu já dizia que por aí era difícil agora mais difícil ficou.

Prevês o início de um novo Bear apenas por intuição?E essa ideia mantém-se depois dos mercados terem mostrado esta enorme força no movimento ascendente?
Acho que isso nunca se viu mas como hipótese é possível mas a minha intuição diz-me que a probabilidade é reduzida.

A minha análise é bastante mais simples e não me canso de a repetir.

JAS em 03 Jul Escreveu:A questão é que os mercados "antecipam" mas não o fazem por advinhação.
Fazem-no de acordo com os dados que vão recebendo.
E o último dado que receberam foi que os States continuavam a aumentar o seu ritmo de crescimento(de 3,5% para 3,8%).
É impossível iniciar-se um Bear nestas condições, tão simples como isso.

Um abraço e votos de boas férias,
JAS

P.S. - Espero que regresses de férias queimadinho e bem bullinho pois acho que rende mais nos próximos anos...

Registado: 5/11/2002 0:05

This is it... we are flying!!! :-)

por leprechaun » 8/7/2005 20:55

Eu a acabar o post anterior e o S&P a fazer-me a vontade e a quebrar definitivamente os 1210... this it it... I am right!!! :lol:

Bem, é uma razão sem proveito, confesso, mas sempre fico contente por acertar... faz de conta que estou nos concursos da TV!

1213... rumo aos 1216, talvez... e agora não há retorno possível: next stop... 1230 and beyond!!!

Sem esquecer a retracção do final do mês, bela oportunidade para de novo alongar, mas para já há ainda uma semana para gozar!!! :P

Pois... mas saberei eu negociar as minhas palavras, ir sem medo atrás do que vejo e sinto? I have to... I have to!!!

Good luck to all of you! And please see that we are going higher and higher... much higher!!!

Rui leprechaun

PS: Bem, o post nunca mais entrava! Escrevi isto há meia hora e o S&P acaba de fechar nos 1212, praticamente no máximo do dia... uma enorme vela branca de 15 - QUINZE!!! - pontos... absolutamente excelente!!!

Yes!!! Bulls are surely winning... NOW!!! :mrgreen:
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!

por MarcoAntonio » 8/7/2005 20:23

zelareka Escreveu:mas sera q com o mercado a subir em media 10% ao ano isso nao pode ser como o sol no verao?

O mercado é constituido basicamente por três estados: ascendente, descendente e lateral.

A AT não se propõe a detectar o Sol no Verão, mas o sol no Verão, o frio no Inverno e o tempo ameno do Outuno e da Primavera.

Basicamente, a AT propõe-se a detectar se nos encontramos no Verão, no Outuno/Primavera ou no Inverno num Mundo (mercado) em que as estações são irregulares e não periódicas servindo esta ferramenta (a AT) de apoio à decisão para o investimento.

zelareka Escreveu: e nesse caso a AT seria a moeda aleatoria a quem atribuimos indevidamente capacidade de previsao.

Não, a moeda não é para aqui chamada de todo pois a moeda é exógena ao sol e a AT não se baseia em dados exógenos ao mercado mas nos dados do próprio mercado.

A AT é olhar para o Sol, para o vento, para as nuvens, para as plantas e os animais, para a humidade do ar, etc e tentar determinar se estamos no Verão, no Outono/Primavera ou no Inverno para decidir que roupa vestir.
Imagem

Administrador Fórum

Curto prazo... médio prazo... e sem prazo!

por leprechaun » 8/7/2005 20:14

Olá, Proença!

Afinal, houve uma mudança de planos e só posso ir para fim de semana amanhã bem cedinho! Oh... se puder de novo acompanhar a minha prima lindíssima à praia... de shorts ou mini-saia... e os meus olhos de atalaia!!! :lol:

OK! Back to real business... Volto a salientar que estas previsões de ciclos e datas não são minhas, mas como me tenho dado bem com elas... Sou apenas o papagaio de serviço, mais nada!

Eu não faço day trade puro, ou pelo menos não tenho disciplina para tanto. Pretendo, contudo, guiar-me por estes mini-ciclos de 1 a 2 semanas e ir amealhando grão a grão... I am really hungry... muito comilão! :P

De qualquer modo, queria apenas comentar a situação actual do S&P, pois é por ele que me guio. É que disse há pouco que ele ainda não tinha feito nenhuma retracção significativa e isso acaba de acontecer... finalmente! Só que é do mais Bullish que há!!!

