Carteira JAS*2005 - Mês 07 - Capital X
Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 11- Capital X
Sexta feira estive de folga da bolsa e nem valia a pena actualizar a carteira só por causa das acções.
Hoje não temos TW's call no ab7/millennium pelo que continuo na bancada a assistir ao festival Bull e a comer pipocas...
PTC
O objectivo do meu trade eram os 8,00, por causa da previsível barragem que por lá anda, pelo que a posição foi toda vendida esta manhã quando andava nos 7,99.
ALTR
Reforcei a 1,16.
Tenho excesso de liquidez, o cash não rende, e assim, pelo menos, baixo o b.p..
Mas ela está teimosa e não sobe...
JMT
Firme como uma rocha.
Está bem e recomenda-se.
BCP
Tão depressa parece que vai arrancar como logo a seguir parece que vai cair.
Esta anda-me mesmo a intrigar mas na duvida o melhor é não fazer nada.
PTM
Mantém-se estavel na zona dos 8,70 o que não dá nem para comprar nem vender.
Deixemo-la estar.
DAX
Na falta de TW's bem podia ter comprado um W normal.
Ando a perder umas subidinhas mesmo jeitosas...
Hoje não temos TW's call no ab7/millennium pelo que continuo na bancada a assistir ao festival Bull e a comer pipocas...
PTC
O objectivo do meu trade eram os 8,00, por causa da previsível barragem que por lá anda, pelo que a posição foi toda vendida esta manhã quando andava nos 7,99.
ALTR
Reforcei a 1,16.
Tenho excesso de liquidez, o cash não rende, e assim, pelo menos, baixo o b.p..
Mas ela está teimosa e não sobe...
JMT
Firme como uma rocha.
Está bem e recomenda-se.
BCP
Tão depressa parece que vai arrancar como logo a seguir parece que vai cair.
Esta anda-me mesmo a intrigar mas na duvida o melhor é não fazer nada.
PTM
Mantém-se estavel na zona dos 8,70 o que não dá nem para comprar nem vender.
Deixemo-la estar.
DAX
Na falta de TW's bem podia ter comprado um W normal.
Ando a perder umas subidinhas mesmo jeitosas...
- Anexos
-
- cart 07-11.png (54.25 KiB) Visualizado 2380 vezes
Re
leprechaun Escreveu:Quanto aos tais warrants... inenarrável! O DAX a subir e eles simplesmente na mesma!!! Com o índice a subir 1,3% eles descem 8,3% e 25% (!!!) simplesmente escandaloso e totalmente vergonhoso!!!
Quando andei nos Warrants normais acabei por preceber bem a mecânica das cotações e aprendi sobretudo que a utilização das calculadoras nos leva muitas vezes a estimativas erradas.
No caso presente tens que ter em atenção que:
- Um W call com strike 4800 tem, com o DAX próximo dos 4600, um valor intrínseco de zero.
- E o valor intrinseco continua a ser zero quer o DAX esteja a 4500 ou a 4799.
- Sendo assim, enquanto o DAX não ultrapassar os 4800, a cotação do W resulta apenas de um valor temporal que tende para zero na maturidade.
- Como o valor temporal representa uma probabilidade de ser atingido o strike, ele é tanto maior quanto maior for a volatilidade do activo.
- Nos últimos dias, com a ocorrência de enormes oscilações, a volatilidade histórica subiu e os emitentes terão aumentado a volatilidade implícita pelo que o valor temporal subiu e consequentemente a cotação dos W's subiu.
- Agora, terminadas as grandes oscilações, a volatilidade implícita foi ou será diminuída e as cotações descem por esse facto dado só existir a componente do valor temporal.
Resumindo:
- o activo subjacente subiu mas continua abaixo do strike pelo que o valor intrinseco continua a ser zero.
- a volatilidade diminuíu e consequentemente diminuiu o valor temporal.
- A cotação, que é a soma dos dois, diminui.
Portanto nem é vergonhoso nem escandaloso.
Eu diria que o mais "escandaloso" é andares há meses a falar de warrants e ainda não saberes como funcionam...
(piadinha sem ofensa, é claro!)
Um abraço,
JAS
Seguro de atentados?! Isso é que é ser previdente! :-)
Boa, JAS!
Essas contas não falham mesmo! Mas o pior é identificar as viragens de tendência, eis o grande busílis...
A propósito dessa ideia do seguro, que é deveras interessante, o meu método híbrido já me garante segurança que baste! Aliás, estando eu a apostar simultaneamente nos dois lados, essa ideia só se colocaria se eu resolvesse não fechar posições e mantê-las por mais de um dia, o que é uma possibilidade, mas só em circunstâncias muito rigorosas.
O certo é que não desdenho nada esses penny warrants e roo-me de impaciência por não ter sequer 100 míseros euros disponíveis para comprar o tal call a 5000 pela ridicularia de 3 cêntimos!!! No mínimo ganhava outros 100 euros, 100% nada mau!
Bem, mas para a semana tenho algumas questões a pôr ao Ovos Moles sobre isto dos vanillas porque estou simplesmente parvo com o que acabo de ver ontem e hoje! Aliás, imagino que esteja muita gente indignada - e bem! - ao ver que os call que comprou ontem ainda ABAIXO dos 4500 valem hoje MENOS e com no DAX 80, 90 e talvez 100 pontos acima!!! Absolutamente inacreditável!
Aliás, não há simplesmente qualquer correspondência discernível entre o valor do DAX e a cotação dos warrants, embora, de uma maneira geral, se possa dizer que esses call estão a ser sucessivamente desvalorizados à medida que o tempo passa. Ainda agora, em máximos do dia (4579), o tal 4800 está quase na cotação mínima... 0,20-0,21... this is completely crazy!!!
E o meu espanto continua a ser o mesmo: por que razão o MM do CZ os está a cotar assim ao desbarato, já que os correspondentes warrants do Citibank estão ambos um par de cêntimos acima? Será que os MM também fazem jogo psicológico "sujo" com os investidores?
O certo é que tenho visto vendas, no call 5000 ao MM a 0,03 como ainda há pouco, com a cotação a 0,03-0,04 o que é totalmente incompreensível, para mim! Isto é, será que o MM está simplesmente a enervar os mais impacientes e timoratos levando-os a vender, até com prejuízo, um warrant que deve render e muito facilmente 50 a 100% já na próxima semana?
Estou absolutamente baralhado com esta táctica, mas se a conseguisse compreender talvez pudesse tirar algum partido dela.
Entretanto, os índices sobem finalmente - o diabo do instinto bem me lixa!
-, e sempre quero ver o que o famigerado MM vai fazer. Até agora, continua a segurar/desvalorizar a cotação o mais possível... até onde poderá ir tamanha desfaçatez?
O call 4800 do CZ deve estar a cotar sensivelmente ao mesmo valor de ontem, quando o DAX estava 100 (!!!) pontos mais abaixo! Estou mais que parvo, esta é uma lição ainda mais espantosa do que a enorme queda de ontem...
Bem, viremo-nos para os números que de facto interessam... Há um gap por fechar, aberto ontem, na zona dos 4595-4608. Deve ficar para segunda-feira, mas talvez o DAX ainda o toque daqui a pouco, que me parece com vontade...
No S&P, não seria de descartar completamente a tal ida à resistência nos 1214-16, embora tal se me afigure difícil... e nada desejável na minha situação!
Enfim, a 1ª grande lição que tenho mesmo a aprender na negociação é moderar a impaciência! Fervo em pouquíssima água e isso aqui não é bem visto!
Quanto aos tais warrants... inenarrável! O DAX a subir e eles simplesmente na mesma!!! Com o índice a subir 1,3% eles descem 8,3% e 25% (!!!) simplesmente escandaloso e totalmente vergonhoso!!!
Don't worry, if you have them. Para a semana o MM vai ser obrigado a cotá-los bem acima de 0,30 será impossível segurá-los quando o DAX explodir!
E ele quer ir para cima... MUITO mais para cima!!!
Ah, belíssimo dia para ficar de fora, que só agora isto se mexeu um bocadinho...
Bye... Avôzinho!
Rui... gnoMinho
Essas contas não falham mesmo! Mas o pior é identificar as viragens de tendência, eis o grande busílis...
A propósito dessa ideia do seguro, que é deveras interessante, o meu método híbrido já me garante segurança que baste! Aliás, estando eu a apostar simultaneamente nos dois lados, essa ideia só se colocaria se eu resolvesse não fechar posições e mantê-las por mais de um dia, o que é uma possibilidade, mas só em circunstâncias muito rigorosas.
O certo é que não desdenho nada esses penny warrants e roo-me de impaciência por não ter sequer 100 míseros euros disponíveis para comprar o tal call a 5000 pela ridicularia de 3 cêntimos!!! No mínimo ganhava outros 100 euros, 100% nada mau!
Bem, mas para a semana tenho algumas questões a pôr ao Ovos Moles sobre isto dos vanillas porque estou simplesmente parvo com o que acabo de ver ontem e hoje! Aliás, imagino que esteja muita gente indignada - e bem! - ao ver que os call que comprou ontem ainda ABAIXO dos 4500 valem hoje MENOS e com no DAX 80, 90 e talvez 100 pontos acima!!! Absolutamente inacreditável!
Aliás, não há simplesmente qualquer correspondência discernível entre o valor do DAX e a cotação dos warrants, embora, de uma maneira geral, se possa dizer que esses call estão a ser sucessivamente desvalorizados à medida que o tempo passa. Ainda agora, em máximos do dia (4579), o tal 4800 está quase na cotação mínima... 0,20-0,21... this is completely crazy!!!
E o meu espanto continua a ser o mesmo: por que razão o MM do CZ os está a cotar assim ao desbarato, já que os correspondentes warrants do Citibank estão ambos um par de cêntimos acima? Será que os MM também fazem jogo psicológico "sujo" com os investidores?
O certo é que tenho visto vendas, no call 5000 ao MM a 0,03 como ainda há pouco, com a cotação a 0,03-0,04 o que é totalmente incompreensível, para mim! Isto é, será que o MM está simplesmente a enervar os mais impacientes e timoratos levando-os a vender, até com prejuízo, um warrant que deve render e muito facilmente 50 a 100% já na próxima semana?
Estou absolutamente baralhado com esta táctica, mas se a conseguisse compreender talvez pudesse tirar algum partido dela.
Entretanto, os índices sobem finalmente - o diabo do instinto bem me lixa!
O call 4800 do CZ deve estar a cotar sensivelmente ao mesmo valor de ontem, quando o DAX estava 100 (!!!) pontos mais abaixo! Estou mais que parvo, esta é uma lição ainda mais espantosa do que a enorme queda de ontem...
Bem, viremo-nos para os números que de facto interessam... Há um gap por fechar, aberto ontem, na zona dos 4595-4608. Deve ficar para segunda-feira, mas talvez o DAX ainda o toque daqui a pouco, que me parece com vontade...
No S&P, não seria de descartar completamente a tal ida à resistência nos 1214-16, embora tal se me afigure difícil... e nada desejável na minha situação!
Enfim, a 1ª grande lição que tenho mesmo a aprender na negociação é moderar a impaciência! Fervo em pouquíssima água e isso aqui não é bem visto!
Quanto aos tais warrants... inenarrável! O DAX a subir e eles simplesmente na mesma!!! Com o índice a subir 1,3% eles descem 8,3% e 25% (!!!) simplesmente escandaloso e totalmente vergonhoso!!!
Don't worry, if you have them. Para a semana o MM vai ser obrigado a cotá-los bem acima de 0,30 será impossível segurá-los quando o DAX explodir!
E ele quer ir para cima... MUITO mais para cima!!!
Ah, belíssimo dia para ficar de fora, que só agora isto se mexeu um bocadinho...
Bye... Avôzinho!
Rui... gnoMinho
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
- Registado: 24/11/2002 14:36
Re
Hoje quero estar inactivo na Bolsa e tenho tempo para responder a alguns posts que já têm uns dias e que ficaram sem resposta.
O facto de ter havido um atentado pelo meio, e uma excelente recuperação a seguir, facilita imenso o que andava para escrever...
Nisso tens razão e até te vou ajudar com mais dados:
1) Num ano o DAX valorizou-se cerca de 1000 pontos o que representa 10 euros num TW call.
Está claro que, como não têm maturidades tão longas, seria necessario ir trocando de TW's mas o raciocínio mantêm-se válido.
Portanto é indubitavelmente verdade que um TW call de baixo risco, por exemplo 2,00 euros no início, valeria agora 12,00 euros e o capital teria sido multiplicado por 6.
Teria sido possível aumentar essa performance há custa das trocas de TW's pois, com os lucros, continuaríamos a utilizar sempre produtos de 2,00 e aumentaríamos a quantidade.
2)Há quem ache que já subimos muito e por isso pense que se seguirão quedas.
Esse raciocínio é manifestamente errado pois no Bull Market anterior encontramos um período de 5 anos consecutivos em que o DAX manteve a média de +1100 pontos/ano.
3)Eu não tenho dúvidas de que estamos em Bull Market.
O crescimento das principais economias mundiais (mesmo com alguns precalços pelo meio que não foram mais do que simples correcções em previsões demasiado optimistas) é um facto indesmentível neste momento.
(aqui Portugal pode ser uma excepção mas não tem voto na matéria pois nem tem peso significativo...)
E se pensarmos bem até estaremos ainda no início do Bull Market pois ele iniciou-se há apenas 2 anos e costuma durar 8 ou 10 pelo menos.
Com isto tudo, com a actual tendência de longo prazo, a estratégia mais rentavel assenta necessariamente em posições longas.
Para quem quiser correr maiores riscos os TW's call são uma excelente opção.
No "matematicamente inatacavel" é que está o busílis da questão...
O facto de eu até ter levado um KO nesse call demonstra bem que temos que contar com alguns precalços que afectarão significativamente a rentabilidade.
1)No período do Bull Market anterior, no qual se registou uma média de 1100 pontos/ano, nós encontramos bem lá no meio uma queda de 1500 pontos.
Isso teria significado seguramente uma sucessão de KO's que até poderiam levar à falência um investidor que se tivesse teimosamente mantido longo durante essa correcção.
Portanto há que apostar em calls depois de identificado um Bull Market mas há que estar consciente que pelo meio haverá correcções onde se deve ficar de fora ou mesmo passar para o outro lado.
2)No mundo em que vivemos o risco de atentados, de menores ou maiores proporções, é um dado que temos que ter em conta.
Eles já aconteceram e continua a ser provavel que se vão repetindo.
São imprevisíveis e acarretam prejuizos muito elevados nas posições longas alavancadas.
Os consequentes KO's, que por um lado até limitam as perdas, traduzem-se numa perda do total do capital investido nos TW's.
Por essa razão considero um erro ( a aprendizagem disto saíu-me bem cara em meados do ano passado...) investir mais do que 15 ou 20% em TW's.
Cumprindo esta regra é evidente que a nossa performance anual se reduz para 1/5 ou coisa parecida.
Isso significa que só em anos em que "não ocorreram precalços pelo meio" se torna possível obter performances de 100% ou mais.
E aqui há mais sorte do que sabedoria pois isso resulta de por pura sorte estarmos fora dos TW's call no momento de um atentado.
Há uns tempos falei por aqui, e também no CafedaEsquina do MSN, do "seguro de atentados".
Andava a estudar o assunto mas não o tinha posto em prática.
(O meu investimento no DAX tinha sido reduzido a "apenas parte dos lucros" pelo que mesmo que o tivesse posto em prática provavelmente também teria anulado o "seguro")
O "seguro de atentados" consistia em comprar simultaneamente identica quantidade de um Warrant put daqueles que valem apenas 0,02 ou 0,03.
Com uma queda acentuada esse Warrant poderá passar a valer instantaneamente 10 ou 20x mais anulando ou reduzindo substancialmente as nossas perdas no TW call.
Se não houver queda os ganhos no call compensam largamente os 0,02 ou 0,o3 que perdemos no "seguro".
O caso de ontem, até permite estudar melhor este assunto, em termos de dimensão de queda instantanea e das consequentes valorizações dos puts.
Há que fazer bem as contas ao grau de protecção que se pretende obter pois o atentado/queda podem ter dimensões bem maiores.
Um abraço,
JAS
O facto de ter havido um atentado pelo meio, e uma excelente recuperação a seguir, facilita imenso o que andava para escrever...
leprechaun Escreveu:Ó Ulisses e Cem e JAS e por aí fora:
Há alguma falha naquilo que eu disse atrás acerca da valorização excepcional dos TW call, no período que vai de inícios de Maio até agora? Por cada euro investido, com o DAX ainda na casa dos 4200, ter-se-iam mais de 5 euros agora. Numa perspectiva mais conservadora, que aliás é a minha, 1,5 euros valeriam hoje cerca de 5,5 euros, talvez 6 já amanhã! Estamos a falar de quadruplicar ou quintuplicar algum capital - não TODA a carteira, é evidente!!! - num simples período de 2 meses e meio... alguém consegue contestar estes cálculos?