Após atingir os 1210 pontos, o índice recuou ligeirissimamente até aos 1208... arredondo sempre os decimais... o que deve dar aproximadamente os 12,5% de Fibonnaci, se contarmos a subida a partir dos 1191 de ontem. 19 x 0,125 = 2,375 e como houve umas décimas acima dos 1210 e outras abaixo dos 1208... é isso!

Ah! recordo que os 1208 são a 2ª resistência intraday de hoje, logo o comportamento do índice não podia ser mais bullish!!!

Entretanto, ele anda agora às turras nos 1210... o número mágico do Nichols! Eis o que ele afirma no fecho da newsletter de hoje:

If instead the SPX slingshots back to the upside, we'll look to add long positions on a breakout up and over 1210.

So... this is it!!! O interessante da questão, e já não é a 1ª vez que isto acontece, é que estou numa posição brutalmente contraditória: por um lado, desejo que este cenário Bull se concretize, mas por outro, como estou fora, quanto mais o DAX subir... pior! E ele hoje, já no after-hours, trepou muito acima dos 4600, de facto teria fechado inteiramente o tal gap que ia dos 4595 aos 4608.

Pior ainda! Com a inaudita razia de TW call de ontem, não tenho simplesmente um par call + put apropriado para a minha estratégia. Logo, se quiser fazer alguma coisa, só posso comprar um TW ou call ou put - e agora inclino-me mais para esta possibilidade... até ver! - ou até um vanilla... com todos os perigos de manipulação de preços que isso encerra!

Bela encruzilhada, além de que é vital entrar com o pé direito... I must win this first trade... I have to!

1210 e há quase 3 horas que não saímos daqui! Bem, vou retomar o meu tema tão tristemente abandonado... I've been acting quite mischievous these days!

Gann... o misterioso Gann... Os ciclos do mercado e as mudanças de tendência, tanto as intraday como as dos diversos prazos de negociação. Parece-me que o segredo, o Holy Grail do trading deve estar por aqui. Para quem negoceia produtos alavancados, tal conhecimento representa uma brutal vantagem competitiva.

Question is: aqueles que o sabem divulgam o seu saber? Hum... não me parece... Mas até há por aí um site da editora das obras de Gann - http://www.wdgann.com/index.htm - tenho de o ver melhor. Tschh... mas tem aspecto TÃO trabalhoso e maçador! O Fibo sempre é mais fácil e divertido! Sim, sou preguiçoso, eu sei. Mas tenho de deixar de o ser... there is lot of work to do!!!

Novo máximo... 1211... we're getting there! Não supunha que pudéssemos testar a resistência 1214-16 ainda hoje, mas essa possibilidade é cada vez mais real! Olha, a subir que suba bem, que assim é mais seguro shortar o DAX na segunda-feira, talvez com o put mais seguro, o de strike a 4775. Hum... ou o 4725, não há que ser tão timorato... mas tudo depende das alturas atingidas! O TW put 4650 pode já estar em perigo na segunda-feira... e ele esteve a MAIS de 2 euros... ontem!... embora tivesse ainda perdido metade do seu valor no final. Será que todos que o tinham então já o venderam? Acho dramático poder ter realizado um lucro tão elevado - ele fechou a 0,30 e 0,42 e 0,40 nos dias anteriores!!! - e não o ter feito, por pura ganância ou leitura errada do mercado... BULL!!! :cry:

Por isso eu me contento com pouco de cada vez e sou grato por essas gotinhas de alegria. Claro, sou um gnoMinho... nem sei que faria! :)

Ora, por certo a minh'alma sempre cantaria!

So please, be happy and win... e não ligues se eu disser muitos disparates... que eu sou o rei dos dislates! :lol:

But you're nice and I enjoy your cool style...