Nisso tens razão e até te vou ajudar com mais dados:
1) Num ano o DAX valorizou-se cerca de 1000 pontos o que representa 10 euros num TW call.
Está claro que, como não têm maturidades tão longas, seria necessario ir trocando de TW's mas o raciocínio mantêm-se válido.
Portanto é indubitavelmente verdade que um TW call de baixo risco, por exemplo 2,00 euros no início, valeria agora 12,00 euros e o capital teria sido multiplicado por 6.
Teria sido possível aumentar essa performance há custa das trocas de TW's pois, com os lucros, continuaríamos a utilizar sempre produtos de 2,00 e aumentaríamos a quantidade.
2)Há quem ache que já subimos muito e por isso pense que se seguirão quedas.
Esse raciocínio é manifestamente errado pois no Bull Market anterior encontramos um período de 5 anos consecutivos em que o DAX manteve a média de +1100 pontos/ano.
3)Eu não tenho dúvidas de que estamos em Bull Market.
O crescimento das principais economias mundiais (mesmo com alguns precalços pelo meio que não foram mais do que simples correcções em previsões demasiado optimistas) é um facto indesmentível neste momento.
(aqui Portugal pode ser uma excepção mas não tem voto na matéria pois nem tem peso significativo...)
E se pensarmos bem até estaremos ainda no início do Bull Market pois ele iniciou-se há apenas 2 anos e costuma durar 8 ou 10 pelo menos.
Com isto tudo, com a actual tendência de longo prazo, a estratégia mais rentavel assenta necessariamente em posições longas.
Para quem quiser correr maiores riscos os TW's call são uma excelente opção.
leprechaun em 06 Jul Escreveu:]Pois bem, se considerarmos que o DAX esteve abaixo dos 4550 pontos nos dias 27 e 28 de Junho - uma oportunidade única de alongar e bem! - basta que ele suba até aos 4700 pontos para tal ser verdade, considerando a compra de um call na casa dos 1,50 euros. Melhor ainda, o call em que o JAS tem apostado, e muito bem, duplicará de valor provavelmente já amanhã, a partir dessa compra nos 4550. O que eu estou a dizer é matematicamente inatacável, certo?
No "matematicamente inatacavel" é que está o busílis da questão...
O facto de eu até ter levado um KO nesse call demonstra bem que temos que contar com alguns precalços que afectarão significativamente a rentabilidade.
1)No período do Bull Market anterior, no qual se registou uma média de 1100 pontos/ano, nós encontramos bem lá no meio uma queda de 1500 pontos.
Isso teria significado seguramente uma sucessão de KO's que até poderiam levar à falência um investidor que se tivesse teimosamente mantido longo durante essa correcção.
Portanto há que apostar em calls depois de identificado um Bull Market mas há que estar consciente que pelo meio haverá correcções onde se deve ficar de fora ou mesmo passar para o outro lado.
2)No mundo em que vivemos o risco de atentados, de menores ou maiores proporções, é um dado que temos que ter em conta.
Eles já aconteceram e continua a ser provavel que se vão repetindo.
São imprevisíveis e acarretam prejuizos muito elevados nas posições longas alavancadas.
Os consequentes KO's, que por um lado até limitam as perdas, traduzem-se numa perda do total do capital investido nos TW's.
Por essa razão considero um erro ( a aprendizagem disto saíu-me bem cara em meados do ano passado...) investir mais do que 15 ou 20% em TW's.
Cumprindo esta regra é evidente que a nossa performance anual se reduz para 1/5 ou coisa parecida.
Isso significa que só em anos em que "não ocorreram precalços pelo meio" se torna possível obter performances de 100% ou mais.
E aqui há mais sorte do que sabedoria pois isso resulta de por pura sorte estarmos fora dos TW's call no momento de um atentado.
Há uns tempos falei por aqui, e também no CafedaEsquina do MSN, do "seguro de atentados".
Andava a estudar o assunto mas não o tinha posto em prática.
(O meu investimento no DAX tinha sido reduzido a "apenas parte dos lucros" pelo que mesmo que o tivesse posto em prática provavelmente também teria anulado o "seguro")
O "seguro de atentados" consistia em comprar simultaneamente identica quantidade de um Warrant put daqueles que valem apenas 0,02 ou 0,03.
Com uma queda acentuada esse Warrant poderá passar a valer instantaneamente 10 ou 20x mais anulando ou reduzindo substancialmente as nossas perdas no TW call.
Se não houver queda os ganhos no call compensam largamente os 0,02 ou 0,o3 que perdemos no "seguro".
O caso de ontem, até permite estudar melhor este assunto, em termos de dimensão de queda instantanea e das consequentes valorizações dos puts.
Há que fazer bem as contas ao grau de protecção que se pretende obter pois o atentado/queda podem ter dimensões bem maiores.
Um abraço,
JAS
Re: A minha opinião
vmerck Escreveu:mesmo com o mercado na mão, adivinhas os movimentos destes, estas com a mão quente e beneficiando duma boa alavancagem 4X sera muito dificil acertares consistentemente mais de 4 meses e para isso o mercado tem de apresentar tendencia.
se conseguires aproveitar 4 meses e no resto nada perderes ja não digo ganhar...... podes querer q obtens uma boa rentabilidade.
ha um factor a ter em atenção é o valor do Cash se ganhas muito $$$ e rapidamente, ficas sem sensibilidade ao $$$ o q antes era bom ganhar 50 agora so 500 se dão esta satisfação o mesmo na perda so c\ sentimento contario.....ao suceder isto estas a precisar de ferias...URGENTES.... ao 1º erro grande esta dado o sinal de fugir do mercado esfriar a cabeça, fazer um levantamento e ir de ferias...
100% ao ano é possivel, ja os fiz ...até fiz mais 800%!!! não consigo é repeti-los com frequencia infelizmente e até acho ser impossivel..
Bem, ó vmerck...
...eu já não penso sequer em termos de percentagens, ou seja, resolvi não pôr qualquer limite àquilo que é possível fazer... cause I simply don't know!
1%... 10%... 100%... não sei nem me importa! O essencial é saber o que estou a fazer e ganhar, se possível.
Deveras, tudo aquilo que considero mais essencial é saber ser disciplinado, seguir tudo aquilo que estabeleci ao longo destes dois meses em que segui o mercado sem nunca ter conseguido negociar aquilo que concebi.
Não são sequer os aspectos técnicos do trading que mais me importam, quanto a isso já me sinto razoavelmente seguro. Por exemplo, só esse método básico dos Pivot point, bem negociado, pode gerar 2 ou 3 trades razoavelmente positivos todos os dias... ou quase! Mas a psicologia do trader, as reacções emocionais de quem está a negociar, a impaciência, a precipitação, o não seguir as regras, a impulsividade, tudo isso é que são os obstáculos mais terríveis com que terei, por certo, que me enfrentar. O mercado não é o inimigo, eu sou! Ou uma parte de mim, afinal.
Os únicos livros que eu gostava de ler, neste momento, acerca do trading, não têm nada a ver com AT nem nada disso: Mark Douglas e Van Tharp são os autores que eu mais quero conhecer, agora mesmo. Este é deveras um jogo mental, que pouco tem a ver com dinheiro. Os ganhos ou perdas são um simples produto acessório, o mero resultado matemático daquilo que fazemos com o domínio ou o descontrolo das emoções durante as horas de trading. E eu sou muito frio e desprendido, os meros cifrões nunca me disseram nada e sei muitíssimo bem que não é atrás deles que correrei.
Digo e repito-o uma e outra vez: não estou aqui para ganhar dinheiro - essa é a parte MAIS fácil, afinal! - pretendo muitíssimo mais, infinitamente mais: I want to win ME... and I am worth all the riches there are and there ever will be!!!
To be happy, to be fulfilled, to be and act like a human being... again! What has trading to do with this? Well, let's say it is simply the tool that is available to me right now.
Talvez temporariamente, afinal encaro isto como uma experiência passageira, neste estado de transição da minha vida. E, se bem que nem tenha objectivos financeiros definidos, pretendo unicamente poder sobreviver durante alguns meses, se possível. As simple as that!
Besides, I long to be very good... VERY GOOD indeed, in this! Consegui-lo-ei? I hope so but I still don't know...
And the time is arriving soon, finally...
Rui leprechaun
PS: Ah, já agora! Eu consideraria uma óbvia derrota na minha evolução pessoal se me deixasse enredar de tal modo por possíveis lucros muito elevados - sempre uma possibilidade - que me esquecesse daquilo que é primordial na minha vida: amar e dar... dar-me e amar-me!
Money can be a dangerous thing, I know, so let's learn to tame that beast... and give in order to receive!!!
O segredo do meu sucesso: apostar tudo SÓ nos trades com alta probabilidade de êxito!!!
Re: Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 06- Capital X
JAS Escreveu:Quanto à rentabilidade ela começou por ir parar a 56 ou 57%...
O novo trade no DAX permitiu-me uma boa recuperação mas não foi suficiente para voltar ao nível a que estava ontem.
De qualquer forma nem me posso queixar muito.
- primeiro porque estava pouco exposto em TW's;
- segundo porque aproveitei parcialmente a recuperação que se seguiu à queda;
- terceiro porque estou convencido que alguns dos produtos adquiridos em saldo vão regressar rapidamente aos seus valores normais.
Exacto, ó JAS!
Se bem que nada possa ser afirmado com total certeza, digamos que não será muito provável que um dia assim se repita nos tempos mais próximos.
E parece-me muito possível, para meu azar, diga-se, que o DAX esteja já em novos máximos anuais na próxima segunda-feira, e eu nem o consiga comprar antes disso... E se o relatório do emprego for bom, a subida descontrolada pode ser mesmo uma feliz realidade para quem aproveitou bem o dia de hoje...
Por fim, para quem negoceia o DAX à tarde seguindo o S&P, eis aqui os valores mais importantes a vigiar amanhã: compra na região do suporte 1192-95 e possível venda na resistência 1214-16, se ele lá chegar. Caso contrário, é deixar tudo para segunda-feira... melhor ainda, até sexta!
Rui leprechaun
Re: Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 06- Capital X
JAS Escreveu:Tem piada, por este andar ainda alguém me começa daqui a bocado a chamar Bear (nome feio...) só porque me mostro cauteloso nesta onda de euforia...
Com os atentados o que me valeu foi andar pouco investido em TW's...
E foi um excelente dia de compras no PSI.
DAX
Até tive a ordem pronta para vender a "posta restante" a 1,00.
Quando a ia confirmar vi-o subir para 1,05 e não prossegui.
Levei KO uns minutos depois sem sequer ter estado a ver.
Deve ser a primeira vez que ganhei dinheiro num trade a acabar com um KO.
Mas só se salvaram +3% para a carteira quando ontem eram +17%
Paciência, só não acontece a quem não anda neles...
Lembrando-me da queda prolongada do 11 de Março fui resistindo a reentrar em calls e a recuperação já ia acentuada quando o fiz.
Compra do 7448I a uma média de 0,995 com um pouco mais de 20% da carteira (o que foi um risco elevado pois bastava haver um petardo num sítio qualquer para haver outro panic sell...).
Vendi metade logo a seguir a 1,19 para baixar o b.p..
Venda do resto a 1,33 já quase no final da negociação.
Correu bem, isto hoje deu para tudo...
BCP
Andava com pouca pressa de atingir a minha posição habitual mas aproveitei os saldos a 2,07 e comprei as que me faltavam.
JMT
É impressionante como resistiu bem a tudo isto e fechou impavida e serena a zero.
A meio da manhã, entretido com tantos saldos, até tive que vender metade dos meus excedentes, a 11,80, pois já andava com falta de liquidez!
PTC
Foi das começou por cair mais e foi a primeira onde aproveitei os saldos.
Compra a 7,75-7,73 para um novo trade até aos 7,99 se lá continuar o bloqueio...
PTM
Já andava com vontade de aumentar esta posição e a queda permitiu-me reforçar a 8,43.
Praticamente nem mexeu no meu break point.
ALTR
Já nem sei o que diga desta mas acumulei mais umas a 1,13.
O que é preciso é fé quando os gráficos já nem ajudam...
Quanto à rentabilidade ela começou por ir parar a 56 ou 57%...
O novo trade no DAX permitiu-me uma boa recuperação mas não foi suficiente para voltar ao nível a que estava ontem.
De qualquer forma nem me posso queixar muito.
- primeiro porque estava pouco exposto em TW's;
- segundo porque aproveitei parcialmente a recuperação que se seguiu à queda;
- terceiro porque estou convencido que alguns dos produtos adquiridos em saldo vão regressar rapidamente aos seus valores normais.
É provavel que amanhã fique inactivo.
Depois de um dia stressante é adequada uam pausa.
JAS
- Anexos
-
- cart 07-07.png (44.76 KiB) Visualizado 3063 vezes
-
- cart 07-07.png (44.76 KiB) Visualizado 3070 vezes
Re: TW Warrants
ptmasters Escreveu:no caso concreto do 7449i, em que o período de negociação acaba amanhã e atinge a maturidade a 140705, o que acontece se não os negociar até ao fim do dia de amanhã?
Na 6ª feira ainda se podiam negociar pois seria o 4º dia antes da negociação.
(Já não pode porque levaram KO...)
Deixando-os ir até à maturidade o emitente paga a diferença de acordo com a fórmula:
(DAX - Strike)/100
em que:
- o 100 é da paridade 1:100.
- e DAX é a cotação de fecho no dia da maturidade.
Um abraço,
JAS
TW Warrants
Caro JAS
Antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns e agradecer simultaneamente pelo facto de colocar numa base diária as suas opções de investimento, que têm como resultado a excelente rentabilidade que obteve até ao momento, que eu faço votos que se mantenha permitindo-o desse modo alcançar os objectivos que definiu.
A razão pela qual lhe escrevo, serve apenas para esclarecer uma (uma?!?!
) dúvida que tenho quanto aos TW's:
- no caso concreto do 7449i, em que o período de negociação acaba amanhã e atinge a maturidade a 140705, o que acontece se não os negociar até ao fim do dia de amanhã?
Desde já os meus agradecimentos,
Antes de mais, deixe-me dar-lhe os parabéns e agradecer simultaneamente pelo facto de colocar numa base diária as suas opções de investimento, que têm como resultado a excelente rentabilidade que obteve até ao momento, que eu faço votos que se mantenha permitindo-o desse modo alcançar os objectivos que definiu.
A razão pela qual lhe escrevo, serve apenas para esclarecer uma (uma?!?!
- no caso concreto do 7449i, em que o período de negociação acaba amanhã e atinge a maturidade a 140705, o que acontece se não os negociar até ao fim do dia de amanhã?
Desde já os meus agradecimentos,
Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 06- Capital X
JAS Escreveu:Tem piada, por este andar ainda alguém me começa daqui a bocado a chamar Bear (nome feio...) só porque me mostro cauteloso nesta onda de euforia...
Com o crude próximo dos 60$ é preciso dar tempo aos mercados para se habituarem a esse preço.
A seguir já só reagem aos 65$, e o crude deixa de incomodar, mas para já, na m.m.o., basta um toque nos 60$ para termos queda.
Ainda é aconselhavel alguma cautela no abrir de posições longas.
Escrevi isto ontem, noutro post e já vão ver que hoje fui bem enganado...
DAX
Abriu em subida em consequência do fecho dos States e eu lembrei-me do que tinha escrito.
Mantive a "posta restante" mas vendi logo a 1,61 os poucos que comprara ontem a 1,40 só para fazer o gosto à mão.
Até aqui tudo bem, até foi um excelente trade.
O crude sempre passou os 60$, como eu temia, mas, surpresa das surpresas, os mercados ficaram impávidos e serenos!
Aí pensei que já se tinham habituado a esse valor, quem sou eu para duvidar da evidência.
Fui bem enganado, a seguir houve mesmo quedas, e está claro que errei recomprando a 1,68...
Não é nada de grave pois o DAX até fechou com +0,26% e, mesmo com uma queda dos States até às 17:30, a "posta restante" ainda subiu mais 0,08 hoje.
Para além da subida do DAX ainda beneficiei hoje com a JMT (linda menina!) quase nos 12,00, com as subidas da PTM e da ALTR, e só o BCP não deixou que a festa fosse completa.