Rui leprechaun

por zelareka » 8/7/2005 19:45

proenca,

eu pessoalmente acredito q a maior parte dos metodos usados sao semi-aleatorios e de vez em qd da-me para brincar com isso. creio q desta vez o q me motivou foi o facto de eu ter varios sinais long no dia antes do atentado (sinais q qs nunca falham) e depois de manha ler os bear a reclamar q o atentatado fazia parte da sua leitura dos graficos.

enfim, sou embirrento :)

fique bem,

zel

por fproenca » 8/7/2005 19:39

O Nasdaq já fez novo máximo e entrei curto mesmo no pico (em QQQQ), é um risco que vou assumir com stop mais acima, pelo menos se o mercado cair fico nas férias a satisfeito, se subir o stop fecha mas também fico satisfeito, pior seria se não fizesse aquilo que acredito.

Depois das férias vou tentar participar menos o no Caldeirão, nos últimos dias acho que exgerei um pouco não dando muito espaço para outros introlocutores, este espaço deve ser mais diversificado e não tão centralizado em meia dúzia de pessoas.

Fico um pouco triste por algumas mensagens se se trocaram ao longo dos últimos dias, se calhar já existiam, eu é que por estar mais ocupado vinha menos aqui, espero que de futuro as pessoas se respeitem mais e a opinião dos outros, perguntar não ofende o que ofende é criticar sem fundamento, ás vezes fico com a sensação que isto é mais uma disputa de quem ganha ou quem perde do que partilha de ideias ...

Abraço e continuação de bons negócios e já agora há que estudar bem as lições que o mercado nos deu nos últimos 2 dias, é nestas alturas que se aprende muito porque infelismente é provável que venhama haver outros atentados, há que saber reagir correctamente.

fernando Proença
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por zelareka » 8/7/2005 19:31

marco,

mas sera q com o mercado a subir em media 10% ao ano isso nao pode ser como o sol no verao? e nesse caso a AT seria a moeda aleatoria a quem atribuimos indevidamente capacidade de previsao.

bom qt as piadas de mau gosto de q me acusas sugiro q des exemplos, com a tua ajuda nao quero voltar repetir tal erro no futuro

por zelareka » 8/7/2005 19:25

a previsao do vicente(caxuxa) era de isto acabar nos 1160-1180, media de 1170. ate agora o erro esta em apenas 45 pontos, nada mau :-)

por MarcoAntonio » 8/7/2005 19:24

Jarc,

sim, ele estava a referir-se à resistência horizontal dos 2100pts que está a ser agora testada pela terceira vez.

Mas isso não constitui por si um triplo topo (só seria activado abaixo dos 2045pts) pelo que de momento não existe qualquer sinal técnico de inversão relacionado com um triplo topo (antes pelo contrário, de momento o Nasdaq encontra-se em máximos relativos).

Obviamente poderá vir a realizar um mas não temos qualquer indicação concreta nesse sentido e aí entramos no campo da adivinhação.

zelareka Escreveu:Sera q me podes dar um exemplo testavel (atraves de programacao) de como a AT funciona para ti para eu testar e assim mudar de ideias.

Zelareka,

vamos por partes:

1. Como é sabido, eu utilizo AT discricionária e não sistemas mecânicos pelo que não te posso dar um exemplo testável que seja simples de programar (o meu sistema decisional, depende de inumeras variaveis, algumas que nem são programaveis). O teste que tenho é o que tenho feito eu próprio no mercado ao longo destes vai a caminhar para 10 anos.

2. Eu não estou aqui para te fazer mudar de ideias nem me parece que tu estejas aqui com a minima vontade de mudar de ideias (ou por outra, que tenhas a abertura mental para aceitar pontos de vistas diferentes daqueles que, é evidente, já consolidaste).

3. Por fim, como terceiro ponto, essa questão diz-te respeito a ti e não a mim. Na realidade, a opinião que tu tens e a abordagem que fazes ao mercado (e ao mundo em geral) não afecta minimamente a minha realidade e as minhas circunstâncias (dito de outra foram, eu não vou deixar de ganhar dinheiro nos mercados porque tu não acreditas na AT).

O assunto até podería ser (e é) interessante de discutir. Mas (e mais uma vez lá vou eu dividir isto em pontos):

1. Já o fiz (o discuti) muitas vezes.

2. A forma como tens abordado este tipo de questões, com piadas brejeiras e de mau gosto, a maior parte das vezes até completamente despropositadas e deslocadas (provavelmente nem conheces minimamente a generalidade dos teus interlocutores) não me motiva a aprofundar este tipo de questões contigo.

zelareka Escreveu:Eh q a impressao q eu tenho (pode estar errada) e q e tudo muito subjectivo e como tal dificil de acreditar.