E com isto tudo temos um novo máximo anual que pode ser difícil de manter amanhã se os inventários do crude baixarem como julgo.
P.S. - Quanto á troca de posts que por aqui houve vou fazer uns comentários mas só mais logo.
Gosto sempre de responder a quem aqui escreve.
Para já agradeço a amabilidade do CEM e lamento se o nosso poeta entrar em lock-out.
Isto já anda monótono, sem poesia deve ficar mesmo chato!
Que falta aqui faz a queridissima Consciência das perninhas peludas...
- Anexos
-
- cart 07-06.png (40.42 KiB) Visualizado 3449 vezes
Mas será que falo chinês???!!!
Ulisses Pereira Escreveu:Leprechaun, desculpa o nosso realismo (meu, Cem e de outros que já falaram contigo sobre isso) mas a verdade é que ao longo dos anos que temos de mercado já vimos centenas de pessoas passarem pelos fóruns e ambicionarem fazer, consistentemente, mais de 150 ou 200% por mês. E todos acabaram da mesma forma...
Não há ninguém, no mundo, que faça consistentemente mais de 100% ao ano. Consistentemente é a palavra. Recordo que quem começasse hoje com 10 mil contos e fizesse, consistentemente, 100% ao ano, daqui a 15 anos teria 327 milhões de contos! Seria um dos homens mais ricos de Portugal...
Se ninguém no mundo consegue estes resultados, consistentemente, não achas que devemos todos duvidar que tu ou qualquer outro mortal o consiga? Não achas que te devemos alertar que isso não são expectativas realistas?
Ulisses:
Aquilo que tu e o Cem acabam de me dizer comprova apenas o que ainda há pouco escrevi: mesmo neste fórum, cujo tema é a Bolsa, ninguém parece compreender aquilo que eu digo... será que as minhas palavras são tão irrealistas assim?!
Ó Ulisses e Cem e JAS e por aí fora:
Há alguma falha naquilo que eu disse atrás acerca da valorização excepcional dos TW call, no período que vai de inícios de Maio até agora? Por cada euro investido, com o DAX ainda na casa dos 4200, ter-se-iam mais de 5 euros agora. Numa perspectiva mais conservadora, que aliás é a minha, 1,5 euros valeriam hoje cerca de 5,5 euros, talvez 6 já amanhã! Estamos a falar de quadruplicar ou quintuplicar algum capital - não TODA a carteira, é evidente!!! - num simples período de 2 meses e meio... alguém consegue contestar estes cálculos?
Mais ainda, no forcing final que fiz há cerca de 2 semanas junto das pessoas que se mostraram interessadas na minha proposta de investimento, eu disse que 500 euros investidos em finais de Junho poderiam valer 1.000 - no mínimo! - decorridas apenas 3 semanas, ou seja, até ao dia 20 de Julho, o mais tardar. É claro, que infelizmente para mim, nenhuma delas deve ter acreditado nessa possibilidade... realíssima e que só peca por modesta!!!
Pois bem, se considerarmos que o DAX esteve abaixo dos 4550 pontos nos dias 27 e 28 de Junho - uma oportunidade única de alongar e bem! - basta que ele suba até aos 4700 pontos para tal ser verdade, considerando a compra de um call na casa dos 1,50 euros. Melhor ainda, o call em que o JAS tem apostado, e muito bem, duplicará de valor provavelmente já amanhã, a partir dessa compra nos 4550. O que eu estou a dizer é matematicamente inatacável, certo?
É claro que a negociação prática não é tão fácil assim, e deveras são mesmo os aspectos psicológicos do trading aquilo que mais me interessa aprofundar.
Ainda para não fugir à questão, aquilo que desejo realçar é o facto que estas rendabilidades fabulosas - falamos de 400 a 500% em pouco mais de 4 meses, afinal! - poderem ser obtidas num período de marcada tendência de alta, ou seja, entre finais de Abril e meados de Setembro. É claro que aqui já estou a fazer futurologia, a 2 meses de distância.
Mas como não receio sequer errar naquilo que digo, deixo só esta pergunta no ar: alguém duvida que 1.000 euros em TW call comprados ainda hoje, com o DAX à beira de novos máximos anuais, quer intraday que em fecho, valerão, no mínimo, 2.000 em Setembro? E falo de turbos acima de 1,50 euros, já para prevenir possíveis retracções mais acentuadas, se bem que considere os 4500 uma barreira inatingível, neste momento. Mas atenção, aqui não posso garantir que tal marca até não possa ser quebrada momentaneamente, em especial agora que o Nichols volta a falar, erradamente em minha opinião, da possibilidade do S&P regressar aos 1175, 30 pontos abaixo do valor a que se encontra hoje.
Os TW são para ser seguidos dia a dia. Quem não o pode fazer, fará simplesmente melhor em apostar em warrants normais, como os 7356Z, 7357Z, 7441I, 7446I e 7447I. Mesmo a estes valores quase máximos do DAX, talvez ainda seja possível obter rendabilidades da ordem do 100% em qualquer destes warrants, se bem negociados, desde agora até meados de Setembro.
Depois dessa data, só sei que estas facilidades não se repetirão, e que haverá um período, talvez longo, sem nenhuma tendência definida. É claro que quem gostar e souber negociar swings e adorar a volatilidade intraday, estará então como peixe na água. Mas quem estava habituado ao buy and hold pode passar um mau bocado, se não reconhecer rapidamente que os ventos mudaram.
OK, nessa altura nos encontraremos, espero. Bem, uma vantagem sempre tenho se não puder negociar até lá: tempo para estudar e aperfeiçoar este meu conhecimento fundamental dos ciclos de mercado e das mudanças de tendência. Porque tal vale ouro na negociação de produtos alavancados. E, como sempre, não reservarei esse conhecimento para mim, mas virei aqui pô-lo à disposição de quem o quiser aproveitar e compreender. Porque já vi que não são só as pessoas, alheias ao trading, a quem eu falo que não percebem de facto o que lhes digo. Também aqui, quem mais sabe não parece estar aberto para novos mundos por desbravar, porque ainda pouco conhecidos e explorados.
And I go for the hard road, not the easy path...
Ah, ainda acerca das riquezas... Que quero eu dos mercados financeiros? Mil euros por mês me chegam e bastam. Tudo o que vá além disto, posso reparti-lo com quem pouco tem e comigo partilha esse pouco que é muito. Não tenho nenhuns sonhos de milhões, nunca tive e nunca os terei. Mas amo partilhar e fá-lo-ei!
Rui Vaz da Fonseca
PS: Já agora, esta queda intraday do índice, em especial se ele se aproximar do Pivot point (4602), pode ser mais uma oportunidade de ouro para alongar.
Forget about crude and everything else: go long and strong, if you can... if you can... have no fear... do it, NOW!!!
Ah, tão imensamente sortudos aqueles que podem e ousam!
Boa sorte a TODOS os intrépidos... please... hurry and GO!!!
a minha opinião
mesmo com o mercado na mão, adivinhas os movimentos destes, estas com a mão quente e beneficiando duma boa alavancagem 4X sera muito dificil acertares consistentemente mais de 4 meses e para isso o mercado tem de apresentar tendencia.
se conseguires aproveitar 4 meses e no resto nada perderes ja não digo ganhar...... podes querer q obtens uma boa rentabilidade.
ha um factor a ter em atenção é o valor do Cash se ganhas muito $$$ e rapidamente, ficas sem sensibilidade ao $$$ o q antes era bom ganhar 50 agora so 500 se dão esta satisfação o mesmo na perda so c\ sentimento contario.....ao suceder isto estas a precisar de ferias...URGENTES.... ao 1º erro grande esta dado o sinal de fugir do mercado esfriar a cabeça, fazer um levantamento e ir de ferias...
100% ao ano é possivel, ja os fiz ...até fiz mais 800%!!! não consigo é repeti-los com frequencia infelizmente e até acho ser impossivel..
- Registado: 2/12/2002 0:22
Isto faz-me lembrar a conversa, os argumentos e a forma de alguém (um tal Pedro ******* ) que insistia em estar curto no último grande Bull Market que tivemos. Mas enfim...
Eu sou um "silent reader", pelo menos tenho sido, a minha participação tenderá a aumentar espero, mas não podia deixar de colocar aqui os meus "2 cents".
Estou com o Ulisses.
Sometimes it is so obvious it's obviously not ... pensa nisto Leprechaun
Eu sou um "silent reader", pelo menos tenho sido, a minha participação tenderá a aumentar espero, mas não podia deixar de colocar aqui os meus "2 cents".
Estou com o Ulisses.
Sometimes it is so obvious it's obviously not ... pensa nisto Leprechaun
Leprechaun, desculpa o nosso realismo (meu, Cem e de outros que já falaram contigo sobre isso) mas a verdade é que ao longo dos anos que temos de mercado já vimos centenas de pessoas passarem pelos fóruns e ambicionarem fazer, consistentemente, mais de 150 ou 200% por mês. E todos acabaram da mesma forma...
Não há ninguém, no mundo, que faça consistentemente mais de 100% ao ano. Consistentemente é a palavra. Recordo que quem começasse hoje com 10 mil contos e fizesse, consistentemente, 100% ao ano, daqui a 15 anos teria 327 milhões de contos! Seria um dos homens mais ricos de Portugal...
Se ninguém no mundo consegue estes resultados, consistentemente, não achas que devemos todos duvidar que tu ou qualquer outro mortal o consiga? Não achas que te devemos alertar que isso não são expectativas realistas?
Infelizmente acho que fazes ouvidos moucos ao que te dizem, movido pelo sonho de encontrar o caldeirão cheio de moedas de ouro no fim do arco iris.
Eu é que não me sentiria bem em não te dizer nada. Mesmo sabendo que não adianta dizer nada.
Um abraço,
Ulisses
Infelizmente acho que fazes ouvidos moucos ao que te dizem, movido pelo sonho de encontrar o caldeirão cheio de moedas de ouro no fim do arco iris.
Eu é que não me sentiria bem em não te dizer nada. Mesmo sabendo que não adianta dizer nada.
Um abraço,
Ulisses
Exacto, ó Cem!
De vez em quando...
É isso, concordo plenamente!!! Daí, a incrível tristeza e frustração que se apoderou de mim estes dias ao ver que, provavelmente, já não vou sequer conseguir entrar na parte final desta excepcional janela de oportunidade que se abriu algures em finais de Abril e se vai prolongar ainda até Setembro.
Então, o DAX cotava nos 4200 pontos e atingirá, SEGURAMENTE, um mínimo de 4800, e talvez até se aproxime dos 5000, em meados de Setembro. Em termos de TW, um call comprado por 1,50 euros - já agora, no meu método apenas se negoceiam valores entre os 0,60 e os 2,60 euros, aproximadamente - valeria 7,50 euros nessa data. Melhor ainda, como entretanto já teria atingido a maturidade, tinha sido substituído por outro de 1,50 euros por 2 vezes, o que significa que o lucro potencial seria ainda superior aos 400% (!!!) a que este simplicíssimo cálculo matemático nos conduz.
E sim, a partir de Setembro a música vai ser outra e estas facilidades excepcionais, esta incrível janela de oportunidade Bull ter-se-á fechado. Algures, ao longo do tempo, abrir-se-á uma nova janela, desta vez Bear, mas é preciso reconhecê-la a tempo para a poder aproveitar.
Infelizmente para mim, a não ser que algum milagre se produza ou alguma das cabeças duríssimas a quem tenho repetido insistentemente a mesma coisa ao longo de várias semanas compreenda, finalmente, o alcance daquilo que tenho vindo a dizer, infelizmente, digo, pelos meus próprios meios só vou poder entrar no jogo em Setembro.
Mas, afinal, eu também só falo em 10% ao mês, não é verdade? Talvez seja com isso que me devo contentar, talvez... But I'm hoping for much more... I AM!
Quanto a Soros, Buffet e similares, eles movimentam biliões e não simples milhares. A força da inércia de tais contas deve ser brutal, é impossível ter a agilidade suficiente para entrar e sair de qualquer posição com a mesma facilidade que qualquer um de nós o pode fazer.
Vou-me calar até poder apresentar os dados reais da minha própria negociação. Porque, afinal, também eu tenho limites à minha generosidade. E já sei com quem devo repartir todo o excesso daquilo que ganhar acima das centenas de euros que servem perfeitamente para me sustentar. Porque não busco nada de irreal nos mercados financeiros, mas compreendo agora muito bem o potencial de lucros que eles encerram.
Mas mesmo para esses lucros, preciso de um estímulo exterior. Mais do que ganhar dinheiro para mim próprio - afinal, enriquecer é um objectivo muito modesto - tenho necessidade de repartir esse sucesso com outros. Para já, seleccionei muito mal esses com os quais pensava repartir o meu excesso, porque eles já têm aquilo de que necessitam. Deveria antes ter-me virado para quem experimenta as mesmas dificuldades que eu também sinto, porque nos podemos compreender muito melhor quando passamos pelo mesmo.
So... this is it! Há um potencial fabuloso para aqueles que acreditam cegamente em si próprios - and I do! - e sabem que o Universo concede todos os desejos puros que o coração sempre alberga. E todo o bem que desejamos ao outro recai inevitavelmente sobre nós próprios, é essa pureza da partilha que agora me anima.
Em Setembro, nos encontraremos de novo aqui. Num mar que já não será de bonança, como este sereno cruzeiro que navega para norte ao sabor da corrente que o conduzirá ainda mais algumas semanas. Mas eu sei que NÃO soçobrarei em nenhuma onda, ó Cem, this is a mental game, NOT a money game... never!!! Não é dinheiro que se ganha na Bolsa, é a mesmíssima vitória sobre nós próprios, de que Buda fala no "Caminho da Perfeição". Esse sim, é o verdadeiro desiderato que almejo.
And I DO know I will get there, for my mind is firmly set upon that root!!! It may be difficult, but it's easy!!!
E sim, também sei que mesmo aqui, num fórum específico sobre Bolsa, talvez ninguém compreenda sequer aquilo de que falo. Logo, terei de o dizer mais com números e menos com palavras. E os ciclos são matemáticos, puramente numéricos e dependentes de cálculos de probabilidades. Muito elevadas a meu favor e a favor de quem as compreenda... Very few, it seems, very few...
And I will prove it real soon!!! Meanwhile, I'll be studying and waiting...
leprechaun
PS: Por fim, se pensas que o limite é 30%, é isso que obterás. Eu penso que, a haver algum limite - que NÃO há!!! - no decorrer do tempo, 100 se poderá converter em 100 mil. E se mil me bastam, muito haverá a partilhar... há 99 mil para dar!!!
É isso, concordo plenamente!!! Daí, a incrível tristeza e frustração que se apoderou de mim estes dias ao ver que, provavelmente, já não vou sequer conseguir entrar na parte final desta excepcional janela de oportunidade que se abriu algures em finais de Abril e se vai prolongar ainda até Setembro.
Então, o DAX cotava nos 4200 pontos e atingirá, SEGURAMENTE, um mínimo de 4800, e talvez até se aproxime dos 5000, em meados de Setembro. Em termos de TW, um call comprado por 1,50 euros - já agora, no meu método apenas se negoceiam valores entre os 0,60 e os 2,60 euros, aproximadamente - valeria 7,50 euros nessa data. Melhor ainda, como entretanto já teria atingido a maturidade, tinha sido substituído por outro de 1,50 euros por 2 vezes, o que significa que o lucro potencial seria ainda superior aos 400% (!!!) a que este simplicíssimo cálculo matemático nos conduz.
E sim, a partir de Setembro a música vai ser outra e estas facilidades excepcionais, esta incrível janela de oportunidade Bull ter-se-á fechado. Algures, ao longo do tempo, abrir-se-á uma nova janela, desta vez Bear, mas é preciso reconhecê-la a tempo para a poder aproveitar.
Infelizmente para mim, a não ser que algum milagre se produza ou alguma das cabeças duríssimas a quem tenho repetido insistentemente a mesma coisa ao longo de várias semanas compreenda, finalmente, o alcance daquilo que tenho vindo a dizer, infelizmente, digo, pelos meus próprios meios só vou poder entrar no jogo em Setembro.
Mas, afinal, eu também só falo em 10% ao mês, não é verdade? Talvez seja com isso que me devo contentar, talvez... But I'm hoping for much more... I AM!
Quanto a Soros, Buffet e similares, eles movimentam biliões e não simples milhares. A força da inércia de tais contas deve ser brutal, é impossível ter a agilidade suficiente para entrar e sair de qualquer posição com a mesma facilidade que qualquer um de nós o pode fazer.