O assunto é sem dúvida subjectivo. Eu tenho a minha opinião e as minhas provas, os meus testes. Para mim são suficientes. Como já disse, não estou aqui para convencer ninguém...

Utilizo a AT porque ela funciona (comigo) e porque não tenho necessidade de procurar outra ferramenta.

zelareka Escreveu:Como exemplo de um engano possivel eu posso afirmar
q tenho um metodo de achar se amanha vai estar sol ou nao mas q so funciona durante o verao. O metodo e o seguinte: se sair cara vai estar sol amanha, se sair coroa nao vai estar. Nos meses de verao aposto q vou acertar muitas vezes. Mas sera q isso quer dizer q o metodo funciona?

Bom, se fores suficientemente inteligente chegarás à conclusão que o facto de atirares a moeda ao ar é irrelevante e inútil e que a conclusão a tirar é que no verão vai estar sol muitas vezes independentemente de atirares a moeda ao ar ou não.

Até na própria AT terás de utilizar este mesmo tipo de raciocínio, separar o trigo do jóio e determinar o que é útil/eficaz e o que é inútil/ineficaz.

O que só se consegue com experiência, inteligência e bom senso.
Imagem

Administrador Fórum

Re: triplo

por fproenca » 8/7/2005 19:20

jarc Escreveu:Palpita-me que o proença se refre a uma resistência de médio prazo no Nasdaq.

Eu e o Marco António já falamos pessoalmente ao bocado e ele explicou-me a diferença, mas quem gostar de aprofundar melhor pode ir ver a http://stockcharts.com/education/ChartA ... leTop.html , mas volto a repetir que não é esse o motivo ...

Cumprimentos
"Os simples conselhos, recomendações ou informações não responsabilizam quem os dá, ainda que haja negligência da sua parte" (Art. 485º do Código Civil)

Registado: 9/11/2002 19:38

por zelareka » 8/7/2005 19:18

nao esta claro, no metodo acima so aposto qd sai "sol amanha"

por zelareka » 8/7/2005 19:00

marco,

Obrigado pela tua opiniao.

Sera q me podes dar um exemplo testavel (atraves de programacao) de como a AT funciona para ti para eu testar e assim mudar de ideias. Eh q a impressao q eu tenho (pode estar errada) e q e tudo muito subjectivo e como tal dificil de acreditar.

Como exemplo de um engano possivel eu posso afirmar
q tenho um metodo de achar se amanha vai estar sol ou nao mas q so funciona durante o verao. O metodo e o seguinte: se sair cara vai estar sol amanha, se sair coroa nao vai estar. Nos meses de verao aposto q vou acertar muitas vezes. Mas sera q isso quer dizer q o metodo funciona?

triplo

por jarc » 8/7/2005 18:59

Palpita-me que o proença se refre a uma resistência de médio prazo no Nasdaq. A fé que o move não deixa de fazer sentido, no entanto há para mim uma evidência de pôr os bears de cabelos em pé. O dia dos atentados parecia um dia excelente para fazer estragos por parte de quem aposta nas quedas e as compras surgiram fortíssimas a limpar e sem hipóteses.

Registado: 23/7/2003 16:05

por MarcoAntonio » 8/7/2005 18:28

zelareka Escreveu:triplos tops? mas a AT funciona? ou sera mais um culto?

Comigo funciona, como os outros não sei. Suponho que funcionará com quem a sabe utilizar e que não funcionará com quem não a sabe utilizar.

Cultos não discuto, não é a minha especialidade nem diz com a minha forma de estar.
Imagem

Administrador Fórum

por zelareka » 8/7/2005 18:22

triplos tops? mas a AT funciona? ou sera mais um culto?

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Abade19, aiai, Ano nimus, Bing [Bot], Burbano, cali010201, Google [Bot], Goya777, iniciado1, Lisboa_Casino, m-m, Minsk, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OffTheRecord, PAULOJOAO, PMP69, SalvaFP, SerCyc, Simplório, TTM62 e 939 visitantes