Vou-me calar até poder apresentar os dados reais da minha própria negociação. Porque, afinal, também eu tenho limites à minha generosidade. E já sei com quem devo repartir todo o excesso daquilo que ganhar acima das centenas de euros que servem perfeitamente para me sustentar. Porque não busco nada de irreal nos mercados financeiros, mas compreendo agora muito bem o potencial de lucros que eles encerram.
Mas mesmo para esses lucros, preciso de um estímulo exterior. Mais do que ganhar dinheiro para mim próprio - afinal, enriquecer é um objectivo muito modesto - tenho necessidade de repartir esse sucesso com outros. Para já, seleccionei muito mal esses com os quais pensava repartir o meu excesso, porque eles já têm aquilo de que necessitam. Deveria antes ter-me virado para quem experimenta as mesmas dificuldades que eu também sinto, porque nos podemos compreender muito melhor quando passamos pelo mesmo.
So... this is it! Há um potencial fabuloso para aqueles que acreditam cegamente em si próprios - and I do! - e sabem que o Universo concede todos os desejos puros que o coração sempre alberga. E todo o bem que desejamos ao outro recai inevitavelmente sobre nós próprios, é essa pureza da partilha que agora me anima.
Em Setembro, nos encontraremos de novo aqui. Num mar que já não será de bonança, como este sereno cruzeiro que navega para norte ao sabor da corrente que o conduzirá ainda mais algumas semanas. Mas eu sei que NÃO soçobrarei em nenhuma onda, ó Cem, this is a mental game, NOT a money game... never!!! Não é dinheiro que se ganha na Bolsa, é a mesmíssima vitória sobre nós próprios, de que Buda fala no "Caminho da Perfeição". Esse sim, é o verdadeiro desiderato que almejo.
And I DO know I will get there, for my mind is firmly set upon that root!!! It may be difficult, but it's easy!!!
E sim, também sei que mesmo aqui, num fórum específico sobre Bolsa, talvez ninguém compreenda sequer aquilo de que falo. Logo, terei de o dizer mais com números e menos com palavras. E os ciclos são matemáticos, puramente numéricos e dependentes de cálculos de probabilidades. Muito elevadas a meu favor e a favor de quem as compreenda... Very few, it seems, very few...
And I will prove it real soon!!! Meanwhile, I'll be studying and waiting...
leprechaun
PS: Por fim, se pensas que o limite é 30%, é isso que obterás. Eu penso que, a haver algum limite - que NÃO há!!! - no decorrer do tempo, 100 se poderá converter em 100 mil. E se mil me bastam, muito haverá a partilhar... há 99 mil para dar!!!
Amigo leprechaun:
Lamento informá-lo que de vez em quando é possível cheirar essas flores de 3 dígitos. Mas de forma sistemática isso torna-se tarefa impossível, inacesível a qualquer mortal.
Oh, rosa do Bojador, poucos te cheiraram e nem todos te alcançaram...
Veja que o Soros e o Buffett
que são considerados 2 especuladores, ou investidores consoante a perspectiva, têm tido uma média de rentabilidade anualizada de perto de 35%
ao ano em cerca de 40 anos de dedicação aos mercados. Isto era algo que gostaria de obter num prazo semelhante, mas que se afigura tarefa ciclópica!
Mas gosto de ver entusiastas florais, nas prosas obviamente, a sonhar... com rosas de Santa Maria
, as tais inacessíveis. Afinal o sonho comanda a vida!
Desça à terra, amigo leprechaun, para sentir o verdadeiro smell dos mercados
, o tal jardim real com cheiros infestados e fora do nosso controle.
Assim continua, a nossa procura da inatingível tulipa negra, a tal dos cheiros mil que se tornaria em dinheiro vil...
Abraço,
Cem
Lamento informá-lo que de vez em quando é possível cheirar essas flores de 3 dígitos. Mas de forma sistemática isso torna-se tarefa impossível, inacesível a qualquer mortal.
Oh, rosa do Bojador, poucos te cheiraram e nem todos te alcançaram...
Veja que o Soros e o Buffett
Mas gosto de ver entusiastas florais, nas prosas obviamente, a sonhar... com rosas de Santa Maria
Desça à terra, amigo leprechaun, para sentir o verdadeiro smell dos mercados
Assim continua, a nossa procura da inatingível tulipa negra, a tal dos cheiros mil que se tornaria em dinheiro vil...
Abraço,
Cem
- Registado: 18/4/2003 1:58
Ciclos e sazonalidade
É simples, ó Cem:
Afinal, basta seguir a tendência, não é esse o grande segredo? Ah, e reconhecer quando ela muda, esse é que pode ser o busílis da questão! Por exemplo, será que após meados de Setembro, o JAS vai continuar a manter esta postura Bullish? É que se um novo ciclo, desta feita descendente, se iniciar nessa altura, será tempo de mudar de estratégia...
Actualmente, comprar call é o que está dar. E isto já vem desde finais de Abril, em que a valorização do DAX ultrapassa os 400 pontos, ou seja, mais de 4 euros (!!!) por cada TW call, uma mina de ouro inesgotável... mas talvez só durante mais 2 meses.
Bem, é isto o que dizem as teorias sobre os ciclos do mercado, um tema que espero vir a desenvolver num tópico à parte, futuramente.
Aliás, talvez estes dados possam também ser incorporados em sistemas mecânicos. Ah, mas convém não esquecer que o mais importante de tudo para ganhar em Bolsa se chama simplesmente... capital. Sem ele nada feito, mesmo que até pudéssemos dizer a par e passo todas as voltas e voltinhas que o mercado iria dar. É por isso que está na hora de tomar alguma resolução, não posso esperar mais. Há 2 meses que acalento a possibilidade de negociar um sistema pessoal que teria rendido já bem mais de 200% (!) neste curto espaço de tempo. Mas sem dinheiro real, só me posso contentar com o paper trading, que até é agradável a princípio, mas há muito deixou de o ser. É uma experiência penosíssima saber que os ganhos virtuais poderiam ser reais... e não o são!!!
Este é um período facílimo para ganhar MUITO dinheiro com warrants do DAX. E duplicar o capital agora investido, comprando o DAX nos 4600 e mantendo esses warrants em carteira apenas 2 semanas, é um jogo de crianças. But you've got to have a little money, you can not play this game penniless... that's it!
E assim, talvez o método dos ciclos bata tudo e todos! E isso deve incluir Gann e Fibonacci e o estudo crucial das inversões do mercado. Bem, pelo menos já sei que caminho trilhar.
Logo, ó Cem, se pensas que os 10% ao mês do JAS são muito, espera só até veres as minhas rendabilidades, e com um método seguríssimo em que nem sequer penso arriscar muito.
Sim, os TW são uma colossal mina de ouro para quem os souber negociar e, ao mesmo tempo, proteger o capital, retirando regularmente todos os lucros. Quando concebi este plano, pareceu-me perfeitamente exequível duplicar o capital a cada 3/4 meses. Depois, as reacções menos positivas levaram-me a duvidar desta meta aparentemente ambiciosa, baixando então as expectativas para os 10-15% ao mês, o que mesmo assim representa 120-180% ao ano, uma meta muitíssimo realista e afinal modesta.
Agora, quando o mais breve possível inicial finalmente a negociação prática, pretendo de facto duplicar o capital investido a cada 3 meses... ou ainda menos! And that's a childish game, really... Ah, pelo menos enquanto a volatilidade permanecer assim baixa, porque se regressarmos aos 2 e 3% de variação diária, então o risco será considerável e um novo plano deverá ser elaborado nessa eventualidade. Aliás, talvez os próprios TW sofram alguma modificação quando a verdadeira volatilidade regressar ao mercado.
Mas como isso não é para já, desfrutemos o que (não) temos!
leprechaun
Afinal, basta seguir a tendência, não é esse o grande segredo? Ah, e reconhecer quando ela muda, esse é que pode ser o busílis da questão! Por exemplo, será que após meados de Setembro, o JAS vai continuar a manter esta postura Bullish? É que se um novo ciclo, desta feita descendente, se iniciar nessa altura, será tempo de mudar de estratégia...
Actualmente, comprar call é o que está dar. E isto já vem desde finais de Abril, em que a valorização do DAX ultrapassa os 400 pontos, ou seja, mais de 4 euros (!!!) por cada TW call, uma mina de ouro inesgotável... mas talvez só durante mais 2 meses.
Bem, é isto o que dizem as teorias sobre os ciclos do mercado, um tema que espero vir a desenvolver num tópico à parte, futuramente.
Aliás, talvez estes dados possam também ser incorporados em sistemas mecânicos. Ah, mas convém não esquecer que o mais importante de tudo para ganhar em Bolsa se chama simplesmente... capital. Sem ele nada feito, mesmo que até pudéssemos dizer a par e passo todas as voltas e voltinhas que o mercado iria dar. É por isso que está na hora de tomar alguma resolução, não posso esperar mais. Há 2 meses que acalento a possibilidade de negociar um sistema pessoal que teria rendido já bem mais de 200% (!) neste curto espaço de tempo. Mas sem dinheiro real, só me posso contentar com o paper trading, que até é agradável a princípio, mas há muito deixou de o ser. É uma experiência penosíssima saber que os ganhos virtuais poderiam ser reais... e não o são!!!
Este é um período facílimo para ganhar MUITO dinheiro com warrants do DAX. E duplicar o capital agora investido, comprando o DAX nos 4600 e mantendo esses warrants em carteira apenas 2 semanas, é um jogo de crianças. But you've got to have a little money, you can not play this game penniless... that's it!
E assim, talvez o método dos ciclos bata tudo e todos! E isso deve incluir Gann e Fibonacci e o estudo crucial das inversões do mercado. Bem, pelo menos já sei que caminho trilhar.
Logo, ó Cem, se pensas que os 10% ao mês do JAS são muito, espera só até veres as minhas rendabilidades, e com um método seguríssimo em que nem sequer penso arriscar muito.
Sim, os TW são uma colossal mina de ouro para quem os souber negociar e, ao mesmo tempo, proteger o capital, retirando regularmente todos os lucros. Quando concebi este plano, pareceu-me perfeitamente exequível duplicar o capital a cada 3/4 meses. Depois, as reacções menos positivas levaram-me a duvidar desta meta aparentemente ambiciosa, baixando então as expectativas para os 10-15% ao mês, o que mesmo assim representa 120-180% ao ano, uma meta muitíssimo realista e afinal modesta.
Agora, quando o mais breve possível inicial finalmente a negociação prática, pretendo de facto duplicar o capital investido a cada 3 meses... ou ainda menos! And that's a childish game, really... Ah, pelo menos enquanto a volatilidade permanecer assim baixa, porque se regressarmos aos 2 e 3% de variação diária, então o risco será considerável e um novo plano deverá ser elaborado nessa eventualidade. Aliás, talvez os próprios TW sofram alguma modificação quando a verdadeira volatilidade regressar ao mercado.
Mas como isso não é para já, desfrutemos o que (não) temos!
leprechaun
É brilhante!
De facto só há que tirar o chapéu a esta tua carteira.
A forma como consegues ter esta performance apenas baseada no teu feeling intraday e em meia dúzia de anotações que acabam por ter significado prático é notável.
Eu trocava-a de bom grado pela pobre rentabilidade da minha este ano.
Abraço e continuação de boa sorte e boas trades.
Cem
A forma como consegues ter esta performance apenas baseada no teu feeling intraday e em meia dúzia de anotações que acabam por ter significado prático é notável.
Eu trocava-a de bom grado pela pobre rentabilidade da minha este ano.
Abraço e continuação de boa sorte e boas trades.
Cem
- Registado: 18/4/2003 1:58
Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 05 - Capital X
Com o crude novamente próximo dos 60$ até fiquei admirado com o comportamento dos mercados...
O PSI continua no Mar das Rosas e com o vento as águas até andam muito agitadas.
Movimentos do Dia:
ALTR
Comecemos por esta onde houve vários despejos.
Como dizem que é acção "com maior potencial de subida" (será???) eu até acumulo.
Uma comprinha a 1,17 o que foi caríssimo...
DAX
Crude a 60 torna o ambiente perigoso enquanto os mercados não se habituarem a isso.
Até estava para apenas manter a minha "posta restante" sem mais nada.
Mas com a recuperação que se seguiu até lhe juntei umas batatinhas ao fim da tarde.
Uma pequena compra a 1,40 onde apenas investi alguns lucros deste trade pois isto ainda está em fase perigosa e não me apetece correr grandes riscos.
E de resto mais nada, a JMT continua bem e isso é que é preciso pois o resto é folklore.
JAS
O PSI continua no Mar das Rosas e com o vento as águas até andam muito agitadas.
Movimentos do Dia:
ALTR
Comecemos por esta onde houve vários despejos.
Como dizem que é acção "com maior potencial de subida" (será???) eu até acumulo.
Uma comprinha a 1,17 o que foi caríssimo...
DAX
Crude a 60 torna o ambiente perigoso enquanto os mercados não se habituarem a isso.
Até estava para apenas manter a minha "posta restante" sem mais nada.
Mas com a recuperação que se seguiu até lhe juntei umas batatinhas ao fim da tarde.
Uma pequena compra a 1,40 onde apenas investi alguns lucros deste trade pois isto ainda está em fase perigosa e não me apetece correr grandes riscos.
E de resto mais nada, a JMT continua bem e isso é que é preciso pois o resto é folklore.
JAS
- Anexos
-
- cart 07-05.png (40.39 KiB) Visualizado 4051 vezes
Carteira JAS*2005 - Mês 07 - dia 04 - Capital X
Hoje sem States os mercados estiveram quase parados.
Mesmo assim o DAX compensou as perdas do PSI.
Movimentos do Dia:
ALTR
Reforcei a posição.
Comecei a 1,22 e acabei a 1,21...
JAS
Mesmo assim o DAX compensou as perdas do PSI.
Movimentos do Dia:
ALTR
Reforcei a posição.
Comecei a 1,22 e acabei a 1,21...
JAS
- Anexos
-
- cart 07-04.png (40.34 KiB) Visualizado 4347 vezes
Carteira JAS*2005 - Mês 07 - Capital X
JAS Escreveu:A "posta restante", com que fiquei, já nem incomoda muito e pode dar gozo...
Por este andar ainda se torna um peixão inteiro...
DAX e PTC a subirem deram-me um novo máximo anual.
Movimentos do dia:
DAX
Nem sequer mexi na "posta restante", enquanto subir porque vender?
A ligeira variação que tenho no b.p.(de +0,006)deve-se a um pequeno trade que fiz para experimentar como funcionava outra conta num banco que normalmente nem uso.
Até correu bem pois foi de 1,40 a 1,55.
PTC
O tampão que existe na zona dos 8,00 leva-me a recear que ela volte a ficar longo tempo bloqueada neste valor.
E sendo assim resolvi vender toda a posição no fecho acrescentando 0,45% à rentabilidade.
Como a acompanho todos os dias também não há problema de reentrar se vir que as ordens de venda bloqueantes desaparecem dos cof's.
Mais nenhum movimento mas se a ALTR continuar assim bem a despacho para a semana.
Ontem fechou o Trimestre e não cheguei a fazer nenhuma análise mais profunda aos investimentos.
Hoje também não tenho muito tempo e não vou fazê-lo.
Em resumo diria apenas que me parece mais importante ter conseguido ganhar os 15% em acções (com cerca de 85% de investimento) do que os 57% em TW's (se bem que terá sido com um investimento da ordem dos 15% o que equivalerá a cerca de 380% no conjunto de trades de TW's...)
Digo isto porque são 15% ganhos totalmente em títulos do PSI, onde apenas se podem utilizar posições longas, e foram ganhos num índice que está negativo.
Os TW's, com utilização preferencial de calls, foram sobre um DAX que já se valorizou 8,5% este ano.
Isso equivale a cerca de 360 pontos ou seja 3,60 euros em valorização de calls.
Qualquer leigo que tivesse comprado um call de 1,00 euro no princípio do ano o teria agora a valer 4,60 e teria um lucro de 360%...
Portanto os meus 380% são um resultado bem modesto sob esse ponto de vista.
Bom fim de semana,
JAS
- Anexos
-
- cart 07-01.png (56.27 KiB) Visualizado 4578 vezes
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ano nimus, Artur Jorge, Burbano, cftomas, eurowire.financeiro, Ferreiratrade, fosgass2020, Google [Bot], Google Adsense [Bot], icemetal, Investbem, latbal, Lisboa_Casino, m-m, malakas, maturidade, Mavericks7, Mr.Warrior, MR32, nunorpsilva, O Magriço, OCTAMA, OffTheRecord, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SerCyc, serdom, Simplório, tami, trilhos2006 e 1001 visitantes